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Indústria promove experiência lúdica para integrar setores e discutir ESG

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Das rotativas à equipe de marketing, das impressões planas ao comercial, todos os setores de uma gráfica precisam funcionar em sincronia para que os negócios dêem certo. Mas, no dia a dia, nem sempre é fácil fazer com que os colaboradores de diferentes áreas estejam a par do que está acontecendo fora de seus domínios. Com mais de 50 anos de mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, parece ter encontrado a solução para promover a integração entre áreas e, de quebra, debater pautas importantes para as práticas ESG.

Cada um dos 18 setores da indústria foi incumbido de preparar uma imersão lúdica nos próprios processos para apresentar aos demais colaboradores, aqueles que trabalham em outras partes da gráfica. “O objetivo foi permitir que as pessoas se conhecessem melhor e também compreendessem nosso processo como um todo, entendendo como funciona cada uma das partes da empresa”, explica a gerente de Recursos Humanos da Posigraf, Sandra Elis Swarofsky Reggiani. 

Com o início do projeto “Uma viagem através dos impressos”, os clientes foram convidados a compartilhar histórias sobre os impactos do trabalho da Posigraf. A partir disso, os colaboradores receberam um kit temático contendo o Posiporte – um passaporte exclusivo para participar das celebrações -, que permitia percorrer as diferentes etapas do processo de impressão. A escolha pelo tema de viagem foi uma forma de lembrar a eles que o trabalho desenvolvido ali dentro chega a diversas regiões do Brasil e do mundo. “Os produtos impressos pela gráfica levam consigo o trabalho de cada colaborador, para muito além das fronteiras da empresa”, lembra a analista de Comunicação Interna da Posigraf, Ariane Morastico.

O passaporte era carimbado a cada parada em uma nova área, depois de participar das atividades de imersão desenvolvidas pelas equipes. No setor de logística, por exemplo, uma simulação do trajeto dos produtos evidenciou a organização e estratégia necessária para que as entregas sejam realizadas corretamente e com agilidade. Nas rotativas, por sua vez, a resolução rápida de quebra-cabeças era uma forma de ensinar sobre o setor e demonstrar a velocidade com que as máquinas trabalham. Os Serviços Especializados em Segurança do Trabalho (SESMT) utilizaram um jogo dos dez erros para reforçar a atenção à segurança e aos detalhes no ambiente de trabalho.

Premiação discutiu temas como equidade racial e de gênero

Ao final das atividades, os 257 colaboradores que completaram todos os carimbos no Posiporte participaram de um passeio que permitiu falar sobre os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança). A escolha se deve à integração cada vez mais forte do tema ao cotidiano da Posigraf. Durante uma visita à cidade histórica da Lapa, no Paraná, os colaboradores puderam refletir sobre mudanças sociais e culturais ocorridas ao longo dos anos. “Um dos momentos marcantes foi a história da atriz Pepa Ruiz, expulsa da cidade no século XIX por exibir suas canelas durante a inauguração do teatro local. A narrativa de Pepa serviu como símbolo das restrições impostas às mulheres em épocas passadas, o que estimulou discussões sobre a evolução dos direitos femininos e a luta contínua pela igualdade de gênero”, conta a consultora Interna de Gestão de Pessoas da Posigraf, Elaine Helena dos Santos. Ao visitar locais como a igreja construída pelos negros e que antigamente possuía áreas segregadas para eles, também foram discutidas questões sobre igualdade racial e a importância da luta contínua por equidade.

À tarde, o grupo seguiu para a Mata do Uru, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) apoiada pela Posigraf desde 2003, com foco na preservação ambiental. Guiados pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), os colaboradores percorreram trilhas entre araucárias, aprendendo sobre a importância das florestas para os serviços ecossistêmicos. Eles também participaram de uma experiência única ao plantar suas próprias árvores, deixando um legado de contribuição positiva para o meio ambiente. Para encerrar o dia, houve uma confraternização durante a qual foram discutidas as práticas de governança, essenciais para garantir que as iniciativas ambientais e sociais sejam implementadas de forma ética, transparente e sustentável. 

Sobre a Posigraf

A Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é referência em soluções de impressão, com mais de 50 anos de experiência no mercado e um portfólio completo de serviços para atender às necessidades de diversos setores. A empresa oferece desde impressos tradicionais, como catálogos, revistas e embalagens, até soluções inovadoras e acabamentos especiais. A Posigraf se destaca pela personalização, trabalhando em parceria com cada cliente para desenvolver materiais impressos que transmitem a identidade da marca e gerem resultados efetivos.

Opinião – De gestão para gestão: a receita do sucesso na Educação

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Nayra Gazafi*

Imagine que você está na cozinha, preparando um jantar importante. Tudo está organizado: ingredientes separados, receitas à mão. De repente, outra pessoa assume o preparo, sem qualquer explicação sobre o que foi feito ou o que falta. O resultado? Confusão, retrabalho e um prato que pode nunca chegar à mesa. Agora, aplique essa metáfora à transição de gestão em uma Secretaria de Educação. Quando mal conduzida, quem perde são os estudantes.

Nas eleições municipais de 2024, mais de 2.400 prefeitos foram reeleitos, um impressionante índice de 82%. Contudo, mesmo com essa alta taxa de reeleição, a alternância de poder em governos democráticos não é apenas frequente, mas esperada. No caso das Secretarias de Educação, mudanças nas equipes gestoras são comuns mesmo quando o chefe do Executivo permanece. Isso exige que o processo de transição seja transparente, organizado e voltado ao interesse público.

A transição de gestão é mais do que uma formalidade administrativa: é um ato republicano que preserva o legado de uma gestão e garante que a próxima equipe tenha condições de avançar. Porém, na prática, a troca de informações feita às pressas ou de forma incompleta cria gargalos. É comum que novas equipes encontrem dados desorganizados, projetos abandonados ou informações estratégicas não compartilhadas.

Um exemplo positivo vem de municípios organizados em Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Essas redes intermunicipais demonstram que a colaboração e o planejamento estratégico durante as transições podem superar desafios estruturais. Por meio de memoriais de gestão detalhados e reuniões de transição, essas iniciativas garantem que a troca de equipes não signifique uma ruptura nos serviços educacionais.

Uma das ferramentas mais eficazes para uma transição responsável é o Memorial de Gestão. Esse documento reúne informações sobre a estrutura da rede de ensino, projetos em andamento, indicadores de desempenho, orçamento e recursos humanos. Ele orienta a nova gestão, assegura transparência e facilita a prestação de contas. Imagine um Memorial que detalhe a evolução das matrículas, os projetos pedagógicos em andamento e a situação das obras escolares. Com esses dados, a nova equipe pode evitar interrupções e até implementar melhorias com base no que já foi realizado.

Além disso, há um impacto financeiro significativo. Uma transição mal conduzida resulta em desperdício de recursos. Obras paradas, contratações irregulares e a descontinuidade de programas alimentares ou de transporte escolar geram custos que poderiam ser evitados. A falta de transparência também pode levar a sanções dos Tribunais de Contas, que frequentemente auditam esses processos.

Uma transição de gestão bem-sucedida depende de diálogo. As equipes de saída e de entrada precisam trabalhar juntas, deixando rivalidades políticas de lado em nome do interesse público. É essencial pactuar um cronograma de reuniões, definir responsabilidades e manter a comunidade escolar informada. Isso não é apenas bom senso administrativo, mas também um compromisso ético com a continuidade educacional.

Para os próximos anos, os municípios podem se inspirar nos ADEs, que promovem a cooperação entre cidades vizinhas, trocando experiências e padronizando práticas eficazes de transição. Além disso, institucionalizar a transição de gestão, como ocorre na esfera federal, é um passo necessário para fortalecer a Educação pública no Brasil.

Nesse sentido, recomendo a leitura do livro Transição de Gestão na Secretaria de Educação. A obra reúne relatos de experiências e orientações práticas sobre como conduzir uma transição de forma transparente, organizada e eficiente. Ela destaca a importância de ferramentas como o Memorial de Gestão e traz exemplos inspiradores de municípios que superaram desafios por meio da colaboração intermunicipal.

A transição de gestão não é um momento para improvisos. É a oportunidade de transformar o fim de um ciclo em um novo começo, assegurando que a Educação continue sendo um direito garantido e não um jantar interrompido. Afinal, o que está em jogo são as oportunidades de aprendizado de nossas crianças e jovens. E não podemos falhar com eles.

*Nayra Gazafi é jornalista, mestranda em Comunicação e Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e analista de Comunicação no Instituto Positivo (IP). ngmoraes@positivo.com.br

Com jingle na voz de Lauana Prado, O Boticário faz um convite para superar o amargo da depilação

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Com jingle na voz de Lauana Prado, O Boticário faz um convite para superar o amargo da depilação

Partindo do insight da “superação” do universo sertanejo, campanha de lançamento de Cuide-se Bem Doçura na Pessegura apresenta nova linha de depilação e cuidados diários

Quem nunca sofreu com depilação? Independentemente do método utilizado, uma coisa é certa para quem escolhe se depilar: ela incomoda antes, dói durante e deixa marcas depois. Pensando nisso, o Boticário apresenta Cuide-se Bem Doçura na Pessegura, linha desenvolvida para trazer mais leveza e doçura para esse momento. Para a campanha de lançamento, a marca buscou inspiração no sertanejo, o ritmo musical mais ouvido do Brasil*, para mostrar que é possível superar o amargo da depilação. Protagonizado pela cantora Lauana Prado, artista LP MUSIC e GTS com apoio Universal Music Brasil, o filme conta com um jingle contagiante e usa trocadilhos brincando com os clichês do gênero musical, ao retratar com bom humor o momento da depilação, que é, por muitas vezes, doloroso.

Partindo do conceito “Supere o amargo da depilação”, a campanha 360° criada pela agência AlmapBBDO materializa o conceito de superação com um toque leveza, honestidade e diversão, característicos de Cuide-se Bem. O filme, protagonizado pela artista e embalado pelo jingle, retrata o ponto de virada entre o momento depilatório sofrido sem a nova linha Doçura na Pessegura, e como ele se torna leve e divertido com o uso dos produtos.

“A identificação com a campanha e com o tema foi muito natural. Fazer parte disso tudo é um passo de uma realização profissional muito grande, mas principalmente como fã da marca. Sou apaixonada pelo Boticário e uso os produtos desde muito pequena, então sou muito suspeita para falar.”, destaca Lauana Prado.

A conversa continua no digital, com conteúdos que apresentam uma nova forma de se depilar. Os fãs da cantora também são parte central da estratégia: com spoilers e materiais exclusivos da campanha disponibilizados em primeira mão, eles serão convidados a participar de desafios com o jingle chiclete na voz de Lauana.

Para Carol Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, o movimento traduz a consistência estratégica de Cuide-se Bem, que busca sempre parcerias com marcas e personalidades que se conectem genuinamente com o público da marca. “Construímos uma campanha que se conecta com o público de forma divertida, partindo do insight da ‘superação’ do universo sertanejo através de um jingle que convida a consumidora a encarar a depilação com doçura. Além de estar em ascensão no cenário musical brasileiro, a Lauana Prado amarra toda essa narrativa com autenticidade e irreverência, em total sinergia com a construção de Cuide-se Bem como marca”.

Desde o lançamento das linhas Cuide-se Bem Boa Noite, Cuide-se Bem Pessegura e Cuide-se Bem Cereja Livre, a marca tem se dedicado a criar produtos e campanhas que não apenas traduzem as necessidades das consumidoras, mas também entregam novas ocasiões de uso. Cuide-se Bem Doçura na Pessegura dá continuidade a esse movimento, oferecendo produtos com uma fragrância docinha e deliciosa, que se afasta do aroma incômodo já conhecido de produtos depilatórios, e opções indolores para tornar mais confortável o momento da depilação.

Ficha Técnica

Agência: AlmapBBDO

Anunciante: O Boticário

Título: Supere o amargo com doçura

Produto: Cuide-se Bem Doçura na Pessegura

Campanha: Cuide-se Bem Doçura na Pessegura

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches e Pernil

Diretor de Criação: Eduardo Vares e Sabrina Villar

Criação: Bella Eger e Ste Bressan

Design: Eduardo Vares e Vitória Satt

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Julia Ramos e Ana Carolina Pinheiro.

Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Guilherme Lopes, Isabella Oliveira, Vitor Soares e Joyce Ramos.

CSO: João Gabriel Fernandes

Estratégia: Tiago Tateyama, Maria Eduarda Menezes, Giovanna Schiavon e Nubia Yoshiura.

CDMO: Rafaela Alves

Mídia: Mariana Areia, Suellen Kiss, Steffany Ribeiro, Ana Carolina da Silva, Pedro Henrique da Silva e Letícia Cavalcante.

Head of Creative Tech: Lillian Cavallini

Gerente de Projetos: Juliana Sousa

Produtor Gráfico: José Roberto

Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro

Tratamento de Imagem: Triple A

Arte Final: Almap BBDO

Revisão: Eliana Pavan

Art Buyer: Maria Tereza Setti, Ana Cecília da Costa e Alessandra Rodrigues.

Photo Team

Fotógrafo: Mariana Maltoni represent by Ana Nasser

1ºAssistente de fotografia: Pedro Boddick

2º Assistente de fotografia: Renan Hernandes Silverio

3º Assistente de fotografia: Gabriel Yoneya Rosa

Filme Redes

Filme: Larissa Gomes e Pamela Anastácio

Stylist Team

Stylist: Thais Barakat

Ass Stylist: Nathalia Gonçalves Santos

Camareira: Antonia

Beauty Team

Hair & Makeup Stylist: Liege W. represent by Jardel Turgante

Assistente: Ivana de Jesus Santos

Assistente: Camila Ferreira de Aguiar

Manicure: Nilza

Production Team

Executive Producer: Stella Sette

Producer on Set: Thelma Flores

Boy on Set:Formiga

Infra Set: Paulo Fortes

Catering: Bistro na Casa

Talents

Prod. Casting: Babi Coelho

Casting: Sofia Gama

Produtora Filme: Zepp. Filmes

Diretores: Player 2 – Patricia Monegatto e Will Martins

Produção Executiva: Dudu Venturi

Diretor de Fotografia: Victor Alencar

Op. de Steadi: Joshua Wolf

Ass. de Direção: Isaque Reis & Nicole Blank

Equipe de Câmera: Renato Leitão, Giovanna Ferranti, Giovana Ferrarese & Isabella Oliveira

Diretor de Produção: Thiago Venturi & Diana Balsini

Ass. de Produção: Tatiana de Oliveira & Juliana Sena

Diretor de Arte: Denis Netto

Ass. de Arte: Bárbara Carauta

Prod. de Arte: Lelou Carvalho

Prod. de Objetos: Fernanda Bley

Prod. de Figurino: Fernanda Gunutzman

Ass. de Figurino: John

Camareira: Raquel Feitosa

Make & Hair: Veruska Mourad

Ass. Make & Hair: Hávata Serena

Manicure: Aline Carvalho

Coreógrafo: Tiago Dias

Prep. Produtos: Karina de Moura

Eletricista: Tóti Cardoso

Equip. Elétrica: José Carlos, Mateus Lazzarato, Diego Isidoro

Maquinista: Leandro Sabonete

Equip. Maquinária: Geraldo, Lucas Matoso, Néia, Ismael Oliveira

Téc. de Som: Breno Bahia

Prod. de Elenco: Nicole Blank

Elenco Coadjuvante: Joyce Cosmo, Sofia Savietto

Elenco Principal: Lauana Prado

Produtora: Loyce Policastro

Make & Hair: Lucas Lins

Stylist: Erick Maia

Ass. Stylist: Renato C. Monteiro

Camareira: Cristina B. Vasconcelos

Pós-Produção: Cora Post

Supervisão de Pós: Lucas Bergamini

Coordenação de Pós: Ali Ruas

Montagem: Player 2, Bruna Abubakir

Ass. de montagem: Matheus Campos

Motion/3D e Composição: Lucas Braga

Color: Davi Jr

Finalização: Ali Ruas

Atendimento: Milena Aory e Daniele Máximo

Produtora de Som: Raw Audio

Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira

Direção Musical: Hilton Raw

Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein

Atendimento: Carol Peternelli

Coordenação: Robério Barbosa

Aprovação cliente: Marcela de Masi, Carolina Carrasco, Eduardo Rebola, Ligia Monteiro, Pedro Salmazo, Mariana Fiordelice, Helena Souza, Mayane Milinavicius e Mallani Maia.

Sobre O Boticário    

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    

*https://pro-musicabr.org.br/home/top-50-streaming/?top50sPeriodo=01/2024

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Flow Contabilidade nasce da Orconsil para revolucionar a gestão de clínicas

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Flow Contabilidade nasce da Orconsil para revolucionar a gestão de clínicas

Com uma união de tradição e inovação, a Flow Contabilidade promete abrir novos horizontes para profissionais de odontologia e outras áreas da saúde.

Conhecida por sua sólida presença há meio século no mercado contábil, a Orconsil Contabilidade agora apresenta sua “filha” mais nova: a Flow Contabilidade. A nova empresa surge com uma proposta de auxiliar cirurgiões-dentistas — e demais empreendedores da área — a se transformarem em verdadeiros empresários, oferecendo serviços de gestão financeira e estratégica para consultórios, clínicas e negócios de saúde.

Fundada há 50 anos, a Orconsil reúne experiência de sobra em contabilidade, consultoria e suporte empresarial. Segundo o contador e BPO financeiro Danilo Fermino, a Orconsil permanece até hoje sem nenhum registro de reclamação no Reclame Aqui, atende a 320 empresas e conta com cerca de 15 funcionários dedicados. “Temos clientes há 25 anos conosco e até mesmo o fundador, pai de todos, ainda aparece na empresa, mesmo que não atue mais diretamente no dia a dia. Tudo isso comprova nosso compromisso com excelência e transparência”, destaca Fermino.

Agora, toda essa bagagem está servindo de base para o surgimento da Flow Contabilidade, que traz como missão “transformar dentistas em empresários por meio da gestão financeira, para que possam liderar, crescer e viver a vida que merecem”. A iniciativa nasce de uma constatação simples: apesar da alta qualificação técnica, muitos profissionais enfrentam dificuldades para gerenciar negócios, lidar com números e planejar o crescimento sustentável de suas clínicas.

Segundo Fermino, o objetivo da Flow é oferecer um verdadeiro “raio-x” financeiro, identificando pontos de melhoria em vendas, marketing, custos e equipes, para que o dentista (ou gestor de saúde) assuma o papel de líder de seu consultório. “Há uma grande lacuna na formação dos profissionais de odontologia, pois eles saem sabendo muito sobre procedimentos clínicos, mas pouco sobre gestão, contabilidade e liderança. Queremos preencher essa lacuna”, explica.

Embora o perfil oficial da Flow Contabilidade nas redes sociais ainda apresente um discurso mais abrangente, Fermino canais mais descontraídos e de fácil acesso como o Instagram para compartilhar conteúdo especialmente voltado ao mercado odontológico — lá, o público encontra dicas de gestão, planejamento financeiro e estratégias para tornar consultórios mais lucrativos.

A nova empresa também aposta na criação de uma comunidade de dentistas em busca de “mais lucro, leveza e liberdade”, como define a própria estratégia de posicionamento para 2025. A Flow fará uso de ferramentas práticas, relatórios financeiros detalhados e métricas de desempenho para orientar onde cortar custos, como investir e onde melhorar margens. “É o que chamamos de ‘Libertar-se do mocho’ — deixar de ser apenas um executor e tornar-se um empreendedor de fato”, diz Fermino, ressaltando que a Flow seguirá a tradição de qualidade da Orconsil, mas com foco total em consultórios e clínicas odontológicas.

A aposta, portanto, é dar ao cirurgião-dentista ou gestor de clínica o poder de entender com clareza suas finanças e tomar decisões mais inteligentes. De acordo com Fermino, a Flow não se limitará apenas a relatórios: “Queremos oferecer jornadas de transformação personalizadas, com resultados claros, como aumento de margem de lucro e redução de desperdícios. Tudo isso sempre pautado pela experiência de 50 anos da Orconsil e nosso atendimento de excelência.”

Com essa união de tradição e inovação, a Flow Contabilidade promete abrir novos horizontes para profissionais de odontologia que desejam conciliar técnica apurada, planejamento estratégico e uma gestão financeira sólida. Se depender do histórico da Orconsil, os consultórios têm motivos de sobra para confiar nessa nova empreitada.

Serviço:

Flow Contabilidade

Danilo Fermino

Contador CRC PR 078065/O-2

(41) 99727‑8762

@danilofermino

Facebook: Danilo Fermino

LinkedIn: Danilo Fermino

YouTube: Danilo Fermino

danilo@orconsil.com.br

flowcontabilidadedigital.com.br

Avenida República Argentina 4922

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Marketing de produto: entenda o conceito e aplique em seu negócio

Entender o que motiva o consumidor é essencial para evitar fracassos e manter o portfólio e seu negócio saudável

O marketing de produto vai muito além de lançar um item e esperar resultados. É um processo que envolve analisar o mercado, entender as dores do público e planejar a evolução de cada oferta ao longo do tempo. Muitas empresas ainda confundem essa área com o marketing tradicional, mas, como explica o especialista Rafael Ribas, o grande diferencial está em “gerenciar o ciclo completo do produto, desde a concepção até a retirada de linha, sempre alinhado à estratégia de negócio e às necessidades do cliente”.

Para desmistificar esse processo, Ribas acaba de lançar o livro “Marketing de Produtos Descomplicado: Domine o jogo da gestão de produtos”, que reúne boas práticas e exemplos reais do mercado brasileiro. Segundo o autor, a obra surgiu da vontade de compartilhar experiências que não se encontram facilmente em manuais ou cursos isolados. “Como Rafael Ribas diz em seu livro, entender o que motiva o consumidor é essencial para evitar fracassos e manter o portfólio saudável”, ressalta.

O uso de dados e o feedback constante do público são pontos centrais dessa abordagem. Marcas como Netflix e Amazon se destacam por coletar informações de seus clientes, adequando sugestões e ofertas em tempo real. Ao mesmo tempo, empresas como Starbucks e LEGO criam canais de participação ativa para entender e antecipar desejos. Para Ribas, é fundamental compreender que “se você não entende de pessoas, não vai entender de negócio”, pois as decisões relacionadas a inovação, preço, distribuição e até descarte do produto devem levar em conta a experiência do cliente, independentemente do segmento de atuação.

Outro diferencial do marketing de produto é a necessidade de, às vezes, abrir mão de produtos que já não atendem às expectativas do público. Conforme Ribas descreve, é comum as empresas se apegarem a um produto por anos, ignorando mudanças no mercado. Nesse sentido, o especialista destaca a importância de ter uma estratégia de descontinuação, ao mesmo tempo em que se investe na criação de algo realmente inovador. “No livro, abordo como definir o momento certo de retirar um produto e a maneira mais eficiente de realizar essa transição sem perder a confiança do cliente”, explica.

Para quem deseja se aprofundar, o livro “Marketing de Produtos Descomplicado: Domine o jogo da gestão de produtos”, já está disponível. A obra foi lançada no último dia 28 de janeiro, na Livraria da Vila do Pátio Batel, em Curitiba. Durante o evento, Ribas ministrou uma palestra gratuita sobre “A importância de olhar para o cliente ao criar um produto”, na qual compartilhou exemplos práticos e discutiu como qualquer empreendedor, independentemente do porte da empresa, poderia adotar um pensamento mais estratégico e centrado no consumidor.

Segundo o autor, o livro é apenas o começo de uma jornada contínua de aprendizado. “Como Rafael Ribas disse, quem domina o jogo do marketing de produto está sempre atento à evolução tecnológica, às preferências do público e às novidades do mercado, porque inovar deixa de ser algo esporádico e passa a ser um hábito dentro das organizações.”

Serviço:

Rafael Ribas

Especialista em marketing de produto

(41) 99972-1333

Instagram: @rdpr.oficial

Rua Salvador, 187, Cajuru. Curitiba-PR

Como cemitérios estão ajudando a preservar o planeta

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Como cemitérios estão ajudando a preservar o planeta

No Paraná, cemitérios entram na agenda ambiental e quebram paradigmas

Há quem imagine que a rotina do segmento funerário seja baseada apenas em acolhimento ao enlutado e na organização de funerais e sepultamentos, mas, com um olhar voltado para o futuro, também se preocupa com a diminuição do impacto ambiental e busca-se desenvolver organizações mais sustentáveis. Fato é que a responsabilidade socioambiental é inerente a todos os setores. E no Paraná, empresas que se destacam nessas ações estão sendo contempladas com o Selo Clima Paraná – iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável para reconhecer quem atua em práticas voltadas para a gestão ambiental e a redução de impactos climáticos. Entre os agraciados está o cemitério parque Jardim da Saudade, destacando como o setor de luto também pode desempenhar um papel importante na preservação do planeta.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a redução de emissões de CO é urgente em todos os segmentos da economia, inclusive na gestão de resíduos ₂ e no uso do solo. O Selo Clima Paraná reconhece e incentiva iniciativas que unem inovação e responsabilidade, promovendo práticas sustentáveis em diferentes áreas. Espaços tradicionalmente associados apenas à despedidas de vida também podem desempenhar um papel ativo na construção de um futuro mais equilibrado e consciente.

“A ideia de um cemitério que cuida não só das pessoas, mas também do meio ambiente, abre uma nova perspectiva”, comenta André Leão, representante do Jardim da Saudade. “Isso envolve desde a destinação correta de resíduos, doações e atividades direcionadas à organizações não governamentais e uso racional da água. Estamos percebendo que a preservação ambiental também presta homenagem à vida, mesmo em um momento de perda”.

Segundo dados do governo estadual, o programa que concede o selo avalia consumo de energia, emissões de gases, gestão de recursos naturais e projetos de compensação ambiental. A inclusão de um cemitério no rol de premiados confirma a tendência de que, em tempos de mudanças climáticas, responsabilidade ecológica não tem fronteiras. Especialistas acreditam que esse movimento sirva de exemplo para que outros serviços adotem políticas sustentáveis, gerando ganhos tanto locais quanto regionais.

O setor funerário vai além do último adeus a um ente querido, unindo respeito ao luto com iniciativas sustentáveis. O Selo Clima Paraná reforça que é possível cuidar do meio ambiente enquanto se preserva a memória e o bem-estar das famílias. Afinal, cuidar do meio ambiente hoje pode ser a mais bela forma de homenagem às próximas gerações.

Jardim da Saudade

André Leão

Representante do Jardim da Saudade

0800 007 0001

@grupojardimdasaudade

Cemitério Jardim da Saudade, Rua João Bettega, 999 | Portão, Curitiba | PR

Dia Mundial do Gato: saiba o que o comportamento dos felinos quer dizer

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Dia Mundial do Gato: saiba o que o comportamento dos felinos quer dizer

Médico veterinário explica quais são as mensagens que estão por trás dos hábitos mais comuns desses pets

Independentes, elegantes e curiosos, os gatos vêm conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros e ganhando espaço nos lares pelo país. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2023 o Brasil contabilizava 30 milhões de felinos, um pouco menos da metade da população de cães (62 milhões). 

A preferência pelos bichanos está crescendo. De acordo com o Anuário Comac (Comissão Animais de Companhia) 2022, enquanto a população de cachorros subiu 5% entre 2016 e 2021, a de gatos aumentou 16% no mesmo período. Esse crescimento tem vários motivos: os felinos exigem menos cuidados diários, adaptam-se melhor a espaços menores, como apartamentos, e, em geral, têm uma personalidade tranquila. 

“Embora muitos pensem que os felinos são difíceis de entender, na verdade, eles se comunicam constantemente por meio dos seus comportamentos. Com um pouco de atenção, paciência e carinho, é possível aprender como interpretar essas mensagens”, explica o médico veterinário Luís Felipe Kühl, professor do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba. 

Para celebrar o Dia Mundial do Gato, em 17 de fevereiro, o professor lista alguns comportamentos típicos dos felinos e o que eles podem significar. Confira! 

1. Ronronar: carinho ou mal-estar?

Típico dos gatos, ronronar é, em geral, uma demonstração de afeto e conforto. No entanto, pode significar também uma tentativa de se acalmar diante de situações de estresse ou dor. Por isso, se o ronronar vier acompanhado de sinais de desconforto, como se esconder, ou mudanças no apetite, é importante investigar. 

2. Miados: a comunicação felina

Miados são a maneira mais comum que os gatos usam para se comunicar. E existem diferentes tipos de sons para diferentes necessidades. Um miado suave geralmente significa que ele quer atenção ou carinho. Já os miados mais altos podem indicar que alguma coisa está incomodando, como fome, sede ou até mesmo dor. 

3. Arranhar: uma necessidade natural

Mais do que uma simples brincadeira, arranhar é uma necessidade instintiva dos gatos para marcar território, alongar os músculos e manter as garras afiadas. Além disso, pode ser um sinal de que o bichano está entediado, então, observe se ele tem brinquedos e atividades que estimulem sua energia e ofereça arranhadores apropriados. 

4. Postura do corpo: a linguagem silenciosa

Se o gato está com o corpo e a cauda relaxados (seja esticada ou enrolada), indica que se sente confortável e confiante. Se estiver encolhido e com a cauda entre as pernas é sinal de que está assustado ou desconfortável. Orelhas voltadas para trás sugerem irritação ou medo.

5. Olhar fixo: o gato diz muito com os olhos

Os olhos dos gatos dizem muito sobre o que eles estão sentindo. Um olhar fixo e relaxado é um sinal de confiança. Piscar lentamente demonstra afeto e é considerado um “beijo” felino. Se o gato olhar diretamente para você sem desviar, pode ser uma forma de marcar território e mostrar dominância. Então, sempre vale observar o contexto da situação. 

De acordo com o professor Luís Felipe Kühl, entender esses hábitos comportamentais melhora a convivência da família com seu pet e ajuda a identificar com mais facilidade e rapidez quando algo não está bem. “Observe seu amigo felino, entenda o que ele está comunicando e fortaleça a conexão entre vocês”, ensina. 

Luís Felipe lembra que o UniCuritiba tem uma clínica de medicina veterinária aberta à comunidade. Com capacidade para 150 atendimentos mensais, o local oferece consultas, vacinas, exames e demais procedimentos clínicos e cirúrgicos. A clínica fica no Campus Milton Vianna Filho, rua Chile, 1.678, bairro Rebouças. Os atendimentos são realizados de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial, mediante agendamento pelo telefone (41) 99979-4767.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Um dia inteiro para compartilhar conhecimento sobre economia solidária e empreendedorismo

O Projeto MEGA, desenvolvido pela GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), promoveu no dia 15 de fevereiro, em Curitiba, o 2º Seminário MEGA: Ação Empreendedora e Economia Solidária.

Com 41 participantes, membros de associações de pequenos e microempreendedores, o evento permitiu o fortalecimento de lideranças e de organizações associativas. Um dia inteiro para compartilhar conhecimento sobre economia solidária e empreendedorismo.

Entre as autoridades que participaram do evento estavam Bernardo Santoro Machado, superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Curitiba; Erivaldo Gabriel da Silva Junior, diretor da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná; Rosângela Schioccet, presidente do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária; e Luis Alvez Pequeno, representante em Curitiba da Secretaria Nacional de Economia Solidária. 

Além deles, estiveram presentes representantes de associações que reúnem empreendedores em diversas regiões do Paraná, como Dina Zanette, da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais, e Gilmar Denck, gerente institucional da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa.

Segundo Michela Notti, coordenadora do Projeto MEGA, o evento foi um sucesso. “Tivemos um feedback muito positivo! Mais de 90% dos respondentes consideraram que o seminário ajudou com a liderança, gestão e networking”, afirmou a coordenadora.

Além das apresentações das associações, o evento contou com a Oficina de Liderança, ministrada pela psicopedagoga Cris Campos. A oficina abordou temas essenciais para o desenvolvimento de habilidades de gestão e liderança, fundamentais para o sucesso e continuidade das associações.

“A Oficina de Liderança surge como uma ferramenta para capacitar essas lideranças, ensinando-as a delegar funções e preparar a sucessão, garantindo a continuidade e o sucesso das associações”, disse Notti.

O Projeto MEGA tem como objetivo principal incentivar o associativismo e o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico e capacitação para que as associações possam se consolidar na economia local.

“Nesse sentido, o Projeto Megasol, que atende as associações formadas em versões anteriores do MEGA, promove workshops, cursos de capacitação e feiras para que os associados possam vender seus produtos e/ou oferecer seus serviços”, contou a coordenadora.

Michela Notti ressalta que economia criativa e o empreendedorismo são pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico do Brasil, especialmente em um momento em que a inovação e a diversificação de negócios se tornam cada vez mais necessárias: “A economia criativa, ao valorizar o talento, a cultura e a criatividade, gera empregos, movimenta setores estratégicos e promove a inclusão social. Já o empreendedorismo, especialmente o de pequeno porte, é responsável por grande parte da geração de empregos no país, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e para o fortalecimento da economia local”.

O evento também destacou a importância do associativismo, que desempenha um papel crucial ao unir pequenos empreendedores em torno de objetivos comuns, permitindo que eles compartilhem recursos, conhecimentos e oportunidades. 

“Essa união não apenas fortalece a competitividade dos negócios, mas também amplia o acesso a mercados, melhora a capacidade de negociação e reduz custos operacionais. Além disso, o associativismo promove a sustentabilidade dos empreendimentos, ao fomentar práticas colaborativas e solidárias, essenciais para o crescimento coletivo e o desenvolvimento regional”, finaliza a coordenadora.

Estratégias essenciais para o representante comercial se destacar no mercado competitivo

Atualização constante, uso de tecnologia e estratégias digitais são diferenciais para representantes comerciais e vendedores

Em um cenário de vendas cada vez mais dinâmico e competitivo, a atualização constante dos profissionais da área comercial tornou-se um fator decisivo para o sucesso. O setor exige conhecimentos aprofundados sobre produtos, tendências do mercado e técnicas eficazes de negociação para se destacar diante da concorrência.

Uma das principais estratégias recomendadas para otimizar resultados e melhorar a gestão de clientes é a implementação de softwares de CRM (Customer Relationship Management). Essa tecnologia permite um acompanhamento mais eficiente do funil de vendas, possibilita a personalização do atendimento e contribui para a fidelização do cliente.

De acordo com Paulo Nauiack, presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR), a gestão de relacionamento com clientes é um dos principais benefícios que o CRM de vendas traz para as indústrias. “Com essa ferramenta, todas as interações com os clientes, desde o primeiro contato até o fechamento de um pedido, ficam centralizadas em um único lugar. Isso permite que a equipe de vendas tenha uma visão completa do histórico de compras, preferências e necessidades de cada cliente, facilitando o atendimento e tornando-o mais personalizado”, explica Nauiack.

Além da automação e análise de dados, a personalização no atendimento segue como um dos pilares essenciais para o sucesso comercial. Adaptar a abordagem às necessidades específicas de cada cliente cria uma relação mais próxima e gera confiança, resultando em maior conversão de vendas. Segundo um estudo da PwC (2024), 73% dos consumidores consideram a experiência de compra tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço oferecido.

Outro ponto crucial para os profissionais da área, segundo Nauiack,  é o desenvolvimento de um networking eficaz: “Participar de eventos do setor, utilizar plataformas como LinkedIn para interações estratégicas e manter contato frequente com clientes e parceiros comerciais são ações que fortalecem a presença no mercado e ampliam as oportunidades de negócios”

O avanço do e-commerce e do ambiente digital também tem impactado significativamente a atuação dos representantes . Com o crescimento das vendas online, compreender e aplicar estratégias de marketing de relacionamento e inbound sales tornou-se indispensável. 

O e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 200 bilhões em 2024, com crescimento superior a 10%, impulsionado pela personalização por Inteligência Artificial, que aumentou vendas e fidelização. Para 2025, a ABComm prevê faturamento acima de R$ 234 bilhões (+15%), ticket médio de R$ 539,28 e três milhões de novos compradores.

“Para se manter relevante e competitivo, o profissional de vendas deve investir continuamente em capacitação e inovação. Cursos de atualização, treinamentos em novas ferramentas tecnológicas e o acompanhamento das tendências do setor são diferenciais que garantem crescimento e destaque no mercado”, afirma o presidente do CORE-PR.

Dicas e estratégias para profissionais de vendas:

  • A concorrência no setor de representação comercial exige atualização constante sobre produtos, tendências do mercado e técnicas de vendas.
  • Algumas práticas recomendadas incluem o uso de CRM para gestão de clientes, personalização no atendimento e desenvolvimento de networking eficaz.
  • A adaptação ao ambiente digital e ao e-commerce se torna essencial, com ênfase no marketing de relacionamento e na fidelização do cliente.

Valmet apresenta oferta completa para mercado de papel e tissue na ExpoAcotepac 2025

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Com soluções sob medida para empresas de todos os portes, multinacional finlandesa expõe portfólio tecnológico que engloba desde o cavaco até o papel

Um dos eventos mais relevantes e tradicionais do setor de papel e celulose na América Latina, o Congresso Internacional & ExpoAcotepac será realizado de 19 a 21 de fevereiro em Cali, na Colômbia. Em sua 33ª edição, o evento, promovido pela Associação Colombiana de Técnicos da Indústria de Celulose, Papel e Cartão, terá como tema central os desafios e as oportunidades para a sustentabilidade da indústria papeleira.

A Valmet, líder global em tecnologias, automação e serviços para toda a cadeia de valor de papel, cartão e tissue, marcará presença na exposição nos estandes 16, 17, 23 e 24, acompanhada por seu time de especialistas para apresentar suas principais soluções e tecnologias. Com a oferta mais completa do setor, a multinacional une expertise e inovações tecnológicas na produção de papel, desde o preparo de madeira até a folha de papel, passando pelo preparo de massa, dimensionamento, coating, secagem, calandragem, enrolamento, rebobinamento e embalagem, proporcionando uma parceria estratégica robusta. Essa abordagem gera novas oportunidades de negócios e aprimora o atendimento ao cliente com flexibilidade, qualidade do produto e agilidade, independentemente do porte ou demanda.

“A Valmet proporciona soluções inovadoras para minimizar as emissões de CO2 e outros impactos ambientais na produção de papel e cartão, por meio de uma combinação de tecnologias de processo, serviços e soluções personalizadas. Nosso principal objetivo é fortalecer a competitividade aos processos dos clientes, elevando a produtividade e eficiência de suas linhas de produção, ao promover uma fabricação mais sustentável com a melhor tecnologia disponível. Nossos recursos combinados estão preparados para impulsionar eficiência, sustentabilidade e melhorar a qualidade do produto”, destaca o gerente regional de vendas para a Região do Caribe da Valmet, Marcelo Antunes. 

Além da exposição, a Valmet realizará três apresentações no Congresso Internacional, que ocorre simultaneamente à feira. Os temas abordarão a oferta global e integrada para clientes de papel e estratégias para melhorar a confiabilidade dos serviços de rolos de máquinas de papel. 

Confira os temas que serão apresentados no salão Ritz, do Hotel Dann Carlton:

Quarta-feira (19/2): 9h00 – 9h30

Soluções eficientes para melhorar a competitividade e a sustentabilidade

Palestrantes: Guilherme Zanzarini, Coordenador Especialista de Vendas, e Tatu Pitkannen, Gerente Global de Tecnologia

Quarta-feira (19/2): 11h15 – 11h45

Economia de energia com segmentos de refino de baixa consistência em refinadores DD

Palestrante: Matheus Amaral, Gerente Global de Produto

Sexta-feira (21/2): 11h15 – 11h45

Melhoria da eficiência energética na fabricação de papel

Palestrante: Bernardo Huyke, Engenheiro de Vendas

Sobre a Valmet

A Valmet possui uma base global de clientes em diversas indústrias de processo. Somos líderes globais no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia e, com nossas soluções de automação e controle de fluxo, atendemos uma base ainda mais ampla de indústrias de processo. Nossos mais de 19.000 profissionais em todo o mundo trabalham próximos aos nossos clientes e estão comprometidos em impulsionar o desempenho de nossos clientes – todos os dias. A empresa tem mais de 220 anos de história industrial e um forte histórico de melhoria e renovação contínuas. As vendas líquidas da Valmet em 2023 foram de aproximadamente 5,5 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e sua sede fica em Espoo, na Finlândia.