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Março Verde: mês da conscientização da saúde visual destaca sobre a importância da optometria no Brasil

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Março Verde: mês da conscientização da saúde visual destaca sobre a importância da optometria no Brasil

OMS aponta que 50 milhões de brasileiros sofrem com problemas de visão; no Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba, mais de 27 mil pessoas aguardam na fila de espera por uma avaliação ocular, a espera pode levar meses ou anos e pode resultar na perda da visão, em determinados casos

No mês de março, o Brasil celebra o Março Verde, uma campanha de conscientização em saúde visual realizada pela Confederação Brasileira de Óptica e Optometria (CBOO), em parceria com o World Council of Optometry (WCO), a Associação Latino Americana de Optometria e Óptica (ALDOO) e entidades estaduais filiadas. A campanha visa reforçar a população sobre a importância da saúde visual e o papel fundamental da optometria na promoção do bem-estar ocular e acontece com objetivo de chamar a atenção para os 50 milhões de brasileiros que sofrem com problemas de visão – segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) – desses casos, entre 60% e 80% poderiam ser evitados ou tratados se diagnosticados precocemente.

Segundo a OMS, o optometrista é o responsável pela atenção primária em saúde visual atuando como principal barreira à cegueira evitável, desempenhando um papel essencial na detecção precoce de problemas de visão e na promoção da saúde ocular em todas as faixas etárias. “Cegueira evitável é um dos mais trágicos e desgastantes problemas globais. A optometria é parte essencial da equipe que irá combater esses números, ao compreender as necessidades mundiais do cuidado com o olho e entregando tratamento visual efetivo e sustentável às pessoas necessitadas, deste modo garantindo seu direito fundamental à visão”, afirma o secretário geral da Confederação Brasileira de Óptica e Optometria – CBOO, Irineu Ricardo Marios.

Segundo ele, o Conselho Internacional de profissionais médicos oculares classifica o optometrista em seu Código de Ética como um profissional especializado no estudo do ato visual, capacitado para realizar exames abrangentes e prescrever óculos para correção de erros refrativos: “O próprio Conselho Internacional dos médicos oculares reconhece que o profissional optometrista é treinado para detectar, medir e corrigir de erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia), bem como é capaz de detectar a visão subnormal e a presença de problemas oculares”, completa.

A profissão é reconhecida e respeitada no exterior. No Brasil, os profissionais com formação de nível superior tiveram seu direito ao livre exercício profissional reconhecido pelo STF. Os Optometristas atuam na saúde primária tratando de problemas relacionados às habilidades e funcionalidade da visão, sendo que o optometrista desempenha um papel vital ao identificar problemas frequentes de visão e avaliar a saúde geral do olho. “Caso seja detectada alguma patologia, o optometrista encaminha o paciente para diversos especialistas da área da saúde (profissional de atenção secundária da visão, endocrinologista, cardiologista, neurologista, entre outros), garantindo um atendimento multidisciplinar e integrado”, conta o bacharel em optometria e presidente do Conselho Paranaense de Óptica e Optometria (CROO/PR), Arlindo Mitsuo Tsumanuma.

Dados do CBOO, apontam que cerca de 80% dos problemas visuais são erros de refração, que podem ser facilmente corrigidos com uma simples prescrição de óculos, destacando a eficácia do trabalho dos optometristas na promoção da saúde ocular. “Nesse contexto o optometrista estuda cerca de 1985 horas para a prescrição de óculos, superando em quantidade de horas de estudo os profissionais médicos de qualquer especialização. No Sistema Único de Saúde (SUS), a demanda por atendimentos para exames de vista é significativa, como evidenciado em Curitiba, onde quase 27 mil pessoas aguardam na fila de espera, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Esta realidade reforça a importância do papel do optometrista no contexto da saúde pública, proporcionando um atendimento precoce e eficaz para problemas visuais”, completa o secretário do Conselho Regional de Óptica e Optometria (CROO/PR), Carlos Eduardo Scarpim Winnikes.

Quando buscar um optometrista?

1 – Visão embaçada ou turva

Se a visão de perto ou de longe começar a ficar embaçada, pode indicar um erro refrativo como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

2 – Dores de cabeça frequentes

Dores de cabeça persistentes, especialmente após atividades que exigem esforço visual, como leitura ou uso de dispositivos eletrônicos, podem ser um sinal de tensão ocular devido a problemas de visão não corrigidos.

3. Fadiga ocular

Seus olhos se sentem cansados, secos ou irritados com frequência, especialmente no final do dia ou após tarefas visuais prolongadas.

4 – Visão dupla

Se começar a ver imagens duplicadas, tanto de perto quanto de longe, pode indicar problemas de convergência ou outros distúrbios binoculares.

5 – Dificuldade em enxergar à noite

Se a visão piorar significativamente em condições de baixa luminosidade, como durante a noite ou em ambientes pouco iluminados, pode indicar problemas como catarata ou comprometimento do nervo óptico.

6 – Dificuldade de foco

Dificuldade em manter o foco ao alternar entre diferentes distâncias, como de perto para longe, pode indicar problemas de acomodação ou outros distúrbios de foco.

7 – Sensibilidade à luz

Seus olhos ficam incomodados ou doloridos em ambientes muito claros, mesmo quando não há luz direta, o que pode indicar problemas como fotofobia.

8 – Alterações na visão periférica

Perda de visão lateral ou dificuldade em perceber objetos ao redor pode ser um sinal de problemas de campo visual, como glaucoma.

9 – Baixo rendimento nos estudos

Déficit de aprendizado, desinteresse por leitura e estudos pode estar intimamente ligado a baixa da habilidade visual de fazer o foco adequado.

MarQ HR cresce 50% e anuncia expansão para a Europa em 2025

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MarQ HR cresce 50% e anuncia expansão para a Europa em 2025

Empresa curitibana, especializada em otimização de processos para Recursos Humanos, investiu R$1,2M em tecnologia própria no último ano e ampliou em 40% o número de colaboradores nos últimos seis meses

Criada em 2018 pelos empresários Marco Macedo, Maurício Campos e Alexandre Ando, a MarQ HR, empresa 100% curitibana, nasceu da visão empreendedora de três amigos que enxergaram um nicho de mercado ainda pouco explorado: a automação inteligente de processos para otimizar a gestão de Recursos Humanos. Em poucos anos, a empresa se consolidou como uma solução essencial para pequenas e médias empresas, ajudando a reduzir custos e melhorar a eficiência operacional: em seis anos, a tecnologia da MarQ já economizou mais de 2,5 milhões de horas trabalhadas por profissionais de RH e reduziu em R$50 milhões os custos com processos administrativos.

Nos últimos dois anos, a empresa cresceu de forma expressiva, expandindo sua base de clientes e aumentando seu quadro de colaboradores em 40% no último semestre. “Nosso crescimento reflete o impacto positivo da nossa tecnologia na rotina das empresas. Nosso objetivo sempre foi desenvolver uma ferramenta que não apenas facilite o trabalho do RH, mas também potencialize a gestão de pessoas e o bem-estar organizacional”, afirma um dos sócios-fundadores, Maurício Campos.

A MarQ é especializada em otimizar a gestão de recursos humanos, por meio de tecnologia própria, com o foco de eliminar tarefas repetitivas e burocráticas para que os profissionais de RH possam se dedicar ao que realmente importa: as pessoas. Com uma plataforma intuitiva e segura, oferece controle de ponto eletrônico online, permitindo o registro da jornada de trabalho via dispositivos móveis, tablets e computadores, com funcionalidades como geolocalização e reconhecimento facial, garantindo conformidade com as normas trabalhistas. Além disso, disponibiliza ferramentas para complementar o processo de RH e Departamento pessoal, como admissão online, gestão e assinatura digital de documentos, feedback, PDI e relatórios dinâmicos, contribuindo para a eficiência operacional das empresas.

Apenas no último ano, o investimento em tecnologia ultrapassou R$1,2 milhão. Segundo Alexandre Ando, a estratégia de expansão da MarQ HR é baseada no compromisso com inovação e eficiência. “Nosso diferencial é a tecnologia desenvolvida internamente, pensada para tornar o RH mais ágil, humano e estratégico. Seguimos investindo para ampliar nossa atuação e continuar transformando a maneira como as empresas gerenciam seus talentos”, reforça o executivo.

Para 2025, a MarQ tem planos ainda mais ambiciosos. A empresa se prepara para iniciar sua expansão para a Europa, primeiramente em Portugal, consolidando sua presença internacional e levando sua solução inovadora a novos mercados. Até o final do ano, a expectativa é dobrar o faturamento e consolidar uma base avançada na europa, além do lançamento de novos produtos na carteira, com novos mercados em vista, como outros países europeus e os Estados Unidos. “Estamos confiantes de que nosso modelo de negócio pode ser escalado globalmente. A experiência com a legislação brasileira e normas trabalhistas, uma das mais complexas do mundo, mostra que mercado internacional apresenta desafios e oportunidades que estamos prontos para abraçar”, destaca o CEO e sócio-fundador Marco Macedo.

Descubra sua fragrância: Natura convida mulheres para uma experiência sensorial em Curitiba

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Descubra sua fragrância: Natura convida mulheres para uma experiência sensorial em Curitiba

Evento imersivo no mês da Mulher celebra a feminilidade, o autocuidado e a amizade com as fragrâncias Luna, Ilía e UNA

Entre os dias 6 e 9 de março, a Natura desembarca no Park Shopping Barigüi, em Curitiba, para oferecer uma experiência especial de perfumaria feminina. A ativação, que acontece de quinta à sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h, convida mulheres a celebrarem sua individualidade e a explorarem as fragrâncias de Luna, Ilía e UNA, cada uma traduzindo diferentes estilos e personalidades.

A Natura, marca #1 de perfumaria na América Latina*, convida as participantes a descobrirem a fragrância que mais combina com seu estilo de vida e sua essência. No espaço sensorial, será possível explorar de perto os caminhos olfativos das três submarcas: Luna, empoderada e marcante, com notas do caminho olfativo Chipre; Ilía, romântica e envolvente, inspirada em um universo Floral; e UNA, sofisticada e intensa, com um toque Adocicado.

Além da jornada sensorial, o evento também será um momento de troca e conexão entre mulheres. Influenciadoras locais participarão da ativação para compartilhar suas impressões sobre as fragrâncias e conversar sobre feminilidade, autocuidado e bem-estar.

A ação faz parte de um circuito nacional da perfumaria feminina da Natura e reforça o compromisso da marca em criar experiências que vão além do produto, conectando-se com cada mulher de maneira única e especial. 

Serviço:

Evento: Experiência sensorial de perfumaria feminina Natura: Luna, Ilía e UNA

Local: Shopping Barigui – Rua Profº. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600

Bairro Mossunguê, Curitiba – PR

Data: 6 a 9 de março de 2024

Horário: Quinta à sábado das 10h às 22h e domingo das 14h às 20h

Acesso: Gratuito 

*Euromonitor International; Beleza e Cuidados Pessoais edição 2024; vendas ao varejo em valor (RSP), dados de 2023

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Grupo MiniPreço tem programação especial para o Dia da Mulher

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Grupo MiniPreço tem programação especial para o Dia da Mulher

Além de centenas de ofertas, as mulheres receberão dicas de autocuidado, skincare e automaquiagem 

O Grupo MiniPreço preparou uma programação com ofertas especiais nos dias 07, 08 e 09 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. A ação visa promover a saúde e o bem-estar, com dicas de beleza e autocuidado.

Durante todo o final de semana, as lojas do Grupo MiniPreço estarão com uma série de ofertas, incluindo uma mega liquidação de espelhos, quadros, organizadores para cosméticos e organizadores em geral. A campanha traz ainda ofertas em itens que contribuem para facilitar o dia a dia e garantir mais tempo livre para o descanso e lazer, além de produtos para a praia e piscina, para quem quer aproveitar os últimos dias quentes antes do outono.

Já no dia 08, sábado, todas as lojas de Curitiba e Região Metropolitana terão consultoras de beleza disponíveis, dando dicas de autocuidado, skincare e automaquiagem. O atendimento será gratuito e por ordem de chegada, das 14h às 19h.

“Queremos oferecer um dia especial para todas as nossas clientes. Preparamos tudo com muito carinho e cuidado para que elas aproveitem. Além das profissionais de beleza, todas as lojas estão com descontos em diversos produtos que, com certeza, vão agradar a todas”, afirma Beni Gelhorn, diretor comercial do Grupo MiniPreço.

Resgate de cashback

Durante todo o mês de março, haverá o resgate do cashback da campanha “Volta às aulas”. Os clientes cadastrados no Clube MiniPreço e que compraram material escolar nos meses de janeiro e fevereiro, podem fazer o resgate dos valores, trocando por produtos, em qualquer loja do Grupo MiniPreço.

Para quem ainda não é cadastrado e quer aproveitar as ofertas, basta baixar o aplicativo e fazer o cadastro em https://onelink.to/ncpdcu.

Serviço:

Dia da Mulher Grupo MiniPreço

Data: dias 07, 08 e 09 de março (sexta-feira, sábado e domingo)

Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 9h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h

Local: Lojas Araucária, Colombo, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Fanny, Fazendinha, Santa Felicidade. Torres, Bacacheri, e Shopping Boulevard

Confira o endereço mais próximo em: https://site.minipreco.com.br/lojas/

Aplicativo Clube MiniPreço: https://onelink.to/ncpdcu

Preservando Memórias e o Planeta

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Preservando Memórias e o Planeta

O Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Curitiba, surpreende ao conquistar o Selo Clima Paraná, tornando-se o único do estado a ostentar esse reconhecimento ambiental. Até então associado apenas a despedidas, o espaço agora quebra paradigmas ao investir em práticas de gestão de resíduos, uso racional de água e apoio a ONGs, revelando que até mesmo o setor funerário pode honrar a vida ao cuidar do meio ambiente.

Segundo o representante do cemitério, André Leão, o Governo do Paraná avalia consumo de energia, emissões de gases e projetos de compensação ao conceder o Selo, o que reforça a importância de iniciativas sustentáveis em todos os setores. Assim, o Jardim da Saudade mostra que é possível alinhar respeito ao luto e responsabilidade ecológica — um exemplo inspirador de que a preservação do planeta também pode ser uma bela forma de homenagem às futuras gerações.

Jardim da Saudade

André Leão

Representante do Jardim da Saudade

0800 007 0001

@grupojardimdasaudade

Cemitério Jardim da Saudade, Rua João Bettega, 999 | Portão, Curitiba | PR

A base para um planejamento sucessório eficaz

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A base para um planejamento sucessório eficaz

Usucapião e a regularização de imóveis podem evitar até 20% dos litígios sucessórios

No contexto atual do mercado imobiliário brasileiro, a regularização de imóveis se destaca como uma medida preventiva fundamental para evitar conflitos futuros e garantir um planejamento sucessório tranquilo. Segundo a advogada da vara de família, Luciana Gandra, a ausência de regularização prévia pode gerar sérios danos, tanto em termos financeiros quanto emocionais, pois propriedades irregulares frequentemente se transformam em fontes de litígio e disputas familiares que se estendem por anos, comprometendo a efetividade de um inventário .

O instituto do usucapião, previsto no Código Civil brasileiro (Lei nº 10.406/2002) e respaldado pela Constituição Federal, permite a aquisição da propriedade por meio da posse prolongada e ininterrupta, desde que preenchidos determinados requisitos legais. Diferentes modalidades — como a usucapião extraordinária, ordinária, especial urbana e especial rural — oferecem caminhos para regularizar bens que, por vezes, permanecem fora do registro formal devido a questões históricas ou burocráticas. Essa ferramenta jurídica não só consolida a segurança jurídica do imóvel, mas também valoriza o patrimônio e facilita a transmissão dos bens aos herdeiros.

Especialmente para microempresas familiares, a regularização dos imóveis utilizados tanto como residência quanto como local de trabalho é crucial. Propriedades que não estão devidamente regularizadas podem dificultar negociações, restringir o acesso a financiamentos e desvalorizar ativos essenciais para a continuidade dos negócios. Estudos recentes, como os divulgados pelo Conselho Federal de Justiça e pelo IBGE, apontam que imóveis com problemas de registro podem aumentar em até 20% o risco de litígios sucessórios, prejudicando a estabilidade financeira de famílias empresariais.

Luciana Gandra ressalta: “A regularização dos imóveis é uma etapa preventiva indispensável no planejamento sucessório. Quando os bens são formalmente registrados, o processo de inventário e a elaboração do testamento se tornam muito mais simples, evitando disputas que podem comprometer não apenas o patrimônio, mas também a harmonia familiar.” Essa abordagem é ainda mais relevante no cenário em que a valorização do bem e a segurança nas transações comerciais são determinantes para a continuidade das atividades empresariais familiares.

Diante de um ambiente cada vez mais competitivo e de uma legislação que exige precisão documental, o uso do usucapião e a regularização dos imóveis devem ser encarados como estratégias essenciais de planejamento sucessório. Assim, famílias e microempresas podem se proteger contra danos irreparáveis, garantindo uma transição patrimonial ordenada e segura para as próximas gerações.

Serviço:

ABGA

Luciana Gandra

Advogada Familiarista

41996861245 / 41 35038768

luciana@abga.adv.br / contato@abga.adv.br

@abga.adv_

www.abga.adv.br 

Rua Candido Lopes, 205, Cj 31 e 32, Ed.Brasilino Moura, Centro, Curitiba/PR

Pela primeira vez em Curitiba, ESPM Day apresenta tendências, inovação e estratégias para o futuro do marketing

A ESPM, escola de referência e autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios, realiza, pela primeira vez, o ESPM Day na cidade de Curitiba, em parceria com a Academic Ventures. O evento promove uma imersão de conhecimento por meio de uma programação de palestras e painéis com especialistas em comunicação, marketing e negócios. O encontro acontece no dia 12 de março, às 8h30, no Qoya Hotel Curitiba, e será uma oportunidade para acompanhar tendências, debater desafios do setor e desenvolver estratégias inovadoras para se destacar no mercado. A participação é gratuita.

Durante o evento, será apresentado o Master in Business, Marketing & Innovation, um curso de pós-graduação em formato híbrido, inédito no Brasil e que terá a primeira turma em Curitiba. Com início previsto para o dia 28 de março, o programa propõe uma abordagem prática e multidisciplinar na formação de líderes ao integrar gestão, marketing e inovação, desenvolvendo habilidades estratégicas por meio de estudos de caso, projetos aplicados e orientação de professores da ESPM, acadêmicos com ampla vivência de mercado. Desde julho de 2024, a ESPM está no Paraná em parceria com a Academic Ventures ofertando uma proposta educacional inovadora, com programas de pós-graduação, MBA, cursos de extensão e in company. A intenção é abrir ainda, neste ano, novos polos no estado.

Na lista de professores confirmados para o Master, destaque para Marcelo Boschi, Melba Porter, Murilo Boccia e Williams Bayczar – o quarteto tem atuação em projetos para grandes marcas como Natura, Grupo Abril, O Boticário, Walmart, Whirpool, dentre outras. “Ser vetor do que o mercado regional precisa e o que a ESPM oferece de melhor, está sendo uma jornada gratificante para a Academic Ventures. Pudemos desenhar a muitas mãos e conexões um programa ousado, para profissionais que vão transformar a realidade local integrando três pilares fundamentais da gestão estratégica do futuro: gestão, marketing e inovação. É mais uma empreitada que fortalece o momento de crescimento e prosperidade que Curitiba e o Paraná vivem, alinhados ao espírito sempre inovador de sua gente”, informa Zaki Akel Sobrinho, CEO da Academic Ventures e Partner Regional da ESPM.

O ESPM Day em Curitiba conta com a presença de palestrantes dos mercados de Comunicação e Marketing de empresas e instituições como ADVB-PR, Sinapro, Festval Supermercados, Grupo OM, RPC – Rede Paranaense de Comunicação, Mondelez, Renault, Grupo Tacla, Positivo Tecnologia e Academic Ventures. A moderação dos painéis será realizada pelos coordenadores e parceiros da ESPM.

Confira a programação
8h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
9h – Abertura
Tatsuo Iwata – vice-presidente acadêmico da ESPM
9h35 – Talk: “Nem On Nem Off: A Mídia Agora É All Line”
Convidados: Rodrigo Rodrigues, vice-presidente executivo da OpusMúltipla, Sinapro e Grupo OM, Rodrigo Libório, diretor comercial na RPC – Rede Paranaense de Comunicação, e Cida Oliveira, diretora de Marketing do Grupo Tacla
Moderador: Diego Oliveira, professor e coordenador da pós-graduação da ESPM em Salvador e Goiânia
10h25 – Talk: Business Insights: Gestão Estratégica De Negócios
Convidados: Fabiano Szpyra, gerente de marketing no Festval Supermercados, Gislayne Muraro, consultora especialista em Marketing e Inteligência de Mercado e presidente da ADVB/PR – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing, e Marielva Andrade Silva Dias, vice-presidente da unidade de Negócios para Instituições Públicas da Positivo Tecnologia
Moderadora: Frederike Mette, diretora acadêmica de pós-graduação Lato Sensu da ESPM
11h15 – Talk: Gestão Da Inovação: Do Conceito Às Melhores Práticas
Convidados: Paula Hemerly, líder global de Inovação Aberta na Mondelez Internacional, Hélio Gomes Carvalho, assessor de Inovação e Tecnologias 4.0, e Andrei Kuhnen da Silva, gerente geral de Engenharia na Renault – América Latina
Moderador: Zaki Akel, CEO da Academic Ventures e Partner Regional da ESPM
12h05 – Encerramento
Tatsuo Iwata – vice-presidente acadêmico da ESPM
Zaki Akel, CEO da Academic Ventures e Partner Regional da ESPM

Serviço
ESPM DAY
Data: 12 de março
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: Qoya Hotel Curitiba – Av. Sete de Setembro, 4.211
Informações e inscrições: https://www.espm.br/eventos/pos-graduacao-eventos/espm-day-curitiba/
Evento Gratuito

Projeto de empreendedorismo gratuito vai oferecer capital de R$ 1.500 para 3 empreendedores 

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Empreendedores de Curitiba vão ter a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que  oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros na capital começam no dia  10 de março às 19 horas e serão realizados na Associação de Moradores Lindóia, que fica na Rua Santa Bernadete, 1531. 

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula,  os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes  para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 3 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durantes as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://forms.gle/sTonaP27Fop8objTA

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas)
Início: 10/03
Local: Associação de Moradores Lindóia

Endereço: Rua Santa Bernadete, 1531

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99798-2817 – Michela Notti

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Carnaval 2025: dicas para ter energia e disposição durante a folia

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Carnaval 2025: dicas para ter energia e disposição durante a folia

Professor de Nutrição do UniCuritiba fala sobre a importância da alimentação e da hidratação adequadas para garantir a diversão

Mais de 53 milhões de pessoas, de Norte a Sul do país, devem curtir o Carnaval deste ano, um crescimento de 8% em relação a 2024, segundo estimativas do Ministério do Turismo. Para aguentar a folia e a combinação de sol, calor e esforço físico é preciso caprichar na hidratação e optar por uma alimentação mais leve e saudável que garanta disposição e energia para encarar os vários dias de festa.

“As altas temperaturas e a atividade física por um longo tempo podem levar à desidratação e ao cansaço extremo, por isso, apostar em comidas leves e sucos refrescantes é essencial”, recomenda o nutricionista Jhonathan Andrade, professor do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país.

Mestre em Nutrição e Alimentação, ele lembra que é essencial beber muita água para evitar tonturas e fadiga. “É importante evitar o consumo de alimentos pesados, frituras e ultraprocessados para não sobrecarregar a digestão. Frutas e vegetais frescos são uma boa opção, porque fornecem as vitaminas e os minerais necessários para manter o pique durante o Carnaval.”

Na lista de recomendações do especialista está ainda a moderação no consumo de bebidas alcóolicas. “O álcool pode levar à desidratação e fazer com que a energia do folião acabe mais cedo”, alerta o professor do UniCuritiba.

Receitas fáceis para caprichar na alimentação pré e pós-folia

Para quem pretende curtir o Carnaval com energia e disposição, Jhonathan Andrade separou receitas nutritivas, leves e fáceis de fazer. Confira!

Salada colorida com frango grelhado

Ingredientes:
1 filé de frango grelhado e fatiado
Folhas de alface e rúcula
Tomate-cereja
Cenoura ralada
Azeite de oliva, limão e sal a gosto

Modo de fazer:
Pique as folhas de alface e rúcula e coloque em uma travessa. Acrescente o frango fatiado, a cenoura ralada e o tomate, preferencialmente, cortado ao meio. Tempere com azeite de oliva, limão e sal a gosto. Essa refeição é leve, nutritiva e rica em proteínas!

Tapioca com pasta de abacate e ovo mexido

Ingredientes:
1 colher de sopa de abacate amassado
2 ovos mexidos
1 tapioca pronta

Modo de fazer:
Passe o abacate já amassado na tapioca, adicione os ovos mexidos e dobre ao meio. Uma opção prática, rica em proteínas e gorduras boas para manter a energia.

Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes:
2 fatias de abacaxi
200 ml de água de coco
Folhas de hortelã a gosto
Gelo a gosto
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado. Esse suco hidrata e ajuda na digestão!

Suco energizante de laranja com cenoura e gengibre

Ingredientes:
1 copo de suco de laranja natural
½ cenoura picada
1 pedacinho de gengibre
200 ml de água gelada
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador, coe (se desejar) e aproveite um suco cheio de vitaminas para manter a disposição.

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Sucesso absoluto: lançamento de Entre Drones e Dinossauros – Vol. 2 reúne mais de 500 convidados

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Com a presença de grandes nomes do cenário empresarial e político, o evento contou com música, networking e insights sobre inovação e liderança feminina

O lançamento oficial do livro “Entre Drones e Dinossauros – Vol. 2” aconteceu nesta ultima quinta-feira (20/02) no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e foi um sucesso absoluto, reunindo mais de 500 convidados. Entre as presenças ilustres, destacaram-se o presidente do IEP, José Carlos Dias Lopes da Conceição, o vice-governador Darci Piana e lideranças políticas e empresariais, embalados pela música da banda do jornalista e ex-vereador Herivelto Oliveira. O evento contou ainda com um animado Welcome Coffee, seguido de breves apresentações de cada autor e autoras, encerrando por volta das 22h15 em clima de celebração.

Coautora do capítulo “Liderança Feminina na Era da Disrupção: O Futuro é Agora”, a empreendedora Roberta da Trindade celebrou o êxito da noite ao lado de participantes do Habla Empreendedora, ex-colegas de trabalho, amigos e parentes. Para ela, o lançamento marcou não só a divulgação de ideias inovadoras sobre liderança e inclusão, mas também a realização de um encontro único, repleto de conexões, música, surpresas e a certeza de que o futuro dos negócios passa, inevitavelmente, pelo protagonismo feminino.

Serviço: Habla FM/ Efoco Soluções
Roberta da Trindade
Empreendedora
41 99535-4920
@robertadatrindade_ @hablaempreendedora @hablafm
@efocosolucoes robertadatrindade@efocosolucoes.com.br
@robertatrindade@gmail.com hablaempreendedora.odoo.com
habla.minharadio.fm
efocosolucoes.com.br
Rua Miguel Brenner 120 Seminário, Curitiba-PR