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Projeto pioneiro da Natura usa drones com inteligência artificial para mapear e restaurar biodiversidade na Amazônia

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Projeto pioneiro da Natura usa drones com inteligência artificial para mapear e restaurar biodiversidade na Amazônia

Em parceria com a startup Bioverse e comunidades amazônicas, a companhia realizou o maior inventário florestal já feito por sobrevoo de drones. Mapeamento de espécies, 200 vezes mais rápido, identifica áreas degradadas para recuperação florestal

A Natura, em parceria com a startup brasileira Bioverse e comunidades da sua cadeia de sociobiodiversidade na Amazônia, conduziu o maior inventário florestal já feito no Brasil utilizando drones com inteligência artificial. O estudo mapeou e coletou em seis meses dados de 60 mil hectares de floresta no Pará, área que equivale a aproximadamente 100 mil campos de futebol. Pelos métodos convencionais, um inventário nessa área levaria mais de duas décadas.

O objetivo do estudo é ampliar as cadeias produtivas da Natura na Amazônia, onde a companhia atua há 25 anos por meio da bioeconomia, e coletar dados-chave para projetos de conservação e recuperação florestal, como mensuração de estoques de carbono, saudabilidade das espécies, além de potenciais produtivo e econômico da floresta conservada. O trabalho é feito em parceria com cerca de 70 famílias das comunidades dos municípios de Abaetetuba e Irituia. Dessas, algumas pessoas são contratadas e recebem treinamentos para instalar e operar os equipamentos de sensoriamento remoto, assim como para o uso de softwares que fazem o cruzamento dos dados coletados sobre as espécies com as imagens capturadas pelos drones.

“A Natura tem como meta ser uma empresa regenerativa até 2050, com impactos positivos para as pessoas, a natureza e a sociedade. Projetos como esse promovem um impacto ambiental, mas também social, a partir do momento em que são capacitadas as comunidades locais com inovação e tecnologia para que possam fazer uso sustentável dos recursos da Amazônia e prosperarem em seus negócios”, afirma Rômulo Zamberlan, diretor de pesquisa avançada da Natura.

O inventário florestal impacta no desenvolvimento e na manutenção das cadeias produtivas em longo prazo, como de tucumã e açaí, que originam bioingredientes presentes em linhas como Natura Ekos. Isto porque a tecnologia permite um plano de manejo mais detalhado para cada espécie utilizada nos produtos, e garante à Natura a melhor forma de extrair insumos da biodiversidade na Amazônia, visando conservação ambiental e ganhos socioeconômicos para as cooperativas da região.

O projeto ocorre em um momento-chave para a região, que será a anfitriã da COP 30, em novembro deste ano, em Belém. “Com todos os olhos voltados para a Amazônia, será muito importante mostrar que, com tecnologia, inovação e valorização do conhecimento tradicional, podemos aliar prosperidade econômica e conservação”, complementa Rômulo.

Desde 2000, com o lançamento da linha Natura Ekos, a companhia estabeleceu na região um modelo de negócio baseado na bioeconomia que já desenvolveu 44 bioingredientes, com meta de expansão para 49 nos próximos dois anos. O manejo dos bioativos é feito de maneira sustentável, em parceria com 44 comunidades amazônidas, que somam mais de 10 mil famílias agroextrativistas. Junto da Natura, contribuem para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta – a meta é ampliar a área para 3 milhões até 2030. As ambições públicas da Natura incluem o compromisso de aumentar para 30% os ingredientes-chave provenientes de comunidades e pequenos agricultores, com ênfase na regeneração.

Como funciona a tecnologia

Para realizar o inventário florestal conduzido pela Natura no Pará, a Bioverse criou uma tecnologia própria de monitoramento por drones, adquiridos da fabricante nacional Xmobots. O desenvolvimento dessa plataforma, que também contou com o apoio do Governo Federal por meio do FINEP, enfrentou desafios regulatórios para atender às exigências do espaço aéreo brasileiro e contou com o envolvimento direto das comunidades locais na implementação da solução tecnológica.

Segundo o diretor-executivo da Bioverse, Francisco D’Elia, a plataforma de aerolevantamento utiliza inteligência artificial treinada especificamente para reconhecer espécies amazônicas de interesse econômico e ecológico, além de classificar diferentes usos da terra. Para alcançar esse nível de precisão, foram analisadas milhares de imagens captadas durante sobrevoos realizados pela empresa em diferentes regiões da Amazônia. “O resultado é um sistema capaz de realizar levantamentos com resolução até dez vezes superior à disponível em imagens de satélites comerciais tradicionais, porém com um custo operacional reduzido”, afirma.

Além do uso dos drones da Xmobots e de uma plataforma desenvolvida pela Bioverse, de processamento das imagens e extração dos dados relevantes que envolvem tecnologia de ponta em geoprocessamento e IA. A startup criou ferramentas digitais acessíveis por dispositivos móveis voltadas especialmente para extrativistas e cooperativas locais. A ideia é dar às comunidades amazônicas acesso direto e simples aos dados coletados, facilitando o planejamento da produção agroflorestal e o gerenciamento mais preciso das áreas produtivas. Ainda de acordo com Francisco, a medida abre caminho para que produtores regionais se insiram também em iniciativas como projetos de créditos de carbono.

O diretor ainda afirma que o desenvolvimento tecnológico apresentado no projeto tem potencial para estruturar uma nova dinâmica produtiva na Amazônia, ampliando a escala de práticas regenerativas. “Temos um compromisso claro: revolucionar a matriz produtiva agroflorestal da região. A parceria com a Natura está provando que é possível estruturar a bioeconomia em larga escala na floresta, conciliando conservação e desenvolvimento sustentável”, finaliza.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Juli Convida apresenta Vinum Terra pela primeira vez em Curitiba

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Célebre vinícola de Monte Belo do Sul, na serra Gaúcha, vem à capital paranaense com vinhos biodinâmicos em nova edição do evento no wine & cocktail bar do NH Curitiba The Five

A metodologia da agricultura biodinâmica — conceito criado por Rudolf Steiner no século passado, que propõe o uso exclusivo de elementos naturais, como fertilizantes orgânicos, plantas e compostos vegetais —, tem contribuído para que os vinhos biodinâmicos ganhem cada vez mais notoriedade ao redor do mundo por seus aromas e sabores intensos. Segundo relatório publicado pela The Insight Partners, intitulado Organic Wine Market Forecast to 2028, a previsão é de que a produção e o consumo desses vinhos atinjam a marca de 24,55 bilhões de dólares até 2028.

wine & cocktail bar Five Lounge promove nesta próxima quinta-feira (10) o Juli Convida Vinum Terra, uma parceria que traz a vinícola gaúcha pela primeira vez a Curitiba, com três rótulos distintos para degustação. O chef da casa, Silvonei Sousa, preparou uma mini tábua de frios elaborada especialmente para harmonizar com os vinhos apresentados.

Para tornar o evento ainda mais especial, a família produtora estará presente na degustação para explicar como funciona a metodologia biodinâmica e seus efeitos na qualidade e no perfil sensorial dos vinhos. “Ao contrário do vinho convencional, que pode conter uma série de produtos químicos e aditivos, e é feito com uvas comuns, o vinho natural é produzido com mínima intervenção, utilizando técnicas tradicionais e, principalmente, uvas orgânicas ou, preferencialmente, biodinâmicas”, explica Edgar Giordani da Vinum Terra. “A presença da Vinum Terra representa o compromisso com experiências enogastronômicas de alta qualidade. A profunda expertise dos enólogos e seus conhecimentos sobre viticultura trarão aos participantes a chance de conhecer intimamente cada rótulo”, afirma o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque.

Como funcionam os vinhos biodinâmicos

A vinificação biodinâmica busca maximizar as características do vinho por meio de uma abordagem holística, criando um ambiente propício ao cultivo das vinhas. “Um dos pilares da vinificação biodinâmica é o uso de uvas cultivadas sem pesticidas, herbicidas ou produtos químicos”, descreve Edgar Giordani.

Para atingir esse objetivo, os produtores utilizam práticas como compostagem e o cultivo de ervas e flores no entorno dos vinhedos, fortalecendo o ecossistema local. “Além disso, os vinhos naturais são fermentados com leveduras selvagens presentes nas próprias uvas, em vez de leveduras industriais produzidas em laboratório. Outra característica marcante é a baixa ou nenhuma adição de sulfitos, um conservante comum em vinhos convencionais. Os sulfitos podem causar reações alérgicas em algumas pessoas e comprometer a tipicidade do vinho. Os rótulos da Vinum Terra não contêm sulfitos — apenas uvas orgânicas e biodinâmicas na garrafa”, detalha o especialista.

Fundada em 2017, a vinícola conta com cinco hectares de vinhedos. Em 2022, recebeu a certificação de produção orgânica e, desde 2023, está certificada como biodinâmica pela Demeter — selo internacional que assegura práticas de agricultura biodinâmica. “É uma honra sediar esse evento em parceria com produtores de vinhos de tamanha qualidade. Esperamos que os participantes possam degustar e apreciar toda a autenticidade que os vinhos biodinâmicos oferecem”, conclui a sommelière do Five Lounge, Juli Rodrigues.

Juli Convida Vinum Terra

Data: 10 de abril

Horário: a partir das 19h

Local: Five Lounge, rua Nunes Machado, 68 – Centro, Curitiba

Valor: R$ 130,00 + 10%

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.

O Boticário apresenta Nativa SPA Uva Merlot

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O Boticário apresenta Nativa SPA Uva Merlot, nova linha de cuidados corporais que desacelera os sinais do tempo na pele desde o primeiro uso

Com a poderosa combinação do óleo de semente de uva com o óleo de quinoa, o lançamento garante até 77% de estímulo de colágeno* e perfumação exuberante 

Reconhecida pela sua perfumação intensa, Nativa SPA, submarca de corpo e banho do Boticário, lança a nova linha Uva Merlot, que é um convite a viver momentos extraordinários de cuidado, aproveitando o prazer da própria companhia. Reforçando e se apropriando de códigos da perfumaria, a fragrância foi desenvolvida a partir da neurociência, com o exclusivo acorde olfativo Merlot Essence, que comprovadamente promove mais confiança*. O lançamento une a perfumação exuberante dos vinhedos e da madeira à suculência da fruta com a potente ação de desacelerar os sinais do tempo na pele desde o primeiro uso. Para uma pele firme e revitalizada, a linha traz um blend de óleo da semente de uva com o exclusivo óleo de quinoa, proporcionando hidratação e nutrição profunda para restaurar e recuperar a barreira cutânea.

Nativa SPA Uva Merlot chega ao portfólio da marca com texturas sensoriais e envolventes, entregando uma experiência completa, com a combinação de tecnologia e ingredientes de alta performance, que elevam a hidratação em até 54% com perfumação em sua máxima potência. A linha é ideal para mulheres que buscam uma fragrância marcante e sofisticada, que expresse a personalidade confiante aliada a uma pele extraordinária. Além das uvas, a linha conta com o exclusivo óleo de quinoa, presente em todos os produtos corporais de Nativa SPA, que estimula em até 77%** a produção de colágeno natural da pele, benefício com tecnologia patenteada e certificação da Mintel, empresa global de inteligência e pesquisa que certifica a indústria de consumo. Nativa SPA é a primeira marca¹ do mundo em corpo e banho a utilizar óleo de quinoa² para promover esse estímulo.

“A nossa proposta em Nativa SPA é entregar produtos que incorporem códigos da perfumaria internacional a ativos e tecnologias que tornem o momento do cuidado ainda mais eficaz. Uva Merlot é o resultado de uma fórmula que desacelera os sinais do tempo desde o primeiro uso, proporcionando nutrição e elasticidade à pele. Mas vamos muito além da eficácia dos produtos com esse lançamento, por isso fazemos um convite para todos desacelerarem a rotina e se permitirem viver um momento próprio, tudo isso com perfumação marcante e textura envolvente em uma linha completa”, afirma Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário.

A nova linha conta com cinco itens: a começar pela Loção Nutritiva Desodorante – disponível em três diferentes tamanhos, entre eles o refil –, com hidratação imediata e efeito revitalizante; e o Creme Esfoliante Corporal, que remove as impurezas e células mortas, revigorando a pele para um aspecto macio e saudável. Para o banho, o Sabonete Líquido proporciona um banho de frescor, que mantém a hidratação natural da pele sem ressecá-la, com textura cremosa e explosão frutal que transmitem sensualidade. A família também conta com Óleo Bifásico Hidratante Desodorante Corporal, cuja fórmula exclusiva deixa a pele mais hidratada, firme e tonificada com fragrância que promove o prazer da própria companhia. Por fim, o Body Splash Desodorante Colônia traz a explosão de elegância que carrega a suculência da uva com a sofisticação das madeiras.

Como oportunidade de compra, até o dia 13 de abril, as novidades de Nativa SPA Uva Merlot contam com desconto especial de até 25% em todos os pontos de vendas do Boticário. A nova linha de Nativa SPA está disponível nas lojas físicas e no e-commerce da marca, além do aplicativo Boticário, em versões para Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via revendedores que podem ser contatados no Encontre Boticário e WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo ou link. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele.

*Comprovado por teste de neurociência. Fonte: Symrise

**Estudo in vitro em pele 3D do ingrediente bioéster de quinoa.

¹De corpo e banho.

²Bioéster 100% puro de quinoa. 

Serviço:

Loção Nutritiva Desodorante Nativa SPA Uva Merlot
Preço sugerido: 400 ml – R$ 86,90 | 180 ml – R$ 59,90 | Refil – R$ 67,90
A Loção Nutritiva Desodorante Nativa SPA Uva Merlot foi inspirada na uva amada pelos enólogos, proporcionando conforto e relaxamento para esse encontro extraordinário enquanto a combinação do extrato da uva e o óleo de quinoa atuam desacelerando os principais sinais do tempo na pele e estimulam em até 77% a produção natural de colágeno, auxiliando na firmeza da pele, além de proporcionar sensação de pele mais lisa e macia. 

Creme Esfoliante Corporal Nativa SPA Uva Merlot 200 g
Preço sugerido: R$ 77,90
O Creme Esfoliante Corporal Nativa SPA Uva Merlot possui textura mais abrasiva e potente, formulado com sementes de uva e cristais ricos de açúcar, oferece uma pele suave, aveludada e perfumada, podendo ser utilizado com a pele seca ou molhada. 

Body Splash Desodorante Colônia Nativa SPA Uva Merlot 200 ml
Preço sugerido: R$ 94,90
O Body Splash Desodorante Colônia Nativa SPA Uva Merlot foi inspirado na uva amada pelos enólogos, proporcionando conforto e relaxamento para esse encontro extraordinário O frescor do body splash oferece perfumação única e explosiva da elegância, carregando a suculência da uva com a sofisticação das madeiras. 

Sabonete Líquido Perfumado Nativa SPA Uva Merlot 200 ml
Preço sugerido: R$ 54,90
O Sabonete Líquido Perfumado Nativa SPA Uva Merlot limpa a pele, mantendo a hidratação natural, além de deixá-la macia e perfumada! 

Óleo Bifásico Hidratante Desodorante Corporal Nativa SPA Uva Merlot 250 ml
Preço sugerido: R$ 89,90
O Óleo Bifásico Hidratante Desodorante Corporal Nativa Spa Uva Merlot proporciona uma textura sensorial incrível para o seu momento extraordinário, criando a um filme hidratante enquanto perfuma a pele, recuperando um tempo que sempre foi seu. 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Especialista orienta representantes comerciais sobre integração da inteligência artificial nas vendas​

Palestra promovida pelo CORE-PR destaca como a IA pode potencializar a atuação dos profissionais de vendas​

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR) realizou no dia 04 de abril, no auditório do Sebrae PR, em Curitiba uma palestra com Walter Longo, especialista em inovação e tecnologia, para discutir a aplicação da inteligência artificial (IA) na atuação dos representantes comerciais. O evento reuniu mais de 200 profissionais de vendas de Curitiba e região.

Walter Longo enfatizou que a gestão eficaz envolve a divisão inteligente do tempo e a adoção de novas ferramentas. Ele destacou que a IA não substitui os profissionais, mas complementa suas funções, permitindo que se concentrem em atividades estratégicas.​

“O representante comercial é um dos profissionais que mais pode se beneficiar da inteligência artificial. A IA chega para adicionar, não para substituir, devolvendo nossa humanidade ao assumir tarefas repetitivas e burocráticas”, afirmou Longo.​

Ele apresentou vantagens da IA, como:​

  1. Aumento da produtividade e foco nas atividades principais.​
  2. Redução de erros por meio de verificações constantes de dados.​
  3. Diminuição de custos operacionais.​
  4. Personalização no atendimento ao cliente, fortalecendo a fidelização.​

Segundo o especialista, existe um mar de ferramentas que podem ser utilizadas pelos representantes, como as que fazem a gestão de e-mails individualizados para cada cliente a partir da coleta de dados que a própria IA faz nos sites ou as que realizam a pesquisa de prospects, para você aumentar a geração de leads. “A geração de leads que, depois de buscar os prospects, você vai ter ferramentas que vão testar vários tipos de leads com ofertas diferenciadas. As possibilidades são infinitas e os profissionais precisam entender que tem algo novo acontecendo”.

Longo ressaltou ainda  que a personalização deixou de ser uma tendência para se tornar uma norma no mercado atual.​

“Ao delegar tarefas repetitivas à IA, ganhamos mais tempo para interagir com os clientes, negociar e apresentar produtos de forma eficaz. É fundamental acolher e aprender a utilizar essas novas ferramentas. A IA não eliminará empregos, mas profissionais que a utilizam podem se destacar em relação aos que não a adotam. A combinação entre humanos e máquinas nos transforma em profissionais mais eficientes”, acrescentou.​

Segundo  Paulo Nauiack, presidente do CORE-PR, participar de eventos como esse  é essencial para fortalecer o networking e compreender as tendências que moldarão o futuro dos negócios.

“Walter nos desafia a sair da zona de conforto. Discutir como a inteligência artificial impacta a representação comercial é uma oportunidade única para nos prepararmos para as mudanças do mercado”, afirma o presidente. 

Dados recentes reforçam a importância da IA no setor comercial. Estudo da Deloitte indica que 58% das empresas brasileiras já incorporaram a IA em suas operações diárias, com destaque para rotinas administrativas (44%), apoio à tomada de decisões (43%) e atendimento ao cliente (39%). 

Com mais esse evento, O CORE-PR reafirma seu compromisso com a atualização dos profissionais de vendas, promovendo eventos que abordam inovações tecnológicas e tendências de mercado.

Empresas que fazem a diferença no âmbito ESG

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Empresas que fazem a diferença no âmbito ESG

Associada da AHK-PR, Interprint alia responsabilidade ambiental e inovação com geração de valor econômico e social

Em um cenário corporativo cada vez mais voltado para a responsabilidade socioambiental e governança, a Interprint se posiciona como referência em práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). A empresa, que integra o grupo japonês Toppan, é associada à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK-PR) e reforça o compromisso com a sustentabilidade sem abrir mão da inovação e da geração de resultados consistentes.

Instalada em São José dos Pinhais (PR), a Interprint é uma das principais gráficas de decoração do mundo e tem desenvolvido ações concretas que englobam a reutilização da água, gestão de resíduos e diversidade, além de inclusão e bem-estar no ambiente de trabalho, mostrando que é possível equilibrar impacto positivo e rentabilidade.

“Nós já implementamos ações de reutilização de água, mas, nesse ano, temos um novo projeto em andamento, já com orçamento aprovado. A meta é reaproveitar 90% da água consumida, utilizando um sistema de filtragem mais apurado e devolvendo ao ciclo produtivo. Ainda não será água potável, mas já utilizável internamente. A ideia é fechar o ciclo e evitar ao máximo o descarte no rio”, pontua Lourdes Manzanares, managing director da Interprint do Brasil.

Os resíduos de impregnação e impressão, como papel e líquidos residuais, passaram, há dois anos, por uma reformulação no processo de destinação. Hoje, cerca de 100 toneladas/mês têm destino sustentável. O que pode ser reciclado vai para parceiros e o restante vai para co-processamento em fornos de cimenteiras, onde é transformado em blend combustível. É um processo certificado e ambientalmente seguro.

“Com muito empenho, atingimos um índice de 98% de desvio de resíduos de aterros, o que nos permite ser considerados como ‘aterro zero’ (a lei permite até 10% para isso). Temos muito orgulho do que conquistamos nessa área. Mesmo sendo mais caro (R$ 400/tonelada, contra R$ 160 do aterro), optamos pela destinação correta como compromisso com a sustentabilidade”, afirma a Managing Director.

Paralelamente, a Interprint tem ações anuais com os funcionários como palestras, treinamentos e campanhas internas que abordam temas como o Dia Mundial da Água, preservação da natureza, uso consciente da água, Maio Amarelo e até mesmo cuidados com a saúde e exercícios físicos. A empresa promove diálogos para que as boas práticas ambientais se estendam também às casas dos colaboradores. “Sustentabilidade é um trabalho contínuo. Não tem começo, meio e fim. Tem começo, meio e responsabilidade diária”, pontua Lourdes.

A diretora ressalta a parceria da Interprint com a AHK-PR. Participamos de ações como o plantio de árvores frutíferas no terreno da empresa e no projeto do pomar em parceria com a AHK Paraná”.

A Interprint também está desenvolvendo um projeto para aproveitamento da energia solar, com perspectiva de implantação no médio prazo. Essa ação faz parte do movimento de retomada e fortalecimento das ações ESG dentro do grupo, com apoio das plantas satélites e diretrizes da matriz.

Outras iniciativas ESG da Interprint:

  • Diretrizes da matriz (Grupo Toppan): revisão das políticas ambientais, em 2024, com foco em descarbonização, preservação da biodiversidade, circulação de recursos e uso ideal da água. Essas diretrizes estão integradas à estratégia ESG do grupo, com foco não só nas atividades diretas, mas em toda a cadeia de valor.
  • Diversidade, inclusão e bem-estar no ambiente de trabalho: a diversidade é vivida na prática. A multidiversidade faz parte dos valores e das conversas com clientes. “Temos uma equipe naturalmente diversa, com diferentes cores de pele, orientações sexuais e nacionalidades. Não temos uma política ou cota formal de diversidade (seguimos as obrigatórias por lei, como PCD e menor aprendiz), mas vivemos isso no dia a dia”, explica Lourdes.
  • Governança corporativa: alinhamento com os princípios do grupo internacional, priorizando transparência, compliance e integridade nas relações. Após aquisição pelo grupo japonês Toppan, a Interprint passou a receber auditorias frequentes: auditoria anual da KPMG, duas auditorias internas do grupo Toppan (meio ambiente e processos), alta preocupação com compliance e melhoria contínua.

Para a AHK Paraná, fortalecer e dar visibilidade a esses exemplos é parte essencial de seu trabalho como representante oficial da economia alemã no estado. A Câmara promove regularmente encontros, treinamentos e rodadas de negócios voltados a temas como inovação, sustentabilidade e transformação digital: pilares que sustentam o desenvolvimento de um ambiente empresarial moderno e competitivo.

“A colaboração entre nossos associados e a troca de experiências em torno do ESG são fundamentais para acelerar essa agenda no setor produtivo. Estamos comprometidos em ser ponte entre as boas práticas e as novas oportunidades”, completa Augusto Michells, gerente regional da AHK Paraná.

Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Essa é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida por Lourdes Manzanares, a primeira diretora mulher da AHK Paraná.    

Daj Resort & Marina prepara programação especial para o Dia das Mães

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Daj Resort & Marina prepara programação especial para o Dia das Mães em meio à natureza e alta gastronomia

O segundo domingo de maio é uma das datas mais afetivas do calendário, e, em 2025, o Daj Resort & Marina, localizado em Ribeirão Claro, no norte do Paraná, aposta em uma programação pensada especialmente para celebrar o Dia das Mães com conforto, descanso e experiências memoráveis.

Conhecido por unir sofisticação e contato com a natureza, o Daj tem investido cada vez mais em experiências voltadas para o bem-estar em família. A programação de fim de semana do Dia das Mães inclui atividades para todas as idades, com destaque para a recreação infantil monitorada, que libera os adultos para momentos de descanso e lazer. As crianças contam com playground, espaço kids, sala de jogos, fazendinha e cinema, além de uma piscina interna aquecida com cromoterapia e uma externa com borda infinita e vista para as montanhas da região.

Para os adultos, o destaque fica por conta do Jaune Spa by L’Occitane, que oferece massagens terapêuticas e tratamentos corporais e faciais (com custo adicional), além de espaços de relaxamento integrados à natureza. O resort também conta com academia, quadra de tênis, trilhas e uma marina própria com acesso à Represa de Chavantes.

Outro ponto forte do Daj é a gastronomia. A cozinha do resort tem uma proposta de valorizar ingredientes frescos e apresentar técnicas refinadas em pratos autorais que transitam entre o regional e o contemporâneo. A experiência gastronômica inclui café da manhã completo, com pães artesanais e frutas da estação, além de almoços e jantares que exploram sabores criativos e harmonizações especiais.

Com suítes espaçosas, enxoval da Trussardi e amenities da L’Occitane, o Daj Resort & Marina busca oferecer uma hospedagem de alto padrão para famílias de diferentes perfis. Para os que desejam ampliar a experiência, a cidade possui empresas terceirizadas que oferecem passeios turísticos e atividades de aventura, como tirolesa, voo de paraglide, esportes náuticos e visitas a fazendas históricas.

O resort está localizado a 390 km de Curitiba e São Paulo e possui acesso facilitado por rodovia, sendo uma alternativa viável para quem busca fugir dos grandes centros sem a necessidade de viajar de avião. O Daj também conta com heliponto próprio, com coordenadas registradas (Ponta da Garças – SD60), para visitantes que optam por transporte aéreo privado.

O fim de semana do Dia das Mães no Daj promete ser mais do que uma simples viagem: é uma pausa para celebrar o afeto em um ambiente de tranquilidade, conforto e paisagens de tirar o fôlego.

Serviço:

Dia das Mães no Daj Resort & Marina

Data: 9 a 11 de maio

Local: Rodovia Bernardino Teodoro Ribeiro, km 0,3 – Ribeirão Claro, PR

Heliponto: Ponta da Garças (SD60) | Latitude: 23°17’40″S | Longitude: 049°44’15″W

Site: www.dajresortemarina.com.br 

Central de Reservas: (43) 3371-3902 (WhatsApp)

Opinião – Migrante

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Em fevereiro de 1981 cheguei a Curitiba, vindo de Fortaleza. Eu tinha, então, pouco mais de 16 anos. Filho de militar, vim na bagagem da transferência de meu pai. Uma decisão sem transições. Em janeiro, ele chegou à cozinha onde tomávamos café e anunciou: mês que vem vamos para Curitiba. E toda a minha vida mudou.

Quem já foi adolescente sabe que essa é a fase da vida que inspirou a ideia bíblica de céu, inferno e purgatório. Pois bem, eu vivia, depois de anos de um inferno de infância e um purgatório de pré-adolescência, o paraíso dos meus 15, 16 anos: era bom estudante, tinha ótimos amigos, destacava-me nos esportes, participava das festinhas do bairro, gostava de samba e forró, dançava direitinho, lia muito e já cometia alguns poemas e crônicas na máquina Olivetti verde- água que meu pai me dera de presente de quinze anos. E, a maior das glórias, começara a namorar, em julho do ano passado, uma moça dois anos mais velha do que eu, provocando inveja e admiração em todos os meus colegas. Ela era de Recife e nos conhecemos em uma das festinhas de garagem que ocorriam todos os fins de semana na vila onde eu morava. Depois dos primeiros enlevos e declarações, ela voltou para casa e passamos o semestre nos correspondendo com cartas compridas e melosas, cheias de versos rimados pobremente, mas repletos do sentimento furioso que marca a primeira paixão. Em dezembro, ela voltou e retomamos nosso romance, desfilando nossa alegria em todos os lugares: nas ruelas da vila, na varanda da casa da prima onde ela ficava alojada, no clube dos sargentos, onde batíamos ponto todo fim de tarde e nos fins de semana, no cinema, nas praças, debaixo das mangueiras e dos cajueiros. Falávamos de futuro, e tudo parecia calmo e azul, como aquelas tardes quentes e arejadas do verão cearense.

E então meu pai disse, simplesmente: vamos embora.

Curitiba era o avesso da minha cidade. Fria, úmida, nevoenta, sem árvores frutíferas, exceto aquelas enormes araucárias com suas pinhas sem graça e sem gosto. As pessoas eram taciturnas e silenciosas, e logo estranharam meu sotaque e o movimento exagerado de minhas mãos e braços. Rapidamente aprendi a lição e calei-me. Tornei-me também um sorumbático que mal levantava a cabeça durante as aulas e se enfurnava nos livros para se distrair. Não fiz amigos naquele ano, mas ganhei um apelido que detestava, principalmente pelo tom com que era entoado: “Ceará”. Descobri, nesse processo, algo que desconhecia completamente: o preconceito. E odiei o preconceito. Odeio até hoje, e meu corpo ainda treme de ódio quando vejo isso acontecer com alguém, seja por sua cor, corpo, voz ou atitudes. Nunca esqueço que zoavam do fato de eu não ter muitas variações de roupa e repetir calças e casacos durante aqueles dias intermináveis de escola. Até hoje visto o mesmo tipo de roupa, com pouquíssimas variações de cores, e sei que é uma resposta traumática a esses achaques. 

Aos poucos, porém, fui sobrevivendo. Entrei na universidade, comecei a dar aulas, arranjei uma namorada, casei, tive um filho, separei, casei de novo, adotei mais duas filhas e hoje, 40 anos depois, sinto-me mais curitibano do que nunca. Mas, nos meus fins de tarde, nas raras tardes quentes e com brisa desta cidade, revisito meu tesouro escondido, ao qual só eu tenho acesso: minha identidade cearense, com seus cheiros intensos de fruta, as risadas francas dos meus amigos de rua, a melodia das sanfonas e das zabumbas nas festas do clube, onde eu colava meu rosto ao rosto de minha primeira namorada e trocávamos promessas de amor eterno.

*Daniel Medeiros é doutor em Educação Histórica e professor de Humanidades no Curso Positivo. @profdanielmedeiros

Prefeitos do litoral paranaense firmam compromisso com Educação

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Evento em Paranaguá reúne lideranças municipais, secretários, gestores escolares e professores

Cerca de 150 profissionais e líderes da Educação do litoral paranaense se reuniram na quinta-feira (27), em Paranaguá, para fortalecer o compromisso da região com a educação pública de qualidade. O evento do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Litoral Paranaense (ADE LP) contou com o apoio do Instituto Positivo (IP), instituição sem fins lucrativos mantida pela Positivo Educacional, e parceiro técnico do ADE.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Educação de Antonina, Simone Medina Chaves; o prefeito de Guaraqueçaba, Alessandro Carneiro Soares Truchinski; e o secretário Municipal de Educação, Luciano Vidal Barbosa; a vice-prefeita e secretária Municipal de Educação de Guaratuba, Evani Cordeiro Justus; a coordenadora pedagógica de Matinhos, Simone Cordeiro; a secretária Municipal de Educação de Morretes, Adriana Assumpção; a secretária Municipal de Educação de Paranaguá, Fabíola Soares Arcega; a secretária Municipal de Educação de Pontal do Paraná, Cintia Mendes da Silva, e a vice-prefeita, Patrícia Marcomini; o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná – CIEDIPAR, Jacir Bombonato Machado; a representante do Núcleo Regional de Educação do Paranà, Simone Flauzino; e o presidente da Positivo Educacional e Instituto Positivo, Lucas Guimarães. 

No período da manhã, prefeitos e representantes de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná assinaram o termo de compromisso com o ADE Litoral Paranaense. O arranjo, reconhecido pelo Ministério da Educação como um mecanismo de colaboração entre redes de ensino, busca impulsionar transformações educacionais em municípios de pequeno e médio porte. O ato reforça o compromisso com a continuidade dos objetivos do ADE Litoral Paranaense, especialmente no aprimoramento dos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nos Anos Iniciais.

Outro momento importante foi o lançamento do livro Sete Vozes e um propósito – a jornada da colaboração das redes de ensino e a cultura do Litoral Paranaense, que reúne 82 boas práticas educacionais nas sete cidades do litoral do Paraná. A obra documenta experiências bem aplicadas nas escolas da região, e serve como referência para outras redes de ensino que buscam aprimorar os processos pedagógicos.

Os participantes acompanharam uma palestra com o assessor técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Francisco Matos. O representante do órgão abordou o papel do FNDE na implementação de políticas públicas educacionais e na destinação de recursos para os municípios, esclarecendo dúvidas sobre os programas e ações do governo federal.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Kátia Ferreira, o evento marca oficialmente o início de mais um ano de trabalho colaborativo em prol da educação pública no Litoral Paranaense. “Nosso propósito enquanto apoiadores dos ADEs é justamente colaborar uns com os outros. Isso é fundamental para fortalecer a educação pública. O lançamento deste livro é um marco, pois reúne iniciativas concretas que já estão transformando o ensino na região”, afirma.

“Encontramos no litoral paranaense uma terra fértil onde podemos semear a colaboração municipal. Hoje, temos 32 mil bons motivos para estarmos aqui. Essa colaboração nos fortalece, e sempre terá como resultado uma educação melhor”, complementou o presidente da Positivo Educacional e do Instituto Positivo, Lucas Guimarães, referindo-se ao número de estudantes da rede municipal dos municípios participantes.

Livro retrata a trajetória do ADE Litoral Paranaense

Organizado pela pesquisadora do Instituto Positivo, Maíra Weber, o livro conta com fotografias de Joel Rocha, texto sobre a história dos municípios, poemas e ilustrações do arte-educador Denni Capetta. A obra, também disponível em versão on-line, reúne textos da equipe do Instituto Positivo e de representantes das redes de ensino que integram os municípios do ADE Litoral Paranaense, destacando as boas práticas implementadas desde 2022. “Coordenadores pedagógicos e gestores escolares da região participaram de inúmeros encontros de formação continuada e o livro representa esse esforço coletivo de profissionais comprometidos com o avanço e o aperfeiçoamento da educação no litoral”, avalia Maíra Weber. Confira o livro no site: https://institutopositivo.org.br/download/sete-vozes-e-um-proposito/

Inspirado no projeto Avança Litoral, a Secretaria Municipal de Educação de Morretes implementou o “Avança Morretes – Coordenadores em Ação”, para aprimorar as práticas pedagógicas. “Se compartilhamos as experiências individuais dos municípios, podemos todos aprender, adaptar e melhorar. Espero que agora, com a troca de gestão, os demais municípios continuem esse trabalho colaborativo, que já apresentou sucesso. Morretes, por exemplo, recebeu medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, explica a secretária municipal de Educação de Morretes, Adriana Assumpção.

A secretária Municipal de Educação de Paranaguá, Fabíola Soares Arcerga, destaca a relevância do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Litoral Paranaense, iniciativa realizada em parceria com o Instituto Positivo. “O projeto promove uma reflexão sobre a importância dos termos de cooperação entre os sete municípios da região. O que se evidencia é que, muitas vezes, as dificuldades enfrentadas em nosso município podem ser superadas com o apoio dos municípios vizinhos. A força dessa colaboração entre os sete municípios litorâneos está na busca por um objetivo comum: garantir a qualidade da educação para todos os estudantes de nosso Litoral”, enfatiza.

Sobre ADE Litoral Paranaense

Implantado em 2022, o ADE Litoral Paranaense conta com sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O objetivo é atuar de forma colaborativa para melhoria da educação do território. Após diagnóstico, os secretários e técnicos em educação definiram como meta principal trabalhar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo apoia o ADE Litoral Paranaense e atua como mentor técnico da iniciativa.

Instituto Positivo

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.

Feira Arte Viva CWB promove edição especial de Páscoa com artesanato exclusivo e sabores tradicionais

A edição especial de Páscoa da Feira Arte Viva CWB acontece neste sábado, dia 12 de abril, trazendo ao público o universo de arte, criatividade e tradição. Realizada na Galeria Green Center, das 10h:00 às 18h:00, a feira segue com entrada gratuita e ambiente pet friendly, oferecendo um espaço vibrante para quem valoriza o feito à mão e o consumo consciente.
Nesta edição temática, os visitantes encontrarão produtos artesanais inspirados na magia da Páscoa, como ovos de chocolate produzidos por confeiteiros locais, doces tradicionais, velas aromáticas em formatos temáticos, decoração personalizada para a data e lembranças exclusivas que unem criatividade e afeto. “A Páscoa é um momento de renovação e partilha, e nada melhor do que presentear com algo feito com dedicação e carinho. Nosso evento é uma celebração do trabalho artesanal e da conexão entre as pessoas”, destaca Luciane de Fátima Gelinski Feola, idealizadora da Feira Arte Viva CWB.
Com 25 expositores, o evento reafirma seu compromisso com a valorização da economia criativa e do trabalho manual, trazendo opções que vão desde carne vegana de panela com molho de barreado a deliciosos ovos de Páscoa de colher. “Cada edição da feira traz novidades e talentos locais, e a especial de Páscoa será uma oportunidade única para quem busca produtos autênticos, carregados de história e significado”, acrescenta Luciane.
Entre os destaques desta edição estão:
🐰 Gastronomia Artesanal – Ovos de chocolate, pães especiais, doces caseiros e mel puro.
🎨 Artesanato Temático – Velas aromáticas, artigos de decoração e cerâmicas pintadas à mão.
👜 Moda e Acessórios – Peças exclusivas feitas por artistas locais e brechós sustentáveis.
📖 Papelaria Criativa – Cartões, ilustrações personalizadas e artigos decorativos.
 
A Feira Arte Viva CWB já se consolidou no calendário cultural da cidade, indo além da comercialização de produtos para reforçar o consumo consciente e a valorização da identidade local. Nesse sentido, ao visitar a feira é possível vivenciar uma experiência única para contribuir com aqueles que se dedicam em promover a arte curitibana. É uma oportunidade especial para encontrar presentes inesquecíveis e apoiar a produção artesanal local!
 
Serviço 
🎉 Feira Arte Viva CWB
🏘️ Local: Galeria Green Center
🧭 Endereço: Rua São Francisco, 232 e Rua Treze de Maio, 439 – Centro – Curitiba.
🎫 Entrada: Franca
📅 Data: 12 de abril de 2025
🕛 Horário: das 10h:00 às 18h:00
🐶 Pet friendly

“Isso não, é arte!” celebra a força da arte urbana no Espaço de Arte Francis Bacon

Em foco na nova exposição, o graffiti instiga novas perspectivas sobre expressão, resistência e cor, criando um apelo envolvente que destaca o impacto da arte de rua no cenário expositivo.
 

No coração da cidade, onde as paredes contam histórias e as obras de arte são peças-chave dessa narrativa, nasce a exposição “Isso não, é arte!” assinada pelos artistas Anderson Afonso da Rosa e Márcia de Morais Tirapelli. De 1º a 29 de abril, o Espaço de Arte Francis Bacon recebe uma imersão vibrante no universo da arte urbana expandindo os limites do conceito tradicional de arte.
A mostra reúne graffiti, esculturas, instalações e telas em um verdadeiro manifesto visual que desafia convenções e amplia os horizontes sobre o que é – e o que deveria ser – considerado arte. “A arte de rua é um grito, uma assinatura do tempo e do lugar. Está viva, pulsa e incomoda. E incomodar também é arte”, provoca o artista plástico, tatuador e multiartista Anderson.
“Isso não, é arte!” convida o público a uma experiência sensorial e simbólica. Mais do que obras, o visitante encontrará histórias, identidade e resistência – impressas em cada traço, cor e textura. Sob os codinomes “Gata e Véio”, a dupla transforma o espaço expositivo em um reflexo da vivência de muitos artistas urbanos que encontram no graffiti e na intervenção visual suas formas de expressão. A mostra também homenageia nomes icônicos da cena street art, reforçando a importância da representatividade e da democratização da arte. Márcia, neuropsicóloga e artista, destaca a relevância sociocultural da exposição: “Muitas vezes, o graffiti é marginalizado e tratado como um ruído visual, quando, na verdade, é uma forma legítima de expressão. Com essa mostra queremos provocar a reflexão – quem define o que é arte?”.
O tema busca enaltecer a arte urbana, que, assim como outras formas de expressão artística, manifesta ideias, crenças, cultura e emoções. A exposição retrata um universo próximo ao cotidiano e à vivência da dupla, além de representar a realidade de muitos artistas que encontram poucos espaços para expressar sua arte. Assim, a mostra se torna uma plataforma para dar voz a diferentes talentos.

Sobre os Artistas:
Anderson Rosa é artista plástico desde 1995, explorando diferentes estilos como graffiti, pintura a óleo barroca e paisagismo em acrílico. Tatuador desde 2006 e proprietário do estúdio Old Tattoo e Piercing desde 2009, também é guitarrista da banda Fish’n Creepers. Já participou de diversas exposições, incluindo Pin Up e Famosos do Rock’n Roll Anos 50.
 
Márcia Morais Tirapelli é neuropsicóloga e apaixonada por arte desde a infância. Começou com acrílico, evoluiu para pintura a óleo e aprendeu técnicas de graffiti com Anderson Rosa. Seu amor pela arte urbana vem da adolescência, quando desenhava letras inspiradas no estilo do que via nas ruas. Hoje, tem murais espalhados por Curitiba e incorpora influências do horror, cinema, psychobilly, punk e hip hop ao seu trabalho artístico.

Serviço 
🖼️Exposição “Isso não, é arte!”
🏘️Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC) 
🧭Endereço: Rua Nicarágua, 2453 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná. 
🎫Entrada: Franca 
📅Data: de 01 até 29 de abril de 2025.
🕛Horário: de terça a sexta-feira das 13h30 às 17h.
⚠️*O Espaço não abre nos feriados.