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Estudante cria clube do livro em escola e pesquisa impacto da leitura no aprendizado

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A leitura sempre foi essencial na vida de Louise Fátima Silva da Paixão, 14 anos. Além do gosto pessoal pelos livros, ela quis entender como a leitura influencia o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes. A pesquisa realizada ao longo de dois anos na Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (MOBIPE) do Colégio Positivo, representou o Paraná na final da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) 2025, que ocorreu na Universidade de São Paulo (USP), no final de março.

“Sempre gostei de ler e percebi que colegas que liam mais tinham mais facilidade nas provas e redações. Quis comprovar isso cientificamente”, conta a estudante. Ela analisou alunos de diferentes idades, comparando os hábitos de leitura com o desempenho escolar. Os resultados mostram que leitores frequentes melhoram a escrita, a compreensão de textos e a argumentação.

“Durante a pesquisa, percebi que muitos não leem por falta de incentivo. Alguns só leem quando obrigatório. Isso me fez pensar sobre como tornar a leitura mais prazerosa e acessível”, explica a estudante do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, em Curitiba (PR). O estudo também reforça a necessidade de políticas públicas que incentivem a leitura desde a infância. “Nem todos têm livros em casa, e isso gera desigualdade educacional. Meu objetivo é mostrar como um acervo maior nas escolas e mais incentivo da família e professores podem fazer a diferença”, acrescenta.

Segundo Louise, um dos momentos mais marcantes do trabalho foi quando um participante disse que, depois de começar a ler com frequência, passou a se sentir mais confiante nas habilidades de escrita e comunicação. “Isso me motivou ainda mais a seguir com a pesquisa”, relata a jovem.

O projeto “Lendo e Aprendendo” desenvolvido pela estudante destaca os benefícios que essa prática pode trazer para o aprendizado. Por meio de uma pesquisa com 91 estudantes entre 12 e 17 anos, realizada em Curitiba e durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2024, foi possível identificar que 43% dos adolescentes leem mais de sete livros por ano.

Como parte do projeto, Louise criou o “Clube do Livro Lendo e Aprendendo”, no qual estudantes se reúnem semanalmente para discutir obras literárias. Os principais resultados obtidos indicaram que a participação no clube não apenas melhora a capacidade de argumentação e senso crítico dos alunos, mas também promove um ambiente social que torna a leitura uma atividade prazerosa e colaborativa.

Além disso, a pesquisa revelou que, embora 90% dos entrevistados reconheçam os benefícios de um clube do livro, muitos nunca participaram de um, devido ao desinteresse pela leitura ou à falta de oportunidades. Louise concluiu que, para incentivar a leitura de forma eficaz, é fundamental utilizar abordagens que tornem a prática divertida e acessível, promovendo iniciativas que estimulem o interesse dos jovens.

A estudante recorreu à psicologia para entender outro dado revelado pela pesquisa. De forma unânime, os jovens reconhecem os benefícios da leitura, mas, ainda assim, a quantidade de livros lidos é baixa. Com base nisso, a jovem investigou o processo de tomada de decisão na adolescência e descobriu que algumas áreas do cérebro, especialmente as responsáveis pela sinalização de recompensas a longo prazo, ainda não estão totalmente integradas.

Por esse motivo, divulgar os benefícios da leitura não é suficiente para a aquisição desse hábito, pois a recompensa não é claramente percebida, tampouco vista como vantajosa. “Com base em artigos científicos, concluí que grande parte das decisões dos adolescentes é tomada com base na emoção, e não na racionalidade. Assim, para engajar os jovens na leitura, a sociedade como um todo deve mudar o discurso, adotando uma abordagem mais divertida e prazerosa”, pontua.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo, reconhecido como líder e referência no setor educacional, teve sua origem como um prestigiado curso pré-vestibular, expandindo sua atuação para se tornar uma instituição de destaque no campo da educação. Integrante do Grupo Positivo, sua história é marcada pelo compromisso de formar indivíduos éticos, conscientes e solidários, preparados para os desafios futuros com excelência. Desde os primeiros estágios da jornada educativa, o Colégio Positivo se distingue por sua abordagem transformadora, presente em todos os níveis de ensino. Com uma presença consolidada em 20 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a instituição acolhe aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

5 formas de ajudar crianças autistas a reconhecer e expressar emoções

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Uma das maiores barreiras enfrentadas por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é física nem visível: é emocional. A dificuldade em identificar e nomear sentimentos — tanto os próprios quanto os de outras pessoas — é uma característica comum e pode impactar a socialização, caso não seja abordada com o cuidado necessário.

Pesquisas indicam que o cérebro de crianças com TEA processa as emoções de maneira distinta. Um estudo da Universidade de Cambridge, publicado no Journal of Autism and Developmental Disorders, mostrou que crianças autistas apresentam menor ativação da amígdala — região cerebral associada à leitura emocional — ao observarem expressões faciais de medo ou tristeza.

Outro levantamento, conduzido pela organização Autism Speaks, revelou que mais de 80% das crianças autistas têm dificuldade em compreender sinais sociais e emocionais. Esse aspecto compromete a capacidade de formar laços de amizade, participar de atividades em grupo ou até mesmo expressar desconfortos e desejos de forma clara.

“Não é que essas crianças não tenham emoções — elas têm, e muitas vezes de forma intensa. A dificuldade está em nomear o que estão sentindo, entender o que acontece dentro de si e reconhecer as emoções dos outros”, explica Alessandra Santos, pedagoga especialista em Educação, Diversidade e Inclusão e diretora do Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB), que assiste cerca de 300 crianças. 

Isolamento não é solução — inclusão é essencial

Apesar dessas dificuldades, ainda é comum que familiares ou instituições optem por manter a criança autista mais isolada, como forma de protegê-la. Especialistas, no entanto, alertam que essa estratégia pode comprometer o desenvolvimento e dificultar a socialização das crianças.

Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão escolar e social de crianças com TEA é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e comunicacional. O convívio com outras crianças enriquece as vivências e oferece oportunidades concretas para o aprendizado socioemocional. “Socialização não é um bônus, é uma necessidade. Mas, para que ela aconteça de forma positiva, é fundamental preparar a criança para esse contato — e isso começa por ajudá-la a reconhecer e expressar suas próprias emoções”, destaca Alessandra.

Como ajudar crianças autistas a reconhecer e nomear emoções

O processo de alfabetização emocional é essencial para o bem-estar e a autonomia de qualquer criança — e, no caso do autismo, exige ainda mais intencionalidade. Veja algumas estratégias práticas recomendadas por especialistas:

  1. Use recursos visuais

Cartazes com expressões faciais, livros ilustrados e rodas das emoções ajudam as crianças a associar sentimentos a rostos e palavras. Uma sugestão para pais e educadores é o  Nomeando as Emoções, da BRW — um conjunto de cartas magnéticas que podem ser fixadas em geladeiras, quadros brancos imantados e outras superfícies metálicas, tornando o processo de aprendizado mais interativo e visual. O kit traz mais de 30 cartas ilustradas que facilitam o reconhecimento das emoções por meio de figuras, cores e nomes. 

  1. Brinque de caretas no espelho

Brincar com a criança de reproduzir emoções em frente ao espelho, como “alegria”, “medo” ou “raiva”, estimula o reconhecimento e a expressão facial dos sentimentos.

  1. Crie histórias sociais

Histórias simples, que retratam situações do cotidiano e mostram como os personagens se sentem, ajudam na compreensão de sentimentos e contextos emocionais. As histórias podem ser criadas em papel ou com o auxílio de aplicativos.

  1. Valide e nomeie os sentimentos da criança

Em momentos de frustração ou alegria, diga frases como “vejo que você está bravo agora” ou “parece que você ficou feliz com isso”. Isso ajuda a criança a fazer conexões entre o que sente e o nome desse sentimento.

  1. Ofereça um ambiente seguro e previsível

Uma rotina bem estruturada, aliada à previsibilidade e ao apoio emocional dos adultos, proporciona um ambiente acolhedor e favorece a expressão das emoções.

O papel da família, da escola e da sociedade

O desenvolvimento pleno de crianças autistas requer um compromisso coletivo com a inclusão. A escola precisa estar preparada; os professores, capacitados; e os colegas, bem orientados. Ao mesmo tempo, à família cabe acolher, incentivar a autonomia e valorizar cada pequena conquista emocional da criança.

“É possível ensinar empatia — e também aprender a sentir com mais consciência. Isso vale para todos, com ou sem diagnóstico”, afirma Alessandra. “Crianças autistas têm o direito de viver plenamente em sociedade. Não precisam ser moldadas para se encaixar, mas compreendidas, acolhidas e estimuladas com respeito. E tudo começa ao ajudá-las a entender o que sentem”, finaliza.

Sobre a BRW Suprimentos

Há 16 anos, a BRW Suprimentos tem se destacado ao oferecer soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo produtos que antecipam as tendências. O portfólio atual tem mais de 2 mil itens, divididos em 35 categorias, disponíveis em mais de 20 mil pontos de venda.

Gerar celebra sucesso do 1º Seminário Paranaense de Aprendizagem

O evento aconteceu dia 16 de abril, na sede Gerar CIC, em Curitiba.

O 1º Seminário Paranaense de Aprendizagem foi um grande sucesso. Gestores de Recursos Humanos, empresários e sociedade civil tiveram a oportunidade em participar do seminário no último dia 16 de abril na  Gerar CIC (Curitiba); de forma híbrida, disponíveis nos polos espalhados pelo Paraná; e de forma online – para todo mundo.

O seminário reuniu dezenas de líderes que se interessam por aprendizagem e recursos humanos. Além disso, o evento conquistou mais de 2 mil  espectadores simultaneamente no canal oficial da Gerar no YouTube.

Oportunidades

O seminário contou com as palestras de Pio Martins, economista e professor de Economia; Marcos Meier, psicólogo; Erika Medina, coordenadora de aprendizagem no Paraná (MTE); Mariane Josviak, Procuradora-Regional do Ministério Público do Trabalho; Antônio Pasin, superintendente da FEBRAEDA e Oriovisto Guimarães, economista e Senador da República.

“Acompanhamos informações sobre a conjuntura nacional e estadual. Seja pelo momento econômico; seja pelo perfil da juventude que se almeja em contratar ou, ainda, legislação da aprendizagem. Vários cenários foram apresentados ao longo do seminário”, destaca Ronny Essert, superintendente administrativo e executivo da GERAR.

Ele ainda ressalta que a  Gerar comprova que possui um programa de aprendizagem completo.

“Mostrou-se que a Gerar possui um programa de aprendizagem completo. O programa é aquele que todas as empresas precisam ter para garantir a melhor equipe – almejada quando o contrato do aprendiz for concluído e ele efetivado. A aprendizagem é a melhor forma de garantir a qualificação de seus funcionários” salienta.

“Durante o 1º seminário de aprendizagem, tivemos a oportunidade de consumir dicas valiosas para empresas e profissionais de Recursos Humanos. Cada palestra se mostrou importante, além do conhecimento e diálogo. Por isso, acreditamos que conquistamos – por meio do seminário, cada pessoa presente no evento, seja presencial ou online. E, claro, a Gerar celebra o sucesso do evento e logo teremos muito mais”, destaca Heloísa Arns, superintendente executiva da Gerar.

Francisco Essert, presidente do Conselho Diretor da Gerar, celebrou o momento de conhecimento e união com parceiros da instituição – além da sociedade civil. “Primeiramente, agradeço a cada um que esteve em nosso evento. Preparamos com muito carinho o 1º seminário de aprendizagem. Com palestras que pautavam sobre recursos humanos e aprendizagem, acredito que cada um que esteve presente, seja presencial ou online, saiu fortalecido e com mais conhecimento técnico para área”, ressalta.

Cirurgias minimamente invasivas devem beneficiar pacientes oncológicos do SUS no Paraná 

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Na região de Curitiba, o Hospital Angelina Caron, referência no tratamento de câncer, se prepara para ampliar o atendimento em seu ambulatório especializado em cirurgia laparoscópica para a rede pública

Pacientes oncológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão mais próximos de contar com uma técnica cirúrgica moderna e menos invasiva. A inclusão da videolaparoscopia no rol de procedimentos financiados pela rede pública — oficializada pela Portaria GM/MS nº 5.776, de dezembro de 2024 — representa um avanço importante e permite que hospitais habilitados passem a oferecer esse tipo de abordagem com recursos do sistema. 

Entre eles, está o Hospital Angelina Caron (HAC), referência no tratamento da doença na Região Metropolitana de Curitiba, que conta com um ambulatório específico para estas técnicas desde o início de 2024 e se prepara para ampliar o acesso à videolaparoscopia também para os pacientes do SUS.

O ambulatório especializado em cirurgias minimamente invasivas do HAC, com foco em procedimentos laparoscópicos e robóticos, até então era voltado exclusivamente a pacientes de convênios e particulares. Agora, a expectativa é de que mais pessoas tenham acesso a tecnologias que oferecem benefícios expressivos em termos de segurança e recuperação, o que sempre foi o objetivo, de acordo com o médico Jorge Itsuo Fukushima.

“Nossa busca é oferecer a todos os pacientes esse serviço de excelência, diminuir a dor pós-operatória, melhorar a recuperação e o tempo de internação, diminuir danos cicatriciais e psicológicos em pacientes que sofrem com uma doença tão devastadora”, conta. “É um sonho que está sendo realizado após um trabalho iniciado há mais de 12 anos, após  conhecer um dos maiores centros de oncologia do mundo, o MD Anderson em Houston nos EUA”, completa.

Além das cirurgias oncológicas, o ambulatório realiza procedimentos minimamente invasivos nas áreas de cirurgia geral, bariátrica, cardiológica, ginecológica e urológica. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), entre 80% e 90% dos pacientes com câncer precisarão de cirurgia ao longo de seu tratamento, e aproximadamente 60% das chances de cura estão associadas ao sucesso da intervenção cirúrgica — o que torna ainda mais relevante a adoção de abordagens modernas e menos invasivas.

Tecnologia a serviço do cuidado

No ambulatório do HAC, cada paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar que leva em consideração o tipo e o estágio da doença, as condições clínicas e as necessidades específicas. “É muito importante destacar que temos uma equipe formada por enfermeiros, auxiliares técnicos, anestesistas, fisioterapeutas e instrumentadores altamente comprometidos com o objetivo”, explica Fukushima.

A partir de então, conta, define-se a melhor abordagem cirúrgica: laparoscópica, por meio de pequenas incisões e o uso de câmeras, ou robótica, com braços robóticos controlados pelo cirurgião. A cirurgia robótica, considerada uma evolução da laparoscópica, é indicada para casos que exigem maior precisão, pacientes com obesidade, múltiplas cirurgias prévias ou tumores muito grandes. Na oncologia, as especialidades que mais utilizam essas técnicas hoje são ginecologia e urologia, nos tratamentos de câncer de endométrio, colo de útero e próstata.

Para a coordenadora do Ambulatório de Cirurgia Minimamente Invaisva Ginecologia do HAC, a médica Audrey Tieko Tsunoda, proporcionar esse cuidado a pacientes SUS é uma mudança importante. “Trata-se de proporcionar a todos — independentemente da forma de acesso ao sistema de saúde — os benefícios de uma cirurgia com menor agressão, menos dor, alta hospitalar mais precoce e retorno mais rápido às atividades e aos tratamentos complementares, como quimioterapia e radioterapia”, destaca.

Próximos passos

Apesar dos desafios, como o alto custo de aquisição e manutenção dos equipamentos, a tendência é de que as cirurgias minimamente invasivas se tornem cada vez  mais presentes no SUS. “Essa é uma mudança que já está em curso e deve se consolidar nos próximos anos, especialmente em centros com experiência e estrutura adequada”, observa Audrey. 

No caso do Hospital Angelina Caron, o início do atendimento pelo SUS com cirurgia videolaparoscópica representa um marco importante para a saúde pública. “Será o primeiro passo para incorporar, de forma estruturada, abordagens menos invasivas ao sistema público, o que pode reduzir significativamente o impacto do câncer no Brasil”, conclui a especialista.

Rede de franquias do Paraná aposta em ensino superior para formar líderes do setor imobiliário

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A Apolar, tradicional franqueadora imobiliária, acaba de dar um passo estratégico ao transformar sua plataforma interna de capacitação, o Apolar Academy, em uma iniciativa de ensino superior voltada à formação de lideranças no setor imobiliário. A novidade marca o início de uma parceria com o Centro Universitário Multiversa para a oferta de cursos de graduação e MBA em Gestão de Negócios Imobiliários, com reconhecimento do MEC.

O projeto é considerado pioneiro no mercado imobiliário brasileiro, com aulas presenciais e online e duração de 12 meses para o MBA e 24 meses para a graduação. As aulas da graduação começam em agosto e ambos os cursos serão ministrados na Sala Joseph Galiano, espaço criado para homenagear o fundador da rede, em Curitiba/PR.

Para Gutemberg Raicherth, CEO da Apolar, a qualificação contínua da equipe sempre foi uma prioridade e reflete o legado do fundador da empresa, Joseph Galiano. “Criamos o Apolar Academy com foco em treinamentos e palestras. Agora, ampliamos essa visão com cursos superiores que fortalecem a carreira dos nossos profissionais e o futuro do setor”, afirma.

Sobre a Apolar Franquias Imobiliárias

Fundada em 1969 por Joseph Galiano, a Apolar Imóveis se tornou referência no mercado imobiliário, ganhando onze vezes o prêmio ABF de franchising brasileiro pelo modelo de excelência em franchising e pelas suas inovações no segmento. São mais de 90 lojas espalhadas estrategicamente pelos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Paraguai, totalizando mais de 20 mil imóveis cadastrados, entre locados e disponíveis para vendas e locação.

Opinião: A Era do Conhecimento de hoje apoia-se sobre os ombros de gigantes do passado

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Cada geração ergueu novas estruturas sobre fundações sólidas, legadas pelos nossos antepassados. A era do conhecimento, que atualmente experimentamos, finca suas raízes em marcos históricos notáveis, entre os quais destacam-se dois colossos do saber: a lendária Biblioteca de Alexandria e a revolucionária imprensa de Gutenberg.

A Biblioteca de Alexandria, precursora do conceito moderno de universidade, resplandeceu como um imponente farol de conhecimento entre o século III a.C. e o século IV d.C. Guardava em seus 700 mil rolos de papiro e pergaminho o cerne do saber da Antiguidade, com a audaciosa missão de reunir um exemplar de todos os manuscritos existentes na face da Terra. Porém, seu acervo era privilégio de um seleto e conspícuo grupo de sábios, poetas e matemáticos. Sua destruição, carregada de simbolismo, é considerada por muitos como a maior tragédia da história da ciência e da cultura.

Até a metade do século XV, a transmissão escrita do saber no ocidente era em boa parte limitada aos monges copistas dispersos por algumas dezenas de mosteiros e universidades.

Foi nesse contexto que Johann Gutenberg, um engenhoso ourives alemão, mudou o curso da história ao criar a tipografia por volta de 1440, em Mainz, Alemanha (onde se pode visitar o Museu de Gutenberg com réplicas de alguns artefatos históricos – vale a pena a visita!). A prensa de tipos móveis provocou uma transformação monumental, moldando a Era da Renascença e empoderando o Iluminismo, a Reforma Protestante e a Revolução Científica, aclamada por muitos como a maior revolução tecnológica do milênio. Foi ela que democratizou o conhecimento, viabilizando a produção em escala de livros e jornais.

Na Europa renascentista, com uma população estimada em 50 milhões de habitantes, apenas 15% eram alfabetizados, devido à escassez de livros. Contudo, a invenção de Gutenberg alterou profundamente esse panorama, dobrando o número de leitores europeus em poucos anos. Por volta de 1500, já circulavam meio milhão de livros pelo continente.

Ironicamente, a pesquisa realizada pela Retratos da Leitura no Brasil de 2024, amplamente reconhecida por sua credibilidade, afere que na população adulta, pela primeira vez, o número de leitores se inferioriza ao número de não leitores (47% contra 53%, respectivamente). É considerado não leitor aquele adulto que não leu em 2024 sequer um único livro, nem mesmo aquele com poucas dezenas de páginas. Nos últimos 14 anos, 11 milhões de pessoas se afastaram por completo dos livros impressos ou digitais, e boa parte delas alega ter perdido o interesse e prefere se dedicar às telas.

E isso ocorre, paradoxalmente, na era digital, sendo que jamais o acesso ao saber e à pesquisa foi tão democrático, uma vez que, em questão de segundos, mediante um simples teclado ou comando de voz, é possível acessar conteúdos de praticamente qualquer área do conhecimento, inclusive com contextualização, aplicação e exemplos por meio das ferramentas de inteligência artificial.

Hoje, a internet e as mídias multimodais disponibilizam conteúdos técnicos e pedagógicos com muita didática, estética e dinamismo, incluindo animações 3D, mas é imperativo também reconhecer que grande parte dos dados presentes na web é fútil ou perniciosa. Quando estudante nos anos 1960, recordo-me de uma comunicação escrita sóbria, para não dizer sisuda; os livros, então dispendiosos, eram monocromáticos e com ilustrações contidas, além de textos densos.

Um estudo da Universidade de Harvard reforça o que é praticamente um consenso na neurociência: o uso excessivo de dispositivos digitais compromete áreas cerebrais como o córtex pré-frontal, responsável pela atenção e pela tomada de decisões. O impacto das redes sociais e de um conteúdo digital superficial na saúde mental e na capacidade cognitiva das pessoas fez com que a expressão brain rot (cérebro deteriorado) fosse escolhida como a palavra do ano de 2024 pelo Dicionário Oxford. Ela descreve a deterioração do estado mental devido ao consumo excessivo de material online trivial, privando o usuário dos benefícios de enfrentar tarefas mais complexas e envolventes, capazes de turbinar os neurônios e cuidar da saúde mental, minimizando-se os riscos de doenças degenerativas.

Em sua autobiografia (Código-fonte: como tudo começou), lançada em 2025, Bill Gates comenta que desde jovem costumava se refugiar em seu quarto, imerso em livros e reflexões — práticas que moldaram a sua capacidade analítica e visão estratégica. Ele hoje expressa preocupação sobre as novas gerações por passarem muitas horas diárias em atividades digitais.

Estudar, de forma profunda e eficaz, ainda exige um espaço silente, uma mesa e uma cadeira. Como dizia, com graça e sotaque alemão, um venerável professor de Matemática: “O aprendizado entra ‘pelo bunda’ e sobe ao cérebro.”

Apesar da abundância de recursos tecnológicos e da ludicidade didática, uma verdade permanece imutável: o aprendizado consistente e duradouro requer autodisciplina, esforço e introspecção.

Para alcançar os píncaros do saber, recorro à analogia do Cabo do Bojador, que tal qual o Cabo da Boa Esperança foram símbolos de superação na tradição portuguesa, como bem eternizou Fernando Pessoa: “Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor.” E há êxtase. Há conquista. A dor transfigura-se em um doce sabor — o sabor do saber.

Jacir J. Venturi, foi diretor de escolas e professor e Presidente do Sinepe/PR. Autor dos livros Da Sabedoria Clássica à Popular (em dois volumes); Cônicas e Quádricas; Álgebra Vetorial e Geometria Analítica (dispostos gratuitamente em www.geometriaanalitica.com.br).

Projeto de empreendedorismo gratuito, em Fazenda Rio Grande, vai oferecer capital de R$ 1.500,00 para 3 empreendedores 

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Empreendedores de Fazenda Rio Grande na região metropolitana de Curitiba, vão ter a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros em Fazenda Rio Grande começam no dia 28 de abril no ACINFAZ – Av. Araucárias, 142 – Eucaliptos. Nessa edição do Mega as aulas acontecem de 28 a 30/04  e depois de 05 a 09/05.

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega, explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula, os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 2 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvQPTdSfWY6PIwZmC48G5ppo8u9HWO3y-fVbVBPNIX5SNfJQ/viewform

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) em Fazenda Rio Grande 


Início:28/04/2025


Local: ACINFAZ – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FAZENDA RIO GRANDE

Endereço:  Av. Araucárias, 142, Eucaliptos

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99905-1757 – Valquíria Crispim 

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Natura Lumina revoluciona o cuidado capilar com a nova linha Força e Reparação Molecular

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Natura Lumina revoluciona o cuidado capilar com a nova linha Força e Reparação Molecular

Com tecnologia de ponta e ativos de alta performance, a novidade trata cabelos frágeis e quebradiços em nível molecular, garantindo força, brilho e regeneração desde a primeira aplicação

Resistência, brilho e regeneração profunda nunca estiveram tão fáceis de conquistar: Natura Lumina, marca expert em cabelos da Natura, lança a nova linha Força e Reparação Molecular, desenvolvida para tratar cabelos frágeis e quebradiços com uma abordagem inovadora que atua diretamente nas ligações internas do fio em nível molecular. Com tecnologia de ponta, os produtos promovem uma recarga de proteínas que preserva a queratina e protege contra danos futuros, garantindo cabelos visivelmente mais saudáveis desde a primeira aplicação.

Parte da inovação está na exclusiva tecnologia BioProteína Tripla Ação, que combina ativos de alta performance para promover uma regeneração inteligente dos fios. A linha repara a fibra capilar, reconstruindo de dentro para fora, e equilibra o couro cabeludo, garantindo um ambiente saudável para o crescimento capilar.

Para um tratamento completo, Natura Lumina Força e Reparação Molecular apresenta um portfólio completo que proporciona cabelos 5x mais fortes e protegidos contra danos futuros, além da reparação das ligações internas revertendo danos. A linha é composta por shampoo, que limpa suavemente mantendo a saúde do couro cabeludo; condicionador, que garante fios 9x mais fáceis de pentear, evitando a quebra; máscara que repara e protege as para mais elasticidade e força; sérum noturno, multifuncional e que potencializa o tratamento, revertendo até três meses de danos no primeiro uso; e protetor térmico, com ação anti umidade que blinda os fios para 80% menos frizz, brilho intenso, alta proteção térmica e reparação profunda com 10x menos pontas duplas. Cada produto foi desenvolvido para oferecer máxima performance e a reversão de três meses de danos no primeiro uso.

“Estamos trazendo uma solução inovadora para um dos principais desafios capilares: a fragilidade e a quebra dos fios. Com a tecnologia BioProteína Tripla Ação, conseguimos atuar na estrutura do cabelo de forma precisa e profunda, garantindo cabelos até cinco vezes mais fortes desde a primeira aplicação. Natura Lumina reforça seu compromisso com a ciência capilar, oferecendo produtos que aliam alta performance à inteligência da natureza”, explica Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing e líder de pesquisa desenvolvimento da Natura e Avon.

A nova linha Força e Reparação Molecular é um convite para transformar a relação com os cabelos, trazendo uma nova era de tratamento capilar que respeita e potencializa a força natural dos fios e está disponível no site oficial da marca, nas lojas físicas ou com as Consultoras de Beleza Natura.

Natura Lumina já possui um extenso portfólio de produtos com soluções para necessidades específicas dos fios como antiqueda e crescimento, antioleosidade, nutrição e reparação profunda, reparação de danos extremos, matização e restauração, cabelos crespos, entre outros.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras de Beleza, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Natura Ekos e Dengo criam experiência sensorial inédita para celebrar o cacau em todas as suas formas

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Natura Ekos e Dengo criam experiência sensorial inédita para celebrar o cacau em todas as suas formas

A união entre as marcas celebra o lançamento de Natura Ekos Cacau e reforça o compromisso com a valorização de ingredientes da biodiversidade brasileira

O que já era bom pode, sim, ficar ainda melhor. Natura, líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil*, se une à Dengo, marca brasileira de chocolate bean-to-bar, em uma collab exclusiva que celebra o cacau em todas as suas formas, além do lançamento da linha Natura Ekos Cacau. O resultado é uma edição especial limitada das famosas barras da Dengo, feitas com cacau amazônico. A novidade conta com embalagem assinada pela artista indígena Winny Tapajós e chega ao mercado em 14 de abril, com venda exclusiva na Fábrica Dengo, em Pinheiros, São Paulo, e no e-commerce da marca.

A parceria marca a chegada da linha Natura Ekos Cacau, uma inovação no portfólio de Natura Ekos que celebra o poder da manteiga bruta do cacau amazônico para um ritual completo de cuidado com a pele. Com eficácia comprovada, a linha potencializa em duas vezes a produção de colágeno, promovendo firmeza e nutrição intensa, além de trazer uma fragrância inédita com extrato aromático 100% natural do cacau. Tanto Natura Ekos quanto a barra de chocolate da Dengo, são feitos com cacau amazônico que gera mais renda para 150 famílias amazônidas, beneficiadas com o cultivo do cacau. Ambas as empresas certificadas pelo sistema B, compram o Cacau da Cooperativa CEPOTX, no Pará.

“Natura e Dengo possuem um compromisso com o meio ambiente e com seus consumidores, além de destacarem o uso de ingredientes naturais em suas produções, respeitando a biodiversidade brasileira. Com o lançamento de Ekos Cacau, não poderíamos deixar de unir esforços para celebrar esse ingrediente tão característico e querido no nosso país. Natura Ekos traz o bioativo em uma linha completa para hidratação do corpo com a manteiga bruta do cacau, que garante 2x mais colágeno a pele, enquanto a Dengo traz o sabor do chocolate em uma barra exclusiva, completando a experiência sensorial dos clientes”, comenta Isabela Massola, diretora de Marca da Natura.

“Mais do que uma parceria entre marcas, essa é uma celebração de valores compartilhados. Natura e Dengo nasceram da paixão pela biodiversidade brasileira e do respeito pelas pessoas que fazem essa riqueza existir – dos agricultores aos consumidores. Quando unimos o chocolate bean-to-bar da Dengo, feito com cacau de origem ética com ingredientes de alta qualidade, à inovação de Natura Ekos, criamos uma experiência que vai além do produto: é um convite para sentir, conhecer e honrar o cacau em toda a sua potência”, conta Renata Lamarco, Diretora de Marketing da Dengo.

A experiência vai além das prateleiras: na Fábrica Dengo, os visitantes poderão conhecer de perto o universo do cacau em um tour especial e experimentar os produtos da linha Ekos Cacau, durante o mês de maio. Já em alguns finais de semana antes da Páscoa, haverá degustação gratuita de chocolates Dengo nas lojas Natura: de 11 a 13 de abril, na Natura Oscar Freire e 18 a 20 no Morumbi.

Além disso, a parceria traz promoções cruzadas: na compra de 1 item Ekos Cacau nas lojas Natura participantes, os clientes ganham 2 trufas Dengo e a partir de 3 itens da linha, ganham uma barra de chocolate grande. Já nas lojas Dengo, compras acima de R$100 garantem descontos exclusivos na linha Ekos Cacau. Confira a lista aqui.

*Euromonitor International; Beleza e Cuidados Pessoais edição 2024; vendas ao varejo em valor (RSP), dados de 2023.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras de Beleza, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. 

Sobre a Dengo Chocolates

A Dengo é uma marca de chocolates bean-to-bar com mais cacau, menos açúcar e com ingredientes brasileiros. Como um negócio de impacto social, une pessoas em um ciclo justo, compartilha sabores autênticos e promove renda digna para 194 pequenos e médios produtores de cacau, conservando a natureza e inspirando quem consome. Com mais de 51 lojas espalhadas pelo Brasil e duas unidades em Paris, a Dengo está envolvida em todas as etapas do processo: adquire o cacau diretamente dos produtores, desenvolve receitas únicas com ingredientes brasileiros e oferece ao consumidor uma experiência única com um chocolate de qualidade.

Avon lança Coleção Reds em parceria com Pinterest

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Avon lança Coleção Reds em parceria com Pinterest

Inspirada na Cerejamania, principal tendência de beleza para 2025, marca apresenta edição limitada de itens de maquiagem com tons sofisticados para conversar com a Geração Z

A Avon anuncia sua primeira collab exclusiva e limitada com o Pinterest: a Coleção Reds, que traz tons intensos e sofisticados para celebrar a estética vibrante da Cerejamania, tendência apontada pela plataforma como uma das principais apostas de beleza para 2025 no relatório Pinterest Predicts.

Inspirada por esse movimento que valoriza cores quentes e cheias de personalidade, a Avon, líder em maquiagem no Brasil¹, apresenta uma seleção de produtos que combina novas tonalidades com as melhores cores do portfólio, refletindo no compromisso da marca em traduzir comportamentos atuais em soluções reais para os consumidores. Destaque para a nova paleta de sombras Ultra Color The Red One, ideal para todos os tipos de pele, a novidade inclui 9 novas cores inspiradas na tendência do vermelho perfeitas para combinar com qualquer look. Além disso, a coleção também traz ao portfólio novas cores do Esmalte Power Stay Gel e do Lápis Delineador em Gel Power Stay.

“Essa coleção não apenas acompanha uma tendência estética, mas também representa uma estratégia concreta de conexão com novas gerações, especialmente com a Geração Z, que hoje dita ritmo, estética e valores no universo da beleza. Além disso, ela é um convite para explorar a maquiagem em diversas leituras, saindo do óbvio e abraçando várias personalidades e humores – do batom vermelho clássico a uma make monocromática completa em tons de vermelho”, reflete Giovanna Vidmar, gerente de marketing da Avon.

Com mais de 139 anos de história, a Avon mostra que inovação e tradição podem caminhar juntas. Ao investir em colaborações estratégicas e na escuta ativa do mercado, a marca reafirma sua capacidade de se adaptar às transformações culturais, traduzindo tendências em produtos acessíveis e de alta performance. A Coleção Reds é reflexo disso: tons impactantes, acabamento perfeito e durabilidade, características que fazem parte da maquiagem Avon, em uma proposta visual que dialoga diretamente com a estética e os desejos da nova geração.

“A parceria com o Pinterest é uma forma de ampliarmos as tendências do universo digital e reforçar que a Avon está sempre antenada com o que está em alta no universo da beleza. A tendência Cerejamania representa uma aposta no empoderamento por meio de cores quentes e fortes como o vermelho, e estamos muito felizes em trazer essa tendência para o nosso público de maneira acessível e inovadora”, afirma Giovanna.

De acordo com o Pinterest, a cor cereja-vermelho será impulsionada especialmente pela Geração Z e pelos millennials, que devem transformar essa tendência em uma estética completa, seja na decoração da casa, roupas e até na maquiagem. Para Rogério Nicolai, diretor de negócios do Pinterest para o Brasil, a collab com a Avon é uma forma concreta de traduzir essa previsão em produtos. “Estamos muito animados em ver como a cor vibrante e sofisticada do vermelho cereja vai inspirar e empoderar as mulheres. A Avon soube traduzir perfeitamente essa tendência, criando uma coleção exclusiva que reflete a autenticidade e o estilo único do público jovem que procura inspiração no Pinterest.”

Guiada pelo seu propósito de empoderamento feminino, a Avon, segue firme no compromisso com uma beleza acessível, de qualidade e com significado. Com mais de um século de história, a marca continua a se reinventar e a dialogar com as novas gerações, sem perder sua essência que a consolidou como uma referência no mercado de beleza, principalmente na categoria de maquiagem. 

Confira as novidades da Coleção Reds, da Avon: 

Paleta Ultra Color The Red One
São 09 tons vibrantes e diferentes acabamentos permitindo a criação de looks, dos mais clássicos até os mais elaborados. É fácil de aplicar em camadas e pode ser construída para criar um efeito mais dramático! 

Lápis Delineador Power Stay Gel
Delineador cremoso em acabamento gel e formato lápis. Longa duração de 24 horas, resiste ao calor, ao suor e a umidade. À prova d’água com sensação leve e confortável. Para explorar formatos e acabamentos de delineado que duram nas cores tendência, agora com mais opções em Power Stay. Tecnologia Color Lock exclusiva que não repuxa, borra ou desbota. Aplicação fácil e precisa. Cor intensa na primeira passada que pode ser esfumada e virar uma sombra. 

Esmalte Power Stay Gel
Tecnologia Color Lock exclusiva que não desbota, com alto poder de fixação da cor, com 8 dias de duração de cor e brilho intensos. Resiste à descamação por mais tempo. Efeito 3D preenchedor*, unha com cor mais uniforme de longa duração e brilho extra. Não mancha as unhas e é fácil de aplicar. Unha de salão em casa, sem precisar de luz UV. 

Power* Stay Batom Líquido Matte 16h
O batom sucesso de vendas que você já amava está ainda melhor: mesma longa duração, fórmula mais confortável e nova embalagem. Acabamento matte aveludado de longa duração por até 16h mais confortável para deixar você livre para se expressar, sem retoques e desconforto. Expresse seu poder e força com lábios que falam mais alto. 

Batom Líquido Matte Glitter Effect Avon Power Stay
Edição Limitada do Batom Líquido com novo efeito glitter: textura cremosa e acabamento Matte com brilho com 16 horas de duração sem necessidade de reaplicação! 

Power Stay Batom Preciso Matte 10h
Primeiro batom preciso matte 2 em 1 de longa duração do Brasil. O dia passa, e o power fica. O Batom Preciso Power Stay 10h é seu novo batom preferido do dia a dia. Dura 3x mais que seu batom comum, e seu formato preciso garante o contorno definido e preenchimento dos lábios.

A nova coleção Reds já está disponível no site da Avon e com as Consultoras de Beleza da marca.

¹Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | Total Brasil 

Sobre a Avon

Avon, parte do grupo Natura & Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação,com mais de dois milhões Consultoras de Beleza. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km/h. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Casa & Estilo. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br