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Divisão de guarda no Carnaval gera dúvidas e disputas na Justiça

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Divisão de guarda no Carnaval gera dúvidas e disputas na Justiça

Com blocos, desfiles e viagens, o feriado prolongado traz a pergunta: quem fica responsável pelas crianças?

A chegada do Carnaval, uma das festas mais aguardadas do calendário brasileiro, acaba evidenciando algumas discussões em diversas áreas do direito, como férias na trabalhista e a divisão de guarda já familiarista. Com blocos, desfiles e viagens, o feriado prolongado traz a pergunta: quem fica responsável pelas crianças? Segundo dados preliminares do IBGE (Estatísticas do Registro Civil 2023) divulgados em novembro de 2024, o Brasil registrou 387 mil divórcios no ano anterior, o que representa um aumento de 5% em relação a 2022. Como consequência, cresce também a procura por orientações legais para definir os períodos de convívio no carnaval.

Em muitos casos, a guarda compartilhada é a modalidade mais utilizada no país, conforme previsto no Código Civil brasileiro e na Lei n° 13.058/2014. A ideia é que as decisões sobre a vida dos filhos sejam tomadas em conjunto, ainda que exista uma residência fixa determinada (geralmente com a mãe ou com o pai). “O ponto-chave não é apenas onde a criança mora, mas como se dará a divisão de tempo em datas festivas, como o Carnaval. É fundamental ter um planejamento prévio para evitar conflitos de última hora”, explica o advogado familiarista Dr. Henrique Hollanda.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em relatório divulgado em fevereiro de 2025 sobre ações de família, apontou que cerca de 70% dos processos de definição de guarda acabam com a adoção da guarda compartilhada. Entretanto, feriados longos, como no Carnaval, podem acabar parecendo injustos para uma das partes mesmo se um acordo prévio e mais genérico já tenha sido feito. Pais podem ainda sentir dificuldades em conciliar agendas e entender quem tem prioridade na companhia dos filhos. “A resposta costuma estar no acordo ou na sentença que estipulou a guarda. Se a folga de Carnaval não está claramente descrita, aconselha-se formalizar um aditamento ou buscar conciliação para prever a divisão dessa data específica. O bem-estar da criança e a manutenção de rotina equilibrada são o que deve nortear qualquer decisão”, ressalta Hollanda.

As dificuldades também se refletem em situações especiais, como a organização de viagens ou eventos exclusivos, especialmente para quem pretende curtir blocos de rua ou camarotes em outros estados. “Se não houver disposição clara sobre este período, pode ocorrer surpresa. Por exemplo, a mãe planeja viajar com amigos e imagina que o pai ficará com a criança. Porém, se ele também planeja viajar, surge o impasse”, exemplifica o advogado. Para evitar transtornos, ele recomenda que os pais revisitem o acordo de guarda ao menos uma vez por ano para ajustar a convivência nos feriados mais longos.

Especialistas destacam que a comunicação transparente e antecipada entre os genitores costuma ser a melhor estratégia para prevenir discussões e, sobretudo, evitar o acionamento desnecessário do Judiciário. “A cada vez que os pais mantêm um diálogo franco, os filhos ganham estabilidade emocional”, observa Hollanda. Em última análise, o interesse da criança permanece como o critério básico: mesmo no meio da folia, a prioridade deve ser a segurança e o bem-estar dos pequenos.

Serviço:

Dr. Henrique Hollanda

Advogado especialista em Direito da Família e Sucessões

Hollanda e Sinhori Advogados Associados

Ajudo pessoas a protegerem seus bens através de planejamento sucessório e inventário

@henriquehollandaadvogado

+55 41 98468-8650

contato@hollandaesinhori.adv.br

Rua Ébano Pereira, 11, conjunto 1.802. Curitiba/PR

Reflexologia podal: um alívio para o estresse das mulheres

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Reflexologia podal: um alívio para o estresse das mulheres

Terapia natural pode ajudar a reduzir a sobrecarga mental e promover bem-estar

No Dia Internacional da Mulher, refletir sobre a carga mental feminina é essencial. Estudos apontam que as mulheres acumulam mais tarefas domésticas e responsabilidades familiares do que os homens, somando em média 21,3 horas semanais de afazeres extras. Esse acúmulo de funções impacta diretamente na saúde mental, causando sintomas como ansiedade, insônia e esgotamento físico. Entre as soluções naturais para minimizar esse impacto, a reflexologia plantar tem se destacado como uma alternativa eficaz de relaxamento e reequilíbrio.

A reflexologia podal é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos dos pés, correspondentes a diferentes órgãos do corpo. Essa prática, reconhecida pelo Ministério da Saúde como parte das Práticas Integrativas e Complementares, ajuda a reduzir os níveis de estresse, melhora a circulação sanguínea e promove relaxamento profundo. “A reflexologia atua na liberação de tensões acumuladas, estimulando o bem-estar físico e emocional da mulher”, explica o massoterapeuta Fernando Fappi.

A terapia é indicada para mulheres que sofrem com sintomas de exaustão, dores musculares e distúrbios do sono. O método é simples, mas eficaz: com toques precisos em regiões sensíveis dos pés, é possível ativar pontos relacionados à ansiedade e à tensão emocional. “Após algumas sessões, muitas mulheres relatam uma sensação de leveza e bem-estar prolongado, a sensação é a mesma de estar comendo chocolate”, afirma Fappi.

Além do alívio imediato, a reflexologia também pode ser utilizada como estratégia preventiva. A prática frequente auxilia na regulação hormonal e na melhoria da qualidade do sono, dois fatores fundamentais para o equilíbrio emocional. Estudos indicam que a reflexologia pode reduzir em até 30% os níveis de estresse percebidos pelas pacientes, tornando-se uma ferramenta valiosa para a rotina feminina.

Para mulheres que lidam com uma rotina intensa de trabalho, família e compromissos, incorporar a reflexologia plantar como um momento de autocuidado pode fazer toda a diferença. “Cuidar de si mesma não é um luxo, mas uma necessidade. Pequenas pausas para relaxamento são essenciais para a saúde e a qualidade de vida”, ressalta o massoterapeuta.

Neste Dia da Mulher, promover o bem-estar feminino é uma forma de reconhecimento e valorização. A reflexologia plantar surge como uma opção acessível e eficiente para aliviar o estresse e proporcionar momentos de relaxamento. Afinal, cuidar da mente e do corpo é um direito de todas as mulheres.

Serviço:

Massoterapia

Fernando Fappi

Massoterapeuta

(41) 98722-7593

@fappifernando

ffappi@hotmail.com

R Frei Henrique de Coimbra, 1272 – Hauer

Flow Contabilidade nasce da Orconsil para revolucionar a gestão de clínicas

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Flow Contabilidade nasce da Orconsil para revolucionar a gestão de clínicas

Com uma união de tradição e inovação, a Flow Contabilidade promete abrir novos horizontes para profissionais de odontologia e outras áreas da saúde.

Conhecida por sua sólida presença há meio século no mercado contábil, a Orconsil Contabilidade agora apresenta sua “filha” mais nova: a Flow Contabilidade. A nova empresa surge com uma proposta de auxiliar cirurgiões-dentistas — e demais empreendedores da área — a se transformarem em verdadeiros empresários, oferecendo serviços de gestão financeira e estratégica para consultórios, clínicas e negócios de saúde.

Fundada há 50 anos, a Orconsil reúne experiência de sobra em contabilidade, consultoria e suporte empresarial. Segundo o contador e BPO financeiro Danilo Fermino, a Orconsil permanece até hoje sem nenhum registro de reclamação no Reclame Aqui, atende a 320 empresas e conta com cerca de 15 funcionários dedicados. “Temos clientes há 25 anos conosco e até mesmo o fundador, pai de todos, ainda aparece na empresa, mesmo que não atue mais diretamente no dia a dia. Tudo isso comprova nosso compromisso com excelência e transparência”, destaca Fermino.

Agora, toda essa bagagem está servindo de base para o surgimento da Flow Contabilidade, que traz como missão “transformar dentistas em empresários por meio da gestão financeira, para que possam liderar, crescer e viver a vida que merecem”. A iniciativa nasce de uma constatação simples: apesar da alta qualificação técnica, muitos profissionais enfrentam dificuldades para gerenciar negócios, lidar com números e planejar o crescimento sustentável de suas clínicas.

Segundo Fermino, o objetivo da Flow é oferecer um verdadeiro “raio-x” financeiro, identificando pontos de melhoria em vendas, marketing, custos e equipes, para que o dentista (ou gestor de saúde) assuma o papel de líder de seu consultório. “Há uma grande lacuna na formação dos profissionais de odontologia, pois eles saem sabendo muito sobre procedimentos clínicos, mas pouco sobre gestão, contabilidade e liderança. Queremos preencher essa lacuna”, explica.

Embora o perfil oficial da Flow Contabilidade nas redes sociais ainda apresente um discurso mais abrangente, Fermino canais mais descontraídos e de fácil acesso como o Instagram para compartilhar conteúdo especialmente voltado ao mercado odontológico — lá, o público encontra dicas de gestão, planejamento financeiro e estratégias para tornar consultórios mais lucrativos.

A nova empresa também aposta na criação de uma comunidade de dentistas em busca de “mais lucro, leveza e liberdade”, como define a própria estratégia de posicionamento para 2025. A Flow fará uso de ferramentas práticas, relatórios financeiros detalhados e métricas de desempenho para orientar onde cortar custos, como investir e onde melhorar margens. “É o que chamamos de ‘Libertar-se do mocho’ — deixar de ser apenas um executor e tornar-se um empreendedor de fato”, diz Fermino, ressaltando que a Flow seguirá a tradição de qualidade da Orconsil, mas com foco total em consultórios e clínicas odontológicas.

A aposta, portanto, é dar ao cirurgião-dentista ou gestor de clínica o poder de entender com clareza suas finanças e tomar decisões mais inteligentes. De acordo com Fermino, a Flow não se limitará apenas a relatórios: “Queremos oferecer jornadas de transformação personalizadas, com resultados claros, como aumento de margem de lucro e redução de desperdícios. Tudo isso sempre pautado pela experiência de 50 anos da Orconsil e nosso atendimento de excelência.”

Com essa união de tradição e inovação, a Flow Contabilidade promete abrir novos horizontes para profissionais de odontologia que desejam conciliar técnica apurada, planejamento estratégico e uma gestão financeira sólida. Se depender do histórico da Orconsil, os consultórios têm motivos de sobra para confiar nessa nova empreitada.

Serviço:

Flow Contabilidade

Danilo Fermino

Contador CRC PR 078065/O-2

(41) 99727‑8762

@danilofermino

Facebook: Danilo Fermino

LinkedIn: Danilo Fermino

YouTube: Danilo Fermino

danilo@orconsil.com.br

flowcontabilidadedigital.com.br

Avenida República Argentina, 4922

Cidadania italiana: 10 mitos e verdades que você precisa saber

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Cidadania italiana: 10 mitos e verdades que você precisa saber

Como a crença popular pode acabar atrasando sua cidadania

A possibilidade de obter a cidadania italiana desperta o interesse de milhões de descendentes ao redor do mundo, especialmente no Brasil, que abriga a maior comunidade de italianos fora da Itália. De acordo com o Istituto Nazionale di Statistica (Istat), existem mais de 80 milhões de pessoas com ascendência italiana no planeta, sendo que mais de 30 milhões podem estar no Brasil, segundo estimativas de associações ítalo-brasileiras. Mas, em meio à empolgação, surgem dúvidas que podem retardar ou até inviabilizar o processo. Para esclarecer o que é fato e o que é equívoco nessa jornada, conversamos com a advogada Isabella Siqueira, da Vicenza Cidadania, especialista em processos de reconhecimento na Itália e no Brasil.

1. “Basta ter um sobrenome italiano para ter direito à cidadania”
Mito. A nacionalidade italiana baseia-se no critério de jus sanguinis, isto é, quem descende de italianos pode ter direito ao reconhecimento. Porém, não basta ter apenas um “sobrenome” italiano. É preciso comprovar a linha de ascendência com documentos oficiais — como certidões de nascimento, casamento e óbito — que demonstrem a transmissão da cidadania ao longo das gerações.

2. “A cidadania italiana é transmitida sem limite de gerações”
Verdade. Diferentemente de alguns países, a Itália não impõe um limite de gerações para a transmissão da cidadania, desde que não haja interrupções legais no processo (como a renúncia formal por algum antepassado). Porém, conforme explica Isabella Siqueira, cada geração deve ter sua documentação validada, o que pode exigir tempo e paciência.

3. “Mulheres italianas não podiam transmitir cidadania antes de 1948”
Verdade, com nuances. Antes de 1948, a legislação italiana não permitia que a mulher passasse a cidadania aos filhos. Contudo, existe a possibilidade de realizar ações judiciais específicas conhecidas como “caso 1948”, que podem reverter situações em que a linha de descendência é materna anterior a essa data.

4. “Se minha família entrou com um processo, todos os descendentes terão direito automático”
Mito. Cada pessoa precisa dar entrada em seu próprio processo, ainda que possa aproveitar parte da documentação apresentada pelos parentes. De acordo com a advogada da Vicenza, é recomendável manter certidões atualizadas e autenticadas para cada novo pedido de reconhecimento.

5. “É obrigatório ter visto ou residência na Itália para reconhecer a cidadania”
Mito. O reconhecimento pode ser feito tanto via consulado italiano no país de residência, diretamente na Itália (com residência temporária) ou ainda via judicial. A exigência de fixar residência temporária na Itália é válida apenas se você optar por realizar o processo presencial em território italiano. Quem opta pelo consulado ou pela via judicial não precisa ter residência na Itália.

6. “Há filas de espera de vários anos nos consulados brasileiros”
Verdade. Em muitos consulados italianos no Brasil, a fila pode chegar a até 10 anos, conforme dados divulgados pela imprensa e por associações de apoio a descendentes. A demora varia de acordo com a localidade e a demanda. De fato, as alternativas via judicial e o processo presencial na Itália costumam ser mais rápidas.

7. “Preciso falar italiano fluentemente para ter a cidadania”
Mito. Não é exigida fluência em italiano para o reconhecimento via jus sanguinis. A proficiência é requerida, por exemplo, para outros tipos de vistos ou para naturalização por casamento, mas não no caso de cidadania por descendência. Entretanto, ter conhecimentos básicos do idioma facilita a comunicação com órgãos públicos e cartórios na Itália.

8. “Posso perder a cidadania italiana se não for ao país por muito tempo”
Mito. A Itália não prevê a perda automática da cidadania por falta de contato com o país. No entanto, a pessoa deve manter os registros atualizados no AIRE (Anagrafe Italiani Residenti all’Estero), comunicando mudanças de endereço e estado civil.

9. “Fazer todo o processo por conta própria é possível, mas pode ser mais trabalhoso”
Verdade. Qualquer cidadão pode reunir a documentação e dar entrada em seu processo de forma independente. Contudo, segundo Isabella Siqueira, contar com uma assessoria especializada, como a Vicenza, agiliza a obtenção de certidões, retificações de registro e trâmites que exigem conhecimento das leis e práticas italianas.

10. “Cidadania italiana oferece vantagens para viajar, estudar e trabalhar na Europa”
Verdade. Além de poder viver legalmente em qualquer país da União Europeia, o cidadão italiano tem acesso facilitado a estudos e oportunidades de emprego, além de poder viajar para diversos países sem a exigência de visto.

A experiência da Vicenza em descomplicar o processo

A Vicenza Cidadania atua há anos na assessoria de reconhecimento da nacionalidade italiana, oferecendo suporte documental, auxílio em processos judiciais e orientação para famílias que desejam comprovar sua ascendência. De acordo com Isabella Siqueira, o objetivo da empresa é tornar o processo mais claro e eficiente:

“É comum as pessoas desistirem no meio do caminho por falta de orientação adequada. Nosso trabalho é garantir que cada etapa seja cumprida de forma correta e transparente.”

Para mais informações ou esclarecimentos sobre os procedimentos, a Vicenza disponibiliza contatos e materiais explicativos em suas redes sociais e site oficial. Assim, quem deseja dar os primeiros passos rumo ao passaporte italiano pode contar com o respaldo de profissionais experientes e comprometidos em simplificar a jornada da cidadania.

Serviço:

Vicenza

Isabella Siqueira – Especialista em Cidadania Italiana

+55 41 99278-2090

@vicenzacidadania

contato@vicenzacidadania.com.br

R. Padre Anchieta, 2050 – Bigorrilho, Curitiba – PR

Carnaval e produtividade: como você pode manter sua performance o ano inteiro

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Carnaval e produtividade: como você pode manter sua performance o ano inteiro

A pausa para o carnaval realmente afeta a produtividade ou essa pausa ajuda nossa mente?

Com o início do Carnaval, uma das maiores celebrações culturais do Brasil, muito se debate sobre os impactos dessa festa na produtividade nacional. Enquanto para muitos empresários e profissionais o feriado prolongado é visto como uma pausa prejudicial, dados econômicos mostram o oposto. Em 2023, a movimentação econômica do Carnaval alcançou R$ 8,18 bilhões em todo o país, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), demonstrando o potencial da festividade para impulsionar negócios, principalmente nos setores de turismo e entretenimento. Porém, mesmo com esses números, o período é frequentemente criticado pela interrupção das rotinas de trabalho.

A produtividade no ambiente corporativo, contudo, vai além de somente um grande calendário. Renê Skaraboto, hipnoterapeuta com ampla experiência no mundo corporativo, ressalta que a hipnoterapia pode ser uma solução poderosa para otimizar o desempenho profissional, independentemente da época do ano. “Muitas pessoas acreditam que produtividade está ligada apenas à quantidade de horas trabalhadas, mas, na verdade, trata-se de como a mente está preparada para enfrentar desafios e se manter focada”, explica. A hipnoterapia, ao acessar o subconsciente, permite desbloquear o potencial interno, melhorando habilidades como concentração, tomada de decisão e gerenciamento de estresse.

Os benefícios vão além. Estudos mostram que técnicas de hipnose aplicadas no ambiente de trabalho ajudam não só a aumentar a eficiência individual, mas também a fortalecer a colaboração em equipe. “Empresas que investem no bem-estar mental de seus funcionários colhem frutos em termos de maior engajamento e criatividade”, afirma Renê. Ele também destaca que a prática auxilia no combate ao esgotamento emocional, problema crescente em muitas organizações.

Para implementar a hipnoterapia de forma eficaz, é essencial contar com profissionais qualificados e alinhar a técnica às metas corporativas. Renê aponta que programas personalizados são ideais para atender as necessidades específicas de cada organização, seja por meio de sessões individuais ou treinamentos em grupo.

Portanto, enquanto o Carnaval pode ser uma pausa necessária para muitos, a hipnoterapia surge como uma estratégia contínua para transformar a performance no trabalho. Ao cuidar do equilíbrio mental e emocional, empresas e profissionais podem aproveitar não apenas o feriado, mas o ano todo, com energia e produtividade renovadas.

Serviço:

Hipnose para todos

Renê Skaraboto

Hipnoterapeuta

(41) 99692-9774

@hipnose_para_todos

https://www.clinicahipnoseparatodos.com.br

Ed. Batel Executive Center – Travessa João Turin, nº37 Sala 601 – 6ª andar – Água Verde, Curitiba – PR

Nova diretoria do CORE-PR assume para o triênio 2025/2028

Novos integrantes reforçam o compromisso com a renovação e o dinamismo 

A nova diretoria do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR) tomou posse oficialmente em uma plenária realizada no dia 26 de fevereiro na capital paranaense. O evento foi conduzido pelo presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Arquimedes Cavalcante Júnior, e transmitido online, contando com a participação de representantes de conselhos de todo o Brasil.

Reeleito para a presidência do CORE-PR, Paulo Nauiack destacou em seu discurso a importância da chegada de novos integrantes ao conselho, ressaltando a necessidade de oxigenação e ampliação das ações para fortalecer a representação comercial em todo o estado.

 “A chegada de novos integrantes significa renovação e dinamismo para o CORE-PR. Queremos expandir nossa atuação para o interior do estado, fortalecendo a percepção da importância do setor, que cresce de forma consistente e se consolida como um dos principais canais de vendas do mercado”, afirmou Nauiack.

O setor de representação comercial tem registrado crescimento expressivo. Segundo Nauiack, nos últimos quatro anos, o segmento registrou uma expansão entre 12% e 15% ao ano em novos entrantes, evidenciando a força da profissão e sua relevância no mercado. Entre as principais metas da nova gestão estão a internacionalização das atividades e a atração de novos profissionais para a área.

“O mercado está cada vez mais globalizado e a representação comercial acompanha essa evolução. Queremos ampliar a capacitação e fornecer aos profissionais do setor as melhores estratégias e ferramentas para atuar de forma competitiva”, acrescentou Nauiack, mencionando que eventos e workshops continuarão sendo promovidos para aprimoramento da categoria.

O presidente do Confere, Arquimedes Cavalcante Júnior, enfatizou a importância da interiorização das ações do CORE-PR, integrando profissionais de todo o estado e fortalecendo a representatividade da categoria. 

“A representação comercial é uma profissão em constante transformação. Hoje, contamos com inovações tecnológicas e ferramentas digitais que ampliam a eficiência do setor. O CORE-PR tem um papel estratégico na capacitação e modernização da profissão, garantindo que os representantes comerciais estejam preparados para os desafios do mercado atual”, afirmou.

O setor de representação comercial é responsável por um volume significativo da economia paranaense, movimentando mais de 20% do PIB estadual. Com isso, a nova diretoria assume o compromisso de fortalecer a categoria, ampliar sua representatividade e impulsionar o crescimento sustentado da atividade.

CORE/PR – GESTÃO 2025/2028

DIRETORIA EXECUTIVA

Diretor-Presidente Paulo César Nauiack

Vice-Presidente Celso Luís de Andrade

Diretor-Secretário Ottilio Mônaco

Diretor-Tesoureiro Marcio Borges Laurentino

COMISSÃO FISCAL – Membros Efetivos

Celso Machado

Geraldo de Freitas

João Maria Villela

DIRETORES SUPLENTES

1º Diretor Suplente – Vinicius Schlichta

2º Diretor Suplente – Arno Valberto Grahl

3º Diretor Suplente – Creuza Aparecida dos Santos

4º Diretor Suplente – Alessandro Cleber Loureiro Krüger

5º Diretor Suplente – Juliano Leonor

REPRESENTANTES JUNTO AO CONFERE

DELEGADOS EFETIVOS

Paulo César Nauiack

Celso Luís de Andrade

DELEGADOS SUPLENTES

Marcio Borges Laurentino

Ottilio Mônaco

Carnaval: que alimentos escolher para aguentar os dias de folia

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Ingerir refeições leves e de fácil digestão ajuda a manter o corpo pronto para as longas horas de bloquinho e trio elétrico

De norte a sul do país, o brasileiro prende a respiração enquanto acompanha a contagem regressiva para o mais nacional dos feriados, o carnaval. Nos bloquinhos, atrás do trio elétrico, cruzando a Avenida ou nos tradicionais clubes de baile, a lei é uma só: ser feliz ouvindo música alta, dançando, pulando e brincando. E, se a festa é longa, o corpo precisa ter condições para aguentar o ritmo, ainda mais com a previsão de onda de calor em várias partes do Brasil ao longo dos dias de folia. Por isso, uma boa alimentação e a ingestão frequente de líquidos (não, não valem os alcoólicos) são fundamentais para chegar à quarta-feira de cinzas (quase) inteiro.

Segundo a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Positivo (UP) Ana Carolina Roos, vale a pena investir em uma combinação de frescor e leveza quando o assunto é se alimentar bem durante o carnaval. “O ideal é optar por refeições leves para manter a energia. É importante que sejam mantidas as principais refeições, pelo menos café da manhã, almoço e jantar. E se a pessoa puder fazer alguns lanches nos intervalos, melhor ainda”, aconselha.

Café da manhã

No café da manhã, a sugestão é consumir frutas e alimentos que contenham fibras, porque elas dão a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Bons exemplos são os cereais integrais, como no pão integral. Além disso, é importante consumir uma proteína, como ovo ou queijo branco.

Almoço e jantar

Ao longo do dia, as refeições principais são responsáveis por fornecer todos os nutrientes de que o corpo precisa para continuar em movimento. “No almoço e no jantar, apesar da festa, é importante manter o equilíbrio, comendo bastante salada, fontes de proteína de qualidade e que sejam de fácil digestão. Pode ser um peito de frango, peixe ou ovos. E, para manter a energia, o carboidrato também não pode faltar. Pode ser arroz, macarrão, mandioca, batata inglesa ou batata doce.” As leguminosas, como feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha, também devem estar no cardápio.

Lanchinhos

Quem vai passar o dia curtindo a festa deve, ainda, considerar carregar consigo itens para os lanchinhos dos intervalos. Nesse caso, as frutas e sucos naturais, assim como barras de cereal – desde que nas versões integrais, sem adição de xarope de glicose – são boas opções. Também é uma boa ideia preparar um sanduíche, por exemplo, com frango, atum, queijo branco, ricota ou queijo cottage, completando com folhas e legumes a gosto. Mas atenção: “se for o caso de preparar um sanduíche para levar, não podemos esquecer de levar esse sanduíche bem acondicionado em um recipiente que o mantenha bem fresquinho, para evitar intoxicação”, alerta a especialista.

De olho na hidratação

“O ritmo nos dias de carnaval é muito intenso e a consequência é que o corpo perde muita água, principalmente se a pessoa não estiver se hidratando adequadamente ou se ela fizer um uso excessivo de bebidas alcoólicas”, pontua Ana Carolina. Por isso, a água é a principal aliada do folião. Além dela, sucos naturais, chá sem açúcar e bebidas que repõem os sais minerais perdidos na transpiração, como isotônicos e água de coco, também são boas pedidas. “Para saber a quantidade diária de líquido que se deve ingerir, basta multiplicar o peso por 35 ml. Ou seja, uma pessoa que pesa 65 kg deve ingerir aproximadamente 2,3 litros de líquido ao dia. Claro, esse valor pode ser superior caso a transpiração seja muito intensa”, ensina.

O que evitar?

Por fim, não basta consumir os alimentos corretos nesse período. Também é essencial evitar os alimentos errados. E quais seriam esses? Refeições muito gordurosas e bebida alcoólica em excesso são inimigos de um carnaval bem curtido. “O excesso de álcool pode provocar aquela famosa ressaca no dia seguinte da festa. Se a gente for lembrar de alguns outros fatores, por exemplo, o calor excessivo e mesmo o desgaste físico de horas seguidas de folia, tudo isso pede um aumento bem importante na quantidade de água que deve ser consumida. Além disso, vale lembrar que o álcool tem efeito diurético e isso faz com que o organismo perca ainda mais água”, lembra a nutricionista. Por isso, para quem vai ingerir bebida alcoólica, é importante que esse consumo seja feito com moderação e que ele seja intercalado com a ingestão de água. Também deve-se lembrar que o álcool não deve ser ingerido com o estômago vazio para evitar tontura, visão turva e até hipoglicemia.

O conselho final é relativamente simples, mas imprescindível. “Precisamos ficar muito atentos com a qualidade dos restaurantes que vamos frequentar e com os alimentos vendidos por ambulantes. Isso porque, nesse calor, os alimentos podem ficar expostos a temperaturas inadequadas para conservação, formando um ambiente ideal para proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar e estragar a festa do folião”, completa.

Evento gratuito: Palladium Curitiba promove tradicional Pulinho de Carnaval

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Evento será realizado nos dias 1° e 2 de março, com o grupo Samba de Saia como atração principal

O “Pulinho de Carnaval Palladium” se tornou um evento aguardado por muitas famílias. Com programação especial e gratuita, os visitantes são convidados a participar de um bailinho de Carnaval à moda antiga. Realizado no sábado e domingo, dias 1° e 2 de março, o evento busca proporcionar momentos de muita alegria e descontração.

A Praça de Eventos do Shopping Palladium, localizada em frente às Lojas Americanas, no Piso L1, vai ganhar uma decoração temática para garantir a folia. A programação inclui marchinhas especiais para as crianças e seus familiares, além da animação do grupo Samba de Saia. “O Pulinho de Carnaval no Shopping Palladium é um momento especial para toda a família entrar no ritmo da folia com muita alegria. Criamos um ambiente cheio de cor, música e diversão para que as famílias possam viver uma experiência carnavalesca inesquecível. Venham fantasiados para criar um ambiente ainda mais temático e estarão prontos para aproveitar essa festa que já virou tradição”, convida a gerente de marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira.

O Pulinho de Carnaval acontece em três horários: no sábado, às 15h e às 18h, e no domingo, às 16h, com duração de uma hora, cada. O evento, que é gratuito e aberto ao público, é recomendado para crianças de até 12 anos, acompanhadas pelos responsáveis.

Serviço

Pulinho de Carnaval Palladium

Local: Praça de Eventos, em frente às Lojas Americanas, Piso L1

Datas: 1° e 2 de março

Horários: 

  • Sábado: 15h e 18h. 
  • Domingo: 16h

Entrada: gratuita e aberta ao público

Mais informações: https://palladiumcuritiba.com.br/ ou https://www.instagram.com/shoppingpalladium/ 

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Cardápio aterrorizante transforma café da manhã de hotel na Zombie Walk Curitiba 2025

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Tradicional brunch dominical do NH Curitiba The Five ganha opções temáticas arrepiantes, estação de maquiagem gratuita e DJ a fim de proporcionar experiência única em celebração ao evento multicultural

Com a chegada do Carnaval, Curitiba se prepara para receber a icônica “Zombie Walk”, atraindo os apreciadores do terror que desejam participar de um evento descontraído, repleto de fantasias assustadoras, maquiagens macabras e muito mais.

Para tornar a ocasião ainda mais memorável, o NH Curitiba The Five promove uma edição especial de seu tradicional brunch dominical, desta vez com uma temática horripilante. O cardápio, assinado pelo chef Silvonei Sousa, traz pratos inspirados no universo do terror, como pappardelle sangrento com ricota, hambúrguer extraterrestre, torta monstro de frango, pastel de túmulo, gelatina de Frankenstein e  espetinhos de morcego, entre outras opções. Além disso, o brunch inclui uma estação de pães artesanais, tábua de queijos e frios, antepastos, conservas, saladas, frutas, cereais, castanhas e frutas secas, garantindo uma experiência gastronômica completa.

Para embalar o evento, a DJ Rêh Freak traz uma trilha sonora especial, alinhada à decoração temática do ambiente. Quem quiser entrar ainda mais no clima da Zombie Walk poderá contar com uma maquiadora profissional, pronta para transformar gratuitamente os convidados em verdadeiros personagens de terror. 

“Poucas experiências são tão divertidas para crianças e adultos quanto uma refeição temática que brinca com o lúdico e cria momentos inesquecíveis. Proporcionar isso aos nossos hóspedes e visitantes é fundamental”, afirma o diretor do hotel, Antonio de Albuquerque.

Serviço:

Brunch Zombie Walk

Local: NH Curitiba The Five – Trinitas Restaurante | Rua Nunes Machado, 68, Batel

Horário de funcionamento: 11h às 15h

Valor: R$ 145,00 + 10%

Telefone: (41) 3434-9400

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.

Izabel Maestrelli é a nova Diretora Nacional de Integração Feminina do COFECI

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Izabel Maestrelli é a nova Diretora Nacional de Integração Feminina do COFECI

Após tomar posse a nova dirigente cria gestão compartilhada escolhendo cinco diretorias regionais

A curitibana Izabel Maestrelli foi nomeada Diretora Nacional de Integração Feminina do COFECI, Conselho Federal de Corretores de Imóveis, em cerimônia realizada no dia 29 de janeiro, no Hotel Royal Tulyp Brasília Alvorada, na capital federal. O evento celebrou a continuidade e inovação na gestão do Sistema Cofeci-Creci, reunindo autoridades, líderes do setor imobiliário e representantes de conselhos regionais de corretores de imóveis.

“Este é mais um desafio e estamos disponíveis para fazer o melhor que pudermos. O convite veio do presidente João Teodoro, que tanto fez, e ainda faz, pela categoria profissional, e eu não poderia recusar”, afirma Izabel Maestrelli, que antes de assumir o desafio em nível nacional já atuava como Diretora da Mulher pelo CRECI-Paraná.

Na última terça-feira (18), o presidente do COFECI e a Diretora Nacional de Integração Feminina realizaram uma live para apresentarem as diretoras regionais escolhidas por Izabel e nomeadas pelo Sistema Cofeci-Creci para a gestão 2025/2027. Izabel Maestrelli, responsável pela Diretoria Nacional, convidou para ocupar os cargos Luciana Viana (Sudeste), Beatriz Gomes (Centro-Oeste), Zélia Pereira (Nordeste), Iara Migan (Sul) e Rosemery Malinowski (Norte).

“Para somar esforços e trazer um melhor resultado para esta nova missão, eu optei por fazer uma gestão compartilhada, convidando outras cinco mulheres corretoras e líderes em suas regiões, para um trabalho conjunto. Nosso objetivo é seguir convidando outras mulheres que tenham desejo de fazer parte da diretoria de Integração Feminina em municípios onde existam um número razoável de corretoras de imóveis. O Brasil é muito grande e temos demandas e carências diferentes”, argumenta a nova diretora.

Representatividade Feminina e o futuro

A nova diretoria iniciou a gestão com reuniões para entender as demandas de cada região. “As mulheres representam cerca de 40% dos corretores ativos. É importante entendermos as necessidades e trabalharmos em conjunto para capacitar essas profissionais ainda mais, para que possam ter um rendimento digno e independência financeira”, complementa Izabel.

Dentro da gestão compartilhada, a nova diretoria debaterá temas como a igualdade de gênero no setor. “Financeiramente não há diferença na corretagem de imóveis, mas entendemos que a igualdade deve abranger outros setores importantes da sociedade. A conscientização fará parte da gestão, que não focará somente no bem-estar das mulheres. Trabalharemos em conjunto na construção de um caminho mais harmonioso e inclusivo”, conta. 

Dentre os temas já abordados, o oferecimento de palestras e cursos de qualificação também estão entre as prioridades. Além disso, campanhas importantes como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul devem ganhar força no cenário nacional. “Precisamos trabalhar com a conscientização em todo território nacional. Algumas campanhas, já realizadas no Paraná, também terão ações em todos os Estados como, por exemplo, arrecadação de alimentos, doação de sangue e arrecadação de tampinhas plásticas. Os corretores são muito solidários e sempre conseguimos atingir os objetivos de arrecadação quando necessário”, finaliza a diretora.

Izabel Maestrelli já atua como diretora para Assuntos da Mulher Corretora de Imóveis do Creci-PR e junto a Ademi-PR exerce a função de diretora de relações institucionais, cargos que vai conciliar com a Diretoria Nacional de Integração Feminina do COFECI.