Home Blog Page 304

Carro “bebe” muito? Confira dicas para economizar combustível

0

Especialista explica como pequenas mudanças no volante podem eliminar gastos, melhorar a eficiência e reduzir emissões

Você sabia que o consumo de combustível está diretamente ligado à maneira como se dirige? O peso no bolso dos brasileiros é considerável. De acordo com um estudo do Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, calculado pela Fipe com base em dados da PNAD Contínua (IBGE) e divulgado pelo Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, encher o tanque do carro no segundo trimestre de 2023 consumiu até 12,1% da renda das famílias brasileiras. 

Diante desse cenário, o aplicativo de mobilidade urbana V1 elaborou uma lista de dicas para ajudar os motoristas a gastarem menos durante seus deslocamentos. “Os gastos com combustíveis são difíceis de serem reduzidos, pois  são despesas essenciais. No entanto, algumas práticas podem contribuir para a economia e a otimização do uso do combustível, seja gasolina, álcool ou diesel”, explica o especialista do V1, Alexsandro Laures. 

  • Manutenção em dia

A primeira e principal orientação para economizar combustível no dia a dia é manter o veículo em boas condições. Para isso, é essencial estar com a manutenção em dia, principalmente no que diz respeito à injeção eletrônica, bobina, distribuidor, vela e cabo de ignição. “Oriento ainda verificar regularmente o nível do óleo, a calibragem dos pneus, os freios e os níveis do fluido da transmissão. Também é fundamental manter o motor bem lubrificado e substituir os filtros de ar”, destaca Laures.

  • Mantenha uma velocidade constante e evite frenagens bruscas

A aceleração abrupta e excessiva, assim como a frenagem brusca contribuem significativamente para um alto consumo de combustível. “Sempre oriento os motoristas  a manter uma velocidade constante, especialmente ao sair de um semáforo ou de uma vaga de estacionamento. O ideal é acelerar gradativamente, permitindo que o veículo desenvolva velocidade de maneira suave”, explica. “A frenagem brusca também é contraindicada, pois, além do risco de colisão traseira, o motorista acaba por frear e acelerar o carro continuamente, exigindo que o veículo saia da inércia mais vezes e consumindo mais gasolina”, complementa. A indicação é analisar o trânsito de maneira panorâmica e abrangente, antecipando possíveis frenagens e avaliando todos os automóveis ao seu redor, mantendo a velocidade e a rotação do motor o mais constante possível. “Essa direção atenta e defensiva, além de economizar combustível, preserva as peças do carro, como pastilhas de freios e lonas.” 

  • Existe marcha ou velocidade indicada?

Segundo o especialista, não há uma marcha que gaste mais ou menos combustível. “Esse entendimento é um mito. O que gasta combustível é a forma que se dirige. Por exemplo, um motorista que demora para fazer a troca de marchas, mesmo na terceira marcha,  terá um consumo maior de combustível”, afirma. Em outras palavras, a troca de marchas deve ser realizada no tempo e na rotação adequados, considerando as características do motor e do veículo. 

  • A subida é mais “sofrida” para o carro? 

Em subidas, diversos aspectos influenciam no consumo excessivo de combustível, sendo o peso e a carga do veículo os principais. Cabe destacar que cada modelo de carro comporta uma capacidade de carga que pode transportar, descrita no manual do automóvel. “Um carro mais pesado vai “beber” mais gasolina, é claro. Por isso, sempre indico dirigir  na faixa de 3.000 a 4.000 RPM, mantendo uma aceleração constante, o que auxilia em momentos que demandam mais do veículo”. 

  • Desligue o motor do carro (às vezes!)

O especialista indica que, em paradas acima de um minuto, é possível desligar o motor do veículo para economizar combustível. No entanto, em casos de paradas rápidas, como em semáforos, não vale a pena desligar o motor. “A partida inicial sobrecarrega o sistema de ignição do veículo e diminui a vida útil do motor de arranque”, explica Laures. 

  • Atenção com o ar-condicionado e dispositivos eletrônicos

O uso do ar-condicionado e dispositivos eletrônicos, como faróis auxiliares e limpadores do para-brisa, deve ser moderado, pois contribuem para o consumo de combustível.  “Quanto mais dispositivos elétricos estiverem sendo utilizados, mais o veículo buscará energia de bateria, consumindo mais combustível”, destaca. 

  • Qual gasolina escolher?

O mercado hoje oferece diversos tipos de combustíveis no posto e muitos motoristas desconhecem as especificidades de cada um e o que cada automóvel demanda. “A diferença entre os combustíveis é simples: a gasolina comum não possui aditivos de limpeza, ao passo que a gasolina aditivada contém alguns detergentes adicionados ao combustível. Já as gasolinas premium e a podium trazem componentes de limpeza especiais e são indicados para veículos de alto rendimento, aproveitando assim a potência do motor”, detalha Laures. Todavia, isso não proíbe que carros com potência menor abasteçam com gasolinas especiais. A indicação é apenas não trocar repentinamente o combustível, mas, sim, de maneira gradativa, não prejudicando o rendimento do motor. Ainda, vale abastecer em postos de confiança: postos de marcas desconhecidas e/ou com valores muito inferiores aos aplicados pelo mercado devem ser evitados.

Turismo sobre rodas: locação de carros é alternativa ideal e econômica para férias de fim de ano

O aumento do turismo doméstico registrado em julho deste ano favoreceu o aluguel de carros, apresentando um aumento de 15% a 20% na procura pela locação em comparação com a baixa temporada, conforme dados da ABLA. As projeções para as férias e festas de fim de ano são ainda mais positivas. “O aumento considerável nos preços das passagens aéreas tem incentivado o uso do carro para viagens domésticas de médias distâncias”, explica o coordenador de operações do V1, Thiago Pinheiro. 

O aplicativo de mobilidade urbana V1 destaca-se pelos diferenciais de praticidade e agilidade no cadastro do motorista, agendamento e pagamento antecipado, todos realizados de forma 100% on-line, sem burocracias e intermediação de terceiro. A empresa conta com o maior número de pontos de atendimento na cidade, totalizando 20 estações com alta disponibilidade de veículos. Isso proporciona comodidade e praticidade na retirada e devolução do veículo, garantindo a proximidade das estações com os usuários. 

Devido à alta demanda de locações para o fim do ano, a orientação é antecipar o agendamento. “Temos hoje na frota de Curitiba aproximadamente 80 veículos em diferentes categorias, como Kwid, Gol, Voyage, Onix Sedan, Renegade, Spin e T-CROSS. Nossos clientes conseguem agendar e locar automóveis por toda a cidade, já que estamos situados em diversos bairros, como: Centro, Rebouças, Prado Velho, Batel, Champagnat, Vila Izabel, Tarumã, Pinheirinho, Água Verde, Boqueirão, Bacacheri, Novo Mundo e regiões metropolitanas, como Pinhais e São José dos Pinhais. Por mais que o V1 tenha a funcionalidade de locação e retirada imediata do automóvel, indicamos agendar e garantir o seu carro nestas festas de fim de ano, que são mais concorridas”, finaliza Thiago. 

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play.

Hard Rock Cafe Curitiba anuncia tradicional festa de Ano Novo com experiência all-inclusive e espetáculo de fogos

0

Restaurante promove evento com cardápio exclusivo e shows ao vivo no dia 31 de dezembro

Com o final do ano se aproximando, é chegada a hora de começar a fazer os planos para o Réveillon. Estão na rota alguns estabelecimentos que realizam eventos e festas com uma programação diferenciada. Como é o caso do Hard Rock Cafe Curitiba, que terá mais uma vez a tradicional festa de Réveillon, oferecendo uma experiência all-inclusive para toda a família, com música ao vivo e show de fogos para iniciar o novo ano com o pé direito.

O evento inclui um cardápio diferenciado, com open bar e open food, decoração especial, espaço kids e shows ao vivo, com dois palcos que terão duas bandas tocando durante toda a noite. “Vamos trazer um conceito único para a festa de Réveillon 2024, apostamos no formato all-inclusive com um mix vibrante de atrações, que contempla uma ceia especial com pratos principais e sobremesas, uma seleção de drinks de sucesso da casa, champagne e caipirinha, além da decoração temática, espaço kids e, claro, muita música de qualidade e um lindo show de fogos”, adianta a diretora administrativa do Hard Rock Cafe Curitiba, Cristiane Rocha.

Experiência gastronômica

O cardápio, que costuma ter os hambúrgueres como a principal atração, será diferenciado para celebrar a chegada do novo ano. Entre os  mais de 30 itens, destacam-se o ravioli de queijo e nozes, o camarão ao molho branco, o mignon suíno, o escondidinho de cogumelos, com versão vegana de mandioca, e o filé mignon ao molho de vinho tinto. Durante toda a noite, os convidados poderão desfrutar de uma mesa diversa de antepastos. As sobremesas incluem mini cheesecakes e brownies, casquinha crocante de bolachas com creme de cream cheese e sorvetes. 

Quem passar a virada no restaurante ganhará um “kit festa” com adereços temáticos para acompanhar o look all white. A loja oficial do Hard Rock Cafe Curitiba, a Rock Shop, ficará aberta durante toda a noite para quem quiser adquirir os itens exclusivos da marca. 

Festa memorável

As reservas de mesas, a partir de duas pessoas ou grupos, podem ser realizadas pelo site Zet, da Gazeta do Povo, ou pelo telefone (41) 3091-6060. O primeiro lote tem o valor promocional de R$ 650,00 por pessoa e está disponível por tempo limitado. Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 12 anos pagam meia entrada e a partir de 13 anos pagam o valor integral. A casa abrirá as portas a partir das 20h no dia 31 de dezembro, com serviço de valet para todos os presentes.

Para toda família

Para proporcionar uma experiência completa, será montado um espaço kids com diversas opções de brincadeiras e entretenimento para as crianças, com um monitor para auxiliar os pequenos durante toda a noite. 

Serviço

Réveillon 2024

Data: 31 de dezembro

Horário: a partir das 20h

Local: Rua Buenos Aires, 50, Batel

Valor: a partir de R$ 650,00 

Mais informações no site: https://comprenozet.com.br/eventos/reveillon-hard-rock-cafe-curitiba/ ou pelo telefone (41) 3091-6060.

SOBRE O HARD ROCK CAFE CURITIBA

Inaugurado em 2015, o Hard Rock Cafe Curitiba realiza em torno de 1.460 shows anuais. Instalada no bairro do Batel e com capacidade para receber simultaneamente 1.000 pessoas, a maior unidade da marca no Brasil já recebeu mais de 3 milhões de clientes desde sua abertura. O empreendimento conta com áreas para atender a vários formatos de eventos (corporativos e sociais), além de uma das lojas mais completas do Hard Rock.

Blue Park um dos melhores parques aquáticos do Brasil Anuncia Temporada de Verão

A época mais quente do ano chegou e o Blue Park está pronto para fazer a sua temporada de verão ser inesquecível. Neste verão, prepare-se para mergulhar em dias cheios de diversão e aventura em um dos 10 melhores parques aquáticos no Brasil pela premiação dos Melhores Destinos.

Venha desfrutar do parque aquático mais completo de Foz do Iguaçu com atrações para todo mundo. Para aqueles que desejam relaxar e apreciar a paisagem, o Rio Lento é a escolha perfeita, assim como colocar o pé na areia na maior Praia com ondas do Sul do Paraná. Os pequenos também têm seu espaço garantido no Blue Park, com a Área Baby e a Área Kids, especialmente projetadas para fazer a alegria das crianças.

Com entretenimento para todas as idades, o complexo oferece atrações pagas à parte, como Tirolesa, Pedalinho, Pescaria e três quadras de Beach Tennis. E quando a fome bater, nossas opções gastronômicas à beira da piscina vão deixar seu paladar extasiado. Espetinhos suculentos, hambúrgueres deliciosos, sorvetes refrescantes, e uma variedade de drinks e petiscos estão à sua espera.

“O verão no Blue Park vai além de aproveitar os dias quentes, é uma experiência única para toda a família. Queremos que nossos visitantes vivam momentos inesquecíveis e aproveitem cada segundo de diversão”, destaca Elvio Andrade, Diretor Geral do Blue Park.

Elvio ainda complementa que estar entre os 10 melhores parques aquáticos do Brasil é uma conquista que não representa apenas o reconhecimento do trabalho árduo do Blue Park, mas também uma celebração de momentos inesquecíveis compartilhado com cada cliente. “Este feito não seria possível sem a dedicação incansável de nossa equipe e, é claro, sem a presença calorosa e entusiástica de todos os nossos visitantes. Cada riso, cada mergulho, e cada aventura vívida no Blue Park é resultado do destaque como um dos destinos mais notáveis do país”, finaliza.

Para mais informações acesse o site: www.blueparkfoz.com.br .

Clima de praia: quatro dicas de decoração para aproveitar a varanda na estação mais quente do ano

0

Utilize plantas e elementos naturais para manter o ambiente agradável e com a cara do verão

Com a chegada do calor, a decoração natural se torna a “queridinha” nos diferentes ambientes da casa. A biofilia, que significa a interação do ser humano com a natureza em prol do bem-estar, não apenas auxilia na manutenção da temperatura do local, mas também é uma tendência que pode ser aplicada em espaços amplos e até mesmo nos compactos, como nas varandas. O conforto e a praticidade são elementos que podem compor essa área e gerar um maior aproveitamento do espaço.

Para deixar a área externa com a cara do verão brasileiro, a arquiteta responsável pelos apartamentos decorados da construtora Yticon, Cristina Cardoso, compartilhou algumas dicas de decoração focadas na varanda.

Plantas e fontes

Clássicas e atemporais, as plantas são peças-chave na criação de um ambiente fresco e natural. “Com o calor intenso, investir em plantas que não exigem manutenção constante é uma solução viável. Para ocupar espaços mais altos e adicionar um charme a mais, recomenda-se o uso de samambaias, que harmonizam bem com várias outras espécies, como evidenciado no decorado do empreendimento Vibe, em Londrina (PR)”, explica a arquiteta. Outras opções, como suculentas e cactos, também se integram facilmente, sendo acessíveis e  visualmente agradáveis.

Crédito: Divulgação/Yticon

Pequenos arranjos de flores aromáticas, como lavanda, e até mesmo fontes de água decorativas feitas em pedra ou bambu são elementos sensoriais que contribuem para a  harmonia e tranquilidade do ambiente. “O aroma da lavanda e o som da água escorrendo proporcionam uma experiência imersiva, criando a sensação de frescor associadas a praias, cachoeiras e campos abertos”, comenta.

Suportes naturais

A textura e a cor dos suportes são outros fatores importantes para evitar a propagação do calor no espaço. “O ideal é que as estantes e bancadas sejam de cores claras, que não absorvam tanto os raios solares. A textura amadeirada contribui para a construção do ambiente natural, além de ser uma estampa coringa em todas as estações do ano.” Uma ideia é a criação de uma bancada em madeira clara acima da caixa de ar-condicionado, também sugerida no decorado do empreendimento Vibe. Além de proporcionar mais um espaço para ser utilizado, a bancada traz um tom contemporâneo e sutil ao ambiente.

Crédito: Divulgação/Yticon

Caso não tenha a possibilidade de trocar os suportes, uma alternativa é utilizar tecidos leves e claros, como toalhas e trilhos de mesa. Algumas opções de tecido são o algodão e o linho.

Paleta de cores

Para complementar as cores mais naturais, como branco, off white, palha e tons amadeirados, é recomendado acrescentar detalhes coloridos com preferência para tons de azul e verde, que remetem aos ambientes praianos e geram leveza e conforto. 

“Os tons claros podem ser aplicados na decoração de base, compondo sofás, tapetes e cortinas com tecidos frescos e naturais como linho, algodão e sarja. Para gerar destaques, é interessante criar pontos mais coloridos em elementos complementares, como almofadas, xales de sofá, quadros, vasos e demais peças decorativas podem trazer cores, texturas e temas mais vivos e tropicais”, ressalta a arquiteta.

Móveis confortáveis e práticos

“Uma tendência nas residências é o uso de cadeiras de praia e elementos mais relacionados ao litoral na composição da varanda. Essa escolha criativa contribui para criar um ambiente mais descontraído e acolhedor, ideal para encontros informais, como churrascos e tardes de jogos, por exemplo”, destaca Cristina. Outras opções de cadeiras que causam o mesmo efeito são as trançadas podendo essas ser em material natural (como ratan, palha e sisal) ou materiais sintéticos, trazendo as características que remetem aos ambientes mais rústicos, como aplicado no decorado do Urban, em Maringá (PR). 

Crédito: Divulgação/Yticon

A mesa de centro deve acompanhar as cores das cadeiras, seja em tom monocromático ou contrastante. “Ao escolher a mesa, é preciso prestar atenção nos detalhes das cadeiras e do ambiente. O vidro é um material excelente para climas quentes e na decoração, já que a transparência é um elemento coringa nas decorações”, detalha.

Dica extra: posição do sol

Antes de reformular a varanda, preste atenção nos locais onde há incidência de luz. A posição do sol deve ser pensada tanto para a disposição dos móveis quanto para o posicionamento das plantas, a fim de que não haja imprevistos na hora de aproveitar o espaço aberto. “São esses detalhes que impedem que uma cadeira fique posicionada em local excessivamente quente e evitam a necessidade constante de trocar as plantas. Se o posicionamento da varanda for voltado para face em que o sol é presença constante, é recomendado instalar cortinas ou telas solares, que filtram a incidência direta dos raios, tornando o ambiente mais confortável em qualquer hora do dia. Seguindo essas dicas, é possível transformar a varanda em um dos espaços preferidos da casa e aproveitar muito mais os dias”, finaliza a arquiteta.

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há 14 anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, além de Campinas, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 6,2  mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 612 mil metros quadrados de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br.

Hard Rock Cafe Curitiba anuncia menus executivos inéditos com clássicos americanos

0

Cardápio oferece as propostas Vinyl e Gold, que incluem prato principal, sobremesa e soft drinks por um valor único

Hambúrgueres, pratos inspirados na gastronomia americana, aperitivos e sobremesas são algumas das estrelas do cardápio do Hard Rock Cafe. Conhecido por proporcionar uma experiência gastronômica única, o restaurante destaca-se pela oferta de pratos saborosos e criativos, combinando a energia contagiante do rock’n’roll. Recentemente, a unidade de Curitiba lançou combinações  promocionais exclusivas para o horário de almoço. O menu foi cuidadosamente elaborado, incluindo algumas opções conhecidas e carro-chefes da casa, além de novas criações. O cardápio é servido de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h.

Menu Group

O menu do Hard Rock Cafe Curitiba  inclui algumas opções vegetarianas e veganas, atendendo às restrições alimentares. Com valores a partir de R$ 79,90, o almoço executivo é dividido nas categorias Vinyl e Gold. O cardápio Vinyl (R$ 79,90) oferece grandes estrelas da casa, tais como grilled chicken caesar salad, twisted mac (macarrão torcido), acompanhados por pão torrado com manteiga de alho e ervas, chicken&cheese (frango com queijo), bbq pulled pork sandwich (sanduíche de carne suína desfiada ao molho barbecue) e grilled chicken sandwich (sanduíche de frango grelhado). O valor inclui ainda sorvete de chocolate ou baunilha e bebidas como água, suco ou refrigerante.

O menu Gold tem o valor fixo de R$ 99,90 e disponibiliza os mais recentes lançamentos da marca: os sanduíches do jogador Lionel Messi, o Messi Burger e o Messi Chicken Sandwich, acompanhados por fritas, além das famosas fajitas veg. Assim como no menu Vinyl, é possível desfrutar do sorvete e das bebidas 

Em ambas as versões, é disponibilizado um upgrade com uma variedade de acompanhamentos, como onion rings, fritas temperadas, arroz, purê de batata, vegetais frescos, bacon e outros, todos com custo adicional. Ainda, o chopp possui um valor especial de R$ 13,90. 

Rock Shop: exclusividade além da cozinha

Além do cardápio, a experiência no Hard Rock Cafe Curitiba se estende à Rock Shop, onde os clientes podem adquirir itens exclusivos da marca. Desde os clássicos souvenires até as peças de colecionador, a loja oferece uma variedade de produtos que celebram a cultura e o lifestyle rock’n’roll

A camiseta clássica da marca é uma das mais vendidas ao redor do mundo. Para completar a experiência do almoço executivo, os clientes poderão adquirir a peça por um valor promocional de R$ 99,90.

SOBRE O HARD ROCK CAFE CURITIBA

Inaugurado em 2015, o Hard Rock Cafe Curitiba realiza em torno de 1.460 shows anuais. Instalada no bairro do Batel e com capacidade para receber simultaneamente 1.000 pessoas, a maior unidade da marca no Brasil já recebeu mais de 3 milhões de clientes desde sua abertura. O empreendimento conta com áreas para atender a vários formatos de eventos (corporativos e sociais), além de uma das lojas mais completas do Hard Rock.

Inovações além dos veículos elétricos: 2024 chega com inteligência artificial e novidades em carros autônomos

0

Seguindo as principais tendências e transformações ao redor do mundo, mercado automotivo terá novidades no próximo ano

Após um 2022 marcado por um aumento significativo na produção de veículos e uma retração nas vendas, o setor automotivo projeta o restante do ano de 2023 com otimismo. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículo (Fenabrave) apontam que o segmento segue em alta com um crescimento de 12,35% sobre os primeiros 11 meses de 2022. O setor espera encerrar o ano com resultados positivos. 

De acordo com o vice-presidente da Fenabrave e diretor-executivo da Ford Slaviero, Luís Antônio Sebben, o setor automotivo sempre esteve na vanguarda da inovação e da mudança, adaptando-se constantemente para atender à evolução das necessidades dos consumidores e aos avanços tecnológicos. “Ao olharmos para o ano de 2024, espera-se que diversas tendências e desenvolvimentos moldem o cenário do setor. Desde o surgimento dos veículos elétricos até as mudanças nas preferências dos consumidores e as considerações ambientais, o setor está pronto para um crescimento transformador.”

Carros elétricos ou autônomos, novas tecnologias como inteligência artificial, questões ambientais e preferências dos consumidores são alguns dos temas em destaque no setor automotivo em 2024. Confira:

Aumento de veículos elétricos

A quantidade de carros elétricos no Brasil aumentou quatro vezes mais do que no ano passado, segundo uma pesquisa da NeoCharge, empresa especializada em infraestrutura para veículos elétricos sustentáveis, que utilizou dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) afirma que o interesse pelo processo de eletrificação está crescendo, com quase o dobro de vendas de veículos desse tipo em 2022, totalizando 126 mil unidades movidas a energia elétrica vendidas no último ano. “Com o rápido crescimento, estima-se que em 2024 os carros elétricos continuem com uma trajetória ascendente, impulsionada pela redução dos custos das baterias, pela melhoria da infraestrutura de recarga e pelas políticas governamentais de apoio. Os principais fabricantes de automóveis estão investindo muito em tecnologia para os elétricos, com o objetivo de oferecer uma gama mais ampla de modelos para atender às diversas necessidades dos consumidores”, explica Sebben.

A previsão é que em 10 anos os automóveis elétricos se tornem mais acessíveis, representando um em cada quatro carros vendidos. Além disso, já existem os carros híbridos, que possuem um motor elétrico e um de combustão interna, utilizando  gasolina comum. Nestes modelos, o motor elétrico reduz o trabalho do motor de combustão normal, economizando gasolina e também a emissão de partículas e poluentes.

Carros autônomos

Uma das inovações que as montadoras já começaram a colocar em prática é o lançamento de carros com “direção automática”, ou seja, capazes de dirigir por conta própria. Embora ainda não existam no mercado carros totalmente autônomos, diversas montadoras estão testando essa tecnologia. “Ainda que esses modelos não estejam à venda em 2024, podemos esperar mais avanços na tecnologia de direção autônoma. As empresas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar os recursos de segurança, melhorar a comunicação veículo a veículo e superar os obstáculos regulatórios”, conta o diretor da Ford Slaviero. Ele ainda comenta que os possíveis benefícios dos veículos autônomos, como maior segurança nas estradas e maior eficiência, estão impulsionando o foco do setor nessa direção. Os carros autônomos funcionarão controlados por um computador que recebe dados de sensores, podendo detectar objetos a uma grande distância. A vantagem é que são considerados mais seguros do que os dirigidos por pessoas.

Tecnologia e conectividade

Atualmente, possuir um carro vai muito além de ter um meio de transporte confortável. Na era da “internet das Coisas”, os carros estão cada vez mais conectados. Por essa razão, a tecnologia é uma das maiores tendências do mercado automotivo. Para o vice-presidente da Fenabrave, a conectividade desempenha um papel crucial no aprimoramento do desempenho, da segurança e da conveniência dos veículos. “A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina (ML) estão revolucionando vários setores. Em 2024, podemos esperar uma maior integração dessas tecnologias nos veículos, permitindo sistemas avançados de assistência ao motorista, manutenção preditiva e experiências de usuário personalizadas. Os assistentes de voz e os sistemas de infoentretenimento alimentados por IA proporcionarão uma experiência de direção perfeita e intuitiva.”

Meio ambiente e os veículos ecológicos

À medida que as preocupações com o meio ambiente continuam a crescer, os fabricantes de automóveis estão se concentrando cada vez mais em práticas de fabricação sustentáveis. Luís Antônio Sebben afirma que, em 2024, veremos mais iniciativas para reduzir a pegada de carbono da produção automotiva. Isso inclui a adoção de fontes de energia renováveis, sistemas eficientes de gerenciamento de resíduos e o uso de materiais reciclados. Ao implementar práticas de fabricação sustentáveis, o setor visa minimizar seu impacto ambiental e criar um futuro mais sustentável.

Nesse sentido, o mercado está caminhando em direção a um futuro mais verde, impulsionando a demanda por veículos ecológicos. “No próximo ano, teremos uma variedade maior de veículos ecológicos no mercado, incluindo carros híbridos e movidos a hidrogênio. Esses veículos oferecem emissões reduzidas e maior eficiência de combustível, atraindo consumidores preocupados com o meio ambiente”, finaliza.

Preferência dos consumidores: personalização e customização

Atualmente, os consumidores buscam experiências únicas e personalizadas, e esse desejo se estende ao setor automotivo. Em 2024, os fabricantes de automóveis continuarão a se concentrar nas tendências de personalização e customização. De opções de design da parte interna a recursos avançados de conectividade, os fabricantes oferecem uma gama de opções para atender às preferências individuais. Além disso, a integração de tecnologias inteligentes permite configurações personalizadas e conectividade com outros dispositivos, aprimorando a experiência geral de dirigir.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

Turismo de bem-estar: Global Wellness Institute estima crescimento de 21% ao ano até 2025

0

NH Curitiba The Five Curitiba inaugura Naturo SPA com experiências holísticas que proporcionam sensação de escapismo da vida cosmopolita

Diante das pressões e complexidades do cotidiano, especialmente em um cenário pós-pandêmico, onde o autocuidado se tornou uma prioridade, os SPAs ganham destaque como refúgios para aliviar o estresse e ajudar as pessoas a encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Segundo um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de saúde, beleza e bem-estar teve um aumento de 21,5% no faturamento no quarto trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. Além disso, uma pesquisa da Euromonitor International revelou que o Brasil ocupa o quarto lugar no mercado global de estética e bem-estar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Essas descobertas destacam o crescente interesse dos consumidores por experiências que promovam o relaxamento, o bem-estar, a estética e o autocuidado. Os SPAs são considerados estabelecimentos de saúde e bem-estar que oferecem uma ampla gama de serviços e tratamentos, visando a melhoria da saúde física e mental.

Um relatório da Acumen Research and Consulting aponta que resorts e hotéis dominam o mercado de SPAs, com uma parcela significativa, ressaltando também que o setor hoteleiro possui uma melhor captação de renda. O turismo de bem-estar está ganhando cada vez mais espaço e é responsável por mais de um bilhão de viagens individuais por ano, de acordo com dados do Global Wellness Institute. O mesmo relatório da GWI estimou que o segmento representará cerca de 20% de todo o turismo mundial, movimentando até US$ 1,3 trilhão até 2025. A hotelaria compreendeu a importância dessa demanda e, portanto, está oferecendo cada vez mais opções de atividades e experiências holísticas para atender a esse público.

Diante dessa expansão do mercado estético, o NH Curitiba The Five anuncia a inauguração do Naturo Spa, seu mais novo espaço dedicado ao bem-estar. “Nosso objetivo é proporcionar uma jornada sensorial única e exclusiva para cada indivíduo. Oferecemos uma experiência que vai além do simples relaxamento superficial”, afirma o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio Albuquerque.

Bem-estar como premissa: técnicas de massagem exclusivas e atendimento personalizado

O Naturo Spa oferece atendimento altamente personalizado, considerando o biotipo de cada cliente e selecionando produtos que atendam às suas necessidades individuais.

Destacam-se as massagens relaxantes, a drenagem linfática, miracle face e a massagem modeladora, utilizando métodos desenvolvidos pela renomada Renata França, de São Paulo. “São poucos os profissionais massoterapeutas que conseguem reproduzir os movimentos criados por Renata, proporcionando uma experiência verdadeiramente exclusiva. Os efeitos incluem a redução de edemas, ativação da circulação sanguínea, lifting imediato, redução de inchaço e afinamento do rosto”, explica a proprietária e idealizadora do Naturo SPA, Evilin Torquato. As terapias Zen Shiatsu e Thai Massage também se destacam por serem realizadas diretamente no solo. Todas as atividades do Naturo Spa são realizadas com técnicas exclusivas e patenteadas, executadas por terapeutas formados e especializados na área.

O Naturo Spa apresenta um ambiente moderno, com uma sala individual e uma sala para casais, e funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h. Não é necessário ser hóspede do hotel para desfrutar dos mais de 15 tratamentos e terapias exclusivos oferecidos pelo espaço. Os visitantes podem entrar em contato diretamente com o SPA por meio do WhatsApp (41) 99774-1505 ou telefone (41) 3434-9407 e agendar um horário. “Nossa equipe cuida dos detalhes mais minuciosos para garantir que essa experiência seja verdadeiramente inesquecível”, destaca Evilin. “Desde o atendimento no SPA até as comodidades, mimos e experiências que o Complexo The Five oferece, nosso objetivo é garantir uma estadia que revigore as energias e proporcione momentos de indulgência aos nossos hóspedes”, conclui Antonio.

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.

Serviços de customização ganham destaque no mercado imobiliário de luxo

0

Versões personalizadas são diferenciais para quem busca imóvel único e alinhado com as particularidades de cada comprador

Se a casa é, de fato, um reflexo e símbolo do self dos moradores, a idealização de imóveis customizados para atender as necessidades específicas de um consumidor é uma tendência que veio para ficar. A personalização de imóveis é a adaptação da propriedade conforme os gostos, preferências e necessidades do futuro morador. Ao invés de comprar um imóvel com uma planta espelhada, construir uma casa do zero e/ou experienciar as adversidades de uma reforma, é possível ter uma propriedade completamente projetada e alinhada para o cliente. 

Segundo um estudo do Boston Consulting Group (BCG), as empresas que possuem áreas focadas em Customer Experience (experiência do cliente) conseguem alcançar um crescimento de até 190% acima da média em um período de três anos. Em mercados de alto padrão, a oferta de uma experiência VIP é uma estratégia eficaz para diferenciar um imóvel de luxo, proporcionando aos potenciais clientes uma jornada de compra exclusiva e atraente. O serviço premium aumenta o interesse e a excitação em torno de um imóvel, proporcionando exclusividade e autonomia. 

Outra pesquisa realizada pela consultoria Deloitte “O Comportamento do Consumidor de Imóveis em 2040” apontou que, além de tecnologia e sustentabilidade, a possibilidade de personalização é uma das características que tende a ser cada vez mais valorizada no processo de compra e venda de imóveis.

Poder escolher como será cada espaço do imóvel dá ainda mais significado ao sonho de ter um lar personalizado. Pensando em atender às necessidades e, acima de tudo, aos desejos dos compradores, as construtoras têm ampliado as possibilidades de customização de apartamentos na planta. Dessa forma, os futuros moradores adquirem imóveis exclusivos que imprimem suas identidades, executando a planta perfeita. 

“A principal vantagem em comprar um imóvel na planta é a flexibilidade e a possibilidade de personalizá-la. É o cenário ideal para todo arquiteto na busca do melhor projeto, no qual é possível com os espaços, ampliar uma sala, tornar uma cozinha privativa ou social, etc. São comodidades que o segmento de alto padrão visa proporcionar, visto que o imóvel ideal muda de acordo com as fases da vida”, explica a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Ana Paula Pimentel. 

Além de customizar e personalizar o apartamento em si, outro destaque dos empreendimentos é a possibilidade de plantas diferenciadas entre si, em um mesmo edifício e, até, no mesmo pavimento. “Estávamos acostumados com apartamentos iguais e espelhados. Atualmente, os projetos também apresentam opções de tipologias diferentes umas das outras”, explica. 

Tailor Made Service: exclusividade ao nível máximo

Na vanguarda da tendência, desde a sua fundação, o Grupo A.Yoshii possui um programa 100% focado no desejo e necessidades dos clientes com a possibilidade de personalizar o próprio imovel. A solução Tailor Made Service é uma solução completa e exclusiva que permite ao cliente personalizar o apartamento ainda na planta, agilizando a mudança e evitando obras após a entrega de chaves. “Contamos com uma equipe de arquitetos exclusivos. O Tailor Made Service permite ao cliente customizar o imóvel na planta, personalizando-o de acordo com suas particularidades e estilo de vida, proporcionando uma experiência única desde o início”, explica a arquiteta. Esse plus é um trabalho em conjunto, inclusive realizado lado a lado aos profissionais particulares contratados pelo futuro morador, como arquitetos e designer de interiores. A construtora conta com uma estrutura de atendimento de personalização nos showrooms e atua como um facilitador junto aos profissionais terceirizados, a fim de realizar os desejos do comprador. “Além de uma equipe à disposição para atender a demanda, também trabalhamos em conjunto com os profissionais contratados pelo próprio cliente, garantindo um serviço de qualidade e com excelência A.Yoshii. Afinal, todos temos o mesmo objetivo que é a satisfação do cliente”, explica a arquiteta.

Com um custo adicional, o serviço também é uma maneira do cliente acompanhar cada etapa da construção do seu novo apartamento, pois todo o processo é individualizado para que o imóvel esteja conforme o morador solicitou na entrega, evitando obras e gastos desnecessários após a compra. “A possibilidade de personalizar projetos faz com que o cliente se sinta especial. Isso é de suma importância no segmento de alto padrão, já que estamos falando em um investimento considerável, no qual o morador demanda algo totalmente voltado para sua rotina”, comenta a arquiteta. 

Além disso, a personalização na planta proporciona ainda mais segurança para o futuro dono do imóvel. Isso porque, antes mesmo de concretizar a compra, ele sabe exatamente o que pode ou não fazer no apartamento, como revestimentos, metais, louças, bancadas e a possibilidade de ampliar cômodos, que são alguns dos itens avaliados em conjunto por toda a equipe e clientes.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 57 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Onda de calor reforça a necessidade de hidratação e alimentação fresca

O verão brasileiro será mais quente que o habitual e os indícios já começaram. Em 2023 o país encarou oito ondas de calor e a expectativa é de novos eventos até o fim do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o fenômeno El Nino ainda não atingiu seu pico máximo e o Paraná terá novos dias de calor sufocante.

O recorde até o momento foi registrado em 19 de novembro, quando a cidade de Araçuaí, em Minas Gerais, registrou 44,8oC, superando a antiga marca da cidade de Bom Jesus, no Piauí, quando os termômetros marcaram 44,7oC. E isso nem é tudo. No Rio de Janeiro, turistas e moradores encararam uma sensação térmica de 60oC no último feriadão.

O calor extremo requer cuidados com a saúde, a hidratação e a alimentação. A água é essencial para a termorregulação, um processo que ajuda a manter estável a temperatura do corpo. Privar o organismo de água pode levar à desidratação, provocando fraqueza, dor de cabeça e tontura. Em casos extremos, chega a ser fatal.

O nutricionista Jhonathan Andrade, professor do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição de integra a Ânima Educação – explica que a sede é um indício de que o organismo precisa de água e funciona como um alerta. O ideal é criar o hábito de beber água antes mesmo de sentir sede.

“A baixa ingestão de líquidos, especialmente no calor, leva à desidratação e compromete a saúde. A situação fica ainda mais crítica se, além de não beber água em quantidade suficiente, as pessoas se expõem ao sol e fazem atividades físicas ao ar livre, nos horários de calor intenso”, diz o especialista.

Crianças e idosos são mais suscetíveis à desidratação e devem ter água à vontade ao longo do dia. Os principais sinais de alerta do organismo são sede excessiva, sensação de fraqueza, cansaço, tontura e irritabilidade. Nos casos mais graves, há alteração da pressão arterial, desmaios e convulsões. A privação de água por longos períodos, em especial no clima quente, chega ao extremo de provocar falência de órgãos e morte.

De acordo com o professor do UniCuritiba, o consumo médio de água para a população é em torno 2 a 3 litros, dependendo da faixa etária ou gênero. Outra especificação para o consumo de água seria a ingestão diária de 30 a 35 ml/kg/peso.

“Se você pesa 70 kg, deveria consumir em torno de 2.100 a 2.450 ml por dia. Já esportistas e atletas têm recomendações mais específicas e pacientes com doença renal ou insuficiência cardíaca congestiva devem procurar um nutricionista para fazer a adequação da água de acordo com sua condição de saúde.”

Alimentação ideal para o verão

Jhonathan Andrade explica que não se deve esperar a sede chegar para beber água. “A recomendação é que as pessoas saiam sempre com uma garrafinha de água, intercalando com sucos de fruta natural, água de coco ou água saborizada. Colocar rodelas de limão, laranja, morangos e folhas de hortelã na jarra de água ajuda a tornar a bebida mais atrativa para quem não tem o hábito de se hidratar.”

A alimentação é outro ponto de atenção: precisa ser leve e fresca no verão. “Prefira alimentos naturais e ricos em água, como melancia, abacaxi, melão, laranja, pêssego, pepino, abobrinha, tomate e brócolis cozido. Além de nutrir, eles ajudam na sensação de frescor”, ensina o nutricionista.

Frituras, sal e bebidas alcoólicas são inimigos do calor. Os alimentos gordurosos sobrecarregam o sistema digestivo, interferindo na regulação térmica e causando mal-estar. Também não é aconselhável exagerar no sal porque ele prejudica o funcionamento dos rins, aumenta a retenção de líquidos, eleva a pressão arterial, causa inchaço e desconforto.

A lista de inimigas do calor inclui ainda as bebidas alcóolicas. O álcool favorece a desidratação e pode causar dor de cabeça, náuseas e fadiga. Segundo o professor do UniCuritiba, o consumo de bebidas alcóolicas geladas aumenta no verão e durante as festas de fim de ano, mas é preciso cautela, porque eles aumentam a sede e aceleram os quadros de desidratação.

“Escolha com critério quais serão os dias ou eventos nos quais você irá beber e, sempre que ingerir um copo de bebida alcóolica, intercale com bastante água. Nos outros dias, priorize sua saúde e aposte em água fresca e pura”, orienta Jhonathan.

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Indústria de válvulas alemã participa de mentoria ESG

Em um mundo onde as questões ambientais, sociais e de governança (ESG) desempenham um papel central nas decisões corporativas, a Gemü, indústria de válvulas alemã, que tem uma unidade em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), decidiu participar da Mentoria ESG que está sendo oferecida, a empresas do Estado, pela FIEP (Federação da Indústrias do Paraná).

Essa mentoria é um programa de governança ambiental, social e corporativa desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR) e que tem como foco a avaliação das práticas de empresas em relação a objetivos sociais, indo além da busca pelo lucro e incorporando preocupações ambientais, sociais e de governança.

A adoção de práticas ESG pode trazer benefícios significativos, como a redução de custos e o aumento da eficiência dos processos produtivos. Além de agregar valor às empresas, a implementação de ações sustentáveis melhora a imagem da empresa perante seus clientes e colaboradores.

Thais Queiroz de Melo, assistente de qualidade da Gemü, explica que a empresa monitora anualmente o seu desempenho no desenvolvimento sustentável por meio da plataforma da Ecovadis, que é um fornecedor mundial de classificações de sustentabilidade empresarial.

Com base nos critérios dessa avaliação, são sugeridas áreas de melhorias no sistema de gestão RSE (Responsabilidade Social Empresarial) dentro de 4 temas: meio ambiente, práticas trabalhistas e direitos humanos, ética e compras sustentáveis. A empresa inclusive criou um grupo multidisciplinar para discutir, avaliar e comunicar o seu compromisso com os três pilares do ESG.

“A ideia é avaliar a sustentabilidade da companhia, para estar de acordo com as demandas de clientes e também para melhorar nossas práticas dentro da organização”, afirma. De acordo com a assistente de qualidade, a Gemü está comprometida e disposta a continuar trilhando o caminho sustentável e, para isso, o tema está cada dia mais em pauta na empresa que pretende continuar implementando boas práticas, para desmistificar o conceito ESG.

“Esperamos que, com o programa de mentoria, possamos direcionar nossos esforços de forma assertiva para o amadurecimento sustentável da organização, transmitindo essa prática e conhecimento para obter o engajamento dos stakeholders”, finaliza a profissional.

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.

Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França e EUA. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.