Home Blog Page 307

Jogo on-line e gratuito transforma crianças em DJs

0

“Eu sou DJ” ensina a brincar com sons, ritmos e efeitos para desenvolver habilidades musicais

Uma nota após a outra, com diferentes instrumentos musicais e batidas ritmadas, formam, em poucos minutos, uma composição digna dos maiores DJs do mundo. Mas quem está no comando dessa pick-up virtual são crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Gratuito e disponível on-line, o jogo “Eu sou DJ” é uma forma de incentivar o interesse dos pequenos pelo mundo da música.

De acordo com a editora de conteúdo digital do Sistema de Ensino Aprende Brasil e idealizador do projeto, Giselle Corso, o objetivo é estimular crianças de todo o país a conhecer melhor os diferentes elementos que formam uma música e desenvolver habilidades como a socialização e o raciocínio lógico. “O ‘Eu sou DJ’ foi a forma que encontramos para tornar o universo musical mais acessível para crianças de todas as idades e segmentos sociais. Como o jogo é on-line e gratuito, os pequenos podem passar um tempo de qualidade em contato com os elementos que formam esse universo”, pontua.

Criando uma mixagem do zero

Para muitas crianças, a oportunidade de brincar com as ferramentas de uma mesa de som é um momento para entrar em contato com sua própria criatividade. Primeiro elas precisam escolher que instrumentos musicais vão usar na composição. O jogo tem como opções guitarra, baixo e piano. “Essa também é uma forma de as crianças conhecerem melhor os sons e as funções de cada instrumento em uma música. Conforme selecionam o instrumento escolhido, elas podem ouvir o efeito que ele causa na peça final”, detalha Giselle.

Em seguida, elas selecionam a batida que querem acrescentar. Na mesa há techno, pop rock e maracatu e é possível selecionar uma, duas ou todas ao mesmo tempo. Ainda há quatro efeitos sonoros diferentes para acrescentar à música inteira ou a alguns pontos dela. Por fim, a criança vai definir a quantidade de batidas por minuto (BPM) que vai utilizar na composição. “As BPM são muito importantes no mundo da música, principalmente quando se fala em música eletrônica e música pop. São elas que determinam os diferentes gêneros e vertentes musicais. Também são elas que trazem identidade à música, fazendo com que aqueles que a ouvem se sintam mais calmos ou mais agitados”, explica a idealizadora.

O “Eu sou DJ” faz parte de um conjunto de soluções de gamificação aplicada à Educação trazidas pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil para a rede pública municipal de cidades espalhadas por todas as regiões do país. O jogo está disponível no site https://digital.aprendebrasil.com.br/SEQ/MARKETING/Eu_sou_DJ/ 

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, consultoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Arquitetura contemporânea renova Zona 7 de Maringá, região com os imóveis mais desejados

0

Com design imponente, Maison Constantine, da A.Yoshii, traz linguagem moderna e inovadora para um dos endereços mais desejados e promissores da cidade

A Zona 7, na região central de Maringá (PR), passou por inúmeras transformações nas últimas décadas e se consolidou como um dos endereços mais promissores da cidade. Também é um dos maiores bairros, com acesso às principais avenidas, shoppings centers, Mercado Municipal e áreas de lazer como o Parque do Ingá. 

A região tem atraído cada vez mais moradores e, consequentemente, investidores . Uma pesquisa de dezembro de 2021, realizada pela Brain Inteligência Estratégica, a pedido do Sinduscon-Pr/Noroeste e do Sebrae-PR, aponta que, entre os consumidores maringaenses, a Zona 7 tem a maior preferência em relação ao imóvel desejado.  

Sendo assim, a paisagem na região vem ganhando um novo visual com a arquitetura contemporânea dos novos empreendimentos. Em junho, o Maison Constantine irá compor esse cenário na avenida Prudente de Moraes, uma das principais da Zona 7. 

Esse é o terceiro projeto residencial da A.Yoshii na região e, para celebrar essa entrega, a construtora promoveu um show de luzes que iluminou todo o edifício, ao longo de 25 pavimentos, na noite de 28 de maio. “A qualidade de vida que Maringá oferece à população, com altos índices de desenvolvimento humano, saneamento básico, educação e de potencial nos negócios, tem gerado uma significativa demanda por novas moradias em regiões bem localizadas e com projetos alinhados ao novo estilo de vida”, afirma o superintendente da A.Yoshii em Maringá, Márcio Capristo.  

Maringá foi eleita por três vezes a melhor cidade do Brasil para se viver , de acordo com o Índice dos Desafios da Gestão Municipal, estudo desenvolvido pela empresa de consultoria Macroplan. 

O projeto arquitetônico é assinado pela Spagnuolo Arquitetura. “A linguagem visual do Maison Constantine traz o que tem de mais contemporâneo na arquitetura imobiliária. Aliado a isso, o projeto foi edificado em uma planta em que os espaços se integram e se complementam, criando fluidez interna com muita luminosidade e ventilação naturais. As áreas de lazer no térreo mantém as características de contemporaneidade e foram planejadas para dar qualidade de vida e sociabilidade aos moradores”, afirma José Carlos Spagnuolo. 

O edifício possui área privativa de 179 metros quadrados, com três suítes e três vagas de garagem. O hall de entrada conta com porte-cochére para maior conforto e segurança na entrada e saída do edifício.

As áreas de lazer foram projetadas para atender aos desejos e demandas das famílias com espaço gourmet, garden gourmet, sport bar, game space, brinquedoteca, playgroundfitness center, piscina coberta e descoberta, sauna e quadra esportiva.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Expoturismo Paraná começa hoje em Curitiba

Começa hoje, em Curitiba, uma das mais importantes feiras de negócios voltada ao Turismo do Paraná. A Expoturismo Paraná reúne cerca de 300 marcas na vitrine dos estandes. Estão expondo  no evento operadoras de turismo, meios de hospedagem, destinos regionais, nacionais e internacionais, cias marítimas, cias  aéreas, serviços turísticos, empresas de transfers e transporte de passageiros.

Com o apoio de entidades  ligadas ao setor, como Fecomércio Paraná, Sindetur PR, Sebrae Paraná, a feira vai destacar as 15 regiões turísticas do Estado,  com suas vocações e atrativos, além de dar destaque especial aos parques estaduais, com a participação do Instituto Água e  Terra (IAT).  

Para fomentar negócios entre fornecedores e compradores, o Sebrae Paraná preparou quatro rodadas de negócios  que funcionarão por temas: encontro empresarial, mercado metropolitano, inovação e tecnologia, e agências de viagens. As  rodadas funcionarão por meio de agendamento prévio por meio do aplicativo Meu Sebrae (disponível nas lojas de apps),  realizar um cadastro e inserir o código 090622 para participar da Rodada de Negócios da Expo Turismo Paraná.  

Qualificar para prosperar  

Em paralelo com a Feira de Negócios, a Expo Turismo Paraná oferece uma série de oportunidades para profissionais  do trade atualizarem seus conhecimentos. São palestras sobre vendas (“Tem que ser fácil fazer negócios com você”, com  Fernando Chiara); gestão (“Mulheraço no Turismo: como elas utilizam a inteligência estratégica nos negócios); capacitação  sobre cruzeiros (Norwegian e Costa Cruzeiros); Turismo Sustentável; destinos (Paraná, Argentina e Rio Grande do Norte) e  tecnologia. Também estará em pauta o impacto da guerra na Ucrânia com palestra especial.  

A Expo Turismo Paraná também recebe o 1º Seminário Nacional do Turismo de Fronteiras, que vai discutir aspectos  das cidades gêmeas, das políticas públicas e iniciativa privada, ilegalidades, cases e muito mais. O evento é promovido pela  Fecomércio Paraná e Confederação Nacional do Comércio. E o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba também traz um  pouco da Escola de Turismo para a programação da Expo. Em seu estande, preparou oito programações especiais que falam  de muitos assuntos pertinentes aos profissionais do setor.  

No estande de Curitiba também haverá uma programação de qualificação, com o projeto Escola do Turismo. Serão  oito oportunidades de capacitação gratuita sobre temas pertinentes ao serviço turístico contemporâneo.  

Serviço:  

Expo Turismo Paraná – evento exclusivo para profissionais do turismo realizado pela ABAV-PR  Datas: 9 e 10 de junho de 2022  

Horários: Dia 9/06 (quinta-feira): 10h – abertura; das 12h às 20h – Feira de Negócios; das 14h às 20h – Capacitações. Das 16h  às 20h – 1º Seminário Nacional de Turismo de Fronteira. Dia 10/06 (sexta-feira): das 12h às 20h – Feira de Negócios; das 14h  às 20h – Capacitações.  

Local: Expo Unimed Curitiba – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná – Brasil  Evento gratuito, com credenciamento no local.  

Informações: (41) 3223 3411 ou www.expoturismoparana.com.br

Consumo e produção de trigo crescem e impactam positivamente Região dos Campos Gerais

0

Paraná é o maior produtor do cereal no país, com cerca de 50% da produção nacional

Presente na mesa de muitos brasileiros e cultivado há milhares de anos, o trigo beneficia o sistema imunológico, melhora o colesterol e previne a diabetes. Conforme pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), a alta no consumo de pães e massas fez aumentar em 15% a demanda por trigo no Brasil, em 2021. 

O Paraná é o maior produtor do cereal no Brasil, com cerca de 50% da produção nacional, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. No último ano, houve aumento de 2,9% na produção do grão.

Na região dos Campos Gerais, as três cooperativas pertencentes à Unium (Frísia, Castrolanda e Capal) inauguraram, em 2014, o moinho Herança Holandesa,  produzindo 25 tipos diferentes de farinha de trigo, a marca possui uma linha completa para massas e pães industriais, além da linha de farinhas 100% integrais para indústria e varejo. Em 2021, mais de 145 mil toneladas de trigo foram processadas e o faturamento passou dos R$ 280 milhões – um crescimento de 33% na comparação com o último ano. 

Completando oito anos em 2022, a unidade possui atualmente 80 colaboradores, e se destaca pela seriedade na tratativa dos negócios, pelo padrão de entrega e qualidade dos produtos. “Neste momento, estamos em fase de estudos para aumentar a produção, além de investimentos na fábrica para garantir ainda mais a segurança alimentar”, conta o coordenador de negócios do moinho de trigo da Unium, Cleonir Vitorio Ongaratto.

Em 2021, o moinho recebeu a auditoria de Certificação da FSSC 22000 (Food Safety System Certification) versão 5.1. A unidade já possuía a Certificação Internacional da ISO 22000 (International Organization for Standardization) desde 2016,  e fez a migração para a FSSC 22000. O coordenador reforçou a importância dessa conquista: “A certificação nos motiva a manter o alto nível de desempenho, da qualidade dos nossos produtos, dos processos e também do  comprometimento da equipe. Para nós, o mais importante é a satisfação dos clientes”, finaliza.

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência.

A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle – de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.