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Ceia de Natal e de Ano Novo é no Grand Mercure Curitiba Rayon

Localizado no coração da capital paranaense, o Grand Mercure Curitiba Rayon vai contar com uma deliciosa ceia de Natal, das 20h às 23h30, com buffet de mesa de antepastos, pratos principais e sobremesas. Além de soft drinks, cerveja, espumante e vinho branco e tinto.

A ceia ainda vai contar com a presença do Papai Noel e acústico ao vivo, de voz e violão e será no Garbo Restaurante. O valor por pessoa é de R$480 para adultos e R$220 para crianças de sete a 12 anos. Já para os menores de sete anos, é cortesia.

Já para comemorar o Ano Novo, a ceia, das 20h às 1h30, conta com uma mesa de antepastos, pratos principais e sobremesas. Bem como softs drinks, espumante, cerveja e vinho branco e tinto para brindar o novo ano.

Para comemorar com muito estilo, a ceia ainda vai contar com bandas ao vivo e DJ e será nas salas de eventos do hotel. O valor por pessoa é de R$780 para adultos e R$390 para crianças de sete a 12 anos. Os menores de sete anos não precisam pagar, é cortesia do hotel.

As duas ceias vão contar com spinner de vídeos. Faça já a sua reserva no 41 3151-9973.

Sobre o Grand Mercure Curitiba Rayon
O Grand Mercure Curitiba Rayon está localizado na Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, em Curitiba (PR). São 12.848 metros quadrados de construção, sendo 18 andares com 159 apartamentos. Oferece espaço fitness, sauna, spa e salas de eventos com capacidade para até 200 pessoas. Abriga dois renomados restaurantes: Hai Yo, com gastronomia asiática, e Garbo, de culinária contemporânea brasileira.

Em julho de 2021, o empreendimento passou a ser administrado pela Atrio Hotel Management, sob a bandeira Grand Mercure, se tornando o primeiro hotel upscale de bandeira internacional administrado pela operadora hoteleira no sul do Brasil. Informações e reservas pelo número (41) 3532-0150.

Como as empresas podem falar sobre saúde mental com os colaboradores

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Os trabalhadores brasileiros estão estressados, muitos com ansiedade e depressão. As demandas crescentes, a pressão por resultados, a insegurança no emprego e a complexidade das relações profissionais são alguns dos fatores que contribuem para esse preocupante quadro de saúde mental. Segundo estudo realizado em 2023, pela plataforma Vittude, 33% dos colaboradores avaliados apresentam algum tipo de transtorno mental em nível severo ou extremamente severo.

Segundo a advogada Adriana Belintani, especialista em saúde mental, muitos desses problemas se desenvolvem ou se agravam no ambiente do trabalho e as pessoas acabam entrando com ações judiciais em busca de reparação financeira pelos danos causados. “Esses trabalhadores chegam doentes, com ansiedade, estresse e depressão. Muitas vezes buscam a Justiça porque estão até sem condições de retornar às suas atividades”, diz.

A advogada defende que o trabalho deve proteger e não adoecer e considera importante que as empresas falem sobre esse tema, promovam palestras e tenham cartilhas de boa conduta. Tudo para garantir a saúde mental dos funcionários e evitar ações trabalhistas relacionadas a esse problema.

“Iniciativas simples, como remodelar o ambiente de trabalho, já pode fazer com que todos se sintam protegidos e amparados. Além disso, é preciso que a empresa fomente uma cultura organizacional que valorize o respeito, a empatia e o apoio mútuo”, indica a especialista.

Segundo Belintani, cada vez mais fica difícil separar o pessoal do profissional, ou seja, não é porque você está no trabalho, que não está preocupado com os problemas de casa, e a empresa pode ajudar a reduzir o estresse para promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. “Uma dica seria considerar a implementação de políticas que apoiem, por exemplo, a flexibilidade de horário ou a liberdade de, eventualmente, fazer homeoffice”, sugere.

A advogada aponta outra iniciativa que pode fazer muita diferença, para criar um ambiente saudável, que é o feedback construtivo. “Ele se concentra em oferecer insights e sugestões que ajudam os funcionários a entenderem suas forças, áreas de melhoria e a aprimorarem suas habilidades”.

Ainda, de acordo com a especialista, existem muitos preconceitos em relação à saúde mental e, por isso, é importante que as empresas ajudem a tirar o estigma sobre o problema. “Minha orientação, nas palestras que dou em empresas, é que os gestores tenham consciência da importância dessa prevenção e forneçam recursos para a saúde mental, como sessões de aconselhamento, assistência psicológica ou programas de bem-estar mental. Essencial também é que os funcionários estejam cientes desses recursos e se sintam confortáveis em usá-los, sem estigma”, finaliza.

Sobre Adriana Belintani- Advogada especialista em saúde mental com mais de 20 anos de atuação nas áreas trabalhista e previdenciária. Com escritório sediado em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, Belintani tem clientes em todo o Brasil e atende principalmente processos de trabalhadores que desenvolveram alguma doença referente à saúde mental por conta do trabalho, que tiveram algum acidente na empresa ou algum tipo de doença ocupacional. A profissional ainda atua fortemente na divulgação e no esclarecimento dos motivos que levam as pessoas a adoecerem no ambiente do trabalho.

6 dicas para começar o ano bem com tudo!

Durante a passagem de um ano para outro, muita gente aproveita para pensar na vida e fazer novos planos, afinal de contas, essa fase de recomeço é o momento ideal para planejar novos objetivos e metas. Mas, além de fazer uma lista de resoluções para 2024, vale a pena organizar o presente, assim também como colocar tudo em seu devido lugar, sejam os objetos da casa ou as emoções. Simples atitudes podem fazer uma enorme transformação na sua rotina e, principalmente, na forma como você enxerga a vida.

A Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade, Daniele Buzatto Souza, o início do ano é um momento para refletir sobre atitudes tomadas nos últimos tempos, separar roupas para doação, mudar a decoração da casa, entre outras ações. “Atitudes simples como fazer uma faxina na casa pode auxiliar as pessoas a organizarem os pensamentos e diminuir a ansiedade. Esse é um período excelente para fazer metas e colocar no papel objetivos profissionais e pessoais, com estratégias para alcançá-los em um prazo realista”, diz.

A especialista traz cinco dicas para começar o ano cheio de energia:

Reflita

Será que você atingiu todas as metas que queria? Pense sobre o quanto você se dedicou ao que deseja e seja honesta sobre o que poderia melhorar. Pense também nas coisas que estão te prendendo e atrapalhando a sua vida. Isso fará com que possa enxergar com mais clareza o que deseja mudar e tudo o que construiu no último ano.

Faça uma faxina

Espante as energias negativas do seu lar com uma boa limpeza, abrindo caminho para que as vibrações positivas e o alto-astral possam fluir. A ideia é se desapegar de objetos que você não precisa mais e, assim, abrir espaço para que novas coisas entrem na sua vida. Além disso, é uma boa chance de começar o ano com uma boa ação, pois você pode doar roupas e sapatos para quem precisa.

Reorganize

Aproveitando a limpeza, você pode tentar mudar a posição dos móveis da sua casa. Isso pode proporcionar um ambiente mais aconchegante e passa uma mensagem clara ao seu inconsciente: as coisas não serão mais como antes.

Mudar é preciso

As famosas listas de promessas são importantes para que você pense em tudo que gostaria de mudar na sua vida. Faça de cada item uma meta, e deixe-a em um lugar onde possa ver com frequência. Vale tudo: se inscrever em um curso, fazer um esporte e etc. O importante é que os itens a façam se sentir mais feliz.

Mentalize

Na hora da virada, pense em coisas positivas que deseja em sua vida. Também evite ficar preocupada com os problemas, aja como se eles tivessem ficado no passado. Nesse momento, é importante estar bem consigo mesma. 

Ação já!

De nada adianta fazer bons planos se você não os colocar em prática. Planejamento é a palavra-chave para que consiga realizar seus sonhos. Trace metas que estejam dentro do que você é capaz de cumprir sem sofrimento, ok? Anote tudo o que conseguir realizar. Assim, você tem mais estímulo para seguir adiante.

Ano novo, rotina nova: 5 apps para facilitar seu dia a dia

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Ano novo, rotina nova: 5 apps para facilitar seu dia a dia

Com as férias escolares e as festas de final de ano tomando espaço no planejamento desde meados de novembro, a rotina acaba passando por grandes adaptações. “Trabalhamos o ano todo com estudantes e sabemos que as férias são o momento onde o descanso é a prioridade, porém deixar toda a rotina de lado pode acumular problemas para serem resolvidos já no início do próximo ano. Uma dica para evitar dores de cabeça é organizar as atividades em agendas e aplicativos, além de realizar alguns exercícios esporadicamente para manter a mente ativa”, explica a profissional de Marketing do CIEE/PR, Luiza Portela.

Para evitar essa “bola de neve” de problemas, o CIEE/PR separou dicas de aplicativos gratuitos que podem dar aquele empurrãozinho necessário para manter a organização e a rotina de forma leve.

1. Structured – Planejador diário

O Structured é um aplicativo de planejamento diário intuitivo, rápido e fácil de utilizar, estruturado a partir de metas a serem cumpridas. Totalmente personalizável, a aplicação permite a criação de tarefas com detalhamento, como horário de início, duração e imagem da atividade. O Structured é gratuito e está disponível para sistemas Android e IOS.

2. Trello – Para estudos e atividades em grupo

Mais comum entre universitários e em atividades em grupo, o Trello também é um planejador, com funções de visualização diária, mensal e total. Seu diferencial é a gestão em grupo, onde várias pessoas podem participar e gerenciar um mesmo projeto simultaneamente. É possível fazer upload de imagens, PDFs e outros arquivos nas próprias tarefas, além de criar comentários e curtir ações. O Trello é gratuito e acessível em celulares e computadores, tanto por aplicativo quanto por site.

3. Duolingo – Exercícios de idiomas

Nos últimos anos, o aplicativo de idiomas Duolingo se popularizou pela gratuidade e pelo acesso fácil e diário. Funciona como um jogo, com metas a serem cumpridas em prol do aprendizado de novas línguas. “O Duolingo é uma opção leve para exercitar diferentes níveis de estudo. Associado a outros métodos de estudo, pode acelerar a proficiência e o domínio dos mais diversos idiomas”, comenta Luiza. O aplicativo está disponível para Android e IOS.

4. Quero Minha Vaga CIEE/PR – Canal de WhatsApp

Fácil e rápido, o canal de WhatsApp do CIEE/PR divulga vagas de estágio e de aprendizagem disponíveis em todo o Paraná. Gratuito, basta acessar este link para começar a receber as oportunidades. “O Quero Minha Vaga é uma ótima opção para continuar de olho nas vagas disponíveis sem demandar muito tempo, já que basta abrir o WhatsApp para ver se há novidades”, explica.

5. Minhas Economias – Organizador financeiro

Antes das festas de final de ano, vale a pena aderir a aplicativos de organização financeira, como o Minhas Economias. Intuitivo e gratuito, o sistema é uma opção para compilar dados de ganhos e gastos imediatos e planejados, por meio de telas organizadas em gráficos, listas e outras formas de comunicação que facilitam a visualização do ciclo monetário. O aplicativo está disponível para download no Google Play e Apple Store.

Sobre o CIEE/PR

Há 56 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 29 mil estagiários e 6 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.

Talento curitibano: cantora residente do Five Lounge estreia no The Voice Brasil

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Anne Glober, que se apresenta todas as quintas-feiras no bar do NH Curitiba Hotel, impressiona jurados na audição às cegas do reality show e escolhe Lulu Santos

A 12.ª temporada do The Voice Brasil começou com uma emocionante surpresa para Curitiba: a cidade será representada pela cantora Anne Glober, de 36 anos. Ao se apresentar nas audições do The Voice Brasil dssta semana, a curitibana teve as quatro cadeiras viradas, alcançando a aprovação unânime dos técnicos Mumuzinho, Carlinhos Brown, Michel Teló e Lulu Santos. Durante a apresentação, ela cantou “Vênus”, da banda Shocking Blue, e recebeu elogios de todos os presentes. Ao final da apresentação, a artista escolheu integrar o time de Lulu Santos. 

Para aqueles que já estão ansiosos para apreciar o talento da curitibana, figura muito reconhecida no cenário musical da cidade, é possível conhecer o seu trabalho no Five Lounge, wine & cocktail localizado no NH Curitiba The Five. A cantora é residente do bar desde sua inauguração em junho de 2022, fazendo apresentações todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas. Em parceria com a também talentosa cantora Johaine Droppa, Anne Glober apresenta não apenas a música que garantiu uma vaga no programa global, mas também outras composições dos gêneros blues, jazz e soul

O Five Lounge oferece uma ampla carta de coquetéis autorais, criados pelo mixologista Ariel Todeschini, além de vinhos em torneiras do Projeto Tão Longe, Tão Perto. Para acompanhar a experiência, o bar apresenta um menu inspirado na culinária espanhola, com seleção de tapas, como croquete de presunto parma, porção de presunto serrano, croquetas de jamón e finger food de arroz de mariscos. Situado no Batel, especificamente no segundo andar do Complexo The Five, o Five Lounge promete uma experiência gastronômica e de bebidas única.

Serviço: 

NH Curitiba The Five 

Rua Nunes Machado, 68 – Batel | Curitiba – PR

E-mail: nhcuritibathefive@nh-hotels.com

Telefone: (41) 3434-9400

Site: www.nh-hoteles.pt/hotel/nh-curitiba-the-five

Instagram: @nhhotelsbrasil

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa.

Conheça seus direitos mediante imprevistos com passagens aéreas

Escolher a data para a realização de uma viagem parece uma tarefa fácil se comparada à escolha do destino. Isso porque, saber qual direção tomar está diretamente ao quanto você está disposto a gastar com o transporte; e é nessa hora que a compra de passagens aéreas pode ser uma tarefa desafiadora.

A época do ano é um dos fatores que mais influência nos preços, além das opções de classes e variações de bagagem. Andressa Tanferri, Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Anhanguera, explica que, mais do que avaliar os preços, o consumidor deve estar atento aos direitos caso tenha a necessidade de pedir reembolso, cancelar ou remarcar sua passagem. “A empresa deve apresentar de maneira clara e precisa os detalhes referentes à viagem, tais como custos, condições, regulamentos e restrições. O consumidor tem o direito de receber todas as informações essenciais sobre a jornada, abrangendo itinerário, horários, escalas, políticas de bagagem, reserva de assentos, entre outros aspectos. Além disso, é de extrema importância que o consumidor sempre busque comprar passagens por sites seguros e sempre desconfie de preços vis”, esclarece.

Veja dicas de como proceder nos casos abaixo:

Desistência em até 24h: O consumidor tem o direito de desistir da compra da passagem até 24 horas após a sua emissão, desde que a aquisição tenha sido feita por telefone ou site e com antecedência mínima de sete dias em relação à data do voo;

Cancelamento de voo: Se a companhia aérea cancelar o voo, independentemente do motivo, o passageiro terá o direito ao reembolso integral do valor pago; remarcação, sem custo, para outro voo que lhe atenda; embarque no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, sem custo, se houver disponibilidade lugares; ou, se estiver em conexão, poderá concluir a viagem por outra modalidade de transporte.

Atraso de voo: A partir de uma hora o passageiro terá direito à comunicação (internet, telefone); a partir de duas horas de atraso, direito à alimentação; e se o atraso for superior a quatro horas, terá direito à acomodação e hospedagem, bem como transporte até o local. Além disso, a empresa aérea deverá oferecer as mesmas opções de reacomodação ou reembolso do cancelamento.

Transporte de bagagem: Para não ser pego de surpresa ou pagar valor adicional sem necessidade, o passageiro deve conhecer previamente as regras específicas sobre transporte de bagagem, incluindo limites de peso e dimensões, e ter conhecimento dos preços adicionais.

No Brasil, os direitos do consumidor são regulamentados pelo Código de Defesa do Consumidor e por normativas específicas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Dessa forma, é importante ressaltar que esses direitos podem variar e são específicos para o contexto brasileiro.

Caso a companhia aérea não respeite as normativas e não ofereça a assistência necessária, o consumidor poderá ingressar na via judicial para obter a reparação dos danos, o que pode ser feito com a assistência de um advogado ou pessoalmente nos Juizados Especiais.

13.º salário: especialista do Sicredi dá dicas de como investir

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Segundo pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR, 36% dos assalariados planejam investir e poupar o recurso extra

O 13.º salário, disponível desde quinta-feira (30), deve injetar cerca de R$ 9,8 bilhões na economia do Paraná neste ano, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O salário extra pode ser a solução para os paranaenses endividados, conforme pesquisa realizada pela Fecomércio PR em conjunto com o Sebrae/PR, indicando o uso do dinheiro para quitar dívidas em 40,5% dos participantes, enquanto 36% planejam investir em algum tipo de aplicação. “O melhor para quem está endividado realmente é quitar financiamentos ou parcelamentos com juros mais altos. Já para quem tem uma sobra, uma boa opção é investir esses recursos como uma forma de segurança futura”, afirma a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná.

Para facilitar a escolha das formas de investimento, Adriana preparou algumas dicas de como escolher a melhor forma de aplicar o dinheiro, considerando o perfil do investidor, seja ele conservador, moderado, arrojado ou agressivo.

Investidores conservadores

Para quem nunca investiu ou não tem preferência por investimentos de longo prazo, a recomendação é aplicar em produtos de renda fixa. A opção mais conhecida é a poupança, que oferece diversos benefícios aos poupadores: 

  • Remuneração garantida e não sujeita a oscilações do mercado financeiro, como ações e fundos de investimentos.
  • Não há incidência de Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas (no caso de empresas/PJs desde que sem fins lucrativos). 
  • Não há taxa de administração sobre o valor aplicado.
  • É um investimento com liquidez, ou seja, permite ao poupador o resgate imediato do recurso, evitando a necessidade de cumprir prazos ou pagar penalidades no caso de necessidade de saque.
  • Ideal para quem está começando a investir e precisa de uma aplicação financeira com regras fáceis, seguras e estáveis.
  • Recomendável como reserva financeira, onde o investidor mensalmente vai definindo um valor para ser guardado, evitando que o recurso fique na conta corrente e seja consumido entre as despesas mensais e corriqueiras. 

“A segurança de contar com um investimento de fácil compreensão é um dos pontos fortes da poupança, junto com a gestão e uso do recurso sem qualquer carência. Somado aos outros benefícios, a poupança se torna muito atrativa para quem está começando a investir ou para aquelas pessoas que também têm outros produtos, como Renda Fixa e Renda Variável, mas que querem ter uma reserva financeira com maior liquidez e menos exposição a oscilações de mercado”, explica Adriana. 

No Sicredi, poupar rende mais: em dezembro será sorteado R$ 1 milhão aos poupadores. 

Ao poupar no Sicredi, os associados ainda participam da campanha Poupança Premiada, que incentiva a educação financeira e o hábito do investimento por meio de premiações em dinheiro. Ativa desde março, a ação já premiou mais de 140 associados com valores que, ao final, somarão R$ 2,5 milhões. “A cada R$ 100 investidos, os associados recebem um número da sorte para concorrer aos prêmios. Nosso objetivo é incentivar o hábito do investimento e a educação financeira”, complementa. No dia 18/12 será feita a apuração do último sorteio, quando um ganhador poderá levar, sozinho, R$ 1 milhão. 

Outros investimentos de renda fixa são o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) — semelhante ao Certificado de Depósito Bancário (CDB) — e as Letras de Crédito do Agronegócio e Imobiliário (LCA e LCI). Todos são atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), indexador de referência que determina a rentabilidade mínima de um investimento e acompanha a taxa Selic. Quanto maior o tempo de permanência dessas aplicações, maior a rentabilidade, sendo o período mínimo de 30 dias para o RDC e 90 dias para a LCA e LCI. Dentre essas opções, a LCA e LCI se destacam por não possuir Imposto de Renda (IR). “Por não ter IR, essa opção proporciona uma rentabilidade ainda maior”, relata Adriana.

“É válido lembrar que, independentemente do investimento escolhido, a garantia da instituição financeira escolhida é essencial. O Sicredi, por exemplo, possui a certificação máxima da agência Moody’s, que destaca a instituição financeira cooperativa como uma das mais seguras em relação ao perfil de crédito e reforça sua solidez”, enfatiza Adriana. A instituição financeira cooperativa é avaliada pelas principais agências de classificação de risco do mundo e possui um rating AA (bra) atribuído pela Fitch, com uma classificação “Forte” também concedida à sua Sicredi Asset pela mesma agência. O Sicredi também recebeu classificação AAA da Standard & Poor’s.

Perfis moderados

Já para os investidores moderados, são indicados investimentos em fundos de renda fixa e variável. Exemplos incluem o fundo de inflação e os fundos multimercado, opções mais voláteis, mas que apresentam uma rentabilidade acima da Selic. Segundo Adriana, o fundo de inflação é indicado para investimentos de médio a longo prazo, uma vez que segue a rentabilidade do indicador IMA-B, composto por vários títulos públicos federais.

O fundo multimercado é uma opção de diversificação, pois investe em diversas classes de ativos como ações, títulos, câmbio e outros. “Esse fundo possibilita ao gestor a mudança das posições ao longo do mês, conforme a movimentação do mercado, buscando um retorno mais elevado; em contrapartida, tem maior volatilidade, comparado com investimentos mais conservadores”, afirma a gerente.

Opções arrojadas

Para investimentos a longo prazo e com rentabilidade maior, existem opções em renda variável. Além do Homebroker do Sicredi, com opções de investimento direto na bolsa, fundos de índice (conhecidos como ETFs) e outras operações de renda variável, a instituição financeira cooperativa conta com inúmeros fundos de investimentos atrelados a ações. 

Alguns dos fundos possíveis são o Ibovespa, Ações Sustentáveis ESG e o da Petrobras, que possuem aplicações mínimas de R$ 500 e R$ 200. “Esses fundos são destinados a investidores de perfis moderado e arrojado, que busquem retornos ao longo do tempo e aceitem oscilações nas suas aplicações. Os fundos do nosso portfólio contam com gestão profissional especializada em análise de mercado e seleção de ações, sempre buscando otimizar os resultados”, finaliza.

Sobre o Sicredi  

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.  

Site do Sicredi: Clique aqui  

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Ranger Raptor: picape mais rápida do mercado brasileiro chega a Curitiba em 2024

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Superpicape off-road possui o motor mais potente já lançado no segmento e é inspirada em veículos de corrida no deserto

A Ford lançou oficialmente no Brasil a Ranger Raptor, versão de alta performance de sua caminhonete líder em vendas. Esta é a primeira vez que o modelo é importado oficialmente pela montadora para o mercado brasileiro, e destaca-se como a picape mais rápida à venda no país. A previsão é que o carro chegue na Ford Slaviero, concessionária Ford mais tradicional de Curitiba, em fevereiro de 2024. Desenvolvida pela Ford Performance, a divisão de veículos de alto desempenho da montadora, a Ranger Raptor é inspirada em veículos de corrida no deserto.

Em comparação com a Ranger Limited, a Raptor apresenta algumas dimensões diferentes, incluindo 10mm a mais de comprimento, 90mm a mais na bitola dianteira e 40mm a mais de altura. Visualmente, a picape transmite robustez e esportividade, destacando-se pelas  rodas aro 17 com pneus de 33 polegadas. “Na atual geração, a Ford Ranger Raptor é um projeto independente da Ranger convencional, com mudanças estruturais e no powertrain voltadas para uma performance extrema tanto na cidade quanto no off-road”, explica o gerente comercial da Ford Slaviero, Rogério Lechinski. 

Motor

O grande diferencial mecânico da Ranger Raptor é seu  motor e  transmissão. Cada marcha tem seu próprio perfil de impulsão até o pico na 3.ª marcha, proporcionando ao condutor a sensação de esportividade ao ser “empurrado” para trás do banco até o término dessa marcha. Também possui um sistema Antilag que mantém as turbinas cheias por até 3 segundos após o alívio do acelerador, assegurando respostas imediatas nas retomadas. Desenvolvido pela Ford Performance, o motor oferece acelerações brutais em qualquer situação, sendo o mais potente já lançado no segmento no Brasil.

Além do câmbio automático, a picape possui trocas de marcha pelo Paddle Shifter, proporcionando maior precisão e rapidez em terrenos acidentados. 

Design

Nesse aspecto, a picape apresenta uma caçamba inteligente para melhor aproveitamento das cargas, com vários pontos de apoio. A tampa traseira possui fixação para grampos e um assistente de fechamento que reduz o peso, além de fixações que permitem prender a carga com segurança.

As lanternas possuem LED com DLR, e os faróis Matrix LED oferecem uma tecnologia de iluminação sem ofuscamento. 

O interior do veículo é equipado com bancos elétricos exclusivos, revestidos em couro e suede, proporcionando conforto e suporte excepcionais. O veículo também oferece ar-condicionado com saída de ar para a segunda fileira, garantindo conforto a todos os ocupantes. A tecnologia e-shifter com transmissão de 10 velocidades proporciona aceleração, resposta e desempenho.

Capacidade off-road

Amortecedores: o amortecedor Fox Live Valve melhora excepcionalmente a capacidade off-road em altas velocidades, realizando impressionantes 500 leituras por segundo. Isso acontece principalmente pelos amortecedores FOX 2.5″ Racing com tecnologia Live Valve, que adaptam sua dureza em tempo real conforme a inclinação, aceleração, velocidade, ângulo de direção e saltos. Esses amortecedores oferecem três modos de ajuste:, normal, sport e off-road, além de dois modos de calibração automática, saldo e pedal baixo. O sistema também proporciona ajuste individual de cada pistão, fornecendo o equilíbrio adequado em todas as situações.

Escapamento: os modos de escapamento da Ranger Raptor transformam a condução em uma experiência sonora única. São quatro modos de som que podem ser selecionados a qualquer momento. Cada um deles apresenta seu próprio perfil sonoro. São eles: normal, com ruído em um nível esperado; esporte, com ruído mais intenso em altas rotações; silencioso, que mantém um ruído baixo, sendo amigável aos vizinhos; baja, com ruído alto, intenso e agressivo o tempo todo. 

Condução: ao todo, são sete modos de condução – normal, esportivo, escorregadio, lama/terra, areia, baja e rock crawl – que adaptam os parâmetros de motor, transmissão, tração e suspensão para superar qualquer terreno com confiança e versatilidade. 

Direção: os modos de direção da Ranger Raptor oferecem versatilidade para diversas situações de condução. São quatro modos de direção que podem ser selecionados a qualquer momento. Cada modo tem seu próprio modo de direção. São eles: normal, conforto, sport e off-road.

Piloto automático: semelhante ao piloto automático, o Trail Control foi desenvolvido para a travessia de terrenos fora de estrada em baixa velocidade. Essa função está disponível no Navegador Off-Road, e controla a aceleração e a frenagem da Ranger Raptor tanto em aclives como em declives.

Tecnologia e conectividade

O sistema multimídia SYNC 4, com 12”, permite dividir a tela para que o motorista possa continuar acompanhando a rota no aplicativo, enquanto tem fácil acesso às funções do ar-condicionado, música, telefone e navegador GPS integrado. O painel Full Digital de 12.4″, o mesmo utilizado na F150, é totalmente imersivo e intuitivo, adaptando-se a cada modo de condução e fornecendo as informações mais úteis em cada situação.

O modelo também está equipado com carregador de celular por indução, sistema de áudio com oito alto-falantes e seis interruptores auxiliares. Além disso, conta com o aplicativo FordPass, que permite ao cliente interagir com a picape de onde estiver, proporcionando uma experiência de conectividade avançada que eleva o desempenho e a conveniência.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

Especialista ensina como usar bem o 13º salário

O décimo terceiro salário vai injetar R$ 291 bilhões na economia brasileira. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 87,7 milhões de trabalhadores, aposentados e pensionistas vão receber o rendimento adicional. O prazo para que as empresas paguem a segunda parcela termina no dia 20 de dezembro.

Com o “respiro” nas finanças, 40% das famílias pretendem pagar dívidas. Outras, têm a compra de presentes, as despesas de viagem e as festas de fim de ano nos planos. A dica, no entanto, é usar o salário extra da melhor forma possível.

Consultor nas áreas de Comportamento do Consumidor e Planejamento Estratégico, Sérgio Czajkowski Júnior diz que o planejamento é a chave do sucesso para aproveitar o 13º com sabedoria. “O primeiro passo é reunir a família, calcular as dívidas, avaliar as finanças e planejar a forma como esse salário adicional será utilizado. Depois, fazer um planejamento de curto, médio e longo prazos pensando nas estratégias para manter as contas no azul em 2024.”

Segundo o especialista, a prioridade deve ser a quitação das dívidas já contraídas, principalmente as do cartão de crédito, que têm juros mais elevados. “Antes de gastar com festas, presentes e viagens é melhor estancar a sangria de 2023. Com as contas em ordem, fica mais fácil administrar as despesas do início do ano”, ensina o professor de Marketing, Branding e Comportamento do Consumidor no UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, o maior ecossistema de ensino superior privado do país.

Endividamento

No Brasil, 76% das famílias estão endividadas e ainda que o índice esteja em queda nos últimos meses, chegando ao menor patamar desde o início de 2022, o percentual é considerado alto. Conter o impulso de fazer novos gastos com base no 13º salário é a primeira medida para organizar as finanças.

A renda extra, lembra Sérgio Czajkowski Júnior, deve servir para organizar a vida financeira e começar 2024 sem dívidas. “Quem está inadimplente deve aproveitar o momento para resolver a situação e começar o ano no azul. Não se pode esquecer que janeiro e fevereiro são meses de forte impacto nas finanças, em função das matrículas, uniforme e da compra do material escolar, além de impostos como IPTU e IPVA.”

Ansiedade atrapalha o planejamento

O professor do UniCuritiba diz que o brasileiro tem dificuldades para se planejar financeiramente. A lembrança de décadas passadas, quando a inflação era descontrolada e atrapalhava o orçamento doméstico, é um dos fatores. “Quem viveu naquela época tem isso no inconsciente e está aprendendo a se planejar; mas quem é mais jovem também tem dificuldades para fazer o planejamento de longo prazo em função da ansiedade, uma característica dos novos tempos.”

Para dar certo, o planejamento financeiro deve ser feito com o envolvimento de toda a família, inclusive dos filhos. “Existem aplicativos que ajudam muito nessa tarefa, mas o bom e velho caderninho ou uma planilha de excel também são eficientes”, ensina o professor do UniCuritiba.

Dívidas no topo da lista
A prioridade no uso do 13º salário deve ser a quitação das dívidas. De acordo com o especialista em Planejamento Estratégico, colocar as contas em dia é essencial para administrar, com mais facilidade, as despesas do próximo ano.

“Quem está endividado não deve aumentar essa conta com a compra de presentes, viagens e festas. Priorize o pagamento das dívidas e das compras essenciais. Deixe os supérfluos para quando as finanças estiverem equilibradas.”

Outra recomendação do professor do UniCuritiba é fazer compras à vista, o que facilita a negociação de descontos. O parcelamento não deve ser uma prática corriqueira, ficando restrito às aquisições de bens e produtos mais caros.

“É difícil estimar o quanto cada família deve destinar às despesas fixas, variáveis, lazer e outros gastos, mas a regra universal é: gaste conforme seus rendimentos. Utilize os recursos de forma a fechar o mês no azul e, sempre que possível, mantenha uma reserva para emergências”, ensina Sérgio.

Investimento no futuro

Depois de quitar as dívidas, reservar recursos para as despesas do início de ano e comprar o essencial para as festas, o consultor da área de Planejamento Estratégico Sérgio Czajkowski Júnior sugere que as pessoas pensem em fazer um bom investimento.

“Além dos investimentos financeiros, investir em si, principalmente em capacitação, é uma ótima ideia. Pessoas com graduação recebem até 40% a mais do que profissionais sem formação superior. Usar parte do 13º salário para começar uma faculdade ou um curso de idiomas, por exemplo, é uma excelente opção”, recomenda o especialista.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Fim de Ano: quem deve receber as encomendas de Natal nos condomínios?

A tão aguardada Black Friday de 2023 passou. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de R$ 4,64 bilhões foram movimentados na economia nos últimos dias em virtude das compras online e presenciais.

A próxima e mais esperada data no varejo é o Natal, onde a estimativa da CNC é de que haja crescimento nas vendas de 2,4% em relação ao ano passado, com um volume financeiro perto dos R$ 65 bilhões.

Mas com tantas aquisições, surge uma dúvida comum: quem deve receber as mercadorias nos condomínios?

Conheça as regras do local
Em muitos condomínios, quem recebe as compras online é o porteiro ou zelador; já que o morador ou proprietário do imóvel não fica o dia todo no local. Em outros ambientes coletivos, somente quem fez a aquisição virtual deve receber o produto.

Apesar de a Lei 6.538/78 definir que os administradores, gerentes, porteiros, zeladores ou funcionários dos condomínios são credenciados para o recebimento de encomendas e respondem pelo seu extravio ou violação, é preciso atenção.

“Se os condôminos optarem e definirem em assembleia ou em regimento interno que terceiros não podem receber encomendas pessoais, isso prevalece”, explica Claudio Marcelo Baiak, presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP), entidade que representa mais de 2.700 estabelecimentos no estado.

Estrutura adequada
Em qualquer situação, é preciso haver regras claras e que sejam do conhecimento de quem reside e faz a gestão dos condomínios.

Como o número de encomendas aumentou muito nos últimos anos – e pode crescer ainda mais com a proximidade do Natal – o diretor da AACEP recomenda investir em armários inteligentes automatizados ou mesmo em aplicativos que conectam os moradores e facilitem suas vidas. E tudo isso pode ser viabilizado pelas administradoras.

“Isso porque em grande parte dos imóveis, especialmente os mais antigos, não tem um espaço que comporte o armazenamento seguro das encomendas. Porém, se o local permitir que terceiros recebam as compras online, é necessário que haja local para guardá-las e ter prazos de retirada definidos”, enfatiza Baiak.

Outras recomendações referem-se aos limites de tamanho das entregas [não receber grandes eletrodomésticos ou eletrônicos] e aos valores [não receber jóias]. Da mesma forma, nada de receber alimentos perecíveis ou medicamentos que necessitam de refrigeração.

Controles manuais
Quando o recebimento de mercadorias é feito manualmente, é preciso redobrar os cuidados, principalmente em relação aos protocolos e comprovantes que devem conter informações básicas como data, hora da entrega, quem recebeu. Da mesma forma, o cuidado também vale para quando o objeto for repassado ao destinatário.

“É importante também orientar os funcionários a não receber mercadorias sem a devida identificação ou com sinais de violação. Se as medidas de controle forem aplicadas corretamente, os problemas como extravio, furtos, troca de encomendas, violações, entre outros serão evitados”, completa Claudio Marcelo Baiak.

Sobre a AACEP
A Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP) representa cerca de 2.700 condomínios, onde vivem mais de 740 mil paranaenses.

A entidade tem administradoras afiliadas em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Campo Largo, Colombo, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco e atua para levar informações e profissionalismo à gestão condominial.

A associação busca novas afiliadas em Londrina, Maringá, Cascavel e nas demais cidades de médio porte do Estado.