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A potência da colaboração na Educação

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Cristiane da Fonseca*

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Compromisso Criança Alfabetizada, que apresenta dois grandes objetivos: garantir que 100% dos(as) estudantes brasileiros(as) estejam alfabetizados(as) ao final do 2.o ano do ensino fundamental e também a recomposição das aprendizagens para as crianças matriculadas no 3.º, 4.º e 5.º ano do ensino fundamental.

Esse compromisso está fundamentado nas diretrizes da pesquisa Alfabetiza Brasil, a qual apontou que 56,4% dos(as) estudantes brasileiros(as) que estavam no 2.o ano em 2021 não estavam alfabetizados(as). Esse número é extremamente alarmante, uma vez que crianças não alfabetizadas têm maior predisposição à reprovação, à distorção idade-série e à evasão escolar. 

Diante deste cenário, observamos um grande movimento nacional para a construção de um Regime de Colaboração entre o governo federal, os estados e municípios Esse regime entrará em prática por meio dos eixos do novo compromisso estabelecido. Afinal, resultados bem-sucedidos de iniciativas na área da Educação, orientadas pela colaboração, estão se tornando cada vez mais evidentes no cenário nacional.

Nos últimos anos, algumas ações de sucesso, que visavam fortalecer o ciclo de alfabetização, ocorreram por meio de Regimes de Colaboração entre os próprios municípios e também entre municípios, estados e União. Isso ocorreu, por exemplo, no caso da experiência do Ceará com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) e, entre outros exemplos, do Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Granfpolis, um território com 22 municípios em Santa Catarina. Esse arranjo implementou de forma colaborativa um projeto que inclui a formação de gestores escolares e coordenadores pedagógicos, a iniciação de ciclos de diálogo entre os profissionais e o monitoramento contínuo dos resultados dos alunos em sala de aula.

Sabemos que, hoje, mais do que nunca, os regimes movidos pela colaboração, independentemente do mecanismo eleito, são extremamente potentes em seus propósitos. Falando no âmbito intermunicipal, temos conhecimento de que é possível criar espaços formais de diálogo entre secretários municipais de Educação e coordenadores pedagógicos de um mesmo território, visando encontrar soluções comuns. Esses espaços permitem a criação de um mapeamento dos indicadores territoriais e, na sequência, a elaboração de soluções práticas e estruturantes que buscam uma educação de qualidade para todos.

De acordo com os educadores José Bernardo Toro e Nisia Maria Werneck, a participação é uma forma de aprendizado. É por meio da participação que os grupos fortalecem a confiança, especialmente em sua própria capacidade de gerar soluções para os problemas. Essa relação de confiança é um dos principais elementos que sustentam a união do grupo.

Mas como estabelecer essa relação de confiança? Dentro de um espaço comum, psicologicamente seguro e colaborativo, os representantes dos municípios estabelecem vínculos, percebem que suas vulnerabilidades podem ser as mesmas que as do município vizinho e superam o isolamento. Além disso, eles ampliam seus conhecimentos por meio de formações coletivas, mobilizam parceiros técnicos, conquistam mais visibilidade no cenário nacional e compartilham  experiências. Isso também permite estabelecer parcerias suprapartidárias, que podem ter continuidade após transições políticas estaduais e municipais, uma vez que foram construídos laços, dinâmicas formais de troca, resultados de projetos mensurados e o engajamento da comunidade escolar.

Como cita o educador Fábio Brotto, “neste momento histórico, é necessário acessar todo o conhecimento adquirido e acumulado pela humanidade, para redescobrirmos a cultura da cooperação que esquecemos ao longo dos anos”.

Neste contexto, é um fato que o ciclo de alfabetização das crianças brasileiras merece o estabelecimento dessa cultura de atuação coletiva para promover seu avanço. A discrepância dos números apresentados convida toda a sociedade a buscar melhorias nos indicadores de Educação e no desenvolvimento social das crianças, lembrando que isso pode, por consequência, impactar diretamente o desenvolvimento social do país. E, com certeza, a colaboração é um dos caminhos a serem trilhados para intervir de maneira decisiva nesse processo.

*Cristiane da Fonseca, especialista em Gestão para o Desenvolvimento Social; profissional máster em Metodologias Ágeis para Projetos Sociais e Coordenadora de Implantação de Projetos Sociais do Instituto Positivo.

Novembro Azul: reposição de testosterona não tem relação com câncer de próstata

O mês de novembro é mundialmente conhecido pela campanha Novembro Azul, de conscientização sobre a saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata. E uma das principais polêmicas em relação ao tema é se há alguma relação entre o uso de testosterona e a incidência deste tipo de câncer. “Vários estudos científicos já comprovaram que a reposição hormonal de testosterona não causa câncer de próstata. Mas apesar de inúmeros trabalhos não evidenciarem relação de causalidade entre o uso de testosterona e a doença, ainda há muita desinformação na sociedade de um modo geral”, destaca o médico Luiz Paulo S. Pinto, presidente da Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH).

Segundo o médico, o avanço das pesquisas científicas torna o tratamento hormonal cada vez mais seguro para a população. Ele alerta que é preciso estar atento aos sinais e fazer exames periódicos, pois assim como ocorre com as mulheres na menopausa, nos homens também há uma diminuição natural na produção de hormônios com o avanço da idade.

“Nos homens um dos principais hormônios é a testosterona que tem múltiplas funções fisiológicas e atua inclusive na regulação do metabolismo. São inúmeros os problemas que a deficiência da testosterona pode trazer à saúde do homem, entre eles a obesidade, diminuição da densidade óssea e da massa muscular, diabetes, depressão e uma série de complicações. E nestes casos, a reposição hormonal é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e evitar o surgimento de doenças crônicas”, afirma Luiz Paulo S. Pinto.

Um estudo realizado recentemente pela Universidade de Harvard concluiu que a normalização dos níveis de testosterona reduz a incidência de infarto do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a taxa de mortalidade em geral. O estudo foi conduzido pelo médico urologista e professor de Harvard, Abraham Morgentaler, referência mundial em tratamentos com testosterona e que é um dos palestrantes convidados para o 1º Congresso Brasileiro de Hormonologia, que será realizado em dezembro, em Curitiba (PR).

“À medida que novos estudos científicos vão surgindo, começamos a entender melhor como os hormônios atuam na saúde do homem como um todo. No caso do câncer de próstata, por exemplo, essa suposta relação entre a reposição de testosterona e o surgimento da doença já foi refutada por várias pesquisas. Inclusive, como é um câncer que tem o monitoramento iniciado somente a partir dos 50 anos ou, em casos com histórico familiar aos 45 anos, já é esperado que a produção hormonal esteja em queda e, por isso, fica muito difícil comprovar que exista alguma relação de fato”, explica Luiz Paulo S. Pinto.

Serviço: 1º Congresso Brasileiro de Hormonologia
Local: Viasoft Experience (Curitiba – PR)
Data: 01 e 02 de dezembro de 2023.
Informações e Inscrições: www.congressohormonologia.com.br

Sobre a ASBRAH
A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) é uma organização comprometida em promover o conhecimento, avanços científicos e a prática responsável dos tratamentos hormonais no Brasil e reúne médicos que compartilham o interesse em comum no estudo e tratamento das disfunções hormonais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a saúde em todas as fases da vida. A Associação tem a missão de fomentar o desenvolvimento contínuo da área, promovendo a excelência na pesquisa, educação e prática clínica, além de estabelecer padrões éticos elevados para a hormonologia no Brasil.

Chef de Curitiba é reconhecido por sua gastronomia italiana

O empresário Délio Canabrava, proprietário do restaurante Cantina do Délio, acaba de receber dois importantes prêmios internacionais. Durante a convenção da Federação Italiana de Chefs – Associazione Estera Brasile (FIC-Brasile), ele foi condecorado com a comenda Chef Patron, que elege os chefs que, à frente de seus restaurantes, atuam como formadores de bons cozinheiros de gastronomia italiana. É a primeira vez que esta premiação é concedida a um chef no Brasil. Além dessa rara premiação, Délio Canabrava recebeu também outra homenagem, o título de Master Chef da FIC, em homenagem aos seus 25 anos de dedicação à gastronomia italiana e nove anos como associado. “Fiquei muito emocionado, não esperava! Agora tenho a certeza de que meu trabalho segue o caminho certo. E que estou deixando um legado positivo não só para meus filhos, mas para quem trabalha comigo”, diz o empresário. Ele destaca que a honraria recebida foi indicação pessoal do presidente da FIC Brasile, chef Bruno Stippe.
A convenção da FIC-Brasile aconteceu dias 13 e 14 de novembro, em Atibaia, interior de São Paulo. O objetivo do evento é reunir profissionais ligados à culinária italiana.O evento com dezenas de chefs brasileiros contou com a presença do presidente da FIC Itália, chef Rocco Pozzulo. A FIC tem várias categorias de associados. Para participar da associação, basta ter simpatia e afinidade com a gastronomia italiana. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo instagram @deliocanabrava com o próprio Délio, em Curitiba.
Sobre Délio Canabrava
Especialista em cozinha italiana e brasileira, Délio Canabrava é sócio-proprietário do Bar Canabenta e da Cantina do Délio , em Curitiba, esta com duas unidades, no Alto da XV e no Batel. Esse empreendimento nasceu há 17 anos, quando, seguindo o sonho de abrir um restaurante italiano, Délio fez uma viagem para a Itália com objetivo de conhecer as cantinas de Norte ao Sul. Ao voltar, inaugurou a Cantina, oferecendo comida tipicamente caseira italiana, autêntica, afetiva, saborosa, de qualidade e com preços acessíveis. Todos os pratos do cardápio são preparados na própria casa, o que traz ainda mais personalidade ao empreendimento. Com a esposa, trouxe para o Brasil em 2000 a torta Banoffi, a difundiu e a tornou famosa nacionalmente. É membro da Associação dos Restaurantes do Prato da Boa Lembrança e da Ospitalitat Italiana. Confrade dos Enófilos da Bairrada Portugal e professor voluntário em diversos projetos sociais.
Sobre FIC Brasile
A FIC é a maior associação de cozinheiros do mundo, com 15 mil associados. A Delegação Brasileira da Federação Italiana de Chefes tem atualmente 800 associados e é a entidade oficial no Brasil de representação da FIC Itália, reconhecida pela WACS (World Association Chefs Society), respondendo ao mesmo estatuto e diretrizes, atuando em todo o território nacional. A entidade mantém firme o propósito de trazer os fundamentos da tradicional culinária italiana para os mais jovens, através de palestras, workshops e participações em Escolas de Formação Profissional, programas televisivos e eventos gastronômicos, além de reconhecer e homenagear os grandes nomes da gastronomia no Brasil.

O Boticário apresenta novo L’eau de Lily Soleil

O Boticário apresenta uma opção fresca para o dia a dia da sua marca queridinha, Lily.

Combinando a sofisticação do Lírio com o frescor marcante do Ylang Ylang, o novo L’Eau de Lily Soleil é um convite para um novo despertar a cada amanhecer, incentivando que cada mulher assuma o papel principal dentro da sua própria história e redescubra sua melhor versão todos os dias.

O segredinho por trás da nova fragrância é o Ylang Ylang, que floresce quando a brisa do mar encontra o nascer do sol, trazendo uma sensação única da certeza do frescor marcante de um novo amanhecer. Esse floral sofisticado combina notas de saída de pêra d’anjou, carambola, flor de acácia e toranja, com toques de Ylang Ylang, L’eau de Lily Heart, alpina e narciso no corpo, fechando com um fundo de musk, sândalo nova caledônia, madeiras brancas e nota de amêndoa cremosa.

“O novo L’eau de Lily Soleil foi feito para a mulher que está em busca de um frescor na vida, reforçando o valor de explorar novas oportunidades para ser quem ela é. Neste Eau de Toilette trouxemos um novo segredinho, o Ylang Ylang, com um frescor marcante para somar ao coração floral branco de Lily, com o sofisticado Lírio, já amado pelas nossas consumidoras”, comenta Cesar Veiga, Perfumista do Boticário.

As nuances desta sofisticação são, também, representadas na embalagem da nova fragrância, apresentada em um formato alongado, já conhecido do L’eau de Lily, combinado com um tom rosado e toques de dourado – característica da marca queridinha de perfumaria do Boticário.

O lançamento chega com 18% de desconto e já está disponível em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS.

Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele.

Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

Feira do Vinil na Black Friday em Curitiba

A Feira Independente de Vinil de Curitiba terá uma edição especial de Black Friday no dia 25 de novembro, sábado, no hotel Rede Braz, na Boca Maldita. O evento contará com 11 expositores de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que oferecerão LPs com preços promocionais. Os visitantes poderão encontrar discos a partir de R$ 20.

“Cada expositor terá uma estratégia de venda, muitos deles terão caixas promocionais, além de boas condições e preços nos demais discos”, explica o organizador da Feira, Adriano Mateus Rosa.

Se você é um amante da música e colecionador de vinil, não perca a oportunidade de participar deste evento único na icônica Boca Maldita, no coração do centro de Curitiba. Aproveite para descobrir joias musicais escondidas e aprender com outros entusiastas.

O mercado do Vinil

De acordo com um relatório da empresa de pesquisa de mercado, IMARC Group, o tamanho do mercado global de vinil atingiu US$ 1,7 bilhão em 2022. A previsão é que o mercado alcance US$ 2,8 bilhões até 2028, exibindo uma taxa de crescimento anual composta de 9,4% durante o período de 2023 a 2028 .

O mercado está sendo impulsionado pela adoção estratégica de práticas de varejo em diferentes canais de comunicação pelos fornecedores para expandir sua base de clientes.

“Os discos de vinil ocupam um lugar especial no coração dos colecionadores de música, audiófilos e DJs, que os consideram como tesouros preciosos, cada vez mais utilizados em concertos ao vivo, apresentações e gravações musicais. Além disso, esses discos carregam um significado histórico e cultural profundo dentro do mundo da música popular, contribuindo significativamente para a demanda crescente no cenário musical contemporâneo”, explica Rosa.

As principais gravadoras estão tomando medidas proativas para impulsionar o mercado de discos de vinil. Elas organizam eventos especiais para lançamentos de discos e introduzem álbuns de versão especial ou limitada. Além disso, os fabricantes deste espaço estão incorporando tecnologias avançadas em seus produtos para aumentar a capacidade do disco, manter a qualidade de áudio em alta definição e otimizar os custos de produção.

Camisetas em promoção

A Ruído Camisetas fará uma promoção especial em seu estande nas camisetas com estampas de rock, jazz, brasilidades e cult movies. Comprando o Combo de três camisetas tamanhos P / M / G / GG por apenas R$ 180,00 o cliente leva uma camiseta à sua escolha. Cada camiseta ficará apenas R$ 45,00. Já o Combo de três camisetas tamanho X2 sai por R$ 200,00 também com uma de brinde. Nesse caso cada uma ficará apenas R$ 50,00.

Serviço:

Local: Feira Independente de Vinil de Curitiba acontece no Hotel Rede Braz, Av. Luiz Xavier, 67.

Data: 25 de novembro das 9h às 19h.

Entrada Gratuita.

Fhar Viagens Personalizadas completa dois anos de sucesso

Os irmãos Juarez e Fábio e seu tio Cleverson sempre amaram viajar. Cada um tinha os seus respectivos trabalhos, nenhum no mercado de turismo, mas tinham essa paixão em comum. “Nós somos amantes do turismo e sempre tivemos o sonho de abrir a nossa própria agência de viagens. A cada reunião de família e em conversas informais, íamos amadurecendo o assunto, afinal, nenhum de nós trabalhava na área. Cada um tinha a sua profissão, mas esse nosso amor por turismo, fez com que déssemos uma volta de 360º e arriscássemos nesse novo mercado”, explica o diretor de vendas da Fhar, Juarez Küster.

Nas suas férias e tempo livre, os empresários aproveitavam para viajar para todos os lugares, mas, principalmente, para destinos exóticos e bem diferentes. Quando viajavam para lugares turísticos clássicos, sempre buscavam algum lugar incomum para desbravar. “Desde o nosso início, nossa missão tem sido proporcionar experiências de viagens que enriqueçam a alma e deixem lembranças duradouras. Ao longo desses dois anos, exploramos destinos exóticos, mergulhamos em culturas fascinantes e criamos conexões profundas com os nossos viajantes”, pontua o diretor executivo da Fhar, Fábio Küster.

O objetivo da Fhar é oferecer um serviço diferenciado e de alta qualidade. Além do número restrito de turistas, a agência de viagens também conta com atrações que os próprios empresários já fizeram e que estão fora do circuito turístico. “Somos cliente da Fhar desde a sua fundação. Eu e o meu marido somos fãs. A organização de todo o percurso, das cidades a serem visitadas, as dicas para aproveitarmos melhor os lugares que passamos, sempre são impecáveis. Em uma viagem que fizemos para Nova Iorque, ficamos 36 horas no aeroporto, a companhia aérea não nos deu assessoria nenhuma. A fumaça que estava vindo do Canadá impossibilitava a nossa decolagem, a cidade estava lotada e não conseguimos hotel. O que nos marcou nessa viagem foi que a Fhar não nos desamparou, pelo contrário, todas as informações que conseguíamos vinham deles. Eles não nos abandonaram por nenhum segundo, estavam sempre ligados e nos auxiliando. Somos muito gratos pela Fhar não ter nos desamparado, é na hora da dificuldade que vemos a importância de ter uma parceria com uma empresa como a Fhar”, pontua Vania Castagnolli.

O nome da Fhar é uma alteração poética da palavra inglesa “far”, que significa longe, distante, e representa o desejo dos sócios de não apenas levar os viajantes para longe, como também eles próprios de alcançarem distâncias maiores, sempre aprimorando seus conhecimentos e referências. “Conheço o Fábio há muitos anos, quando ele ainda não trabalhava com turismo e eu sempre trabalhei na área. Posso dizer que os ajudei um pouco no começo, explicando as vantagens, os cenários que eles iam encontrar, as exigências e as funcionalidades que o ramo exige. Em pouquíssimo tempo, a Fhar já mostrou e provou para que veio. É uma felicidade ver o quanto a empresa já cresceu e o quão bonito é o seu futuro, diz André Ricardo Soares, coordenador comercial do Grupo BRT.

O “h” foi utilizado para dar mais força para a marca, mas, além disso, ele também simboliza o fato de que, desde o primeiro dia, a Fhar se impõe como uma grande agência de viagens, com estruturação e organização corretas e exemplares, sempre levando em conta as vontades de cada clientes. “Tivemos uma experiência muito agradável com a Fhar. Eu e a minha esposa fomos para Portugal e Espanha, eles nos passaram um roteiro fantástico, tudo foi muito redondinho, sem atropelos e tudo muito bem calculado”, afirma Henrique Chemin.

Mesmo com apenas dois anos, a Fhar Viagens Personalizadas já está entre as 30 melhores agências de turismo pela BWT Operadoras. “Na primeira reunião que tive com os três sócios da Fhar, eu vi um objetivo muito legal, eles estavam visualizando algo muito diferenciado. Eles sempre foram muito claros e objetivos falando que eles nunca tinham trabalho com turismo, mas que eram apaixonados por viagens. De uma forma muito singular, nós abraçamos os três e o seu ideal. Hoje, dois anos depois, com muito orgulho e satisfação afirmamos que a Fhar Viagens pontua hoje entre as 30 melhores agências de turismo em vendas na BWT Operadoras em 2023, explica Juan Mordaski, gerente comercial da BWT Operadora.

Quando o trabalho é realmente amado, fica mais fácil de cativar os clientes e entender as suas necessidades. “A Fhar Viagens é uma Grande Empresa em pele de um Pequeno Negócio. Apesar de nossa estrutura ser próxima das gigantes do turismo, ainda damos atenção a cada detalhe e pessoa que faz parte da nossa história, é isso que nos move”, finaliza o diretor de operações da Fhar, Cleverson Küster.

15 de novembro: três mitos sobre a Proclamação da República

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A construção da narrativa em torno dos eventos históricos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, está sempre sujeita às lentes dos protagonistas. No caso da Proclamação da República Brasileira de 1889, que marcou o fim do regime monárquico no país, não é diferente.

Por ser um importante marco na história brasileira, a Proclamação da República está sujeita a interpretações divergentes sobre os acontecimentos da época. Segundo o especialista em Gestão de Teorias Educacionais e coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Ivo Erthal, é necessário entender o contexto histórico do momento que levou ao acontecimento. Sendo assim, o historiador destaca alguns pontos importantes da proclamação que não se desenrolaram exatamente conforme as narrativas contam.

  • Golpe de Estado

Apesar da história contar que houve participação popular na Proclamação da República, há consenso entre os historiadores de que houve um golpe de estado orquestrado por lideranças econômicas, militares e religiosas. Os militares estavam insatisfeitos com o tratamento de D. Pedro II, principalmente por não terem sido enaltecidos após a Guerra do Paraguai, enquanto os religiosos se opunham à separação entre Igreja e Estado promovida pelo imperador, o que reduziu seu poder e influência. “A participação do povo é um mito, pois esse envolvimento é considerado apenas em casos de plebiscito, movimentos populares ou voto, e nenhum desses ocorreu”, aponta Erthal.

  • Abolição da escravatura

Além dos militares e religiosos, as elites agrárias brasileiras também participaram do golpe por conta da insatisfação com o imperador. Erthal explica que, para os ricos, esse descontentamento se originou principalmente porque eles sentiram-se prejudicados com o fim da escravidão no Brasil. “A história mostra o mito de que a Proclamação da República foi um movimento antiabolicionista, mas na realidade era exatamente o contrário”, revela.

  • Ato pacífico

Erthal conta que um dos maiores equívocos que envolvem a Proclamação da República é de que foi um acontecimento pacífico e bem aceito pela população brasileira. “Nos dez anos que seguiram à proclamação, houve registros de fortes movimentos de rebelião e conflitos armados, como a Revolta da Armada, a Revolução Federalista e a Guerra de Canudos”, lembra o historiador. Ele recomenda três leituras fundamentais para entender melhor esse período da história brasileira: “1899”, de Laurentino Gomes; “História da República: Síntese de 65 Anos da Vida Brasileira”, de José Maria Bello; e “Da Monarquia à República: Momentos Decisivos”, de Emília Viotti da Costa.

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação e futuro que integra a família, a escola e a comunidade. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1.700 escolas de todo o Brasil utilizam a solução.

DISFUNÇÃO SEXUAL ATINGE MAIS DE 50% DOS HOMENS NO MUNDO

O assunto ainda é tabu em muitas famílias brasileiras. Mas o fato é que a disfunção sexual é cada vez mais presente em homens acima dos 30 anos. A campanha Novembro Azul, direcionada ao câncer de próstata – o mais incidente no homem e um dos que mais mata no país – é também um chamariz para diferentes cuidados necessários com a saúde masculina, incluindo problemas de ereção, que pode ser consequência de um diagnóstico tardio de câncer de próstata, por exemplo.

De acordo com um dos principais estudos sobre saúde sexual masculina, o Massachusetts Male Aging Study, a disfunção erétil afeta até 52% dos homens entre 40 e 70 anos de idade. Além disso, quase 10% apresentam casos graves e de difícil tratamento. Isso porque muitos pacientes buscam ajuda apenas quando a situação já está avançada.

O médico andrologista e urologista, Tiago Cesar Mierzwa, explica que ao receber um paciente para exames de rotina acaba muitas vezes realizando outros tratamentos, pois é comum o paciente ter diversas queixas que acreditava serem comuns do envelhecimento. Entre as principais condições tratadas pelo andrologista estão, além da disfunção erétil, distúrbios da ejaculação, correção de deformidades penianas, deficiência de testosterona, implante de próteses penianas e a infertilidade conjugal devido ao fator masculino. E em qualquer uma delas, mesmo com a relação sexual comprometida, a maioria dos homens resiste em procurar um consultório médico.

“Muitas vezes esses pacientes com alguma disfunção sexual vão diretamente à farmácia, se automedicam por vergonha de falar sobre o tema, o que prejudica a possibilidade de tratamento. Na maioria dos casos, são as parcerias que trazem este paciente até o consultório, e isso quando a situação está ficando insustentável. É compreensível, mas totalmente desnecessário esse comportamento, já que a disfunção erétil é totalmente possível de acontecer no decorrer da vida e tratar é a melhor forma de trazer qualidade de vida ao paciente e ao casal”, esclarece.

Entre outras circunstâncias que apontam o quanto a busca por um médico especialista é fundamental é o fato da disfunção erétil ser mais preeminente quando o tratamento doenças como o câncer de próstata são tardios, visto a necessidade de cirurgias mais extensas ou de tratamentos como radioterapia ou hormonioterapia concomitante. O transtorno está também associado a fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo, doenças crônicas como a diabetes, estresse, uso de anabolizantes, entre outros. Uma alteração que com mudanças comportamentais e tratamento pode ser totalmente revertida.

“O receio em procurar o urologista pode acarretar em diagnósticos demorados de diversas doenças, comprometer o sistema reprodutivo, assim como a piora da qualidade de vida naqueles casos de disfunções sexuais não tratadas. Quando temos diagnóstico precoce, conseguimos melhores taxas de cura e menores complicações, como no caso do câncer de próstata. Quando diagnosticado precocemente a taxa de cura é de mais de 90%”, relata Mierzwa.

Causas e Tratamentos para Disfunção Sexual

Entre outros transtornos sexuais possíveis, o especialista em medicina sexual ainda explica que existe além da disfunção erétil, a comum ejaculação precoce, baixa libido masculina e as preocupações com a estética genital, o que resulta em baixa autoestima e até mesmo depressão, o que pode comprometer as relações sexuais. Para estes casos existem também tratamentos possíveis como medicamentos orais, a caneta e injeção para ereção, prótese peniana, reposição de testosterona e reabilitação sexual, entre outros.

A disfunção sexual não faz distinção de idade e afeta também homens jovens. Nestes casos, uma das principais razões do problema está relacionada a fatores emocionais e psicológicos, além de pacientes jovens com diabetes tipo 1, que também correm risco de desenvolver essa condição. Porém, o cuidado com os distúrbios sexuais e reprodutivos do homem é negligenciado por pacientes de qualquer idade, especialmente os mais velhos.

“Acho que a maior preocupação, na verdade, é levar informação aos homens porque muitos vão se adaptando e se acostumam com a situação por anos, inviabilizando um tratamento eficaz que poderia ser facilmente resolvido. Às vezes, com um tratamento simples, eles retornam e relatam que gostariam de ter vindo muito antes porque estão se sentindo bem e felizes com suas parcerias”, finaliza o especialista.

Serviço:
Dr. Tiago Cesar Mierzwa
Urologia e Andrologia
www.andrologia.curitiba.br
IG: @drtiago.urologia

Fitch eleva nota do Sicredi em Rating Nacional de Longo Prazo

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Classificação da instituição financeira cooperativa passou de AA para AA+

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil, teve o Rating Nacional de Longo Prazo elevado pela Fitch Ratings, agência de classificação de risco de crédito. Conforme a agência, o aumento de “AA” para “AA+” demonstra a manutenção de bons indicadores financeiros do Sicredi, além refletir o seu atual perfil de negócios e de risco.

“A classificação da Fitch reforça a solidez do nosso Sistema e o quanto o modelo cooperativo é confiável e seguro. Construímos isso ao longo de mais de 120 anos, e as perspectivas indicam para um crescimento consistente e sustentável no futuro, com expansão em todo o Brasil”, afirma Alexandre Barbosa, diretor-executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi.  

Segundo a Fitch, o Sicredi tem conseguido manter bons indicadores, com um melhor ambiente operacional e estrutura de captação e de liquidez que acompanha seu crescimento.  A agência ainda considerou, na revisão, o atual perfil de negócios e de risco do Sicredi, com ganho de escala sustentado pela estratégia de diversificação de produtos e serviços, conectados com os planos de expansão física e manutenção de bons controles de risco. 

“A proximidade que existe na relação do Sicredi com seus associados é uma das experiências mais incríveis do nosso modelo de atuação. O resultado financeiro é importante, mas buscamos uma relação de longo prazo. Procuramos entender o que que cada um dos nossos mais de 7 milhões de associados precisam, ganhando a sua confiança e contribuindo para o seu desenvolvimento”, ressalta Barbosa.  

Outro ponto que levou a Fitch Ratings a divulgar uma avaliação positiva é que os investimentos financeiros do Sicredi têm um perfil de baixo risco de crédito e alto grau de liquidez, porque são regidos por políticas de risco bem articuladas, que visam minimizar os riscos de mercado, liquidez e operacional. A agência destacou ainda que o perfil de risco da instituição é apoiado por sete fundos garantidores e um mecanismo de garantia solidária que implicam alta fungibilidade de liquidez e capital entre os membros. 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.  

Site do Sicredi: Clique aqui  

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CIEE/PR dá dicas sobre presença de palco e bem-estar emocional para competidores do Hackatop de Mkt

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Instituição teve participação estratégica na maratona de inovação promovida pela ADVB/PR

Timidez, insegurança e oratória foram os temas abordados durante a palestra realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) no Hackatop de Mkt 2023. Promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil no Paraná (ADVB/PR),  a maratona de inovação contou com a participação estratégica do CIEE/PR nos dois dias de evento, oferecendo orientações sobre os programas de estágio, de aprendizagem e programas sociais.

“Foi uma oportunidade muito legal estar em contato direto com o CIEE/PR, uma vez que muitos participantes estão iniciando a faculdade e ainda não sabem como buscar o primeiro estágio, por exemplo. Estar perto do estudante e mostrar as oportunidades em um evento como esse gera uma conexão muito importante”, comenta a estudante de Marketing e competidora do hackathon, Marina de Lima. A universitária participou ativamente da palestra “Dominando o Palco”, realizada pelos instrutores do CIEE/PR Chrystian Brenner e Weslley Vieira, e destacou a relevância do conteúdo para a apresentação final da competição. 

Para ela, a palestra proporcionou mais segurança e tranquilidade para o pitch final, permitindo que os competidores esclarecessem dúvidas sobre como lidar com críticas e se destacar entre as demais apresentações. Os instrutores também abordaram técnicas de persuasão de público, comunicação não-verbal, postura e conteúdos relevantes a serem apresentados pelos estudantes. “Eu acredito muito na educação como agente transformador, e estar aqui, em um domingo ensolarado, é um ato de transformação. É gratificante contribuir para o caminho de cada competidor presente, seja na apresentação do projeto final ou em outros momentos na vida”, finalizou o instrutor Weslley Vieira. 

Sobre o CIEE/PR

Há 56 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 29 mil estagiários e 6 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.