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Curitibanos perdem aproximadamente equivalente a 15 dias por ano no trânsito

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Levantamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) revela que moradores de Curitiba e RMC passam, em média, de 27 a 73 minutos dentro do carro. Locação de automóveis é alternativa para aliviar o congestionamento nos grandes centros urbanos

A empresa TomTom Global Traffic, especializada em informações sobre o trânsito, publicou seu relatório anual que identifica as cidades com o pior trânsito do mundo. O estudo baseia-se no nível de congestionamento urbano por meio de análises cruzadas entre o  tempo de viagem e a distância a ser percorrida. No relatório de 2022, quatro cidades brasileiras aparecem no ranking que analisou 390 cidades do mundo: a capital paranaense ficou no 37.º lugar. 

O prognóstico de outras entidades não é favorável: uma pesquisa de opinião pública sobre Mobilidade Urbana e Trabalho, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que 44% dos motoristas da região Sul passam mais de uma hora no trânsito diariamente. Os motivos: redução ou lotação das linhas de ônibus e aumento no fluxo de automóveis. Já o Ippuc pontuou que os moradores da capital ficam, em média, 51 minutos por dia no carro e que 62% deles priorizaram o transporte individual.

Fato é que o trânsito nas grandes cidades é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O aumento significativo do congestionamento no Brasil tem um impacto negativo na qualidade de vida dos cidadãos. De acordo com uma pesquisa realizada pela CNI, 55% das pessoas entrevistadas afirmaram que sua qualidade de vida é prejudicada em razão do tempo gasto no transporte; 60% relatam chegar estressados aos destinos e 51% afirmam ter a produtividade no trabalho afetada devido à perda de tempo no trânsito. 

Locação pode ser alternativa para um trânsito mais fluido

Nesse contexto, a locação de carros surge como uma alternativa para desafogar o trânsito e solucionar os problemas de mobilidade urbana. A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) destaca que a indústria de locação de carros atua de forma efetiva na oferta de opções de transporte eficientes e flexíveis. O coordenador de operações do V1, Thiago Pinheiro, traz alguns insights sobre o assunto. “Diante de um desafio tão complexo e que requer abordagens dinâmicas, a locação de carros desempenha um papel fundamental, permitindo que as pessoas utilizem veículos apenas quando necessário, ao invés de adquirir um veículo próprio, que muitas vezes fica parado na garagem. Como resultado, isso reduz o número de carros nas ruas”, afirma.

Para melhorar a mobilidade das cidades, é necessário incentivar o compartilhamento de automóveis e simplificar os processos de aluguel de veículos, que costumam ser demorados e complicados. O incentivo ao uso ocasional de carros, aliado à aplicação de tecnologia e ideias inovadoras, contribui para o avanço do trânsito nas áreas urbanas. 

Um exemplo disso são as locações de automóveis por meia-diária, também conhecidas como “nano locação”. Representando inovação e sustentabilidade, essa modalidade tornou-se uma alternativa atraente e econômica para utilizar um carro por um período de tempo mais curto (12h). Outro facilitador é a locação realizada por meio de um app 100% on-line, sem a necessidade de intermediários. “Acreditamos que essa é a desburocratização do processo. Ao pensar em locação, as pessoas imaginam agendamentos com antecedência, filas, balcões e assinaturas de documentos. No V1, o cliente tem a opção de locar por um período específico e ainda pode retirar o carro em minutos após a aprovação do cadastro”, explica Thiago. “A meia-diária atende a uma necessidade real do usuário, que é ter um carro disponível para compromissos específicos, como uma reunião, uma viagem curta, uma mudança, sem a complicação do modelo tradicional”, complementa. 

Cada vez mais, a sociedade busca por um modelo de locomoção mais consciente, econômico e eficiente. Tal comportamento vai ao encontro da nova modalidade de locação por períodos mais curtos, visto que o carro é visto como um serviço de facilidade. Dados da ABLA comprovam isso: em 2022, as locadoras adquiriram 590.520 automóveis 0Km, representando um aumento de 33,6% em relação a 2021. A associação ainda registrou 69,3 milhões de locadoras em 2022, número superior em 38,3% e 55,4% em comparação a 2021 e 2020. A avaliação denota que a locação é um importante player entre as alternativas de mobilidade urbana. 

Problema é nacional: média diária de tempo gasto no trânsito é de uma hora no Brasil 

Tendo grande efeito no cotidiano, o trânsito nas grandes cidades brasileiras é uma constante preocupação tanto para os cidadãos quanto para as autoridades. Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em média, 36% dos brasileiros passam mais de uma hora parados no trânsito todos os dias. A pesquisa também aponta que o trânsito tem impacto negativo na produtividade, com 32% dos trabalhadores deixando de aceitar ofertas de emprego devido a problemas de transporte, e 10% já trocaram de emprego em razão do trânsito.

Diante desse cenário, Thiago apresenta algumas formas pelas quais a locação de carros pode contribuir na redução do trânsito.

  • Redução no número de veículos particulares nas ruas: “Ao optar pela locação de carros, os indivíduos reduzem o número de carros nas ruas, o que diminui a pressão sobre as vias e contribui para um tráfego mais fluido.”
  • Compartilhamento de veículos: “Ao permitir que mais pessoas utilizem o mesmo veículo para suas necessidades de transporte, reduzimos o número de carros por família. Portanto, o congestionamento nas estradas diminui.”
  • Veículos mais eficientes e menos poluentes: “Uma frota de veículos modernos e eficientes resulta em emissões  mais baixas, o que contribui para a sustentabilidade. Além disso, ajuda a diminuir  congestionamentos causados por carros avariados ou pouco eficientes.”     
  • Flexibilidade: “A locação oferece uma alternativa flexível ao transporte público e pode ser uma opção mais conveniente para muitas pessoas. Para evitar atrasos, alugar um carro pode ser uma solução.”

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play.

Londrina promove plantio de árvores em comemoração ao Dia Mundial da Árvore

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Doadas pelo Instituto A.Yoshii, 33 mudas de árvores nativas serão plantadas em local de preservação permanente localizado na Chácara Graciosa

Canela de cheiro, pitanga, fruta-do-conde, graviola, romã, carambola, cereja, gabiroba, pitanga preta, jenipapo, jambo-rosa e grumixama. No total, 33 mudas de 12 espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas por voluntários do Instituto A.Yoshii, como parte do projeto Mais Verde. A ação foi realizada na zona Sul de Londrina (PR), por conta do Dia da Árvore (21/09). Ao todo, 54 voluntários, incluindo colaboradores da construtora e seus familiares, participaram dessa iniciativa. 

Em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco especial na Meta 11, que visa apoiar relações positivas com o meio ambiente para o desenvolvimento regional, a ação de plantio realizada pelo Instituto A.Yoshii faz parte dos esforços de revitalização e preservação de uma área protegida e naturalmente coberta por vegetação nativa, com a função crucial de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade do local. 

Para a voluntária Fernanda Osko Souza, a experiência foi marcante. “Poder compartilhar com meus filhos a experiência de plantar uma árvore foi único, Em meio a rotina da cidade, poder parar, sentir a natureza e contribuir com o futuro nos faz pensar o quanto estamos acelerados e é necessário “pausar”. Na volta para casa, meu filho disse: “Mãe, foi uma experiência que não vou esquecer, a melhor de todas!”, relata a colaboradora da A.Yoshii Engenharia. 

Histórico Projeto Mais Verde

O objetivo do projeto é promover o voluntariado, o contato com a natureza, preservar o meio ambiente e proporcionar aos participantes a experiência ao ar livre e a emoção de plantar uma árvore, que pode se tornar um marco especial para muitas pessoas. Ao promover o plantio de árvores, o Instituto incentiva o reflorestamento de áreas desmatadas e contribui para a redução da emissão de CO2. 

A ação também serve como uma oportunidade para todos refletirem sobre a importância de pequenas atitudes de cuidado com o planeta. “A sustentabilidade é um pilar importante do Instituto A.Yoshii, e a ideia deste projeto é colaborar com as questões ambientais e sustentáveis para deixarmos um mundo melhor para nossos filhos”, completa o presidente do Instituto, Aparecido Siqueira. Nos últimos anos, voluntários plantaram centenas de mudas de árvores nativas, como Embaúba, Pimenteira, Figueira Branca e Ipê Amarelo. 

Sobre o Instituto A.Yoshii

Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, ao meio ambiente e à cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 16 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e à educação. Em 2022, o Instituto foi reconhecido pelo sexto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: www.institutoayoshii.org.br.

Aprende Brasil Educação vence prêmio Top Educação pela 10ª vez e é sistema de ensino para rede pública mais lembrado do país

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A Aprende Brasil Educação conquistou, pela 10ª vez, o prêmio Top Educação na categoria Sistema de Ensino para a Rede Pública. Promovido pela Revista Educação, da Editora Segmento, o prêmio celebra as marcas do setor educacional mais conhecidas do Brasil, com uma votação espontânea. Divulgado nesta segunda-feira (11), o resultado consagra a Aprende Brasil Educação entre os grandes nomes do ensino no país. A lista completa com os vencedores foi publicada no site da Revista Educação.

Realizada desde 2006, a premiação conta com 34 categorias, divididas entre Ensino Básico e Ensino Superior. A Aprende Brasil Educação venceu quase dois terços das edições em sua categoria. De acordo com a gerente de marketing e produto da marca, Damila Bonato, o resultado solidifica o trabalho desenvolvido pelas equipes de especialistas da Aprende Brasil em municípios de todas as regiões brasileiras. “Mais importante que a premiação é a consciência de que estamos no caminho certo para transformar a educação brasileira. Estamos presentes, hoje, em todo o território nacional, o que nos permite conhecer diferentes realidades e levar qualidade de ensino mesmo aos recantos mais remotos”, celebra.

Fazem parte do Sistema de Ensino Aprende Brasil uma série de recursos educacionais, como material didático integrado, avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores. Todas essas ferramentas estão disponíveis para estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Para conhecer os vencedores de todas as categorias do prêmio Top Educação, clique aqui.

Brunch no Grand Mercure Curitiba Rayon

O Grand Mercure Curitiba Rayon, localizado no coração da capital paranaense, promove no último sábado (30), a terceira edição do seu brunch. Sob o comando da chef Livia Santin, o evento será das 11h às 15h, no Garbo Restaurante.

São diversas opções de pratos quentes, além de um bufê completo, com uma saborosa mesa de frios, frutas frescas, pães, bolos, salgados e doces. Além da Cozinha Show com tapiocas, omeletes, ovos fritos, panquecas e waffles feitos na hora.

A terceira edição do Brunch do Grand Mercure Curitiba Rayon ainda vai contar sopa de capeletti, toasts diversos, massas e carnes.

O valor por pessoa é de R$89 e as reservas podem ser feitas via WhatsApp 41 99961-1599. As bebidas são a parte.

Sobre o Grand Mercure Curitiba Rayon
O Grand Mercure Curitiba Rayon está localizado na Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, em Curitiba (PR). São 12.848 metros quadrados de construção, sendo 18 andares com 159 apartamentos. Oferece espaço fitness, sauna, spa e salas de eventos com capacidade para até 200 pessoas. Abriga dois renomados restaurantes: Hai Yo, com gastronomia asiática, e Garbo, de culinária contemporânea brasileira.

Em julho de 2021, o empreendimento passou a ser administrado pela Atrio Hotel Management, sob a bandeira Grand Mercure, se tornando o primeiro hotel upscale de bandeira internacional administrado pela operadora hoteleira no sul do Brasil. Informações e reservas pelo número (41) 3532-0150.

Restaurante Bucaneiro promove costela fogo de chão beneficente

No sábado (30), o Restaurante Bucaneiro promove a 1ª Costela Fogo de Chão Beneficente. Sob o comando do chef Marcos Oliveira, o evento será em prol da Associação Beneficente Renascer e vai começar a partir do meio dia no Bosque São Cristóvão.

O cardápio conta com costela bovina e suína, filé de coxa de frango, linguiça, mandioca cozida com bacon e provolone, arroz branco e maionese.

“É com muito carinho e felicidade que convidamos a todos para um dia repleto de solidariedade, alegria, a melhor costela fogo de chão, além de muito entretenimento. A Renascer é uma organização que há 29 anos vem transformando as vidas das crianças, adolescentes e jovens adultos com dificuldades emocionais e comportamentais em diversos graus. Juntos, vamos fortalecer e dar continuidade a essa nobre missão de inclusão social”, pontua o chef do Restaurante Bucaneiro, Marcos Oliveira.

Além da saborosa costela fogo de chão, o evento ainda vai contar com muito entretenimento e atrações musicais para lá de especial. Rogério Cordoni, o Elvis de Curitiba, Marcelus do Motorocker, Banda Shift Shaders e o Pagode Liga Nóis são algumas das presenças confirmadas para animar ainda mais a 1ª Costela Fogo de Chão Beneficente do Restaurante Bucaneiro. Milton Rodrigues, participante do Desafio Sob Fogo, estará presente forjando uma faca ao vivo.

Ainda teremos diversas instituições de impacto social expondo e vendendo produtos incríveis, como artesanatos, roupas, acessórios em geral e serviços essenciais.

Os convites estão à venda por R$ 79,90. Crianças de até seis anos não pagam. De sete a 11, pagam meia entrada.

“Sua presença é fundamental, pois juntos podemos fortalecer os laços da comunidade bem como fazer a diferença na vida daqueles que tanto precisam”, finaliza Oliveira.

Mais informações pelo WhatsApp 41 99906-6533. A programação completa está disponível no https://www.instagram.com/restaurantebucaneiro.

Serviço:

1ª Costela Fogo de Chão Beneficente do Restaurante Bucaneiro

Data e horário: 30 de agosto de 2023 (sábado), a partir das 12h

Local: Bosque São Cristóvão (Rua Domingos Strapasson, 620 – Santa Felicidade). Estacionamento próprio

Ingressos antecipados: pelos links https://pag.ae/7ZGaj1EKq (inteira) e https://pag.ae/7ZGasn465 (meia). Crianças de até seis anos não pagam e de sete a 11, pagam meia. As bebidas são a parte

Mais informações: pelos telefones 41 99906-6533 ou pelo https://www.instagram.com/restaurantebucaneiro

UniCuritiba sedia congresso internacional de fisioterapia veterinária

A saúde, o bem-estar, a qualidade de vida, a reabilitação física e os novos tratamentos para o controle da dor em animais estarão no centro das discussões neste mês em Curitiba. De 28 a 30 de setembro, a capital paranaense vai sediar o 1º Congresso Internacional da Anfivet – Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária.

Realizado em parceria com a Anclivepa Paraná – Associação Nacional de Médicos Veterinários de Pequenos Animais, o evento será no auditório do UniCuritiba. A instituição, no bairro Rebouças, integra a Ânima Educação, o maior ecossistema de ensino superior do país. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em https://anfivet.com/congresso/. Há valores diferenciados para estudantes e associados das entidades.

Indicada especialmente no tratamento de doenças ortopédicas e neurológicas, a fisioterapia veterinária alivia dores, reduz inflamações, previne ou minimiza a atrofia de músculos, tendões, ligamentos e cartilagens, melhorando inclusive a função cardiovascular de animais de pequeno e grande portes.

Coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba, o médico veterinário Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade explica que no caso de tratamentos ortopédicos, a fisioterapia aumenta a amplitude dos movimentos, melhora a força e a resistência muscular. “A fisioterapia reduz o tempo de recuperação dos animais em casos de fratura e no pós-cirúrgico, além de ser altamente eficaz quando associada a outras técnicas clínicas.”

Foco na qualidade de vida

Nos últimos anos, a fisioterapia veterinária vem se popularizando no Brasil. O sucesso nos processos de reabilitação de lesões, traumas, fraturas e prevenção de problemas de mobilidade ou postura tem levado os tutores a procurarem essa especialidade.

“O tratamento é interessante e eficaz na melhoria da qualidade de vida dos animais com os mais variados tipos de doenças e problemas, incluindo doenças generativas, como a artrite, artrose, displasia coxofemoral, hérnia de disco e tantas outras”, ensina o professor.

A fisioterapia veterinária também é indicada na prevenção, preparação e condicionamento físico de animais que participam de competições, como cães e cavalos. Em animais idosos, reduz as dores, melhora a mobilidade, aumenta a longevidade e a qualidade de vida.

Avaliação personalizada

Sócio fundador da Anfivet, o médico veterinário Stefan René Schwanz é um dos organizadores do congresso e explica que, assim como em humanos, a fisioterapia veterinária requer uma avaliação completa e personalizada.

A escolha da melhor técnica é feita pelo médico veterinário especializado em fisioterapia. Entre as opções estão a hidroterapia (muito indicada no tratamento de animais acima do peso), terapia manual, cinesioterapia, termoterapia e laser (eficazes no controle da dor e redução da rigidez articular), quiropraxia e microfisioterapia, usada inclusive no tratamento de traumas psicológicos do animal.

O professor Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade, mestre em Ciências Veterinárias, lembra que a fisioterapia é aliada também na redução do uso de analgésicos e anti-inflamatórios, que podem causar problemas de saúde se utilizados por tempo prolongado.

“O alívio da dor é um desafio na medicina veterinária. Animais com dores crônicas ou agudas não conseguem se alimentar direito e, muitas vezes, deixam de usar o membro machucado, o que prejudica a mobilidade e atrapalha o bem-estar e qualidade de vida.”

SERVIÇO
• O quê: 1º Congresso Internacional da Anfivet
• Quando: 28 a 30 de setembro
• Onde: UniCuritiba – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças
• Inscrições: https://anfivet.com/congresso/

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Jacomar investe R$ 35 milhões em sua nova loja e inaugura a 18ª do grupo com serviços personalizados

Dia 26 de setembro o Grupo Jacomar inaugura sua 18ª loja, localizada no bairro Novo Mundo. A loja é a primeira desta região em Curitiba, e a expansão faz parte do objetivo de ampliar cada vez mais o atendimento à capital. A origem da rede aconteceu em 1966 com Jacob e Maria Pankratz e seus 8 filhos, que hoje administram o grupo. O negócio que começou com uma pequena mercearia, no bairro Boqueirão, hoje conta com 18 lojas, 3 autopostos e um moderno centro de distribuição em Curitiba e Região Metropolitana e mais de 2.700 colaboradores.

A nova loja teve um investimento de R$ 35 milhões e quer atender os mais de 40 mil habitantes da região com tecnologia de ponta e diferenciais no atendimento. A loja, que terá 9.500 m², vai gerar mais de 130 empregos diretos e foi construída com um sistema de iluminação natural, gerando sustentabilidade e economia de energia e ainda contará com um sistema de refrigeração especial e tecnologia de ponta em todos os setores.

O Grupo Jacomar destaca-se por ser referência em bom atendimento e na entrega de produtos com qualidade e frescor, “desde a nossa origem, prezamos pelo respeito ao cliente, por oferecer um bom atendimento e por entregar produtos de qualidade. O cliente que frequenta o Jacomar sabe que encontrará atendimento especial como por exemplo no açougue, com o corte de carnes no balcão, a pedido do cliente. Na Padaria e Confeitaria, ele encontra produtos artesanais e pães frescos, além de contar com um hortifruti abastecido diariamente, através da parceria que temos com produtores regionais”, conta Harri Pankratz, diretor-presidente do Grupo.

No Jacomar Pedro Gusso, a rede terá seu maior Espaço Gourmet com buffet e serviço diário de alimentação no local, além de cardápio especial com opção de lanches práticos para facilitar a rotina dos moradores da região. Anexo à loja os clientes ainda contarão com mais de 200 vagas de estacionamento coberto e 21 caixas, quatro deles no modelo de autoatendimento. A loja também oferecerá serviços de barbearia, clínica de estética, vestuário, calçados, alimentação e quiosques com serviços diversos. “Todo o nosso esforço é para oferecer sempre o melhor aos clientes da rede, garantindo bom atendimento e qualidade nos serviços para todos que frequentam nossas lojas. Temos planos de expansão ainda maiores e a inauguração desta nova unidade é uma grande satisfação e também uma forma de honrar a história do Jacomar”, diz ele.

Valores mantidos
Um dos pontos que surpreende quando se fala na expansão do Grupo é o fato de que o Jacomar ainda mantém valores criados pelo seu Jacob e pela Dona Maria. O maior exemplo é o fato de as lojas não abrirem aos domingos como uma forma de garantir que os colaboradores tenham tempo de qualidade com seus familiares. Recentemente, a rede também implantou o projeto Acolhimento, em que novos colaboradores passam por uma semana de atividades que incluem treinamento, visitas às lojas e são acolhidos pelas equipes de cada mercado, que atuam como multiplicadores do conhecimento. Levantamento recente feito pela rede mostrou que desde a implantação, em 2021, a taxa de retenção de colaboradores aumentou em 50%.

Semana de inauguração
Durante a primeira semana de funcionamento da nova loja, quem passar pelo Jacomar, localizado na rua Pedro Gusso, 1089, vai aproveitar atrações para toda a família. Além do tradicional bolo de inauguração, será possível aproveitar oficinas com balões e pintura de rosto, shows com personagens, carrinhos de algodão doce e pipoca, cabine fotográfica e brinquedos infláveis para a criançada. Os adultos poderão participar de blitzes com diversos brindes, além de degustações de produtos da loja. “Convidamos todos os moradores da região a prestigiar essa nova loja e conhecer o motivo de o Jacomar conquistar tanto espaço em Curitiba e Região Metropolitana”, finaliza o diretor.
Sobre o Jacomar
O Jacomar é uma rede de supermercados que nasceu no Boqueirão, em Curitiba. Sua história começa em 1966 com a compra de um armazém de secos e molhados pelo seu Jacob e sua esposa, Dona Maria. Em 1976, inaugurou a primeira loja no bairro e de lá até hoje são 18 lojas, três autopostos e 1 centro de distribuição. Hoje, a rede tem mais de 2.700 funcionários e unidades pelos bairros Boqueirão, Uberaba, Sítio Cercado, Xaxim, Campo de Santana, Capanema, além das lojas em São José dos Pinhais, Piraquara, Fazenda Rio Grande e Pinhais.
Serviço:
Endereço: R. Pedro Gusso, 1089 – Novo Mundo, Curitiba
Horário de atendimento: Segunda a sábado das 08h às 22h

Gestão das empresas familiares: mecanismo essencial para fortalecimento das organizações

A governança corporativa é um conjunto de boas práticas que não traz benefícios somente no presente, mas é importante ferramenta para uma sucessão sem prejuízos ao negócio
Embora as empresas familiares sejam a forma mais comum de organização em todo o mundo, infelizmente uma grande parte delas não chega sequer à segunda geração. Os fatores que levam a esse cenário passam, em sua maioria, pela necessidade de uma sucessão familiar adequada. Por ser um movimento de alto risco, essa passagem de bastão entre os fundadores e a próxima geração precisa ter uma estrutura bem estabelecida e ser bem planejada, e a governança corporativa pode ajudar nestes quesitos.
A governança corporativa é o conjunto de práticas que permitem aos executivos tomarem decisões acertadas, resolverem conflitos eventuais entre os familiares que atuam no negócio e fazerem a gestão da empresa. Para isso, esse mecanismo se apoia em quatro pilares fundamentais:

  • Prestação de contas: os sócios devem prestar contas de sua atuação de maneira clara, assumindo suas responsabilidades e consequência de seus atos de maneira diligente;
  • Equidade: sócios e demais partes interessadas recebem um mesmo tratamento justo e isonômico;
  • Responsabilidade corporativa: a empresa deve se preocupar com seu impacto na vida dos funcionários e da sociedade, zelando por sua viabilidade financeira;
  • Transparência: a comunicação entre os membros da família, os funcionários, a sociedade e o governo deve ser feita de acordo com os interesses das partes em questão, não se atendo somente às comunicações obrigatórias impostas por leis ou regulamentos.
    Benefícios da governança corporativa para o sucesso das empresas familiares
    No Brasil, 83% das empresas familiares adotam alguma política de governança contra 79% em todo o mundo, de acordo com a 10ª Pesquisa Global sobre Empresas Familiares realizada pela PwC em 2021. Mas apesar do número alto brasileiro, quando o assunto é sucessão isso se inverte. Neste caso, 30% dessas empresas em todo o mundo têm um plano de sucessão, muitas guiadas pelas mudanças sentidas durante e após a pandemia de Covid-19, enquanto no Brasil somente 24% olham para essa questão formalmente.
    Por esse motivo é importante reforçar que as empresas familiares que adotam de maneira adequada a governança corporativa proporcionam um ambiente de confiança entre seus funcionários, família e terceiros. Dessa maneira, a condução dos negócios acontece de forma saudável, o que impacta no sucesso dos negócios e na sucessão vindoura.
    “É um dos papéis desse mecanismo, por exemplo, apontar a necessidade de que o ingresso de um membro da família no quadro funcional ou societário se dê não só pelo sobrenome que ele carrega, mas por suas qualificações acadêmicas e profissionais. Desta maneira não há conflito de interesses e a empresa não se torna um cabide de empregos. Um comitê de pessoas pode ser essencial nesse processo de capacitação”, afirma Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento.
    Outro benefício da governança corporativa familiar é criar a cultura de formalidade nos processos administrativos. Independentemente do tamanho da empresa é fundamental que ela tenha suas regras de conduta e organização documentadas. “Essa rotina permite que questões relacionadas à progressão de função e carreira não sejam truncadas ou pior, se torne fruto de um ‘merecimento por herança’ e não por capacidade”, enfatiza Oliveira.
    Conselhos como ferramentas para a criação de regras claras
    A criação de conselhos pode ser um regulador importante para as empresas familiares. Isso porque em situações de ordem financeira, principalmente, esses dispositivos atuam para que em conjunto regras sejam criadas a fim de garantir a segurança do processo de trabalho.
    Deste modo, o Conselho de Família pode orientar os membros a definir planos de desenvolvimento e preparação adequada para uma sucessão familiar, proporcionando à nova geração a capacitação necessária. Esse Conselho pode atuar também na mediação de conflitos para proteção dos interesses de todos.
    Já um Conselho Consultivo pode ser implantado para ser um suporte aos diretores executivos, auxiliando diretamente na estratégia de negócio. Ele deve ser um órgão de consulta, com o próprio nome diz, e não de tomada de decisões. “Além disso, é salutar que entre os membros desse Conselho haja pessoas isentas e que não tenham ligação com a família, nem mesmo comercialmente”, aconselha o diretor geral da JValério Gestão e Desenvolvimento.
    Importante: revisar as cláusulas de governança familiar com olhos atentos para eventuais alterações necessárias e promover encontros familiares regularmente, para inserir as futuras gerações ao ambiente da empresa, são boas práticas a serem seguidas.
    Suporte
    Se você faz parte de uma família empresária, a JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), possui uma solução exclusiva, com foco no neste segmento. Estamos falando do programa “Governança Corporativa em Empresas Familiares”.
    A profissionalização é uma das formas de garantir a competitividade das famílias empresárias no mercado. E esse é objetivo do programa: promover uma discussão entre os membros de empresas familiares e gestores sobre as principais práticas de governança que impactam a concretização de uma gestão profissional do negócio, pensando na longevidade da organização. Para saber mais, acesse: GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES – JValério (jvalerio.com.br).

The Cookiery abre unidade em Araucária

A The Cookiery – 1ª cookieria no modelo express to go, especializada nos melhores Chip Chocolate Cookies no estilo Ahoy americano, crocantes por fora e extremamente macios por dentro – anuncia a inauguração da sua 2ª franquia. A abertura acontece na 1ª quinzena do mês de setembro, na cidade de Araucária, localizada na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

De acordo com Felipe Vieira, sócio e CEO da The Cookiery, a expectativa é de que a rede curitibana finalize 2023 com 25 franquias, entre abertas e contratadas. “Formatamos nosso modelo de franquias e começamos a expansão do negócio neste ano. Em menos de 1 mês, já temos duas novas lojas em operação e estamos em vias de inaugurar outras 03 unidades. Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas estamos muito confiantes de que a The Cookiery será um grande sucesso no mercado de cookies e no franchising”, destaca o executivo.

A franquia
À frente da operação em Araucária (PR), estão as irmãs Kelly Lúcio e Kariene Silva, que antes de se tornarem franqueadas da rede The Cookiery atuavam como Fotógrafa e Comissária de Bordo, respectivamente. A 2ª franquia The Cookiery fica localizada no centro da cidade e reúne todas as delícias do cardápio original, que faz sucesso entre os frequentadores da primeira loja da marca, aberta em 2020, em Curitiba, capital do Paraná, e que já conquistou Itajaí (SC).

São 13 deliciosos sabores de cookies para degustar: seis classificados como Stuffed, com 90g cada, disponíveis nos sabores Original Nutella, Red Velvet Lemon, Dulce de Leche, Ninho, Peanut Butter e Crunchy Chocolate; além de sete opções na categoria Classic, com 60g cada, disponíveis nos sabores Chocolate Chips, Dark Chocolate, Triple Chocolate, Mocha Coffee, White Chocolate, Pistache e Salted Caramel.

A casa ainda oferece Combos especiais, snacks salgados, além de sobremesas deliciosas: caso do Ice Cream with Cookies, em que os Square Cookies (cookies quadrados de 70g, disponíveis em quatro sabores diferentes) são servidos com um cremoso sorvete de baunilha na bandejinha; e dos Stacks, em que dois Square Cookies são empilhados e servidos com muito recheio e o dobro de sorvete, também na famosa bandejinha da casa.

Para completar, o cardápio da The Cookiery ainda traz três sabores de Milk Shakes, além de uma infinidade de Drinks, que são divididos entre as categorias ‘Hot Ones’ e ‘Cold Ones’.

“Cada item do cardápio foi desenvolvido com muito cuidado e teve seus ingredientes selecionados a dedo a fim de garantir a qualidade do produto e a melhor experiência aos nossos clientes. O resultado é um cookie crocante por fora e extremamente macio por dentro, com sabores marcantes, que conferem alegria e prazer a cada mordida”, garante Felipe Vieira.

O investimento e a operação
Vieira explica que as franquias The Cookiery têm espaços que podem variar de 12m² até 20m². As unidades são instaladas, prioritariamente, em ruas de comércio, com operação enxuta e baixo investimento. O modelo de operação é o express to go. “O objetivo é que os nossos clientes possam adquirir nossos cookies e outros itens do nosso cardápio e consumi-los posteriormente, seja em casa ou no trabalho. Com isso, diminuímos de maneira importante o investimento necessário para abertura das unidades, uma vez que requer menor espaço para a operação”, explica.

O investimento inicial é de, no máximo, R$ 150 mil, valor em que estão incluídos: a taxa de franquias, a aquisição de equipamentos, o estoque inicial e o capital de giro. O payback acontece dentro do período de 12 a 18 meses de operação, com faturamento médio mensal, que pode variar entre R$ 50 mil e R$ 85 mil. A lucratividade é de até 30%.

“Nossos franqueados recebem a unidade pronta para iniciar a operação. Oferecemos suporte desde a busca pelo ponto comercial ideal para instalação do negócio até a seleção e treinamento da equipe de atendimento para cada unidade. Também estabelecemos excelentes acordos e parcerias com importantes players do mercado para garantir o fornecimento de itens e a manutenção não só do padrão, mas da qualidade em todas as nossas unidades, desde o cardápio até a estrutura da franquia. Alguns exemplos de empresas que estão conosco são a Portobello, a Flavors, o Café Tamura e o Seguro Prudential”, finaliza Vieira, sócio e CEO da The Cookiery, 1ª cookieria no modelo express to go.

Serviço:
The Cookiery Araucária
Endereço: Rua Doutor Claudino dos Santos, 63 – Centro – Araucária (PR)
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30; aos sábados, das 7h30 às 17h30.

Mais sobre a The Cookiery:
A The Cookiery nasceu por iniciativa do casal Celso Sakamoto Jr. e Gabriela Zubek, na cidade de Curitiba (PR). Ele um apaixonado por viagens. Ela uma apaixonada por doces. Em uma das visitas feita aos Estados Unidos, provaram, na Flórida, um cookie que mudou completamente o conceito que eles tinham sobre a iguaria. A dupla voltou ao Brasil, mas jamais esqueceu o sabor experimentado naquela ocasião. Gabriela, então, decidiu se aventurar no universo da culinária. Testou diversas receitas e chegou a uma fórmula própria, que tem como resultado ‘o melhor cookie da vida’. Não demorou para que familiares, amigos e uma série de outras pessoas conhecessem a novidade e a produção, que começou por acaso, virou um negócio sólido e robusto. Então, no dia 12 de Junho de 2020, mesmo diante de todas as medidas de restrição impostas pela pandemia, a 1ª loja da marca foi aberta e os resultados alcançados pela The Cookiery foram surpreendentes. O negócio evoluiu e ganhou ainda mais elementos, caso da fábrica, de onde saem os cookies para as franquias, do modelo de expansão por franquias, lançado em 2023 e do sócio e CEO, Felipe Vieira, que chega para ampliar a atuação da marca.
www.thecookiery.com.br
www.instagram.com/thecookierybrasil

Danilo Caymmi faz show em comemoração aos 50 anos do Paiol

Inaugurado oficialmente no dia 29 de Março de 1972, o Teatro Paiol comemora seus 50 anos de muita história, cultura e arte. Para comemorar esse feito importante à cidade de Curitiba, a cantora Ana Decker e o pianista Fábio Cardoso apresentam o espetáculo musical “Farol” com a participação de um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira: Danilo Caymmi.
Radicado hoje em Curitiba*, o carioca filho de Dorival Caymmi, iniciou sua trajetória solo um ano após a inauguração do Teatro. Era 1973 quando surge o álbum “Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta” que projeta o nome de Danilo como um novo e grande compositor e músico brasileiro.
A partir daí foram cerca de 19 álbuns gravados e mais de 90 composições lançadas. Subiu no palco ao lado de nomes como: Edu Lobo, Roberto Menescal, Tom Jobim, Miucha, Joyce, Lô Borges, Quarteto em Cy, Egberto Gismonti, Sarah Vaughan, Emílio Santiago e Milton Nascimento.
Durante esses 50 anos de Teatro e Danilo, ambos se encontraram por diversas ocasiões, deixando na memória de muitos, o registro de momentos artísticos importantes, que por um lado engrandece o palco do Teatro paiol e, por outro, evidencia a obra de um grande artista brasileiro.
Apresentando ao público composições que marcaram a trajetória de Danilo Caymmi, a cantora Ana Decker e o pianista Fábio Cardoso no espetáculo musical “Farol”, reuniram as principais canções que consagraram o músico ao longo desses 50 anos.
Para os shows, além de Ana e Fábio, os músicos participantes são: Vinicius Araujo na guitarra e violão, Igor Loureiro no contrabaixo e Thales Lemos na bateria.

SERVIÇO
Show Farol – Ana Decker e Fabio Cardoso convidam Danilo Caymmi
DATA: 23 e 24 de setembro
HORÁRIO: 19h30
LOCAL: Teatro Paiol
INGRESSOS: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira)
COMPRA ANTECIPADA: www.deubalada.com