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Atendimento personalizado x compras virtuais: lições aprendidas com o cancelamento de passagens

As recentes notícias de cancelamentos de passagens, anunciada por uma grande plataforma de vendas online, revela a fragilidade do consumidor quando se trata de compras virtuais. Além disso, volta os holofotes para a importância dos serviços das agências e agentes de viagens: empresas e profissionais que oferecem uma série de vantagens para o viajante, porém disputam o mesmo mercado das gigantes virtuais, numa concorrência na qual, por várias vezes, o preço fala mais alto.

“As plataformas de vendas online são muito convenientes à primeira vista. Mas quando o cliente precisa de suporte, informação e atendimento, as reclamações começam”, afirma Gabriel Cordeiro, diretor da BWT Operadora. O executivo lembra que, apesar do Procon e do Governo Federal estarem atentos ao caso, milhares de consumidores tiveram suas viagens canceladas sem aviso prévio e sem canal para reclamações. 

As vantagens de contar com um profissional 

“Viajar envolve sonhos e expectativas. É algo emocional. Por isso, é comum as pessoas se deixarem levar por ofertas imperdíveis”, afirma Cordeiro. O executivo orienta os passageiros a verificar muito bem o descritivo do produto, não tomar decisões por impulso e procurar um profissional do turismo. 

“Devemos lembrar que assim como várias profissões possuem os especialistas, o agente de viagem é o especialista do turismo. É ele quem pode dar a melhor orientação sobre serviços, itinerários, atividades, reservas de restaurantes e até mesmo assistência com vistos, garantindo uma experiência completa, muitas vezes, pelo mesmo valor das plataformas online”, destaca.

Cordeiro enumera outras  5 vantagens de contar com uma agência de viagem ou um agente na hora de planejar um passeio turístico:

  1. Atendimento personalizado: Agências de viagens e agentes estão disponíveis para fornecer orientação completa durante todo o processo de planejamento e reserva. Eles são capacitados para entender necessidades específicas, preferências e orçamento, garantindo o melhor pacote ou passagem;
  2. Expertise: Agentes de viagens possuem amplo conhecimento sobre destinos, companhias aéreas, hotéis e atrações turísticas. Eles fornecem informações detalhadas sobre diferentes opções de viagem, ajudando a escolher a melhor combinação para cada perfil de cliente;
  3. Customização: As agências de viagens têm a capacidade de criar itinerários personalizados. E, assim, oferecem pacotes turísticos com atividades específicas, excursões ou acomodações especiais, adaptando o plano de viagem de acordo com as necessidades do cliente;
  4. Suporte em caso de imprevistos: Durante a viagem, imprevistos podem acontecer, como atrasos de voo, cancelamentos ou problemas com reservas de hotel. As agências de viagens são uma ajuda valiosa nesses momentos, oferecendo assistência para reorganizar planos e minimizar impactos negativos na viagem;
  5. Responsabilidade e confiabilidade: As agências de viagens são entidades estabelecidas que operam dentro de regulamentações e padrões da indústria. Isso proporciona um nível adicional de confiabilidade em relação à autenticidade das ofertas e à segurança das transações.

Nesse cenário de incertezas e desafios, a BWT Operadora tem como compromisso estar ao lado dos clientes em cada etapa da jornada. Para a empresa,  que atende a mais de 30 mil parceiros em todo o Brasil, viajar é mais do que uma transação comercial, é uma experiência emocional que merece a confiança e garantia que só os profissionais do turismo podem oferecer. 

UniCuritiba abre as portas para receber estudantes do ensino médio

Ter formação superior aumenta as chances de empregabilidade, melhora a renda e potencializa as chances de crescer em uma carreira. O problema é que muitos estudantes terminam o ensino médio com dificuldade para escolher a profissão e planejar o futuro.

Com o objetivo de ajudar no processo de decisão, o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, o maior e mais completo ecossistema de ensino superior privado do país – realizará em setembro o “Experimente seu Futuro” – um circuito de práticas acadêmicas que possibilita aos estudantes do ensino médio conhecerem diferentes profissões.

O evento será no dia 20/09, com atividades pela manhã (a partir das 8h30) ou à tarde (a partir das 13h30) e as inscrições já estão abertas. As escolas de ensino médio parceiras do UniCuritiba já começaram a receber os convites, mas todas as instituições de ensino de Curitiba e região podem participar. O evento é aberto à comunidade.

Além de saber mais sobre as diferentes áreas do conhecimento e as particularidades de cada profissão, os participantes do “Experimente seu Futuro” conhecerão a infraestrutura do UniCuritiba e as opções de cursos de graduação oferecidas pela instituição. As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/experimenteunicuritiba até o dia 13 de setembro ou enquanto houver vaga.

Responsabilidade social
Além de abrir as portas para que os estudantes do ensino médio conheçam as profissões e tomem decisões conscientes sobre a formação que desejam, o “Experimente seu Futuro” terá viés social alinhado ao objetivo da Ânima de transformar o mundo pela educação.

De acordo com a diretora do Unicuritiba, Larissa Albuquerque, as inscrições para o evento são gratuitas, mas os participantes podem doar um quilo de alimento não perecível. “Por meio do nosso Núcleo de Migrações do curso de Relações Internacionais e da Cátedra Sergio Vieira de Mello vamos encaminhar as doações aos refugiados que vivem em Curitiba”, explica.

Como escolher a profissão ideal?
A escolha da profissão é algo pessoal e subjetivo. Esse momento costuma encher de dúvidas e inseguranças os estudantes que terminam o ensino médio. Para ajudar nessa reflexão, a professora do curso de Psicologia do UniCuritiba, Daniela Jungles, preparou algumas dicas:

  1. Faça uma lista das preferências com base em habilidades, afinidades e aptidões. Isso ajuda a definir a área que você mais se identifica.
  2. Busque orientação profissional e faça testes vocacionais para identificar a carreira que mais se encaixa no seu perfil.
  3. Liste áreas de interesse, converse com profissionais formados nessas áreas e analise a proposta curricular dos cursos de graduação.
  4. Se tiver a oportunidade, faça cursos profissionalizantes, participe de palestras, workshops e eventos como o “Experimente seu Futuro”. Eles ajudam a entender as dinâmicas da profissão e do mercado de trabalho.
  5. Não se apegue à ideia da profissão para a vida toda. Não existe escolha certa ou errada. Em muitos casos, a carreira muda de rumo e não é necessário ficar preso à primeira graduação. Lembre-se que aprendizado é para a vida toda.
  6. Analise o mercado de trabalho, as possibilidades de emprego, as profissões em alta e as áreas saturadas. Suas preferências pessoais não devem ser os únicos fatores a considerar. Alinhe seus desejos e habilidades aos seus planos para o futuro.
  7. Leve em conta quem você é, quais são seus objetivos pessoais, suas metas de vida e, respeitando a sua personalidade, tente se enxergar no futuro.
  8. Reconheça as suas qualidades. O autoconhecimento é fundamental na hora de escolher um curso superior e a carreira que se pretende seguir.
  9. Faça uma lista de prós e contras com base em todas as informações que você pesquisou. Analise como você lidaria com os contras. Isso vai mostrar as possibilidades com mais clareza.
  10. Invista na formação superior. Conheça as instituições nas quais planeja estudar e pesquise sobre a qualidade do ensino e a metodologia. Independentemente da carreira que você escolher, matricule-se em uma instituição bem avaliada e que seja referência na área.

SERVIÇO
O quê: Experimente seu Futuro – circuito de práticas acadêmicas
Onde: UniCuritiba – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças
Quando: 20 de setembro (quarta-feira), com opções em dois horários (8h30 ou 13h30)
Quem: estudantes de ensino médio de escolas de Curitiba e região
Inscrições online: https://bit.ly/experimenteunicuritiba até o dia 13 de setembro ou enquanto houver vaga.
Quanto: gratuito

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Cinco medidas para tornar seus dados mais seguros

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Tomar alguns cuidados ajuda a preservar a privacidade e evita golpes e fraudes

O Brasil é o sexto país com maior número de vazamentos de dados privados em todo o mundo. É o que diz uma pesquisa realizada pela empresa de segurança Tenable. Tivemos, no total, nada menos que 815 milhões de dados vazados. O primeiro lugar do ranking, de acordo com o levantamento, ainda é dos Estados Unidos. Com o uso regular da tecnologia, aumentam as chances de ter informações pessoais roubadas por criminosos e utilizadas para os mais diversos tipos de golpes e fraudes. Mas, com algumas mudanças simples de comportamento e cuidados extras, é possível se prevenir.

Para Adriana Saluceste, diretora de Tecnologia da Tecnobank, empresa certificada com a ISO 27.001, de segurança da informação, um dos passos mais importantes para não ter dados vazados é entender um pouco sobre como funciona o armazenamento de informações na era da tecnologia. “Hoje em dia, é muito raro utilizar qualquer serviço que não exija o compartilhamento de dados pessoais em diferentes níveis. Por isso, é tão relevante entender para que aquela empresa precisa dos seus dados e, principalmente, como ela vai utilizá-los”, afirma. 

Afinal, não é segredo para ninguém que, entre as pequenas e inúmeras linhas dos famigerados “termos de uso”, muitas empresas incluem permissões para o compartilhamento das informações disponibilizadas com outras empresas. Por isso, a especialista elenca alguns cuidados necessários para evitar ser vítima de vazamentos.

  1. Saiba com quem você está dividindo seus dados

Por mais básico que pareça, é fundamental ler as letras miúdas dos termos de uso. É ali que as plataformas elencam com quem e de que forma podem dispor dos seus dados pessoais. Dedicar alguns minutinhos à leitura desses termos pode parecer uma tarefa chata, mas é extremamente necessária. Assim, no mínimo, você terá consciência de quais informações estão sendo usadas e para qual finalidade.

  1. Atenção às senhas

Não é fácil, mas escolher senhas fortes e diferentes para cada um dos aplicativos e plataformas que você utiliza pode economizar muitas dores de cabeça. “Quando usamos sempre a mesma senha, estamos dando uma arma poderosa nas mãos dos estelionatários virtuais. Basta que eles descubram aquela chave para fazer um estrago nos mais diversos espaços on-line”, explica Adriana.

  1. O wi-fi nem sempre é seu melhor amigo

Ao conectar-se a redes públicas de internet sem fio, você está tornando seus dispositivos mais vulneráveis a possíveis ataques. Sempre que for utilizar esse tipo de conexão, procure usar redes virtuais privadas, as chamadas VPNs.

  1. Ative a autenticação de dois fatores

“Uma regra geral da tecnologia é: se está confortável para você, é porque está fácil para os bandidos. A autenticação de dois fatores dificulta a vida do usuário, mas ajuda muito a proteger os dados disponibilizados por ele, inclusive nos aplicativos de redes sociais e instituições financeiras”, destaca a especialista. Por esse motivo, ative essa camada extra de segurança sempre que ela estiver disponível.

  1. Não espalhe suas informações “em praça pública”

Na internet, muitas vezes é fácil esquecer que qualquer passo em falso pode ser um caminho sem volta. O falso anonimato oferecido por ela pode ter resultados catastróficos na vida real. “Procure não compartilhar informações pessoais nesses espaços, por mais inofensivas que elas possam parecer. Cheque as configurações de privacidade das suas redes sociais e de outras plataformas e, sempre que possível, não compartilhe dados sensíveis on-line”, finaliza Adriana.

Campanha arrecada eletroeletrônicos sem uso para capacitar mulheres em TI

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Com o objetivo de conscientizar e incentivar a população a realizar o descarte sustentável de eletroeletrônicos, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), a Universidade Positivo (UP) e o Tech Girls uniram forças para mobilizar toda a cadeia produtiva da área de Tecnologia da Informação (TI), bem como a comunidade, a doar produtos sem uso em apoio à educação profissionalizante. Essa ação faz parte do projeto de impacto socioambiental Tech Girls, que atua desde 2017 com o objetivo de criar alternativas para o reuso consciente de componentes eletrônicos, ao mesmo tempo em que capacita e empodera mulheres em vulnerabilidade social com o aprendizado da tecnologia da informação e na revitalização dos equipamentos. Os itens podem ser doados nos campi Ecoville, Santos Andrade e Osório da Universidade Positivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Esse projeto é baseado em princípios da Economia Circular, como a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais, proporcionando um ciclo de vida mais longo para os produtos. O Tech Girls aceita doações de diversos materiais, como notebooks, smartphones, amplificadores de sinal de internet, projetores de slide, dispositivos multimídia, mouses, teclados, entre outros. Todos os equipamentos recebidos são formatados, portanto, todos os dados contidos serão automaticamente deletados.

O Tech Girls, devidamente legalizado para coleta, transporte e emissão de Certificado de Destinação Final por meio do sistema SINIR, recebe e conserta os equipamentos que de outra forma seriam inadequadamente descartados. Esses processos são realizados em estações de reciclagens próprias, transformando o lixo eletrônico em ferramentas de trabalho para que as alunas dêem sequência aos seus empreendimentos digitais, alcançando autonomia financeira e resgatando a autoestima.

Notebooks são recuperados para alunas levarem para casa

As alunas em situação de vulnerabilidade social, com boas notas recebem, ao término do curso gratuito, um computador recuperado por elas mesmas. O objetivo é que continuem seus estudos em tecnologia e também coloquem em prática seus negócios digitais, inclusive realizando vendas pela internet. A desenvolvedora de software e fundadora do Tech Girls, Gisele Lasserre, conta que a cada computador doado dá origem a uma nova atividade profissional digital.

Reciclagem e  manutenção de notebook em alta

O mercado de equipamentos eletrônicos está em expansão. De acordo com a multinacional Canalys, as vendas de computadores e notebooks aumentaram 15% em 2021, totalizando mais de 341 milhões de unidades enviadas. Especialistas apontam que isso se deve, em grande parte, à crescente necessidade de dispositivos para trabalho e entretenimento em casa, impulsionada pela pandemia.

O aumento nas vendas, somado à demanda por trabalho e estudo remotos, gerou uma maior procura por assistência técnica para esses equipamentos. Atenta a essa oportunidade de mercado, o Tech Girls oferece como parte integrante do curso de imersão digital uma oficina específica de reciclagem e manutenção de notebook.

Essa iniciativa impactou positivamente centenas de famílias e comunidades, ao viabilizar a inserção profissional na área de TI – que oferece vagas de emprego mesmo em tempos de crise. Além disso, a possibilidade do trabalho remoto – adotado em boa parte das empresas de tecnologia, permite que as mulheres conciliem carreira profissional com a criação dos filhos.

Em cinco anos de atuação, mais de 590 profissionais foram capacitadas nas áreas de hardware, software, programação e assistência técnica de computador pelo Tech Girls. Além disso, o projeto oferece conhecimentos abrangentes sobre o uso dessas tecnologias. Os cursos são disponibilizados gratuitamente e realizados de forma presencial nas cidades de Curitiba, São Paulo, Taubaté e Florianópolis.

Serviço

Campanha de Arrecadação de eletroeletrônicos

Local: Universidade Positivo – Santos Andrade (R. XV de Novembro, 950 – Centro)

Universidade Positivo – Osório (Praça Gen. Osório, 125 – Centro)

Universidade Positivo – Ecoville (R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Curitiba)

Além disso, é possível agendar o descarte de 30 ou mais itens para doação. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (41) 98706-1379  ou pelo e-mail gisele@techgirls.com.br

Peça teatral gratuita ensina às crianças a importância da alimentação saudável

Obesidade infantil pode gerar problemas à saúde; espetáculo instiga mudança de comportamento nos pequenos e em seus pais

O Brasil tem cerca de 500 mil crianças com idade entre 5 e 10 anos diagnosticadas com obesidade. Os números de 2022 computados pelo Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, revelam a necessidade de ter ações que estimulem a alimentação saudável nos pequenos e em seus pais.

Adotar novos hábitos de vida e mudar comportamentos exigem dedicação, mas essas transformações podem acontecer mais facilmente com atividades educacionais que incitem o aspecto imaginário e lúdico nas crianças.

É justamente isso que a peça teatral “Abra a boca e feche os olhos” quer mostrar aos pequenos e adultos. O espetáculo gratuito será exibido em Curitiba amanhã (29 de agosto), no Teatro Positivo, em três sessões: às 9h, 14h e 15h30. A encenação será destinada aos estudantes das escolas públicas da capital paranaense.

“A FiberX é comprometida com uma série de iniciativas que estão alinhadas com nosso propósito de transformar sonhos em ações que conectem e melhorem o mundo. Acreditamos firmemente que apoiar projetos como este é uma maneira de contribuir para a melhoria do país, promovendo cultura e fornecendo um conteúdo valioso sobre alimentação saudável para crianças em fase de desenvolvimento”, diz Francieli Dela Giustina, vice-presidente da FiberX.

Acesso à cultura
O projeto Teatro Viajante está na quarta edição. Desde que começou, em 2017, mais de 30 mil alunos de 3 a 11 anos assistiram à peça nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Além de aproximar as crianças de um ambiente cultural desde cedo e promover importantes ensinamentos, o espetáculo estimula a criatividade nos pequenos, democratiza o acesso à cultura, proporciona interação e inserção social.

O projeto Teatro Viajante é promovido pela DWR Produções Culturais, com realização por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da FiberX, apoio da Parlare e financiamento do Ministério da Cultura do Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.

Serviço
O quê: Espetáculo teatral “Abra a boca e feche os olhos”
Quando e onde: Amanhã (29/08), em Curitiba, no Teatro Positivo (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)
Horários: Em três sessões: 9h, 14h e 15h30
Quanto: A entrada é franca
Informações: tel. 54-3454-5616

TZ Seguros patrocina o 22º Brasil Fret e o 23º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo, em Gramado (RS)

Criada em 2010 e referência no seguro Responsabilidade Civil para o Turismo, a TZ Seguros patrocina o 22º Brasil Fret e o 23º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo, que ocorre nos próximos dia 31 de agosto e 1 de setembro, no Serra Park – Centro de Feiras e Eventos, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Com uma programação voltada para o debate dos vários desafios e caminhos para a transformação do setor, tanto na forma de consumo de bens e serviços, como nas relações humanas e na ampliação da busca pela melhor qualidade de vida, o evento deve reunir cerca empresários, fabricantes e fornecedores de equipamentos, serviços, produtos e tecnologia, além de lançamentos de ônibus para turismo, eventos e fretamento. Complementarmente às palestras e workshops, uma área de exposição foi idealizada – a TZ Seguros está no Lounge L111, com uma participação focada no reforço de sua atuação no setor de turismo rodoviário, particularmente na temática de seguro de Responsabilidade Civil Ônibus.

A TZ Seguros atua em todo o País para entregar as melhores condições negociadas com as seguradoras e com base nas necessidades e operação de cada cliente. “Atuamos de forma muito especializada, considerando que temos uma área comercial dedicada, uma área de sinistro especializada e o lastro de mais de 35 anos na indústria do turismo, por meio da Schultz. Isso nos coloca em uma posição bastante competitiva e diferenciada no setor”, diz Rafael Turra, diretor da empresa, complementando que “temos amplo conhecimento das demandas das empresas transportadoras de turismo, o que inclui o seguro especializado”.

A atuação na Responsabilidade Civil Ônibus inclui, entre outros, acidentes de trânsito, lesões corporais e danos à propriedade. Além disso, oferece uma cobertura que protege os proprietários de ônibus e as empresas de transporte contra potenciais reclamações e indenizações, o que fortalece a confiança do público na indústria de transporte de ônibus.

Sobre a TZ Seguros

Criada em 2010 como parte integrante das empresas Schultz, com mais de 35 anos de experiência na indústria do turismo, a TZ Seguros é referência no seguro Responsabilidade Civil para agência de viagem.

A empresa atua em todo o País, oferecendo uma completa e personalizada consultoria nas atividades de corretagem de seguros, riscos e benefícios para pessoas físicas e jurídicas, com atuação nas áreas residencial, empresarial, automóvel, vida, equipamentos portáteis, Responsabilidade Civil Profissional e Responsabilidade Civil Ônibus. Mais informações estão disponíveis no https://www.tzseguros.com.br/

D’Fuhrmann Chocolates lança novos produtos no 1º Confeita Curitiba

A D’Fuhrmann Chocolates vai participar do 1º Confeita Curitiba, evento que acontece no dia 29 de agosto (terça-feira), das 8h às 18h no Hard Rock Café [rua Buenos Aires, 50] e vai reunir os maiores nomes da arte confeiteira da capital paranaense.

Expositores e palestrantes vão se reunir numa imersão inédita para valorizar os profissionais doceiros da capital paranaense e da Região Metropolitana. A programação terá palestras, workshops, talk-show, exposição, sorteio de brindes, certificado digital de participação e amplo networking.

“É uma honra participar de um evento dedicado ao nosso segmento, com os nomes mais importantes da área. É uma oportunidade para estreitar laços, conhecer o trabalho das melhores confeiteiras de Curitiba e região e desenvolver novas habilidades na confecção de guloseimas”, explica a empresária e chocolatier, Selma Maria Fuhrmann Dembiski.

Lançamentos
Durante o evento, a D’ Fuhrmann – conhecida como o chocolate artesanal de Curitiba – vai expor as bases mais tradicionais para doces como o copinho de licor, caixa baixa de chocolate e tortelete, vai divulgar a linha de chocolates que trabalha para as melhores festas da capital do Estado do Paraná e região e fazer o lançamento de novos produtos como bases coloridas e esferas.

“Trabalharemos com uma ação exclusiva para as doceiras do evento que fizerem o pedido mínimo de 400 peças. Além da exposição e da variedade de itens que vamos apresentar, venderemos peças específicas de pronta entrega e iremos cadastrar novas doceiras usando a tabela do atacado”, diz Ana Cecília Dembiski Erbano, diretora administrativa da D’ Fuhrmann.

A D’Fuhrmann Chocolates possui história de 22 anos na produção de bases para doces finos, levando alegria e sabor para festas de Norte a Sul do Brasil. Com insumos de primeira qualidade – os mesmos usados em sua tradicional linha de chocolate artesanal – os produtos seguem semanalmente para os mais diversos endereços, alegrando adultos e crianças.

“Nosso compromisso é sempre ofertar o melhor às confeiteiras que nos procuram, pois sabemos que parte do sucesso delas depende também do que entregamos”, destaca Selma; que viaja o mundo todo em busca de aperfeiçoamento e antecipação de tendências.

Sobre
A D’Fuhrmann Chocolates é uma empresa curitibana com suas origens na tradição alemã. Está no mercado há 22 anos e oferece ampla variedade de chocolates artesanais, com elevada qualidade e sabor único (pouco doce).

Empresa familiar, a D’Fuhrmann Chocolates tem em seu comando a empresária e chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski e sua filha, Ana Cecília Dembiski Erbano.

O amor e o interesse pelo fabuloso mundo do chocolate transformaram Selma em uma especialista no assunto, que sempre participa de feiras e cursos no Brasil e na Europa. Já Ana Cecília – que desde pequena interage com a produção e setor de embalagens – complementa a empresa nas áreas de administração e marketing.

Além da loja virtual, a www.dfuhrmannchocolates.com.br tem três unidades físicas em Curitiba. A matriz e a fábrica ficam no Eixo Rodoviária-Aeroporto, no Uberaba (Comendador Franco, 5050). A chocolataria possui um ponto de vendas na Galeria Suissa (no Centro de Curitiba) e outra filial que atende os turistas e a região no Mercado Municipal de Curitiba.

Economistas: a chave para preencher o déficit na área de ciência de dados

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Vagner Prussak Vons e Walcir Soares Junior*

Obter, entender, processar, extrair valor, visualizar e se comunicar com dados: apesar da importância da ciência de dados, atualmente simplesmente não há cientistas de dados suficientes para suprir essa demanda. Nas próximas décadas, esse tipo de profissional será cada vez mais necessário para a resolução de problemas complexos, da relação humana com a internet e as redes sociais ao tortuoso caminho que nos ajudará a evitar catástrofes ambientais, por exemplo. Isso deve aumentar a busca por cientistas de dados e, consequentemente, também a remuneração oferecida a eles.

A análise de dados revela informações valiosas por meio de representações gráficas, facilitando a compreensão dos resultados obtidos, e o cientista de dados é essencial nesse processo, permitindo a criação de narrativas e insights enriquecedores, transformando dados em informação. Como, então, garantir que teremos à disposição as mentes tão necessárias nesse processo? Uma solução possível parece vir de um movimento de reposicionamento de carreira. Economistas poderiam, considerando o Código de Ética do Conselho Regional de Economia (Corecon) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Ciências Econômicas, assumir posições no campo das ciências de dados.

Acostumados a contribuir com a resolução de questões relacionadas aos números e ao mercado financeiro, economistas podem ser justamente a peça que está faltando para que a ciência de dados consiga entregar tudo aquilo que a sociedade espera dela. Observando os currículos oferecidos pelas 70 principais universidades a contar com o curso de bacharel em Economia e cruzando as informações de habilidades primárias e secundárias, identificamos uma série de semelhanças entre o que está sendo ensinado nessas instituições e o perfil desejável do cientista de dados contemporâneo. As habilidades primárias predominantes nesses cursos estão relacionadas aos conhecimentos gerais em negócios, seguidas de habilidades em inteligência artificial e conhecimentos gerais em computação.

Hoje, economistas são os candidatos ideais para atuar com dados. Sua capacidade analítica é uma vantagem nesse tipo de função e deve se tornar cada vez mais requisitada ao longo dos próximos anos. Manusear softwares especializados e realizar análises preditivas e descritivas preliminares não são problemas para os economistas. E essas habilidades proporcionam insights indispensáveis nesta nova era da vida em sociedade. Assim, essas pessoas podem desempenhar um papel intermediário, investigando novos dados e apoiando a melhoria de modelos existentes. Embora não possuam habilidades avançadas em programação, elas são capazes de analisar dados, criar visualizações personalizadas e tomar decisões de negócios com base nessas análises.

Em um mundo cada vez mais orientado por dados, seu papel se destaca como uma ponte entre o conhecimento econômico e as habilidades analíticas necessárias para lidar com os desafios da era digital. Mesmo que não tenham habilidades avançadas em programação, sua capacidade de extrair significado dos dados, criar visualizações personalizadas e tomar decisões de negócios embasadas em análises sólidas é inestimável.

Ao unir os conhecimentos em economia, negócios e ciência de dados, os economistas podem se tornar agentes de mudança, impulsionando a adoção de estratégias baseadas em dados nas organizações e contribuindo para a resolução de problemas complexos em diversas áreas. Compreendendo a importância do trabalho colaborativo entre profissionais de diferentes campos, eles podem se juntar a governantes, acadêmicos, setor privado, organizações não governamentais e cidadãos, trabalhando em conjunto para impulsionar a transformação e o desenvolvimento sustentável.

*Vagner Prussak Vons é egresso do curso de Ciências Econômicas da Universidade Positivo (UP).

*Walcir Soares Junior (Dabliu), doutor em Desenvolvimento, é professor do curso de Ciências Econômicas na Business School da Universidade Positivo (UP).

Inclusão financeira: mais do que uma conta, muito além de um app

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Por André Nunes de Nunes – economista-chefe do Sicredi

O já conhecido Pix registrou recorde de transações no mês de julho. Questões como open finance, open banking e contas digitais são termos que entram cada vez mais não apenas no vocabulário da população, mas também no dia a dia. O Relatório de Cidadania Financeira do Banco Central mais recente (2021) também demostra que o percentual de adultos que têm relacionamento com instituições financeiras saltou de 85% em 2019 para 96%, em 2020. A partir de dados como estes podemos, então, concluir que quase todos os brasileiros estão familiarizados com as experiências financeiras digitais e incluídos no Sistema Financeiro Nacional (SFN)?

A questão é mais profunda do que pode aparentar. Segundo o Banco Central, “inclusão financeira” é um estado em que todos os adultos têm acesso efetivo aos serviços providos por instituições formais, como crédito, poupança, pagamentos, seguros, previdência e investimentos. Além disso, faz parte de um conceito mais amplo: o de Cidadania Financeira, ou seja, o exercício de direitos e deveres, que permite ao cidadão gerenciar bem seus recursos financeiros. Em outras palavras, muito além de ter uma conta em alguma instituição financeira, as pessoas precisam ter acesso, informação e autonomia para utilizar os diferentes tipos de serviços em seu benefício. Dessa forma, o conceito de Cidadania Financeira pressupõe que os consumidores tenham conhecimento para gerenciar suas vidas financeiras de forma sustentável.

A questão é que, para entender as necessidades das pessoas e oferecer as melhores alternativas, é preciso estar próximo. Por isso, acreditamos que a digitalização é muito importante, assim como a ampliação da oferta de produtos e serviços, como consórcios, seguros, investimentos, entre outros. Mas estar presente é ainda mais fundamental. 

Diferente do movimento de muitas instituições financeiras, o Sicredi aumentou quase 50% o número de agências físicas, desde 2018, contando atualmente com mais de 2,5 mil pontos de atendimento em todo o Brasil. Em mais de 200 municípios brasileiros, somos a única instituição financeira com presença física, sem contar as estruturas móveis que circulam de norte a sul do país, levando informação e serviços para lugares diversos. Assim, atuamos em cidades onde outras instituições não costumam estar presentes, promovendo a Cidadania Financeira junto à população que, de outra maneira, teria acesso limitado.

A proximidade é mais do que um valor no Sicredi e seu impacto na vida financeira do associado pode ser visto na prática. Por meio do estudo “A Efetividade do Cooperativismo”, da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito”, vimos que a abertura de uma agência em municípios antes desassistidos pelo SFN impacta significativamente o acesso a serviços e a crédito naquelas comunidades. 

Nossos associados ativos ampliam o uso médio de produtos em 25% em um período de dois anos, após passarem a contar com uma agência em seu município. Depois de cinco anos, cada associado passa a ser atendido com uma média de sete produtos financeiros. Quando analisamos o volume de crédito utilizado pelos associados em todo o SFN, o estudo identificou uma expansão média de 27,5% ao longo dos cinco primeiros anos de relacionamento com a cooperativa. Ou seja, a proximidade não representa somente uma conveniência, mas um promotor de acesso a um maior volume de crédito e a uma gama mais abrangente e adequada de produtos financeiros.

Outro importante resultado obtido mostra que o relacionamento próximo e a promoção de atividades locais de educação financeira por parte das cooperativas são fatores relevantes à Cidadania Financeira. O estudo mostra que 33% dos associados mantêm recursos em poupança já no momento de associação, enquanto 13% aplicam recursos em depósitos a prazo. Após dez anos de relacionamento, esses índices passam, respectivamente, para 51,2% e 49,4%.

Assim, podemos associar o acesso de serviços financeiros à presença física? Os dados demonstram que sim. O canal físico tem um papel muito mais importante do que a simples oferta de serviços. Ao reforçar o vínculo das cooperativas com as comunidades, ele é peça fundamental na identificação das necessidades locais, na promoção da educação financeira e na assessoria pessoal dos associados, simplificando o relacionamento com o mundo financeiro.

Por isso, precisamos seguir com a digitalização, mas sem esquecer que as pessoas têm necessidades diversas e se relacionam de forma diferente. Somos uma instituição financeira feita de pessoas que coopera para o crescimento de outras pessoas, ao propor as soluções financeiras mais adequadas as suas necessidades. Seguiremos próximos, construindo relações de confiança mútua e contribuindo cada vez mais para a inclusão financeira de nossos associados.

Sicredi e Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná se unem para promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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Protocolo de intenções, assinado nesta quinta-feira (24), estabelece cooperação mútua, compartilhamento de experiências e boas práticas visando ao fortalecimento da municipalização dos ODS

Na manhã desta quinta-feira (24), o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, e a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná, Keli Cristina Guimarães, assinaram um protocolo de intenções para a cooperação mútua, visando ao fortalecimento de ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paranaenses. 

Com esta iniciativa, o Sicredi, por meio de suas 24 cooperativas que atuam no estado, e o governo do Paraná passam a compartilhar experiências, boas práticas e projetos que visam reforçar ainda mais a promoção das metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor.

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) é a responsável, no governo do estado, pela implementação da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, que tem como foco o apoio no planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas alinhadas com a Agenda 2030. 

Além disso, o Paraná é o único Estado brasileiro a fazer parte do Programa “Uma Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, que visa integrar os ODS nas estratégias de desenvolvimento de cada município, envolvendo o poder público, academia, empresa e instituições locais. 

Cooperação para transformações positivas nas comunidades

A superintendente-geral destaca que iniciativas de colaboração são importantes para geração de impacto positivo nas comunidades paranaenses. “Estou muito feliz em estabelecer parceria com uma entidade estratégica, como o Sicredi, para ajudar o estado do Paraná a alcançar os ODS em sua plenitude até 2030″, comentou Keli.

Desde fevereiro de 2020, o Sicredi integra o Pacto Global e, alinhado aos princípios do cooperativismo, tem desenvolvido projetos que estão diretamente vinculados aos objetivos da ONU. Além disso, a instituição financeira cooperativa possui como um de seus pilares a sustentabilidade e o desenvolvimento local, com iniciativas realizadas pelas cooperativas Sicredi, que fomentam a economia local, promovem a inclusão financeira e o desenvolvimento de pessoas e comunidades.

“Nossas cooperativas atuam com protagonismo nas regiões onde estão inseridas, fomentando o desenvolvimento social e econômico dos associados e das comunidades. Por esse motivo, nossa atuação se alinha com o propósito do governo de promover ainda mais a municipalização dos ODS. Acreditamos na força do nosso propósito, sempre baseando nossas ações em conceitos como cooperação e ajuda mútua. Estamos muito felizes em assinar esse protocolo de intenções, que fortalece ainda mais o objetivo de trabalhar sempre visando à construção de uma sociedade mais próspera”, afirma Dasenbrock. 

Parte desse impacto positivo do cooperativismo no desenvolvimento das áreas de atuação foi documentado em uma pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). De acordo com o estudo, o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%. 

“Com a atuação das nossas cooperativas, promovemos transformações positivas nas localidades onde estamos presentes. No Paraná, estamos em 331 municípios com 459 agências, sendo a instituição financeira com a maior rede de atendimento do estado. Dessa maneira, por meio do relacionamento próximo com o associado e as comunidades, fomentamos o impacto positivo regional”, finaliza o presidente.

Renovação da parceria com os Smurfs, embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS 

Uma das iniciativas promovidas pelo Sicredi por meio da atuação de suas cooperativas, o Projeto Sicredi & Smurfs: juntos pelo desenvolvimento sustentável será renovado em agosto.  A parceria com os Smurfs, personagens criados em 1958 pelo cartunista belga Peyo e atualmente embaixadores da Agenda 2030 e dos (ODS), existe desde 2021 e, por meio do site Sicredi & Smurfs, com webséries e informações, tem promovido reflexões e divulgado ações e boas práticas para cumprir as metas da ONU.

Para conhecer mais sobre a estratégia de sustentabilidade do Sicredi e ações de impacto positivo, acesse o link.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

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