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Rodrigo Hayalla faz palestra amanhã (10/09) na Biblioteca Pública do Paraná

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Rodrigo Hayalla faz palestra amanhã (10/09) na Biblioteca Pública do Paraná

Ação gratuita acontece será direcionada aos professores da rede pública de ensino de Curitiba

O mediador de leitura e agente literário, Rodrigo Hayalla, vai ministrar a palestra “Narrativas Íntimas: literatura e memória” amanhã (10/09), das 18h às 19h30, na Biblioteca Pública do Paraná [Rua Cândido Lopes, 133, Centro], com intérprete de libras para facilitar a inclusão.

As inscrições são gratuitas, já podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/CPKoWqAhD6Uoszn57 As vagas são limitadas e direcionadas aos professores da rede pública de ensino de Curitiba. O evento faz parte da programação do III Festival da Palavra de Curitiba.

Durante o encontro, Rodrigo Hayalla e os participantes vão entender como a escrita literária funciona como instrumento de preservação, reconstrução e reinvenção do passado. Por meio de obras contemporâneas de diversos autores, a conferência vai investigar como os escritores transformam experiências individuais e coletivas em narrativas que transcendem o tempo, costuram lembranças, traumas, afetos e esquecimentos.

Estímulo aos idosos

A conferência integra o projeto cultural Um cão uiva em minha história: Literatura e memória. A iniciativa engloba diferentes eventos que estimulam os idosos a praticar a escrita criativa e a imaginação, a partir da rememoração de suas vivências com os cães.

“O objetivo é incentivar as pessoas de mais idade a ter contato com a escrita e com a leitura, auxiliar no desenvolvimento de habilidades de comunicação, concentração, na expressão das emoções e na organização dos pensamentos”, conta a escritora, doutora em Teoria e História da Literatura pela Unicamp e idealizadora do projeto, Iamni Reche Bezerra.

Diferentes ações

O projeto cultural iniciou em julho, segue até o mês de novembro e engloba a realização de 20 oficinas de escrita, 100 rodas de leitura para crianças e jovens (a partir de 12 anos) da rede pública de ensino de Curitiba e mais 3 laboratórios de leitura. Também haverá a doação de 100 livros de literatura para as Casas da Leitura da capital paranaense.

As atividades estão sendo realizadas por uma equipe de profissionais que envolve a escritora e idealizadora do projeto Iamni Reche Bezerra, a produtora e escritora Lilyan de Souza e pelo escritor, Ali Freyer.

“Todas essas ações são gratuitas. Algumas serão agendadas e outras abertas ao público, mas o intuito é dar a oportunidade para que mais pessoas – especialmente os idosos – pratiquem a escrita criativa e a leitura literária. É um exercício que faz bem ao corpo e à mente”, complementa Iamni.

Apoios

O projeto cultural Um cão uiva em minha história: Literatura e memória é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e apoio do Colégio Positivo e da Universidade Positivo.

Serviço:

O que: Palestra “Narrativas Íntimas: literatura e memória” ministradas pelo mediador de leitura e agente literário, Rodrigo Hayalla

Quando e onde: Amanhã (10/09), das 18h às 19h30, na Biblioteca Pública do Paraná [Rua Cândido Lopes, 133, Centro]. Essa palestra – que faz parte da programação do III Festival da Palavra de Curitiba – é direcionada aos professores da rede pública de ensino. As inscrições já podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/CPKoWqAhD6Uoszn57 As vagas são limitadas.

Quanto custa: Gratuita e com intérprete de libras para facilitar a inclusão

Informações: tel. 41-98442-0942 e e-mail lilyan.souza@gmail.com

2ª Noite do Cordeiro na Cozinha Secreta acontece no dia 10 de setembro

Após o sucesso da primeira edição, que teve lotação máxima, a Cozinha Secreta, comandada pelo chef Marcos Ravaglio, anuncia a 2ª Noite do Cordeiro, marcada para a próxima quarta-feira, 10 de setembro, a partir das 18h30. A proposta da noite é unir tradição, sabor e a potência do fogo da parrilla em um ambiente intimista, com cortes nobres de cordeiro e acompanhamentos que valorizam a gastronomia árabe e mediterrânea. O jantar é servido em sistema livre, tanto no buffet quanto nos cortes preparados na brasa.
CARDÁPIO
Buffet à vontade: Saladas de tomate, escarola com cebola no vinho e bacon, cebola assada, cebola com azeitonas e orégano, maionese, pão sírio, tabule de quinoa com manga, babaganush, kibe cru, hommus, nata azeda, arroz com lentilha, bacon, cebola caramelizada e amêndoas, mandioca cozida, batata frita e farofa crocante.
Cortes de cordeiro na parrilla à vontade: Espetinho de kafta, costelinha, paleta, carré e pernil fatiado (inclusive na versão com alho e óleo). Cortes bovinos disponíveis sob consulta.

SERVIÇO – 2ª NOITE DO CORDEIRO
Data: Quarta-feira, 10 de setembro
Horário: A partir das 18h30
Endereço: Rua Bispo Dom José, 2277 – Batel, Curitiba
Valor: R$ 129 por pessoa + 10% de serviço Rolha: R$ 35 por garrafa
Informações e reservas: (41) 99185-5009 Instagram: @cozinhasecretagastronomia
Vagas limitadas

Noite de Milongas leva música e dança latina ao Quintal do Monge

Na próxima quinta-feira, 11 de setembro, o bar e restaurante Quintal do Monge dá continuidade ao projeto mensal que celebra a cultura latina com mais uma edição da Noite de Milongas — um encontro que une música ao vivo, dança e gastronomia em um ambiente acolhedor e cheio de ritmo.

A noite é idealizada e conduzida artisticamente por Victor Gabriel Castro, bandoneonista argentino e integrante do Trio Last Tango, que comanda a atmosfera sonora do evento ao lado de Nadim Silveira (piano) e Marsal Nogueira (contrabaixo). O trio apresenta clássicos do tango com sensibilidade e vigor, acompanhando cada momento da dança com elegância e autenticidade.

Com pista aberta ao público, a programação inclui uma experiência guiada de dança com os instrutores Samara Sfair e Rafael Oliveira, que estarão no local ensinando passos de tango, merengue e salsa, incentivando a participação de todos — dos iniciantes aos mais experientes.

Durante os intervalos — as chamadas Tandas Milongueras — o clima segue animado e descontraído, com a pista liberada para ritmos como forró, samba e músicas latinas variadas, além dos tradicionais tangos e milongas, proporcionando uma experiência plural e multicultural.

Para completar a noite, o Quintal do Monge oferece um cardápio variado, com pratos, petiscos, chopes artesanais e drinks autorais, que acompanham perfeitamente o clima envolvente do evento.

Serviço
Noite de Milongas – Quintal do Monge
Data: Quinta-feira, 11 de setembro
Local: Quintal do Monge – Rua Claudino dos Santos, 24 – São Francisco – Curitiba
Informações e reservas: (41) 3232-5679
Instagram: @quintaldomonge
Entrada gratuita

Cimento Itambé investe R$ 500 milhões em novo forno e amplia capacidade produtiva no Paraná

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Com capacidade adicional de 600 mil toneladas por ano, empresa incorpora tecnologia de ponta, reduz em 50% o uso de combustíveis fósseis, adota alternativas sustentáveis que diminuem as emissões de CO₂ e eleva a eficiência energética da planta

A Cia. de Cimento Itambé, empresa paranaense com 48 anos de atuação no setor, anuncia a inauguração de um novo forno em sua unidade fabril de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento de R$ 500 milhões marca uma nova fase na trajetória da companhia e representa um aumento de 120% na capacidade de produção de clínquer — principal insumo do cimento.

O equipamento recém-instalado utiliza tecnologia alemã de alta performance, reconhecida mundialmente por sua eficiência e confiabilidade. Toda a planta opera com automação completa dos processos industriais, garantindo maior controle de qualidade, segurança operacional e desempenho energético.

Um dos diferenciais do projeto está na sua pegada ambiental. A linha foi projetada para operar com até 50% de substituição dos combustíveis fósseis por fontes alternativas e renováveis, como biomassa e resíduos industriais — medida que contribui diretamente para a redução das emissões de CO₂ e aumento da eficiência energética.

A nova estrutura, além de gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos durante os dois anos de construção, integra-se à capacidade atual de 2,5 milhões de toneladas de cimento, ampliando a produção da fábrica em 600 mil toneladas  por ano — volume suficiente para construir 350 quilômetros de estradas pavimentadas com concreto ou 120 mil casas populares de 50 m².

“Com o novo equipamento, reforçamos nosso compromisso com o abastecimento regional, a inovação industrial e a sustentabilidade — pilares da nossa atuação no Paraná e nas regiões Sul e Sudeste. Este forno representa mais do que um avanço tecnológico: reflete nosso propósito de crescer com responsabilidade, inovando com respeito ao meio ambiente e mantendo o compromisso com o Estado, onde sempre estivemos e continuaremos investindo”, destaca o diretor-superintendente da Itambé, Alexander Capela Andras.

Sustentabilidade como eixo estratégico

A sustentabilidade está presente em todas as etapas da operação. A empresa emprega combustíveis alternativos capazes de substituir até 50% dos fósseis, reduzindo significativamente as emissões de CO₂. Além disso, por meio do coprocessamento seguro de resíduos industriais — realizado em parceria com a Rio Bonito Soluções Ambientais —, a Cimento Itambé destina adequadamente cerca de 168 mil toneladas de resíduos por ano, colaborando para reduzir o volume destinado aos aterros sanitários.

Essas iniciativas se somam à gestão voltada à eficiência energética, à obtenção de certificações ambientais reconhecidas e ao relacionamento transparente com as comunidades vizinhas, consolidando uma atuação responsável e alinhada aos princípios do desenvolvimento sustentável.

Meio século de história construída no Paraná

Fundada em 1968 por empresários locais e tendo expedido seu primeiro saco de cimento em 1976, a Cimento Itambé nasceu com o propósito de impulsionar o crescimento do Paraná. Hoje, com capacidade de produção de 3 milhões de toneladas por ano, a empresa é referência nacional em qualidade e eficiência, mantendo sua matriz de decisões e investimentos no Estado. Com 1.200 colaboradores diretos, a possui forte presença na economia regional e contribui de forma decisiva para o desenvolvimento social e industrial do Paraná.

Compromisso com o Paraná e com o futuro

A nova linha consolida a posição da Itambé como uma das principais fornecedoras de cimento da Região Sul, preparada para atender às demandas de infraestrutura, habitação e pavimentação com alto desempenho técnico e responsabilidade ambiental.

O investimento também reforça o papel da Itambé como empresa de capital 100% paranaense, que reinveste continuamente na região e participa ativamente da  construção de um futuro mais sustentável e próspero para o Estado.

“Há mais de 50 anos investimos no Paraná. Nosso foco é o desenvolvimento da nossa terra, com geração de emprego, inovação e respeito ao meio ambiente. O Paraná é a base de tudo o que construímos”, conclui o presidente do Conselho de Administração da Itambé, Claudio Gomes Slaviero.  

Chega a  São José dos Pinhais  a capacitação gratuita  que vai premiar  3 empreendedores com  capital semente de R$ 1.500

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Chegou a vez dos empreendedores de   São José dos Pinhais, na região de Curitiba, terem a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que oferece capacitação  100% gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros na cidade começam no dia  15 de setembro,  às 19 horas na AMARB – Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo na   Rua Capitão Jonas Mateus de Almeida, 129.

O MEGA é uma iniciativa da organização social da   GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20 anos transforma vidas por meio de projetos voltados à qualificação profissional e à empregabilidade.

Segundo Michela Notti, coordenadora do projeto, a proposta é formar empreendedores que já possuem um negócio ou que desejam iniciar sua própria atividade.

Ao longo de oito dias de aulas, os participantes recebem orientações práticas sobre marketing, precificação, estruturação e formalização de empresas, além de outras ferramentas essenciais para fortalecer e expandir seus empreendimentos. 

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

O projeto oferece ainda materiais de apoio como apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e até uma logomarca personalizada para o empreendimento. “Tudo isso, sem pagar nada!”, reforça a coordenadora.

Após o período de aulas, os participantes têm direito a dois meses de consultoria individual, voltada às necessidades específicas de cada negócio. Além disso, os três melhores alunos, desde que cumpram 100% da carga horária, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir em suas empresas.

Para Michela, o curso vai muito além da capacitação técnica. “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor”, destaca.

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://forms.gle/dq2WaQEBrtAi2tM49

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) em  São José dos Pinhais 

Início: 15/09/2025-  Segunda-feira 


Local:  AMARB – Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo 

Endereço:  Rua Capitão Jonas Mateus de Almeida, 129

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99905-1757 – Valquíria Crispim 

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Sicredi participa da Feira do Empreendedor Sebrae 2025 e reforça apoio aos pequenos negócios

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Evento acontece de 11 a 14 de setembro no Viasoft Experience, em Curitiba (PR), reunindo especialistas em gestão, inovação e finanças

Com 26% de participação de mercado entre micro e pequenas empresas no Brasil e mais de 365 mil contas de pessoas jurídicas, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados em todo país, marca presença na Feira do Empreendedor Sebrae 2025. Com entrada gratuita, o evento é um dos mais relevantes do país para estimular novos negócios, reunindo milhares de visitantes, expositores e instituições dedicadas ao desenvolvimento empresarial.

Para reforçar a proximidade com empreendedores de diferentes portes, a Sicredi Empreendedores PR, cooperativa de crédito que atende Curitiba e Região Metropolitana, participa pela segunda vez da feira. A Sicredi Empreendedores enxerga o empreendedor e o empresário muito além da condição de cliente. Ao abrir uma conta, ele passa a ser associado, com direito a participar das decisões e a compartilhar os resultados anuais da cooperativa. Essa relação de parceria se reflete também no dia a dia, com atendimento próximo, orientação financeira especializada e soluções que simplificam pagamentos, recebimentos e a gestão do negócio – sempre com o objetivo de apoiar o crescimento sustentável dos pequenos negócios.

A Sicredi Empreendedores é uma das poucas instituições financeiras que oferece pix gratuito e ilimitado nos canais digitais para os empreendedores que recebem ou realizam pagamento com essa modalidade, além do custo reduzido para recebimentos via API Pix. No estande, os visitantes terão acesso a outras soluções como a conta PJ — como máquinas de cartão smart, consórcios, crédito para investimento e capital de giro, além da possibilidade de usar o celular como máquina de cartão.

O Sicredi ainda apresentará na Feira do Empreendedor Sebrae 2025 a Clover, solução de adquirência desenvolvida e integrada ao portfólio da instituição. O equipamento reúne, em um único dispositivo, recursos de pagamento e gestão para empresas de diversos segmentos — de bares e restaurantes a clínicas, farmácias, postos de combustíveis e hotéis.

Para o presidente da Sicredi Empreendedores PR, Evaldo Kosters, a participação na feira é estratégica, pois possibilita compreender as demandas dos empresários e oferecer soluções alinhadas ao cotidiano dos negócios. “Nosso objetivo é mostrar ao empreendedor que existe uma cooperativa feita para ele, que pode apoiar sua jornada com crédito, tecnologia e relacionamento próximo. Estar em um evento como este reforça o compromisso do Sicredi com o fortalecimento da economia local e a geração de emprego, renda e desenvolvimento”, destaca Kosters.

Gestão inteligente de pagamentos

Nos modelos Flex e Mini, a Clover — grande novidade do Sicredi para a Feira do Empreendedor Sebrae 2025 — permite acompanhar vendas por cartão, pix ou carteiras digitais, facilita a conciliação de valores e traz diferenciais como cadastro de clientes, gestão de equipes, emissão de relatórios e suporte remoto direto pela máquina. A plataforma também oferece emissão automática de notas fiscais, controle de estoque e geração de tickets para eventos, entregando mais do que os terminais tradicionais de pagamento. 

O lançamento acontece em um momento de forte expansão do Sicredi no setor de meios de pagamento. Segundo a CardMonitor, a instituição cresceu 55% no volume de transações no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior — um dos maiores percentuais entre as credenciadoras.

Proximidade com quem empreende

Enquanto a maior parte dos bancos, nos últimos anos, reduziu o número de agências e direcionou seus investimentos para a automação, o Sicredi seguiu em outra direção, ampliando sua presença física. A cooperativa de crédito acaba de atingir a marca de 3 mil agências espalhadas pelo Brasil. 

Essa rede permite um atendimento baseado no entendimento antes da oferta. Em vez de disponibilizar pacotes ou produtos financeiros padronizados, o Sicredi prioriza a escuta das necessidades reais dos associados e, a partir disso, apresenta as soluções mais adequadas. O atendimento humanizado é o que faz a diferença para Antônio Romão da Silva Filho, o Toninho, sócio de uma empresa do segmento de autopeças e serviços e associado há 15 anos: “Enquanto outras instituições financeiras estão migrando para o digital, o atendimento presencial do SIcredi sai na frente. Me sinto à vontade para fazer negócios e recebo feedbacks do gerente”, enfatiza Toninho. 

No Paraná, a cooperativa de crédito e investimento mantém a maior rede de agências financeiras do estado, com 481 pontos de atendimento em 338 municípios, sendo a única instituição em 62 deles. Em 2024, a carteira de crédito para pessoas jurídicas no estado somou R$ 15,9 bilhões, um crescimento de 27,2% em comparação ao ano anterior. Os números reforçam o papel do Sicredi no apoio a micro, pequenas e médias empresas — essenciais para a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.

Como parte da estratégia de aproximação com o setor produtivo, a cooperativa atua para fortalecer negócios e impulsionar o crescimento econômico das comunidades onde está presente. “Nosso foco é estimular o ciclo virtuoso da economia local. Ao apoiar um pequeno negócio, geramos emprego, renda e movimentamos toda a comunidade”, afirma o presidente da Sicredi Empreendedores PR, Evaldo Kosters. “Queremos estar presentes em todas as fases do crescimento das empresas, garantindo segurança, confiança e oportunidades para que se desenvolvam de forma sustentável”, conclui.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

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Seis dicas para ensinar educação financeira na primeira infância

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Brincadeiras ajudam crianças a entender valor do dinheiro

Quase metade dos brasileiros adultos está inadimplente, de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Historicamente, esse é um cenário comum na relação do brasileiro com o dinheiro. E o motivo, além das desigualdades sociais, pode estar em uma educação financeira falha durante a infância.

“Aprender a lidar com o dinheiro, ter responsabilidade nos gastos e saber gerenciar os ganhos para conseguir criar uma reserva financeira são habilidades que precisam ser trabalhadas desde criança. Senão, na idade adulta essa pessoa provavelmente terá dificuldades para se manter longe das dívidas”, alerta a editora de Matemática da Aprende Brasil Educação, Janile Oliveira. 

Trabalhando com educação financeira para crianças e adolescentes, ela explica que não há idade mínima para que os pequenos comecem a ser ensinados sobre o valor do dinheiro. “As crianças não são miniadultos e é claro que é preciso adaptar a linguagem e a abordagem, mas não podemos tratá-las como seres incapazes de compreender como o dinheiro funciona”, diz. A especialista indica seis atividades lúdicas que podem ajudar a começar essa conversa ainda na primeira infância.

1. Personalize um cofrinho

Ter seu próprio cofrinho pode ser o primeiro passo para que a criança aprenda a poupar dinheiro. Isso pode ser feito com materiais reaproveitados, como latas, caixas ou potes plásticos. Envolva a criança na atividade e convide-a a pintar esse cofrinho, colar adesivos e adereços como olhos, orelhas, nariz, enfim. A ideia é usar a criatividade e, ao mesmo tempo, mostrar que o cofrinho é um item importante para o dia a dia. “A segunda etapa é definir um destino para o dinheiro que for economizado com a ajuda do cofrinho. Pode ser um passeio, um brinquedo ou outra coisa que a criança queira muito. Por fim, comecem a alimentar esse cofrinho com moedas e só abram o objeto quando ele estiver cheio o bastante para atingir aquele objetivo”, detalha.

2. Simule um supermercado

É fundamental que a criança participe das atividades de rotina da casa, como ir ao supermercado. Além disso, é possível ensiná-la sobre o valor do dinheiro montando uma lojinha em casa, com itens do cotidiano, como frutas, brinquedos, caixas de leite e outros alimentos. “Vocês podem, juntos, desenhar papéis coloridos que serão usados como dinheiro e etiquetas de preço para cada um dos itens. Depois, os papéis desempenhados por cada um podem variar entre cliente, caixa ou vendedor, por exemplo. Assim, os pequenos aprendem sobre troco, pesquisa de preços e limite de dinheiro”, sugere.

  1. Ensine sobre necessidades e desejos

Escolha alguns objetos em casa, como alimentos, brinquedos, roupas, sapatos, livros e celulares. A brincadeira consiste em perguntar para a criança, um por um, se determinado item é uma necessidade ou apenas um desejo. “Pergunte a ela: ‘isso é algo de que você realmente precisa ou é algo que você quer porque acha legal ou gostoso?’. Depois vale conversar sobre como alguns itens podem ser desejos ou necessidades, dependendo do contexto em que são comprados. Um celular, por exemplo, é uma necessidade, enquanto ter o celular mais moderno pode ser apenas um desejo”, comenta Janile.

4. Conte histórias

Os livros são importantes aliados para ensinar às crianças sobre dinheiro. Mesmo histórias clássicas podem ser trabalhadas nesse sentido. João e o Pé de FeijãoA Cigarra e a Formiga e Os Três Porquinhos, por exemplo, servem como pano de fundo para discutir decisões financeiras, poupança e trabalho. Essa atividade pode ser potencializada pedindo para que a criança conte suas impressões sobre as histórias ou mesmo faça desenhos sobre cada uma delas.

5. Peça ajuda

Crianças não devem ser envolvidas na resolução de questões familiares complexas, como uma dívida alta, mas precisam ser chamadas a contribuir com decisões simples do cotidiano, como o que comprar no supermercado. “Você pode fazer isso na hora da compra, mostrando que itens precisam ser comprados e pedindo ajuda para tomar decisões equilibradas. É claro que isso deve ser feito de maneira controlada, sempre ensinando sobre o valor do dinheiro”, completa Janile.

  1. Fale sobre planejamento, organização, ambiente e saúde

Educação financeira não se trata apenas de dinheiro, mas de comportamento, saúde emocional e física, alimentação saudável, planejamento, organização e bons hábitos de consumo. Além disso, a educação financeira pode ser conectada à sustentabilidade e ao cuidado com o ambiente. Ao adotar práticas como o consumo responsável, o reaproveitamento de produtos e a redução do desperdício, as crianças entendem que suas escolhas financeiras impactam não só o próprio bolso, mas também o planeta. A intenção de integrar educação financeira à sustentabilidade, desde a infância, é formar cidadãos críticos, capazes de tomar decisões equilibradas que vão além do interesse individual.

Varejo como pilar: BRW fideliza com foco em resultados concretos

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Clube BRW recompensa clientes B2B com descontos diretos

A BRW Suprimentos acaba de anunciar o lançamento do Clube BRW,  programa de fidelidade voltado a clientes varejistas  — distribuidores, plataformas de e-commerce e papelarias — com o objetivo de fortalecer a relação comercial, construir confiança mútua e estimular a lealdade à marca corporativa. Atualmente, a empresa reúne mais de 2 mil itens em portfólio, disponíveis em cerca de 20 mil pontos de venda em cinco países da América do Sul.

O Clube BRW opera por meio de um sistema de controle de pontos, histórico de resgates e atualizações constantes. Com a implantação, a empresa passa a investir estrategicamente em três dimensões de capital social — estrutural, relacional e cognitivo —  para ampliar a confiança da marca. Segundo o fundador e CEO da empresa, Bruno Borgonovo, a iniciativa não se limita a um sistema de premiação, mas busca “construir uma cultura de proximidade e valorização contínua”. 

A nova estratégia alia a capacidade da BRW Suprimentos de compreender a realidade do varejo a uma proposta estruturada de recompensa e fortalecimento do relacionamento com clientes fiéis, sem perder de vista as projeções do mercado. “O Clube BRW representa mais do que uma inovação comercial: é uma declaração de princípios, um compromisso público com quem sustenta a base — o varejista brasileiro — que está no front da economia real, enfrentando juros altos, sazonalidades e um consumidor cada vez mais exigente”, afirma Borgonovo. 

O programa nasceu da escuta ativa, desenvolvido a partir de dois anos de pesquisa junto aos clientes. Essa realidade, segundo a empresa, é clara e desafiadora: pouco tempo para decisões estratégicas e dificuldade para consolidar a lealdade do consumidor final. “Lançar esse programa significa tornar a negociação com o nosso cliente uma escolha óbvia, entregar valor não apenas por meio de produtos, mas também pela presença e pela parceria”, reforça o CEO.

Do ponto à parceria

Ao contrário de programas de fidelidade genéricos, que distribuem milhas ou brindes pouco relevantes, o Clube BRW devolve valor onde mais importa: no fluxo de caixa e na competitividade do cliente. Cada ponto acumulado por boletos pagos em dia se converte em desconto direto nos pedidos seguintes. É simples, transparente e, sobretudo, útil.

O modelo conta com três categorias — Estrela, Constelação e Galáxia — criadas não como um jogo de gamificação vazia, mas como forma de reconhecer, de maneira progressiva, quem cresce junto com a empresa. Quanto mais o cliente compra e mantém os pagamentos em dia, maior é o retorno obtido. 

Fidelização com responsabilidade

Com o lançamento do programa, a empresa contribui para a saúde financeira do varejo ao bonificar pagamentos em dia, estimular o uso responsável do crédito, reforçar o equilíbrio  das finanças e apoiar o planejamento dos clientes. Do ponto de vista econômico, trata-se de uma via de mão dupla: clientes organizados financeiramente têm maior poder de compra, com menos risco, o que gera benefícios e crescimento em toda a cadeia produtiva. O movimento ocorre em um momento promissor, alinhado às projeções nacionais para o setor, que deve movimentar R$ 532,1 bilhões em 2025, segundo o estudo anual IPC Maps.

Sobre a BRW Suprimentos

Há 16 anos, a BRW Suprimentos tem se destacado ao oferecer soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo produtos que antecipam as tendências. O portfólio atual tem mais de 2 mil itens, divididos em 35 categorias, disponíveis em mais de 20 mil pontos de venda.

Livro inédito de Manoel Carlos Karam será lançado neste sábado (06/09), na Livraria Arte & Letra

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Livro inédito de Manoel Carlos Karam será lançado neste sábado (06/09), na Livraria Arte & Letra

Obra traz crônicas originais e apresenta curiosidades do autor que faleceu em 2007; 100 exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente no evento

Após 18 anos de falecimento, o premiado escritor Manoel Carlos Karam [1947-2007] terá um novo livro. A obra intitulada “Crônicas de Alhures do Sul” vem recheada com mais de cem narrativas que relatam fatos do cotidiano de maneira concisa e com bom-humor, que são características do autor.

O livro será lançado no próximo sábado (06/09), às 14h, na Livraria Arte & Letra de Curitiba, durante um bate-papo com o filho do escritor, Bruno Karam, a jornalista da Rádio BandNews FM Lorena Pelanda, Thiago Tizzot, Carla Viccini, Cristiano Nagel e o público.

Serão distribuídas gratuitamente cem unidades do livro no local, mas para garantir um exemplar é preciso retirar uma senha na livraria, a partir das 13h. Após o evento, a obra estará à venda por R$ 40 na Livraria Arte & Letra. Além disso, serão doados exemplares para escolas públicas, Casas da Leitura e Biblioteca Pública do Paraná.

Ficção e criatividade

Durante os anos de 2006 e 2007, Karam postava semanalmente um texto no Blog do Zé Beto e o apresentava na Rádio BandNews FM Curitiba toda segunda e terça-feira. Os textos se chamavam “Crônicas de Alhures do Sul”; uma cidade fictícia inventada e contada pelo Karam.

O livro homônimo apresenta a visão aguçada do escritor sobre o dia a dia, as pessoas e a cidade que o cerca e reúne dezenas de crônicas. Como característica de sua escrita, é possível observar a identidade fragmentada do indivíduo pós-moderno e o ambiente urbano através de uma narrativa veloz.

Buscando ser um escritor “sem estilo”, sem preocupações em enquadrar suas obras nos gêneros literários estabelecidos, o autor certa vez escreveu que “quando eu tô escrevendo, acabo descobrindo que mais importante que a história que eventualmente eu possa contar, é a maneira de contar esta história”.

‘Ouvir’ o livro

Quem desejar ‘ouvir’ o livro também poderá apreciar os conteúdos, que estão disponíveis em podcasts no YouTube e no Spotify. As gravações – com leituras originais na voz de Karam – foram realizadas a partir do acervo do autor e pesquisas do filho, Bruno Karam.

Essa união de pai e filho resultou numa preciosa viagem íntima e literária pela obra de um dos grandes cronistas brasileiros. Os novos episódios – que mesclam as vozes Bruno e Manoel exploram a sensibilidade, o olhar crítico do autor e curiosidades biográficas – vão ao ar toda segunda e quarta-feira e podem ser ouvidos gratuitamente nas duas plataformas digitais.

Múltiplas ações inéditas

“Esses conteúdos em áudio integram um grande projeto cultural que leva o mesmo nome do livro e contempla muitas novidades sobre Manoel Carlos Karam. O objetivo é que o público conheça, aprecie, leia, ouça e valorize o trabalho do escritor”, explica o produtor, Cristiano Nagel.

Além dos 30 podcasts e do livro, o projeto cultural terá a realização de 5 oficinas de formação voltadas a professores e mediadores, 30 rodas de leitura para jovens e adultos – que vão acontecer nas Casas da Leitura Miguel de Cervantes e Vladimir Kozak, com público agendado de escolas públicas de Curitiba.

“Mais do que uma homenagem, esta é uma proposta de circulação e escuta para que as palavras de Manoel Carlos Karam sigam em movimento entre pági­nas, vozes e encontros com novos leitores e ouvintes. Queremos valorizar a obra do escritor para além da publicação”, complementa Nagel.

Quem foi Manoel Carlos Karam?

Foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro que nasceu em Rio do Sul (SC) em 25 de abril de 1947, viveu em Curitiba desde 1966 e faleceu na capital paranaense em 1º de dezembro de 2007.

Escreveu e dirigiu 20 peças de teatro na década de 1970. A partir dos anos 1980, passou a se dedicar aos livros e em 1995 venceu o Prêmio Cruz e Souza de Literatura, com a obra Cebola. Escreveu 14 livros com textos que possibilitem inúmeras leituras, apresentam personagens e enredos inquietantes.

Como jornalista, trabalhou na RPC TV, nos jornais O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná e na prefeitura de Curitiba. Deixou crônicas inéditas e outros textos a serem publicados.

No dia 2 de dezembro de 2008, a Casa da Leitura do Parque Barigui, mantida pela prefeitura de Curitiba, foi batizada com o nome do escritor. O espaço abriga a biblioteca particular de Manoel Carlos Karam, composta de mais de três mil volumes, recebe excursões escolares e tem um auditório – com pôsteres das peças escritas por Karam – que serve como local para palestras e rodas de leitura.

O projeto cultural intitulado Crônicas de Alhures do Sul é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e tem o apoio do Colégio Positivo e Universidade Positivo.

Serviço:

O que: Lançamento do livro “Crônicas de Alhures do Sul” do escritor Manoel Carlos Karam, bate-papo com o filho, Bruno Karam, a jornalista da Rádio BandNews FM Lorena Pelanda, Thiago Tizzot, Carla Viccini, Cristiano Nagel e o público

Quando: Dia 06/09 (sábado), às 14h, na Livraria Arte & Letra [Rua Desembargador Motta, 2011, Centro, Curitiba]

Quanto: A entrada é franca. Serão distribuídas gratuitamente 100 unidades do livro no local, mas para garantir um exemplar é preciso retirar uma senha na livraria, a partir das 13h. Após o evento, a obra estará à venda por R$ 40 na Livraria Arte & Letra.

Onde ‘ouvir’ o livro: Gratuitamente no YouTube (@ArteeLetra) e no Spotify pelo link https://encurtador.com.br/ugsnQ ou busca Crônicas de Alhures do Sul Editora Arte e Letra

Podcasts: Serão disponibilizados 30 podcasts que constam no livro. Os novos episódios vão ao ar toda segunda e quarta-feira nas duas plataformas digitais

Informações sobre todo o projeto cultural: Com Cristiano Nagel pelo tel. 41-99822-0699 e e-mail crisnagel@yahoo.com.br

Escolas públicas de Tijucas do Sul recebem projeto que valoriza as mulheres

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Escolas públicas de Tijucas do Sul recebem projeto que valoriza as mulheres

Ações gratuitas vão destacar o papel das mulheres na sociedade, trazer histórias inspiradoras, exemplos reais e incentivar o empoderamento feminino

Quatro escolas públicas de Tijucas do Sul vão receber atividades culturais gratuitas que ajudam a fortalecer a autoestima e o pensamento crítico sobre o papel transformador das mulheres na sociedade. O objetivo é inspirar as novas gerações de estudantes e contribuir para a formação de educadores conscientes sobre a força e a autonomia feminina.

No dia 8 de setembro serão realizadas Rodas de Leitura para 26 turmas – do Ensino Fundamental ao Ensino Médio – do Colégio Estadual do Campo Professora Kamilla Pivovar da Cruz e da Escola Professor Francisco da Rocha Camargo Sobrinho. No dia 17 de outubro, as mesmas ações vão acontecer na Escola Professora Leovanil Camargo e Escola Francisco M. de Camargo.

Cerca de 2.500 estudantes e professores devem participar dessas Rodas de Leitura, que serão coordenadas pelas mediadoras de leitura Carla Viccini, Taíne Alves e Elaine Minami.

“Vamos apresentar histórias inspiradoras de mulheres reais, como exemplos a serem seguidos. Queremos estimular o resgate da imagem feminina como forte, capaz de fazer o ela desejar, ser independente e dona de seu destino”, explica a doutoranda em Letras pela UFPR, Taíne Alves.

Empoderamento feminino

Todas essas ações em Tijucas do Sul integram o projeto Era uma vez… Nem conto, nem fada!, que ainda contempla outras ações gratuitas futuras.

Entre elas está a realização de dois encontros com as escritoras Luci Collin e Gloria Kirinus – para bate-papo com mulheres sobre os desafios e conquistas do papel feminino na sociedade moderna – e duas oficinas de fotografias com exposição de imagens para evidenciar a maneira como as mulheres se veem; ambas em datas e locais a serem definidos.

“Também vamos realizar essas mesmas atividades culturais gratuitas em Balsa Nova, em 2026. Estamos fazendo os agendamentos com as instituições de ensino para que mais estudantes e educadores aproveitem esses encontros para debater sobre a participação feminina na sociedade”, destaca a idealizadora do projeto cultural, Taíne Alves.

Como vão funcionar as Rodas de Leitura

As educadoras vão apresentar trechos de obras biográficas e literárias que foram escritas por mulheres e sobre as mulheres tais como Malala Yousafzai, Chimamanda Ngozi Adichie, Anne Frank, Carolina Maria de Jesus e Narcisa Amália. Também haverá debates com os participantes sobre as trajetórias de personalidades que revolucionaram o cenário social em que viveram.

“As narrativas evidenciarão o protagonismo feminino, rompendo com o estereótipo das personagens de contos de fadas caracterizadas como frágeis e dependentes dos príncipes encantados; visão que não reflete há muito tempo a realidade social”, complementa Taíne Alves.

O projeto cultural Era uma vez… Nem conto, nem fada! é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Mais informações com Cristiano Nagel pelo tel. 41-99822-0699 e e-mail crisnagel@yahoo.com.br