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Merenda escolar de Curitiba: uma oferta de saúde e aprendizad

A merenda das escolas municipais e CMeis de Curitiba é feita com alimentos saudáveis, com acompanhamento de nutricionistas e produtos frescos, vindos da agricultura familiar da região. São cerca de 300 mil refeições diárias, que garantem nutrição e auxiliam na promoção da saúde e do bom desempenho escolar dos estudantes.

Uma reportagem publicada recentemente no Jornal Financial Times mostrou a importância da merenda para alunos das escolas de Londres. Na pesquisa, professores relataram que os alunos que não tinham dinheiro para pagar a alimentação, apresentavam fadiga e menor concentração. Para sanar esse déficit alimentar, o prefeito passou a financiar refeições para os alunos em vulnerabilidade social, resultando em melhor desempenho educacional, na concentração e socialização dessas crianças. 

No Brasil,a legislação estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Essa lei determina que as escolas públicas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) devem oferecer alimentação saudável e adequada aos estudantes durante o período letivo.

O PNAE tem como objetivos principais contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Ele prevê a transferência de recursos financeiros do governo federal para as escolas, que devem ser utilizados na aquisição de alimentos e na realização de ações de educação alimentar e nutricional.

Em Curitiba, o modelo de gestão alimentar das escolas municipais segue à risca o que é determinado por lei, oferecendo gratuitamente a alimentação da manhã, almoço, tarde e varia conforme a idade da criança e se está em regime integral ou por turnos (manhã e tarde). 

A equipe técnica da Prefeitura Municipal de Curitiba programa uma oferta nutricional que garante o desenvolvimento saudável dos estudantes e alimentação de qualidade, já que a merenda representa, muitas vezes, todas as refeições diárias das crianças.

Comida que alimenta e desenvolve

Assim como em Londres,  estudos feitos em 2013 em Newham e Durham, provaram que a oferta de alimentação adequada para estudantes melhora significativamente o desempenho acadêmico. Aqui no Brasil,  uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) com crianças que recebem uma alimentação balanceada e nutritiva, provou em testes cognitivos, que estes estudantes têm  maior capacidade de concentração durante as aulas. 

Outro levantamento, conduzido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destacou que crianças que têm acesso a uma alimentação saudável na escola apresentam menor incidência de problemas de saúde, como anemia, desnutrição e obesidade. 

Esses problemas de saúde podem afetar negativamente o desempenho escolar, além de comprometer a qualidade de vida das crianças a longo prazo. Portanto, a merenda escolar adequada não apenas beneficia o rendimento acadêmico, mas também a saúde e o bem-estar dos estudantes.

Refeições especiais

E nesta cadeia cuidadosa, preocupada com a qualidade do alimento, sustentabilidade no campo e  nutrição infantil, as crianças com dietas e necessidades especiais têm atenção exclusiva. Da Risotolândia saem 640 em um total de 800 cardápios especiais para crianças de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e estudantes das escolas municipais. São casos de estudantes com diabetes, doença celíaca, intolerância à lactose, vegetarianos e com outras restrições a algum tipo de alimento.

“São respeitados hábitos e culturas alimentares regionais, seguindo os parâmetros da legislação federal”, esclarece a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

 No CMEI Centro Cívico, há dietas sem leite e sem glúten, por exemplo.

“Além do cuidado no preparo, armazenamento, transporte e distribuição, temos um olhar atento em relação aos hábitos de cada um. Por exemplo, tem crianças que sempre comem primeiro o arroz e depois o feijão, outras são seletivas em relação a alguns produtos. Acompanhamos para que todas se alimentem bem”, conta a diretora, Ana Beatriz Souza Cerqueira.

Na Escola Municipal Batel, o estudante Luís Augusto Regazzo Moraes, do 5º ano do Ensino Fundamental, recebe cardápio sem leite ou derivados.

“Hoje em dia ele está acostumado, já sabe que tem alimentos que não pode comer, como brigadeiro, pizza com queijo. Conversamos sobre o que ele tem vontade e o que ele não deve comer, fazemos algumas trocas na alimentação”, relata a mãe, Flávia. Para ela, a possibilidade de uma alimentação especial faz toda a diferença na saúde e na qualidade de vida do filho.

Sobre a Risotolândia

A Risotolândia é uma empresa curitibana, criada em 1953 e que hoje é o maior grupo de refeições coletivas do Sul do Brasil. Atualmente, o  Grupo Risotolândia atua em todo o Brasil, oferecendo alimentação para  diversos segmentos como empresas, setor público, hospitais, presídios, obras, etc. O Grupo também atua no setor de refeições congeladas e serviços logísticos.

Com estratégia arrojada e pioneira, rede paranaense voltada ao mercado pet pretende crescer 86%

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HiperZoo transforma megastore em atacarejo, de olho nos pequenos comerciantes do segmento

Com investimento de quase R$ 5 milhões, o HiperZoo torna-se a primeira loja de atacado voltada ao mundo pet em todo o Paraná, lançando em junho a marca HiperZoo Pet Atacado. Com mais de 2 mil metros quadrados, a megastore do bairro Parolin ganhou uma reforma, incremento de 50% no estoque, um novo modelo de precificação e, agora, passa a atender também nessa modalidade, seguindo o movimento dos atacadistas do setor alimentício. O foco da empreitada é pequenos e micro comerciantes e a marca prepara condições comerciais diferenciadas para esse público. A mudança está marcada para a próxima quinta-feira, 1º de junho, e já gerou 70 empregos diretos e indiretos.

A rede, que conta com seis lojas e previsão de abertura da sétima ainda este ano, todas na capital paranaense, prevê um crescimento arrojado para 2023, na ordem de 86%. Com sete anos de história e as novidades anunciadas, a marca se consolida como a maior rede de pet shop 100% paranaense. A nova proposta conta com um estoque com mais de 30 mil itens diferentes, de diversas categorias, como alimentação, higiene e limpeza, farmácia veterinária, boutique, acessórios, entre outros – além de atendimento especializado nos vários segmentos de atuação da marca, como banho e tosa, pet wash (local onde o próprio tutor pode banhar o seu pet), consultório veterinário e café pet friendly.

Segundo a sócia-diretora do HiperZoo, Patricia Maeoka, ao contrário do que aconteceu em outros setores, o mercado pet teve um aumento no consumo durante a pandemia e a humanização dos pets também é positiva para o segmento. “Cada vez mais, as pessoas buscam um único lugar que atenda às necessidades dos pets, que já se tornaram membros da família. Antes, um mesmo cliente precisava frequentar quatro locais diferentes para isso, mas hoje a tendência é que o consumidor consiga resolver tudo em um único lugar, poupando tempo e buscando uma experiência sem pagar a mais por isso”, ressalta a empresária. 

Além do crescimento do consumo, a ideia de mudança veio depois de uma pesquisa interna em que foi possível identificar a dificuldade dos pequenos comerciantes de bairro. “No atacado, teremos condições comerciais e produtos diferenciados para atender a toda a capital e região metropolitana, além de algumas cidades do interior e litoral. Nosso objetivo é chegar aos comerciantes do setor oferecendo melhores condições comerciais e prazo de pagamento, sem valor mínimo de compra”, completa Maeoka. 

Segundo dados do DataHub 2022, o Paraná é um dos cinco maiores mercados no segmento pet do Brasil, com concentração de 7% das empresas de todo o país nesse setor. A mesma pesquisa mostra que, atualmente, existem mais de 110 mil empresas e microempresas nesse mercado, representadas por pet shops, banho e tosa, adestradores e creches, de Norte a Sul do Brasil. Só em Curitiba são 2.170 lojas – número que só vem crescendo nos últimos anos, segundo o estudo.

ADOÇÃO – As ações sociais de adoção de pets, iniciadas em 2016, continuam. Os encontros de adoção de cães e gatos acontecem todos os sábados nas unidades do Parolin, Portão (Shopping Ventura) e Mercês. Em média, essas ações possibilitam a adoção de 1,2 mil bichinhos por ano, encontrando um novo lar para animais abandonados e resgatados por ONGs e protetores parceiros do HiperZoo. De janeiro a abril deste ano, o Hiperzoo doou quase 5 toneladas de ração. A rede ganhou destaque com o selo Empresa Amiga dos Animais, entregue pela Prefeitura Municipal de Curitiba, por contribuir com uma tonelada de ração para o banco de ração da Prefeitura, que repassa o alimento para ONGs e protetores de toda a cidade. Os protetores e ONGs que desejam participar de iniciativas como essas podem entrar em contato com o HiperZoo por meio das redes sociais ou pelo e-mail contato@hiperzoo.com.br e fazer o cadastro.

SERVIÇO: HiperZoo Pet Atacado  

Endereço: R. Des. Westphalen, 3.448 – Parolin 

Horários de atendimento: segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingos e feriados, das 8h às 19h. 

Shopping Curitiba 

Rua Brigadeiro Franco, 2.300 – Centro 

Horários de atendimento: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos, das 12h às 20h. 

Bacacheri 

Av Prefeito Erasto Gaertner, 57 – Bacacheri 

Horários de atendimento: segunda a sábado, das 8h às 21h, e domingos e feriados, das 8h às 20h. 

Portão (Shopping Ventura) 

Rua Itacolomi, 380 – Portão 

Horários de atendimento: segunda a sábado, das 8h às 22h, e domingos e feriados, das 8h às 20h. 

Mercês 

Avenida Manoel Ribas, 1.537 – Mercês 

Horários de atendimento: segunda a sábado, das 8h às 21h, e domingos e feriados, das 8h às 20h. 

Jardim Botânico 

Rua Brasílio Itiberê, 509 – Jardim Botânico 

Horários de atendimento: segunda a sábado, das 8h às 21h, e domingos e feriados, das 8h às 20h. 

Gestores escolares municipais do Paraná recebem formação da USP

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Iniciativa reúne diretores dos sete municípios que compõem o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense

O diretor é peça-chave no ambiente escolar, e a liderança e gestão são fundamentais  para o bom funcionamento das atividades, seja administrativa, pedagógica ou de relacionamento com a família. Para exercer essas funções, o gestor escolar precisa desenvolver diferentes competências. Com esse foco, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense oferece aos diretores das escolas dos sete municípios em que atua, o seminário “A BNC das Competências Gerais do Diretor Escolar”. Cerca de 140 gestores participam da formação, totalmente gratuita, oferecida em parceria entre o Instituto Positivo e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, em 2021, o parecer sobre a Base Nacional Comum das Competências do Diretor Escolar. Na prática, são dez competências gerais que servem como base para os estados, municípios e redes de ensino avançarem em políticas de desenvolvimento de lideranças, formação, seleção e apoio dos profissionais da gestão. Essas competências são trabalhadas na formação com o objetivo de promover a discussão e permitir o acesso dos diretores a ferramentas importantes para melhor atuação.

De acordo com a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, pesquisas apontam que o trabalho do gestor interfere na qualidade do trabalho realizado nas escolas. “Organizar as dimensões e expectativas mínimas de atuação, seguindo as competências e atribuições práticas, auxilia o gestor a visualizar seu papel. A formação oferecida permite compreender a real função e instrumentalizá-los para  executá-la da melhor forma. É muito bom ver o ADE Litoral Paranaense, tão jovem, tomando decisões tão relevantes, como assinar essa parceria com o olhar voltado para as questões de gestão”, afirma.

O curso é coordenado pelo professor Mozart Ramos, e os módulos são 100% on-line. Entre os conteúdos ofertados estão: o papel do diretor na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, o compromisso com a formação continuada da equipe escolar, a profissionalização da gestão escolar, soluções inovadoras e criativas na gestão escolar e a importância do trabalho colaborativo.

Profissionais de mais de 150 municípios já receberam formação da Cátedra e as aulas síncronas e assíncronas facilitam a participação. “Queremos trazer estratégias e criar condições para profissionalizar a gestão e, consequentemente, melhorar a aprendizagem dos alunos. Temos um alto índice de interesse e satisfação após a conclusão do curso, o que reforça a importância e necessidade de formação nessa área”, destaca Mozart, que também é titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto.

A gestora escolar do CMEI Sathie Midorikawa, de Paranaguá, Fernanda Rodrigues, é formada em Pedagogia e possui pós-graduação em Psicopedagogia e considera a formação em gestão escolar de grande relevância. “Tem sido uma oportunidade única que traz soluções para nossas práticas no cotidiano escolar. A formação mostra que o papel do gestor escolar vai além da assinatura de documentos e de resolver problemas na escola. Por meio das 10 Competências Gerais dos Diretores Escolares, ele atua na liderança, e isso precisa ser desenvolvido”, destaca.

Além de todo o conteúdo, o curso permite acompanhar e interagir com diretores de diversas outras escolas do Brasil, possibilitando a troca de  experiências, diálogos e esclarecimentos de dúvidas. Segundo Fernanda, a formação proporciona uma reflexão sobre a essência da atuação do cargo de diretor, que é o pilar da escola. “Nossa gestão influencia diretamente nossos estudantes, seja de forma positiva ou negativa, se mal administrada. Tenho conseguido refletir sobre minhas práticas a cada orientação dos formadores. Quero poder aplicar, no cotidiano escolar, cada uma das competências, em busca de uma escola eficaz para garantir às nossas crianças uma escola pública de qualidade”, finaliza.

10 competências do diretor escolar

1 – Coordenar a organização escolar

2 – Prezar pela cultura organizacional

3 – Colocar a BNCC em prática

4 – Valorizar a equipe escolar

5 – Coordenar o Projeto Político Pedagógico (PPP)

6 – Gerenciar os recursos com eficiência

7 – Ter proatividade

8 – Promover a parceria entre a escola, famílias e comunidade

9 – Promover o respeito e a empatia

10 – Incentivar um ambiente baseado em valores

Sobre ADE Litoral Paranaense

Implantado no ano passado, o ADE Litoral Paranaense conta com sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O objetivo é atuar de forma colaborativa para melhoria da educação do território. Após diagnóstico, os secretários e técnicos em educação definiram como meta principal trabalhar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo apoia o ADE Litoral Paranaense e atua como mentor técnico da iniciativa.

Instituto Positivo

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.

Helbor faz parceria inédita com proptech para facilitar compra de imóveis em Curitiba

A Helbor Empreendimentos S.A., incorporadora imobiliária com mais de 45 de tradição no Brasil, vai possibilitar que clientes usem seus veículos como entrada ou para abater o saldo devedor na compra de um imóvel no “Só a Helbor Tem – Turbo”. A edição especial do evento será realizada no dia 24 de junho, das 9h às 20h, na cidade de Curitiba (confira o endereço abaixo). 

A parceria da Helbor com a Apê11, juntamente com a Loop Carros, autotech especializada em negócios automotivos, é inédita e possibilitará que os interessados em adquirir um imóvel da incorporadora, seja para morar ou investir, possam utilizar seus veículos para dar entrada no negócio ou para abatimento do saldo devedor do imóvel.

Durante o evento, consultores especializados da Loop farão a avaliação e laudo do veículo na hora para que o cliente possa utilizar esse valor integralmente na compra de um imóvel da Helbor. 

Além disso, durante o “Só a Helbor Tem – Turbo” serão oferecidas taxas de financiamento imobiliário menores do que as disponíveis no mercado, por meio de parceria da Helbor com o Bradesco. E tem mais: quem adquirir um empreendimento no evento terá benefícios como seis meses de taxa ordinária de condomínio gratuita, e pontos Livelo, para quem comprar unidades de empreendimentos em fase de construção.

“Trata-se de um evento único e pioneiro no mercado imobiliário. Já realizamos mais de 100 edições do ‘Só a Helbor Tem’. É um dos nossos eventos mais tradicionais, mas desta vez incluímos um diferencial de facilitar a entrada do imóvel, em parceria com a Apê11, trazendo um produto exclusivo para dar liquidez a um ativo dos interessados em adquirir um apartamento com a assinatura da Helbor”, afirma Fabiana Lex, diretora de Marketing, Produto e Comunicação da Helbor.

O “Só a Helbor Tem – Turbo” irá oferecer residenciais de um e quatro dormitórios, além de studios e salas comerciais. Todas as informações e condições do evento poderão ser consultadas no site www.helbor.com.br/soahelbortemcuritiba

Serviço:

“Só a Helbor Tem – Turbo” – Curitiba (PR)

Local: Estande de Vendas do My Place Jardim Botânico by Helbor

Endereço: Av. Governador Agamenon de Magalhães, 78, Jardim Botânico, Curitiba (PR)

Sábado (24/6), das 9h às 20h

Tipo: Apartamentos de 2 e 4 dormitórios, studio e salas comerciais

Vital Card apresenta novo site durante a Expo Turismo Paraná

Menos é mais. Esse foi o mote que norteou a criação do novo site da Vital Card, empresa que é pioneira na oferta de web seguros no Brasil e que segue investindo em inovação para apoiar a comercialização do produto pelos agentes de viagens. “Isso significa que os itens mais importantes ficam em destaque e o detalhamento é exibido em campos responsivos e intuitivos”, explica Luciano Bonfim, Diretor Comercial da Vital Card.

No ar desde segunda-feira (12/6), o site inova no aspecto técnico com o uso de HTML5, linguagem que permite flexibilidade em design e atualizações mais rápidas, e será lançado oficialmente durante a Expo Turismo Paraná, evento que reúne os principais players do turismo nacional em Curitiba. Construído no conceito “mobile first”, o site tem duas programações, sendo uma exclusivamente para smartphones e outra para desktop. “O resultado é uma experiência mais rápida e fluida, independente do meio de acesso”, explica Rafael Turra, Diretor Operacional e de Produtos da Vital Card.

As novidades vão desde a exibição de um novo resumo de compra que detalha item a item contratado, opção de link de pagamento para cartões e um novo orçamento muito mais claro em todas as informações. Para facilitar a navegação dos agentes de viagens, principais parceiros na comercialização do seguro-viagem, a Vital Card elaborou um manual que explica as principais funcionalidades, passo a passo.

O time estará a postos para detalhar todas as ferramentas aos profissionais interessados, além de destacar um importante diferencial que pode ajudar a maximizar as vendas. “Podemos gerar um site de alta tecnologia como este, em segundos e sem custo, com a marca da agência parceira para que todos possam divulgar e vender online o produto da forma que melhor encaixe em cada operação”, finaliza Bonfim.

Vital Card
Lançado em 2000 e posicionado como primeiro web-seguro do Brasil, a Vital Card se posiciona como pioneira no mercado de seguro-viagem. Uma das empresas Schultz, a Vital Card tem o foco exclusivo na proteção do viajante, a experiência agregada em mais de duas décadas já protegeu a viagem de mais de 10 milhões de viajantes.

Vendido por mais de 12 mil agências de viagens e corretoras de seguros, o seguro-viagem Vital Card traz um plano completo com mais de 20 coberturas, garantindo simplicidade e tranquilidade ao viajante. Mais informações estão disponíveis no https://www.vitalcard.com.br/.

Make B. do Boticário lança a primeira base do mundo capaz de reduzir* manchas solares

Segundo a Mintel, uma das tendências globais para 2023 é a Beauty Rx – termo que faz referência à “medicalização” da beleza e ganha espaço no mercado como resposta ao perfil do consumidor que, cada vez mais, demonstra estar atento às formulações e funcionalidades do produto na pele. É nesse contexto que Make B., marca de maquiagem do Boticário, que une alta performance e tecnologia em seus produtos, lança a primeira base do mundo capaz de reduzir manchas solares, a Make B. Glycolic TX, com formulação com Nano Ácido Glicólico, Ácido Tranexâmico e FPS 50.

O pioneirismo de Make B. no mercado global reforça a trajetória da marca em aliar maquiagem a tratamento por meio de formulações com ativos consagrados na dermatologia, oferecendo benefícios exclusivos para os cuidados com a pele. Após anos de pesquisa, desenvolvimento e testagem, a marca apresenta o lançamento que garante um resultado gradativo de uniformização da pele, capaz de reduzir manchas solares e marcas escurecidas em até oito semanas de uso contínuo, ao promover um efeito peeling suave**. 

“Trabalhamos ativamente para entregar essa fórmula inédita no mercado, que oferece altíssima performance ao mesmo tempo que reduz manchas solares, por meio da combinação do Nano Ácido Glicólico e do Ácido Tranexâmico. O tecnológico concentrado redutor de manchas solares e marcas escurecidas garante resultados eficazes e surpreendentes em pouco tempo de uso contínuo”, comenta Mirele Martinez, Diretora de Marketing de Maquiagem do Grupo Boticário.

Make B. Glycolic TX tem fácil aplicação, textura agradável, efeito mate natural e cobertura de média alta – além de atuar revitalizando e uniformizando a pele, deixando-a visivelmente bem tratada e mais iluminada. Além disso, em apenas 15 dias, ela já ameniza poros aparentes e melhora o aspecto geral da pele e, em 28 dias de uso recorrente, é possível notar também a melhora da hidratação e da aparência de rugas e linhas de expressão.

O lançamento representa uma resposta às demandas dos consumidores, tanto no que diz respeito à qualidade das formulações, quanto à funcionalidade do produto. “Seguimos nos desafiando para, cada vez mais, apresentar produtos pioneiros e inovadores na categoria de maquiagem – trazendo para o centro da estratégia o perfil e as necessidades dos nossos consumidores. Percebemos que o público está cada vez mais exigente na jornada de consumo e aos ativos que compõem os produtos, buscando itens feitos de forma consciente e com formulações nutritivas, que atendam às suas necessidades”, finaliza Mirele.

Make B. Glicolyc TX chega ao portfólio da marca em 14 tonalidades para atender aos mais diferentes tons de pele e com uma fórmula vegana, dermatológica e oftalmologicamente testada, com FPS 50, proteção UVA+++ e proteção à luz azul. 

A base já está disponível em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

Para quem deseja testar os itens na loja, o Boticário oferece serviço de maquiagem em diferentes pontos físicos espalhados pelo Brasil. A experiência Studio Make B. entrega uma produção de maquiagem com o preço de R$ 139,90, sendo que 100% desse valor é revertido em produtos. Para atendimento, é necessário agendamento prévio no site ou diretamente nas lojas.

Final de semana junino com quentão, pinhão e muito forró no Vale da Música

Para quem está sem opção de programação para este fim de semana que promete ser frio, que tal se aquecer curtindo um belo final de semana junino? O Vale da Música – Festival Instrumental de Curitiba, projeto localizado na Ópera de Arame e apresentado pelo Bradesco, vai homenagear o São João neste sábado (17) e domingo (18). No famoso Palco Flutuante, muito forró, folguedos, xote com a participação de Xaxados e Perdidos, Acordeom Brasileiro Trio, Pé de Moleque Quarteto, Triska Quarteto, Trio Fole Variado e Radiola de Ficha.

A programação acontece das 10h às 18h, e no restaurante do local será servido um cardápio típico, com pinhão, quentão, canjica e outros quitutes juninos. 

Valor para entrada no Vale da Música: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto. Às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita (exceto feriados).
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.

Saiba mais informações sobre a programação:

17/06/2023Xaxado e PerdidosRepertório Junino10h
Acordeom Brasileiro TrioMúsica Brasileira / Forró12h40
Pé de Moleque QuartetoRepertório Junino – Folguedos, Forró, Xotes15h20
18/06/2023Triska QuartetoFolk/MPB/Regional10h
Trio Fole VariadoForró de 8 baixos12h40
Radiola de FichaForró15h20

Sábado (17/06)

10h – Xaxados e Perdidos

Projeto dos músicos Marcel Cruz, Matheus Braga e Toni dos Anjos voltado para a música regional nordestina. Com um repertório composto de xotes, forrós, maracatus e baião, o trio – que dessa vez contará com a participação do percussionista Leon Adan –, vai fazer o Vale virar um verdadeiro arraiá nordestino!

12h40 – Acordeom Brasileiro Trio

O Acordeom Brasileiro Trio traz a diversidade da música produzida pelos acordeonistas compositores brasileiros. O projeto é resultado de uma pesquisa com músicos de várias regiões do país que resultou no livro de entrevistas e partituras “Acordeom Brasileiro”, lançado em 2018, onde foi possível conhecer as diversas estéticas da produção musical autoral para acordeom.
O show é apresentado por Marina Camargo no acordeom, Marcelo Pereira no baixo e Fábio Charvet na bateria, e traz arranjos inéditos das composições para essa formação. O repertório conta com músicas de Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, Luciano Maia, Gabriel Levy, Beto Hortis, Alessandro Kramer, Marcelo Caldi, Luiz Carlos Borges, Edith de Camargo, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon, além de composições autorais. Ritmos como xote, milonga, baião, valsa, frevo e chamamé estão presentes com uma nova roupagem, retratando uma nova forma de compor e executar o acordeom atualmente.

15h20 – Pé de Moleque Quarteto

O Pé de Moleque Quarteto representa o universo das festas juninas com música instrumental.  Sanfona, viola caipira, baixo e bateria executados por músicos de renome na cidade viajam pela música caipira, forrós, xotes, arrasta-pés, quadrilhas com muita descontração. Com Ary Giordani na safona, Du Gomide na viola caipira, Luís Otávio no baixo e Denis Mariano na bateria, o quarteto irá garantir clássicos e diversão para o público do Vale da Música. 

Domingo 18/06

10h – Triska Quarteto

O show Viola Fora de Moda apresenta diversos clássicos tradicionais da música regional brasileira em versões instrumentais e temática junina, com a formação de violão, viola caipira, acordeom e percussão. João Triska é um cantor, compositor e violeiro paranaense premiado por diferentes trabalhos que exploram a estética musical sul-americana, tendo divido o palco com grandes artistas da música brasileira e feito turnês pela Europa apresentando a latinidade do Sul do Brasil.

12h40 – Trio Fole Variado 

Fole Variado é um grupo de forró que surge a partir do encontro dos paranaenses Lucas Sequinel (voz e oito baixos) e Luam Clarindo (voz e zabumba), do pernambucano Leon Adan (voz, triângulo e pandeiro) e do paraense Fernando Vahia (violão 7 cordas).  
O grupo tem desenvolvido pesquisas acerca da sanfona de oito baixos, esse pequeno acordeon primitivo que chegou ao Brasil no final do século XIX e apesar de ter sido pioneiro no desenvolvimento de gêneros como o forró no nordeste e a música nativista no sul do país, foi ficando de lado na prática de novos instrumentistas com a difusão do acordeon de teclas de 120 baixos. Também chamada de “acordeon diatônico”, esse instrumento é um dos elementos integradores entre a cultura popular do Nordeste e da região Sul do país. O Fole Variado, além de ter como referência grandes nomes da cultura popular como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, recebe a influência dos mestres do fole de oito baixos, tais como Zé Calixto, Abdias, Arlindo, Heleno, Luizinho Calixto, Tio Bilia e Renato Borguetti. Ademais, o grupo possui ainda influências de outros gêneros da cultura popular nordestina – como o coco, as bandas de pífano e o maracatu – e da cultura sulista – como a milonga, o fandango, o chamamé e o vaneirão.

MCI discute diversidade para estimular empresas a investir nessa ideia

Em meio às ações do mês do Orgulho LGBTQIA+, A MCI, empresa global de mais de 30 anos que atua na área de marketing e eventos, realizou em São Paulo ontem (15) um debate sobre Diversidade intitulado MCI Am What I Am com foco no setor de eventos, reunindo cerca de 100 pessoas. No centro da conversa estiveram a primeira deputada estadual transsexual, Erika Malunguinho, e a advogada Ana Carolina Santos Mendonça, que também é responsável pelo Grupo de Trabalho de Família LGBTQIAP+ da OAB/SP. 

Em meio a números impactantes, como: 37,8% dos cargos gerenciais no Brasil eram ocupados por mulheres em 2018; apenas 6,3% dos cargos de liderança no Brasil eram ocupados por pretos; 38% das empresas no Brasil ainda mostram restrições na contratação de homossexuais, Erika Malunguinho foi categórica: “precisamos naturalizar a presença de pessoas LGBTQIA+ em espaços de socialização. Enquanto formos um apêndice, a gente não vai conseguir ter garantida a nossa humanidade”. 

Carla Mendonça destacou, por sua vez, que “ainda temos pouca legislação que garanta os direitos dessa parcela da sociedade. Por isso, temos que trazer mais pessoas engajadas para essa discussão a fim de assim conquistar mais espaços e garantias”. Erica complementou dizendo que “precisamos ter leis, mas temos antes que ter uma sociedade organizada que core que essas leis sejam aplicadas, de fato”. 

Para o Diretor Geral da MCI Brasil, Igor Tobias, “há três anos estruturamos uma squad de Diversidade para trazer à discussão temas relevantes para a sociedade e com isso melhorar ainda mais a convivência em nossa empresa.” O executivo que liderou o evento de ontem, destacou por números que um grupo de trabalho mais diversos traz uma série de benefícios para as empresas em diferentes esferas: desde a criatividade até os resultados financeiros.

Sobre a MCI

A MCI possui mais de 30 anos de experiência na construção de comunidades, por meio de equipes presentes em mais de 60 escritórios em 31 países. Disposta a transformar os desafios dos clientes em oportunidades de forma estratégica, atua como consultora e parceira e já entregou mais de 5.500 campanhas e ativações para mais de 1.200 clientes

Grupo empresarial de Fazenda Rio Grande apresenta estudo que revela que a cidade cresce seis vezes acima da média estadual

Em evento na manhã desta sexta-feira, 16, a Indespar, empresa do setor de incorporações, desenvolvimento imobiliário e participação em negócios de Fazenda Rio Grande, trouxe a público um detalhado relatório sobre a população do município, situado na Grande Curitiba.

Desenvolvido por sua unidade de operação Indespar Analytics, o material revela indicadores sociais e econômicos, sendo que o número mais revelador do estudo é o alto número de novos habitantes que deve chegar ao município na próxima década, considerando que a taxa de crescimento do município está seis vezes acima da média estadual.

“Isso representa uma projeção muito alta para qualquer território, o que significa que a cadeia da construção civil deve injetar pelo menos R$20 bilhões só no quesito moradia dentro da cidade em um período de até 17 anos, até 2040”, explica o diretor geral da Indespar, Gastão Gonchorovski.

De acordo com a diretoria de operações do grupo empresarial, a ideia é que o crescimento do município seja ordenado e todos os setores do comércio, indústria e serviços sejam beneficiados com o aumento da demanda por moradia.

Atual prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes compareceu ao evento, bem como o diretor geral da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Christiano Puppi.

Construtora incentiva intraempreendedorismo e engaja mais de 5 mil colaboradores com programa focado em inovações operacionais e tecnológicas

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INOVA.YOSHII estimula empreendedores internos e tem trazido bons resultados para o Grupo A.Yoshii, que reformula iniciativa com duas perspectivas: Inova.Tech e Inova.Obra

O sonho de 46% dos brasileiros é ter o próprio negócio. É o que revela o relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a maior pesquisa de empreendedorismo no mundo. Ainda, o desejo de empreender ultrapassa o de trabalhar e fazer carreira em uma empresa, opção de apenas 32% dos entrevistados. As principais motivações dos empreendedores são fazer a diferença no mundo (76%) e conquistar estabilidade na vida (77%). Apesar do elevado número de brasileiros que visam empreender, são poucas as empresas que criam programas específicos para incentivar o intraempreendedorismo, prática que consiste em encontrar oportunidades de empreender e inovar dentro de uma empresa, aproveitando os talentos da organização. O mesmo relatório revelou que menos de 1% dos colaboradores atuam como intraempreendedores no país. 

A construtora A.Yoshii é uma das poucas companhias que criou uma área dedicada aos empreendedores internos, que representa um verdadeiro hub de inovação. É o chamado INOVA.YOSHII, um programa de inovação aberta e interna com foco no quadro de colaboradores, fornecedores do mercado e startups para atrair, por meio de soluções disruptivas, criativas e inovadoras, diferenciais competitivos para as áreas operacional e de estratégia do setor da construção civil. A iniciativa é pautada sob duas óticas: o intraempreendedorismo, fomentando a inovação interna, por meio dos inputs de ideias e sugestões de melhorias pelo quadro de colaboradores e a inovação aberta, conectando a A.Yoshii com startups e sugestões disponíveis no mercado. 

Desafios temáticos: Inova.Tech e Inova.Obra

Sob o prisma do intraempreendedorismo, a construtora incentiva que todos os colaboradores apresentem ideias por meio da plataforma. “Um dos nossos principais objetivos é promover a cultura de inovação e a mudança de mindset voltado para a inovação em toda a equipe”, explica o superintendente de Inovação e TI, da A.Yoshii, Michael Vicentim. Atualmente, a iniciativa divide-se em duas vertentes: o Inova.Obra, que visa soluções de inovação para o setor operacional dos canteiros de obras, com o objetivo de melhorar a produtividade, segurança do trabalho, sustentabilidade e melhores ferramentas. Já o Inova.Tech capta ideias para os setores administrativo, experiência do cliente, produto, métodos construtivos e inovações disruptivas de modo geral. “É uma excelente oportunidade para que todos, sem exceção, sejam ouvidos e tenham suas ideias avaliadas e até mesmo implantadas. Uma oportunidade de sugerir melhorias para o dia a dia de trabalho nos canteiro de obras e na administração”, explica o superintendente. 

O INOVA.YOSHII como um todo possui oito focos de atuação específicos: ferramentas; produtividade; segurança do trabalho; sustentabilidade; experiência do cliente; produto; métodos construtivos e inovação disruptiva. Após a submissão das ideias, todas as propostas passam por um comitê específico para avaliar as ideias e soluções propostas em variados segmentos de atuação. Ao fim do programa, os colaboradores recebem prêmios em valores.

Bons resultados e reconhecimento dos colaboradores: 9 soluções em prática 

Dentre as propostas apresentadas pelos colaboradores até então, destacam-se inovações que otimizam as entregas, tecnologias que reduzem as emissões de poluentes e diminuem os resíduos das obras, projetos com foco em aumento da produtividade, ainda mais segurança nas obras e outros ganhos qualitativos projetados a médio prazo. 

“As ideias de implantação imediata são colocadas em prática quase que na sequência. As propostas mais complexas, que exigem um período de faseamento para adesão, podem levar alguns meses e os autores das ideias são envolvidos diretamente nos projetos, fomentando ainda mais o espírito do intraempreendedorismo e promovendo a cultura de inovação. Gostamos de enxergar o INOVA.YOSHII como um banco de oportunidades”, destaca o superintendente de TI e Inovação do Grupo A.Yoshii, Michael Vicentim.

O programa de inovação da A.Yoshii busca impulsionar o DNA criativo e inovador em todos os setores da empresa: operacional, digital, administrativo e demais. Além disso, o intraempreendedorismo contribui para engajar e reconhecer os funcionários, permitindo que tenham uma exposição positiva, reconhecimento e conquistem destaque na organização. “Neste primeiro ano de INOVA.YOSHII, nós já recebemos e avaliamos 209 ideias dos colaboradores, aprovamos 74 e estamos ativamente implementando 24 soluções”, finaliza. 

Grupo A.Yoshii

Fundado há 57 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.