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Mustang Sally celebra 14º aniversário do Shopping Palladium com promoção de Margaritas

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Para bebemorar o aniversário de 14 anos do Shopping Palladium, o Mustang Palladium realiza uma Superpromoção de Margaritas da casa na próxima sexta-feira (27). Com o melhor do que há na culinária Tex-Mex, a unidade no bairro Portão terá Double Cuervo Margarita (compra uma e leva outra).

O restaurante e diner Mustang Sally possui 6 criações inspiradas na Margarita mexicana em seu cardápio. Em uma parceria com a marca Jose Cuervo, a promo de aniversário incluirá todos os sabores da casa: blue, morango, violet, green, raspberry e mix berry.

Reduto da gastronomia Tex-Mex em Curitiba

Para acompanhar o clima de aniversário, o Mustang Palladium destaca o Beef ‘n’ Cheddar. Feito com escalopes de mignon cobertos com saboroso molho de cheddar com palmito ( acompanha arroz e fritas). Outro representante da cozinha Tex é o Nachos Caribeños, servido em uma generosa porção de tortillas de milho originais, cobertas com molho cream cheese e chili com carne, feijão, alface, tomate em cubos e pimenta jalapeño.

Para quem é fã do “Tio Sam”, a dica é saborear os burgers da casa. Um dos favoritos é o Jack Daniel’s Burger, feito com pão fermentado naturalmente, hambúrguer de short ribs preparado com whiskey (com blend de carnes especial da casa), queijo prato, cebola caramelizada e maionese especial do Mustang Sally.

Já na sobremesa, a sugestão é se deliciar com a Sizzling Apple Pie. A torta de maçã da casa é servida sobre uma leve massa folhada servida na chapa quente e acompanha sorvete de creme e calda de caramelo.

Vale reforçar que o Mustang Sally possui também uma extensa carta de bebidas com drinks exclusivos, como o Blue Hawaiian, Red Sky, Dark Storm, Mustang Rock Shake e o Skull Kraken MaiTai.

Serviço

Double Cuervo Margaritas Mustang Sallys nos 14 anos do Shopping Palladium

Data: 27 de maio (sexta-feira)

Horário: das 15h às 23h

Local: Shopping Palladium Boulevard de restaurantes (Piso L3). Avenida Presidente Kennedy, 4121 – Portão. Mais informações: (41) 3212-3772

Descontos em vacinas visam mobilizar paranaenses contra a gripe

Empenhada na promoção da saúde e bem-estar das pessoas, a Panvel preparou uma ação a fim de facilitar ainda mais o acesso à vacina da gripe para os clientes do Paraná. Até a próxima terça-feira (31/5), a dose mais o serviço de aplicação pode ser adquirida pelo valor promocional de R$ 70,45. Basta apresentar o cupom APLICAÇÃO50 no momento da compra, que pode ser realizada na loja ou nos canais digitais da rede. Válido apenas para uma compra por CPF, o desconto ocorre sobre a aplicação da dose, garantindo um valor final menor para o cliente.

Com a incidência das baixas temperaturas e a proximidade do inverno, estar imunizado contra a gripe é fundamental para evitar doenças respiratórias. A vacina disponível na Panvel é do tipo tetravalente, considerada a mais completa contra o vírus. Ela é eficaz quanto à nova variante H3N2, além da H1N1, B Victoria e B Yamagata. A rede oferece o serviço em 14 filiais do Estado, que contam com salas exclusivas e profissionais farmacêuticos capacitados para o atendimento. Para conferir a lista destas filiais e esclarecer dúvidas, basta acessar o link www.panvel.com/vacinas ou acionar o WhatsApp do Panvel Clinic (51 3218-9000).

Sustentabilidade na arquitetura da construção civil: planeta depende da aplicação de soluções inteligentes que diminuam impacto ao meio ambiente

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O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), realizada em Estocolmo, em 1972, e cunhado pela norueguesa Gro Brundtland no Relatório “Nosso Futuro Comum” (1987). Porém, desde que o termo começou a ser usado para designar ações em prol do meio ambiente, poucas vezes ele foi verdadeiramente aplicado nas empresas. O fato é que passaram-se 35 anos e as marcas precisam estar mais conectadas e atentas a esse tema.

Quando se fala de arquitetura na construção civil, isso é ainda mais notório, visto que as atividades modificam o espaço e o meio ambiente. Então, como ser sustentável nas aplicações e, de fato, diminuir os impactos nos recursos naturais? Por definição, “arquitetura sustentável” é aquela que causa menos impacto ao planeta. Alguns defendem que, por si só, já seria uma contradição, afinal, arquitetura, urbanismo e paisagismo consistem em modificar o espaço natural, adaptar às condições de vida e ao desenvolvimento humano. Para tanto, áreas são desmatadas para construção e ampliação de espaços urbanos. Então, a palavra-chave seria mesmo “minimizar” o impacto no ambiente natural causado por uma construção civil.

Isso porque, nesse setor – da produção ao descarte de materiais -, as atividades são vetores de poluição e desgaste do meio ambiente. Por isso, o termo é amplo e as soluções, mesmo não sendo definitivas, são muito importantes (até mesmo indispensáveis) em determinadas etapas, além das escolhas na hora de projetar. Pode-se destacar, em primeiro lugar, a observação e o cumprimento das leis de zoneamento, e uso e ocupação do solo. A legislação está sempre se adequando e se adaptando da melhor maneira possível para preservar áreas sensíveis e atender às demandas do município, evitando desgaste e poluição de áreas de nascente, preservação, fundos de vale etc.

Num segundo momento, é preciso se atentar à escolha de técnicas construtivas e materiais que geram menos impacto e entulhos, como as estruturas de parede de concreto e a utilização de alvenaria racionalizada para reduzir a geração de resíduos. Por isso, o melhor, atualmente, são as apostas das construtoras em projetos com tecnologias para reutilização de água pluvial para irrigação de jardins, utilização de lâmpadas de LED e outros equipamentos eletrônicos que economizam energia, além de fazer uso de sensores de movimento para acionamento de lâmpadas, evitando permanência de luzes acesas desnecessariamente.

Já no projeto arquitetônico, o desafio é encontrar soluções para a utilização do terreno da melhor forma possível, com implantação inteligente, que reduza a movimentação de terra e libere a maior área possível de solo natural para permeabilidade. A observação do entorno e das condições climáticas na escolha da implantação do edifício pode privilegiar fontes de iluminação e ventilação naturais, como a orientação da torre com melhor insolação para áreas privativas e comuns, pintura de telhas na cobertura com cores claras para aumentar a reflexibilidade da luz solar, esquadrias dimensionadas para garantir ventilação dos ambientes de modo a reduzir a necessidade de ventilação artificial, e o uso de cores na fachada que leva em conta o desempenho térmico do empreendimento, refletindo em menor consumo de energia. 

Cabe aos profissionais de arquitetura, engenharia, construtoras e todos os envolvidos com a cadeia de construção civil, privilegiar e difundir cada vez mais essas atitudes em seus projetos. A demonstração das técnicas alternativas é mais apreciada quando vivenciada na prática e, claro, demonstradas as vantagens propostas. Isso porque, quanto maior a procura, mais o mercado irá oferecer essas soluções, principalmente os produtos que envolvem tecnologia específica como captação e reuso de águas pluviais, uso de aeradores em torneiras, bacias sanitárias com duplo acionamento, entre outros. A tendência é de que esses materiais sejam amplamente fabricados, popularizados, tornando-se cada vez mais acessíveis. Um exemplo bem claro são as lâmpadas de LED, uma tecnologia inovadora que reduz consideravelmente o consumo de energia, que foi se tornando cada vez mais acessível e, hoje, é praticamente uma unanimidade.

Diante de tudo isso, acredito que a principal mensagem que devemos guardar é que sustentabilidade é atitude, que pode e deve estar presente em todo o nosso comportamento cotidiano. Pequenas ações do dia a dia de cada pessoa atuando individualmente, porém, simultaneamente às ações dos setores públicos e privados, como evitar desperdícios, reduzir o consumo, assim como o tratamento de nossos resíduos, educação ambiental e respeito ao ambiente natural nos levam a uma vida sustentável. Atuar de maneira sustentável, portanto, é imprescindível para que a sustentabilidade deixe de ser um conceito ou uma opção para se tornar nossa realidade. O planeta agradece.

Cristina Cardoso é arquiteta e responsável pelos projetos dos apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii.

Universidade abre inscrições para programa gratuito de capacitação de empreendedores

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A Universidade Positivo (UP), por meio da parceria com o Vale do Pinhão – projeto de ecossistema de inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação –, vai capacitar pessoas que desejam abrir a própria empresa ou que já são empreendedores. O módulo de Estratégias e Processos do Bom Negócio, programa de capacitação gratuita em gestão, práticas empresariais e tecnologia, será realizado e ministrado por professores da Business School da UP. As inscrições são gratuitas e limitadas a 40 vagas, e as atividades presenciais iniciam no dia 31 de maio, no campus Ecoville da Universidade Positivo.

A iniciativa, ligada à prefeitura da capital paranaense, tem como objetivo acelerar a retomada econômica da região após dois anos de pandemia. Segundo o professor do curso de Administração da Universidade Positivo e coordenador do módulo, Carlos Augusto Vargas, os empreendedores trabalharão em dinâmicas de oficinas, aplicando os conceitos teóricos de inovação, gestão e modelos de negócios em suas próprias empresas. “A proposta é que os empreendedores utilizem os encontros para avançar no amadurecimento do modelo de negócio e, especialmente, na estratégia da empresa. Para isso, vão validar, testar e prototipar novos conceitos de negócios ao longo do curso”, explica.

O programa Bom Negócio foi relançado no final de abril, com a retomada das aulas presenciais. Dentre os vários conteúdos formativos do módulo, os destaques são assuntos como diretrizes estratégicas, modelagem de negócios, OKRs (objetivos focados em resultados-chave) e ferramentas de produtividade e gestão. As inscrições são gratuitas pelo site www.bomnegocio.curitiba.br/

Serviço

Bom Negócio Vale do Pinhão – Módulo de Estratégias e Processos

Quando: de 31 de maio a 30 de junho, duas vezes por semana, das 14h às 18h

Local: Universidade Positivo – Campus Ecoville (R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville)

Inscrições e mais informações: www.bomnegocio.curitiba.br/ 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Colégio Positivo investe R$ 50 milhões em infraestrutura

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Escolas do Grupo educacional que é referência no Brasil se transformam em tempo recorde

O Colégio Positivo, pertencente a um dos grupos educacionais referência no país, presente em sete cidades nos estados do Paraná e Santa Catarina, e que atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, investiu R$ 34 milhões nas últimas reformas que transformaram a estrutura de cinco unidades da rede. Ao todo, passaram por obras aproximadamente 25 mil metros quadrados em um prazo de 40 dias.

Outras unidades já haviam recebido investimentos em 2021, totalizando mais de R$ 50 milhões em reformas estruturais que prepararam as escolas para receber os alunos no pós-pandemia. As adequações garantem segurança e proteção dentro das instituições, mas também deixam o espaço pronto para uma nova forma de ensinar. “A pandemia nos mostrou novos caminhos para a Educação. Hoje, valorizamos ainda mais os nossos espaços abertos, o contato com a natureza, e a utilização desses ambientes como espaços pedagógicos. Vemos, também, ainda mais relevância na experimentação, em que as crianças vivenciam novas experiências, propõem soluções para problemas da sociedade e colocam seus sentidos em ação”, revela o diretor-executivo dos colégios do Grupo Positivo, Celso Hartmann.

Espaços adaptados

Salas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental se tornaram espaços mais interativos e flexíveis para o desenvolvimento das crianças, seguindo os novos conceitos didáticos que estimulam a criatividade e o aprendizado. Os pátios recreativos, por exemplo, receberam revestimentos adequados a cada faixa etária e brinquedos lúdicos que ajudam no desenvolvimento da motricidade.

“Na unidade Jardim Ambiental, em Curitiba, criamos o Natural Garden, onde as crianças podem experimentar diferentes sensações. Têm contato com a terra, a grama, a água, e podem explorar seus sentidos. Queremos que o nosso ensino vá além do que o currículo escolar prevê, que possa ser um aprendizado de humanidade e vivência”, ressalta Hartmann.

Em Curitiba, as obras nas três unidades mais antigas foram iniciadas  pelas fachadas. No Colégio Positivo – Júnior, as principais mudanças foram feitas nas salas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que agora são espaços mais interativos e flexíveis para o desenvolvimento, e que acompanham os novos conceitos didáticos. Além disso, os pátios recreativos receberam revestimentos adequados a cada faixa etária, assim como mobiliário para aulas ao ar livre. No Colégio Positivo – Jardim Ambiental, a Educação Infantil ganhou novas salas de aulas, ainda mais aconchegantes, que lembram a “casa da vovó” e, ao mesmo tempo, têm características e mobiliário que estimulam o desenvolvimento das crianças. O Colégio Positivo – Ângelo Sampaio recebeu, ainda, novos laboratórios, como os de Saúde e de Empreendedorismo, próprios para o desenvolvimento dos novos itinerários formativos do Ensino Médio. Outras unidades que ganharam investimentos foram o Colégio Passo Certo, em Cascavel, e o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James’, em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 16 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Coca-Cola FEMSA Brasil conquista Selo Ipê Empresarial Nível Ouro em Maringá

Premiação reconhece empresas que contribuem para o desenvolvimento urbano sustentável e alinhadas as tendências mundiais no segmento

A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola em volume de vendas no mundo, recebeu nesta quarta-feira (25), o certificado do Selo Ipê Empresarial Nível Ouro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam). A cerimônia ocorreu no Parque Japão e contou com a presença do prefeito da cidade, Ulisses Maia, e da presidente do Ipplam, Bruna Barroca. Esta é a primeira edição da premiação e a companhia atingiu a pontuação para conquistar o nível mais alto da honraria, resultado obtido a partir das práticas socioambientais que desenvolve na sua unidade fabril localizada em Maringá.

O reconhecimento tem o objetivo de valorizar ações de empresas, companhias, instituições, edificações e eventos que promovem ações ambientais e sociais para o desenvolvimento da cidade. A premiação é dividida entre quatro categorias: Aspiracional, Bronze, Prata e Ouro. A companhia conquistou o nível máximo pelo trabalho que desenvolve na planta maringaense, referência nacional em eficiência hídrica e energética entre as fábricas do Sistema Coca-Cola.

A unidade da Coca-Cola FEMSA Brasil na cidade conta com certificação LEED e desde a sua construção foi projetada com uma série de funcionalidades voltadas ao cuidado com o meio ambiente e o bem-estar de seus colaboradores, como estacionamento com piso autodrenante e vagas exclusivas para carona solidária, telhado com captação de água da chuva, a utilização de efluente tratado nos sanitários, parte da água utilizada nos processos fabris é redirecionada ao resfriamento das torres, lubrificação de esteiras e limpeza de piso e aproveitamento máximo da luz externa para reduzir o consumo de energia elétrica. Recentemente, a fábrica ainda recebeu investimentos para a sua expansão e a implementação de uma nova linha que dobrou sua capacidade de produção.

Segundo a Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora, este novo reconhecimento é “resultado do constante aprimoramento dos nossos processos e das práticas de ESG em nossas operações. Estão entre os pilares de atuação da companhia a sustentabilidade e a contribuição com o desenvolvimento socioambiental das comunidades onde estamos inseridos”, destaca Wanessa.

Já o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, explica que “o Selo Ipê Empresarial é um reconhecimento da Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipplam), para pequenas, médias e grandes empresas que se preocupam com as boas práticas sociais e ambientais ligadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável e a aplicação dos conceitos de ESG”. A presidente do Ipplam, Bruna Barroca, afirma que os objetivos são “a conscientização de toda a sociedade e a busca por mudanças para que Maringá continue sendo uma cidade sustentável e inclusiva”.

Em menos de uma semana, a música “Quem Nunca?” já emplacou aplicativos de músicas e redes sociais.

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A música “Quem Nunca?” do cantor paranaense Rafa Maya chegou, na última sexta-feira (13), à todas as plataformas de streaming de músicas. Um pouco mais de uma semana, foram quase de 150 mil cliques no Youtube, somando ainda os mais de 41 mil ouvintes pelo Spotify, serviço de música online mais procurado do mundo.

Mas não é somente nas plataformas musicais que Rafa Maya vem ganhando o gosto do público que adora um bom sertanejo. O TikTok, app de vídeos curtos, também é palco para a música “Quem Nunca?”, mas de uma forma um pouco diferente: em forma de coreografia.

As famosas dancinhas do aplicativo se tornaram virais nos últimos tempos. Em poucos segundos, os movimentos são criados e logo está sendo replicado em vários perfis. Um exemplo disso é Martin Klayver que, conhecido pelas danças criadas por ele, já tem 6 milhões de seguidores no seu perfil do TikTok.

O último lançamento no seu perfil foi a coreografia feita para a música que já deixou o seu recado. “Quem nunca mudou o nome de um contato depois de uma briga?”

Sinônimo de sucesso, o cantor estará compartilhando em seu perfil todas as dancinhas da música “Quem nunca?”. É só seguir o passo a passo do tiktoker @martinklayver.

Deputado Adriano José: “nos causa muita preocupação a instalação de câmeras de vídeo nos uniformes da Polícia Militar”

“Acredito que temos pautas muito mais importantes para discutir nesta casa de leis a respeito das forças de segurança como: plano de carreira, jornada de trabalho, reestruturação de salário, entre outras.”, diz o deputado Adriano José . Veja:

Programa de inovação aberta e intraempreendedorismo busca tecnologias de operação e inovação na construção civil

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Em parceria com Innovation Latam, INOVA.YOSHII vai atrair startups e fornecedores do mercado em busca de soluções inovadoras e aceleração digital para os desafios do segmento

O Grupo A.Yoshii acaba de lançar o programa de inovação aberta e interna com foco no quadro de colaboradores, fornecedores do mercado e startups para atrair, por meio de soluções disruptivas, criativas e inovadoras, diferenciais competitivos para as áreas operacionais e de estratégia do setor da construção civil. O programa INOVA.YOSHII propõe reunir o ecossistema de inovação para disseminar o uso de tecnologias emergentes e de ponta, com foco em melhorias de processos e, consequentemente, do mercado como um todo. Com o mote “conquistas incríveis acontecem quando se constrói em conjunto”, o promissor programa de inovação da construtora paranaense quer impulsionar o DNA criativo e inovador em todos os setores da empresa: operacional, digital, administrativo e demais. 

O Inova.Yoshii está pautado sob duas óticas: o intraempreendedorismo, fomentando a inovação interna, por meio dos inputs de ideias e sugestões de melhorias pelo quadro de colaboradores, e a inovação aberta, conectando a A.Yoshii com  startups e fornecedores externos, com soluções já em estágio avançado de desenvolvimento e pronta aplicação para as necessidades do setor. Para isso, a construtora firmou parceria com a Innovation Latam, a primeira plataforma de hubs de inovação que conecta empresas com startups de todo o mundo, auxiliando a executar programas de inovação aberta e interna. “Estamos muito felizes com a parceria. Ficamos impressionados com a rapidez com que criamos a plataforma INOVA.YOSHII, o que confirma a dedicação dos envolvidos em desenvolver a plataforma e extrair o máximo do ecossistema empreendedor e dos processos de intraempreendedorismo e inovação aberta”, conta o CEO da Innovation Latam, João Pedro Brasileiro. 

A plataforma de inovação da A.Yoshii visa transformar ideias em soluções de impacto. “Acredito que a tecnologia une a necessidade do cliente à solução. Criamos o INOVA.YOSHII para atender não apenas ao cliente, mas para encontrar novos modelos de negócios e aprimorar os processos existentes, aumentar a produtividade, gerir dados de forma mais confiável e, por fim, transformar ideias em soluções de impacto que agregam valor percebido ao negócio”, explica o CEO, Leonardo Yoshii. 

“Qualquer colaborador poderá apresentar uma ideia por meio da plataforma, pois um dos nossos principais objetivos é promover a cultura de inovação e mudança de mindset voltado para a inovação em nossos colaboradores”, explica o superintendente de Inovação e T.I da A.Yoshii, Michael Vicentim. A empresa oferece a oportunidade de parcerias estratégicas com startups, fornecedores atuantes no mercado e  colaboradores que tenham projetos e soluções alinhados ao portfólio de tecnologias em construção civil e que ofereçam novas oportunidades de negócios. 

“Atualmente, as principais soluções de inovação aplicadas na A.Yoshii são compatibilização de projetos e controle com a tecnologia BIM, e assinatura de contratos em plataforma digital. Criamos um comitê específico para avaliar novas ideias e soluções propostas em variados segmentos de atuação, desde o operacional em canteiros de obras até as inovações tecnológicas e a experiência com o cliente”, complementa Michael. O INOVA.YOSHII terá cinco focos de atuação específicos: eficiência de processos e rotinas; experiência do cliente; métodos construtivos; produtos nos setores de engenharia e arquitetura; e ESG na construção civil. 

A A.Yoshii visa apoiar startups em processo de crescimento e escala, bem como fornecedores já consolidados no mercado. “Nosso intuito é captar oportunidades e, por meio de parcerias, criar, implantar ou aprimorar soluções que tragam um diferencial competitivo para a A.Yoshii. O Inova.Yoshii representa um banco de oportunidades”, complementa o superintendente. 

O programa INOVA.YOSHII prospecta companhias já constituídas, que estejam em fase de crescimento ou que tenham tecnologia inovadora. “A transformação digital permeia todas as áreas de negócio da A.Yoshii. A inovação aberta com nossos colaboradores, startups, e outros parceiros nos permitirá criar novas possibilidades de interação, melhorar a assertividade dos processos e elevar a produtividade das equipes”, finaliza Michael. Para acessar, interagir e submeter as soluções de melhoria, basta acessar https://innovationlatam.com/ch/ayoshii

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Opinião – Endomarketing: não basta falar

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Cristiano Caporici*

Nada de “por fora, bela viola”. Na sociedade contemporânea é preciso ter mais que uma bela casca para que uma empresa se estabeleça, seja entre clientes, seja entre seus próprios colaboradores. Por dentro é que tudo precisa ser ainda mais organizado, saudável e, é claro, acolhedor. Daí a necessidade de uma boa estratégia de endomarketing.

Vindo do grego “éndon”, o prefixo “endo” significa, literalmente, “dentro”. Ou seja, estamos falando aqui do marketing que é feito dentro de casa, no seu quintal, para as pessoas com quem você convive todos os dias. Mas atenção: não se trata apenas de publicidade barata. Quando falamos bem da empresa para quem trabalha nela, só falar não basta, é imprescindível que as pessoas se sintam realmente contempladas pelo programa da organização.

Não há ninguém melhor para divulgar uma empresa que seus colaboradores. Eles estão em contato diário com os processos e os benefícios da marca. Eles sabem quais são os pontos fortes dos serviços e produtos. Eles conhecem de maneira muito próxima os esforços de melhoria. O oposto, no entanto, também é verdadeiro. São eles que melhor entendem as falhas e enxergam os defeitos. E é por isso que é tão importante saber ouvi-los.

Atualmente, os índices de turnover são o pesadelo de muitos departamentos de recursos humanos. A maior parte das empresas não sabe como reter bons profissionais e talentos. Enquanto os benefícios oferecidos atraem esses nomes, também é verdade que eles não são o bastante para garantir sua permanência. O endomarketing pode ser uma boa solução para esse problema de gestão de pessoal. E, ali adiante, quando ele estiver funcionando a todo vapor, é ele que vai trazer novos talentos, também.

A primeira lição a ser aprendida é que, em termos de endomarketing, as empresas devem se esquecer da “persona” e focar em cada pessoa. O que isso significa? Não adianta ter uma ideia geral de quem são os colaboradores da companhia, faz falta conhecer de verdade cada um deles, entender quais são seus anseios, suas necessidades, seus objetivos. Uma empresa que tenha muitas mulheres que são mães, por exemplo, tem de compreender que esse grupo terá algumas necessidades específicas.

Olhar para as características reais do público-alvo, ou seja, dos colaboradores, é um exercício que exige atenção aos detalhes e uma boa dose de empatia. Coloque-se no lugar dessas pessoas: que tipo de ação ou abordagem poderia ser mais interessante para cada uma delas? De que modo você gostaria de ser tratado se estivesse no lugar em que elas estão? Que tipo de interesses elas podem ter que a empresa conseguiria estimular ou ajudar a desenvolver? Lembre-se de que customizar e personalizar processos é a alma do endomarketing.

Quando já tiver todas essas informações, passe a focar nas estratégias em si. Procure integrar as ações existentes umas às outras e assegure-se de que elas tenham continuidade. De nada vale implementar iniciativas pontuais, que não estão interligadas e resolvem apenas questões igualmente pontuais. Tenha em mente que o endomarketing é um caminho para a satisfação dos colaboradores e, por isso, deve ser perene.

Nada melhor que um bom par de ouvidos para se conectar às pessoas. No caso de uma empresa, esse par precisa funcionar muito bem. Afinal, não há ninguém que entenda melhor das dores do que aquele que as sente. Procure ouvir os colaboradores de maneira permanente. Pergunte, seja curioso, busque entender o que eles pensam sobre o ambiente de trabalho e até mesmo sobre as ações de endomarketing em si. E mantenha esses canais de comunicação abertos para que eles reportem qualquer nova impressão ou experiência. O endomarketing é a ferramenta ideal para que todos se sintam parte de um todo, mas, para funcionar, é preciso investir nesse sentir.

*Cristiano Caporici é diretor de Comunicação e Marketing da Tecnobank, empresa detentora de dois selos e três prêmios GPTW de Melhores Empresas para Trabalhar.