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  DJ Meme, ícone da House Music Brasil, chega à Curitiba

O produtor musical – considerado um dos ícones da House Music Brasil, com 23 discos de ouro -, Marcello Mansur, conhecido como DJ Meme, estará em Curitiba, nesta sexta-feira (28), às 19h, para debater o cenário da música no Brasil.

Além dos discos de ouro, Marcelo acumula 15 de platina e 13 de diamante e oito indicações para melhor DJ da DJ Sound Awards.  Com mais de 30 anos de carreira, O DJ Meme produziu para grandes artistas nacionais e internacionais, como Lulu Santos, Marina Lima, Rita Lee, Shakira e Mariah Carey, entre outros. Possui dezenas de músicas de autoria própria, além de trilha sonora de filmes, novelas e comerciais. 

O evento é uma parceria do curso de produção musical do Centro Europeu com a Academia Internacional de Música Eletrônica (AIMEC).

De acordo com o diretor da AIMEC Brasil, André Motta, o workshop vai abordar a produção musical, área na qual o artista é um dos mais relevantes. “Não existe na música eletrônica alguém com tantos títulos como ele, que produz também para diversos artistas nacionais e internacionais”. 

Durante o evento, Marcelo vai falar sobre a própria experiência e interagir com o público em bate-papo. “Os interessados vão poder entender o processo de como fazer um remix encomendado, como funciona para produzir uma música própria, um artista que contrata um produtor. Ele vai abrir um projeto de música no computador para que as pessoas possam ver esse material”, explicou o diretor que também será responsável por moderar o evento. 

Para participar basta se inscrever pelo link abaixo previamente. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. Serão feitos sorteios de licença para software de produção musical. 

CURSO – O Centro Europeu oferece os cursos de DJ e produção musical para quem tem interesse em ingressar neste mercado. Segundo o supervisor do curso, Sandro Cruz, o aluno sai da instituição pronto para o mercado de trabalho. “Ensinamos desde o básico; quem nunca mexeu no equipamento e não sabe nada de música sai tocando de forma profissional, aprende desde o zero até a parte performática. Já quem estuda produção musical já sai do curso com uma música autoral”, ressalta. 

Como diferencial os alunos contam com professores que atuam no mercado. “Temos também uma parte bem didática e próxima dos alunos, procuramos sempre atender a todos da melhor forma possível, proporcionando uma experiência individual para que todos sintam-se bem estudando conosco”, disse o supervisor. 

Serviço: 

DJ Meme em Curitiba 

Data: 28/04/2023

Horário: 19:00 horas

Inscrições neste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9YaQk0gQHS3FqNh9KW-vVSX_FTEB1MQOScC9-6kavv6ELbA/viewform

Local: Hotel Centro Europeu

Praça Gen. Osório, 61 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3021-9900

Coisas que nunca reparamos até que o ódio exploda

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Daniel Medeiros*

Converso com professores de todo lugar e tenho uma história a contar dessas conversas: grande parte dos professores acredita saber reconhecer as “vítimas” preferenciais do bullying.

Alguns depoimentos: “Quando começa o ano, fico na porta recebendo as crianças e, só de olhar, já sei quem vai ter problema e quem vai dar problema”.

Já pego os fraquinhos e ponho mais perto de mim e digo pra eles: qualquer coisa, fala comigo, tá?”

“Eu converso com os pais e já vou alertando sobre os filhos deles. Se os pais não preparam os filhos para a escola, eu sozinha é que não vou conseguir dar conta!”

Bom, há muitas variações sobre o mesmo tema. Há uma pré ocupação com certos tipos de alunos e alunas: os magrinhos, baixinhos, tímidos, com alguma deficiência física ou mental, gordos, com manchas ou cicatrizes aparentes, etc. Não é difícil imaginar outros exemplos de candidatos às brincadeiras, achincalhes, discriminações, agressões físicas e morais, isolamento, humilhações e exposição a todo tipo de ridículo, durante a aula e ao longo dos intermináveis recreios.

Interessante é que muitas dessas preocupações acabam enfatizando essas diferenças já no início do ano.

Olha aí turma, não é porque o colega é gordinho que eu quero ver aqui qualquer tipo de brincadeira com ele, está certo?”

“Atenção, atenção, a amiga de vocês tem uma dificuldade de acompanhar a aula porque ela teve um probleminha na infância. Quero todo mundo ajudando e colaborando com ela, ok? E nada de gracinhas!”

Boa parte dessas expressões preocupadas são detalhadas pelos pais. Conheci um que chegou a combinar com a professora um complexo sistema de sinais para que ela entendesse as necessidades da filha, tão tímida que não conseguia falar durante a aula. Assim, se ela coçava a orelha é porque desejava ir ao banheiro; se apertasse o nariz, queria tirar uma dúvida; se pegasse no cabelo, é porque alguém a estava incomodando.

As crianças e adolescentes, de maneira geral, são observadores e perspicazes. Não há convite mais irresistível que essas chamadas de atenção dos adultos.

Lembro da mãe que assistia ao desfile de 7 de setembro da minha escola e gritava, histérica: “João Ricardo! João Ricardo! Olha! É a mamãe!” Todos olhavam, menos o coitado do João Ricardo que queria que um fosso se abrisse sob seus pés para sumir e escapar das inevitáveis brincadeiras dos colegas.

Ou da outra mãe que interrompeu uma aula, preocupada, com uma lancheira de cor salmão nas mãos: “Desculpe, professor, quero só entregar o “lanchinho” para o Vítor, que esqueceu”. E dirigindo-se para o filho: “Vitinho, não se preocupe mais, mamãe trouxe o lanche”.

Vítor era aluno do nono ano.

Não há pais mal-intencionados. Não há como imaginá-los conspirando antes de expor os filhos a situações dessa natureza. Mas exemplos como esses são comuns, muito comuns.

Alguns professores são muito jovens. Ou consideram-se jovens. Ou precisam, precisam muito, parecer jovens. E estabelecem padrões de relacionamento com seus alunos que inclui aceitar ser chamado por apelidos e atribuir apelidos aos alunos.

Isso acontece com muitos pais também. De alguma maneira, consideram essa postura uma forma de identidade com os filhos. São “amigos”, brincam como amigos, trocam insultos, “mas tudo numa boa”.

Isso acontece com irmãos e irmãs mais velhas. Parentes. Amigos dos pais. Todos consideram que os apelidos familiares podem atravessar a fronteira da intimidade do lar e ganhar o mundo. É só brincadeira, sem maldade.

Não conheço professores que se comportem assim com a intenção malévola de prejudicar ninguém. Pelo contrário, acreditam que agindo assim, facilitam o aprendizado e tornam a vida dos alunos e alunas na escola menos chata, mais interessante.

Todos querem ajudar. Ou apenas fazer uma brincadeira. Ou não querem nada em especial.

Agora pergunto: quais são as ações, gestos ou palavras que proferimos envolvendo alguém e não reparamos? Ou mesmo reparando, não medimos suas consequências? Ou mesmo medindo as consequências, não imaginamos se a vítima vai concordar ou não com elas? E fazemos tudo isso com pessoas que gostamos ou contra as quais não alimentamos qualquer oposição.

Perguntas como essa exigem reflexão. Reflexão é uma palavra muito rica. E também poderosa. Significa “voltar-se sobre a minha ação”.  Ou seja, um revisitar de coisas que faço sem que tenha pensado antes de fazer isso.

Professores, pais, parentes, amigos, quase nenhum deles acredita ser responsável por parte importante das práticas de bullying que assolam o país. Mas são. Somos.

*Daniel Medeiros é doutor em Educação Histórica e professor de Humanidades no Curso Positivo.
@profdanielmedeiros

Vinho Toro Negro eleito “Melhor Atendimento” da ExpoApras 2023

O vinho Toro Negro, distribuído pela Adega Muf´s, faturou o troféu de “Melhor Atendimento” entre centenas de stands de diversas marcas que participaram da Expo Apras 2023, a maior feira de supermercadistas do Paraná.

“Levamos para a feira o DNA da Muf’s que é fazer o melhor em tudo que nos propomos com um ótimo atendimento e a alegria de fazer o que amamos. O resultado não poderia ser outro. Além de receber esse prêmio que nos orgulha muito, fomos finalistas também nos prêmios “melhor visual” e “melhor inovação”, comemora o CEO da Mufs, Marcos Almeida.

E não foi só nas premiações que a Muf´s se destacou. Nos dias de feira foram comercializadas mais de duas mil caixas de vinho Toro Negro de diversas uvas produzidos no Chile e na Argentina.

“Vale lembrar que esta foi a nossa primeira vez no evento e já chegamos com tudo. Para o ano que vem prometemos um stand muito maior e com marcas consagradas mundialmente”, antecipa Almeida.

A céu aberto: Curitiba ganha novo terraço com música ao vivo e experiência de alta coquetelaria

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NH Curitiba The Five expande Five Lounge para área aberta e anuncia cardápio inédito de tapas e drink, além de apresentações aos sábados

Um espaço ao ar livre que alia visual, alta coquetelaria e experiência enogastronômica de inspiração espanhola. O NH Curitiba The Five anuncia a expansão do seu wine & cocktail bar, Five Lounge, para o grande terraço do Complexo The Five. Patrocinado pela label Johnny Walker Gold Label Reserve®, o ambiente a céu aberto com poltronas, sofás e lareiras marca sua estreia com uma programação musical à altura, convidando nomes da cena musical curitibana do jazz, blues, soul e rock para se apresentar, além de oferecer novo menu de tapas e drinks

O espaço, que fica no segundo andar do Complexo The Five, receberá, durante todo  o mês de abril, apresentações da dupla Johaine e Anne Glober, dando aquele tom especial e intimista ao entardecer dos sábados de outono da cidade. O menu especialmente preparado pelo chef Silvonei Souza traz inspiração espanhola, com novidadades exclusivas como tostas de anchovas com tomate, azeitonas pretas e manjericão; tostas de cogumelos, parma e muçarela de búfala, pequenas pizzas com parma, brie e tomaca de tomate seco e trio de mini hambúrgueres com maionese de mostarda. Os carros-chefes da casa como as croquetas de bacalhau, presunto serrano e funghi permanecem no cardápio.

O terraço do Five Lounge conta ainda com uma carta de drinks com os principais clássicos da alta coquetelaria, como cosmopolitans, bloody marys, dry martini e negronis. O mixologista Ariel Todeschini, responsável por assinar o menu, preparou oito drinks autorais “Five Lounge Specials” e uma carta especial com variações de gin tônica. Para adoçar, os famosos churros espanhóis, servido com doce de leite, chocolate três texturas, com cristais de sais, e pastel de massa filo com maçã e nozes, servido com calda de damasco. 

Vinhos para as amenas noites de outono

O Five Lounge e terraço ainda promovem o conceituado projeto Tão Longe, Tão Perto, formado pela sommelière Gabriela Monteleone, wine director do grupo D.O.M., e pelo argentino Ariel Kogan, importador de vinhos. A iniciativa inovadora consiste em uma curadoria de vinhos brasileiros que prioriza produtos feitos de forma artesanal e pautados em práticas sustentáveis, desde o cultivo da uva até a taça. “O diferencial atrativo: o seu vinho é retirado diretamente da torneira. Pedimos licença ao chopp, porque com a queda nas temperaturas, os vinhos é que são servidos na pressão”, complementa o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque. Para continuar a enoexperiência em casa, os clientes também têm a possibilidade de adquirir um growler personalizado de vidro ou cerâmica colorida, disponíveis no bar. “Caso o cliente queira trazer o seu growler de casa, também é possível e nós enchemos nas torneiras”, acrescenta. 

Os shows no terraço são gratuitos, sempre a partir das 16h. O lounge e terraço têm capacidade para 45 pessoas. Confira a programação completa do Five Lounge nas redes sociais do bar em @fivelounge. 

Serviço 

Five Lounge

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 15h à 0h30

Shows ao vivo no terraço: sábado, das 16h às 20h

Endereço: Rua Nunes Machado, 68 – 2.º andar – Batel | Curitiba – PR 

Telefone: +55 41 3434-9400

Instagram: @fivelounge

Pausa nas montadoras não é, necessariamente, sinônimo de crise no setor de automóveis

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*Luis Otávio Matias

Paralisação, férias coletivas, queda nas vendas. Retratadas em muitas manchetes ao longo dos últimos dias, as expressões parecem assombrar, mais uma vez, o setor automotivo, que ainda enfrenta alguns impactos causados pela pandemia de covid-19. Continuar a produção, diante da redução no número de veículos vendidos, significaria ter muitos automóveis em estoque. Mas, tal como fantasmas, esses já tão conhecidos vilões nem sempre são verdadeiros. Só quem pode dizer isso é uma análise minuciosa dos muitos fatores envolvidos na construção do cenário econômico do Brasil atualmente.

De acordo com o boletim macro divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV-IBRE), o PIB brasileiro “ficou estagnado no segundo semestre do ano passado e o carregamento estatístico para 2023 é próximo de zero”. Entretanto, ainda segundo dados do documento, a agropecuária tem registrado um bom desempenho, o que garante uma projeção de crescimento do PIB no primeiro trimestre. Outro item a se colocar na balança é a definição da nova política fiscal, que está em debate no governo federal e deve ser apresentada em breve ao Congresso Nacional.

Essa não é uma situação inédita em terras brasileiras. Não é uma novidade e nem deveria causar espanto ou temor exagerado. Os movimentos que têm sido realizados pelas montadoras que atuam no país são naturais e não necessariamente significam que uma crise nos espera na próxima esquina. Isso porque, hoje, há um bom estoque de automóveis disponíveis para o mercado consumidor. O que não deve haver, por ora, é um aumento desse estoque.

O informativo de novos emplacamentos divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) referente a fevereiro de 2023, por exemplo, mostra, é verdade, uma queda nas vendas, em comparação a janeiro, considerando os números totais (que englobam veículos leves, ônibus, motos etc.). Uma redução de 8,63%. No entanto, é preciso lembrar que fevereiro é um mês mais curto que o anterior, o que interfere no resultado e, consequentemente, na comparação. Se olharmos para a média por dia útil, fevereiro foi, na verdade, um mês melhor que janeiro. Além disso, no acumulado dos últimos 12 meses, o que se vê é uma alta de 13,46%.

Também é natural que a indústria automotiva registre uma pequena oscilação de mercado em um momento de taxa de juros acima dos 13%, com um novo governo apenas começando sua caminhada, além de incertezas globais com diversas causas – podemos citar entre elas o cenário pós-pandêmico, a guerra na Ucrânia, a crise financeira na Europa, com as recentes questões do Credit Suisse, e a má fase das bigtechs americanas, inclusive com a quebra do Silicon Valley Bank e do Signature Bank.

Não se trata, portanto, das trombetas do apocalipse ressoando em nossos ouvidos a melodia melancólica de uma recessão sem precedentes na história recente. Tampouco será essa a causa de problemas insolúveis para a economia nacional. Trata-se, em vez disso, de uma pequena variação negativa nas tabelas e números aos quais tanto nos apegamos para compreender as tendências de mercado e o que podemos esperar dos próximos meses e anos.

Esse acompanhamento da balança é necessário e saudável, mas não deve se tornar uma prisão em si mesmo. Precisamos nos lembrar que, além de todo o contexto que influencia as decisões das montadoras, há ainda as estratégias econômicas do próprio setor. Ao manter os estoques sob controle, os preços dos veículos novos podem se sustentar em um patamar parecido com o atual. Hoje, no Brasil, os carros populares estão em uma faixa de preço que começa em cerca de R$ 68 mil.

Seguimos, então, acompanhando toda essa movimentação, mas com a esperança de que, mais uma vez, o setor será capaz de superar o instante desfavorável e voltar a crescer com todo o potencial que nele reside.

*Luis Otávio Matias é vice-presidente da Tecnobank.

Editora de conteúdos jurídicos e contábeis tem 20 vagas de trainee para advogados e contadores

A Econet Editora oferece um programa de formação de consultores dirigido para formados em ciências contábeis e direito. Nele, os profissionais têm a oportunidade de se especializar na área de consultoria e ingressar numa nova carreira, com grandes chances de crescimento. Trata-se do “Programa Trainee Econet”. A ação é permanente e o processo seletivo é contínuo. Hoje, por exemplo, a empresa possui mais de 20 vagas abertas.

“Nós conhecemos a complexidade que envolve a formação de um consultor e desenvolvemos um modelo próprio de capacitação para moldar os profissionais de acordo com o perfil da Econet. O volume de contratação de consultores é alto. Hoje, dos 600 colaboradores nas três unidades da empresa, em Curitiba, Joinville e Campo Grande, mais de 300 são consultores. E a porta de entrada é nosso Programa Trainee. É uma chance de se aprofundar nos conteúdos e vivenciar a rotina da empresa”, explica Tiago Machado, gerente de recursos humanos.

Para ele, os resultados da Econet Editora estão diretamente relacionados à capacidade dos profissionais. “Por isso, investimos em treinamento. É um ciclo virtuoso, a empresa ganha com aumento de produtividade e os colaboradores têm a oportunidade de trabalhar numa empresa que estimula o plano de carreira”, ressalta Tiago Machado.

O gerente relata ainda que formar os profissionais de acordo com o padrão da Econet Editora é uma forma de manter a qualidade de atendimento ao cliente.

Plano de carreira
Machado acrescenta que depois do treinamento, os participantes iniciam o atendimento aos clientes no cargo de consultor junior, com a supervisão da equipe. A partir desse momento, eles se desenvolvem e, dependendo do grau de evolução, são promovidos.

É o caso do consultor federal Gregori Nabarros Ayres, que faz parte do time da Econet Editora há dois anos. Ele iniciou como trainee em maio de 2021, após comentar uma postagem na rede social da empresa e participar do processo seletivo. Ayres seguiu a carreira do avô e trabalhava num escritório de contabilidade antes de migrar para a consultoria. “Eu já conhecia o trabalho da Econet como cliente, quando trabalhava no escritório e agora conheço a realidade de consultor. É uma profissão complexa, que abrange conhecimentos sobre uma área bem específica e atualização constante, porque a legislação brasileira sofre mudanças frequentes”, conta.

Para ele, o período de formação foi muito bom. Gregori Ayres passou três meses como trainee e foi promovido a consultor junior. O profissional destaca que, pela primeira vez em sua trajetória profissional, teve estímulo e chance de estudar, realizar consultas de menor porte, aprender a interpretar a legislação e transmitir essa mensagem ao cliente.

De aprendiz a professor
Quando passou a integrar o quadro da Econet como colaborador iniciaram as responsabilidades. E, depois de dez meses, Gregori Ayres teve uma promoção e ganhou uma nova descrição na carteira de trabalho, de consultor federal. E ele não parou por aí: participou de um processo interno no início de 2023 e ingressou em outra divisão da empresa, a Econet Educacional, para ministrar cursos.

“Todo esse reconhecimento é motivador. A empresa dá recursos, ferramentas e todo suporte para que os colaboradores se desenvolvam. As promoções são uma consequência da dedicação. Quem coloca limite para o crescimento na Econet Editora são as pessoas. Quem tem persistência e vontade de crescer encontra oportunidades ilimitadas. O trainee é apenas a primeira oportunidade”, salienta Gregori Ayres.

Agora, seu plano é desenvolver competências comportamentais para ocupar um cargo de liderança, que exige habilidades que extrapolam a área da contabilidade.

Serviço:
Programa Trainee Econet
Inscrições e informações no link: https://encurtador.com.br/HJKU5.

Curitiba terá plantio de árvores em comemoração ao Dia Mundial do Planeta Terra

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Doadas pelo NH Curitiba The Five, 100 mudas de lpê-Aamarelo serão plantadas ao longo da Linha Verde

Em destaque aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e em alusão ao Dia Mundial do Planeta Terra (22/4), Curitiba recebeu a doação de 100 mudas de ipês-amarelos, que serão plantadas ao longo dos canteiros da Linha Verde. Com 22 quilômetros de extensão, o trecho que interliga a cidade do sul ao norte, desde o Pinheirinho ao Atuba, recebe as mudas, doadas pelo NH Curitiba The Five.

Seguindo, sobretudo, à meta 11 dos ODS, que visa apoiar relações ambientais positivas em prol do desenvolvimento regional, a ação de plantio do NH Hotel faz parte da revitalização da área com árvores imunes à corte, escolhidas pela Prefeitura Municipal de Curitiba e baseadas na raridade, beleza, histórico cultural e outras características da espécie. “Incentivar boas práticas ambientais é importante não só para o setor turístico, mas também para o desenvolvimento regional e a qualidade de vida dos cidadãos. Cada ipê plantado será motivo de sorrisos e, para nós, essa é a melhor retribuição”, comemora o diretor do hotel, Antonio de Albuquerque.

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.

Feijoada em 5 minutos: marca desenvolve solução de cozimento a vapor inédito, inspirado no sous vide

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Rede de franquias de pratos “takeaway” à base de feijão, Bean Go! cria processo inovador de preparo com cocção elétrica a vapor, preservando qualidade, saudabilidade e segurança alimentar

Para muitos brasileiros que cozinham ou gostariam de aprender a cozinhar, a panela de pressão é um dos utensílios mais polêmicos e temidos. Com razão: se manuseada sem cautela, ela pode provocar acidentes graves. Quem tem o hábito de cozinhar sabe como essas panelas aceleram os processos, já que tornam os preparos dos alimentos mais rápidos e eficientes. E recorremos à pressão para um dos pratos mais seculares da gastronomia brasileira: o feijão. A empresa alimentícia Caldo Bom Alimentos criou um preparo inovador para o prato que reunindo segurança no preparo, qualidade de comida caseira e manutenção de propriedades nutritivas do alimento, além da agilidade e praticidade de uma feijoada pronta em 5 minutos. 

Essa é a proposta do novo projeto da gigante do ramo: a rede de franquias de fast food de pratos à base de feijão, a Bean Go!. O novo empreendimento de foods to go (comidas para levar, em tradução livre) disponibiliza refeições prontas à base de feijão, sem conservantes e aditivos químicos. São 14 combinações de pratos, servidos em copos com ingredientes de alto teor nutritivo e que variam entre feijoada completa tradicional e versão vegana, além de dobradinha, mix de grãos e pratos inspirados na gastronomia americana, indiana, mexicana e italiana – sempre com o feijão como estrela principal. 

“Como o próprio nome já traduz, o “feijão que vai” precisa ser preparado e entregue com rapidez, praticidade e sem abrir mão do sabor e nutrientes. Realizamos uma ampla pesquisa de mercado por seis anos, e em diversos países, para encontrar o que há de mais moderno e inovador em relação ao processo de cocção elétrico. Chegamos à inovadora máquina que realiza a cocção a vapor autoclavada. O processo é semelhante ao “sous vide”, mas a diferença é que o cozimento é feito dentro da embalagem por jatos de vapor controlados por computador”, explica o CEO da Caldo Bom Alimentos, Alexandre Stival. 

O preparo da feijoada começa na fábrica da Caldo Bom: os produtos são pré-cozidos e esterilizados na embalagem, por meio de processamento térmico, quando são controlados os parâmetros de tempo e temperatura. O cuidadoso processo de produção garante a preservação das características nutricionais dos produtos. A finalização do cozimento é realizada na loja Bean Go!. “Como todos os produtos são esterilizados, não há necessidade de mantê-los sob refrigeração e a estocagem é feita em temperatura ambiente”, detalha Alexandre. “Cada preparo do prato foi estudado detalhadamente e possui um binômio de tempo e temperatura para realização da esterilização em autoclave”, complementa a engenheira de alimentos da Caldo Bom, Aline Cosmo. 

Benefícios para a saúde das pessoas e empresas 

Ao assegurar as propriedades sensoriais de aroma, textura, temperatura e sabor, os exclusivos vaporizadores importados da Bean Go! não demandam o uso de outros eletrodomésticos. Por essa razão, as lojas podem ter espaços a partir de 8 m², que cabem perfeitamente em quiosques, food trucks e outros espaços reduzidos, já que não utilizam fogões, fritadeiras, fornos, chapas, geladeiras ou freezers. “A Rede Bean Go! opera com o mínimo de estrutura física e humana. Também vale citar que o processo de preparo e logística dos produtos, da fábrica Caldo Bom até a loja Bean Go!, ainda estende o prazo de estocagem e validade do produto, sem perder a qualidade, as propriedades nutricionais e a segurança alimentar. A nossa solução ainda gera economia de tempo, gás, energia, mão de obra e utensílios para os franqueados”, comenta Alexandre. 

Ainda, os alimentos cozidos a vapor têm uma perda nutricional menor e são menos calóricos, visto que o processo de cozimento não requer o uso de manteiga ou outras fontes de gordura. “Dentre as principais vantagens da técnica, podemos destacar a preservação das fibras alimentares, o pouco uso de gordura, a redução do valor calórico dos pratos e a retenção do sabor, do formato, da cor, da textura e dos nutrientes dos alimentos de modo geral”, finaliza Aline. 

Sobre a Bean Go!:

A  Bean Go!, uma rede de franquias de foods to go que disponibiliza refeições prontas à base de feijão, sem conservantes e aditivos químicos, com o característico sabor e know-how da indústria paranaense Caldo Bom Alimentos. O restaurante oferece 14 combinações de pratos à base de feijão, servidos em copos com ingredientes de alto teor nutritivo. Os pratos são produzidos e cozidos a vapor, mantendo a qualidade, a saudabilidade e a segurança alimentar. Para mais informações, acesse www.beangobrasil.com.br.

Júlio Ferraz é duplo campeão mundial de Power Bíceps no Arnold Classic South America

O maior e mais completo evento multiesportivo, de nutrição, bem-estar e fitness da América do Sul, recebeu no dia 16 de abril/23, no Expo Center Norte em São Paulo, o Campeonato Mundial de Power Bíceps. 

Júlio Ferraz, um dos principais nomes da modalidade da atualidade sagrou-se duplo campeão da categoria até 75kg nas categorias Open e Master 1:

“Foi um dia histórico para o evento e para a modalidade, estou muito feliz em poder escrever meu nome na história do Power Bíceps mundial”, afirma.

Além dos dois títulos mundiais, Júlio Ferraz quebrou 2 recordes mundiais da modalidade ao erguer 65kg e 70kg respectivamente.

Esse é também o quinto título do atleta no Arnold Classic South America.  Júlio é um dos maiores vencedores do evento em atividade na modalidade.

Sobre o atleta

Júlio Ferraz mora na cidade de Rio Branco do Sul-Pr, tem 41 anos, é formado em Marketing, Filosofia e Pedagogia. Autor do livro “Os valores de um campeão”.

Apoio aos atletas

A Prefeitura de Rio Branco do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC) investe na promoção dos esportistas locais como política pública. A partir da criação da lei 1.268/2021 de incentivo ao atleta oferece Bolsa Atleta a mais de 35 esportistas, oferecendo auxílio financeiro, colaborando com despesas e inscrições nas competições oficiais, onde o atleta representa o município.

Novo modelo de remuneração médica possibilita redução de mais de R$ 3 milhões em custos de cooperativa de saúde

Ferramenta criada pela 2iM possibilitou economia de R$ 500 mil somente nos custos de consultas médicas, aumentando índice de satisfação dos pacientes da Unimed de São José do Rio Preto (SP)

O modelo da remuneração médica é um dos temas mais debatidos na saúde suplementar. O mais usado é o pagamento por serviço, que acaba estimulando o volume e a complexidade do que é ofertado, encarecendo os custos das operadoras de saúde e também dos prestadores de serviços do setor. Os últimos números divulgados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), relativos a 2022, indicam aumento expressivo da sinistralidade, que se refere ao uso dos planos de saúde pelos clientes. No terceiro semestre do ano passado, o percentual de sinistralidade chegou a 93,2% e a média acumulada no período foi de 90,3%.

Uma nova ferramenta desenvolvida pela 2iM, startup nascida em Curitiba em 2011, e implementada pela Unimed de São José do Rio Preto (SP) mede, de forma consistente e padronizada, a produção do corpo médico cooperado. A solução avalia o número de consultas, exames e internações realizadas e a real necessidade desses procedimentos justamente com os desfechos possíveis e a experiência do paciente. Em seis meses de utilização da ferramenta foi possível distribuir aos médicos com melhores índices, R$ 3,3 milhões em bonificações, e obter uma redução de R$ 500 mil no custo gerado pelas consultas. Isso foi possível porque deixaram de ser realizadas consultas e exames de alta complexidade que não eram necessários durante o tratamento.

“Há tempos realizamos estudos e utilizamos métricas para fazer com que custos desnecessários sejam evitados, ao mesmo tempo em que a qualidade do atendimento ao usuário aumenta. Com a ferramenta da 2iM essa análise se tornou mais visual e acessível e os médicos podem ver seu desempenho e compará-lo com outras especialidades. Hoje 75% dos nossos cooperados recebem a bonificação”, destaca o presidente da Unimed de São José do Rio Preto, José Luiz Crivellin. “Também começamos a apoiar outras áreas a partir dos dados gerados na plataforma – como da auditoria interna, responsável pela autorização e liberação de exames”, frisa Crivellin.

“A grande reforma da remuneração médica proposta está baseada num modelo híbrido, em que parte da remuneração é condicionada ao valor gerado ao paciente. São estes modelos de pagamento baseados em valor que reduzem o desperdício, , otimizando o tempo e melhorando o atendimento realizado aos pacientes”, explica o CEO da 2iM e presidente do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (IBRAVS), o médico César Abicalaffe. “Entendemos que a saúde baseada em valor significa melhorar os cuidados em saúde e aumentar a satisfação dos pacientes, ao mesmo tempo que se controla ou reduz os gastos em saúde”, afirma Abicalaffe.


Demanda reprimida

A elevação da procura por atendimento médico pode estar relacionada à demanda reprimida nos períodos mais críticos da pandemia da covid-19. Devido à orientação de procurar médicos apenas em caso de urgência e o medo de sair de casa fizeram com que alguns problemas de saúde se agravassem. Com isso, doenças foram descobertas em estágios mais avançados, exigindo tratamentos mais complexos e onerosos. “Por outro lado, a gravidade da covid-19 também trouxe novos problemas de saúde. Mas também não podemos desconsiderar a mudança de comportamento dos usuários dos planos de saúde, que se mostram mais atentos a sua saúde”, finaliza Abicalaffe.