Home Blog Page 4

Mercado imobiliário faz campanha pela revitalização do Centro de Curitiba

0

Mercado imobiliário faz campanha pela revitalização do Centro de Curitiba

Grande número de imóveis vagos e alto valor do IPTU são entrave para desenvolvimento da região central

Curitiba passa por um movimento de revitalização do Centro da cidade, com o intuito de movimentar o comércio da região, dar destinação a uma série de imóveis desocupados e garantir mais segurança às pessoas que frequentam a área central. A implementação do Distrito de Mídia, que prevê que empresas de mídia outdoor instalem publicidade e anúncios cinéticos em luminosos e telões nas fachadas e testadas de imóveis, em um trecho de 592 metros de extensão da via, entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen (na altura da Praça Zacarias), deve começar a dar uma “nova cara” ao atual Centro.

Grande aliada do poder público nesta empreitada de modernização do espaço urbano, a Rede Una Imóveis Conectados, associação que concentra 46 imobiliárias na Grande Curitiba, vem tomando frente de ações em prol de uma melhor ocupação do Centro, com sugestões de melhorias para a região.

Amilton de Souza, proprietário da imobiliária Invebras, integrante da Rede Una, e presidente da CVI, Comissão de Valores Imobiliários do Paraná, acredita que uma das soluções para a revitalização da região central da cidade é intensificar o policiamento. “Na minha opinião nós temos um ponto crucial, que são os receptadores, os grandes culpados pela marginalidade. Pessoas que dormem na rua, roubam e depois repassam os produtos para os receptadores. O setor de segurança precisa atuar para conter essa prática”.

Adalberto Scherer, diretor-comercial da imobiliária Cibraco, que tem sua sede localizada na rua Ébano Pereira, no Centro da cidade, acredita que são vários os fatores responsáveis pela atual vacância dos imóveis nesta região da cidade. “No atual estágio da cidade, os IPTUs são muito altos. Mas, também temos que ver a parte da habitação, da convivência das pessoas com espaços que existem, com os imóveis que podem ser utilizados, com a requalificação urbana, também fomentando trabalhos dignos aqui no Centro, enfim, com várias atividades que poderiam valorizar o Centro da cidade”, afirma.

Retrofit: valorização

Recentemente, a Caixa Econômica Federal lançou uma linha de crédito para retrofit, facilitando o financiamento para a revitalização de prédios antigos no Brasil. A modalidade terá taxas de juros abaixo do mercado, além da possibilidade de financiar a compra do imóvel original a ser reformado, além do terreno. A legislação atual iguala imóveis retrofitados a novos, garantindo os mesmos benefícios, como subsídios do FGTS.

Uma iniciativa viável para o Centro de Curitiba, no entendimento dos profissionais do mercado imobiliário. “É um negócio do futuro, em cima de algo do passado”, descreve Amilton de Souza, da imobiliária Invebras. “A tendência do retrofit nesse momento é muito mais para imóveis residenciais, porque além de ser um produto viável, que as pessoas estão procurando, porque conseguem ter imóveis maiores, com mais espaços para serem utilizados, com algumas características como pé direito mais alto, portas mais amplas, salas maiores. E depois do retrofit, esses imóveis ficam absolutamente espetaculares para serem usados. Mas, na parte comercial também, porque temos imóveis no Centro da cidade que precisam de um retrofit para poderem ser atualizados no atual momento que o país, que o mundo vive”, acrescenta Adalberto Scherer, da CIBRACO.

Outra sugestão para aumentar a ocupação do Centro é disponibilizar mais vagas de Estar, o Estacionamento Regulamentado, na região. “Nos bairros, o comércio é muito forte hoje. Mas, a prefeitura precisa rever o estacionamento no centro. Lá não tem shopping, então como tem poucas vagas de Estar, você acaba pagando R$ 20 ou 30 para parar o carro em um estacionamento, o que torna esse processo inviável”, entende Amilton de Souza.

São muitas as sugestões dentro de um consenso: o Centro de Curitiba precisa passar por uma revitalização para atrair mais ocupantes, movimentar o comércio e fortalecer o mercado imobiliário.

Colégio Positivo celebra Dia das Mães com evento gratuito no Parque Barigui

0

Neste sábado, 3 de maio, o Colégio Positivo celebra o Dia das Mães com afeto, criatividade e conexão no Parquinho Positivo. O evento gratuito conta com uma oficina de quadrinhos e impressão de fotos, das 9h às 12h, no Parque Barigui.

Durante a atividade, um fotógrafo vai registrar mães e filhos, com impressão de uma foto na hora. Em seguida, o público pode personalizar quadrinhos e levar a lembrança para casa. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Serviço:

Dia das Mães no Parquinho Positivo 

Data: 3 de maio (sábado).

Horário: das 9h às 12h.

Local: Parquinho Positivo – Centro de Eventos Positivo (Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio, Curitiba, PR)

Natura apresenta nova fragrância Humor Envolve

0

Natura apresenta nova fragrância Humor Envolve

Cocriada com mais de 80 jovens da América Latina, lançamento da linha Humor celebra o encantamento das conexões verdadeiras, inspirado na ideia de que toda experiência de amar é válida

A geração Z vem nos mostrando formas diferentes de nos relacionarmos uns com os outros. É uma percepção diferente sobre o que é o afeto, o amor e sobre as nossas relações interpessoais. Pensando nesse público, a Natura apresenta Humor Envolve, nova fragrância da linha Natura Humor, que celebra o encantamento das conexões verdadeiras, inspirada na ideia de que toda experiência de amar é válida: efêmera ou permanente, provável ou improvável. O lançamento foi criado em parceria com mais de 80 jovens do Brasil, México e Argentina.
Em um processo intenso e colaborativo, mais de 80 jovens foram protagonistas na criação desse projeto. A partir de uma parceria com executivos da Natura e perfumistas, em um momento em que as relações humanas estão se transformando, foram reunidas mentes criativas em uma cocriação para pensar, questionar e criar uma proposta de valor, design e até o nome do produto. Esses relatos ajudaram a moldar um produto que acolhe essas camadas, traduzindo em cheiro o desejo de conexão verdadeira — com leveza, humor e autenticidade para todo mundo, sem distinção de gênero.

A novidade também marca um movimento inédito na perfumaria da Natura, sendo a primeira fragrância da marca a trazer a assinatura aldeídica. Humor Envolve explode num acorde de notas limpas e brilhantes combinadas ao colorido das frutas roxas, buquê de flores brancas e a maciez do musk que trazem um toque fluido e atemporal a esta fragrância.

“Humor Envolve é uma criação marcante e pioneira na perfumaria da Natura, trazendo pela primeira vez a assinatura aldeídica para a linha. Com notas limpas e brilhantes, esse caminho traz um conforto acolhedor, porque nos transporta à sensação gostosa de se reconfortar em um lençol macio, recém-lavado, curtindo o tempo presente. Tudo isso, claro, combinado às notas vibrantes e coloridas das frutas de Humor, que tornam esta fragrância única e atemporal.”, comenta Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura.

Mais do que traduzir sentimentos em notas olfativas, o processo também foi um exercício de escuta e construção conjunta com a Geração Z. Ao entender seus dilemas e desejos, a Natura buscou criar um produto que fosse além da tendência — que nascesse do afeto real, dos questionamentos, e das múltiplas formas de amar e se conectar.

O lançamento reforça o papel da linha Natura Humor como a expressão jovem da perfumaria da marca — leve, ousada e sempre conectada com o agora. Com fragrâncias versáteis a linha convida todos a celebrar a liberdade de ser quem se é, com humor e afeto.

Humor Envolve já está disponível no e-commerce da Natura, nas lojas físicas e com as Consultoras de Beleza Natura em todo o Brasil.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras de Beleza, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Pátio Batel celebra o Dia das Mães com sorteio de experiência de luxo em spas cinco estrelas na França

0

Pátio Batel celebra o Dia das Mães com sorteio de experiência de luxo em spas cinco estrelas na França

De 28 de abril a 11 de maio, com R$ 900 em compras, clientes ganham um kit facial Caudalie e concorrem a uma viagem para os luxuosos hotéis e spas da marca francesa: Les Sources de Cheverny e Les Sources de Caudalie

Neste Dia das Mães, o Pátio Batel celebra o “Amor Único” construído pela poderosa relação entre mães e filhos. Para homenagear aquelas que se dedicam com uma entrega que só cada mãe conhece, o shopping preparou um presente que todas elas merecem.

De 28 de abril a 11 de maio, com R$ 900 em compras, clientes ganham um kit facial Caudalie e concorrem a uma viagem exclusiva para o spa Caudalie, na França. O kit, com disponibilidade de uma unidade por CPF, é composto por um VinoHydra Gel Hidratante (60ml), ideal para uma hidratação profunda e sensação de frescor e por um Vinoclean Espuma de Limpeza (150ml), que purifica e revitaliza todos os tipos de pele.

A experiência em terras francesas, com curadoria da NomadRoots, é dividida em duas etapas, com início no icônico Les Sources de Cheverny e últimos dias no estrelado Les Sources de Caudalie, em Bordeaux. Neste roteiro, o bem-estar é prioridade: experiências como tratamentos Caudalie personalizados, workshop exclusivo com degustação de vinhos, um delicioso passeio de bicicleta pelos castelos da região e a liberdade de explorar Saint Emilion a bordo de uma BMW i3 estão entre as atividades propostas.

A NomadRoots, responsável pela criação do roteiro, se destaca no mercado de viagens por oferecer experiências luxuosas e personalizadas, com foco em roteiros exclusivos e acesso a vivências diferenciadas, priorizando a qualidade e a atenção aos detalhes para atender às expectativas de viajantes que buscam algo além do turismo convencional.

O sorteio desta experiência única será realizado na tarde do dia 12 de maio, no Pátio Batel, com transmissão pelas redes sociais do shopping. A sugestão para o vencedor é que a viagem, com direito a acompanhante, seja realizada em outubro deste ano.

Les Sources de Cheverny

Les Sources de Cheverny é um hotel de luxo cinco estrelas em uma propriedade verdejante no Vale do Loire, entre os castelos de Chambord e Chenonceau. Oferece uma variedade de acomodações, incluindo quartos elegantes em um castelo histórico renovado e suítes exclusivas em estilo de aldeia, imersas na natureza. Os hóspedes podem desfrutar de experiências gastronômicas em restaurantes que valorizam ingredientes locais, assim como aproveitar degustações de vinhos tradicionais da região.

Les Sources de Caudalie

O Hotel Les Sources de Caudalie, um santuário de luxo imerso nos vinhedos de Bordeaux, personifica a filosofia da marca francesa Caudalie, mundialmente reconhecida por seus produtos de skincare inovadores. O hotel boutique de cinco estrelas oferece suítes exclusivas, um spa de classe mundial com tratamentos que exploram os benefícios da uva, uma gastronomia laureada com estrelas Michelin e um compromisso genuíno com a sustentabilidade.

Primeira campanha do ano celebra conexão singular entre mães e filhos

A campanha “Amor Único” do Pátio Batel para o Dia das Mães – a primeira do ano, elaborada pela agência Bonita – celebra a conexão entre mães e filhos através de um universo lúdico e imaginativo. A maternidade é retratada como um espaço mágico onde momentos simples se transformam em grandes histórias, e essa ideia é visualmente expressa com elementos teatrais e imaginativos.

As cenas apresentam mães e filhos interagindo em jardins com adereços gigantes e surreais, como um barquinho de papel e uma rede perseguindo uma borboleta, criando uma atmosfera de fantasia. Em essência, a campanha busca destacar a singularidade “única em todos os sentidos” de cada memória compartilhada entre mães e filhos, transformando o universo lúdico em arte.

Sobre o Pátio Batel

Entretenimento, cultura, lazer e compras em um lugar único inspirado no charme da inovação curitibana. O Pátio Batel é o único shopping de luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo diversas lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus onze anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como luxo na experiência, onde a sofisticação reside no conhecimento, cuidado e vivência.

Natura celebra a maternidade real e, muitas vezes, divertida em campanha de Dia das Mães

0

Natura celebra a maternidade real e, muitas vezes, divertida em campanha de Dia das Mães

Marca número 1 em presentes de beleza e cosméticos no Brasil*, Natura apresenta campanha com olhar divertido para a maternidade e presentes que celebram a jornada. Campanha está no ar desde 22 de abril

Natura, a marca número 1 em presentes de beleza e cosméticos em todo o Brasil*, celebra o Dia das Mães de uma maneira leve e bem-humorada com o lançamento de sua nova campanha para a data. Sob o mote “A maternidade é uma caixinha de surpresas. E se uma delas for um presente Natura?”, a marca propõe um olhar leve para a jornada da maternidade, mostrando que em meio aos imprevistos e travessuras, também há espaço para o carinho e conexão.

O filme da campanha é protagonizado pela influenciadora Tata Estaniecki e sua filha Beatriz. A cena se desenrola quando a pequena Bia decide dar um “banho de perfume” em sua boneca favorita utilizando a icônica fragrância Luna. A sequência, repleta de inocência e espontaneidade infantil, culmina na reação surpresa da mãe e, logo em seguida, no sorriso compreensivo de Tata ao deparar-se com a traquinagem. “A maternidade é uma aventura imprevisível, cheia de momentos que nos pegam de surpresa, mas que também podem nos ensinar a rir e a encontrar beleza no inesperado”, afirma Tatiana Ponce, CMO e head de Inovação da Natura. “O ‘banho de perfume’, retratado no filme, é uma travessura genuína e abre espaço para a reflexão sobre como os presentes da maternidade vêm inclusive em situações inusitadas – que marcam a história de mães e seus filhos”. Assista o filme aqui.

A diretora global de Datas Comemorativas, Erica Vieira, complementa que muitas mães encontram no humor uma forma de aliviar o peso de diversas demandas e cobranças. “O uso da irreverência para retratar a maternidade real gera identificação e conexão entre as mães. Compartilhar situações engraçadas, e facilmente reconhecíveis, cria um senso de comunidade, ajudando a transformar desafios em momentos de descontração”, afirma.

Segundo dados da Winnin IA — empresa que analisa dados comportamentais de vídeos em múltiplas plataformas para gerar insights —, entre abril de 2024 e abril de 2025, os temas de “Beleza & Cosméticos” e “Humor” se destacaram como os de maiores taxas de visualização e engajamento nas redes sociais, entre os conteúdos relacionados à maternidade. “O humor ganha protagonismo ao retratar o cotidiano materno de forma leve e compartilhável, enquanto o interesse por beleza cresce impulsionado pela busca por presentes e pelo desejo de autocuidado”, afirma Vieira.

“Ao propor um olhar com mais leveza e bom-humor para os imprevistos da maternidade, a campanha reflete que algumas dessas situações são inevitáveis e fazem parte da espontaneidade da vida e da curiosidade dos filhos pelo mundo”, acrescenta Vivian Cecchi, diretora de negócios da GALERIA.ag.

Além do filme com desdobramentos no ambiente online, estratégia digital e nas redes sociais da marca, a campanha inclui ativações com influenciadores, ações nas lojas físicas, peças em mídia Out of Home (OOH) e uma mobilização com as Consultoras de Beleza Natura em todo o Brasil. A NOS (Sistema Operacional Natura) — estrutura que reúne a agência GALERIA.ag, o estúdio 404 Design & Innovation, a empresa de marketing de influência a.gente e a GAIA, especializada em Inteligência Artificial — desenvolveu também, especialmente para a campanha, a produção de um episódio do videocast/podcast MaterniDelas. No canal PodDelas, Claudia Raia, Tata Estaniecki e Angélica compartilharão histórias da maternidade e algumas das vezes em que foram surpreendidas pelos filhos. 

*Kantar Worldpanel 2024

Carreira: Como escolher a profissão?

0

Carreira: Como escolher a profissão?

Plataforma oferece teste vocacional e outros recursos gratuitos para estudantes de todo o país

Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a parcela da população brasileira com ensino superior completo quase triplicou desde o ano 2000. No Brasil, um dos caminhos para ingressar em uma universidade é a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A avaliação de 2024 registrou mais de 4 milhões de inscritos confirmados, sendo 1,6 milhão eram concluintes do Ensino Médio.

Além de planejamento, foco e determinação nos estudos, os estudantes podem contar com iniciativas de estudo gratuitas de apoio à preparação para o exame, como o ENEM Action. Somente em 2024, a plataforma online contribuiu para a preparação de mais de 130 mil estudantes. No entanto, além de se preparar para ingressar no ensino superior, é fundamental escolher bem o curso.

De acordo com Ana Paula Gonçalves, coordenadora do ENEM Action, um dos recursos mais acessados é o teste vocacional. “Mais de 20 mil estudantes tiveram a oportunidade de descobrir seus valores, traços de personalidade e estilo de trabalho em 2024. Essas informações são fundamentais para a escolha da carreira, pois a não identificação com o curso pode levar a dificuldades acadêmicas ou até mesmo ao abandono da graduação”, afirma a especialista.

Na plataforma, além do teste vocacional gratuito, disponível após o preenchimento de um simples cadastro, os estudantes têm acesso permanente a um amplo material de apoio que inclui apostilas de todas as áreas do conhecimento, aulas comentadas em vídeo, correção de provas de anos anteriores, workshop de redação, mini simulados e e-books. Além disso, em parceria com o IDOMED, Ibmec, Wyden e Estácio, a plataforma também auxilia educadores de escolas públicas e privadas. Para conhecer todos os recursos disponíveis acesse enemaction.com.br.

Sobre o ENEM Action

O ENEM Action é uma plataforma online e gratuita que, desde 2015, oferece recursos de apoio à preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em parceria com o Instituto de Educação Médica (IDOMED) e as instituições de ensino superior Ibmec, Wyden e Estácio, a iniciativa também promove diversas ações em escolas públicas e privadas. Além do site, o ENEM Action está presente nas redes sociais – Instagram, Twitter, TikTok, YouTube e Telegram – oferecendo conteúdos exclusivos para estudantes e educadores.

Deville Curitiba promove almoço especial no Dia das Mães com menu exclusivo

0

Deville Curitiba promove almoço especial no Dia das Mães com menu exclusivo

No domingo, 11 de maio, o Hotel Deville Curitiba realiza um almoço especial em celebração ao Dia das Mães. Com um ambiente acolhedor, o restaurante do hotel oferecerá uma experiência gastronômica pensada para reunir famílias e homenagear uma das datas mais importantes do ano.

Aberto ao público, o almoço será servido das 12h às 15h e contará com um cardápio exclusivo, elaborado especialmente para a ocasião.

“Pensamos em cada detalhe para que as mães se sintam verdadeiramente celebradas. O almoço especial vai além do cardápio: é uma experiência de acolhimento e sabor. Será um momento para reunir gerações e valorizar o que realmente importa”, destaca Jefferson Vidal, Gerente Geral do Deville Curitiba.

O cardápio conta com Salada Afeto, uma combinação de folhas nobres com figo, parmesão, pastrami, nozes e creme balsâmico. Para o prato principal, os clientes poderão escolher entre duas opções sofisticadas: Mignon ao molho de damasco, acompanhado de conchiglione recheado com quatro queijos, ou Salmão gratinado, servido com arroz negro, camarão e confit de tomate. Para encerrar, as sobremesas também serão à escolha: o clássico Mil Folhas de Frutas Vermelhas com creme de baunilha, geleia e frutas frescas, ou o delicado Panachê de frutas com creme de chocolate.

“Pensamos em um cardápio especial que reflete todo o carinho que as mães têm com a família e merecem ser retribuídas com uma experiência gastronômica. Pensamos em sabores que acolhem, surpreendem e reforçam o prazer de reunir a família à mesa em um ambiente acolhedor”, destaca o chef do Deville Curitiba, Hilton Antônio da Silva.

O almoço conta também com opções para crianças, que podem escolher entre menu kids ou pratos à la carte.

Serviço:

Almoço Especial de Dia das Mães – Hotel Deville Curitiba

Domingo, 11 de maio | Das 12h às 15h

R$ 159,00 + 10% de taxa de serviço

Bebidas cobradas à parte

Vendas na recepção do hotel

Reservas e mais informações:

E-mail: reservas.ctr@deville.com.br

Telefone: 0800 703 1866

WhatsApp: (41) 3219-4004
Local: Deville Curitiba

Sobre o Deville Curitiba

No coração de Curitiba, o Deville Curitiba é a escolha ideal para quem busca conforto e praticidade. Próximo à Rua das Flores, Rua 24 Horas, Praça Rui Barbosa e Praça Osório, está a poucos minutos do centro financeiro da cidade. Além disso, fica a 18 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a 3 km da Rodoferroviária, garantindo fácil acesso para quem vem a negócios ou lazer.

O hotel oferece uma experiência completa, com restaurante, room service, Wi-Fi gratuito, academia 24 horas e serviço de lavanderia. Para eventos e reuniões, conta com cinco espaços modernos, que comportam até 240 pessoas, sempre com o suporte de uma equipe especializada.

Além de toda a estrutura, o Deville Curitiba é um hotel pet amigo, 100% não fumante e possui acomodações adaptadas para pessoas com deficiência (PcD), proporcionando mais conforto e acessibilidade para todos.

Sobre a Rede Deville

A Rede Deville é um dos mais tradicionais grupos hoteleiros do Brasil, com mais de 50 anos de história. O grupo, além de proprietário, administra suas unidades e abrange as marcas Deville Prime, Deville Express e a franquia Marriott São Paulo Airport, primeira franqueada da Marriott International na América do Sul.

Em constante expansão, a rede se prepara para a inauguração de mais uma bandeira Marriott em 2025, o novo The Westin São Paulo.

Atualmente, a Rede Deville está presente em 10 destinos, com cerca de 1.700 acomodações e mais de 1.200 colaboradores.

Com o compromisso de atendimento de qualidade e hospitalidade de excelência, reafirmam sua posição como um dos mais respeitados nomes da hotelaria no país.

Para mais informações sobre os hotéis, acesse www.deville.com.br e siga @hoteisdeville nas redes sociais.

Curitiba encerra World Creativity Day 2025 com premiação e reconhecimento de talentos criativos

0

Capital paranaense celebrou o encerramento do festival com evento de agradecimento aos parceiros e a entrega do Prêmio Curitiba Mais Criativa

Curitiba se despediu do World Creativity Day 2025 na quarta-feira (23) com um evento especial de encerramento que reuniu parceiros, realizadores e representantes do ecossistema criativo da cidade. A cerimônia, realizada no Hard Rock Café Curitiba, marcou o fim de três dias de atividades gratuitas voltadas à promoção da criatividade, da inovação e do desenvolvimento sustentável, e teve como destaque a entrega do Prêmio Curitiba Mais Criativa, que reconheceu projetos e iniciativas em 14 categorias.

Com o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, o festival movimentou diversos espaços culturais, educativos e de inovação da cidade entre os dias 21 e 23 de abril. Mais de 50 atividades foram promovidas ao longo da programação, incluindo oficinas, palestras, apresentações artísticas, feiras autorais e mesas-redondas com foco em soluções criativas para desafios urbanos e sociais.

“O Prêmio Curitiba Mais Criativa é uma forma de reconhecer e celebrar os talentos que estão transformando a cidade por meio da criatividade. Mais do que uma premiação, ele é um manifesto de valorização da diversidade de ideias, expressões e soluções que nascem aqui. Ver tantas iniciativas potentes reunidas foi emocionante e reforça o nosso compromisso em seguir fortalecendo esse ecossistema”, destacou Raphaella Caçapava, líder local do festival e fundadora do Collab.Hub.

A premiação encerrou o evento com o reconhecimento de projetos que vêm se destacando nas áreas de arte, design, gastronomia, sustentabilidade, educação, inovação social, negócios e gestão pública. A iniciativa também homenageou a Badu Design, projeto de moda sustentável com forte atuação social, como Criativo do Ano.

Vencedores do Prêmio Curitiba Mais Criativa 2025:

Categoria Artes Visuais1º lugar – EXPANSIVA: Uma Exposição Individual de Cris Pagnoncelli
2º lugar – A imagem como reflexo da sociedade
3º lugar – Paulo Da Luz

Categoria Design e Inovação1º lugar – Reaproveitamento de tecidos para vestuário de crianças em situação de vulnerabilidade
2º lugar – Revista Pitaco
3º lugar – A educomunicação como ferramenta de transformação social

Categoria Gastronomia e Alimentação Criativa1º lugar – Ahnima Doces Inteligentes
2º lugar – Guga Caçador de Boteco
3º lugar – Caquinhas de Capivara

Categoria Expressões Artísticas e Culturais1º lugar – Palco Escola Ações em Valores Humanos
2º lugar – ARTE C
3º lugar – Carrinho Fantástico

Categoria Territórios Criativos1º lugar – Festival Cultural da Vila Torres
2º lugar – Festival Multicultural Emporium Handmade
3º lugar – Boqueirão Fashion

Categoria Marcas Autorais1º lugar – Lorem Artis Jewelry
2º lugar – Araucárias
3º lugar – Flower Power Artes – Soft cases leves para guardar a sua música

Categoria Moda Criativa1º lugar – Badu Design
2º lugar – Fundação de Moda Curitiba
3º lugar – Moda Queer

Categoria Inovação Social e Impacto Comunitário1º lugar – Programa Habilita
2º lugar – Incanto – Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias
3º lugar – Lute Todos os Dias

Categoria Tecnologia Criativa e Startups1º lugar – EVA Agricultura Urbana
2º lugar – CataJob
3º lugar – Certificado de Origem em menos de 0,1 segundo com uso de inteligência artificial

Categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente1º lugar – Instituto Supera
2º lugar – Ingá
3º lugar – SustentHabilidade – Construindo Competências, Transformando o Futuro

Categoria Educação Criativa1º lugar – Experiências criativas no ensino de práticas sustentáveis na gestão de resíduos têxteis
2º lugar – Docemática
3º lugar – Ler e Pensar

Categoria Criatividade nos Negócios1º lugar – Miden Destilado Zero
2º lugar – Lav Zoo – Franqueadora e lavanderia para roupas e acessórios de animais
3º lugar – Lambeer Lambes

Categoria Criatividade na Gestão Pública1º lugar – Assembleia Itinerante
2º lugar – Eficiência na gestão pública com aplicação da notação BPMN
3º lugar – Fiscaliza Pedágios – Paraná

Criativo do AnoBadu Design

“A força desse movimento está na cocriação. Reunimos marcas locais, profissionais de diversas áreas e instituições públicas em torno de um propósito comum: evidenciar a criatividade como uma poderosa ferramenta de transformação — nos negócios, no social e na cidade como um todo. Este festival foi construído a muitas mãos e mentes, e o resultado é um reflexo direto dessa colaboração genuína”, afirmou Eugênio Calixto, colíder do evento e fundador do Collab.hub.

O World Creativity Day Curitiba 2025 foi liderado pelo Collab.Hub, com apoio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Agência Curitiba, Pinhão Hub e teve o reforço de marcas como Sicredi, Produteca, Ópera de Arame – Espaço da Música, Ventura Shopping, Impact Hub, Central Press, Hard Rock Café e outras. O Centro Universitário UniOpet é mantenedor do evento pelo segundo ano consecutivo.

O festival faz parte da iniciativa global World Creativity Day, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e é celebrado simultaneamente em dezenas de cidades ao redor do mundo no dia 21 de abril.

Mais informações:
Site oficial: https://worldcreativityday.com/brazil/curitiba/activities
Instagram: @curitibamaiscriativa

RAPHAELLA CAÇAPAVA
41 9574-1941 

EUGÊNIO CALIXTO
41 99985-4547

Opinião – Entre o silêncio e o grito: o que os adolescentes tentam nos dizer

0

Por Michelle Cristina Norberto Martins*

A série Adolescência (Netflix) traz à tona reflexões essenciais sobre os desafios vividos por nossos jovens e pela sociedade contemporânea. A escola, a família, a presença constante das telas, o bullying, a violência e o desrespeito às regras são apenas a superfície de um problema mais profundo: o distanciamento afetivo entre adultos e adolescentes. Diante disso, algumas perguntas se tornam inevitáveis para pais, professores e profissionais da educação: Eu realmente conheço este adolescente que convive comigo? Ele se sente seguro para dividir suas dúvidas, dores e inseguranças comigo?

O que torna a série ainda mais perturbadora é o fato de não retratar uma família desestruturada, negligente ou violenta. Ao contrário, vemos uma realidade muito próxima da considerada “normal”: pais presentes, um adolescente inteligente, carinhoso, aparentemente tranquilo. E, mesmo assim, algo falha — e falha de forma silenciosa. Isso revela a importância de um olhar atento, da escuta ativa e da construção de um vínculo afetivo que vá além da convivência rotineira. Porque o verdadeiro perigo mora no invisível: nos silêncios prolongados, nas portas fechadas, no “está tudo bem” que escondem tempestades.

A série nos lembra que os adolescentes, quando não encontram espaço de acolhimento no ambiente familiar ou escolar, buscam respostas e validação no ambiente digital. Lá, encontram um universo caótico, em que as regras são outras e a vulnerabilidade muitas vezes é explorada. O personagem que se tranca no quarto e ignora os pedidos da mãe para desligar os eletrônicos. O filho do investigador que, com mensagens despretensiosas pela manhã, escondia o medo de ir à escola. Ambos lançaram sinais — não explícitos, mas evidentes para quem estivesse disposto a observar com atenção e empatia.

A adolescência é um período de intensa transformação, mas o vínculo afetivo e o diálogo não devem começar nessa fase — devem ser cultivados desde os primeiros anos de vida. Só assim conseguimos construir uma base sólida de confiança, na qual o adolescente se sente acolhido e não julgado. A presença dos adultos não pode ser apenas física, precisa ser emocional. É preciso escutar com o coração, sem interromper, sem minimizar, sem antecipar respostas. Observar mudanças sutis no comportamento pode ser o primeiro passo para oferecer ajuda antes que a dor se transforme em crise.

Na minha atuação com escolas e famílias, percebo que muitos conflitos poderiam ser prevenidos com um diálogo mais constante e uma escuta mais generosa. Ser referência para um adolescente exige esforço, paciência e, acima de tudo, disponibilidade genuína para estar presente — mesmo quando ele parece não querer isso.

Para quem deseja se aprofundar nesse tema, indico duas leituras indispensáveis: A Fábrica de Cretinos Digitais, do neurocientista Michel Desmurget, que alerta sobre os impactos das telas no desenvolvimento infantil; e O Adolescente e a Internet: Laços e Embaraços no Mundo Virtual, de Cláudia Prioste, que analisa as relações afetivas e identitárias dos jovens no ambiente on-line.

Não se trata apenas de entender os adolescentes, mas de construir, com eles, uma ponte em que o amor, o cuidado e o diálogo possam atravessar os abismos que o mundo moderno insiste em criar.

*Michelle Cristina Norberto Martins, psicóloga especialista em Psicologia Educacional, coordenadora de Orientação Educacional e da Educação Inclusiva do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo.

Espera por benefícios no INSS atinge marca crítica e preocupa segurados

0

Espera por benefícios no INSS atinge marca crítica e preocupa segurados

Prazo para entrega da declaração termina em 30 de maio

Com o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem redobrar a atenção. Para evitar penalidades e garantir os benefícios fiscais, a entrega precisa ser feita até 30 de maio. De acordo com dados da Receita Federal, mais de 35 milhões de brasileiros devem declarar o IRPF este ano.

Mas enquanto milhões de contribuintes organizam suas finanças para prestar contas, muitos aposentados e pensionistas enfrentam um grande obstáculo: o atraso na análise de seus benefícios. A Dra. Yasmim Dantas, do escritório Brisola Advocacia, especializado em direito previdenciário, alerta que os atrasos do INSS têm prejudicado milhares de brasileiros que dependem do órgão para garantir seu sustento. “A espera por aposentadorias, pensões e auxílios por incapacidade tem ultrapassado o prazo legal, comprometendo o planejamento financeiro dos segurados”.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social (MPS), a fila de espera por benefícios do INSS voltou a crescer no final de 2024, atingindo 1,985 milhão em novembro, maior nível desde o início de 2020 (período mais recente disponível). Além dos reflexos da recente greve, membros do governo atribuem o agravamento da fila de espera do INSS ao aumento expressivo no volume de requerimentos. Em 2024, o Instituto recebeu, em média, 1,4 milhão de novos pedidos por mês, número muito acima da média registrada em 2023, que ficava abaixo de um milhão.

A Lei nº 9.784/99, que rege o processo administrativo federal, determina o prazo máximo de 60 dias para a conclusão de processos administrativos por parte do INSS e demais autarquias. No entanto, durante a pandemia, o Instituto firmou um acordo com o Ministério Público Federal (MPF), homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do Tema 1.066, que flexibilizou temporariamente esse prazo. Ainda assim, muitos segurados continuam enfrentando atrasos superiores a quatro meses, o que compromete o orçamento familiar e pode gerar impactos severos, como inadimplência, dificuldades no acesso a medicamentos e tratamentos, além de prejuízos à saúde física e mental.

Dra. Yasmim orienta que, caso o benefício não seja analisado dentro do prazo, o segurado tem o direito de entrar com uma ação judicial. “O Judiciário tem reconhecido o excesso de demora e garantido não apenas a concessão dos benefícios, mas também o pagamento retroativo desde o primeiro pedido”.

Sobre Brisola Advocacia Associados – Focada em direito previdenciário, a Brisola Advocacia Associados foi fundada em 2009 com o objetivo de garantir os direitos dos beneficiários do INSS. Seus principais clientes decorrem da necessidade da aposentadoria por tempo de contribuição, com ênfase na aposentadoria especial. Atendem também outras solicitações relacionadas ao tema, como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-maternidade, pensão por morte, entre outros. O escritório conta com sete advogados e também atende direito civil, direito da família e direito sucessório, além de causas trabalhistas.