Home Blog Page 4

Gateware revoluciona a Prova de Vida Digital com o aplicativo LivID

0

Gateware revoluciona a Prova de Vida Digital com o aplicativo LivID

Adeus filas, olá tecnologia: baseada em inteligência artificial e reconhecimento facial, ferramenta transforma a prova de vida e recadastramento digital

A prova de vida é um procedimento obrigatório que tem como objetivo evitar fraudes e garantir os pagamentos aos segurados do INSS ou de previdências privadas. Todas as pessoas que recebem benefícios do governo, como aposentadoria ou pensão, precisam realizar a prova de vida para que o benefício não seja suspenso.

A partir da publicação da Portaria 1.408/22, o presidente do instituto, José Carlos Oliveira, retirou a obrigatoriedade de ir até uma agência do INSS ou até uma agência bancária para realizar o procedimento.

Visando proporcionar a melhor experiência ao participante e a fundação previdenciária, a Gateware, empresa referência em tecnologia, inovação e transformação digital, trouxe ao mercado o LivID, solução que automatiza e moderniza o processo de Prova de Vida e Recadastramento Digital com o uso de reconhecimento facial e inteligência artificial (IA). Na versão 3.0, o aplicativo já vem sendo utilizado por instituições privadas como uma ferramenta segura, eficiente e inclusiva.

“A versão 3.0 é mais didática, tanto para a instituição quanto para o participante. As letras são maiores, mais claras e muito mais fáceis de manusear, porque sabemos da dificuldade apresentada pelo aposentado ou pensionista, além da resistência à utilização de aplicativos. Então, o LivID foi desenvolvido da melhor forma para atendê-lo e, posteriormente, facilitar a vida da instituição previdenciária”, explica Rosangela Haidinger, executiva de contas da Gateware.

De forma digital, a plataforma proporciona mais segurança e comodidade às entidades previdenciárias e aos participantes. Abaixo estão algumas das principais melhorias que a plataforma traz:

  • Mais agilidade para realizar a Prova de Vida: em menos de um minuto, o participante faz todo o processo. Usando a tecnologia de reconhecimento facial e validação de documentos, por meio de fotos, o aplicativo faz a verificação dos processos sem que a pessoa precise sair de casa.
  • Maior governança das informações: a validação digital dispensa relatórios de desempenho manuais e uso de sistemas antigos e engessados. Totalmente integrado aos sistemas da fundação previdenciária, a ferramenta proporciona acompanhamento em tempo real, painéis de desempenho e tela de administração dos participantes.
  • Redução de custos operacionais: por ser digital, não há necessidade de uso de papel e gastos com logística.
  • Alto nível de segurança: utilizando algoritmos avançados e uma tecnologia inovadora, minimiza o risco de fraudes. 

Além da Prova de Vida e do Recadastramento Digital, o LivID ainda conta com a funcionalidade de Consulta de Óbito, que realiza uma verificação em bases oficiais de todo o território nacional, contribuindo para a prevenção de fraudes, redução de pagamentos indevidos e atualização de cadastros em instituições como órgãos públicos, fundos de pensão e empresas de previdência privada.

Havendo um registro de óbito, a plataforma notifica para a consulta sobre a situação real do indivíduo. “Essas informações vêm para o nosso sistema, por meio da nossa API, que imediatamente faz o cruzamento de informações. Por questões de segurança, não podemos manipular os dados devido à sua sensibilidade, isto é, não temos acesso a eles. “O instituto faz uso da nossa estrutura e a nutri com informações”, destaca Rosangela.

A tecnologia vem garantindo segurança e gerando economia para várias empresas, como o caso de uma grande companhia de aço do país. “Instalamos a solução, inserimos os dados e a ferramenta logo identificou pagamentos indevidos na consulta de óbitos. Ou seja, existiam pessoas na lista de previdência complementar que já tinham falecido e, mesmo assim, recebiam os pagamentos indevidamente”, conta o arquiteto de softwares da Gateware, Adilson Cruz.

No caso da não utilização de aparelho celular ou computador, a Prova de Vida pode ser realizada de forma presencial. Por meio de um celular administrativo do próprio instituto responsável, um agente autorizado registra as informações, seja na residência do participante, no hospital ou até mesmo na própria instituição. A modalidade preserva a acessibilidade mesmo para aqueles que não dispõem de recursos tecnológicos ou conhecimento para operar a ferramenta. “Trazer soluções que facilitem o dia a dia das pessoas é uma das formas de usar a tecnologia como aliada”, finaliza Rosangela.

Sobre a Gateware – A Gateware é uma empresa focada em tecnologia, inovação, participante do Pacto Global da ONU no Brasil, parceira SAMSUNG SDS e SAP Partner Open Ecosystem. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente, possui 150 funcionários e atua em quatro suítes: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, além da funcionalidade de Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).

Tecnologia e reuso de água ganham protagonismo em meio à crise hídrica

0

Tecnologia e reuso de água ganham protagonismo em meio à crise hídrica

Gemü se posiciona como referência em válvulas inteligentes e automação para sistemas sustentáveis de tratamento de água

Diante da intensificação das crises hídricas, da crescente pressão por conformidade ambiental e da busca por eficiência operacional, o reuso de água tem deixado de ser apenas uma alternativa e se tornado parte estratégica da gestão hídrica em indústrias e municípios. Ainda assim, o Brasil reutiliza menos de 1% da água captada, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A média nacional é de apenas 2 m³/s, frente a uma captação total de 2.083 m³/s, número distante da meta do governo, que visa atingir 13 m³/s até 2030.

Nesse cenário, a GEMÜ do Brasil, multinacional alemã presente em mais de 50 países, destaca-se como fornecedora de válvulas de alta performance, sensores e soluções de automação que viabilizam o reuso eficiente da água em diversas etapas — da microfiltração à osmose reversa, da desinfecção ao ZLD (Zero Liquid Discharge).

Segundo Israel dos Santos Junior, coordenador de vendas da empresa, as tecnologias da GEMÜ são desenhadas para oferecer controle preciso de fluxo, segurança operacional e integração com sistemas inteligentes de automação. “Nossas válvulas de diafragma de controle de fluxo e monitores de posição permitem uma gestão em tempo real, com ajustes automáticos e respostas rápidas às variações do processo”, explica.

A eficiência e durabilidade das soluções oferecidas pela GEMÜ também são diferenciais competitivos no mercado. “A escolha correta das válvulas influencia diretamente no desempenho dos sistemas de reuso hídrico. Nossos equipamentos asseguram maior vida útil e menor necessidade de manutenção, mesmo em ambientes com fluidos agressivos ou operações contínuas”, complementa Santos Junior.

As soluções da empresa já são amplamente utilizadas nos setores químico, alimentício, de papel e celulose, farmacêutico e petroquímico. Nesses segmentos, existe a alta demanda por gestão hídrica eficiente e conformidade com as normas ambientais.

De acordo com o relatório da Global Water Intelligence, a capacidade global instalada de reuso chegou a 247 milhões de m³ por dia em 2023, com projeções de crescimento acelerado até 2030. No Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a ampliação do reuso pode gerar até R$ 6 bilhões anuais em economia para o setor produtivo.

Além da tecnologia embarcada, a GEMÜ também oferece suporte técnico e consultoria especializada para implantação de projetos personalizados, garantindo que cada aplicação esteja de acordo com a legislação vigente e as melhores práticas de ESG (ambiental, social e governança). “Temos compromisso com a sustentabilidade e com a performance. Ajudamos as indústrias a reduzir o consumo de água potável, cumprir normas ambientais e alcançar metas ESG de forma concreta”, reforça Santos Junior.

Ao ser questionado sobre a diferença entre o reuso de água em contextos municipais e industriais, o coordenador destaca que “o reuso industrial exige diferentes tecnologias de filtragem e purificação, dependendo do destino final da água, seja para processos produtivos, como lavagem de equipamentos e peças, ou para uso doméstico. Quanto mais rigoroso for o controle da qualidade exigido, mais avançada deverá ser a tecnologia empregada. A GEMÜ está preparada para atender a esses níveis de com soluções robustas, seguras e automatizadas”.

Ainda segundo Israel, cases de sucesso em indústrias químicas e de alimentos comprovam os benefícios da adoção das válvulas da empresa. “Nossos clientes conseguiram reduzir o consumo de água, melhorar a eficiência dos sistemas e cumprir as metas ambientais estabelecidas, com retorno sobre o investimento em pouco tempo”, concluiu.

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.

Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França, EUA e Índia. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.

Nutricionista fala dos benefícios do cacau para a saúde

0

Nutricionista fala dos benefícios do cacau para a saúde

Considerado um superalimento, cacau tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras; saiba como usá-lo em pratos salgados e bebidas

O chocolate é quase uma unanimidade entre os brasileiros. Nove em cada dez lares têm o doce na despensa. O percentual de famílias que consome barras e bombons passou de 85,5% em 2020 para 92,9% em 2024. Os dados do Kantar WorldPanel mostram também aumento na frequência do consumo semanal, que passou de 56% para 65%.

O cacau, no entanto, não é apenas um aliado na hora de satisfazer o paladar dos apaixonados por doce. A principal matéria-prima do chocolate tem inúmeros benefícios para a saúde. Prova disso é que o cacau ganhou lugar no seleto grupo de superalimentos – aqueles com alto teor de vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e outros nutrientes essenciais.

De acordo com a nutricionista Marcella Oliveira, o consumo do cacau, especialmente em sua forma mais pura, sem adição de açúcares e gorduras, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na redução do risco de doenças crônicas, melhoria da digestão e no aumento da energia.

“O cacau é muito mais do que o ingrediente principal de chocolates, bolos e sobremesas. Ele pode ser usado em pratos salgados e drinks. Dessa forma, as pessoas aproveitam os bioativos da fruta, como os flavonoides, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras, sem exagerar no açúcar”, explica a professora do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição do ecossistema Ânima.

A lista de benefícios no organismo é ampla e Marcella aproveita as celebrações de Páscoa, para enumerar os principais as vantagens do consumo.

1. Efeito antioxidante

O cacau é uma das fontes mais ricas em antioxidantes, como os polifenóis e flavonoides, que combatem os radicais livres, reduzem o estresse oxidativo e previnem danos celulares, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas.

2. Saúde cardiovascular

Os flavonoides presentes no cacau ajudam a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial e aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos. Além disso, o cacau ajuda na redução dos níveis de colesterol LDL (“ruim”) e aumento do HDL (“bom”).

3. Humor e função cerebral

O cacau contém substâncias como a teobromina, a feniletilamina e a anandamida, que estimulam a produção de serotonina e endorfina, promovendo sensação de bem-estar. Os flavonoides também beneficiam a cognição e a memória.

4. Minerais essenciais

O cacau é rico em minerais como magnésio, ferro, cálcio, zinco e potássio, que são importantes para a saúde óssea, muscular e do sistema nervoso.

5. Ação anti-inflamatória

Os compostos bioativos do cacau têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir inflamações crônicas no organismo, associadas a diversas doenças.

6. Proteção da pele

Os flavonoides do cacau podem melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, além de protegê-la contra os danos causados pelos raios UV.

Menos estresse e mais energia

Os efeitos do cacau no organismo, continua a professora do UniCuritiba, incluem a redução do estresse e o aumento de energia. “A teobromina e uma pequena quantidade de cafeína presentes no cacau podem fornecer um leve efeito estimulante e melhorar o estado de alerta. O cacau também ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo relaxamento e bem-estar”, explica.

Com tantas boas notícias a respeito do cacau, a nutricionista Marcella Oliveira alerta: “Estamos falando do cacau puro e não do chocolate. Chocolates ao leite ou branco, por exemplo, contêm menos cacau e mais açúcar e gordura, o que pode anular muitos desses efeitos positivos.”

Mais cacau no dia a dia

Criatividade não falta na hora de usar o cacau. Confira receitas que têm a fruta ou o pó na lista de ingredientes e divirta-se descobrindo novos sabores.

CARNE DE PANELA COM CACAU

Ingredientes

· 1 kg de patinho cortado em cubos médios
· Sal e pimenta-do-reino a gosto
· 1 colher (sopa) de óleo
· 200 g de cebola picadinha
· 3 dentes de alho picadinhos
· 120 ml de vinho tinto seco
· 500 ml de tomate sem sementes picadinho
· 2 folhas de louro
· Alecrim picadinho a gosto
· 1 pau de canela
· 300 g de batata em cubos
· 150 g de cenoura cortada em meia lua
· 50 g de ervilha congelada
· 2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 fio de azeite

Modo de preparo

Tempere a carne com sal e pimenta. Doure na panela de pressão com óleo, pingando água para não queimar. Acrescente a cebola, o alho e deixe dourar. Junte o vinho para soltar o “agarradinho” do fundo da panela. Adicione os tomates, louro, alecrim e a canela. Cubra com água, tampe e cozinhe por 15 minutos após pegar pressão.

Retire a pressão, descarte o louro e a canela. Adicione as batatas e as cenouras e cozinhe por mais 5 minutos. Junte a ervilha e o cacau, cozinhando até os legumes estarem macios e o caldo, encorpado.

DRINK CREMOSO DE CACAU

Ingredientes

· 100ml de polpa de suco abacaxi (pura descongelada)]
· 1 colher (chá) de cacau em pó
· Suco de 1 limão siciliano (opcional para deixar o drink menos adocicado)
· 1 colher (chá) de coco ralado sem açúcar
· 2 colheres de chá de melado de cana
· 5 pedras de gelo

Modo de preparo

Em uma coqueteleira, coloque o suco de abacaxi (polpa descongelada) e o cacau em pó. Bata a mistura com um mixer para misturar bem os dois ingredientes e deixar a bebida mais homogênea. Em seguida acrescente o suco do limão siciliano, o coco ralado e o melado de cana.
Adicione o gelo, tampe a coqueteleira e chacoalhe até resfriar a bebida por completo. Coe a mistura e sirva. Se quiser, finalize com nibs de cacau.

SUCO DE CACAU

Ingredientes

· 200g de polpa de cacau congelada
· 150ml de água
· 1 xícara (chá) de frutas vermelhas congeladas
· 1 colher (café) de canela em pó

Modo de preparo

Bata a polpa do cacau com a água e a canela em pó. Acrescente as frutas vermelhas e bata novamente. Sirva e beba em seguida.

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Estudantes de Coronel Vivida participam de Rodas de Leituras

0

Estudantes de Coronel Vivida participam de Rodas de Leituras

Atividades gratuitas acontecem entre 22 e 24/04 em dois colégios públicos; objetivo é estimular crianças, jovens e adultos a ter mais contato com os livros

Cerca de 200 estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Tancredo Neves e da Escola Municipal Vista Alegre – ambos de Coronel Vivida (PR) – vão participar de 15 Rodas de Leituras nos dias 22, 23 e 24 de abril. As ações pretendem incentivar crianças, jovens e adultos da rede pública de ensino a ter mais contato com os livros e estimular o hábito da leitura.

As atividades são gratuitas e acontecem em locais e horários variados; nas próprias salas de aula ou nas bibliotecas das escolas. Os trabalhos serão conduzidos pela atriz e mediadora de leitura Fabiane de Cezaro e integra o projeto cultural De Papel e(m) Papel: personagens célebres em múltiplas linguagens.

“Essa iniciativa começou em agosto de 2024. Já passamos por diversos colégios de Coronel Vivida e Dois Vizinhos e seguimos nesses municípios até maio de 2025. As ações contemplam 400 rodas de leitura, 100 contações de histórias, doações de livros e acontecem nos colégios públicos. Ao todo, devemos impactar cerca de 18 mil pessoas”, explica a idealizadora do projeto, Fabiane de Cezaro.

Como vai funcionar

As dinâmicas das Rodas de Leituras em Coronel Vivida envolvem a apresentação das obras a serem debatidas, o enredo e o contexto histórico. Os participantes ficarão posicionados com as cadeiras em círculo para que todos possam se ver.

Em seguida, a mediadora entrega cópia do texto para que todos acompanhem a leitura em voz alta. Também serão exibidos trechos de filmes, imagens e músicas que abordam os personagens dos livros.

“Para compartilhar ideias, referências, vivências e praticar o exercício da escuta, vamos conversar com as pessoas e ouvir as impressões de cada um sobre o material apresentado”, enfatiza Fabiane.

Variações de um clássico

A ideia central do projeto é apresentar obras clássicas e personagens icônicos da literatura brasileira em diferentes linguagens artísticas; são elas: Capitu (Dom Casmurro, 1899) de Machado de Assis; João Grilo (Auto da Compadecida, 1955) de Ariano Suassuna; Odorico Paraguaçu (O bem-amado, 1962) de Dias Gomes; Tieta (Tieta do agreste, 1977) de Jorge Amado entre outros.

Dessa forma, os estudantes poderão conhecer as várias possibilidades de leituras de um clássico e ver como essas narrativas transitam entre diferentes linguagens artísticas como cinema, música, séries, artes visuais, exposições, artigos acadêmicos e histórias em quadrinhos.

Doações de livros

Para que os moradores locais também desfrutem do maravilhoso hábito da leitura, o projeto cultural De Papel e(m) Papel: personagens célebres em múltiplas linguagens fará a doação de livros às bibliotecas públicas municipais e das instituições atendidas em Coronel Vivida e Dois Vizinhos.

“Queremos que as pessoas tenham acesso às obras compartilhadas nas Rodas de Leituras, que visitem as bibliotecas e que possam emprestá-las gratuitamente. Pretendemos instigar a imaginação por meio da experiência leitora, além de estimular a circulação de leitores assíduos nas bibliotecas de Coronel Vivida”, complementa Fabiane de Cezaro.

Com realização da Pinguim Produções, o projeto cultural De papel e(m) papel: Personagens célebres em múltiplas linguagens foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná, e tem o apoio da Copel.

Ovos de Páscoa de Capivara, de Pinhão e de Pão de Mel são algumas das novidades na D’Fuhrmann Chocolates

0

Ovos de Páscoa de Capivara, de Pinhão e de Pão de Mel são algumas das novidades na D’Fuhrmann Chocolates

Símbolos de Curitiba prometem adoçar a mesa paranaense na Páscoa deste ano; chocolateria artesanal inova sem perder a tradição

A produção de Páscoa na D’Fuhrmann Chocolates está repleta de novidades. Ovo Capivara, Ovo Pinhão, Ovo Ninho, Ovo Dino, alfajores e Ovo Pão de Mel Alemão [macio e recheado com doce de leite cremoso] são algumas das delícias que já encantam crianças e adultos.

Além dessas inovações que custam a partir de R$ 30, a tradicional chocolateria artesanal de Curitiba – que equilibra delicioso sabor suave e pouco doce – trouxe novamente ao catálogo os Ovos de Colher. Dessa vez, eles retornaram com recheios variados [o de cereja tem sido o preferido], sabores sofisticados e texturas que agradam diferentes paladares.

Outra atração da marca é a linha de biscoitos decorados. Um dos produtos mais procurados deste ano é a placa de biscoito do Coelho Bubi; que pode ser colorida em família, utilizada como enfeite nas mesas de Páscoa e degustada por várias pessoas.

Cestas com ingredientes selecionados, barras de chocolate e ovos – sob encomenda – com recheios de Bolo de Cenoura, Dois Amores, Brigadeiro, Cereja, Trufado ao Leite e Trufado Meio Amargo completam o portfólio de novidades.

“Tudo aqui é feito manualmente, em edições limitadas e com sabores únicos. Há receitas que estão na família há mais de 100 anos e são sucesso de vendas. São anotações que vieram da Alemanha, junto com nossos antepassados”, conta a chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski, responsável pelo planejamento e produção da empresa.

25 anos de sabor

Completando 25 anos de atividades em 2025, a D’Fuhrmann Chocolates tem uma linha de produtos feita para quem possui algum tipo de restrição alimentar. “Pensamos na família toda. Por isso, temos opções de produtos sem glúten, sem açúcar e sem lactose”, destaca a empresária.

Outro ponto diferenciado da chocolateria artesanal são os invólucros. Eles utilizam menos embalagens, otimizam espaço, trazem chocolate para partilhar (drágeas, cookies, nuts glaceadas, barras variadas em formatos criativos), estão em novos tamanhos e formatos delicados.

“Costumo dizer que temos chocolates para todos os gostos, bolsos e períodos do ano. Isso oxigena nossas lojas e faz com que os atuais e novos consumidores visitem os pontos de vendas com regularidade, ao longo de todo ano e sempre em busca de novidades. E todos buscam o blend característico da marca [sabor suave e pouco doce], o que é muito positivo”, relata Selma.

Inspiração europeia

Inspirada no mercado europeu, a Páscoa deste ano na D’Fuhrmann Chocolates começou a ser desenvolvida já no segundo semestre de 2024, quando a empresária Selma Maria Fuhrmann Dembiski esteve na Bélgica em busca de inovações e soluções criativas para o setor.

Vem daí o conceito – já muito presente na empresa – da experiência e partilha, também o uso de menos embalagem e maior valorização do produto artesanal: feito gota a gota, laço a laço.

A imersão na Europa também mostrou que o consumidor está cada vez mais focado em produtos saudáveis; como os chocolates com maior porcentagem de cacau e menos aditivos industrializados. “É uma alegria dizer que nossos produtos têm justamente o que o consumidor prefere”, complementa a chocolatier.

Como conservar o chocolate

Para manter os chocolates sempre macios, com cheirinho delicioso e sabor inigualável, a D’Fuhrmann recomenda que os consumidores armazenem os produtos em locais frescos e secos (entre 18ºC e 22ºC).

Outras sugestões são deixar os chocolates fora da geladeira – para não alterar a textura e o sabor – e mantê-los nas embalagens originais para proteger da umidade. “São cuidados simples e que podem ser feitos em qualquer residência. Assim, é possível degustar essas delícias com o mesmo sabor de quando eles foram produzidos na fábrica”, destaca a chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski.

Sobre a D’Fuhrmann Chocolates

A D’Fuhrmann Chocolates é uma empresa curitibana com suas origens na tradição alemã. Está no mercado há 25 anos e oferece ampla variedade de chocolates artesanais, com elevada qualidade e sabor único (pouco doce).

Empresa familiar, a D’Fuhrmann Chocolates tem em seu comando a empresária e chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski, que sempre participa de feiras e cursos no Brasil e na Europa.

Além da loja virtual, a www.dfuhrmannchocolates.com.br tem três unidades físicas em Curitiba. A matriz e a fábrica ficam no Eixo Rodoviária-Aeroporto, no Uberaba (Comendador Franco, 5050). A chocolataria possui um ponto de vendas na Galeria Suissa (no Centro de Curitiba) e outra filial que atende os turistas e a região no Mercado Municipal de Curitiba.

Tecnologia da Bindflow potencializa experiência de treino e performance na Surf Center

0

Tecnologia da Bindflow potencializa experiência de treino e performance na Surf Center

Com solução de automação e monitoramento, empresa curitibana oferece mais segurança e personalização para os atletas e amantes do surf

A operação inteligente da Surf Center, rede exclusiva de clubes de ondas e única tecnologia de piscinas de ondas para surf 100% brasileira, conta com um diferencial tecnológico de ponta: a solução desenvolvida pela Bindflow, empresa curitibana especializada em inovação e automação. Por meio de um sistema que integra sensores, automação e análise de dados em tempo real, a tecnologia permite o controle preciso das ondas, a personalização dos treinos e maior segurança para atletas e amantes do surf, levando o esporte indoor a um novo patamar de excelência.

“Construímos um sistema que permite que o professor crie, direcione e execute ondas personalizadas, inclusive em sequência. É possível colocar todos na piscina e programar quais ondas serão executadas para cada aluno”, explica Orlando Martins, Diretor de Operações da Bindflow.

O sistema atua como uma ponte entre os equipamentos físicos e os comandos digitais, unindo Tecnologia da Automação (TA) com Tecnologia da Informação (TI). A plataforma oferece aos instrutores um painel completo de controle via tablet, que permite acompanhar o desempenho e adaptar os treinos conforme o progresso dos alunos.

Outra tecnologia que a Bindflow está desenvolvendo são as pulseiras inteligentes, que ampliam ainda mais a segurança. Os alunos utilizarão as pulseiras que se comunicam com sensores instalados na piscina e a onda só será liberada quando o aluno atingir o ponto ideal de ativação. Isso evita disparos fora de hora e garante que a programação definida pela Surf Center seja respeitada com precisão.

“Mesmo que o aluno tente se adiantar em relação à programação do professor, a onda só será disparada no momento exato em que ele passar pelo sensor. Isso proporciona uma experiência segura e sob controle, tanto para iniciantes quanto para atletas avançados”, destaca Martins.

A Surf Center é uma rede exclusiva de clubes de ondas, única tecnologia de piscinas de ondas para surf 100% brasileira, oferecendo estrutura de alto padrão para surfistas e entusiastas do esporte, com um centro de treinamento completo para a prática de diferentes modalidades. A unidade de Curitiba, em fase de conclusão de obras, tem previsão de lançamento para julho de 2025. Ribeirão Preto e São Paulo serão entregues em 2027. Os sócios de diferentes localidades poderão surfar em qualquer uma das unidades do clube. A expectativa é inaugurar mais de 20 novas unidades até 2032.

Todas as unidades da rede contarão com a tecnologia da Bindflow. “Nosso papel é garantir que o clube inteiro funcione de forma integrada, segura e personalizada”, finaliza o diretor de operações.

Sobre a Bindflow — Criada em 2021, a Bindflow oferece cinco frentes de soluções tecnológicas: RCO (Controle Remoto de Equipamentos e Simuladores), FisioTeraPlay (saúde), BindTrack (gestão logística), Desenvolvimento de Softwares (Softhouse) e BindInntechs (soluções financeira/contábil). No portfólio, a empresa com sede em Curitiba, desenvolveu soluções para a L’oreal Paris e Eco Salva, a Rumo, a rede de supermercados Condor e a Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul). Em seu segundo ano de vida, a BindFlow registrou crescimento superior a 400%. O propósito da empresa é oferecer produtos diferenciados a partir de amplo conhecimento técnico e criatividade, tendo em foco também o desenvolvimento pessoal. Mais informações pelo telefone (41) 99933-4587, pelo e-mail contato@bindflow.com.br e pelo site: https://bindflow.com.br/.

JBS abre processo seletivo para mais de 400 oportunidades em 10 cidades no Paraná

0

JBS abre processo seletivo para mais de 400 oportunidades em 10 cidades no Paraná

Vagas estão disponíveis tanto para profissionais quanto para estudantes

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está com 407 oportunidades de emprego abertas em 10 cidades do Paraná – Rolândia, Santo Inácio, Carambeí, Lapa, Jacarezinho, Santa Fé, Campo Mourão, Jaguapitã, Cambé e Pinhais . As vagas estão distribuídas em diferentes segmentos, abrangendo funções administrativas, técnicas e operacionais. Há ainda oportunidades para estagiários e aprendizes. Para a maior parte das vagas operacionais não é necessária experiência profissional prévia.

Os interessados podem consultar os tipos de vagas e os pré-requisitos para cada caso por meio do site www.jbs.com.br/carreiras. Candidatos podem entrar em contato (confira a tabela abaixo) ou se apresentar presencialmente na unidade de interesse.

A empresa oferece oportunidades para diferentes turnos. Os benefícios ofertados incluem vale-alimentação, cesta de assiduidade, refeição no local, seguro de vida, Wellhub ou TotalPass, telemedicina e participação nos lucros (PPR), além de acesso ao transporte fretado.

Multinacional de origem brasileira com atuação em mais de 20 países, a JBS conta, atualmente, com mais de 280 mil colaboradores. No Paraná, o grupo conta com mais de 14 mil colaboradores, sendo uma das grandes empregadoras do estado.

Enviar currículos para:

Rolândia
arthur.cavalcante@seara.com.br

Santo Inácio
thiago.antonio@seara.com.br / (44) 98458-0125

Carambeí
janaina.rosana@seara.com.br / (42) 9874-5022

Lapa
elonir.grabin@seara.com.br

Jacarezinho
presencialmente / www.jbs.com.br/carreiras

Santa Fé
(44) 99112-8584

Campo Mourão
(44) 99162-5376

Jaguapitã
thalita.aguiar@seara.com.br

Cambé
presencialmente / www.jbs.com.br/carreiras 

Pinhais
presencialmente / www.jbs.com.br/carreiras

Sobre a JBS no PR

A JBS possui operação em 11 cidades do Paraná, entre fábricas e centros de distribuição das unidades de negócios, conta com mais de 14 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

Padaria Requinte prepara opções especiais para o Dia das Mães

0

Padaria Requinte prepara opções especiais para o Dia das Mães

Neste Dia das Mães, a Padaria Requinte preparou uma seleção especial de produtos para tornar a data ainda mais inesquecível. Com opções de presentes deliciosos, como cestas gourmet e bolos exclusivos, a padaria oferece alternativas perfeitas para quem deseja expressar carinho e gratidão de uma maneira única. Seja para o café da manhã ou para uma celebração com a família, a Requinte tem o presente ideal.

Com 40 anos de história e experiência, a Padaria Requinte se consolidou como referência em Curitiba, encantando gerações com seus produtos frescos e saborosos.

Ao longo dessas quatro décadas, a padaria se tornou uma verdadeira referência de quem busca qualidade e tradição em cada detalhe, seja para um simples lanche ou para ocasiões especiais como o Dia das Mães. A experiência acumulada ao longo dos anos garante que a Requinte continue a oferecer produtos que atendem às expectativas de seus clientes, sempre com o cuidado e dedicação que marcaram sua trajetória.

“O Dia das Mães é uma data muito especial para nós, e queremos continuar proporcionando momentos inesquecíveis. São 40 anos de história e a Requinte tem orgulho de, mais uma vez, ser parte dessa celebração tão importante”, comemora a diretora e fundadora da Padaria Requinte, Fátima Cazella,

A gerente de operação e inovação, Gabriella Dreher, explica que “cada cesta, cada bolo, foi pensado com todo carinho para tornar essa data ainda mais deliciosa e significativa.

As encomendas podem ser feitas diretamente nas unidades da padaria ou através do site oficial e dos canais de atendimento via WhatsApp.

Serviço:

Padaria Requinte

R. Francisco Rocha, 1809, Champagnat.
R. Recife, 34, Cabral
www.padariarequinte.com.br
WhatsApp (41) 3335-3134

Opções de Presentes para o Dia das Mães:

Cesta Encanto da Manhã – R$ 280,00
* Caneca Dia das Mães (acompanha linda caixa presente)
* Caixa personalizada
* Lua de mel
* Pão de cebola
* Pão de pesto
* Mini broa integral
* Mini dog
* Geleia Requinte
* Bolo de limão
* Biscoito de goiabinha
* Broinha aerosa
* Pasta de tomate seco
* Suco Requinte
* Mamão
* Pão de queijo
* Tábua de frios (Queijo gouda, blanquet, queijo minas, salame e queijo prato)
*
Cesta Abraço de Amor – R$ 379,00

* Doguinho recheado
* Pão de castanhas
* Mini pão australiano
* Mini sonho de brigadeiro
* Geleia Requinte
* Bolo de laranja
* Broinha portuguesa
* Pão de minuto
* Pasta de frios
* Carolina de creme
* Caneca Dia das Mães (acompanha linda caixa presente)
* Pão de queijo
* Tábua de frios
* Prato de cristal com frutas
* Cappuccino 3 corações 260ml
* Iogurte Nestlé
* Suco Requinte
* Granola sachê
* Cesta de crochê nas cores

Bolo Cocada de Abacaxi – R$ 110,80/kg

* Massa de pão de ló branco, recheado com cocada fresca cremosa, leite condensado, abacaxi em pedaços e nata
* Cobertura de creme de baunilha e coco queimado
* Decorado com abacaxi e cereja

Dia das Mães: Boticário lança campanha inspirada na jornada das tentantes

0

Dia das Mães: Boticário lança campanha inspirada na jornada das tentantes e consolida posicionamento de marca que dá voz a dores reais

Além do curta-metragem e ações 360°, traz conteúdos educativos e acolhedores em parceria com B2Mamy. A marca que já falou sobre cansaço e julgamento maternos, agora destaca os desafios, a solidão e as dificuldades das mulheres que estão tentando engravidar

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 1 a cada 6 casais tem dificuldade para engravidar. Em um cenário de poucas informações, pouco acesso aos tratamentos e muito silêncio é que se encontram as tentantes – pessoas de diferentes realidades socioeconômicas e configurações familiares com uma narrativa em comum: o desejo de maternar.

Considerando esse contexto e um tema ainda pouco explorado, O Boticário aborda a trajetória das mulheres tentantes na campanha de Dia das Mães de 2025. Em uma de suas maiores produções cinematográficas, o Boticário propõe o rompimento do silêncio, que piora muito a jornada das tentantes com sensibilização. Com parceria com B2 Mamy, são quatro episódios de videocast com especialistas, histórias reais e comunidade no WhatsApp para as tentantes.

Dando sequência à abordagem de temas sensíveis e socialmente relevantes para as mães, este ano o filme “Planos”, criado pela AlmapBBDO, em formato de curta-metragem com quase 4 min e embalado por adaptação de ‘Dreams’, da banda The Cranberries, retrata a vivência diária de uma mulher que sonha, imagina e planeja nos detalhes uma gravidez, porém sem sucesso, passando por uma rotina que pode ser cheia de momentos sensíveis e desafiadores.

A cada tentativa frustrada e necessidade de mudança de rota, a personagem reflete a dura estatística sobre o impacto psicológico: mesmo com um percentual de falha biológica equânime entre gêneros (40% para homens e mulheres), as cobranças sociais recaem, em sua maioria, sobre as mulheres. Mas, ao final, a mensagem de acolhimento é que elas não estão sozinhas e que o amor tem sempre um plano, conceito trabalhado em toda a campanha. Produzido pela MyMama, o filme, com lançamento em horário nobre na TV, também pode ser conferido na íntegra no YouTube e nas redes sociais da marca.

Nos últimos 3 anos, a marca retratou nas campanhas, em parceria com a agência, narrativas fortes e verdadeiras sobre a maternidade, como o cansaço do puerpério, os julgamentos sofridos na primeira infância e as tormentas da adolescência – temáticas que explicitam o que há de mais real nessa jornada, mostrando os desafios sentidos pelas mães atestando que o Boticário encara a maternidade real.

Neste ano, a marca representa a história de muitas famílias, ao contar que a jornada da maternidade apresenta desafios mesmo antes da concepção.

“Muitas tentantes passam pelo processo de tentar engravidar sozinhas, o que torna a dor ainda maior. O nosso objetivo com essa campanha é explicitar a realidade dessa jornada que, muitas vezes, não acontece da maneira como acreditamos e começa quando uma mulher projeta o sonho de ser mãe. Ao se deparar com a dificuldade para gestar, muitas mulheres internalizam a frustração e a culpa e vivem esse momento em silêncio. Abrir conversa sobre esse assunto é legitimar essa realidade, acolhendo genuinamente e dando visibilidade para pessoas e famílias que passam por esse processo. O filme de campanha retrata apenas um recorte das inúmeras realidades vivenciadas por elas; por isso, muito além de contar e elucidar essa história, iremos realizar iniciativas de acolhimento e informação para as mulheres tentantes”, declara Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Para materializar o tema potente e ainda pouco explorado escolhido pelo Boticário, “neste ano, abordar mais esse tema social sensível é reconhecer a maternidade que também começa no desejo de ser mãe. O filme reforça que essas mulheres não estão sozinhas e mostra que elas já vivem a experiência de ser mãe, mesmo antes do positivo, pensando em nomes, imaginando vivências e fazendo planos. É uma homenagem cheia de empatia, força e acolhimento”, diz Camilla Massari, vice-presidente de atendimento e negócios da AlmapBBDO. Informação e cuidado com as tentantes

Para além da campanha, O Boticário oferece informações confiáveis e garante acolhimento das tentantes. Junto à B2Mamy, a maior comunidade de mães do Brasil, a marca disponibiliza conteúdos educativos sobre o tema em formato de videocast, além de um grupo no WhatsApp como espaço seguro e acolhedor para troca de experiências. Visando aprofundar a conversa sobre o tema, a série será lançada no dia 18/04, com quatro episódios de duração média de 40 min, onde as convidadas trazem discussões sobre as principais temáticas da campanha. Pílulas de conteúdos com trechos selecionados também serão veiculados nas redes sociais oficiais do Boticário e dos convidados, ampliando o alcance e incentivando a conversa em diferentes plataformas.

Com sua expertise em criar espaços de escuta, pertencimento e fortalecimento materno, B2Mamy foi fundamental para garantir que a narrativa fosse construída com sensibilidade, representatividade e impacto real. “Um projeto que une comunicação e impacto social na prática é o que a gente acredita ser capaz em deixar um legado positivo nesse mundo. É uma honra poder estar nele com tantas outras mulheres que se importam”, afirma Dani Junco, co-fundadora e CEO do B2Mamy.

A série de videocast abre espaço para um diálogo necessário sobre a jornada da maternidade e os desafios enfrentados por mulheres tentantes. No primeiro episódio, “Tentantes. Precisamos falar sobre isso – e por que ninguém falou antes?”, a apresentadora Dani Junco conversa com a dra. Liliana Seger, psicóloga e com a atriz Mariana Rios sobre os aspectos sociais, emocionais e fisiológicos desse momento muitas vezes marcado pelo silêncio. Os episódios seguintes aprofundam o tema: o segundo trata da infertilidade, do papel da família e dos tipos de tratamento com a dra. Melissa Cavagnoli, médica e a influenciadora Sheila Mattos; o terceiro discute a pressão social e a importância da rede de apoio com as influenciadoras Fernanda Terra e Aline Dini; e o quarto episódio encerra a temporada com histórias inspiradoras de maternidade por adoção e ovorecepção, com Julyanne de Moraes e Dórian Perez, ampliando o olhar sobre diferentes caminhos rumo à maternidade.

Além disso, entendendo a potência do acolhimento entre mulheres que vivem experiências semelhantes, o Boticário lança, no dia 14 de abril, um grupo gratuito no WhatsApp voltado exclusivamente para tentantes, com curadoria da B2Mamy. Com capacidade para até 200 participantes, o espaço será um ambiente seguro para trocas, escuta ativa e apoio mútuo. A entrada será feita por meio de uma landing page, e a dinâmica contará com interações diárias, conduzidas pela marca, visando manter o grupo acolhedor e informativo. Essa ação nasce do desejo de criar uma rede genuína de suporte, onde as tentantes possam se sentir compreendidas, acompanhadas e, acima de tudo, menos sozinhas nessa jornada. “O lançamento do grupo de acolhimento no WhatsApp e a produção de uma série de videocast em parceria com B2Mamy, são passos fundamentais para transformar um tema invisível em pauta. É assim que enxergamos o nosso papel e estamos construindo com verdade as campanhas de Dia das Mães, e outras datas comemorativas, sempre levantando conversas relevantes para a sociedade e por muitas vezes ainda pouco faladas, principalmente por marcas”, finaliza Carolina Carrasco.

Tentantes reais

Como protagonista da campanha nas redes sociais, o Boticário convidou Mariana Rios para aterrizar no tema de maneira proprietária e capaz de atingir ainda mais público. Recentemente, a atriz compartilhou publicamente sobre a jornada de ser uma mulher tentante e abriu conversa para que diversas mulheres se sentissem acolhidas e vistas, diante de um assunto tão invisível para a sociedade. “Mariana Rios abordou o tema de maneira muito sensível, pelo ponto de vista de quem está passando por essa situação, por isso acreditamos que ela seja a pessoa ideal para dar força e representatividade a tantas mulheres que enfrentam o mesmo caminho”, completa Carol Carrasco. Além da campanha com ações online e offline, a marca pensou uma estratégia 360°, com squad de influenciadores que vivenciam ou vivenciaram a jornada de ser tentante, para trazer ainda mais potência para o tema.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Tributo ao Dream Theater com músicos do Angra e Massacration chega a Curitiba

0

Apresentação acontece no dia 19 de abril, às 22h, no Hard Rock Cafe Curitiba

Um supergrupo formado por músicos renomados no Brasil e no exterior apresenta, em abril, um tributo especial à banda de rock progressivo Dream Theater. O espetáculo conta com clássicos como Pull Me UnderMetropolis Pt. 1 e A Change of Seasons. A apresentação será no dia 19 de abril, às 22h, no Hard Rock Cafe Curitiba.

A formação reúne Bruno Sutter, Felipe Andreoli, Marcelo Barbosa, Rodrigo Silveira e Daniel Jorge. Com técnica apurada e respeito ao legado do Dream Theater, os músicos recriam com fidelidade a complexidade e a intensidade das composições da banda americana. Mais do que uma homenagem, o show é uma experiência imersiva, voltada tanto aos admiradores do Dream Theater quanto aos fãs de rock progressivo e de grandes performances ao vivo.

O público poderá vivenciar a excelência técnica e a presença de palco de artistas que já conquistaram plateias em diferentes países.Os ingressos custam R$ 110,00 e podem ser adquiridos pelo Disk Ingressos.

A ação faz parte da programação especial de aniversário do Hard Rock Curitiba, que, ao longo do ano, apoia mais de 30 shows internacionais em diversos palcos da cidade.

Serviço

Dream Theater Tribute

Data: 19 de abril

Horário: às 22h
Local: Hard Rock Cafe Curitiba
Valores: R$ 110,00

Ingressos e mais informações: https://www.diskingressos.com.br/event/9243 

SOBRE O HARD ROCK CAFE CURITIBA

Inaugurado em 2015, o Hard Rock Cafe Curitiba realiza em torno de 1.460 shows anuais. Instalada no bairro do Batel e com capacidade para receber simultaneamente 1.000 pessoas, a maior unidade da marca no Brasil já recebeu mais de 3 milhões de clientes desde sua abertura. O empreendimento conta com áreas para atender a vários formatos de eventos (corporativos e sociais), além de uma das lojas mais completas do Hard Rock. Mais informações: www.hardrockcafe.com/location/curitiba/.