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Edital: COMUNICADO DE ABANDONO EMPREGO

BASTA & BASTA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, estabelecida na cidade de Maringá/PR, à Avenida Sofhia Rasgulaeff, 1523,CEP 87.033-400, devidamente inscrita no CNPJ/MF 05.702.308/0002-83 convoca a colaboradora TALITA MIRANDA DE BONFIM PADILHA, CTPS 2913719 séries 0040, a comparecer em sua sede no prazo máximo de 24 (vinte e quatro horas) sob pena de configurar abandono de emprego, sujeito às penalidades previstas no art. 482 da CLT.

Por ser expressão da verdade, assino a presente.

Maringá-PR, 18 de Outubro de 2022


BASTA & BASTA LTDA
MARILIA GABRIELA PASSOS BASTA – Sócia

Mais de 160 universidades estrangeiras estarão em Curitiba em busca de estudantes brasileiros

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Mercado de cursos de graduação e pós-graduação no exterior movimenta US$ 1,3 bilhão ao ano; evento aproxima candidatos e instituições de ensino internacionais

Na terça-feira, 18 de outubro, Curitiba recebe mais de 160 universidades do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e outros seis países com oportunidades para estudantes brasileiros. O Gradeup University Day, evento gratuito realizado pela Gradeup Education Consultancy, reúne as mais prestigiadas instituições de ensino superior estrangeiras com candidatos a uma vaga em seus programas de graduação e pós-graduação. Esse é um mercado que movimenta mais de US$ 1,3 bilhão todos os anos, de acordo com a Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta) – e que ajuda a movimentar economias em todo o mundo por meio da qualificação profissional.

Em busca de uma formação fora do país, mais de 400 mil brasileiros já fizeram intercâmbio, ainda segundo informações da Belta. O objetivo dessas pessoas é ter uma experiência no exterior, seja ela educacional ou profissional. Para o diretor da Gradeup, Leonardo Trench, esse tipo de vivência é uma ótima oportunidade tanto para quem quer seguir carreira em outro país quanto para quem quer se aperfeiçoar para ser mais competitivo no mercado de trabalho nacional. “Cursar um programa em uma das melhores universidades do mundo é uma decisão que vale como aprimoramento pessoal, não importa qual é seu objetivo. Quem volta de um período como esse tem muito mais chances de se inserir no mercado de trabalho seja aqui, seja em qualquer parte do mundo”, avalia.

Embora instituições de todo o planeta tenham programas voltados a estudantes estrangeiros, alguns países têm a preferência dos candidatos. Os Estados Unidos, por exemplo, recebem boa parte desse contingente. O Reino Unido, com instituições como Oxford, Cambridge e St. Andrews – onde estudou o príncipe William -, vem logo a seguir. “Esses destinos e essas universidades têm uma tradição de receber alunos estrangeiros já há algum tempo, com estrutura para isso, além de figurarem entres as melhores instituições do mundo. Quem estuda lá também alcança um melhor nível de empregabilidade”, explica Trench.

No Gradeup University Day, os estudantes terão a oportunidade de conversar com os representantes das universidades e entender como funciona cada um dos programas ofertados por elas, além de se informar sobre possíveis bolsas de estudos. A inscrição é gratuita.

Serviço

Gradeup University Day

Quando: Terça-feira, 18 de outubro, das 16h às 20h

Onde: Design Center – Av. do Batel, 1750 – Curitiba-PR

Inscrições gratuitas: www.gradeup.com.br 

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Sobre a Gradeup

A Gradeup é uma consultoria especializada na preparação e orientação de estudantes e profissionais de todo o Brasil a ingressar em programas acadêmicos das universidades mais prestigiadas do mundo. Com mais de dez anos de experiência em consultoria educacional internacional, a empresa tem parceria com as principais instituições de ensino superior de países como o Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Alemanha, entre outros. Para isso, conta com consultores treinados e qualificados em aconselhamento educacional. Além disso, todo o staff tem experiência acadêmica e profissional no exterior.

Não existe qualidade de vida sem segurança da informação

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Adriana Saluceste*

Quais dados privados seus estão, neste exato momento, sendo compartilhados pelo seu banco, dentista, operador de telefonia, condomínio, plano de saúde e outros serviços cotidianos? Nome, telefone, endereço, CPF, RG, data de nascimento, nomes dos pais – e dos filhos -, informações médicas, saldo bancário… quantos detalhes sobre a sua vida estão, agora mesmo, circulando pelas mais variadas redes e, portanto, suscetíveis a um uso indevido?

É claro que essas são perguntas retóricas, até porque é muito difícil, para o usuário final, responder a indagações como essas. E é por isso que a responsabilidade das empresas sobre a segurança da informação não é e não pode ser assunto apenas dessas empresas. Cada parte da cadeia, da empresa ao usuário final, deve estar ciente das medidas básicas de segurança para evitar o vazamento e o uso ilegal de dados.

Do lado de dentro das corporações, os cuidados adotados para proteger informações sensíveis precisam ser, mais que protocolo, parte da rotina. Hoje, segurança da informação não pode mais ser assunto apenas do time de TI. Todo o corpo de colaboradores e lideranças precisa entender as próprias responsabilidades no processo de proteção aos dados de clientes e fornecedores.

Para isso, uma das estratégias mais comuns é organizar, dentro da empresa, uma infraestrutura robusta de segurança. Além disso, também se faz necessário adotar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). A maior referência para isso é, há muito tempo, a norma ISO 27001. E, à luz dos grandes ataques a bancos de dados que vêm sendo realizados em todo o mundo, essa norma ganha ainda mais relevância, com uma tendência evolutiva, na preparação para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Quando se trata de evitar os ciberataques, as organizações devem se comprometer de fato – e não apenas no discurso – a tomar todas as medidas cabíveis para oferecer àqueles que nelas confiam uma proteção adequada. Controles como comprometimento da alta direção, gestão de riscos, elaboração de políticas, conscientização, processos de auditoria, processos de RH, segurança nas comunicações, gestão de incidente e de continuidade de negócios, gestão da cadeia de suprimento, desenvolvimento seguro, gestão de ativos e de acessos, segurança nas operações, segurança física e do ambiente são, mais que exigências da ISO 27001, uma necessidade.

Já passa do momento, na verdade, de encararmos a proteção de dados como um direito fundamental dos indivíduos na sociedade contemporânea. Afinal, é o trabalho com esses dados que gera boa parte do fluxo de informação necessário para que os grandes negócios da área de tecnologia e inovação se desenvolvam de forma apropriada. As regras relacionadas ao tratamento e armazenamento de dados não são mera formalidade legal. Depende delas a segurança – até mesmo física – de pessoas em todas as partes do planeta.

Se o mundo de hoje é movido à tecnologia; se ela está presente em todos os aspectos da vida; se dela depende o progresso tão imprescindível para a melhoria de qualidade da vida humana; se o mundo só será mais justo e confortável para todos com a aplicação dessa tecnologia… então é papel de quem a promove garantir que todos tenham acesso a ela sem, com isso, arriscar qualquer parte de sua própria privacidade.

*Adriana Saluceste é diretora de Tecnologia e Operações da Tecnobank.

Edital: COMUNICADO DE ABANDONO EMPREGO

BASTA & BASTA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, estabelecida na cidade de Maringá/PR, à Avenida Sofhia Rasgulaeff, 1523,CEP 87.033-400, devidamente inscrita no CNPJ/MF 05.702.308/0002-83 convoca a colaboradora TALITA MIRANDA DE BONFIM PADILHA, CTPS 2913719 séries 0040, a comparecer em sua sede no prazo máximo de 24 (vinte e quatro horas) sob pena de configurar abandono de emprego, sujeito às penalidades previstas no art. 482 da CLT.

Por ser expressão da verdade, assino a presente.

Maringá-PR, 18 de Outubro de 2022


BASTA & BASTA LTDA
MARILIA GABRIELA PASSOS BASTA – Sóci

Uma história de cinema

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Candice Almeida*

Há quase 20 anos, trabalho como professora de Ensino Médio. Sempre fui efervescente defensora de que cada aluno escolha seu caminho. “Sigam seus sonhos”, bradava eu. Naquele tom de conselho e ordem para também conseguir a adesão de plateias. Sempre, claro, com aquele dedo em riste, típico de adultos que acham que sabem muito e, portanto, se surpreendem pouco. Nossa busca como docente é encontrar mecanismos para promover a liberdade para que os alunos sejam quem eles queiram ser. E a vida dá voltas. Eis que minha vez de lidar com a teoria chegou. 

Meu filho abriu mão de uma faculdade de engenharia aeroespacial em uma universidade renomada fora do país em busca de menos paredes e mais horizontes. Fugindo daquele roteiro esperado para vida do brasileiro médio, nem medicina, nem engenharia, nem direito ele quis. Numa tentativa de conciliar aptidões com desejo, resolveu escrever uma história no cinema. O roteiro adaptado está se transformando em um pra lá de original. E o desafio da docência se une com o desafio da maternidade. 

Assim como tantos dos meus alunos, meu filho busca fazer parte de algo, busca contatos e experiências que tirem nosso fôlego, desafiam nossos cérebros e preenchem o coração. Afinal de contas, verdade verdadeira mesmo é que buscamos reconhecimento acima de tudo. 

E o que posso fazer por ele e por tantos alunos que (ainda bem) fogem dos padrões é ajudá-los a sonhar com o futuro deles, um sonho de liberdade. Pois desgraça mesmo é imaginar um mundo em que todos estejam submetidos ao mesmo horizonte. Isso sim é um filme de terror. Corra, Lola, corra!

Em um país com tanto déficit de cidadania, confesso que é um alento ver meus pupilos debruçados sobre a cultura, esse conjunto de práticas, técnicas, símbolos e valores que só existe pois “a vida não basta”, como bem disse Ferreira Gullar. Esse grupo tem um mundo aí a ser transformado, um país a ser construído. Uma tropa de elite cuja função é modificar a elite da tropa. Claro que não é fácil. O “siga seu desejo e seja feliz” desconsidera o patriarcado, a desigualdade, os privilégios, ou seja, é um imperativo cultural fonte de sofrimento. Nosso papel, portanto, de mestres e exemplos é mostrar que o desejo também é uma invenção que acontece a cada dia, não só baseado no passado e nas nossas histórias, mas também ao vento de encontros, oportunidades e acasos. Como bem disse o gênio Ariano Suassuna, histórias difíceis de serem vividas são ótimas de serem contadas.

Há muitas coisas em falta no mundo, uma delas é jovens corajosos. Que cada um promova sua própria festa de Babette. E viva o cinema que ganhou mais um defensor ardoroso dessa arte. A mim, como professora e mãe, só resta aplaudir tamanha decisão. Serei a primeira a comprar a pipoca. Um touro indomável está à solta. Eu acredito na vida antes da morte. E sempre, claro, lembrando de Guimarães Rosa, viver é realmente muito perigoso. Verdades absolutas também são. E que se inicie o filme!

*Candice Almeida, professora de Redação do Colégio Positivo e assessora pedagógica de Redação no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo.

Sebrae e Sistema Positivo fecham parceria inédita para oferecer educação empreendedora a alunos do Ensino Médio

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Em parceria exclusiva, material desenvolvido com Sistema Positivo de Ensino aproxima jovens de todo o Brasil do empreendedorismo e da realidade do mercado de trabalho

A partir de 2023, mais de 90 mil estudantes do Ensino Médio de colégios conveniados ao Sistema Positivo de Ensino poderão optar por encarar o “Missão: empreender”, resultado de mais de um ano de adaptação do material didático, desenvolvido junto ao Sebrae/PR. Para isso, já em outubro deste ano, professores do Sistema Positivo passarão por uma formação focada nos principais conceitos e ideias abordados.

Para a coordenadora editorial do Sistema Positivo de Ensino, Milena dos Passos Lima, trata-se de um passo importante para o projeto de Novo Ensino Médio da marca. “O empreendedorismo é um dos eixos do Novo Ensino Médio e, ao mesmo tempo, o Sebrae é a referência em educação empreendedora no país. Então achamos significativo unir as duas coisas e oferecer esse diferencial para nossos alunos”, destaca.

Esta é a primeira vez que o Sebrae/PR firma parceria com um sistema de ensino. Para Sonia Massae Shimoyama, coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, um dos diferenciais do programa é o fato de que ele capacita nas duas pontas. “Enquanto os alunos aprendem habilidades importantes para seu desenvolvimento pessoal e profissional, os professores têm a oportunidade de aumentar seu conhecimento na temática de empreendedorismo inovador, a partir de ferramentas atuais e gamificadas”, aponta.   

Cada um dos encontros do “Missão: empreender” funciona como um episódio. O formato se assemelha às séries que são sucesso entre os jovens. Assim, a expectativa é de que a disciplina gere engajamento a partir de conceitos-base e oficinas. Ao longo do ano, esses estudantes deverão desenvolver uma proposta empreendedora. O material termina com uma feira cujo objetivo é expor as ideias criadas por eles.

“As instituições de ensino poderão optar por trabalhar o material com estudantes de qualquer ano do Ensino Médio. Os encontros serão realizados no formato digital. O Sebrae estimula a educação empreendedora como um estilo de vida, o que torna tudo ainda mais rico”, afirma Milena. Ela explica que, além de falar para possíveis empreendedores, o projeto tem como foco trabalhar habilidades como gestão das emoções. “O mais legal dessa parceria é que ela não se restringe apenas aos negócios. Há uma partilha de valores em comum, um estilo de trabalho parecido, objetivos similares enquanto educadores”, observa.

Formação empreendedora gratuita

Quem optar por essa disciplina eletiva, que estará disponível a partir de janeiro de 2023, não precisará pagar mais pela formação oferecida. Como o “Missão: empreender” entra como um itinerário formativo, que é a tônica do Novo Ensino Médio, o programa é totalmente gratuito para os estudantes das escolas conveniadas. Serão 40 aulas ministradas ao longo do programa.

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Sobre o Sistema Positivo de Ensino 

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação. 

Sobre o Sebrae

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Gamificação contribui para fixar conteúdo

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Com um tablet, computador ou mesmo celular nas mãos, crianças de todo o mundo têm acesso a uma infinidade de jogos on-line. De acordo com estudo realizado pela Universidade de Amsterdam, na Holanda, e pelo Instituto Karoliska, na Suécia, passar muito tempo jogando videogames pode aumentar a inteligência. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports e mostram um aumento de cerca de 2,5 pontos no QI de crianças que tinham esse hábito.

Enquanto a ciência tenta entender as influências positivas e negativas dos jogos eletrônicos para o desenvolvimento infantil, a apropriação desses recursos pela educação formal parece ser um movimento definitivo. Especialistas defendem que usar recursos digitais, principalmente jogos, é uma forma de atrair a atenção dos estudantes para conteúdos trabalhados em sala de aula e fixar os conhecimentos. Para a coordenadora de conteúdo digital do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Giselle Corso, essa estratégia é fundamental para dialogar com as novas gerações de estudantes. “Há uma certa dificuldade de engajamento, na sala de aula, porque muitas crianças estão habituadas às possibilidades de interatividade oferecidas pelas telas. Então, na comparação, os livros e cadernos podem parecer monótonos. Trazer os games para dentro desse espaço é uma forma de unir os dois mundos”, sugere.

Ensino público pode se beneficiar de gamificação

Trazer essas soluções para o âmbito do ensino público brasileiro é um desafio, mas pode representar um ponto de virada importante para os estudantes dessa imensa rede. Segundo dados do Censo Escolar 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 49,6% dos estudantes brasileiros frequentam escolas municipais, enquanto outros 32,2% estão matriculados em escolas estaduais. Isso significa que mais de 81% das crianças e adolescentes em idade escolar no país estão no ensino público.

Giselle explica que, mesmo com todas as adversidades envolvidas na educação pública, é nela que reside o grande potencial transformador do ensino. “Se temos a maior parte das nossas crianças nas escolas públicas, precisamos oferecer a elas os melhores estudos possíveis. Só assim poderemos construir um país melhor”, ressalta. Os jogos on-line com objetivo pedagógico são uma das formas de fazer isso. Atualmente, há uma boa variedade de conteúdos gamificados que ajudam a fixar os assuntos trabalhados pelos professores em sala de aula. “Por meio dos jogos on-line, jovens e crianças conseguem revisar as matérias e desenvolver a curiosidade por diversos assuntos ao mesmo tempo. Isso permite que eles explorem possibilidades novas durante o processo de aprendizagem”, destaca.

Três jogos on-line para ensinar brincando

Da Língua Portuguesa à música, todo assunto trabalhado dentro da escola pode ser ensinado também com a ajuda da gamificação. Giselle pontua alguns desses conteúdos que podem contribuir para o desenvolvimento infantil.

  1. Passaporte para o Mundo

Esse jogo on-line e gratuito ensina Geografia por meio de atividades lúdicas. O primeiro passo é, como com um quebra-cabeças, montar diversos mapas. Cada etapa cumprida dá direito a “passagens virtuais” para destinos turísticos, com curiosidades e detalhes sobre os lugares visitados.

  1. Eu sou DJ

Escolhendo as notas, ritmos e instrumentos musicais, as crianças vão descobrindo o universo da música. Comandar as “pick-ups” virtuais é fácil com o “Eu sou DJ”, jogo criado para apresentar esse mundo aos pequenos e incentivar o interesse deles pela música.

  1. Charadas do Corpo Humano

Descobrir as partes do corpo e aprender as funções de cada uma é mais divertido quando se está jogando. O “Charadas do Corpo Humano” foi idealizado para ensinar a localização e o que fazem os principais órgãos do corpo. Muito interativa e colorida, a plataforma pede primeiro que o estudante encaixe cada órgão no local correto. Depois, é preciso responder a perguntas sobre eles e, por fim, identificar a que órgão se referem algumas curiosidades.

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Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.