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Shopping Alto da XV Mall prepara ação especial para o Dia dos Pais

Para celebrar a principal data comemorativa de agosto, o shopping irá promover uma oficina de customização de canecas

Agosto chegou e com ele uma data comemorativa muito importante, o Dia dos Pais, que vem para celebrar aquela pessoa querida, seja ela o pai, padrasto, avô ou quem desempenha esse papel. Pensando nisso, o Shopping Alto da XV Mall preparou uma ação especial para oferecer aos pequenos a oportunidade de dar um presente exclusivo àqueles que amam.

A oficina de customização de canecas será voltada para crianças, a partir dos 3 anos, e irá acontecer no sábado (06), no espaço de eventos do shopping, a partir das 13h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas via WhatsApp 41 99233-5801. “O evento é uma oportunidade para as crianças soltarem a imaginação e customizar um presente super especial para celebrar a data”, afirma Thauane Neris, coordenadora de marketing do Shopping Alto da XV Mall.

Serviço

Oficina de customização de canecas

Data: 06 de agosto

Horário: A partir das 13 horas

Local: Shopping Alto da XV Mall

Endereço: Rua Camões, 601 – Alto da XV Curitiba/PR

Entrada: Gratuita

Sebrae capacita empresários em segurança cibernética e proteção de dados

Proprietários de micro e pequenas empresas de tecnologia participaram, nesta segunda-feira (1°), do Sebrae Experience sobre Cyber Segurança. O evento aconteceu na sede do Sebrae Paraná, em Curitiba, e contou com a participação de quatro palestrantes, que debateram a proteção de dados pessoais no contexto da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e deram dicas sobre segurança quanto a ataques hackers.

O coordenador estadual de Tecnologia do Sebrae Paraná, Vinícius Galindo, explica que muitos empresários ainda pensam que a LGPD é algo para o futuro. No entanto, ele alerta que empresas já estão sendo processadas por vazamento de dados.

“Por isso, organizamos este evento com as empresas que têm a tecnologia atrelada à rotina de trabalho. Com soluções e dicas práticas sobre como proteger os próprios negócios de ataques pela internet, como o sequestro de dados, por exemplo, e como garantir a segurança dos dados que as empresas detêm dos usuários, para que não haja um vazamento”, comentou.

A primeira palestrante da noite, a advogada Samara Schuch, falou sobre a proteção dos dados pessoais, dentro do contexto da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em 2020.

“Estamos vivendo uma economia digital baseada em dados. Junto com a tendência de digitalização das empresas, veio uma série de emergências de saúde, que levou todos para o isolamento social. E todas as relações começam a se intensificar de forma digital, as compras e as vendas. O impacto para todos os setores foi enorme”, contextualizou.

Segundo Samara, os proprietários de micro e pequenos negócios precisam estar de acordo com a legislação, o que significa coletar e tratar os dados da forma correta, sem correr o risco de perder, destruir ou violar o direito destas informações, que são de propriedade dos consumidores.

Entre os benefícios de estarem adequados ao que regulamenta a LGPD estão a identificação e controle de riscos, redução de custos e despesas, valorização da empresa, criação de uma cultura organizacional e vantagens competitivas.

Lei vigente
Regina Acutu tem uma empresa de coleta de provas digitais, a Verifact e garante: ao contrário do que muitos empresários ainda pensam, a internet não é uma terra sem leis. De acordo com Regina, o famoso “print” (captura simples da tela do celular ou do computador) pode ser, facilmente, fraudado. Por isso, cada vez mais é questionado por juízes como prova cabal em processos jurídicos.

“A Verifact, que surgiu há muitos anos com a ajuda do Sebrae, hoje fornece provas digitais tanto para advogados quanto para empresas e colaboradores. Nós emitimos um documento que tem validade jurídica, de forma online, e pode ser utilizado como prova em um processo trabalhista, por exemplo”, explicou a empresária.

Especialistas
Para apresentar soluções e alternativas aos problemas de segurança que as empresas de tecnologia podem enfrentar em suas páginas de comércio eletrônico, o Sebrae também trouxe, como palestrantes, Álvaro Teófilo (responsável pela segurança cibernética de um dos principais bancos que atuam no território nacional) e o empreendedor Adonis Batista (diretor executivo da Adopt, empresa que desenvolveu uma plataforma de adequação à LGPD).

Faltam 25 dias para o Show do Iron Maiden em Curitiba

Os fãs da banda britânica de heavy metal Iron Maiden estão em contagem regressiva para o show em Curitiba, que acontece no dia 27 de agosto, na Pedreira Paulo Leminski. O grupo que tem mais de 100 milhões de discos vendidos, chega à capital paranaense com a turnê “Legacy of the Beast World Tour 22“.

Os ingressos estão esgotados desde maio, mas para quem está disposto a tudo para assistir a esta lendária apresentação, nossa reportagem verificou que existem disponíveis pouco menos de 80 tickets em plataformas on-line, em valores que variam de R$844 a R$1682.

Projeto de multipropriedade em Gramado já supera marca de 75% de comercialização

Com previsão de entrega para dezembro de 2023, o Poehma Lago Negro pretende fechar este ano com a comercialização concluída.  Até a conclusão da construção uma equipe de engenharia da Livá acompanhará o desenvolvimento da obra, além de atuar no pós-vendas, oferecendo aos hóspedes benefícios exclusivos. 

De acordo com João Cazeiro, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Livá Hotéis & Resorts, a participação da Livá já nessa fase de construção, contribui para um gerenciamento mais ágil e sinérgico com os interesses dos proprietários do hotel. “A atuação mais próxima e alinhada com as expectativas do empreendimento nos permite uma entrega mais efetiva da operação hoteleira, além de trabalhar o pós-venda com os proprietários das frações, uma vez que, desde agora, conseguimos oferecer benefícios de outros empreendimentos da Livá, como descontos e outras regalias”, diz.

O Poehma Lago Negro segue a linha de um hotel boutique e terá 28 apartamentos, um restaurante e piscina com espaço infantil e adulto, além de experiencias exclusivas. 


Eduardo Passold, diretor-presidente e sócio-proprietário do Poehma, comenta que a decisão de atuar no segmento de boutique veio após o mapeamento do mercado. “Identificamos essa oportunidade de oferecer um serviço diferenciado e com experiência superior aos nossos hóspedes. Fizemos o estudo de viabilidade e escolhemos a região do Lago Negro para estabelecer nossa base de operação pela importância da região”. 

O mercado concorrido de Gramado não intimidou os empreendedores. “Os players de multipropriedade estão consolidados no mercado. Mas a aposta no nicho certo tem apresentado bons resultados. Hoje, existem várias salas de vendas estabelecidas em Gramado mas, estudos apontam que a nossa atuação já representa cerca de 12% das vendas de multipropriedade da região”, diz o executivo.

Flexibilização das medidas e a retomada do turismo interno

Com a flexibilização das medidas sanitárias e o retorno de mais pessoas viajando, o mercado de multipropriedade apontou dados positivos, segundo estudo divulgado durante o ADIT Share 2022.

Para Beto Caputo, CEO da Atrio Hotel Management e da Livá Hotéis e Resorts, o mercado de turismo é muito resiliente. “Mesmo frente às adversidades causadas pela pandemia e pelo cenário macroeconômico global, há espaço para continuar inovando e crescendo nesse segmento. É o que estamos fazendo com a Livá, consolidando nossa operação em praças em que já atuamos, e expandindo para outras, como é o caso de Gramado.  Entender o público com o qual o empreendimento se relaciona e trabalhar com uma gestão que ofereça experiências diferenciadas e consonantes à expectativa dos hóspedes são os grandes desafios e, também, o grande diferencial para continuar crescendo”, diz.

O Poehma Lago Negro traz o conceito da exclusividade e comodidades diferenciadas que surpreenderão até mesmo os hóspedes mais exigentes. “Nós queremos oferecer uma experiência perfeita e por isso, é tão importante termos uma empresa como a Livá, que soma know how e experiência de mercado para criarmos um ambiente propício à experiências marcantes e positivas aos nossos clientes”, finaliza Passold.

Secretários de Educação do Litoral do Paraná participam de formação sobre liderança

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Projeto Liderar é um dos pilares do ADE Litoral Paranaense, formado pelos sete municípios da região

Com foco no fortalecimento de lideranças, secretários de Educação e técnicos de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná participam do Projeto Liderar, um dos pilares do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense. Por meio do desenvolvimento pessoal e da troca de experiências entre os participantes, o projeto busca o fortalecimento das lideranças. Os encontros estão sendo conduzidos pelo Instituto Positivo e consultores especializados da R2M Business.

De acordo com a analista de Implantação de Projetos do Instituto Positivo, Amanda Rocha, o Liderar é um projeto contínuo que tem como característica a flexibilidade de temáticas, buscando atender às necessidades dos participantes. “Realizamos uma pesquisa preliminar para compreender quais são os desafios da gestão enfrentados no cenário de 2022 e os previstos para 2023, o que permitiu um planejamento assertivo da ementa dos encontros. Queremos contribuir ainda mais com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos”, destaca.

O relatório apresenta as necessidades e os desafios referentes ao desenvolvimento pessoal apontadas pelos integrantes do ADE Litoral Paranaense. O resultado da pesquisa autoavaliativa destaca que 50% dos entrevistados nunca participou de um programa de desenvolvimento pessoal. 

A professora e técnica da secretaria de Educação de Matinhos, Juliana Niesborski, não teve a oportunidade de participar de um projeto de desenvolvimento pessoal como o apresentado pelo ADE e afirma ter boas expectativas sobre o Liderar. “O primeiro encontro foi bastante dinâmico e reflexivo, envolvendo toda equipe para o autoconhecimento. Espero avançar ainda mais na minha evolução pessoal. Entendo que, dessa forma, conseguirei contribuir de maneira mais efetiva com todos do meu grupo na secretaria e, consequentemente, com toda a educação municipal. O autoconhecimento é um fator extremamente importante para líderes, pois permite compreender e contribuir também com o outro.”

Os assuntos tratados no projeto estão presentes em quatro dimensões de conteúdo com desdobramento de acordo com os apontamentos dos gestores na pesquisa.  Na temática comunicação, será trabalhada mediação de conflito e comunicação assertiva; no autoconhecimento, inteligência emocional e gestão de tempo; dentro de colaboração, atitude colaborativa; e aspectos de liderança estarão presentes em todas elas.

A secretária municipal de Educação de Paranaguá, Tenile Cibele do Rocio Xavier, avalia como positiva a iniciativa. “Enquanto liderança do meu município é muito bom passar por esse processo de autoconhecimento. Somos líderes diante de uma rede, então, saber se reconhecer como liderança e identificar nossos desafios diários tem sido importantíssimo. No dia a dia, nós aprendemos a parte burocrática e parar um momento para, junto com profissionais capacitados, olhar para nós e identificar como estamos diante da nossa gestão fará muita diferença. Os encontros são de muita alegria e motivação. Enquanto me desenvolver como pessoa, consigo ser melhor líder, e é o que faz valer a pena”, finaliza.

Sobre o ADE Litoral Paranaense

Incentivador do modelo de cooperação  intermunicipal em prol da Educação e dedicado a estudar e difundir a metodologia dos ADEs no Brasil, o Instituto Positivo é parceiro da Associação dos Municípios do Litoral Paranaense (Amlipa) na implantação do primeiro ADE do Paraná. Atualmente, sete secretários de educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta e em comum acordo para melhorar a qualidade do ensino no território. Fazem parte do ADE Litoral Paranaense os municípios de: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Os trabalhos iniciaram este ano.

Instituto Positivo

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.

Campus da Indústria, em Curitiba, está com inscrições abertas para Cursos Técnicos na área da Moda 

A unidade Campus da Indústria do Senai Paraná, em Curitiba, está com inscrições abertas até o dia 11 de agosto, ou enquanto houver vagas, para os Cursos Técnicos em Vestuário e Modelagem do Vestuário. As aulas iniciam no dia 15 de agosto e, para realizar a inscrição, o interessado pode estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio.

Curso Técnico em Modelagem do Vestuário é ofertado na modalidade presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Já o Cursos Técnicos em Vestuário acontece na modalidade semipresencial, com aulas no formato presencial conectado, por meio da plataforma Microsoft Teams, e aulas presenciais uma vez na semana, toda quinta-feira, das 18h40 às 22h40.

Em termos de mercado, em todo o Brasil o setor de vestuário e acessórios é o segundo entre as indústrias de transformação que mais admitiram profissionais em 2022, no acumulado de janeiro a maio, atrás apenas do setor alimentício. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia.

O Paraná é o quarto estado brasileiro com o maior número de trabalhadores no setor, com 43.849 postos, atrás apenas de Minas Gerais (51.937), Santa Catarina (94.827) e São Paulo (112.768), de acordo com a RAIS 2020, do Ministério do Trabalho.

“As empresas atuantes na moda buscam os alunos formados pelo Senai pelas competências desenvolvidas durante o curso, tanto pelas capacidades técnicas quanto pelas capacidades sociais, organizativas e metodológicas. Pontos importantes na hora da contratação do colaborador nas indústrias”, explica Luciana Ikeda, Supervisora dos cursos técnicos da área do vestuário e gestão da unidade Campus da Indústria do Senai Paraná, em Curitiba.

A nova geração de profissionais técnicos na área da modelagem utiliza ferramentas de computação gráfica para moda e técnicas bi e tridimensionais para desenvolver projetos de moda e elaborar desenhos e fichas técnicas. Além do setor industrial, esse tipo de profissional pode atuar em diferentes fases do processo de fabricação, tanto em empresas de desenvolvimento de produtos e projetos, lojas e estúdios, ateliês de costura e figurino, quanto assessoria em modelagem e consultoria em produção para TV, teatro, cinema e desfiles.

Optei pelo Senai pelo fato de os cursos oferecidos serem voltados diretamente para o mercado industrial. Durante o processo de formação técnica, conseguimos sentir na prática o trabalho feito dentro de uma indústria de confecções”, diz Joseane dos Santos Francisco, formada Técnica em Modelagem do Vestuário pela unidade Campus da Indústria do Senai Paraná, em Curitiba.

Segundo ela, o curso contribuiu diretamente para a sua carreira e colocação no mercado de trabalho. “Entrei em uma confecção de roupas feminina, como auxiliar de costura e o curso me capacitou para o cargo de Modelista. Logo em seguida, senti a necessidade de ampliar meus conhecimentos na área e escolhi cursar Técnico em Vestuário, que entrega uma visão detalhada da confecção e todo o trabalho voltado para a produção das peças. Atualmente, trabalho na mesma empresa, como Modelista e sou responsável pela construção de moldes, encaixe, cálculo de tecidos e desenvolvimento das peças pilotos”, acrescenta a Modelista e acadêmica na graduação em Design de Moda das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep.

Ainda na indústria criativa, o profissional Técnico em Vestuário tem a sua formação voltada para a implementação e supervisão do processo produtivo do vestuário, apoiando o desenvolvimento de produtos para o setor, de acordo com os critérios e padrões estabelecidos.  Com professores atuantes na área, o Curso Técnico em Vestuário oferecido pelo Senai Paraná tem foco na empregabilidade.

O aluno formado pela instituição traz em seu currículo bagagem teórica e prática profissional voltadas à análise técnica de desenvolvimento de produto; tecnologias e inovações aplicadas ao processo de produção do vestuário; gestão dos processos produtivos do vestuário e inspeção da qualidade; além de especificações técnicas relacionadas ao setor. Para ambas as formações técnicas as aulas iniciam no dia 15 de agosto. As mensalidades variam de R$ 201,66 a R$ 268, dependendo do curso escolhido. 

SERVIÇO: 

Curso Técnico em Vestuário e Modelagem do Vestuário 

Inscrições: até 11 de agosto 

Início das aulas: 15 de agosto 

Informações e inscrições estão disponíveis na página: senaidofuturo.com.br/cursos-tecnicos 

Mercado Municipal de Curitiba completa 64 anos

O Mercado Municipal de Curitiba, espaço de convergência, de encontro, de lazer e de referência do turismo de Curitiba, completa na próxima semana, dia 02 de agosto, 64 anos. Inaugurado em 1958, tornou-se um dos mais tradicionais e importante centro de abastecimento de Curitiba. Os frequentadores podem conferir uma variedade de pratos nos restaurantes, que são referências gastronômicas de Curitiba, com seus inúmeros aromas e sabores, assim como boxes de hortifrúti, lojas de roupas, bebidas, artesanatos e presentes, entre outros.

Pioneiro, o Mercado Municipal de Curitiba, foi o primeiro mercado municipal do Brasil a contra com um espaço dedicado exclusivamente a produtos orgânicos, estimulando uma nova tendência em alimentação. “Hoje, o Setor de Orgânicos conta com 14 estabelecimentos entre restaurantes, hortifrútis, mercearias, loja de cosméticos e até mesmo de roupas. “Aqui é possível encontrar desde carnes, grãos, leites e chocolates naturais até cosméticos e roupas feitas de maneira sustentável. Muitas pessoas se surpreendem com essa variedade, pois nem imaginam a diversidade de produtos que existe dentro da cultura orgânica”, comenta o presidente da Ascesme – Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba, Cleverson Augusto Schilipack. Em comemoração ao aniversário, um jardim vertical será inaugurado na entrada do Setor de Orgânicos.

64 anos de muita história

O Mercado Municipal foi estrategicamente construído em frente à então estação ferroviária da cidade, onde hoje funciona a moderna Rodoferroviária de Curitiba. Foram dois anos – entre 1956 e 1958 – para fazer nascer o Mercado Municipal onde é hoje.

Mas esta não é a primeira sede do Mercado Municipal. Foram vários namoros com a capital, desde 1860, com diversos endereços da cidade, até concretizar esta união no atual modelo e localização. Instalado onde é hoje a Praça Zacarias, ele era popularmente chamado de Mercado dos Quartinhos na época. A segunda casa do Mercado, em 1874, foi no Largo da Cadeia, a atual Praça Generoso Marques. Em 1914, essa sede foi demolida para dar lugar ao Paço Municipal.

O Mercado então foi para o Batel, onde é hoje a Praça Theodoro Bayma. Lá ficou entre 1915 e 1937, quando também foi demolido. Somente em 1943, o urbanista francês Alfred Agache apresentou o Plano Agache, que propôs a construção de um novo Mercado Municipal, na atual sede desde 1958.

Mercado Municipal de Curitiba
Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro
www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br
Facebook: @mercadomunicipaldecuritiba
Instagram: @mercadomunicipaldecuritiba
WhatsApp: (41) 98534-9852

Seminário em Curitiba discute o futsal feminino no Brasil

Incentivar a pratica da modalidade de futsal entre meninas é o objetivo do seminário “Garotas Jogam Futsal”, que acontece em Curitiba entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, idealizado pela Cesabb-PR (Conselho Estadual das Associações Atléticas do Banco do Brasil) e que terá a coordenação da AABB Curitiba e da Fenabb – Federação Nacional das AABBs e patrocínio da Copel, através do programa Pro-esporte, do Governo do Paraná.

O evento foi lançado na última sexta-feira, 29 de julho na AABB com a presença de entidades que participam da estruturação do futsal no Paraná como Sindiclubes, a Federação Paranaense de Futsal e a Secretaria de Esporte do Paraná.

“Pensamos num evento que não fosse só para as AABBs mas que pudéssemos contribuir para o desenvolvimento da modalidade em geral estimulando a pratica entre as meninas e trazendo professor de educação física e outros clubes para uma reflexão sobre o futsal feminino”, explica o vice-presidente da Fenabb, André Machado.

O presidente da Federação Paranaense de Futsal, Jesuel Laureano Souza, destacou a força do futsal feminino paranaense. “Semana passada tivemos uma final paranaense da Taça Brasil de Clubes Sub-20 com uma equipe de Londrina e outra de Cascavel. Também temos o atual campeão Brasileiro sub-17 da competição, Colombo e a equipe campeã brasileira da Copa do Brasil, Stein Cascavel, além do Cianorte que foi o último Campeão da Libertadores”.

O evento será certificado pela Universidade Estadual de Londrina, através de uma parceria com a Escola do Esporte, instituída pela Paraná Esporte.“O esporte é um dos melhores caminhos para socializar e formar um ser humano, um cidadão melhor. A Escola do Esporte veio para institucionalizar a capacitação e formação de treinadores e profissionais. Esse projeto foi aprovado dentro do Pro-esporte é extremamente louvável”, disse o professor Antônio Dourado, coordenador da Escola do Esporte e docente da UEL.

O seminário vai reunir grandes nomes do futsal brasileiro para debater sobre “as especificidades metodológicas para o trabalho com o Futsal Feminino” e “Os desafios para o incentivo ao Futsal Feminino”. Entre eles, o técnico da Seleção Brasileira de futsal feminino, Wilson Saboia, a coordenadora de Projetos de Futsal Feminino da CBFS, Tatiana Weysfield e o técnico da Associação Desportiva de Telêmaco Borba, um dos representantes paranaenses na Liga Feminina de Futsal, Anderson Valério.

Referência na revelação de talentos para o futsal e futebol de campo do Brasil, a AABB vai ceder seus treinadores para realizar oficinas com as estudantes participantes do seminário, oriundas de escolas públicas da cidade. Com duração de três dias, as clínicas reunirão 70 estudantes meninas de 8 a 15 anos. Os profissionais de Educação Física, estudantes, treinadores e dirigentes inscritos poderão acompanhar a pratica com as estudantes.

Marcaram presença no lançamento, o vice-presidente da Fenaab, André Machado, o presidente da AABB Curitiba, João Antero, o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Danilo Dias, o gerente de esportes Gil Stinghen, o coordenador de futsal Victor Tanferi, os professores da AABB Tiago Padilha e Felipe Saz; o presidente do Sindiclubes, Ali Tarbine, o presidente da Federação Paranaense de Futsal, Jesuel Laureano Souza, o vice, Osmar de Lima, o superintende, Luís Henrique Antonievtez , ex-jogador de futsal, Papagaio, o ex-jogador de futebol e diretor da secretaria de esporte, Nei Santos e o professor Antônio Dourado.

Serviço:
Seminário garotas Jogam Futsal
31.08 a 02.09
Local: AABB Curitiba – Av. Victor Ferreira do Amaral , 771 – Tarumã.
Pres. Da liga de futsal.
Informações e inscrições no site da AABB Curitiba: www.curitiba.aabb.com.br

Conferência Internacional destaca o uso medicinal de canabinóides

Começa dia 11 de agosto, em São Paulo, a Conferência Internacional da Cannabis Medicinal (CICMED). “É preciso sair do academicismo ortodoxo e abrir os olhos para essa ferramenta terapêutica que tem evidências de eficácia há milhares de anos”, explica a Dra. Paula Vinha, Nutróloga com Doutorado e Mestrado em Clínica Médica pela Universidade de Medicina da Ribeirão Preto (SP), e coordenadora Científica da CICMED.

A expectativa é receber 600 médicos e profissionais da saúde, além de 100 participantes no curso pré-conferência. Atualmente, o Brasil tem cerca de três mil médicos prescritores, o que representa apenas 1% da classe médica, segundo a Dra. Paula. “Muitos não sabem que todos os vertebrados têm um sistema endocanabinóide que regula processos fisiológicos, responsáveis pela homeostase do organismo. Esse desconhecimento inclui os médicos, já que a disciplina não está na grade curricular das faculdades de medicina”, pontua a médica.

Debate legal

A perseguição à planta foi iniciada na década de 1910 e segue até os dias de hoje, consolidando o preconceito e impedindo a expansão da prática, além de criar situações embaraçosas aos prescritores. “É como uma caça às bruxas”, define a coordenadora científica da CICMED, reforçando o papel primordial do evento em munir os profissionais de informações comprovadas sob a perspectiva científica.

Entre os nomes confirmados estão experts no assunto, como David Bearman, praticante de medicina canabinóide há mais de 20 anos; Mara Gordon, especialista no desenvolvimento de protocolos de tratamento da cannabis para pacientes críticos; Michael Barnes, pioneiro na prescrição de cannabis medicinal no Reino Unido; Raquel Peyraube, especialista em endocanabinologia e na política de drogas do Uruguai; e Carolina Nocetti, brasileira com experiência internacional nas aplicações clínicas.

A grade foi dividida por áreas médicas que incluem manejo, fitoquímica, farmacologia e biotecnologia, além de explanações sobre o sistema endocanabinóide, bem como o potencial para tratamento da dor. 

Entre as especialidades médicas contempladas estão neurologia, psiquiatria, pediatria, cardiologia, endocrinologia, nutrologia, medicina esportiva, oncologia e cuidados paliativos. Bastante atual, o painel ministrado pelo canadense Igor Kovalchuk será dedicado à relação da cannabis medicinal com o vírus SARS-COV2.

Além dos temas médico-científicos, a programação reserva um importante espaço para debater o aspecto legal do uso medicinal da cannabis no Brasil. Na palestra de abertura, Leonardo Navarro, advogado, consultor jurídico e membro efetivo da Comissão Especial de Direito Médico e de Saúde, destacará a situação sob o ponto de vista do Direito, fazendo o contraponto entre o conflito ético e o dever do estado. 

A Conferência também será palco para o lançamento oficial da Associação Panamericana de Medicina Canabinóide (APMC), fundada neste ano e com estande garantido na área de exposições da CICMED. Nesse espaço, os prescritores terão acesso a produtos à base de cannabis que estão disponíveis no Brasil, empresas que vendem óleos e outras que trabalham com educação canábica. “A ideia é termos um evento anual para atualizar os profissionais brasileiros em relação às boas práticas e atualizações científicas, da mesma forma que ocorre nas conferências de dermatologia, ortopedia, cardiologia e outras especialidades médicas. Queremos dar à cannabis medicinal a importância que ela merece no cenário médico-científico”, finaliza a Dra. Paula Vinha.

Serviço – I CICMED (Conferência Internacional da Cannabis Medicinal)

11, 12 e 13 de Agosto de 2022

Complexo dos hotéis Grand Mercure e Pulmann

Rua Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia, São Paulo

www.cicmed.com.br

O limite do assédio moral e suas consequências

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Thais Takagi*

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.

As preocupações sobre os desgastes desses conflitos, principalmente nos relacionamentos entre líderes e liderados, extrapolam os limites de responsabilidade das companhias, atingindo categorias como pesquisas e protocolos aplicados na medicina, diante das consequências causadas à saúde, como depressão, estresse, ansiedade, distúrbios e abrangendo também amplas discussões no ordenamento jurídico.

A caracterização do assédio moral determina que essas práticas abusivas podem causar danos imensuráveis para a vida e para a carreira das pessoas que sofrem, além de impactar negativamente a reputação e a produtividade da empresa. Atualmente, diante do cenário pandêmico, essa realidade autoritária vem refletindo no aumento significativo de casos registrados no judiciário, e que não é uma exclusividade do Brasil.

Ainda assim, diante de toda essa conjuntura, nossa pretensão aqui não é analisar as várias formas que esse dano causa na vida das pessoas, mas trazer reflexões sobre as consequências negativas que a empresa pode ter, diante da ausência de conceitos estabelecidos sobre o que é o assédio moral e direcionamentos claros sobre o limite das cobranças de metas realizadas pelos gestores.

Sem a pretensão de afastar o peso do tema, até porque essa discussão traz à tona reflexões de que o assédio moral no universo laboral pode constituir violações – inclusive a direitos humanos –, porém, as considerações aqui apresentadas são sobre a importância e responsabilidade que tem a área de compliance, junto com a alta administração, em manter viva a cultura da organização, e o quanto se fazem necessários pilares de um programa de compliance bem estabelecido, para que a aplicação no dia a dia seja praticada de forma efetiva, servindo como um norteador para solucionar esses dilemas corriqueiros.

A ausência de treinamentos corporativos provoca uma série de consequências negativas, causando, inclusive, sentimentos de insegurança e ameaça aos colaboradores, não apenas pela comunicação falha, mas por identificarem os próprios erros e fraquezas.

Nesse sentido, avaliando o outro lado do assédio moral, percebo que essa falta de clareza de informação interfere negativamente até nos resultados das equipes, nas quais, muitas vezes, líderes se sentem oprimidos ou até mesmo acuados em cobrar as metas de seus liderados por receio de estarem cometendo atos de assédio moral. Questões triviais em cargos de gestão, como avaliações de desempenho e feedbacks, começam a se tornar dilemas atribulados na rotina da liderança.

É necessário que a companhia direcione recursos apropriados para que a área de compliance desenvolva um plano de comunicação e treinamentos eficiente, visando à capacitação para toda companhia, clarificando, por exemplo, que situações estressantes, conflitos de opiniões, cobrança por resultados não configuram assédio moral.

Sabemos que muitas empresas ainda se encontram presas ao conceito literal do termo compliance, preocupadas apenas com o cumprimento de normas e com a formalização de regras em documentos corporativos, que vão na contramão dos progressos científico e moral que o mundo vem apresentando.

A área de compliance deixou de ser um diferencial competitivo, passando a ser um caminho de integridade, escolhas e aprendizados. Hoje, a atuação da área precisa estar baseada no entendimento sobre o funcionamento da companhia, ter clareza sobre a personalidade da empresa e dos seus colaboradores, com uma comunicação clara e transparente, trazendo uma dinâmica voltada para as necessidades reais da companhia.

Para que tudo isso aconteça, realizar o “arroz com feijão”, o “cumprimento de regras” não é o suficiente para manter uma organização saudável, com metas atendidas e ainda ter uma reputação de marca sustentável. É necessário que não haja uma desconexão da gestão diária da organização.

Por fim, entendo que essas reflexões trazem à tona questões binárias em relação a julgamento de valores. O futuro já chegou e o papel do compliance se faz necessário para mostrar preceitos muito maiores do que aqueles estabelecidos no papel, sem fórmulas genéricas e retóricas, mas permitindo que questões relevantes sejam repensadas com mais profundidade, trazendo a combinação de valores, atitudes e hábitos, e gerando um ambiente organizacional saudável. 

*Thais Takagi, gerente de Compliance na Tecnobank