Home Blog Page 5

Empresa curitibana transforma confraternização de fim de ano em projeto social e corrente do bem

0

Empresa curitibana transforma confraternização de fim de ano em projeto social e corrente do bem

Em sua 16ª edição, a Gincana da Solidariedade, da Econet Editora, tem como objetivo arrecadar alimentos que ajudam a abastecer cerca de 40 instituições de Curitiba e região metropolitana durante o ano todo

Desde 2002, o que poderia ser apenas mais uma confraternização de fim de ano, na Econet Editora, se transforma em projeto social e oportunidade de ajudar o próximo. Em sua 16ª edição, a Gincana da Solidariedade mobiliza mais de 500 colaboradores da empresa – com sedes em Curitiba (PR), Joinville (SC) e Campo Grande (MS) – em torno de uma causa comum: arrecadar alimentos que contribuem para o abastecimento de 44 instituições de Curitiba e região metropolitana durante o ano todo. Para tornar isso possível, desde setembro, participam de uma série de competições da qual todos saem vencedores.

Em 2023, foram distribuídas 47 toneladas de mantimentos. Além do expressivo resultado alcançado graças ao engajamento dos competidores, o valor final é duplicado pela presidência em uma clara demonstração de adesão à campanha em todos os níveis hierárquicos. O fundador da Econet, Silvio Garbosa, conta que essa foi a maneira encontrada pelos próprios funcionários de encerrar o ano com chave de ouro. “Costumamos dizer que trata-se de uma brincadeira séria, pois o objetivo é contribuir com a subsistência de quem vive em situação de vulnerabilidade sem deixar a diversão típica desta época de lado”, explica.

Entrega simbólica dos alimentos

Neste mês de dezembro, aconteceu a cerimônia de encerramento da Gincana da Solidariedade com a entrega simbólica de uma parte das doações. Na ocasião, os mantimentos passaram de mãos em mãos numa verdadeira corrente do bem até chegarem ao estacionamento da editora, onde ficarão armazenadas até serem entregues em janeiro de 2025.

O ato marca o desfecho oficial da gincana que já faz parte do calendário da Econet e vem crescendo em tamanho, assim como a empresa. “Após 120 dias contagiantes, a equipe que somar mais pontos é consagrada campeã e recebe, juntamente com a segunda e terceira colocadas, troféus e certificados. No entanto, o maior prêmio é constatar que todos se entregam de corpo e alma em prol de simplesmente fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam”, comemora Garbosa.

Brincadeira séria

Quem explica a proposta melhor é justamente uma das idealizadoras da gincana, a gerente de vendas, Flaviane Santos. “Nos dividimos em três equipes que, ao longo de quatro meses, participam de diversas provas que vão desde desafios semanais, como entregar 50 quilos de alimentos todas sexta-feira, nem que seja preciso bater de porta em porta para pedir, a eventos internos que promovem interação entre todos os envolvidos”, detalha.

As chamadas “Provas Gold” incluem competições de culinária (à la MasterChef), caça ao tesouro e, inclusive, um show de talentos com direito à música, teatro e dança. A fim de garantir imparcialidade, os jurados são convidados externos e representantes das instituições beneficiadas. “As etapas fazem parte e promovem o engajamento, mas a maior conquista é terminar mais um ano com a sensação de missão cumprida por ter realizado ações para melhorar a vida das pessoas carentes. Esse é o sentido do voluntariado e o desejo de quem trabalha na Econet: espalhar o amor em forma de comida na mesa”, destaca.

Voluntariado que ultrapassa o dia a dia corporativo

Segundo Flaviane, no começo do ano, os embaixadores de cada equipe visitam algumas das entidades beneficiadas pela gincana e têm a oportunidade de sentir na pele como todo o trabalho em grupo é importante para as instituições. “Ultrapassamos os portões da Econet e vamos a campo para transmitir aos participantes a importância da ação que alimenta mais de 4.500 cidadãos assistidos por um projeto social feito por cada colaborador da empresa”, pontua.

Gincana trabalha as soft skills dos colaboradores

Além de ser um projeto social, a gincana é uma ferramenta institucional estratégica e relevante. O aprendizado extrapola a questão da empatia e da solidariedade e trabalha as soft skills do time, como a resiliência e a gestão de conflitos.

“Podemos observar o fortalecimento da inteligência emocional, bem como a liderança e o espírito de união. Por esse motivo, acreditamos que a gincana contribui com o desenvolvimento e crescimento pessoal de todos os participantes. A grande lição que fica, sem dúvida, é que os seres humanos são capazes de promover grandes mudanças, sobretudo quando se unem em torno de uma causa comum”, finaliza Flaviane.

Volta às aulas: 4 dicas para aumentar a vida útil de mochilas, estojos e lancheiras

0

Volta às aulas: 4 dicas para aumentar a vida útil de mochilas, estojos e lancheiras

Especialista da Lavoutique Lavanderia & Costura ensina a conservar e higienizar corretamente materiais escolares 

Com o aumento gradual e significativo dos preços dos materiais escolares, muitos pais, antes de irem às compras, revisam o que realmente precisa ser comprado e reutilizam itens que ainda estão em condições de uso para o novo ano letivo que vai começar.

Além da economia, a reutilização de itens como mochilas, estojos e lancheiras – que são de uso obrigatório durante o período escolar – evita desperdício e descarte de produtos no meio ambiente, bem como a extração de novos materiais da natureza.

Para garantir maior durabilidade das peças, a limpeza é uma forte aliada, já que durante todo o ano esses itens ficam expostos ao clima, passam por diversos locais e acumulam sujeira. As lancheiras, por exemplo, podem acumular resíduos em suas costuras que dificilmente são percebidos pelos pais ou responsáveis.

Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura, afirma que cuidados básicos ajudam a aumentar a durabilidade desses itens. “O período de higienização depende sempre de como a criança usa. O ideal é que a limpeza mais detalhada ocorra pelo menos duas vezes ao ano, sendo no início das aulas e no retorno das férias de junho”, afirma.

É possível fazer a higienização completa em casa mesmo, porém Birgit alerta para alguns cuidados importantes. “Nunca se deve colocar as mochilas, estojos e lancheiras em máquinas de lavar, pois dependendo do material e da estrutura, esses itens podem ser danificados e a criança não consegue mais usar. E o que era para ser uma economia acaba virando um gasto ainda maior”, acrescenta a especialista.

Mochilas, estojos e lancheiras

Para que a higienização seja feita de forma correta, evitando danos e removendo toda a sujeira, inclusive fungos e ácaros, o ideal é que a limpeza seja feita à mão, utilizando produtos neutros que não agridam o material. Em alguns casos é preciso desmontar o item, como as mochilas com rodinhas, para que a higienização fique completa. A secagem é realizada sempre na sombra e com a ajuda de ventiladores.

“Muitas pessoas colocam esses itens no sol para acelerar a secagem, o que não é recomendado, pois também pode danificar as peças e até manchar”, complementa Birgit.

Mala de viagem

Outro item muito utilizado nessa época do ano é a mala de viagem. Famílias retornam das férias, mas nem todas se lembram ou sabem da importância da higienização das malas.

O cuidado com a manutenção de malas de viagem não é apenas uma questão estética ou econômica das peças, mas envolve também a prevenção de problemas respiratórios e de saúde, devido ao acúmulo de sujeira.

“Existem sujeiras invisíveis. Imagine o acúmulo de bactérias em malas que passam por aeroportos, esteiras, ônibus e bagageiros. Não limpar significa guardar tudo isso no armário com outros itens limpos, espalhando ainda mais as bactérias”, orienta Birgit.

Pensando no retorno de férias e volta às aulas, a Lavoutique Lavanderia & Costura inicia uma campanha promocional para higienização de malas, mochilas e estojos a partir do dia 15 de janeiro. Para pagamentos antecipados, o desconto é de 15% e a promoção vai até o dia 28 de fevereiro.

Serviço:

Lavoutique Lavanderia & Costura

Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901

Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h

Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050

Horário de atendimento: Seg. a Sáb., das 9h às 20h

Telefone: (41) 3285-8500/(41) 3026-0600

Site: www.lavoutique.com 

Opinião – Novo ano, velhos problemas e novas respostas

0

Bruno Borgonovo*

O início de um novo ano traz consigo não apenas uma sensação de recomeço, mas também uma lista renovada de desafios. Em 2025, as incertezas econômicas, as mudanças climáticas, o avanço tecnológico e a nova dinâmica do mercado de trabalho colocam as organizações diante de um cenário inédito e cada vez mais complexo. O que funcionou no passado pode não ser mais eficaz. Velhas fórmulas não bastam para enfrentar novas crises. Empresas que insistem em respostas ultrapassadas para problemas atuais correm o risco de ficar para trás. A solução? Resiliência organizacional.

Resiliência não significa apenas resistir às crises, mas também adaptar-se, aprender e transformar desafios em oportunidades. A pandemia de covid-19 deixou uma lição clara: o mundo é imprevisível e exige agilidade. Organizações que conseguiram se reinventar — investindo em novas tecnologias, ajustando processos e ouvindo suas equipes e clientes —  saíram mais fortes. Isso prova que a preparação não pode ser deixada para depois. Ela começa agora, com um planejamento estratégico voltado à flexibilidade e à visão de longo prazo para o ano novo.

O avanço tecnológico, apesar das promessas, exige uma gestão cuidadosa. Ferramentas como inteligência artificial e automação elevam a eficiência, mas demandam capacitação contínua e responsabilidade ética. A tecnologia, por si só, não resolve problemas; o diferencial está na maneira como as empresas a utilizam. Da mesma forma, o compromisso com a sustentabilidade tornou-se central. As mudanças climáticas não são uma abstração: elas afetam cadeias de suprimentos, custos e o comportamento do consumidor. Empresas resilientes entendem que práticas sustentáveis não são apenas uma questão de responsabilidade, mas uma estratégia de sobrevivência e competitividade.

Além disso, o mercado de trabalho está em transformação. Uma nova geração de profissionais, altamente conectada, busca propósito e flexibilidade. Modelos tradicionais de gestão, baseados em hierarquias rígidas e culturas de culpabilização, não funcionam mais. A cultura organizacional deve promover um ambiente de confiança e aprendizado, onde erros possam ser discutidos e transformados em lições valiosas. Organizações que incentivam a inovação e valorizam seus talentos terão mais sucesso em atrair e reter profissionais preparados para os desafios do futuro.

Construir resiliência organizacional exige liderança com visão de longo prazo e ações consistentes no presente. O planejamento integrado de riscos, os investimentos em tecnologia e integridade, aliados a uma gestão ágil e transparente, formam os pilares dessa preparação. O cenário atual é complexo e imprevisível, mas repleto de oportunidades para aqueles que estão preparados. Empresas resilientes não apenas sobrevivem às adversidades: elas se reinventam, crescem e inspiram.

Os desafios do novo ano são inevitáveis, mas o impacto deles dependerá das escolhas feitas agora. A verdadeira força organizacional está na capacidade de aprender, adaptar-se e evoluir. Em tempos de incertezas, velhas fórmulas não bastam. Um mundo em transformação exige novas respostas e estratégias. Organizações que investem em inovação, aprendizado contínuo e uma cultura que transforma erros em oportunidades não apenas sobreviverão, mas prosperarão em 2025 e nos anos seguintes.

* Bruno Borgonovo é fundador e CEO da BRW Suprimentos.

Menu Solidário: Mercearia Fantinato se une aos Amigos do HC

0

Menu Solidário: Mercearia Fantinato se une aos Amigos do HC

Em janeiro, parte do valor do buffet de feijoada será revertido para projetos mantidos pela Associação

Durante todo o mês de janeiro, a Mercearia Fantinato destinará o valor de R$3,00 por cada feijoada vendida para a ação “Menu Solidário”, dos Amigos do HC. A Associação mantém os projetos CEDIVIDA, Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa e DEDICA, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Além de saborear um dos principais pratos brasileiros, os clientes ajudarão a manter nossos projetos. A colaboração da Mercearia Fantinato é muito importante para nós, que precisamos de parceiros e da sociedade para continuar o trabalho na Associação”, afirma Domingos Murta, presidente dos Amigos do HC.

A Mercearia Fantinato, inaugurada em 1953 e localizada no bairro São Lourenço, oferece um ambiente agradável, construído na estrutura de uma antiga mercearia. Tradicional na cidade, serve a famosa “carne de onça” (prato tradicional originário de Curitiba, feito com carne moída crua, alho, cebola, cebolinha, azeite, conhaque, pimenta calabresa e páprica doce em pó) que foi eleita 5 vezes a melhor da cidade pela revista Veja e pelo prêmio Bom Gourmet.

Wlamir Branco, sócio-proprietário da Mercearia Fantinato, conta que tem uma relação afetiva com a Universidade Federal do Paraná, onde estudou, e por isso resolveu contribuir com a causa dos Amigos do HC. “Meu pai foi funcionário da UFPR, eu estudei na Universidade e pude usufruir da infraestrutura sem custo. Essa é uma maneira de retribuir através das ações dos Amigos do HC. Gostaríamos que a parceria fosse continuada, se não dessa, de outras formas, com a finalidade de ajudar o Hospital de Clínicas a prestar atendimento de qualidade à população ”, afirma.

Buffet de feijoada

O buffet de feijoada é servido aos sábados, das 11h às 16h, com todos os itens clássicos servidos separadamente: feijão, costelinha, charque, linguiça, paio, pé, rabo, orelha e os tradicionais acompanhamentos, como couve frita e refogada, vinagrete, bolinho de feijoada, entre outros elementos que compõem o prato.

O valor do buffet livre é de R$68,90 por pessoa.

Programa DEDICA

Acolha uma criança e transforme uma vida: o Programa Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDICA) promove a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes que foram vítimas de violências graves e gravíssimas.

O DEDICA atende crianças com casos encaminhados pelo conselho tutelar, escolas e do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. As doações feitas colaboram para um futuro mais seguro e feliz para as centenas de crianças atendidas pelo programa.

CEDIVIDA

O Programa CEDIVIDA dos Amigos do HC é o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, que atende gratuitamente pessoas 60+ que buscam uma longevidade mais saudável e autônoma. Em sede própria, inaugurada em 2023, são realizadas oficinas, palestras e outras atividades que promovem a saúde, bem-estar, direitos, intergeracionalidade e a inclusão digital, além do fomento à empregabilidade e o empreendedorismo 60+.

Serviço:

Menu Solidário – Mercearia Fantinato

Endereço: Rua Mateus Leme, 2553 – Bom Retiro

Horário de atendimento: Segunda a Sábado, das 11h à 01h. Feijoada: sábados, das 11h às 16h

Contato: (41) 3023-1953

Valor: R$ 68,90 por pessoa (buffet livre)

Mundo Pixar em Curitiba presencia pedido de casamento

0

Mundo Pixar em Curitiba presencia pedido de casamento

O Mundo Pixar, no Jockey Plaza Shopping, é palco de histórias cativantes e personagens marcantes. O evento recebeu mais uma aventura: um pedido de casamento em um dos cenários da exposição.

O artista plástico Betuel de Lima fez a surpresa para sua noiva, Deborah Vitória. Juntos há um ano e meio, o casal é fã do estúdio da Disney e estava empolgado para conhecer o evento.

“Quando conheci a Deborah, as reuniões de família eram para assistir aos desenhos, até de madrugada”, conta o noivo.

A surpresa aconteceu justamente em dos cenários mais apaixonantes da exposição, na sala de estar de Up: Altas Aventuras, onde Carl e Ellie Fredricksen viveram lado a lado por anos.

“Desde muito novinha sempre amei os filmes. O fato do pedido de casamento ter sido em um cenário da Pixar foi incrível, principalmente do filme Up”, diz Deborah.

História com final feliz

Havia alguns meses que o casal vinha tentando achar o momento certo para confirmar o pedido, mas sem sucesso. Com a visita ao Mundo Pixar, Deborah imaginou que esta pudesse ser, finalmente, a hora.

“Acho que ela desconfiava do pedido, mas eu acabei com as esperanças dela um dia antes para ser realmente uma surpresa”, brinca Betuel sobre como esgueirou-se da situação.

Com apoio da equipe de monitores e produção do evento, o pedido foi realizado, com direito a buquê de rosas e aplausos do público presente.

“Ela esperava por este momento. Olhou no fundo dos meus olhos e chorou. Estando ali, naquele cenário, vi que começaria o nosso filme de amor”, finaliza Betuel.

Mundo Pixar

Maior evento da Disney em extensão, o Mundo Pixar reúne 13 cenários imersivaos dos maiores sucessos da Pixar. Realizado pela produtora curitibana CULT! Imersiva e a agência Solution.Off, a experiência acontece de quarta a segunda-feira no Jockey Plaza Shopping.

Sucesso em Curitiba desde o fim do novembro, a exposição vem conquistando fãs do Paraná, outros estados e até mesmo países vizinhos.

O evento ainda tem vendas disponíveis do site do Disk Ingressos, com ofertas especiais para grupos de 4 pessoas, meia-entrada e outras modalidades com desconto.

Mais informações sobre horários, valores e perguntas frequentes podem ser conferidas no Instagram @cult.producoes ou no site do Disk Ingressos.

5 dicas para evitar intoxicação alimentar no verão

0

5 dicas para evitar intoxicação alimentar no verão

Altas temperaturas favorecem contaminação dos alimentos por bactérias; Nutricionista traz dicas de cuidados que auxiliam a evitar transtornos na estação

As férias de verão são um convite para muitos brasileiros aproveitarem o período para viajar, confraternizar com a família, os amigos e realizar passeios ao ar livre. Em meio a tantas atividades, os cuidados com a alimentação também precisam “estar no radar”. Afinal, a estação e as altas temperaturas favorecem o aumento das doenças transmitidas por água e alimentos.

Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 600 milhões de pessoas no mundo adoecem todos os anos em decorrência da ingestão de comidas e água contaminadas. Entre as mais recorrentes está a infecção pela bactéria Salmonella (Salmonellose), que causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar graves infecções.

“Churrascos, piqueniques e refeições ao ar livre são muito comuns nessa época. No entanto, esses hábitos podem se tornar um risco à saúde, se não forem tomados os cuidados necessários. O calor intenso e a manipulação inadequada dos alimentos propiciam a proliferação da Salmonella, transformando as refeições de verão em um potencial foco de contaminação”, explica a coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), nutricionista Janaiara Moreira Sebold Berbel.

Transmissão e sintomas

Encontrada em animais como aves, porcos, répteis e mamíferos – incluindo até mesmo cães e gatos – a Salmonella é transmitida para os humanos por meio do consumo de carnes cruas ou mal cozidas, ovos, leite não pasteurizado, frutas e verduras mal lavadas. A contaminação ocorre quando esses alimentos entram em contato com fezes de animais infectados ou durante o processamento inadequado.

A infecção pela bactéria pode apresentar vários sintomas desconfortáveis como diarreia, cólicas intestinais, febre, náuseas, vômitos, alteração da visão, dores de cabeça, musculares e abdominais, mal-estar geral com sensação de cansaço e fraqueza.

“Essas condições começam a aparecer entre 6 e 72 horas após a ingestão da Salmonella. A infecção pode durar de quatro a sete dias, dependendo da gravidade. Mas, logo que aparecem os primeiros sinais, o indivíduo já deve procurar atendimento médico para que a doença seja diagnosticada e tratada da maneira correta”, orienta a nutricionista.

5 dicas para garantir a segurança alimentar no verão

Para evitar que a Salmonella e outras bactérias tragam problemas indesejados para as férias de verão, Janaiara Moreira Sebold Berbel lista cinco dicas práticas que podem garantir mais segurança no consumo de alimentos.

1) Mantenha os alimentos refrigerados

Com as altas temperaturas do verão, é preciso ter atenção ao armazenamento dos alimentos e tentar mantê-los sempre refrigerados. Quando expostos ao ambiente, podem permanecer por até duas horas. Se a temperatura estiver acima de 32ºC, uma hora é o tempo máximo para ficarem sem refrigeração.

2) Evite alimentos crus ou mal cozidos

Especialmente em passeios ou viagens, evite alimentos que não foram bem cozidos ou são servidos crus. Carnes vermelhas, aves, peixes e frutos do mar podem conter microrganismos perigosos que podem ser transferidos para outros alimentos durante a preparação e conservação.

3) Higienize as mãos com frequência

Lave frequentemente as mãos com água e sabão, especialmente antes de preparar e consumir alimentos, após usar o banheiro e depois de manusear alimentos crus. O uso do álcool 70 e lenços umedecidos também são recomendados. Esses cuidados simples podem prevenir a contaminação por diversas bactérias, incluindo a Salmonella.

4) Prefira alimentos embalados e lacrados

Sempre que possível, opte pelos alimentos que estão em embalagens seladas. Essa é mais uma medida de segurança em relação à contaminação, pois o risco de terem sido contaminados durante o processo de manuseio é bem menor.

5) Consuma água potável

Certifique-se de consumir água potável. Se estiver em um local com água de qualidade duvidosa, utilize água mineral ou filtre a água antes de bebê-la.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância – incluindo Direito, Medicina e Odontologia – e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Volta às aulas: especialista ensina como driblar o aumento do material escolar

0

Volta às aulas: especialista ensina como driblar o aumento do material escolar

Professor do UniCuritiba lista as melhores estratégias para a hora da compra e dá dicas para conciliar o orçamento doméstico com a expectativa dos filhos

A compra de material escolar movimenta o varejo todo início de ano e requer das famílias boas estratégias para economizar. De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), os preços aumentaram, em média, entre 5% e 9%. A explicação está na elevação dos custos de produção e na alta do dólar, já que muitos itens da lista são importados.

A melhor estratégia para manter o equilíbrio nas finanças continua sendo a pesquisa de preços. Em Curitiba, os preços de um mesmo item podem variar 880%, como é caso da borracha, que é encontrada por R$ 0,40 até R$ 3,92. Cadernos de 48 folhas têm uma diferença ainda maior: vão de R$ 4,90 a R$ 39, segundo levantamento do Procon.

Para ajudar os pais na missão de economizar e exigir seus direitos, o Procon-PR lançou neste mês a cartilha Dicas sobre Matrículas, Mensalidades e Material Escolar. Entre as alternativas sugeridas pelo Procon-PR para economizar estão as compras conjuntas em maior quantidade, o que facilita a negociação de descontos.
Mesmo com boas estratégias, as compras de material escolar impactam o orçamento de 85% dos brasileiros, aponta uma pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro. Para o professor doutor do UniCuritiba, Sérgio Czajkowski Júnior, é possível reduzir esse impacto.

“A primeira dica é: sempre que possível, vá sozinho às compras. Quando os filhos participam da escolha do material, os pais tendem a ceder aos desejos das crianças e tendem a gastar mais”, ensina o especialista em comportamento do consumidor e planejamento estratégico.

Para quem leva os filhos às lojas, o conselho é negociar as regras antes de sair de casa, estipulando, por exemplo, quais ou quantos itens a criança poderá escolher e qual o limite de gasto que a família terá.
“Se a mochila custou mais caro do que o previsto é preciso escolher cadernos e lápis de cor mais em conta. Equilibrando as escolhas fica possível manter o orçamento”, ensina Sérgio, que dá outras sugestões para ajudar os pais a economizarem na compra do material e do uniforme.

Dicas para economizar no material escolar

Segundo Sérgio Czajkowski Júnior, a economia no material escolar não significa abrir mão da qualidade ou frustrar os filhos que estão ansiosos para começar o ano com o material novo. “Com um pouco de planejamento e organização é possível encontrar tudo o que a criança precisa sem gastar muito”, explica.

Para ajudar nessa tarefa, ele dá algumas dicas importantes.

1. Confira a lista de material escolar antes de sair de casa, verifique tudo o que foi solicitado e priorize os itens essenciais e obrigatórios.

2. Revise o material do ano passado e reaproveite o que estiver em bom estado, como a mochila, os uniformes, dicionário, régua, compasso etc.

3. Reúna-se com outros pais e compre no atacado. Muitas lojas têm preços atrativos para compras em grandes quantidades. Se o pagamento for à vista, negocie desconto.

4. Pesquise os preços em diferentes lojas e fique atento às promoções. Não compre tudo no mesmo lugar. Se possível, compre apenas os itens mais baratos de cada loja.

5. Priorize escolhas “inteligentes” (smart choices), dando preferência a itens de qualidade superior que compensam o investimento. O mercado tem marcas de boa qualidade por preços justos, que durarão mais se comparados com importados de baixa qualidade.

6. Produtos licenciados tendem a ser bem mais caros do que aqueles sem personalização. Itens com estampa de personagens infantis famosos – como cadernos (produtos não duráveis) não compensam o investimento. Incentive seu filho a ter esta consciência em termos de consumo.

7. Defina um limite de gastos, negocie com seu filho e mantenha-se firme nas decisões tomadas em conjunto.

8. No caso dos livros, considere comprá-los usados ou diretamente da editora. Aproveite para oferecer os livros do seu filho, usados no ano anterior, ao grupo de pais da escola.

9. Faça um planejamento anual. Nem todo o material precisa ser adquirido de uma vez, já que o uso não é imediato. Se não tiver dinheiro para comprar a lista toda, compre somente o que será usado nos primeiros três meses do ano.

10. Antecipe as compras do material escolar de 2025. Alguns itens não mudam de um ano para outro e os produtos de papelaria são encontrados em qualquer época do ano. Além de evitar as longas filas nas lojas, o impacto nas finanças do início de ano é bem menor.

11. Troque materiais com outros pais. Se tiver algum item sobrando, divulgue nos grupos da escola e ofereça trocas.

12. Aproveite a oportunidade para ensinar educação financeira e ajude seu filho a cuidar dos materiais ao longo do ano. Assim, eles duram mais tempo e você economiza a longo prazo.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Opinião – Reforma Tributária e os Jogos Vorazes

0

*Marco Aurélio Pitta

Que comecem os jogos! Esta é uma frase bem famosa de um filme de 2014 chamado Jogos Vorazes, obra de ação, aventura e suspense que explora temas de resistência, sacrifício e impactos da guerra na humanidade. É óbvio que há um certo exagero em comparar essa ficção com a Reforma Tributária. Mas ao menos a primeira frase deste texto é válida nos dois contextos. A Reforma Tributária no Brasil levou décadas para ter um movimento grandioso como o iniciado com a emenda constitucional nº 132/2023, que trouxe alterações importantes para o nosso sistema tributário. Ao longo de 2024, detalhes da reforma começaram a ser votados nas casas legislativas – o que, de certa forma, surpreende, dada a complexidade que o tema apresenta.

Mas se engana quem acha que tudo acabou. Pelo contrário, esse é apenas o começo. A Reforma Tributária do Consumo no Brasil é bastante profunda. Teremos a saída de ICMS, ISS, IPI (exceto zona franca), PIS e COFINS, com a chegada do IVA dual (CBS e IBS) e o Imposto Seletivo (apelidado de imposto do pecado). E não é só a “sopa de letrinhas” que muda. Teremos mudanças na base de cálculo, alíquotas, sistemática de créditos, forma e local de arrecadação, obrigações acessórias, entre outras alterações que devem fazer contadores e advogados voltarem à sala de aula.

O período de transição é longo. Teremos que rodar dois sistemas totalmente diferentes por pelo menos sete anos, sem contar do antes e do depois. Falando em antes, o período é curto. 2025 está aí e merece muita atenção pois algumas novidades já começam a valer em 2026. Os empresários precisam se atentar a isso (e parece que poucos perceberam os desafios). Existem impactos que precisam ser mapeados, como custos junto aos fornecedores, precificação junto aos clientes, efeito no fluxo de caixa, sistemas operacionais que precisam atender à nova legislação, parcerias com consultores, retenção de pessoas (principalmente aqueles que se envolverão com o projeto) e por aí vai. Esses diagnósticos são importantes pois vão preparar a empresa para avaliar algumas situações, como: terei ganho ou perda com a reforma tributária? Se houver ganho, repassarei isso ao meu cliente? Será que estou “jogando sozinho” para manter preços ou repassá-los? São reflexões que precisam ser feitas o quanto antes. Estruturas societárias que viveram anos de uma forma, filiais abertas em diversos estados, estruturas logísticas criadas, portfólio de produtos e negócios inteiros talvez tenham que ser alterados, o pode levar tempo.

E temos o depois da reforma tributária do consumo, pois precisaremos acompanhar potenciais demandas de discussões administrativas e judiciais com o fisco a perder de vista – pelo menos até 2037. Ou seja, serão, ainda, mais de dez anos ouvindo siglas como ICMS e ISS, mesmo com um novo ambiente tributário rodando. 

Ter apoio de uma boa equipe (interna ou externa) é essencial, visto que o carro continua andando e não podemos parar. Por isso, o empresário deve juntar o melhor time possível, firmar boas parcerias e trabalhar com retenção de equipe, pois os “jogos serão vorazes” daqui em diante. E ainda não falamos sobre reforma da renda e folha, que serão as próximas da vez. Planejar nunca foi tão importante como agora.

*Marco Aurélio Pitta é profissional de contabilidade, Controller do Grupo Positivo e coordenador e professor de programas de pós-graduação na área de Finanças da Universidade Positivo (UP)

Valmet expande Sistema de Controle de Qualidade IQ para indústrias de embalagens sustentáveis e não tecidos

0

A Valmet anuncia a expansão de sua oferta de sistemas de controle de qualidade (QCS) com o lançamento de quatro novos sensores de medições para o Sistema de Controle de Qualidade Valmet IQ, que medem com precisão vários componentes de matérias-primas, além de cor e teor de cinzas. As novas medições permitem que os produtores de embalagens e não tecidos (nonwoven) mantenham a qualidade desejada do produto, enquanto otimizam ainda mais o uso de matérias-primas, resultando em maior eficiência de recursos e redução da pegada de carbono.

“O Valmet IQ é líder na indústria, e este lançamento demonstra nosso compromisso contínuo em desenvolver tecnologia de automação para atender às necessidades dos clientes em uma ampla gama de processos industriais. Os novos produtos trazem precisão de laboratório para medições on-line. Por exemplo, nosso novo sensor recém lançado, propicia medições por espectrômetro, oferecendo novas oportunidades na medição de revestimentos funcionais base água e sintéticos, como barreiras biológicas, adesivos e polímeros”, explica o gerente de negócios para Soluções de Gestão de Qualidade da linha de negócios de Sistemas de Automação da Valmet, Mikko Viitamäki.

Desenvolvido para otimizar o uso de materiais e melhorar a performance da produção

Valmet IQ Transmission Spectrum Measurement, que mede o espectro de transmissão, e o Valmet IQ Reflection Spectrum Measurement, que mede o espectro de reflexão, fornecem métodos diretos e on-line para medir com precisão as proporções e os pesos das matérias-primas — como fibras, água, aglutinantes, adesivos e polímeros — utilizando tecnologias ópticas, sem o uso de sensores com fonte radiotaiva e sem contato com o produto. Essas soluções permitem que os clientes otimizem o uso de materiais, reduzam os custos de produção e diminuam significativamente a pegada de carbono.

As medições podem ser aplicadas a uma ampla gama de casos de uso, incluindo  tecidos não tecidos (nowoven), coaters, extrusoras e laminadoras, fabricação de filmes plásticos e produção de papel e cartões revestidos. Elas são essenciais para viabilizar a transição para materiais de revestimento de base biológica, reduzindo o uso de plástico e apoiando soluções de embalagens mais sustentáveis.

Medições on-line precisas e confiáveis para melhorar qualidade e reduzir desperdício

Valmet IQ Color Measurement utiliza tecnologia avançada de iluminação por LED  para fornecer medições mais precisas do espectro de reflectância em aplicações de papel e cartão. Essa solução garante qualidade mais rápida e reduz desperdícios no início da produção. Além disso, detecta detalhadamente os efeitos de materiais com carga mineral, corantes de papel e agentes de branqueamento, resultando em uma uniformidade de cor mais precisa e estável em diferentes tipos de papel.

Valmet IQ Total X-ray Measurement oferece uma tecnologia de sensor robusta e fácil de calibrar para medição total de cinzas na fabricação de papel. Essa solução pode medir efetivamente o teor de vidro (sílica) em fibra de vidro, além de fornecer medições não nucleares de gramatura para não tecidos e de peso de revestimento para papéis especiais. Ela garante controle de processos em tempo real e detecção proativa de problemas, reduzindo o tempo de inatividade e minimizando o desperdício.

Sobre o Sistema de Gestão de Qualidade Valmet IQ

Sistema de Controle de Qualidade Valmet IQ é altamente personalizável e consiste em um scanner, com uma ampla gama de medições on-line, controles avançados e aplicações especiais. Ele assegura a qualidade ideal do produto final e dos processos de produção. Para o mercado de conversão, foi desenvolvida uma versão mais compacta do scanner, o Valmet IQ Converting Scanner.

A Valmet está na vanguarda do desenvolvimento de soluções digitais para seus clientes desde a década de 1960. Em 1979, tornou-se a segunda empresa no mundo a lançar um sistema de controle distribuído (DCS) para automação de processos, e o primeiro QCS da empresa foi introduzido na década de 1990. Hoje, o avançado Sistema de Gestão de Qualidade Valmet IQ garante qualidade ideal para mais de 2.200 fábricas de celulose, papel, cartão, tissue, não tecidos e convertedoras de papel em todo o mundo.

Sobre a Valmet

A Valmet possui uma base global de clientes em diversas indústrias de processo. Somos líderes globais no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia e, com nossas soluções de automação e controle de fluxo, atendemos uma base ainda mais ampla de indústrias de processo. Nossos mais de 19.000 profissionais em todo o mundo trabalham próximos aos nossos clientes e estão comprometidos em impulsionar o desempenho de nossos clientes – todos os dias. A empresa tem mais de 220 anos de história industrial e um forte histórico de melhoria e renovação contínuas. As vendas líquidas da Valmet em 2023 foram de aproximadamente 5,5 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e sua sede fica em Espoo, na Finlândia.

Precificação é o tema do workshop do Projeto MEGASOL para empreendedores de Campo Largo

No dia 27 de janeiro, a sede da GERAR em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, será palco do primeiro workshop do Projeto MEGASOL em 2025.O MEGASOL é uma continuidade do Projeto MEGA, desenvolvido pela GERAR GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que vem promovendo o empreendedorismo e o associativismo em todo o Paraná.
O tema escolhido para o encontro em Campo Largo é Precificação. Segundo Lucas Motta, assistente pedagógico do Projeto MEGA, a escolha foi feita pelos próprios associados, mas ele destaca que essa é uma demanda comum entre micro e pequenos empreendedores.
“Há certa dificuldade em entender qual parte do dinheiro que circula no negócio pertence ao custeio e ao investimento da empresa e qual é destinada ao pró-labore do empreendedor,” explica Lucas.
O workshop será conduzido por Geovana Contti, profissional com mais de 12 anos de experiência em empreendedorismo. Formada em Ciência da Computação pela UFES e em Sistemas de Informação pela PUC-PR, Geovana é CEO da startup Paresi, que mensura impactos sociais de projetos financiados por empresas e indústrias por meio de uma plataforma tecnológica. Além disso, é palestrante com experiências em eventos como TEDx.
Podem participar do treinamento todos os associados do MOVE (Movimento Organizado Valorizando o Empreendedor), associação de micro e pequenos empresários de Campo Largo. Contudo, o assistente pedagógico ressalta que qualquer empreendedor pode se associar e participar:
“Todo empreendedor interessado da região pode se associar facilmente. Basta contatar a diretoria pelo Instagram @move.campolargo,” informa Lucas.
Ele destaca ainda que o projeto se diferencia por promover a coletivização de um segmento geralmente voltado ao individualismo, incentivando a atuação conjunta entre empreendedores.
“Apesar de se saírem bem no dia a dia de seus negócios, os micro e pequenos empreendedores ganham muito mais trabalhando em união. Acredito que o projeto possa incentivar um pensamento mais coletivo e organizado, fortalecendo o comércio local e o desenvolvimento regional,” afirma Motta.
Segundo Michela Notti, coordenadora do Projeto MEGA, o MEGASOL tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento do associativismo no Paraná:
“Com o MEGASOL, a GERAR reafirma seu compromisso com a promoção do empreendedorismo sustentável e do associativismo em todo o estado, oferecendo ferramentas e oportunidades para que micro e pequenos empreendedores possam crescer e prosperar.”
Serviço
Workshop sobre Precificação do Projeto MEGASOL
Data: 27 de janeiro
Horário: 19h
Local: Sede da GERAR em Campo Largo – Rua Eng. Tourinho, 1130 – Centro
Informações e inscrições: Instagram @move.campolargo