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Deville Curitiba promove almoço especial no Dia das Mães com menu exclusivo

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Deville Curitiba promove almoço especial no Dia das Mães com menu exclusivo

No domingo, 11 de maio, o Hotel Deville Curitiba realiza um almoço especial em celebração ao Dia das Mães. Com um ambiente acolhedor, o restaurante do hotel oferecerá uma experiência gastronômica pensada para reunir famílias e homenagear uma das datas mais importantes do ano.

Aberto ao público, o almoço será servido das 12h às 15h e contará com um cardápio exclusivo, elaborado especialmente para a ocasião.

“Pensamos em cada detalhe para que as mães se sintam verdadeiramente celebradas. O almoço especial vai além do cardápio: é uma experiência de acolhimento e sabor. Será um momento para reunir gerações e valorizar o que realmente importa”, destaca Jefferson Vidal, Gerente Geral do Deville Curitiba.

O cardápio conta com Salada Afeto, uma combinação de folhas nobres com figo, parmesão, pastrami, nozes e creme balsâmico. Para o prato principal, os clientes poderão escolher entre duas opções sofisticadas: Mignon ao molho de damasco, acompanhado de conchiglione recheado com quatro queijos, ou Salmão gratinado, servido com arroz negro, camarão e confit de tomate. Para encerrar, as sobremesas também serão à escolha: o clássico Mil Folhas de Frutas Vermelhas com creme de baunilha, geleia e frutas frescas, ou o delicado Panachê de frutas com creme de chocolate.

“Pensamos em um cardápio especial que reflete todo o carinho que as mães têm com a família e merecem ser retribuídas com uma experiência gastronômica. Pensamos em sabores que acolhem, surpreendem e reforçam o prazer de reunir a família à mesa em um ambiente acolhedor”, destaca o chef do Deville Curitiba, Hilton Antônio da Silva.

O almoço conta também com opções para crianças, que podem escolher entre menu kids ou pratos à la carte.

Serviço:

Almoço Especial de Dia das Mães – Hotel Deville Curitiba

Domingo, 11 de maio | Das 12h às 15h

R$ 159,00 + 10% de taxa de serviço

Bebidas cobradas à parte

Vendas na recepção do hotel

Reservas e mais informações:

E-mail: reservas.ctr@deville.com.br

Telefone: 0800 703 1866

WhatsApp: (41) 3219-4004
Local: Deville Curitiba

Sobre o Deville Curitiba

No coração de Curitiba, o Deville Curitiba é a escolha ideal para quem busca conforto e praticidade. Próximo à Rua das Flores, Rua 24 Horas, Praça Rui Barbosa e Praça Osório, está a poucos minutos do centro financeiro da cidade. Além disso, fica a 18 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a 3 km da Rodoferroviária, garantindo fácil acesso para quem vem a negócios ou lazer.

O hotel oferece uma experiência completa, com restaurante, room service, Wi-Fi gratuito, academia 24 horas e serviço de lavanderia. Para eventos e reuniões, conta com cinco espaços modernos, que comportam até 240 pessoas, sempre com o suporte de uma equipe especializada.

Além de toda a estrutura, o Deville Curitiba é um hotel pet amigo, 100% não fumante e possui acomodações adaptadas para pessoas com deficiência (PcD), proporcionando mais conforto e acessibilidade para todos.

Sobre a Rede Deville

A Rede Deville é um dos mais tradicionais grupos hoteleiros do Brasil, com mais de 50 anos de história. O grupo, além de proprietário, administra suas unidades e abrange as marcas Deville Prime, Deville Express e a franquia Marriott São Paulo Airport, primeira franqueada da Marriott International na América do Sul.

Em constante expansão, a rede se prepara para a inauguração de mais uma bandeira Marriott em 2025, o novo The Westin São Paulo.

Atualmente, a Rede Deville está presente em 10 destinos, com cerca de 1.700 acomodações e mais de 1.200 colaboradores.

Com o compromisso de atendimento de qualidade e hospitalidade de excelência, reafirmam sua posição como um dos mais respeitados nomes da hotelaria no país.

Para mais informações sobre os hotéis, acesse www.deville.com.br e siga @hoteisdeville nas redes sociais.

Curitiba encerra World Creativity Day 2025 com premiação e reconhecimento de talentos criativos

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Capital paranaense celebrou o encerramento do festival com evento de agradecimento aos parceiros e a entrega do Prêmio Curitiba Mais Criativa

Curitiba se despediu do World Creativity Day 2025 na quarta-feira (23) com um evento especial de encerramento que reuniu parceiros, realizadores e representantes do ecossistema criativo da cidade. A cerimônia, realizada no Hard Rock Café Curitiba, marcou o fim de três dias de atividades gratuitas voltadas à promoção da criatividade, da inovação e do desenvolvimento sustentável, e teve como destaque a entrega do Prêmio Curitiba Mais Criativa, que reconheceu projetos e iniciativas em 14 categorias.

Com o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, o festival movimentou diversos espaços culturais, educativos e de inovação da cidade entre os dias 21 e 23 de abril. Mais de 50 atividades foram promovidas ao longo da programação, incluindo oficinas, palestras, apresentações artísticas, feiras autorais e mesas-redondas com foco em soluções criativas para desafios urbanos e sociais.

“O Prêmio Curitiba Mais Criativa é uma forma de reconhecer e celebrar os talentos que estão transformando a cidade por meio da criatividade. Mais do que uma premiação, ele é um manifesto de valorização da diversidade de ideias, expressões e soluções que nascem aqui. Ver tantas iniciativas potentes reunidas foi emocionante e reforça o nosso compromisso em seguir fortalecendo esse ecossistema”, destacou Raphaella Caçapava, líder local do festival e fundadora do Collab.Hub.

A premiação encerrou o evento com o reconhecimento de projetos que vêm se destacando nas áreas de arte, design, gastronomia, sustentabilidade, educação, inovação social, negócios e gestão pública. A iniciativa também homenageou a Badu Design, projeto de moda sustentável com forte atuação social, como Criativo do Ano.

Vencedores do Prêmio Curitiba Mais Criativa 2025:

Categoria Artes Visuais1º lugar – EXPANSIVA: Uma Exposição Individual de Cris Pagnoncelli
2º lugar – A imagem como reflexo da sociedade
3º lugar – Paulo Da Luz

Categoria Design e Inovação1º lugar – Reaproveitamento de tecidos para vestuário de crianças em situação de vulnerabilidade
2º lugar – Revista Pitaco
3º lugar – A educomunicação como ferramenta de transformação social

Categoria Gastronomia e Alimentação Criativa1º lugar – Ahnima Doces Inteligentes
2º lugar – Guga Caçador de Boteco
3º lugar – Caquinhas de Capivara

Categoria Expressões Artísticas e Culturais1º lugar – Palco Escola Ações em Valores Humanos
2º lugar – ARTE C
3º lugar – Carrinho Fantástico

Categoria Territórios Criativos1º lugar – Festival Cultural da Vila Torres
2º lugar – Festival Multicultural Emporium Handmade
3º lugar – Boqueirão Fashion

Categoria Marcas Autorais1º lugar – Lorem Artis Jewelry
2º lugar – Araucárias
3º lugar – Flower Power Artes – Soft cases leves para guardar a sua música

Categoria Moda Criativa1º lugar – Badu Design
2º lugar – Fundação de Moda Curitiba
3º lugar – Moda Queer

Categoria Inovação Social e Impacto Comunitário1º lugar – Programa Habilita
2º lugar – Incanto – Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias
3º lugar – Lute Todos os Dias

Categoria Tecnologia Criativa e Startups1º lugar – EVA Agricultura Urbana
2º lugar – CataJob
3º lugar – Certificado de Origem em menos de 0,1 segundo com uso de inteligência artificial

Categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente1º lugar – Instituto Supera
2º lugar – Ingá
3º lugar – SustentHabilidade – Construindo Competências, Transformando o Futuro

Categoria Educação Criativa1º lugar – Experiências criativas no ensino de práticas sustentáveis na gestão de resíduos têxteis
2º lugar – Docemática
3º lugar – Ler e Pensar

Categoria Criatividade nos Negócios1º lugar – Miden Destilado Zero
2º lugar – Lav Zoo – Franqueadora e lavanderia para roupas e acessórios de animais
3º lugar – Lambeer Lambes

Categoria Criatividade na Gestão Pública1º lugar – Assembleia Itinerante
2º lugar – Eficiência na gestão pública com aplicação da notação BPMN
3º lugar – Fiscaliza Pedágios – Paraná

Criativo do AnoBadu Design

“A força desse movimento está na cocriação. Reunimos marcas locais, profissionais de diversas áreas e instituições públicas em torno de um propósito comum: evidenciar a criatividade como uma poderosa ferramenta de transformação — nos negócios, no social e na cidade como um todo. Este festival foi construído a muitas mãos e mentes, e o resultado é um reflexo direto dessa colaboração genuína”, afirmou Eugênio Calixto, colíder do evento e fundador do Collab.hub.

O World Creativity Day Curitiba 2025 foi liderado pelo Collab.Hub, com apoio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Agência Curitiba, Pinhão Hub e teve o reforço de marcas como Sicredi, Produteca, Ópera de Arame – Espaço da Música, Ventura Shopping, Impact Hub, Central Press, Hard Rock Café e outras. O Centro Universitário UniOpet é mantenedor do evento pelo segundo ano consecutivo.

O festival faz parte da iniciativa global World Creativity Day, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e é celebrado simultaneamente em dezenas de cidades ao redor do mundo no dia 21 de abril.

Mais informações:
Site oficial: https://worldcreativityday.com/brazil/curitiba/activities
Instagram: @curitibamaiscriativa

RAPHAELLA CAÇAPAVA
41 9574-1941 

EUGÊNIO CALIXTO
41 99985-4547

Opinião – Entre o silêncio e o grito: o que os adolescentes tentam nos dizer

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Por Michelle Cristina Norberto Martins*

A série Adolescência (Netflix) traz à tona reflexões essenciais sobre os desafios vividos por nossos jovens e pela sociedade contemporânea. A escola, a família, a presença constante das telas, o bullying, a violência e o desrespeito às regras são apenas a superfície de um problema mais profundo: o distanciamento afetivo entre adultos e adolescentes. Diante disso, algumas perguntas se tornam inevitáveis para pais, professores e profissionais da educação: Eu realmente conheço este adolescente que convive comigo? Ele se sente seguro para dividir suas dúvidas, dores e inseguranças comigo?

O que torna a série ainda mais perturbadora é o fato de não retratar uma família desestruturada, negligente ou violenta. Ao contrário, vemos uma realidade muito próxima da considerada “normal”: pais presentes, um adolescente inteligente, carinhoso, aparentemente tranquilo. E, mesmo assim, algo falha — e falha de forma silenciosa. Isso revela a importância de um olhar atento, da escuta ativa e da construção de um vínculo afetivo que vá além da convivência rotineira. Porque o verdadeiro perigo mora no invisível: nos silêncios prolongados, nas portas fechadas, no “está tudo bem” que escondem tempestades.

A série nos lembra que os adolescentes, quando não encontram espaço de acolhimento no ambiente familiar ou escolar, buscam respostas e validação no ambiente digital. Lá, encontram um universo caótico, em que as regras são outras e a vulnerabilidade muitas vezes é explorada. O personagem que se tranca no quarto e ignora os pedidos da mãe para desligar os eletrônicos. O filho do investigador que, com mensagens despretensiosas pela manhã, escondia o medo de ir à escola. Ambos lançaram sinais — não explícitos, mas evidentes para quem estivesse disposto a observar com atenção e empatia.

A adolescência é um período de intensa transformação, mas o vínculo afetivo e o diálogo não devem começar nessa fase — devem ser cultivados desde os primeiros anos de vida. Só assim conseguimos construir uma base sólida de confiança, na qual o adolescente se sente acolhido e não julgado. A presença dos adultos não pode ser apenas física, precisa ser emocional. É preciso escutar com o coração, sem interromper, sem minimizar, sem antecipar respostas. Observar mudanças sutis no comportamento pode ser o primeiro passo para oferecer ajuda antes que a dor se transforme em crise.

Na minha atuação com escolas e famílias, percebo que muitos conflitos poderiam ser prevenidos com um diálogo mais constante e uma escuta mais generosa. Ser referência para um adolescente exige esforço, paciência e, acima de tudo, disponibilidade genuína para estar presente — mesmo quando ele parece não querer isso.

Para quem deseja se aprofundar nesse tema, indico duas leituras indispensáveis: A Fábrica de Cretinos Digitais, do neurocientista Michel Desmurget, que alerta sobre os impactos das telas no desenvolvimento infantil; e O Adolescente e a Internet: Laços e Embaraços no Mundo Virtual, de Cláudia Prioste, que analisa as relações afetivas e identitárias dos jovens no ambiente on-line.

Não se trata apenas de entender os adolescentes, mas de construir, com eles, uma ponte em que o amor, o cuidado e o diálogo possam atravessar os abismos que o mundo moderno insiste em criar.

*Michelle Cristina Norberto Martins, psicóloga especialista em Psicologia Educacional, coordenadora de Orientação Educacional e da Educação Inclusiva do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo.

Espera por benefícios no INSS atinge marca crítica e preocupa segurados

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Espera por benefícios no INSS atinge marca crítica e preocupa segurados

Prazo para entrega da declaração termina em 30 de maio

Com o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem redobrar a atenção. Para evitar penalidades e garantir os benefícios fiscais, a entrega precisa ser feita até 30 de maio. De acordo com dados da Receita Federal, mais de 35 milhões de brasileiros devem declarar o IRPF este ano.

Mas enquanto milhões de contribuintes organizam suas finanças para prestar contas, muitos aposentados e pensionistas enfrentam um grande obstáculo: o atraso na análise de seus benefícios. A Dra. Yasmim Dantas, do escritório Brisola Advocacia, especializado em direito previdenciário, alerta que os atrasos do INSS têm prejudicado milhares de brasileiros que dependem do órgão para garantir seu sustento. “A espera por aposentadorias, pensões e auxílios por incapacidade tem ultrapassado o prazo legal, comprometendo o planejamento financeiro dos segurados”.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social (MPS), a fila de espera por benefícios do INSS voltou a crescer no final de 2024, atingindo 1,985 milhão em novembro, maior nível desde o início de 2020 (período mais recente disponível). Além dos reflexos da recente greve, membros do governo atribuem o agravamento da fila de espera do INSS ao aumento expressivo no volume de requerimentos. Em 2024, o Instituto recebeu, em média, 1,4 milhão de novos pedidos por mês, número muito acima da média registrada em 2023, que ficava abaixo de um milhão.

A Lei nº 9.784/99, que rege o processo administrativo federal, determina o prazo máximo de 60 dias para a conclusão de processos administrativos por parte do INSS e demais autarquias. No entanto, durante a pandemia, o Instituto firmou um acordo com o Ministério Público Federal (MPF), homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do Tema 1.066, que flexibilizou temporariamente esse prazo. Ainda assim, muitos segurados continuam enfrentando atrasos superiores a quatro meses, o que compromete o orçamento familiar e pode gerar impactos severos, como inadimplência, dificuldades no acesso a medicamentos e tratamentos, além de prejuízos à saúde física e mental.

Dra. Yasmim orienta que, caso o benefício não seja analisado dentro do prazo, o segurado tem o direito de entrar com uma ação judicial. “O Judiciário tem reconhecido o excesso de demora e garantido não apenas a concessão dos benefícios, mas também o pagamento retroativo desde o primeiro pedido”.

Sobre Brisola Advocacia Associados – Focada em direito previdenciário, a Brisola Advocacia Associados foi fundada em 2009 com o objetivo de garantir os direitos dos beneficiários do INSS. Seus principais clientes decorrem da necessidade da aposentadoria por tempo de contribuição, com ênfase na aposentadoria especial. Atendem também outras solicitações relacionadas ao tema, como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-maternidade, pensão por morte, entre outros. O escritório conta com sete advogados e também atende direito civil, direito da família e direito sucessório, além de causas trabalhistas.   

School of Rock realiza primeira edição da Feira da Música na capital brasileira do Rock com atividades gratuitas para população

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A School of Rock, maior rede de escolas de música do mundo, não poderia deixar de comemorar o reconhecimento de Curitiba como a “capital mais rock’n roll do Brasil” e para homenagear a cidade, no dia 18 de maio, das 10h às 14h, na unidade da School of Rock Batel, a marca realizará a primeira edição da Feira da Música School of Rock, um evento inédito, aberto ao público, que contará com uma série de atividades gratuitas, que unem música, gastronomia e oportunidade de novos negócios.

Durante a feira os visitantes terão a oportunidade de fazer experimentações musicais com instrumentos e equipamentos de marcas parceiras da rede e renomadas no mercado musical, como Roland, Pride, Michael, Tagima, PHX, Shure, Orion, Rozini. Além disso, o público presente poderá assistir a apresentações com os alunos da escola e conhecer mais sobre a metodologia de ensino da rede.

“Na Feira, teremos espaço para quem gosta de música e quer ter um contato mais próximo com os instrumentos. Quem nunca tocou, por exemplo, pode fazer uma aula guiada pelos nossos professores e entender melhor como funciona a metodologia de ensino da School, que costumamos dizer que é diferente de tudo que você já viu sobre escolas de música”, destaca Fernando Quesada, sócio-diretor da School of Rock.

Outro momento aberto ao público em que os amantes da música poderão participar ativamente do evento acontecerá no dia 19 de maio, a partir das 19h30, durante a Jam Session da School, no icônico e tradicional Hard Rock Café, um dos principais parceiros da marca na cidade. Na ocasião o bar abrirá suas portas para uma noite de muito agito e o melhor do rock nacional e internacional, com apresentações de bandas da unidade Batel.

Convenção School of Rock 2025
A Feira da Música da School acontecerá em paralelo a SORCON 2025, convenção oficial da rede, que acontece anualmente e pela primeira vez, será realizada fora de São Paulo. Durante três dias – entre de 18 a 20 de maio -, Curitiba se tornará a casa de mais de 60 franqueados e colaboradores da School de todo o Brasil e que vão desembarcar no Sul do país para viverem momentos de muito conhecimento, tanto do negócio em si, quanto do desenvolvimento do segmento da música no Brasil e no mundo.

“Estamos muito empolgados em realizar a Convenção da rede em Curitiba, por ser uma cidade com cidade que respira música e que tem a cultura do rock no seu DNA. A expectativa é de que este evento seja o primeiro de muitos e, um marco na nossa história, atraindo para a capital investidores e empresários de todo o Brasil. Queremos estreitar ainda mais nossos laços com franqueados e com a população da região”, declara o sócio-diretor.

Quesada afirma que levar a convenção da rede para Curitiba é um movimento estratégico para o plano de expansão do negócio. “Entendemos que a região como um todo além de outras cidades do estado tem um grande potencial para abertura de novas unidades e são prioritárias para o desenvolvimento da marca, por isso, acreditamos que a convenção vai movimentar a economia local e a cidade em diversos aspectos”, pontua.

A expectativa também é reunir um público empresarial que esteja interessado em investir na marca. Hoje, a School of Rock conta com 55 unidades abertas e 15 em implementação em todo território nacional. Na região Sul do Brasil são quatro unidades da marca e a previsão é que mais quatro sejam inauguradas ainda em 2025.

“Temos percebido o interesse de empresários em conhecer a nossa marca pelo ponto de vista do investidor e entendemos que a feira também é uma oportunidade de mostrar nossa filosofia de trabalho e apresentar o mundo da música como um segmento rentável de negócios”, acrescenta.

Com uma programação focada nos franqueados, a convenção tem como objetivo promover a possibilidade dos envolvidos explorarem tendências de mercado e se conectarem com fornecedores e parceiros estratégicos em um ambiente ideal para o networking e troca de experiências. Para isso, no dia 18 de maio, o evento começa às 15h com a Feira da Música e no dia 19 os franqueados terão uma agenda de palestras e workshops no Hard Rock Café.

Já no dia 20, a SORCON 2025, termina no Breakout Sessions, que acontece no Espaço Encontro da Amazônia, onde a equipe da School of Rock conduzirá reuniões imersivas com grupos de franqueados para alinhamento estratégico da gestão do negócio, garantindo que toda a rede esteja preparada para os desafios e oportunidades do futuro. Além disso, durante todo o evento, os franqueados poderão entender com mais detalhes a possibilidade de expansão dentro da rede, abrindo uma unidade da School of Rock na Espanha ou em Portugal.

Programação aberta ao público – CONVENÇÃO SOR 2025

1) Feira da Música – School of Rock
Data: 18 de maio

Horário: 10h às 14h
Local: School of Rock Batel – Av. Sete de Setembro, 5978 – Batel, Curitiba – PR
Participação gratuita

2) Jam Session School of Rock
Data: 19 de maio
Horário: 19h às 23h
Local: Hard Rock Café – Rua Buenos Aires, 50 – Batel, Curitiba – PR
Participação gratuita

Sobre a School of Rock
A School of Rock é a maior e mais renomada escola de música do mundo, com franquias espalhadas por diversos países e milhares de estudantes participando de suas aulas, workshops, e programas de performance todos os dias. A instituição combina expertise em negócios com uma paixão inabalável pela música, proporcionando um ambiente onde jovens podem desenvolver suas habilidades musicais e pessoais.

A escola está em constante crescimento, com uma comunidade diversa e inclusiva, que valoriza a individualidade e promove o respeito mútuo. A colaboração e o otimismo são fundamentais para a construção de uma marca duradoura, incentivando os alunos e a equipe a perseguirem um propósito comum e se apoiarem mutuamente.

O diferencial da instituição está no seu método de ensino baseado na performance. Através do School of Rock Method™, patenteado pela escola, os alunos dominam tanto a prática quanto a teoria musical, desenvolvendo novas habilidades e liberando sua criatividade por meio do trabalho em equipe e da expressão individual.

Aluguel residencial em Curitiba atinge novo patamar e puxa alta do setor

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Valor médio da locação continua subindo e soma R$ 2.050; mercado comercial também avança na capital 

O aluguel residencial segue em alta em Curitiba (PR). Após o marco histórico registrado em fevereiro – quando, pela primeira vez na série, o ticket médio da locação ultrapassou os R$ 2 mil, chegando a R$ 2.035 – o valor do aluguel subiu mais 0,7% em março, chegando a R$ 2.050. O montante é 9,2% superior ao registrado no mesmo mês de 2024. No recorte trimestral, o cenário também é de valorização: a média dos três primeiros meses de 2025 está 7,9% acima do observado no mesmo período do ano anterior e 26,8% maior que o registrado entre janeiro e março de 2023. 

A alta acompanha o movimento de valorização dos aluguéis por todo o país e demonstra a estabilidade do mercado. Em Curitiba, a Locação Sobre a Oferta (LSO) residencial em março foi de 22,5%, a segunda maior dos últimos oito meses. Desde o início de 2025, o índice se mantém acima dos 20%. 

Entre as tipologias de imóveis ofertados para locação na capital do Paraná, destaque para as residências de dois dormitórios, que tiveram 32,4% de sua oferta locada (aumento de 17 pontos porcentuais em relação a fevereiro). Em seguida, aparecem os studios, com alta de 14,9 pontos porcentuais e 29% das unidades disponíveis alugadas. 

“O bom desempenho do mercado de locação também é percebido no segmento comercial. Em março, 9,4% das lojas disponíveis para aluguel tiveram seus contratos assinados – um aumento de 44,6% no comparativo com o mês anterior”, pontua Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR. 

Bairros mais procurados 

Boa parte desses imóveis está localizada no Centro, bairro que concentrou 25,8% das locações comerciais realizadas em março na capital paranaense. Na sequência, aparecem Bigorrilho e Centro Cívico – ambos com 5% das negociações –, seguidos por Água Verde, Batel, Portão e Rebouças, com 4,2% das locações cada.   

Quando o assunto é moradia, o Centro também lidera a preferência dos inquilinos, concentrando 14,9% dos aluguéis contratados em março. Água Verde (6,3%), CIC (4,6%) e Bigorrilho (4,1%) aparecem na sequência, seguidos por Bacacheri e Portão (3,6% cada), Cristo Rei (3,5%) e Rebouças (3,3%).  

O bom desempenho do mercado de locação em Curitiba também é reflexo dos investimentos das imobiliárias em processos de análise mais eficazes, seguros e confiáveis para a assinatura dos contratos. Esse cuidado qualifica os inquilinos, transmite segurança aos proprietários e contribui para a prevenção da inadimplência – que considera atrasos no pagamento do aluguel superiores a 30 dias. Em março, o índice manteve-se estável, próximo de 1%. 

Dor pós-atividade física é sinônimo de treino eficaz?

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Especialista explica crença generalizada no mundo fitness sobre relação entre dor muscular e ganho de força

“Sem dor, sem ganho”. Essa é uma das premissas mais conhecidas no mundo fitness. Existe uma crença generalizada entre praticantes de atividade física de que, se não há dor após o treino, é sinal de que o corpo não está evoluindo ou que os músculos não foram trabalhados suficientemente para ganhar força. Mas será isso verdade ou apenas um mito?

O coordenador da UPX Sports (complexo esportivo localizado no campus Ecoville da Universidade Positivo), Zair Cândido, esclarece que a dor pode, sim, ser uma resposta inflamatória natural do corpo após a atividade física  —  um sinal de que o músculo foi estimulado. “O exercício gera pequenas lesões nas fibras musculares, chamadas microlesões, que são importantes para o processo de recuperação. Com descanso,  alimentação e hidratação adequados, esse músculo se regenera mais forte para os próximos treinos”, explica. 

No entanto, Zair alerta que é preciso observar o grau da dor e o tempo necessário para a  recuperação. “O desconforto pode fazer parte desse processo inflamatório, especialmente quando a carga ultrapassa o que o músculo está acostumado a suportar. Contudo, a dor, por si só, não é sinônimo de qualidade de treino. Por isso, carga e intensidade devem ser sempre monitoradas”, ressalta.

O que são as dores musculares pós-treino e por que elas acontecem?

A dor que surge após exercícios físicos é conhecida como DOMS (Delayed Onset Muscle Soreness), ou dor muscular tardia. Normalmente aparece entre 12 e 48 horas após o treino, podendo durar até 72 horas, dependendo da intensidade das atividades realizadas. 

Segundo o especialista, essa sensação acontece por conta das microlesões nas fibras musculares que surgem durante o esforço físico. “As fibras musculares são compostas por actina e miosina, proteínas que realizam um movimento de deslizamento durante as contrações.  Quando o esforço é muito intenso, tanto em atletas quanto em sedentários, ocorrem pequenas rupturas nas fibras”, explica. Para pessoas sedentárias, essa dor costuma ser mais intensa, pois a musculatura ainda não está adaptada ao  esforço. Outro fator relevante é o tipo de contração muscular realizada. Quando aproximamos a articulação do centro do corpo, ocorre uma contração concêntrica, com encurtamento do músculo. Já no movimento inverso, quando afastamos a extremidade do centro do corpo, ocorre uma  contração excêntrica, em que o músculo se alonga sob carga. Esse segundo tipo de contração gera mais rupturas e, consequentemente, costuma provocar mais dor muscular”, completa. 

O que pode ser feito após o treino para minimizar as dores?

Segundo Zair Cândido, a maneira mais eficiente de evitar dores musculares intensas após o treino é controlar a intensidade dos exercícios, adotando uma programação semanal bem estruturada que permita monitorar as cargas e prevenir sobrecargas. Uma prática recomendada é realizar alongamentos leves ao fim da atividade, proporcionando relaxamento muscular. “É importante também se hidratar bastante, garantindo uma reposição hídrica adequada, o que contribui para reduzir as dores. Além disso, uma alimentação equilibrada logo após o treino é fundamental”, orienta. O especialista ressalta o papel das proteínas nesse contexto: “As proteínas são compostas por aminoácidos, que auxiliam na reparação das fibras musculares. Por isso, fazer uma refeição ou suplementação rica em proteínas até 45 minutos após o treino ajuda significativamente a minimizar as dores.”

Zair também menciona que, em alguns casos, o acúmulo de ácido lático pode intensificar o desconforto muscular. “Para essas situações, é recomendada a recuperação ativa, como uma caminhada leve. Outras estratégias eficazes incluem crioterapia, aplicação de gelo ou imersão em  banheira fria, procedimentos que promovem vasoconstrição intensa e ajudam a diminuir processos inflamatórios.” 

Quais as principais diferenças entre dores musculares normais e lesões?

A dor muscular após o treino pode durar até 72 horas, diminuindo progressivamente — especialmente se houver respeito ao intervalo ideal de recuperação entre os treinos. Sentir incômodo leve a moderado é comum e esperado, desde que não prejudique os movimentos nem interfira na rotina de exercícios. No entanto, o especialista alerta para sinais que podem indicar uma lesão muscular: “Quando a dor é muito aguda ou o desconforto é intenso, a ponto de impedir tarefas simples como descer escadas, sentar ou andar normalmente, pode ser indicativo de que a intensidade do treino foi excessiva”, explica. Esses casos costumam vir acompanhados de inchaço, rigidez extrema ou pontadas agudas, demonstrando que o músculo não está plenamente recuperado. “Nesse cenário, há risco aumentado de ruptura das fibras musculares, que ficam mais frágeis e suscetíveis a lesões”, completa Zair.

Diante desses sintomas, a recomendação é buscar orientação profissional o quanto antes para realizar uma avaliação adequada. “É fundamental identificar rapidamente se há lesão e definir o melhor tratamento possível”, enfatiza o coordenador da UPX Sports.

Quais estratégias ajudam a prevenir a dor muscular após o treino?

A maneira mais eficiente de evitar dor muscular tardia é adotar um treino bem planejado, com objetivos claros, controle da intensidade e inclusão de atividades regenerativas, fundamentais para a recuperação muscular adequada. “Costumamos dizer que é essencial praticar um treino inteligente, com equilíbrio entre estímulo e recuperação para reduzir desconfortos”, destaca Zair Cândido. 

Outros fatores igualmente importantes são o descanso adequado, especialmente uma boa noite de sono, que permite à musculatura se recuperar plenamente, e uma alimentação equilibrada. Hidratação adequada também faz toda a diferença nesse processo”, enfatiza o especialista. Zair reforça ainda a importância de respeitar os intervalos entre as sessões de treino, fazer aquecimentos antes das atividades e preparar o corpo com atenção especial às articulações, aos ligamentos e à circulação sanguínea muscular. Por fim, o especialista orienta os iniciantes a começar com cargas mais leves e evoluir gradualmente, respeitando os limites do corpo e construindo capacidade física de forma consistente e segura. 

Sobre a UP Experience

A UP Experience é o maior e mais completo complexo cultural, esportivo e científico do Brasil. Responsável pela gestão dos espaços de locação de todas as instituições do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, a UP Experience é, hoje, parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do país, como um polo de acesso do grande público à cultura, esporte e conhecimento em todo o território brasileiro. upx.art.br

O Boticário apresenta Cuide-se Bem Nuvem de Alegria

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O Boticário apresenta Cuide-se Bem Nuvem de Alegria, com fragrância que, comprovadamente, promove sensação de felicidade


Com neurociência, marca agrega ainda mais inovação e expande o portfólio de Nuvem, uma das linhas best sellers de Cuide-se Bem

Estudos da neurociência têm mostrado que o humor está ligado diretamente à saúde mental e física. Segundo o neurocientista cognitivo Scott Weems*, pessoas bem-humoradas são mais saudáveis. Além disso, cérebros felizes são mais criativos, mais rápidos e mais alertas mentalmente. De olho nesse comportamento e atento às principais tendências do mercado, Cuide-se Bem, marca do Boticário que promove leveza para o momento de autocuidado, expande seu portfólio e lança Cuide-se Bem Nuvem de Alegria, uma linha de edição limitada da queridinha linha Nuvem, uma das famílias mais amadas pelos consumidores. Todos os itens contam com uma fragrância desenvolvida com neurociência, que promove sensação de felicidade* para levantar o astral.

O lançamento materializa o olhar precursor de inovação e tecnologia do Boticário para o desenvolvimento do segmento de beleza. Como resultado, os produtos capazes de despertar boas emoções e experiências sensoriais atendem a uma forte tendência de mercado, que busca por itens que vão além da entrega sensorial. “A novidade da linha de Nuvem, que está entre as top 3 mais vendidas da marca, foi idealizada para proporcionar momentos de leveza e alegria em meio às pressões cotidianas. Sua proposta vai além da hidratação diária, estimulando emoções positivas, oferecendo experiências de prazer e conforto, capazes de gerar otimismo e bem-estar.

Isso acontece tanto por meio da fragrância frutal cítrica e funcional, quanto pelas entregas sensoriais, combinadas com a textura inovadora do único óleo corporal de Cuide-se Bem e também na aplicação das partículas de brilho nas formulações, que deixa o momento mais revitalizante e único”, conta Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário. 

São seis produtos que variam entre as categorias de cuidados corporais, banho e perfumaria com entregas únicas e muito glow para a rotina de autocuidado, a começar pela clássica e favorita loção desodorante hidratante, que tem textura cremosa e absorve rapidamente na pele, sem deixar aquela sensação grudenta, entregando muita hidratação por até 48 horas. Além da fragrância, a novidade também conta com produtos que possuem brilho na formulação: a loção desodorante iluminadora, com partículas luminosas que vão deixar a pele macia, radiante e cheirosa; e o sabonete líquido corporal, que limpa de forma suave e promove sensação relaxante com uma espuma cheia de brilho.

Ainda para o banho, o óleo hidratante corporal, inédito no portfólio de Cuide-se Bem, deixa a pele sedosa como uma nuvem em uma explosão de fragrância no banho. O cheirinho de felicidade vem também nos sabonetes sortidos – em duas cores, em embalagem com quatro unidades, o item proporciona uma espuma cremosa que perfuma e limpa sem ressecar – e no body splash desodorante colônia, que prolonga essa sensação de felicidade e levanta o astral durante todo o dia, por meio de uma fragrância funcional e contagiante, que explora todo o frescor da linha. Todos os produtos são 100% veganos, com altas porcentagens de ingredientes naturais e cruelty free.

A linha de edição limitada Cuide-se Bem Nuvem de Alegria está com 20% de desconto na compra de dois ou mais produtos, disponível em todas as lojas físicas do país, no e-commerce da marca, além do app do Boticário, para as versões Android e iOS e via revendedores pelo Encontre Boticário. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

*Tecnologia validada por recursos de testagem do setor de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos.

 Serviço:

Loção desodorante hidratante Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 400 ml – Preço sugerido:
R$ 69,90
Formulado com manteiga de karité e glicerol, o produto proporciona 48 horas de hidratação, deixa a pele macia e perfumada; é absorvido rapidamente, fácil de espalhar e não gruda. Tem textura leve e hidratação potente. É vegano, cruelty free e 96% dos ingredientes são naturais.
Loção desodorante iluminadora Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 200 ml – Preço sugerido:
R$ 49,90
O produto conta com muito glitter para uma pele iluminada. De rápida absorção, não fica pegajoso e proporciona 48 horas de hidratação. É vegano, cruelty free e tem 94% de ingredientes naturais. A embalagem é de plástico vegetal.


Sabonete líquido corporal Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 150 ml – Preço sugerido: R$ 44,90
Com glitter, o produto faz uma espuma cremosa e deixa a pele perfumada. Remove as impurezas, o excesso de oleosidade e promove maciez e sedosidade. É vegano, cruelty free e 94% dos ingredientes são naturais. A embalagem é de plástico vegetal.

Oléo hidratante corporal Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 110 ml – Preço sugerido: R$ 54,90
Único óleo do portfólio, promove hidratação intensa por 48 horas, deixa a pele sedosa, aveludada, como uma nuvem, e sem efeito pegajoso. É vegano, cruelty free e 93% dos ingredientes são naturais.

Sabonetes sortidos Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 4 x 80 g – Preço sugerido: R$ 34,90
Em duas cores, o produto limpa delicadamente, sem ressecar, e promove uma pele macia, aveludada e com cheirinho que promove sensação de felicidade. É vegano, cruelty free e 97% dos ingredientes são naturais.

Body splash desodorante colônia Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 200 ml – Preço sugerido R$ 84,90
Para todos os momentos do dia, com uma fragrância que promove sensação de felicidade*. É vegano, cruelty free e possui 92% de ingredientes naturais.
*Contém tecnologia validada por neurociência (ressonância magnética funcional), além de resultados comprovados por testes de percepção com consumidores

Sobre o Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. 

A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.   

*Fonte: Ha! The Science of When We Laugh and Why.

Professor do UniCuritiba integra Comissão Assessora da Capes

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Professor do UniCuritiba integra Comissão Assessora da Capes

Nomeado em abril, advogado paranaense terá como função avaliar projetos de pesquisa, discutir políticas públicas para o ensino superior e fomentar a inovação

O advogado e professor do Programa de Mestrado e Doutorado do UniCuritiba, Fernando Gustavo Knoerr, PhD em Direito pelas universidades de Coimbra (Portugal) e Réggio Calábria (Itália), é um dos novos membros da Comissão Assessora da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A Portaria Capes 82/2025, que trata da nomeação, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 8 de abril. Vinculada ao Ministério da Educação, a Capes coordena e supervisiona programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país. Além do fomento à pesquisa, atua também na promoção da internacionalização do ensino superior, facilitando intercâmbios e parcerias com instituições estrangeiras.

Na Comissão Assessora, o professor do UniCuritiba terá como responsabilidades a avaliação e revisão de projetos de pesquisa que buscam financiamento ou apoio, emissão de pareceres técnicos e contribuição na tomada de decisão para a concessão de financiamentos aos projetos aprovados.

A atividade é realizada em colaboração com outros membros da Comissão Assessora, que contribuem ainda para a formulação de políticas públicas de inovação e pesquisa no Brasil. Segundo Fernando Gustavo Knoerr, a comissão atua para garantir que os recursos públicos sejam alocados de maneira eficaz. “Nossa missão é fazer com que os projetos tenham potencial para gerar impactos positivos na pesquisa e na inovação brasileiras.”

O professor já é membro da Comissão de Relações Internacionais da CAPES e também Membro correspondente da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Fernando Gustavo Knoerr foi Procurador Federal de Categoria Especial e Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE-PR. É parecerista, palestrante e autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

O Boticário promove “Camarote do Boti na praia” no Rio de Janeiro

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O Boticário promove “Camarote do Boti na praia” no Rio de Janeiro com experiência inédita co-criada com fãs da marca

Marca levará cinco consumidores para viverem um momento único em Copacabana, inspirado na vibração de EGEO e com ativação de maquiagem Quem Disse, Berenice?

O Boticário lança mais uma iniciativa inédita que transforma a vibração coletiva dos fãs em uma experiência única e exclusiva. Pela primeira vez, a marca convida consumidores de todo o Brasil a co-criarem na ação “Camarote do Boti na praia”, que acontecerá no dia 3 de maio, em um espaço exclusivo na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, inspirado nas fragrâncias marcantes de EGEO Red e EGEO Bomb Black.
Com a participação na divulgação de Lorelay Fox, youtuber, palestrante, drag queen, e reconhecida por trazer conteúdos das fanfics – histórias fictícias na internet criadas por fãs –, a ação conta com dinâmica do concurso cultural completo, cujas inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 27 de abril no site oficial do Camarote Boti.

Para participar, os interessados devem preencher um formulário que vai além do básico: os consumidores precisarão usar sua criatividade para escrever a sua fanfic original e que mencione um dos produtos da marca EGEO na história, além de trazer sua autenticidade para contar sobre o que tornaria a participação no camarote do Boti inesquecível. As sugestões criadas pelos consumidores serão insumos para construir toda a dinâmica e ambientação da ativação, o que caracteriza o viés inédito de co-criação.
Cinco participantes serão selecionados para viver essa experiência de perto, garantindo uma viagem para o Rio de Janeiro, que oferecerá um evento com vista privilegiada da praia de Copacabana, música, drinks e momentos de beleza com Quem Disse, Berenice?. Por lá, a marca ativa mais uma edição do “Trago sua make de volta”, que marcou presença em grandes eventos como o Lollapalooza Brasil 2024 e o carnaval de São Paulo (em parceria com a Heavy House), oferecendo estações de retoque de maquiagem para garantir que nenhum look perca o brilho — do começo ao fim da festa.

“Para entregar as melhores experiências para nossa comunidade, tomamos escolhas estratégicas baseadas no contexto cultural e que façam sentido com suas paixões e desejos. Sabendo do forte vínculo que os fãs têm com seus ídolos, conectamos o concurso com as fanfics, que instigam a criatividade e abrem a oportunidade de construírem com a gente. E a amarração de toda essa narrativa com o universo da beleza acontece com EGEO e Quem Disse, Berenice? – duas marcas estratégicas do Grupo Boticário que estão na vanguarda das tendências de comportamento”, afirma Carolina Carrasco, diretora de branding e comunicação do Boticário e Quem Disse, Berenice?.

A ação, sob insight criativo liderada pela agência SoWhat, faz parte de uma série de iniciativas especiais de aproximação e relacionamento que a marca vem construindo cada vez mais com a sua comunidade – os botilovers, como são carinhosamente chamados – com o objetivo de oferecer experiências únicas e personalizadas.

“Essa já é a quinta edição do Camarote do Boti — reflexo direto do sucesso das últimas ações que colocamos na rua. Na SoWhat, a gente leva a sério entender o que move as comunidades com quem nos conectamos e os contextos culturais que elas estão inseridas. Juntar uma verdade da marca com eventos que são relevantes e únicos para o brasileiro é o que dá vida ao nosso jeito agnóstico de pensar”, afirma Gui Zunttini, Diretor de Criação da SoWhat.


O regulamento completo da promoção está disponível no site. 

Sobre O Boticário    

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros**  foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada*** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.     

Sobre a Quem Disse, Berenice?

Quem Disse, Berenice?, parte do Grupo Boticário desde 2012, é a marca radar de maquiagem que conecta com jovens adultos apaixonados por beleza e autoexpressão. Nascida na comunidade de beauty, a marca oferece produtos veganos e cruelty-free, incentivando a experimentação e a liberdade de criar seus próprios looks. Com uma estética moderna e vibrante, Quem Disse, Berenice? torna o universo da maquiagem leve e fresh, oferecendo produtos que se tornam hits em um portfólio com mais de 332 produtos que podem ser encontrados em mais de quatro mil pontos de venda, além do e-commerce. A marca também oferece o Menu de Makes, uma experiência de beleza disponível nas lojas Quem Disse, Berenice? e O Boticário, com 100% do valor investido, de R$ 139,90, revertido em produtos à escolha no portfólio da marca.

Fontes:     

*Fonte: Kantar. Insights Brasil – Pesquisa Nacional – 2.400 entrevistas por ano/ 600 entrevistas por trimestre. – Homens/ 18-60a/ Compradores de Perfumes/Fragrâncias masculinos nos últimos 3 meses.

**Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 

***ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.