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Sicredi reforça compromisso com a valorização das pessoas e o desenvolvimento humano no CONARH 2025

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Instituição participa de um dos maiores evento de gestão de pessoas da América Latina e destaca seus diferenciais como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença nacional, participa da 51ª edição do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece entre os dias 19 e 21 de agosto, no São Paulo Expo. Com o tema “Potencializando Conexões”, o congresso celebra os 60 anos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil). 

A participação do Sicredi ganha destaque com a presença de Daniele Schmidt, Diretora executiva de Pessoas e Cultura, que conduz a apresentação “Melhor empresa para se trabalhar: como o Sicredi se preparou para esta jornada de evolução?”,  na Arena de Conhecimento, às 10h50min do dia 20/08. A executiva abordará os pilares que sustentam a estratégia de gestão de pessoas da organização que, em 2024, foi reconhecida como a melhor empresa para trabalhar no Brasil pelo ranking Great Place to Work (GPTW) – um reflexo da sua cultura baseada em relacionamento, confiança e cuidado com as pessoas.

Com uma taxa de adesão de 90% à pesquisa de clima organizacional, o Sicredi reforça a importância do trabalho integrado entre o Centro Administrativo Sicredi (CAS), as Centrais e as Cooperativas. Essa atuação conjunta, voltada para o desenvolvimento e valorização das pessoas, tem se refletido em resultados de negócio diferenciados. Entre os principais fatores de engajamento estão o orgulho de pertencer, as oportunidades de crescimento profissional e a forte conexão com os valores da instituição. Mais do que declarações em documentos, a cultura organizacional é vivida no dia a dia, sustentando práticas que fortalecem a experiência dos colaboradores e a entrega de valor aos associados.

Mais do que uma instituição financeira, o Sicredi se diferencia por seu modelo cooperativo e por promover um ambiente no qual o desenvolvimento profissional anda lado a lado com o propósito. “Acreditamos que o nosso maior ativo são as pessoas – colaboradores, associados e comunidades. Por isso, nosso modelo de gestão é pautado por escuta ativa, inclusão, desenvolvimento contínuo e fortalecimento dos vínculos humanos”, afirma Daniele Schmidt. 

Cultura que atrai e engaja talentos

De acordo com a diretora, no Sicredi, prosperidade não é apenas um resultado, é o propósito que orienta o negócio. “O modelo de atuação conecta impacto social e resultado financeiro, buscando o desenvolvimento das regiões onde está presente. E essa prosperidade externa começa dentro de casa: ao valorizar e engajar colaboradores, fortalecemos a cultura organizacional e potencializamos o relacionamento com o associado. Afinal, quanto maior a satisfação interna (E-NPS), maior a confiança e a recomendação dos nossos associados (NPS), o que consolida nosso diferencial competitivo. Essa evolução é o que iremos apresentar no CONARH”, conta a especialista. 

Os mais de 49 mil colaboradores (dado de junho de 2025) atuam em todo o país, beneficiando-se de programas estruturados de capacitação, desenvolvimento de liderança e bem-estar. Esses resultados reforçam a construção de uma cultura que atrai e engaja talentos, e que contribui diretamente para a consolidação da marca empregadora da organização. No período, foram cerca de R$ 55 milhões investidos em desenvolvimento e capacitação das pessoas colaboradoras. 

A participação no CONARH também é um movimento estratégico para ampliar o reconhecimento de marca no cenário nacional, especialmente entre profissionais de RH e talentos em busca de ambientes de trabalho humanos, colaborativos e com propósito claro. “Vivemos um momento de expansão e visibilidade, e eventos como o CONARH são essenciais para mostrarmos quem somos, o que acreditamos e o que oferecemos como empregadora”, finaliza a diretora.

Serviço

CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo)

Painel: Melhor empresa para se trabalhar: como o Sicredi se preparou para esta jornada de evolução?

Data e Horário: 20 de agosto (quarta-feira), às 10h50min na Arena de Conhecimento

Mais informações: https://conarh.org.br/  

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

Acipar investe em nova sede e mira liderança no mercado de lubrificantes no Paraná

Com 53 anos de atuação, a Acipar Lubrificantes se prepara para um novo salto de crescimento no setor automotivo. Fundada em Curitiba no ano de 1972, a companhia iniciou distribuindo lubrificantes multimarcas e filtros e, desde 1989, mantém a exclusividade da distribuição ExxonMobil no Paraná — parceria que se mantém sólida há mais de 35 anos. Atualmente, é distribuidora autorizada Moove para Lubrificantes Mobil™ e Tirreno, além de oferecer um portfólio diversificado de produtos complementares para segmentos como automotivo, industrial, frotas e agro.

Com uma carteira de mais de 18 mil clientes, sendo cerca de 6 mil ativos, a Acipar detém aproximadamente 10% do mercado paranaense de lubrificantes, chegando perto de 40% de participação no segmento de motos. A operação movimenta 800 mil litros por mês, ou 9,6 milhões de litros ao ano, e cresceu 45% nos últimos cinco anos.

Para sustentar esse avanço, a empresa prepara a inauguração de uma nova sede em Pinhais (PR), projetada para armazenar até 3 milhões de litros e atender as necessidades de expansão pelos próximos dez anos. A logística é apoiada por frota própria e complementada por transportadoras parceiras para rotas no interior do estado.

“Nosso crescimento não está apenas na estrutura física — investimos fortemente na capacitação da equipe, com treinamentos personalizados por canal e linha de produto, para mantermos qualidade e eficiência em cada etapa”, afirma Luiz Alberto Gomes Jr., diretor-executivo da Acipar.

O momento de investimento acompanha o bom desempenho do setor no Brasil. Em 2024, o país registrou recorde histórico de vendas de lubrificantes, somando 1,53 milhão de m³, consolidando-se como o quinto maior mercado do mundo, atrás apenas de China, EUA, Índia e Japão. O segmento automotivo responde por parcela relevante desse volume e deve seguir em crescimento. Estimativas indicam que o mercado brasileiro de lubrificantes automotivos movimentou cerca de US$ 1,9 bilhão em 2024, com projeção de atingir US$ 2,5 bilhões até 2033, a uma taxa média anual de 3,3%. Em termos de volume, o consumo nacional deve passar de 0,96 bilhão de litros em 2024 para 1,04 bilhão até 2026. No recorte por tipo de veículo, motocicletas figuram entre os segmentos de maior crescimento, com taxa anual próxima a 5,5%.

Dentro desse cenário, a Acipar aposta também em diferenciais ambientais e operacionais. A empresa integra o Programa Jogue Limpo, iniciativa nacional voltada para logística reversa de embalagens plásticas e óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC). Outra frente é o Troca Inteligente Mobil, solução de troca de óleo a granel que reduz desperdícios e elimina o uso de embalagens individuais, contribuindo para a sustentabilidade.

Com cerca de 100 colaboradores distribuídos entre as áreas comercial, administrativa, marketing, pessoas, tecnologia, financeiro, operações e logística, a empresa mantém o foco em inovação e atendimento personalizado. “Nosso compromisso é unir qualidade, tecnologia e responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que ampliamos nossa presença e relevância no mercado”, finaliza Luiz Alberto.

Marca paranaense conquista prêmio nacional e lança mais de 200 produtos em feira de papelaria

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A BRW Suprimentos comemora os resultados da participação na Escolar Office Brasil 2025, principal feira do setor de papelaria da América Latina, realizada de 3 a 6 de agosto, em São Paulo. A marca paranaense, com sede em Araucária (PR), apresentou mais de 240 lançamentos e foi reconhecida com o Prêmio Estande Destaque, na categoria “Experiência de Marca”, que premiou os melhores expositores entre mais de 280 participantes.

Segundo o CEO da BRW, Bruno Borgonovo, a feira marca um momento estratégico para a empresa. “Mesmo com a economia retraída no primeiro semestre, crescemos 8%. Agora projetamos um crescimento de até 15% até o fim do ano. Os lançamentos movimentam o ponto de venda e reacendem o ânimo do mercado”, afirma.

Entre os destaques apresentados pela BRW está a coleção inspirada na capivara, animal que ganhou forte apelo entre diferentes públicos, no Brasil e no exterior. A personagem aparece em cadernos, canetas, marca-textos, borrachas, corretivos e até apontadores no formato do animal.

A linha Infinity também ganhou reforços, como a caneta esferográfica com textura peluciada de 29 cm de comprimento, cola bastão de 115g e marca-texto aromático de ponta dupla. Entre os itens colecionáveis, destaque para as borrachas com formatos interativos. Já na categoria de impressão, o foco está nas tintas Bulk Ink, com opções em cores individuais e kit para sublimação.  

Premiação

O reconhecimento veio pelo projeto do estande de 250 m², que proporcionou uma jornada imersiva ao público. Cada categoria de produtos foi representada por uma cor — escritório (lilás), artística (rosa), escolar (laranja) e divertida (amarelo) — o que contribuiu para uma navegação intuitiva e visualmente marcante. A jornada começava na ampla bancada de testes e seguia pelas diferentes linhas.

Segundo Franciele Bayer, gerente de Marketing da BRW, a premiação reflete o cuidado com cada detalhe do espaço. “Pensamos em um ambiente funcional e envolvente, onde a experiência com a marca fosse marcante do início ao fim. Essa fluidez e imersão, sem dúvida, foram decisivas para o reconhecimento do júri”, destaca. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Brainbox Design for Business.

Antes da feira, a empresa reuniu 200 colaboradores em sua convenção anual, que teve como tema “Potência Máxima” e foco no alinhamento e na estratégia para o segundo semestre. Para Bruno, a força do time e a receptividade do público na feira indicam um cenário promissor. “A resposta na feira foi muito positiva. O volume de pedidos nos primeiros dias superou o do ano anterior e mostra que estamos no caminho certo”, completa.

Sobre a BRW Suprimentos

Há 16 anos, a BRW Suprimentos tem se destacado ao oferecer soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo produtos que antecipam as tendências. O portfólio atual tem mais de 2 mil itens, divididos em 35 categorias, disponíveis em mais de 20 mil pontos de venda.

Concrete Show impulsiona novos negócios na construção civil

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Concrete Show impulsiona novos negócios na construção civil

Feira em São Paulo atrai fornecedores que, como a ORPEC, querem ampliar mercado com produtividade, sustentabilidade e novos modelos de comercialização

Na construção civil, mudanças discretas costumam ter impacto estrutural. É o caso da transformação em curso no setor de escoramentos metálicos, que passa por um reposicionamento diante do aumento de custos logísticos, da escassez de mão de obra e da necessidade crescente de acelerar cronogramas sem comprometer a segurança. A Concrete Show 2025, marcada para 19 a 21 de agosto, em São Paulo, reúne algumas dessas respostas. Entre elas, a aposta da paranaense ORPEC – Andaimes, Formas e Escoramentos na venda direta como novo vetor de crescimento.

Tradicional fornecedora de escoras e andaimes metálicos por locação, a ORPEC participa do evento com a proposta de ampliar sua base de clientes entre construtoras com obras de longa duração e locadores regionais de equipamentos. O movimento, que começou de forma pontual, já representa de 10% a 12% do faturamento da empresa e deve alcançar pelo menos 50% nos próximos cinco anos, segundo estimativas da diretoria.

A estratégia se apoia na modernização do parque fabril da companhia, que nos últimos anos passou a operar com máquinas de padrão suíço e alemão, aumentando escala e reduzindo custos. “Desde a fundação, há 60 anos, fabricamos nossos próprios equipamentos, mas agora temos capacidade industrial para atender o mercado com volume, padrão e velocidade competitivos”, afirma Júlio Mouro, diretor de operações da ORPEC.

Construtoras compram, locadores viram clientes

O novo modelo comercial responde a uma mudança no comportamento do mercado. Em regiões mais distantes dos grandes centros logísticos, o custo de transporte para devolução dos materiais tem inviabilizado a locação. Assim, para muitas empresas, comprar o equipamento passou a fazer mais sentido econômico.

“Estamos vendendo para construtoras de todo o Brasil que antes só alugavam. E também para locadores que até pouco tempo eram nossos concorrentes”, explica Mouro. Em obras de longa duração — como centros logísticos, condomínios verticais ou usinas —, a compra reduz o custo total e evita perdas com transporte de retorno. Em alguns casos, o frete de ida e volta pode representar até 40% do valor total do equipamento.

A ORPEC também mira empresas em expansão fora do eixo Sul-Sudeste, onde a oferta local de escoramentos ainda é limitada. Um dos casos recentes envolveu o fornecimento de 950 toneladas de equipamentos para uma obra em Sinop (MT), a mais de 1.700 km da fábrica da empresa, localizada em Almirante Tamandaré (PR).

Sistema leve e estratégia de feira

Na Concrete Show, a ORPEC apresenta novamente o sistema ALUPEC, voltado ao escoramento de lajes maciças e protendidas. Produzido com perfis de alumínio e escoras metálicas reforçadas, o equipamento se destaca pela leveza e montagem ágil: por exemplo, quatro colaboradores conseguem fazer 40 m² por hora e finalizar quatro lajes por mês. A solução é compatível com torres multidirecionais e reduz etapas na cadeia produtiva, com ganho de produtividade no canteiro.

O produto, que já vinha sendo usado de forma experimental em obras do Sul do país desde o início do ano, ganha visibilidade nacional na edição de 2025 da Concrete Show. A feira é considerada o principal evento da cadeia da construção civil na América Latina, com mais de 450 marcas expositoras e visitantes de diferentes países e estados brasileiros. “É o tipo de público que nos interessa: o comprador direto, que toma decisão e conhece a dor de obra”, diz Mouro.

Além do posicionamento comercial, a empresa participa da feira com estande projetado dentro das diretrizes do programa Better Stands, que busca reduzir o volume de resíduos gerados em grandes eventos. A estrutura utiliza materiais reutilizáveis e foi escolhida com base em critérios de reaproveitamento e descarte responsável, segundo o manual de montagem da organização.

A aposta em práticas sustentáveis está alinhada à lógica operacional do próprio produto ALUPEC, que substitui formas de madeira e permite uso prolongado com menor geração de resíduos. “O escoramento metálico é uma solução que conversa com a produtividade, mas também com o meio ambiente”, destaca Mouro, que complementa. “E a feira Concrete Show é uma vitrine para reforçar isso.”

Stella Pure Gold, o brinde de ouro do Festival de Cinema de Gramado

Símbolo de excelência e inovação da Ambev, Stella Pure Gold chega à 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado para brindar o melhor do audiovisual brasileiro e latino. Com o mesmo sabor clássico da Stella Artois original, sem glúten, com menos calorias e apresentada em uma elegante embalagem dourada, a cerveja premium da Ambev combina perfeitamente com experiências sofisticadas, como o evento mais prestigiado do cinema nacional.

De 13 a 23 de agosto, a charmosa Serra Gaúcha se torna palco para grandes produções, talentos e histórias que emocionam. É nesse cenário de glamour e reconhecimento que Stella Pure Gold reafirma sua essência: unir sabor marcante e leveza em cada brinde.

“A Ambev é parceira do Festival de Cinema de Gramado há 18 anos e, pela primeira vez, traz Stella Pure Gold para assinar o patrocínio. É um momento especial para nós, pois unimos a tradição de apoiar este evento icônico à oportunidade de aproximar o público de uma cerveja que combina sabor marcante e uma proposta inovadora, perfeita para celebrar o talento e a criatividade do nosso cinema”, comenta Mariana Dedivitis, diretora de marketing de Stella Artois.

O retorno de Stella Artois ao festival acontece em um momento de forte performance da marca: no segundo trimestre de 2025, Stella Pure Gold mais que dobrou seu volume em relação ao mesmo período do ano anterior e já representa cerca de 30% do total da marca no Brasil. Parte do portfólio premium da Ambev, o desempenho do produto também tem contribuído para o crescimento do segmento, que registrou um avanço de 15% no mesmo período.

Stella Pure Gold promete ser um dos sabores mais marcantes da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, com um bar exclusivo e luminosos para colocar o público no clima de comemoração do evento. Porque quando o cinema brasileiro está em cena, a celebração também merece ser dourada.

Novo Territory chega mais completo, com avanços em design, tecnologia e foco no consumidor brasileiro

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Evento reuniu mais de 100 fãs da marca na Ford Slaviero, em Curitiba

Chegou a vez de Curitiba conhecer de perto o novo Ford Territory 2026. O SUV médio, que se destacou nos últimos anos como um dos maiores sucessos da marca no Brasil, estreia com visual renovado, tecnologias avançadas e foco total no conforto e conectividade. A Ford Slaviero, concessionária com 80 anos de atuação na capital paranaense, já tem à pronta-entrega o modelo, que segue em versão única Titanium — topo de linha — pelo mesmo valor da linha anterior: R$ 215 mil.

Com o novo Territory, a montadora reafirma sua aposta no segmento mais disputado da indústria e mira em um público que valoriza espaço interno, design sofisticado e alto nível de tecnologia. Com a chegada da geração atual, a concessionária tem registrado um aumento significativo na procura e nos agendamentos de test drive.

“Curitiba é um mercado estratégico para a Ford e o Territory tem excelente aceitação entre nossos clientes. O novo modelo chega com um pacote muito competitivo e reforça a tradição da marca em SUVs”, afirma o diretor da Ford Slaviero, Luis Antonio Sebben, que reuniu mais de 100 clientes num evento especial em Curitiba. “Apresentamos a novidade e ficamos surpreendidos positivamente com a receptividade do público”, celebra.

Design com presença e estilo global

Com frente remodelada, faróis full-LED em formato de L, nova grade preta com detalhes cromados e rodas esportivas de 19 polegadas, o novo Territory impõe mais presença visual. O modelo também está maior: são 55 mm a mais no comprimento (4.685 mm), o que contribui para a sensação de robustez. Entre as seis opções de cores, três são novidades: Cinza Dover, Azul Profundo e Verde Oásis.

Interior mais espaçoso e requintado

Por dentro, o Territory aposta no espaço generoso — destaque da categoria — e em um acabamento refinado. Os bancos com ajustes elétricos (10 posições para o motorista e 4 para o passageiro), ventilação e aquecimento oferecem conforto superior. A cabine combina tons escuros com detalhes em Marrom Manuka, criando um ambiente acolhedor e moderno. Há ainda teto solar panorâmico, ar-condicionado digital dual zone com saídas traseiras e luz ambiente com 26 opções de cor.

O porta-malas também se destaca: são 448 litros de capacidade, com abertura elétrica sem uso das mãos, regulagem do ângulo de abertura e sistema antiesmagamento.

Tecnologia de ponta e conectividade total

A central multimídia e o painel digital de 12,3” ganharam novo visual e software adaptado ao perfil do consumidor brasileiro. O modelo traz conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução, três portas USB-C, uma USB-A e tomada 12V.

Outro diferencial é a conectividade completa com o app FordPass, que permite partida remota, travamento e destravamento, localização do veículo e acesso ao status geral em tempo real. O sistema também inclui serviços como agendamento online, Ford Concierge, guia 360 e notificações de manutenção preventiva.

Desempenho eficiente e segurança de ponta

O modelo tem um motor 1.5 EcoBoost turbo a gasolina, câmbio automático de 7 marchas, dupla embreagem e quatro modos de condução: Normal, Eco, Trilha e Esportivo. O pacote de segurança é completo: frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, seis airbags, assistente de permanência e centralização em faixa, câmera 360°, sensores dianteiros e traseiros, controle de tração e estabilidade, entre outros.

“O novo Territory foi desenvolvido com participação ativa do time de engenharia da Ford no Brasil. É o modelo com maior índice de qualidade, com sistemas testados e calibrados para as condições brasileiras de clima, altitude e pavimento”, explica Sebben.

Territory cresce e conquista novos públicos

Com mais de 13 mil unidades em circulação no Brasil — e 80% dos clientes sendo novos na marca — o Territory se consolidou como o segundo veículo mais vendido da Ford, atrás apenas da Ranger. Em 2024, o modelo já havia registrado crescimento expressivo, e a expectativa da marca é seguir ganhando espaço com a linha 2026.

“O Territory é peça-chave na nova estratégia da Ford e tem conquistado espaço em mercados altamente competitivos, como o brasileiro. Agora, com mais conteúdo e mesmo preço, deve avançar ainda mais”, finaliza o gerente de Marketing da Ford, Dennis Rossini.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

Menos casamentos e mais solteiros: como isso impacta a economia

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Menos casamentos e mais solteiros: como isso impacta a economia

No Dia Nacional dos Solteiros (15/8), especialista em Marketing e Comportamento do Consumidor analisa os desafios e as estratégias do mercado single

O Brasil vive uma transformação demográfica e social profunda, impulsionada, entre outros fatores, pelo crescimento expressivo da população de solteiros. Dados recentes divulgados pelo IBGE mostram que o número de divórcios chegou a 440,8 mil em 2023 – um aumento de 4,9% em relação a 2022. No mesmo período, os casamentos registraram queda de 3%. 

Essa mudança se reflete na composição dos lares brasileiros. Com 81 milhões de solteiros contra 63 milhões de casados, é natural que o número de domicílios unipessoais esteja em crescimento. O Censo 2022 confirmou essa tendência histórica, revelando que 15,9% dos lares brasileiros são ocupados por uma única pessoa, um aumento de 3,7 pontos percentuais em uma década. 

Segundo o especialista em Marketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado e Sociedade Digital, professor doutor Sérgio Czajkowski Júnior, a nova configuração dos lares – cada vez mais individuais – impacta diretamente a maneira como as marcas se conectam com seus clientes. Mais do que isso, representa oportunidades para diversos setores da economia, especialmente a construção civil, o turismo, a indústria e o varejo. 

“Se temos uma quantidade crescente de pessoas vivendo sozinhas e, mesmo entre os casais, 20% afirmam que ter filhos não está nos planos, é preciso repensar toda uma gama de bens e serviços para esse público. Desde apartamentos compactos a alimentos e bebidas em porções individuais, passando por eletrodomésticos menores e mais práticos, como panelas elétricas, e embalagens descartáveis ecologicamente corretas, sempre com foco na comodidade e na sustentabilidade, as tendências são muitas”, explica o professor do UniCuritiba. 

Além disso, continua Sérgio, há uma demanda crescente por serviços que facilitem a vida dos solteiros, como entregas rápidas ou com horários agendados, e pacotes turísticos pensados para quem viaja sozinho. “Compreender essa nova dinâmica social é fundamental para que as empresas não apenas aumentem suas vendas, mas também fortaleçam o relacionamento com consumidores autônomos e independentes.” 

Na avaliação do professor do UniCuritiba, o mercado single precisa investir em personalização, em experiências de compra diferenciadas e em comunicação direta (mas não invasiva) para conquistar e fidelizar esse grupo em expansão. “A personalização das ofertas e a experiência de compra são elementos essenciais para o sucesso das estratégias mercadológicas direcionadas aos solteiros. Mais do que uma adaptação, enxergar os solteiros como um nicho de mercado com grande potencial é uma vantagem competitiva.” 

Dedicado também ao estudo do mercado do luxo, Sérgio destaca: as organizações que vêm despontando junto aos solteiros são justamente aquelas que adotaram estratégicas autênticas de comunicação. “As pessoas, e mais ainda os solteiros, cansaram de imagens tratadas e fotos com filtros e efeitos nas redes sociais. Os solteiros desejam ter um contato com o real world”, afirma o professor.

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). 

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. 

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Em 58 anos de história, CIEE/PR já mudou a vida de quase 2 milhões de jovens e estudantes no estado

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Presente nos 399 municípios do Paraná, com unidades físicas e cursos EAD, instituição celebra trajetória de oportunidades e transformação

Ao longo de quase seis décadas, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) tem sido protagonista na formação educacional e profissional de gerações. Com presença ativa em todo o estado, a instituição se aproxima da marca de 2 milhões de estudantes beneficiados, com a oferta de estágios, programas de aprendizagem e capacitação gratuita com foco em empregabilidade.

Para o presidente da instituição, Antoninho Caron, o resultado reflete o propósito de transformar vidas por meio da educação e do trabalho — compromisso presente desde o início das atividades, em 14 de agosto de 1967.

“Seguimos firmes nessa missão, com uma atuação que vai além da formação profissional. Temos fé no potencial e no desenvolvimento humano e contamos com o empenho de mais de 450 colaboradores que dedicam seu tempo a atender os 399 municípios do Paraná”, destaca.

Segundo ele, os resultados do CIEE/PR são fruto do trabalho voluntário e comprometido da diretoria, conselheiros e de toda a equipe, que conecta empresas, instituições de ensino, entidades de classe, federações e diversos órgãos. “Juntos, transformamos vidas com educação e trabalho, todos os dias”, completa.

Estágios, aprendizados e novas trajetórias

Para a advogada Carla Beux, de 52 anos, há uma preocupação genuína do CIEE/PR com o jovem em formação. Ela, que iniciou sua carreira como estagiária em grandes ambientes corporativos como o Citibank e a Petróleo Ipiranga, passou a atuar no direito corporativo, sempre contando com o suporte do Centro na contratação de estagiários e na formação de novos profissionais.

Hoje, sócia e responsável pela gestão estratégica e inovação do escritório Batista Pereira & Oliveira Advogados, ela acredita que o estágio é um aprendizado fundamental para a vida e carreira. “Por isso, acolher os jovens com paciência e responsabilidade é uma missão importante”, salienta.

Walking Tour sobre Dalton Trevisan acontece neste sábado (16) em Curitiba

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Walking Tour sobre Dalton Trevisan acontece neste sábado (16) em Curitiba

Evento inédito e gratuito passará em locais onde o escritor viveu; experiência imersiva une literatura, história e paisagem urbana da capital paranaense

Os apaixonados por livros, cultura e literatura terão a oportunidade de participar de uma atividade inédita, gratuita e que acontece neste sábado (16/08) na capital paranaense. Trata-se do primeiro Walking Tour – Curitiba Literária nos Passos de Dalton Trevisan; um passeio a pé e guiado para conhecer a metrópole por meio das obras e da vida do escritor Dalton Trevisan [14/06/1925 – 09/12/2024].

Para participar, basta comparecer ao Museu Oscar Niemeyer (MON) no sábado (16/08), às 13h, e fazer a inscrição no balcão de informações. A atividade começa às 14h e será conduzida pelos escritores Cristiano Nagel e Carla Viccini. O passeio vai percorrer dois itinerários e haverá ônibus gratuito para ajudar nos deslocamentos.

Roteiros históricos

O primeiro roteiro é intitulado Do Alto da Glória à Praça Santos Andrade, vai percorrer quatro locais com o seguinte trajeto:

1) Casa de Dalton Trevisan, onde o escritor viveu recluso e escreveu por décadas,
2) Livraria do Chain, local onde Dalton entregava contos para publicação,
3) Teatro Guaíra, Glauco Flores de Sá Brito (Pequeno Auditório) participou com suas Poesias da revista “Joaquim”, além de Carlos Drummond de Andrade. A fachada do Teatro Guaíra foi feita por Poty Lazzarotto, grande amigo de Dalton Trevisan,
4) Praça Santos Andrade/UFPR. Aqui Dalton Trevisan graduou-se em Direito pela UFPR na década de 1940. É o lugar de sua formação jurídica e do início de sua carreira de advogado (exercida por cerca de 7 anos). Ao término, o ônibus retorna ao MON.

O segundo roteiro é intitulado Do Largo ao Edifício São Bernardo, vai percorrer cinco locais e terá o seguinte trajeto:

1) Largo da Ordem, local citado em “em busca de Curitiba Perdida”, “onde os cavalos de sonho dos piás vão beber água”,
2) Praça Tiradentes, presente em alguns dos textos de Dalton Trevisan
3) Rua XV, onde o escritor frequentava a antiga Confeitaria Schaffer, hoje Galeria Schaffer,
4) Praça Osório/Boca Maldita, frequentada por Dalton e seus amigos,
5) Edifício São Bernardo, onde o escritor viveu seus últimos dias.

“Essa é uma experiência imersiva que une literatura, história e a paisagem urbana da capital paranaense. É uma excelente oportunidade para conhecer um pouco da história de um dos maiores contistas da literatura brasileira”, explica Cristiano Nagel.

“Dalton Trevisan ficou conhecido por sua reclusão radical e por retratar com ironia, concisão e brutalidade o cotidiano curitibano. Foi chamado de ‘O Vampiro de Curitiba’; personagem que atravessa seus livros e a própria cidade”, destaca Carla Viccini.

Semana Literária Sesc & Feira do Livro

Dalton Trevisan nasceu em Curitiba em 1925. É um dos maiores escritores brasileiros, conhecido por sua discrição e pelo uso inusitado da correspondência. Recebeu importantes prêmios, incluindo o Jabuti e o Camões, e sua obra inclui clássicos como O Vampiro de Curitiba e Cemitério de Elefantes.

O primeiro Walking Tour – Curitiba Literária nos Passos de Dalton Trevisan é uma das atrações da 44ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro. O evento, um dos maiores do estado, será realizado simultaneamente em 27 cidades paranaenses e homenageará o escritor Dalton Trevisan, destacando o tema “Cidades Literárias”. Com mais de 250 horas de programação, o evento espera atrair mais de 60 mil visitantes. Mis informações no www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Sobre os guias

Cristiano Nagel é ator, escritor e mediador de leitura com mais de 20 anos de atuação em projetos culturais. É autor de Ensaios para o 5º Ato, pela Nova Letra e Olhares Ausentes, pela Dali Projetos Criativos.

Carla Viccini é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, desenvolve projetos de incentivo à leitura para crianças e jovens e oficinas formativas para professores. É autora das obras Na sombra de uma árvore, pela SEEC, Personalidades Femininas da História do Paraná, pela FCC e Guardiãs de encantamentos, pela editora Inverso.

Da cozinha de casa ao próprio negócio: o empreendedorismo feminino movimenta a confeitaria em Curitiba

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Da cozinha de casa ao próprio negócio: o empreendedorismo feminino movimenta a confeitaria em Curitiba

Juliana Paiff, idealizadora do Confeita Curitiba, deixou a estabilidade de um emprego para realizar um sonho, e virou referência no saboroso ramo da gastronomia

A confeitaria se consolidou como uma verdadeira porta de entrada para o empreendedorismo feminino. Seja por necessidade, vocação ou busca por autonomia, muitas mulheres têm começado seus negócios a partir da cozinha de casa, e encontrado na produção de doces uma forma legítima de sustento e realização pessoal e profissional. É o caso de Juliana Paiff, idealizadora do Confeita Curitiba, maior encontro de confeitaria do Sul do Brasil, que terá sua terceira edição nos dias 27 e 28 de agosto, no Espaço Torres.

A história da Juliana é daquelas que merecem ser reconhecidas e aplaudida por todos. Ela deixou a estabilidade do serviço público de uma grande estatal paranaense para se dedicar integralmente a um sonho. Em 2019, após dez anos de atuação como servidora, deu início a Ju Paiff Patisserie, uma referência na produção de doces finos para eventos, em Curitiba. Em três anos, a empresa produziu mais de 100 mil doces e atendeu inúmeros clientes, inclusive com mais 1700 convidados em uma única festividade.

Com o crescimento da marca, a confeiteira inaugurou, em setembro de 2023, sua primeira loja física no bairro Cajuru, na capital paranaense. Hoje, além do atendimento direto, a Ju Paiff Patisserie está presente no iFood e conta com um sistema de delivery próprio, focado especialmente em eventos de médio e grande porte.

Quando a vivência vira solução coletiva

Durante a pandemia da Covid-19, Juliana percebeu que muitas confeiteiras viviam realidades parecidas: trabalhavam sozinhas, tinham o desafio e dificuldade para precificar seus produtos, não sabiam onde encontrar bons insumos e sentiam falta de apoio e orientação para crescer. Foi então que surgiu a ideia de criar um evento que unisse capacitação técnica, conteúdo de gestão e espaço para networking. Assim nasceu o Confeita Curitiba.

“Minha intenção sempre foi que o Confeita fosse um atalho. Que ajudasse outras mulheres que estão começando, que se sentem sozinhas, a se conectarem e ganharem força. Eu mesma já estive nesse lugar”, contou Juliana, que além da experiência prática, é formada em Administração e tem pós-graduação em Chef Patissier e Boulanger.

Na primeira edição do Confeita, em 2023, reuniu aproximadamente 300 participantes. Em 2024, o número saltou para mais de 450 pessoas. Agora, em 2025, o evento volta ainda maior, com aulas-show de grandes nomes da confeitaria nacional, exposição de produtos, rodada de negócios e o Confeita Awards, concurso que valoriza a criatividade de quem vive da confeitaria, sem esquecer do lado em empoderamento. “É muito mais do que ensinar receitas. É sobre empoderar mulheres, mostrar que é possível viver do que se ama com técnica, planejamento e conexão”, resume Juliana.

Apoio que impulsiona: parceria com a Davipan

Nesta terceira edição, o Confeita Curitiba conta com a parceria estratégica da Davipan Distribuidora, empresa com quase 30 anos de atuação no fornecimento de insumos para confeitaria, sorveteria e panificação. A marca atende pessoas físicas e jurídicas com entrega direta e uma abordagem consultiva, ajudando confeiteiros e confeiteiras a conhecerem novidades do setor e produtos com melhor custo-benefício.

“A Davipan mantém um centro de treinamento para oferecer suporte técnico e orientação empreendedora, sobretudo às confeiteiras que estão iniciando seu negócio. As capacitações abordam conteúdos de gestão e receitas, o que reforça justamente a proposta do Confeita, de contribuir com a profissionalização dessas empreendedoras”, explicou Fátima Yae, sócia da empresa.

Programação inclui aulas-show, exposição de produtos e rodada de negócios

Durante os dois dias de evento, o público poderá participar de aulas-show com estrelas da confeitaria nacional, como Amélia Lino, Lucas Corazza, Cesar Yukio, Camila Ayana, Tathi Fabulosa e Juliana Paiff, além de nomes paranaenses como Vinicius Coutinho, Cristiane Betho, Daniel Carvalho, Danilo Costa, Alison Moacir, Natalia Bini e Bruno Bolos.

A exposição de produtos reunirá marcas como Bunge, Harald, Aurea, Selecta e Specialitá, apresentando lançamentos e insumos que facilitam o dia a dia dos profissionais da área. Já a rodada de negócios, promovida pelo Sebrae/PR, conectará profissionais a fornecedores e empresas do setor, além de oferecer palestras sobre gestão e empreendedorismo.

Inscrições abertas

As inscrições para o Confeita Curitiba já estão abertas. O evento é voltado a quem empreende ou quer empreender no segmento de confeitaria, panificação e sorveteria, além de apaixonados pela arte de fazer bolos, doces e pães.

Serviço:

Confeita Curitiba – 3ª edição

Dias: 27 e 28 de agosto de 2024

Local: Espaço Torres – Curitiba (PR)

Inscrições: https://confeitacuritiba.com.br

Instagram: @confeitacuritiba

Informações: 41 98770-0333