Home Blog Page 7

Force One inaugura maior academia do Paraná e acelera expansão em Curitiba

No dia 21 de outubro, Curitiba recebe a maior academia do Paraná. Localizada na rua R. Waldemar Loureiro Campos, 3615, no bairro Xaxim, a nova unidade da Force One soma cinco mil metros quadrados de área total e estrutura para receber até cinco mil alunos.

O empreendimento surge em um mercado que já colocou o Brasil entre os maiores do mundo em número de academias, mas que ainda guarda um enorme potencial de expansão: atualmente, 21% da população brasileira frequenta academias, enquanto 47% permanece sedentária, mesmo diante de evidências cada vez mais sólidas sobre o impacto do exercício físico regular na saúde e na longevidade. Os dados são do Panorama do Mercado de Atividades de Condicionamento Físico – Academias, elaborado pelo Sebrae/PR.

Essa tendência de crescimento, observada em nível nacional, também se manifesta com força no Paraná. O estado é hoje o terceiro em número de academias no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. São mais de 2,4 mil estabelecimentos espalhados por 83% dos municípios paranaenses, segundo o Sebrae/PR. Dentro desse cenário, Curitiba lidera, com 513 academias — 21% do total estadual; somente em 2023, a capital ganhou 52 novas unidades.

É nesse cenário de mercado aquecido e busca por estruturas mais modernas e completas que se insere a nova mega unidade da Force One no Xaxim. “Essa inauguração marca um novo patamar na nossa jornada. Estamos crescendo com propósito e entregando algo que realmente conversa com o futuro do fitness”, afirma Renan Oliveira Pedroche, fundador e CEO da Force One.

Tecnologia alinhada ao novo perfil do consumidor
O avanço da Force One também dialoga com a transformação do perfil do público de academias. São principalmente as gerações Y (nascidos entre 1982 e 1994) e Z (nascidos entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010) que mais impulsionam o crescimento do setor de academias, representando a maior parte das compras e transações. Essas faixas etárias buscam conveniência, tecnologia integrada e diversidade de atividades em um só espaço.

“Essas gerações querem praticidade e acompanhamento em tempo real. Não é só treinar, é ter informação e suporte para alcançar resultados de forma personalizada. A tecnologia nos permite entregar isso em escala, sem abrir mão da experiência humana que faz diferença na rotina de cada aluno”, analisa Pedroche.

Atenta às demandas das novas gerações, a mega unidade do Xaxim aposta em tecnologia e conveniência para entregar uma experiência personalizada. Do aplicativo que integra treino e nutrição até a bioimpedância conectada, passando por catracas inteligentes e botões de chamada nos equipamentos, a proposta é ampliar a personalização e facilitar a jornada do aluno.

Além disso, a academia conta com mais de 200 equipamentos das marcas Matrix e Cimerian, áreas dedicadas a modalidades de alta demanda como Spinning Tech e Black HIIt, vestiários de alto padrão e estacionamento exclusivo.

Força paranaense em expansão
Criada em 2016 na cidade de Cianorte, no interior do Paraná, a Force One alcançou em menos de uma década a marca de 17 unidades distribuídas entre Paraná e Santa Catarina. Só em Curitiba, foram três inaugurações em 2025 antes da abertura do Xaxim, com investimentos que superaram R$ 30 milhões no período.

A estratégia da rede é crescer em escala, mas preservando a proposta que se traduz no slogan “a academia do seu jeito”, ou seja, oferecendo modalidades variadas e acessíveis para diferentes perfis de alunos.

A acessibilidade também se reflete no preço da mensalidade, já que o modelo de negócios da Force One parte do princípio do custo-benefício.”Não somos apenas low cost. Trabalhamos com eficiência operacional, mas entregamos uma experiência que muitas academias premium não conseguem oferecer. O nosso modelo é de baixo custo com alto valor agregado”, define Pedroche. Isso se traduz em academias amplas, equipamentos de ponta, infraestrutura completa e tecnologia embarcada — tudo isso com preços acessíveis.

EDITAL DE LEILÃO EXTRAJUDICIAL

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA – LEI nº 9.514/97

TIAGO TESSLER BLECHER, leiloeiro oficial inscrito na JUCESP n° 1.098, com escritório na Avenida Angélica, nº 672, sala 155, Santa Cecília, São Paulo/SP, CEP 01228-000, devidamente autorizado pelo credor fiduciário BANCO C6 S.A, com sede na Avenida Nove de Julho, nº 3.186, Jardim Paulista, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ nº 31.872.495/0001-72, nos termos da Cédula de Crédito Bancário nº 0010018330, firmada em 06 de outubro de 2022, no qual figuram como fiduciantes EVERSON DE OLIVEIRA BATISTA, brasileiro, empresário, casado, portador do RG nº 7.235.654-3-SESP-PR, CPF nº 029.517.849-37, e sua mulher DANIELLE DO ROCIO INOCÊNCIO BATISTA, brasileira, empresária, portadora do RG nº 8.659.370-0-SESP-PR e CPF nº 034.125.279-47, residentes e domiciliados na Rua Andirá, n° 618, Pinheirinho, Curitiba/PR,

levará a PÚBLICO LEILÃO do tipo “MAIOR LANCE OU OFERTA”, na modalidade eletrônica online, através do website www.webleiloes.com.br, nos termos do artigo 27 e parágrafos da Lei 9.514/97, o imóvel abaixo descrito, com a propriedade consolidada em nome do credor fiduciário, de acordo com as seguintes disposições:


“CASA Nº 14 (quatorze), Tipo A, do RESIDENCIAL PORTAL DAS VIOLETAS, a situar-se à Rua Adel Raad, nº 74, nesta Cidade de Curitiba, será a nona unidade, terá frente para o acesso interno do Conjunto, será a nona unidade do lado direito, para quem adentrar ao Conjunto, em alvenaria, com um pavimento e terá área construída privativa de 30,84 m², área construída de uso comum (recreação coberta) de 5,1755 m², perfazendo a área construída total de 36,0155 m²; área de terreno de uso exclusivo de 122,65 m², sendo 30,84 m² de área de implantação da construção e 91,81 m² de área livre destinada para jardim e quintal, que somada à área de terreno de uso comum de 46,47 m², perfaz a quota de área de terreno de 169,12 m², correspondendo-lhe a referida fração ideal do solo de 0,033347, do terreno onde se construirá o Conjunto, constituído pelo Lote nº 23-A-2 (vinte e três “A” dois), resultante da subdivisão do Lote nº 23-A (vinte e três “A”), este da subdivisão do Lote nº 23 (vinte e três), da Planta HERDEIROS DE BORTOLO GUSSO, situado no Xaxim, nesta Cidade de Curitiba, localizado a 2,00 metros de distância da esquina com a Rua Bortolo Gusso, medindo 118,10 metros de frente para a Rua Adel Raad; pelo lado direito, de quem da referida rua olha o imóvel, mede 52,29 metros, em quatro linhas de 3,29 metros, 30,58 metros, 1,07 metro e 17,35 metros, confronta com o Lote nº 23-A-1, desta mesma subdivisão; pelo lado esquerdo mede 38,95 metros e confronta com o lote fiscal 024.000, e na linha dos fundos, onde mede 110,00 metros, confronta com o lote fiscal 057.001, fechando o perímetro e perfazendo a área total de 5.071,47 metros quadrados.

Indicação Fiscal: Setor 81, Quadra 377, Lote 035.013-4.


O PRIMEIRO LEILÃO se encerrará às 14h00 do dia 06 de novembro de 2025, com lance mínimo igual ou superior a R$1.008.369,00 (hum milhão, oito mil, trezentos e sessenta e nove reais), nos termos do art. 24, inciso VI, parágrafo único da Lei 9.514/97.

Caso não haja licitante em primeiro leilão, o SEGUNDO LEILÃO seguir-se-á sem interrupção, encerrando-se no dia 10 de novembro de 2025 às 14h00min, com lances não inferiores a R$714.000,00 (setecentos e quatorze mil reais), nos termos do artigo 27, §§2º e 3º da Lei 9.514/97.

AVALIAÇÃO DO BEM: R$1.008.369,00 (hum milhão, oito mil, trezentos e sessenta e nove reais), nos termos do art. 24, inciso VI, parágrafo único da Lei 9.514/97.


CONDIÇÕES GERAIS:
O edital completo encontra-se disponível no site do leiloeiro www.webleiloes.com.br, o qual o participante declara ter lido e concordado com os seus termos e condições ali estabelecidos.

O leilão será realizado exclusivamente na modalidade eletrônica online, não sendo permitida qualquer outra forma de apresentação de lances ou propostas, as quais serão inseridas digitalmente na página do imóvel.

A publicação deste edital supre eventual insucesso nas notificações e/ou intimações pessoais de todos os devedores e interessados, ficando-os intimados, caso não sejam localizados, sendo que ainda ficam cientes da alienação, não podendo alegar desconhecimento diante da publicidade em jornal de grande circulação.

O presente Edital pode ser publicado por extrato e em resumo, nos termos do art. 886 e 887 do Código de Processo Civil, não eximindo os interessados de acessar e se cientificar do presente Edital na íntegra, disponível nos termos já descritos.


São Paulo/SP, 03 de outubro de 2025.
TIAGO TESSLER BLECHER
Leiloeiro Oficial

Outlets crescem e ampliam acesso a grandes marcas do varejo

0

Modelo de negócio atrai consumidores à procura de qualidade e descontos expressivos

O segmento de outlets segue em expansão no Brasil e se consolida como um canal estratégico para o varejo. Dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) apontam crescimento de 4,6% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. A área bruta locável (ABL) também avançou em 2024, alcançando 346 mil metros quadrados,  alta de 24% frente ao ano anterior.

O modelo, antes restrito a coleções antigas ou marcas populares, hoje reúne grifes reconhecidas que veem nos outlets uma forma de fortalecer a presença no mercado, ampliar o relacionamento com o consumidor e escoar estoques com estratégias que vão além das liquidações em lojas tradicionais. 

Marcas premium com grandes descontos

Para o público, os outlets representam a oportunidade de adquirir produtos de alta qualidade por valores mais acessíveis, com descontos médios entre 30% e 70%. Os empreendimentos oferecem ainda estrutura de shopping, com gastronomia, lazer e conforto.

“O consumidor vem atraído pela oferta, mas muitas vezes leva produtos premium, inclusive de coleções recentes. As marcas de desejo são decisivas para esse comportamento, porque aumentam o ticket médio das compras e fortalecem a experiência de quem visita o outlet”, explica o superintendente do mall, Rodrigo Alvim.

O City Center Outlet Premium, em Campo Largo (PR), é o único do Paraná e conta com marcas renomadas como Boss, Lacoste, Tommy Hilfiger, Nike, Adidas e The North Face. O modelo de negócio é inspirado nos outlets americanos, em grandes áreas abertas e térreas, privilegiando a iluminação natural. A localização estratégica, a 25 km da capital, faz dos moradores de Curitiba a maioria entre os frequentadores, seguidos por clientes de Campo Largo e de outros municípios da região metropolitana, além de Ponta Grossa, Londrina e Maringá. “O outlet não é uma visita de impulso. O cliente organiza a vinda e transforma a experiência em um passeio. Isso mostra que não estamos falando apenas de consumo, mas de um programa de lazer, que conecta a compra ao convívio em família e com amigos”, acrescenta.

Crescimento constante

Em menos de três anos de operação, o City Center Outlet Premium registra crescimento superior a 10% no fluxo de visitantes e de 15% em vendas em comparação com os resultados de 2024. O desempenho também foi impulsionado pela alta na cotação do dólar,  reforçando o papel do empreendimento como vitrine de marcas internacionais e destino de compras acessíveis. 

“Nosso público é exigente e busca qualidade com preço justo. Estar em um outlet é cada vez mais uma estratégia para oferecer ao consumidor produtos reconhecidos, com descontos atrativos, dentro de um ambiente planejado para toda a família”, completa  a gerente de marketing do empreendimento, Fernanda Hickson.

Sobre o City Center Outlet PremiumLocalizado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o City Center Outlet Premium é o primeiro e único outlet do Paraná e um dos maiores do Brasil, com mais de 100 lojas em 74 mil m² de área construída. Segue um conceito americano, que oferece descontos de até 70% durante o ano inteiro, proporcionando experiências de compras, lazer e entretenimento para quem mora em Curitiba e outras 30 cidades da região. Construído em um terreno de 290 mil m², o projeto arquitetônico e de paisagismo oferece ambientes a céu aberto. É o primeiro outlet com cinema no Brasil, com cinco salas Multiplex Stadium da Cineplus. O empreendimento é administrado pelo Grupo Tacla Shopping, que possui outros 11 shoppings nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.Sobre o City Center Outlet Premium

Saiba onde doar cadeiras de rodas e macas hospitalares em Curitiba

0

Hospital Universitário Cajuru lança campanha para renovar equipamentos essenciais ao atendimento de pacientes do SUS

Muita gente quer ajudar, mas não sabe como nem onde doar equipamentos hospitalares em boas condições. Para quem tem — ou conhece alguém que tenha — cadeiras de rodas ou macas hospitalares para doar, o Hospital Universitário Cajuru promove uma campanha para renovar equipamentos fundamentais ao transporte e acolhimento de pacientes.

A ação convida a comunidade a contribuir com a melhoria da infraestrutura hospitalar e, assim, fortalecer o atendimento humanizado prestado pela instituição. A meta é arrecadar 40 cadeiras de rodas e 30 macas hospitalares — itens essenciais para o deslocamento seguro de pacientes em exames, atendimentos de urgência e internações. “Esses equipamentos, que são algumas das nossas principais ferramentas de trabalho, se desgastam com o tempo e necessitam de uma renovação constante”, explica Carlos Antônio Gentile, voluntário do hospital há mais de 10 anos.

Com mais de 39 mil atendimentos apenas em 2024, o hospital é referência em atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No pronto-socorro de uma instituição de saúde, as macas são essenciais não apenas para transporte, mas também para a realização de procedimentos críticos e de suporte à vida. “Renovar as macas e cadeiras de rodas é um gesto de cuidado, respeito e compromisso com a vida, assegurando que cada paciente receba o melhor atendimento possível, com conforto e segurança”, aponta Rafaelle Zengo, gerente de Enfermagem do Hospital Universitário Cajuru.

A campanha está aberta a doações de pessoas físicas, empresas e instituições. Para participar, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp do hospital.

ServiçoCampanha: Doação de cadeiras de rodas e macas do Hospital Universitário Cajuru
WhatsApp oficial da campanha: (41) 99208-9141
Telefone: (41) 3271-3000

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

“Como Encontrar Seu Propósito”, de Ricardo Alberto Escher, é sucesso na Livrarias Curitiba

0

O lançamento da primeira obra literária do advogado Ricardo Alberto Escher, “Como Encontrar Seu Propósito”, realizada no dia 14 de outubro, às 19h, na Livrarias Curitiba do Shopping Barigui, superou todas as expectativas e se confirmou um estrondoso sucesso de público.

.Ricardo Alberto Escher, conhecido por sua atuação profissional e institucional como presidente da OAB/Subseção de Araucária e Conselheiro Estadual da OAB Paraná, celebrou o caloroso acolhimento de sua obra, que é um devocional de 31 dias baseado no Livro de Provérbios é resultado de uma profunda jornada de autoconhecimento e fé.

“O sucesso do lançamento, com o espaço cheio, é o maior indicativo de que a mensagem de ‘Como Encontrar Seu Propósito’ ressoa com muitas pessoas que, assim como eu, buscam algo a mais em suas vidas,” declarou o autor, visivelmente emocionado com a presença massiva.

Serviço
Ricardo Alberto Escher
Telefone/WhatsApp: 41 99622-2055
E-mail: editoraescher@gmail.com
Instagram: @ricardoescher1

Sobre o Dia do Professor

0

Daniel Medeiros*

Depois de 35 anos, voltei a assistir Sociedade dos Poetas Mortos.
Na primeira vez, no cinema, lembro que saí profundamente tocado pela experiência daquele professor inglês que ensinava a importância do presente aos seus jovens alunos da elite branca norte-americana, tão obcecados pelo futuro. Na época, eu era um jovem professor e sentia-me membro dessa confraria de adeptos do carpe diem — mas certamente sem a maturidade, nem mesmo o tempo disponível e as condições financeiras para exercer a autonomia que, embora uma aspiração iluminista de pretensões universais, é possível para poucos, muito poucos. E eu não era um desses poucos — pelo contrário.

Recordo-me de que, nessa época, já casado, dava três turnos de aulas e, em alguns dias, começava às 7h15 e terminava às 23h. Exausto, zonzo, não conseguia reunir forças para nada além de alimentar-me, tomar banho e dormir — para, no dia seguinte, repetir, pedra acima, a jornada. Não obstante, como dizia o poeta, à parte isso, tinha em mim todos os sonhos do mundo.

Fui ver o filme que uma aluna havia me indicado porque — supremo elogio — achava-me parecido com o Sr. Keating, o personagem interpretado pelo melancólico e sofrido ator Robin Williams, que se suicidaria décadas depois. Quem sabe por não ter prestado muita atenção às palavras que representou nesse filme ou — sei lá — quem pode saber o que se passa na alma humana?

Vi o filme e, como disse, saí mesmerizado pelo “Capitão, meu capitão”, e imaginei-me mesmo sendo um pouquinho capaz dessas proezas do encantamento com meus alunos. Pois, pouco tempo depois, recebi uma cartinha de outro aluno: ele também havia visto o filme e me identificara com o personagem. Fiquei extático. Seria possível que, de fato, eu estivesse fazendo alguma diferença para aqueles jovens?

Eu, que não via o dia passar, que repetia e repetia aulas em troca de pagar as contas, pensar em ter um filho um dia, sonhar com uma viagem à Itália, quem sabe trocar o carro velho, aprender uma língua, fazer um mestrado… E assim iam-se meus dias, meus meses e anos — eu, sempre trabalhando e trabalhando. Será que, nos desvãos da minha rotina diária, sem que eu percebesse, um pouco dos meus sonhos escapava de dentro de mim e impressionava alguns daqueles alunos?

E desde então, lá se foram as décadas.
Tive um filho — maravilhoso —, depois adotei mais duas filhas — espetaculares. Comprei uns três ou quatro carros, viajei bastante (e continuo viajando), aprendi mal e mal algumas línguas — o que me tornou apto a me comunicar, mas não a refletir ou debater além do português. Fiz mestrado, doutorado, pós-doutorado — este, aliás, meu desafio atual — e continuo na escola, dando aulas.

O ritmo, porém, mudou muito. Alcancei aquela autonomia que é para poucos. Ganhei meus dias de folga, minhas noites em casa, com meus livros e meus filmes. O sonho da modernidade, conquistei-o.


E então revi Sociedade dos Poetas Mortos e, de novo, emocionei-me com o Sr. Keating e com essa tarefa de encantar jovens que a docência pode, às vezes, promover.

Uma passagem, em especial, destacou-se para mim nessa segunda “leitura” do filme. O diretor, depois de castigar com uma palmatória um dos jovens que havia publicado um artigo no jornal da escola pedindo o ingresso de garotas, tenta admoestar o Sr. Keating, dizendo-lhe: “O senhor deveria ter cuidado com o que faz com esses jovens; eles são muito impressionáveis nesta idade.”
E o Sr. Keating então respondeu: “O senhor ontem causou uma forte impressão nele.”

Isso! Isso! — pensei comigo, sozinho na sala de minha casa, assistindo ao filme. Esse é o segredo do encanto que o filme proporciona: ele defende a liberdade e a paz que só o respeito pelo outro é capaz de promover. O diálogo difícil com outras gerações, por mais penoso e frágil que seja, é o único caminho para buscarmos um mundo melhor. E isso não é uma tarefa para o futuro, mas para o presente. Para o agora. E não podemos deixá-lo escapar.

Curiosamente, assisti, na mesma semana, Steve — filme produzido e estrelado pelo ator Cillian Murphy —, sobre o desafio de um professor diante de uma instituição para jovens vulnerabilizados, sem recursos, sem pessoal e sob ameaça de fechamento. Apesar disso, o professor se desdobra em buscar um relacionamento humano com aqueles jovens que, por pouco, ainda não haviam perdido sua humanidade.

Tudo é difícil, tudo é precário, tudo parece prestes a ruir a qualquer momento, enquanto uma equipe de televisão percorre os corredores da escola e entrevista alunos e professores para um programa, buscando destacar a impossibilidade daquele projeto, enfatizando o conhecido “não tem jeito mesmo”.

Mas não era o que pensava o professor — nem sua equipe.
O amor (philia) não traz recursos nem é capaz de dissolver o passado daqueles jovens. Mas é capaz de lhes dar um presente — um dia de cada vez.
Aliás, o tempo de duração da história do filme: um dia.

Um dia com conversas, respeito, energia, atividades, escuta, abraços — há uma cena de um abraço coletivo que é a síntese de tudo isso —, com a certeza de que, apesar da raiva, da frustração, da falta de dinheiro, tempo e solidariedade das autoridades, é possível fazer um dia ser melhor. Carpe diem.

P.S.: O Sr. Keating e o Sr. Steve são os professores que eu sempre quis ser. Se fui, se sou, não sei — porque não sou eu quem me nomeia.
Mas o desejo é meu.
E, se persisto na profissão há 42 anos, é porque a emoção de ser só um pouquinho assim ainda me empurra, dia a dia, para a alegria e para o desafio do meu trabalho.

*Daniel Medeiros é doutor em Educação Histórica, pós-doutorando em Bioética e professor no Curso e Colégio Positivo. @profdanielmedeiros

Logística própria ganha espaço na indústria de alimentos, mas exige tecnologia e investimento

0

Logística própria ganha espaço na indústria de alimentos, mas exige tecnologia e investimento

Controle de frota, redução de perdas e proximidade com pontos de venda mostram como a gestão logística interna se tornou diferencial competitivo no setor de congelados

No setor de alimentos congelados, a logística é mais que transporte. Ela é parte do próprio produto, já que qualquer falha na cadeia do frio pode comprometer a qualidade e a experiência do consumidor final. Entre as empresas que buscam enfrentar esse desafio, cresce o movimento de internalizar a operação logística, assumindo custos e riscos em troca de maior controle e proximidade com os clientes.

A prática ainda é complexa em um mercado marcado por margens pressionadas e custos crescentes. Manter frota própria significa investir em veículos refrigerados, tecnologia de monitoramento, manutenção e treinamento de equipes. Em contrapartida, permite padronizar processos, reduzir perdas e integrar a logística ao relacionamento comercial.

Nesse ponto, a experiência da Cymco Alimentos ajuda a ilustrar o debate. Referência em alimentos congelados no Sul do Brasil, a empresa decidiu investir em frota própria, e hoje 85% de suas entregas são realizadas diretamente por veículos da marca. São 23 caminhões refrigerados, que atendem 271 cidades em diferentes estados, com frequências adaptadas a cada região.

Segundo Frederico Cymbalista, fundador da companhia, a decisão foi estratégica. “Percebemos que depender apenas de terceiros limitava a nossa capacidade de dar respostas rápidas e de oferecer o nível de serviço que acreditamos ser o diferencial da marca. Quando passamos a operar com frota própria, ganhamos agilidade, previsibilidade e, principalmente, a possibilidade de conectar a entrega à consultoria que prestamos nos pontos de venda”.

Os resultados são expressivos. A empresa conseguiu reduzir perdas em até 70% e mantém índice de desperdício inferior a 0,5%, patamar considerado referência no setor de congelados. Para garantir esse padrão, a frota é equipada com baús frigoríficos e sistemas que mantêm os produtos entre -18°C e -30°C durante toda a viagem, com monitoramento de temperatura em tempo real e protocolos rígidos de higienização.

A logística própria, no entanto, vai além da eficiência operacional. Para Cymbalista, ela é também uma forma de estreitar a relação com o cliente. “Nossa logística é uma extensão do relacionamento. Mais do que transportar, cuidamos do estoque do ponto de venda como se fosse nosso. Isso significa entregar no prazo, preservar a qualidade e oferecer flexibilidade para demandas específicas. O resultado é um relacionamento de confiança e de longo prazo”, diz.

Nos últimos 12 meses, a Cymco adquiriu oito veículos adicionais para ampliar sua cobertura e inseriu equipamentos com maior capacidade de carga, além dos caminhões com capacidade de 1,200 toneladas, agora possuem frotas que carregam até 2,7 toneladas. O objetivo é atender melhor os clientes e expandir presença em regiões estratégicas. Essa expansão logística acompanha a estratégia de crescimento comercial da companhia, que já está presente em 3 mil pontos de venda e projeta alcançar 4 mil até o fim de 2025.

Mas o modelo não está livre de desafios. Custos de combustível, manutenção e tecnologia exigem disciplina e planejamento. A logística própria demanda investimentos contínuos para garantir competitividade frente às alternativas terceirizadas. “No setor de congelados, o maior desafio é garantir que o produto chegue ao cliente exatamente como saiu da fábrica. Isso exige frota especializada, tecnologia, motoristas treinados e um esforço diário para conciliar eficiência e custo. É um equilíbrio que precisa ser buscado o tempo todo”, reforça.

Para mitigar esses riscos, a empresa tem apostado em soluções digitais. Sistemas de roteirização inteligente, rastreabilidade de cargas e um novo canal que permitirá aos clientes acompanhar pedidos em tempo real reforçam a transparência da operação. Além disso, notificações automatizadas sobre a posição das entregas já estão em fase de implementação.

A experiência mostra como a logística própria se tornou um diferencial competitivo no setor de alimentos, especialmente em nichos de maior sensibilidade como congelados. Com ela, é possível oferecer mais qualidade, previsibilidade e uma relação mais próxima com o cliente. No balanço, o movimento indica uma tendência que vai além: empresas de alimentos estão revendo o papel da logística não apenas como suporte, mas como parte integrante da experiência do produto e da fidelização dos clientes.

Sobre a Cymco

A Cymco Alimentos nasceu do espírito empreendedor de Fred Cymbalista, impulsionado pela veia empresarial de sua família, que formatou o modelo de negócio como um projeto de TCC de uma pequena produção de pão de queijo na garagem de um centro comercial em uma empresa que comercializou mais de 18 mil toneladas do produto. Apenas em 2024, a marca faturou mais R$ 70 milhões por meio da venda de mais de 3,9 mil toneladas. A marca atua especialmente no food service, atendendo panificadoras, supermercados e postos de gasolina do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 2025, o objetivo principal da marca é expandir sua atuação no varejo, ampliando a presença da Cymco Alimentos nas ilhas de congelados dos principais supermercados do Sul do Brasil.

Do giz à era digital: professor de 82 anos faz da sala de aula seu lugar no mundo

0

Do giz à era digital: professor de 82 anos faz da sala de aula seu lugar no mundo

Egresso do curso de Direito, desembargador aposentado Clayton Reis celebra o Dia do Professor no UniCuritiba, onde leciona há mais de três décadas 

“A arte do saber sempre representou para mim um processo de libertação.” A frase, dita com a sabedoria e a experiência de quem se dedica há décadas ao processo de aprender e ensinar, sintetiza o espírito do professor doutor Clayton Reis, 82 anos.

Nos corredores do UniCuritiba, onde leciona há mais de 30 anos, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Paraná é a representação do conceito de lifelong learning (aprendizado ao longo da vida).

Formado em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1966 e em Direito, em 1969, pela Faculdade de Direito de Curitiba (hoje UniCuritiba), o atual professor do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da instituição construiu uma trajetória acadêmica e profissional marcada por propósitos.

Filho de um juiz de Direito, Clayton Reis cresceu cercado por exemplos de integridade e firmeza moral: valores que sempre defendeu em sua trajetória e que não desiste de repassar aos alunos. Casado há 57 anos com Tânia Máris Alberge Reis e pais de 5 filhos, o professor tem uma coleção de memórias. Entre elas, fala com carinho do tempo em que deu aulas para o próprio filho, Guilherme Alberge Reis, e de ter visto a filha Andrea Reis Tolazzi também se tornar bacharel em Direito.

“Nunca disse em sala de aula que ele era meu filho. E foi na minha disciplina que o Guilherme tirou sua menor nota no curso, nota 8”, recorda o professor rigoroso que divide espaço com o pai cheio de orgulho: “Na sessão de colação de grau de bacharel em Direito pelo UniCuritiba, eu fiz questão de estar na mesa diretora e entregar pessoalmente o diploma dele”.

Pós-doutor pela Universidade de Lisboa, mestre e doutor pela Universidade Federal do Paraná, Clayton Reis carrega no currículo a história de quem já ocupou posições de prestígio e o brilho de quem ainda se emociona em sala de aula. Não à toa, foi patrono, paraninfo, nome de turma e recebeu inúmeras homenagens especiais dos alunos formandos.

No UniCuritiba, ele foi professor pela primeira vez entre 1975 e 1977. Retornou em 1992 e permanece até hoje ensinando novas gerações. Ao longo da jornada, deu aulas nas disciplinas de Família, Direitos Reais e Responsabilidade Civil. Atualmente, além das turmas de graduação e pós-graduação, também leciona na Escola da Magistratura do Estado do Paraná.

“De aluno a professor há um imenso espaço temporal, conquistado com esforço, estudos, desafios e, sobretudo, amor à docência. A sala de aula revelou minha vocação de estar com meus alunos”, reflete o professor de Direito Civil.

Da Química ao Direito: uma virada de vocação

Clayton começou a lecionar ainda jovem, como professor de Física e Química no ensino médio. “Sempre fui apaixonado pelas ciências exatas”, recorda. A curiosidade científica e o gosto pela precisão o levaram a cursar especializações na área, mas uma “revolução pessoal” o fez mudar de rumo: apaixonou-se pelo Direito.

“Em pouco tempo, descobri que o Direito seria meu novo desafio na transmissão do saber”, conta. A mudança não apagou o rigor científico que sempre guiou os passos do professor Clayton. Pelo contrário, reforçou sua crença de que a docência é também uma forma de investigação e reflexão sobre o humano.

Mudanças na educação

Ao longo dos anos, o professor Clayton Reis viu a educação se transformar — dos quadros de giz à era digital. Para ele, a tecnologia trouxe avanços incontestáveis, mas também impôs novos dilemas éticos, especialmente no campo jurídico. “A maior revolução no Direito foi a introdução da informática. Hoje, o desafio é entender a relação entre o Direito e a Inteligência Artificial”, analisa.

Mesmo reconhecendo o poder das máquinas, ele é categórico: “O computador pode ser desplugado, mas o juiz, não. As decisões judiciais envolvem emoções humanas e isso jamais será substituído.”

Essa visão humanista transborda para a sala de aula, onde o professor acredita que seu papel vai além de ensinar normas ou teorias. “O professor deve transmitir valores e consciência. Sempre digo aos meus alunos: vocês são livres para fazer escolhas, mas serão prisioneiros das consequências delas.”

O professor e seu tempo

Ao comparar sua geração com a atual, o mestre reconhece mudanças profundas na dinâmica acadêmica.

“Na minha época, o professor era uma autoridade máxima em sala. Hoje há mais liberdade, mas também o risco de abuso dessa liberdade. E o Direito termina onde começa o abuso. Muitos alunos perderam a ideia dos limites desses direitos. O resultado é a polarização que se dissemina em sala de aula e os conflitos que se sucedem. Nesse ambiente, cabe ao professor entender a realidade e apaziguar os interesses em confronto.”

Para o professor do UniCuritiba, é papel do educador mediar conflitos e ensinar o valor do equilíbrio. “A virtude está no meio”, cita, em latim: virtus in medio. Com tanta experiência e sem temer os desafios, Clayton vê com otimismo o perfil dos novos estudantes de Direito.

“A nova geração tem um padrão de conhecimento mais elevado, reflexo do acesso facilitado à informação e da intensa comunicação do mundo moderno. Nossos alunos são mais investigativos, mais conectados e comprometidos com a pesquisa. Nesse cenário, o Direito se tornou multidisciplinar e fascinante”, diz.

De acordo com o professor, nos programas de mestrado e doutorado, por exemplo, é notável o avanço do processo investigativo. “Nossos estudantes desenvolvem pesquisas de grande profundidade e relevância, demonstrando preocupação em conquistar seu espaço em uma sociedade cada vez mais competitiva, tanto no campo acadêmico quanto no social e econômico.”

Um tributo ao magistério

Aos 82 anos, Clayton Reis continua lecionando com entusiasmo. Para ele, ensinar é mais que uma profissão. É uma missão de vida. “Aprendi que os seres humanos são como paraquedas: só funcionam quando estão abertos. O professor é aquele que ajuda a abrir essas mentes.”

No Dia do Professor, sua trajetória é um lembrete de que a educação é o fio que entrelaça gerações, valores, condutas e esperanças. E poucos sabem conduzir esse fio com tanta lucidez, elegância e paixão quanto o professor Clayton Reis — o mestre que continua conduzindo seus alunos “ao limiar de suas próprias mentes”. 

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

“Famílias Mosaico”: novas uniões crescem e já representam mais de 30% dos casamentos no Brasil

0

“Famílias Mosaico”: novas uniões crescem e já representam mais de 30% dos casamentos no Brasil

Autora do livro “Ninguém quer ser Madrasta!”, psicóloga Cris Aguiar promove roda de conversa online sobre os desafios das famílias reconstituídas

De acordo com dados do IBGE, o número de casamentos em que pelo menos um dos cônjuges é divorciado vem crescendo de forma expressiva: passou de 12,9% em 2003 para 31,3% em 2023. O dado reflete uma realidade cada vez mais comum — a das famílias reconstituídas, formadas a partir de novos casamentos em que um ou ambos os parceiros trazem filhos de relações anteriores.

Essas famílias, conhecidas como “famílias mosaico”, desafiam antigos modelos de convivência e convidam seus membros a desenvolver novas formas de vínculo, respeito e construção conjunta do cotidiano. Lidar com rotinas diferentes, criar espaço para o afeto e definir papéis dentro dessa nova dinâmica são temas que frequentemente chegam aos consultórios de psicologia.

De acordo com a psicóloga Cris Aguiar, especialista em terapia sistêmica familiar e autora do livro “Ninguém quer ser Madrasta!”, a reorganização da vida após o divórcio não termina quando cada um refaz sua trajetória amorosa. “Os filhos continuam sendo parte dessas histórias. Eles precisam lidar não apenas com a separação, mas também com a chegada de novas pessoas — companheiros, madrastas, padrastos — que passam a fazer parte do cotidiano e da dinâmica familiar”, explica.

Roda de conversa

Cris Aguiar convida leitoras e leitores para uma roda de conversa online, no dia 30 de outubro, às 19h. O encontro é exclusivo para quem adquirir o livro durante o mês de outubro — mas quem já comprou anteriormente também poderá participar, solicitando o acesso por mensagem no Instagram @madrastas_psicrisaguiar. O link será enviado pelo WhatsApp.

“Quando há filhos, o recomeço envolve mais do que a união de um casal — é o encontro de duas histórias, dois modos de educar e conviver. Essa nova família precisa encontrar o próprio jeito de funcionar, com tempo, escuta e respeito às diferenças”, explica Cris.

O objetivo da roda é abrir um espaço de troca e reflexão sobre os desafios e descobertas que acompanham as famílias reconstituídas. “Assumir o papel de madrasta ou padrasto é uma experiência que mistura amor, dúvidas e aprendizado. Falar sobre isso, com outras pessoas que vivem o mesmo processo, ajuda a compreender e ressignificar esse lugar dentro da nova família”, completa.

Construindo novos vínculos

Para os filhos, a chegada de um novo parceiro pode despertar sentimentos de insegurança ou ciúme, e é importante que o adulto compreenda que o vínculo precisa ser construído aos poucos, com respeito ao tempo da criança ou do adolescente.

“O novo companheiro não deve tentar substituir o pai ou a mãe. A relação se fortalece quando há autenticidade e espaço para o afeto nascer de forma natural”, orienta a psicóloga.

Segundo Cris, o sucesso de uma família mosaico passa pela capacidade do casal de manter o diálogo e fortalecer sua parceria.

Comunicação e limites claros: conversar abertamente sobre regras, finanças e educação dos filhos é essencial para evitar conflitos e fortalecer a relação.

A nova família: reservar momentos de qualidade a dois e equilibrar as demandas da vida familiar ajuda o casal a sustentar uma base sólida, que se reflete no bem-estar de todos.

Relação com o ex-cônjuge: quanto mais respeitosa for a comunicação entre os adultos, mais protegidos emocionalmente estarão os filhos.

Serviço:

Roda de conversa – “Famílias Mosaico”

30 de outubro, às 19h

Online e exclusiva para quem adquirir o livro “Ninguém quer ser Madrasta!” em outubro

Solicite o acesso via Instagram: @madrastas_psicrisaguiar

Site: psicrisaguiar.com.br

O Boticário apresenta Nativa SPA Orquídea Lumière

0

O Boticário apresenta Nativa SPA Orquídea Lumière, com iluminador corporal inédito e ação que mantém a pele iluminada por até 10 horas 

Linha completa de cuidados corporais aposta em perfumação prolongada, com o cheiro marcante e misterioso das orquídeas, além de contar com o exclusivo ativo estimulador de colágeno da quinoa

Atendendo à tendência atemporal da pele glow, o Boticário lança Nativa SPA Orquídea Lumière, linha de cuidados corporais que proporciona luminosidade por até 10 horas¹, ao associar o uso inédito do iluminador corporal ao creme perfumado corporal. Além da fragrância potente, o lançamento traz na formulação o exclusivo bioéster de quinoa, que estimula a produção de colágeno em até 77%².

A novidade chega para reforçar a conversa sobre o brilho corporal e trazer o poder misterioso e inebriante das orquídeas, flor queridinha das consumidoras, por meio de uma perfumação prolongada, marcante e floral. A jornada de autocuidado, proporcionada pelos itens do lançamento, é ideal para quem busca uma oportunidade de associar hidratação e glow, para acender o brilho próprio e irradiar autoconfiança.

“Como marca precursora de beleza, estamos sempre atentos aos desejos das consumidoras. Por isso, em um processo de social listening, diagnosticamos uma lacuna de mercado no território de glow corporal, síncrono a uma tendência crescente sobre o tema, com mais de mil menções nas redes nos últimos 12 meses, feitas por clientes que buscam soluções para essa demanda. A pele luminosa se posiciona como um item de desejo e uma materialização do cuidado, afinal, viço e brilho atestam essa pele bem tratada e hidratada. Nativa SPA Orquídea Lumière, então, vem com a premissa de proporcionar o resultado por uma pele desejável, sem abrir mão da verdadeira hidratação, proporcionada por uma formulação potente e exclusiva”, afirma Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário.

Entre os novos itens do portfólio, o Iluminador Corporal Stick traz o grande fator de ineditismo da linha, sendo o primeiro da marca que concilia a textura cremosa com a aplicação por stick, o que facilita o uso e garante melhor distribuição do produto sobre a pele, tendo fixação de até 10 horas¹. A potência dele é amplificada no uso combinado com o Creme Perfumado Corporal, que se aplicado antes do iluminador ajuda na aderência; ele também perfuma por mais tempo, hidrata profundamente e estimula a produção de colágeno em até 77%². 

A linha estende ao momento do autocuidado, com opções ideais para o banho, que são: o Sabonete Líquido Perfumado, que limpa sem ressecar e cria espuma delicada, cheirosa e suave; e o Óleo Glorioso Corporal, item que intensifica a perfumação e hidratação da pele – ambos com o ativo estimulador do colágeno de quinoa.

A perfumação prolongada, característica de Nativa SPA, é reforçada com o Body Splash Desodorante Colônia, que conta com a nota marcante da orquídea, somada ao ylang ylang e à baunilha, criando uma fragrância equilibrada, da família dos florais ambarados e baunilhados. Por fim, as consumidoras podem levar todos os itens para onde quiserem, com o auxílio do nécessaire da linha, que é grande e espaçosa, extremamente funcional para o uso no dia a dia.

Os produtos de Nativa SPA Orquídea Lumière estão disponíveis nas lojas do Boticário em todo o Brasil, com valores promocionais de lançamento em até 30%, a depender do produto, no e-commerce da marca e em seu aplicativo para Android e iOS. Os consumidores também podem fazer pedidos por meio do WhatsApp no número 0800 744 0010 – oficial e seguro – para verificar a disponibilidade local. Além disso, é possível entrar em contato com um consultor da marca em encontre.boticario.com.br. 

Serviço:

Iluminador Corporal Stick Nativa SPA Orquídea Lumière – Preço sugerido: R$110,90

O Iluminador Corporal de Nativa SPA Orquídea Lumière traz uma proposta inédita de iluminação corporal para a linha, com textura cremosa e aplicação em bastão, o que facilita a espalhabilidade e absorção do produto na pele, proporcionando luminosidade uniforme e de alta duração.

Seu uso associado ao Creme Perfumado Corporal possibilita uma pele glow por até 10 horas¹.

Creme Perfumado Desodorante Nativa SPA Orquídea Lumière

400 ml – Preço sugerido: R$86,90

180 ml – Preço sugerido: R$59,90
Refil (350 ml) – Preço sugerido: R$67,90

O Creme Perfumado proporciona pele ultra macia e perfumação marcante a noite toda, com a fragrância floral e irresistível da orquídea. Sua hidratação é garantida pelo ativo bioestimulador de quinoa, que estimula em até 77% a produção de colágeno².

Seu uso associado ao Iluminador Corporal possibilita uma pele glow por até 10 horas¹.

Sabonete Líquido Perfumado Nativa SPA Orquídea Lumière 250ml – Preço sugerido: R$57,90

Este Sabonete Líquido Perfumado leva ao banho uma explosão vibrante, floral e iluminada de perfumação. Também limpa sem ressecar, graças ao poder nutritivo do óleo de quinoa, e complementa a jornada de cuidado da linha.

Óleo Glorioso Nativa SPA Orquídea Lumière 200ml – Preço sugerido: R$92,90

O Óleo Glorioso de Nativa SPA Orquídea Lumière eleva a hidratação da linha e leva para o banho uma experiência de luminosidade e cuidado com a pele. Além da perfumação inconfundível da linha, também conta com óleo de quinoa e óleo das amêndoas em sua composição, um blend potente para a hidratação da pele.

Body Splash Desodorante Colônia Nativa SPA Orquídea Lumière 200ml – Preço sugerido: R$99,90

O Body Splash Desodorante Colônia conta com flor de cerejeira, nectarina e notas florais nas notas de saída,tuberosa cremosa, living orquídea, baunilha, ylang ylang e jasmim no corpo, além de flor de baunilha, baunilha, musk blanc e flor de avelã nas notas de fundo. Com excelente fixação, é uma fragrância equilibrada, da família dos florais ambarados e baunilhados.

Nécessaire Nativa SPA Orquídea Lumière – Preço sugerido: 79,90

Nécessaire grande e espaçoso para organizar os produtos de cuidados pessoais da linha Nativa SPA Orquídea Lumière. Extremamente funcional, seu interior conta com divisórias, ideais para separar itens mais frágeis, e bolso com zíper para maior segurança dos seus produtos no uso diário.

¹ Resultado obtido associando o uso do Iluminador Corporal Stick com o Creme Perfumado Desodorante da linha Orquídea Lumière.

² Estudo in vitro em pele 3D do ingrediente bioéster de quinoa.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros** foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada* de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta d Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    

Fontes:     

*Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

**Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;