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UFPR divulga aprovados no vestibular

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Primeiro lugar de Medicina é de André Luiz Barbian Júnior

Dentre os 9.547 candidatos que fizeram as provas da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), André Luiz Barbian Júnior, de 21 anos, conquistou o 1° lugar do curso de Medicina. Agora, André integra o seleto grupo de 4.281 calouros que ingressam em 2025.

O estudante concluiu o Ensino Médio no Colégio Positivo – Hauer e continuou a preparação no Curso Positivo. André também se destacou no vestibular de inverno da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em julho de 2024, gabaritando sete das 11 disciplinas. Nele, André foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática com uma média de 927,45.

Números do vestibular

O resultado foi homologado dia 17 de janeiro pelo reitor da universidade, Marcos Sunye, no palco preparado para a festa dos calouros no campus Agrárias, em Curitiba. Em seguida, começou o banho de lama. Esta foi a primeira vez na história da UFPR que o banho teve a participação de aprovados no processo de ingresso e reingresso de migrantes e refugiados.

O vestibular da UFPR recebeu 36.970 inscrições em 2024, um aumento de 2,2% em relação ao processo seletivo de 2023, quando teve 35.093 candidatos disputando uma vaga. Ao todo, são 124 cursos de graduação, distribuídos em seis cidades: Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul.

De acordo com informações divulgadas pela UFPR, a maioria dos aprovados – 62,02% – fez o ensino médio integral ou parcialmente em escola pública. Entre os aprovados, a maioria é composta por pessoas do sexo feminino (50,69%), e 49,31% do sexo masculino. Além disso, 89,14% moram no Paraná, sendo quase metade residente de Curitiba (48,82%), 22,03% da Região Metropolitana e 18,29% no interior e litoral.

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com três sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR), e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu há mais de 50 anos e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país. Com o passar dos anos, adquiriu escolas nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Atualmente possui 20 unidades de ensino em oito cidades, no Sul e Sudeste do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 18,5 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, combinando tecnologia aplicada à educação e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários.

Reforma tributária: o que muda para os brasileiros?

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Especialista responde a dúvidas sobre novas regras de cobrança de impostos no país

O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou, na quinta-feira (16), o principal projeto de regulamentação da reforma tributária, com texto aprovado em 2024 pelo Congresso Nacional. Muito aguardadas por diversos setores da sociedade brasileira, mudanças nas regras de tributação devem trazer mais segurança jurídica e simplificar a forma como o Estado cobra os impostos da população. Mas de que forma essas mudanças afetam o dia a dia e o bolso dos brasileiros comuns?

Para o professor do MBA em Controladoria e Finanças da Universidade Positivo (UP) e controller do Grupo Positivo, Marco Aurélio Pitta, as alterações na legislação tributária devem ser positivas para o país e para a sociedade. “A expectativa é de que haja uma diminuição do litígio tributário e da insegurança jurídica para as empresas. Esse movimento ajuda, por exemplo, a atrair mais investimentos para o Brasil, o que é muito importante para a economia e, como consequência, para os cidadãos”, explica. Ele responde a algumas dúvidas de pessoas comuns sobre as novas regras.

1. Quais os principais pontos de mudança dessa reforma?

“Teremos a substituição de cinco tributos por outros três. Saem de cena o PIS, o FINSS, ICMS, ISS e IPI, porém este ainda fica na zona franca de Manaus. Também teremos a entrada de três novos tributos, CBS e IBS, que compõem o IVA, e o imposto seletivo, também conhecido como imposto do pecado. Os novos tributos terão um modelo mais moderno e mais simplificado. A expectativa é de que essa alteração possa desburocratizar toda a cadeia produtiva, facilitando muito os controles das empresas e também do próprio governo. Com menos legislações e alíquotas mais padronizadas, a população em geral terá mais facilidade para compreender toda essa dinâmica, o que obviamente beneficia muito a nossa economia.”

2. O Brasil vai passar a ter um IVA, como em alguns países da Europa? Se sim, o que isso significa para os brasileiros?

“Sim, o Brasil passará a ter um IVA nos moldes de países europeus, mas aqui, por ser um país muito grande, de dimensões continentais, será necessário ter um IVA dual, ou seja, dois IVAs. Mesmo assim, o avanço, na minha opinião, é enorme, principalmente sobre o viés de simplificação e transparência. Para o brasileiro, ter maior clareza nos tributos é facilitar muito na compreensão do que ele paga sobre mercadorias e serviços.”

3. Vamos pagar menos ou mais impostos, como pessoa física?

“Depende. A expectativa é de que a cadeia industrial tenha uma redução de carga tributária, mas comércio e principalmente serviços devem sofrer um aumento de preços, o que impacta a pessoa física diretamente, pois ela é o final da cadeia. Isso também pode variar de um setor para outro. Alguns terão, inclusive, benefícios, como os itens de cesta básica, que serão totalmente desonerados. Tudo dependerá das alíquotas, que ainda serão debatidas e implementadas em uma fase de transição que vai até 2033.”

4. Tenho uma empresa que é optante pelo Simples Nacional. Minha renda provém dela e é essa renda que declaro no meu imposto de renda. Depois que pago o DAS, o que sobra é isento de IR para minha pessoa física. Isso vai mudar?

“É importante frisar que o Simples Nacional é um regime simplificado de tributação para as empresas em que são consolidados cerca de oito tributos que se referem a consumo, renda e previdência. A Reforma Tributária atual só altera uma parte desses tributos, que são os tributos sobre consumo. As empresas do Simples poderão optar por aderir a esse novo regime ou manter o regime atual, mas somente sobre tributos relacionados a bens e serviços. A relação de um empresário com a empresa do Simples Nacional não muda nada neste momento, mas obviamente poderá sofrer impactos futuros na reforma do imposto de renda, que deve ser discutida este ano, e não faz parte dessa reforma atual, que é apenas sobre consumo.”

5. Que impactos a Reforma Tributária terá na aposentadoria?

“Nenhum impacto. Tratam-se de mudanças relacionadas a impostos que estão vinculados aos preços de produtos e serviços, e não à aposentadoria.

6. Me disseram que agora não basta o recibo para o Imposto de Renda, tem que ser nota fiscal. É verdade?

“A Reforma não deve afetar essa regra, visto que não há vinculação com o imposto de renda, mas sim com os impostos sobre consumo. Ou seja, quando se compra uma mercadoria ou um serviço, por exemplo.”

7. A reforma muda algo no imposto de renda?

“Neste momento, não, pois trata-se somente de uma reforma sobre bens e serviços sobre consumo. A reforma da renda será debatida ainda em 2025 e há, por exemplo, uma expectativa de maior faixa de isenção. O governo prevê isenção para quem ganha até R$ 5 mil por mês, sendo esse rombo coberto pela maior tributação para pessoas físicas de alta renda, com tributação direta dos dividendos. Provavelmente os empresários devem sofrer mais com a reforma tributária do imposto de renda, que deve passar a vigorar em 2026.”

Opinião – Carteira de motorista, uma identidade nacional

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Luis Otávio Matias* 

No Brasil, o automóvel é muito mais do que um meio de transporte. Ele é sonho, conquista, status, independência, e, não raro, um membro não oficial da família. Essa relação visceral entre o brasileiro e o carro ultrapassa o aspecto prático. Adquirir um veículo, para muitos, é cruzar a linha simbólica entre o “antes” e o “depois”, uma transição quase ritualística que traduz o desejo de mobilidade, mas também de pertencimento e realização.

A paixão pelo carro no Brasil tem raízes profundas, que misturam história, cultura e economia. Nos anos de crescimento econômico do século XX, o automóvel era a promessa de modernidade, um símbolo de progresso que chegou a ser exaltado nas propagandas da época. A construção de rodovias, como a Brasília-Belém ou a Via Dutra, consolidou a imagem do carro como veículo de integração nacional. Mas o que parecia ser uma revolução logística logo transcendeu seu propósito funcional e ganhou o coração do brasileiro como uma extensão da própria identidade.

A verdade é que o carro fala muito sobre quem somos, ou quem gostaríamos de ser. Um sedã robusto, um SUV imponente ou até mesmo um compacto econômico carregam mensagens sobre estilo de vida, aspirações e prioridades. Para o jovem que adquire seu primeiro veículo popular, o carro não é apenas um motor com rodas. É liberdade, é independência. Para a família que sobe a serra em um utilitário, o carro se torna um espaço íntimo de conexão, um lugar onde histórias são contadas, músicas são cantadas e memórias são construídas. Há uma poética em cada trajeto, ainda que, por vezes, o trânsito transforme o que poderia ser idílico em um desafio de paciência.

Esse fascínio cultural é, ao mesmo tempo, uma bênção e uma responsabilidade. No Brasil, cada lançamento precisa dialogar com essa psique coletiva que valoriza o design tanto quanto a funcionalidade, que exige robustez para enfrentar estradas esburacadas, mas também deseja um toque de sofisticação para transitar pelos centros urbanos. O brasileiro quer tecnologia, conforto e economia, mas também quer que o carro tenha uma personalidade quase tangível, que converse com seu dono em um idioma silencioso, feito de potência, acabamento e presença.

Ao mesmo tempo, há peculiaridades fascinantes no mercado. O financiamento de longo prazo, por exemplo, permite que pessoas de classes econômicas variadas alcancem o sonho de ter seu carro próprio, ainda que isso signifique compromissos financeiros extensos. Há também o carinho pela personalização, que transforma carros em verdadeiros reflexos de seus proprietários. Seja um adesivo no vidro, um sistema de som potente ou uma pintura vibrante, o brasileiro tem um talento especial para dar alma a uma máquina.

E é justamente por entender a profundidade dessa relação que precisamos nos adaptar a um consumidor que está, sim, mudando. O brasileiro de hoje está mais consciente sobre sustentabilidade, preocupado com eficiência energética e atento ao impacto ambiental de suas escolhas. Modelos híbridos e elétricos já começam a ganhar espaço, mas não é suficiente apenas lançá-los. É preciso trazer soluções que conversem com a realidade do país, onde a infraestrutura para esses veículos ainda engatinha. Mais uma vez, o desafio não é apenas tecnológico, mas cultural: como transformar o fascínio pelo ronco de um motor potente em uma paixão pelo silêncio elegante de um carro elétrico?

Há também a chegada de uma nova geração ao volante, com valores distintos daqueles que moldaram o mercado até aqui. Jovens que valorizam experiências mais do que posses questionam a centralidade do automóvel, especialmente nas grandes cidades, onde o compartilhamento de veículos e o transporte por aplicativos reconfiguram a ideia de mobilidade. Mas mesmo esses jovens, que inicialmente podem parecer desinteressados em adquirir um carro, frequentemente mudam de perspectiva quando chegam os filhos, a casa própria ou a necessidade de fazer aquela viagem tão sonhada pelo interior do Brasil. O carro, de alguma forma, acaba entrando em cena.

E, afinal, como poderia ser diferente? O carro é ao mesmo tempo um espaço físico e emocional. Ele abriga as conversas solitárias, as confidências entre amigos, as brigas de casal e as reconciliações. Ele é cenário de aventuras e testemunha de rotinas. Quantos amores começaram em uma carona? Quantos recomeços se deram ao cruzar a fronteira de uma cidade ao som da música favorita no rádio? No Brasil, o carro é mais do que um veículo: é um catalisador de histórias, um companheiro silencioso em nossas jornadas.

Por isso, inovar no setor automotivo no Brasil exige respeitar essa relação única e multifacetada. É compreender que o brasileiro não compra apenas um carro; compra sonhos, possibilidades e, muitas vezes, uma extensão do que é. Entre uma concessionária e outra, cada assinatura de contrato carrega consigo a promessa de liberdade e a realização de um desejo que, mais do que nunca, reflete a essência de quem somos. Afinal, aqui, as estradas não são apenas trajetos – são cenários de uma paixão que nunca sai de moda.

* Luis Otávio Matias, ex-vice-presidente do Itaú com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro. Formado em Direito pela PUC-Campinas, é atualmente vice-presidente da Tecnobank.

Shoppings de Curitiba começam saldões de início de ano

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Depois de um dezembro movimentado, os shoppings de Curitiba já têm a receita para tornar também janeiro um mês de sucesso. Os aguardados saldões, já tradicionais no início de cada ano, começam a tomar conta das vitrines e prometem muitos descontos.

No Shopping Palladium, por exemplo, várias lojas já estão com promoções especiais para liquidar os estoques de 2024. São descontos em roupas, calçados, brinquedos e acessórios, válidos ao longo de todo o mês de janeiro. O objetivo é aquecer as vendas depois de um dos períodos mais importantes para o setor de varejo. Mais de cem lojas têm promoções que chegam a 70% de desconto, além de condições e prazos especiais de pagamento e campanhas de compre dois, leve três. Entre as marcas com promoções estão a Hope, a Cotton On e a World Tennis, com até 50% de desconto cada uma, a Carter’s, com desconto progressivo de até 30%, a Marisa, com até 70% de desconto e a Kings Sneakers, com até 40% off, além de Centauro, Casas Bahia, Artex e outras marcas conhecidas, todas em liquidação.

Muitas pessoas esperam essa época para aproveitar as ofertas em todos os setores, já sabendo que os saldões podem ser vantajosos, em comparação aos preços originais. Também é o período ideal para a compra de material escolar, papelaria e vestuário, pensando na volta às aulas.

O gerente da Levi’s Palladium, Fábio Antônio de Lima, comemora as vendas de Natal, que tiveram um aumento de 25% em relação a 2023, com um ticket médio de R$ 380,00. “Agora temos essa promoção para reduzir o estoque, que fica até o final do mês ou enquanto durar o estoque. Isso porque no mês que vem já chega a nova coleção”, explica.

Este é um período fundamental para o calendário anual dos shoppings. De acordo com a gerente de marketing do Shopping Palladium Curitiba, Cida Oliveira, “o desafio do shopping center é criar atrações e motivos para gerar movimento o ano todo, não apenas em datas comemorativas”.

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Papelaria divertida é tendência de material escolar para 2025

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Descubra como itens funcionais, criativos e divertidos renovam a experiência e são uma ótima opção para as crianças

Em janeiro, cresce a procura por materiais escolares e muitos pais aproveitam as promoções pós-Natal para não deixar as compras para a última hora. É difícil não ceder às preferências dos filhos, pois o processo de escolha do material escolar é também um motivador adicional para a volta às aulas, depois de um longo período de férias. Para não pesar no bolso, a sugestão é adicionar um toque de fantasia e diversão às escolhas sem, necessariamente, optar pelos itens mais caros. A papelaria divertida vai além da funcionalidade: ela traduz personalidades, conta histórias e transforma o cotidiano em uma experiência lúdica.

Desde canetas temáticas até kits encantadores, dá para apostar na criatividade do material escolar sem encarecer o carrinho. Esses objetos trazem leveza ao dia a dia e se destacam como tendências que estão em alta em 2025.

Mimos criativos

Inspirados no espírito de exploração, canetas, lápis e borrachas oferecem um toque divertido e funcional à rotina escolar.

  • Caneta Esferográfica na cor azul disponível em seis modelos: zebra, coala, girafa, urso, raposa e hipopótamo.
  • Mini Borracha Safari desmontável e embalada individualmente, em três modelos diferentes de animais: girafa, elefante e panda.
  • Lápis Adventure, com borracha integrada em quatro modelos: astronauta, foguete, chuteira e controle de videogame. 
  • Borracha Sachê Surpresa Raptors ou Magic são itens colecionáveis e desmontáveis, disponível em quatro modelos de dinossauros e unicórnios. 

Kits presenteáveis: criatividade e charme

Os kits presenteáveis são um show à parte. Combinando canetas e marca-textos em embalagens temáticas, as opções são escolhas certeiras para quem quer marcar o Natal com presentes criativos e divertidos. 

  • Kit Tutti Frutti com marca texto azul e caneta 10 cores com ponteiras divertidas de cupcake e sorvete.
  • Kit Tutti Frutti 2 inclui marca texto com duas cores e caneta gel divertida.
  • Kit Fast Food com marca texto amarelo e caneta 10 cores com ponteiras divertidas de pizza e batata frita.

Funcionalidade

Seguindo a tendência das cores suaves e da papelaria fofa, itens conquistam pelo charme e praticidade, sendo ideais para presentear com um toque de diversão no dia a dia.

  • Caneta Esferográfica 4 Cores Pastel com quatro cores: laranja, rosa, azul claro e amarelo. 
  • Caderno Disco Black no tamanho 242×190 mm com 80 folhas.
  • Marca Texto Pocket Pastel tem ponta chanfrada flexível disponível em seis cores: rosa, azul, salmão, verde, lilás e pink.
  • Lapiseira Plástica Cat com grafite 2B e ponteira de silicone na temática. 
  • Estojo Estampado Best Friend com textura macia e em formato de patinha de gato.

Sobre a BRW Suprimentos

Há 15 anos, a BRW Suprimentos tem se destacado ao oferecer soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo produtos que antecipam as tendências. O portfólio atual tem mais de 2 mil itens, divididos em 35 categorias, disponíveis em mais de 20 mil pontos de venda.

Conselho Regional de Biomedicina do Paraná terá eleição de diretoria

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Conselho Regional de Biomedicina do Paraná terá eleição de diretoria

Registro das chapas vai até 20 de janeiro e pleito acontece em 12 de março; todos os biomédicos do Paraná, inscritos no respectivo Conselho, devem votar

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) está com o edital aberto para a eleição que vai escolher os novos diretores, conselheiros titulares e conselheiros suplentes para o quadriênio 2025-2029.

Os interessados em concorrer aos cargos devem registrar a Chapa Eleitoral até o dia 20 de janeiro de 2025, exclusivamente via protocolo presencial na sede do CRBM6 [Rua Visconde de Nácar, 754, Mercês, Curitiba-PR, CEP 80410-200] entre 8h e 17h. Informações pelo tel. 41-3359-9341 e no link https://crbm6.gov.br/eleicao2025/

Pleito e apuração

A eleição será realizada no dia 12 de março. Todos os 5.902 profissionais biomédicos inscritos no CRBM6 devem votar na sede da entidade, em Curitiba, ou por correspondência utilizando exclusivamente o material fornecido pelo Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região.

De acordo com a Resolução nº 119, de 31 de março de 2006, do Conselho Federal de Biomedicina que aprovou o Novo Regulamento Eleitoral Padrão, o voto é obrigatório; exceto para biomédicos maiores de 70 anos; os que estiverem fora da área de jurisdição ao qual se encontra inscrito – devendo justificar no prazo de 30 dias, sob pena de multa; os enfermos e os de inscrições secundárias.

As apurações serão realizadas logo após o encerramento das votações, na sede da autarquia, na capital paranaense. A chapa que ganhar a eleição será empossada no dia 26 de maio de 2025, em Curitiba. Uma comissão foi designada para acompanhar todo o processo com transparência.

“É fundamental que todos os biomédicos do Paraná, inscritos no Conselho Regional, exerçam seu direito e votem neste pleito eleitoral. Quanto mais participação e representatividade, melhor. É votando de maneira consciente que os biomédicos vão escolher seus representantes para trabalhar nos próximos quatro anos em busca de melhorias e mais conquistas para a classe”, explica o presidente do CRBM6, Thiago Massuda.

Funções

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná. A entidade fiscaliza e disciplina o exercício da profissão, defende os direitos dos biomédicos e busca melhores condições de trabalho para a categoria.

Em 2024 o CRBM6 realizou 1.092 inspeções, em 133 municípios de diferentes regiões do Estado. Ao todo, 802 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e 443 autos de infração foram aplicados.

Atuações

A biomedicina é um dos cursos mais concorridos em alguns dos principais vestibulares do Paraná.

Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínicas e ambientais, biologia molecular, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, imunologia, microbiologia, parasitologia, patologia, perfusão, reprodução humana, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.

Curitiba é capital brasileira com maior de número de edifícios verdes certificados pelo Green Building Council

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Nova entrega da GT Building, Temple Batel, está em processo de certificação, reforçando compromisso da incorporadora com um futuro sustentável na capital paranaense

Com números recordes de venda de imóveis em 2024, Curitiba se consolida como uma das cidades mais procuradas para investimentos no mercado imobiliário. Segundo levantamento do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), a capital paranaense registrou, no primeiro semestre de 2024, o melhor índice de vendas dos últimos três anos, com um aumento de 4,5% na emissão de guias de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Dados divulgados pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) corroboram esse crescimento: entre janeiro e junho de 2024, mais de 6,6 mil unidades de incorporação receberam alvarás, configurando o maior volume desde 2011.

Em relação às tendências imobiliárias, uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) revela que 57% dos brasileiros preferem projetos integrados à natureza, e 56% afirmam que estariam dispostos a pagar mais por empreendimentos considerados “sustentáveis”. Curitiba se destaca nesse cenário: a capital possui 32 edifícios com selo verde ou em processo de certificação, conforme o certificado Casa & Condomínio, do Green Building Council (GBC), superando São Paulo, que conta com 16. 

A certificação busca promover uma transformação no setor da construção por meio de estratégias voltadas a seis objetivos: biodiversidade, recursos hídricos, educação e comunicação, benefícios econômicos, mudanças climáticas e saúde e bem-estar. Para obter o certificado, os empreendimentos são avaliados em oito categorias, totalizando até 110 pontos. O selo possui quatro níveis — Verde, Prata, Ouro e Platina — concedidos conforme a pontuação obtida pelo edifício.

Sustentabilidade em foco

Para o diretor de operações da incorporadora paranaense GT Building, Mauricio Fassina, o compromisso com a sustentabilidade é um dever. A mais recente entrega da empresa, o Temple Batel, atualmente em processo de certificação para o selo GBC, comprova o engajamento da GT Building com práticas sustentáveis. “Projetamos nossos empreendimentos sempre com a sustentabilidade em mente, e o Temple Batel é mais um exemplo de nosso comprometimento, com um design que valoriza a natureza, a saúde e o conforto ambiental”, afirma.

Desde sua concepção, o Temple Batel incorpora a sustentabilidade em sua essência, utilizando diversas estratégias para preservar o meio ambiente. Entre as iniciativas, o empreendimento conta com orientaçao solar crieriosa que busca explorar ao máximo a iluminaçao natural, painéis fotovoltaicos para atender parte da demanda de energia das áreas comuns, uma horta de temperos e hortaliças com adubos orgânicos, árvores nativas e frutíferas com irrigação inteligente, isolamento térmico na cobertura e reaproveitamento da água da chuva para irrigação e manutenção das áreas comuns.

Outro aspecto importante é a garagem, projetada com pontos de tomada para recarga de veículos elétricos, cuja venda teve um crescimento significativo no primeiro semestre de 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE — um aumento de mais de 146% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ressignificando o modo de viver em meio à rotina cosmopolita

Localizado na Avenida Capitão Souza Franco, 336, próximo à Praça da Espanha e ao Shopping Pátio Batel, o Temple Batel está situado no coração do bairro mais nobre de Curitiba. O empreendimento será entregue em dezembro, com 102 unidades de 31 m² a 54 m². As últimas unidades disponíveis oferecem seis opções de planta para atender às necessidades dos futuros moradores.

A proposta é proporcionar aos condôminos uma fuga do estresse e caos do cotidiano, com áreas comuns que possibilitam momentos de meditação, reflexão, paz e tranquilidade, como o Espaço Zen, ideal para relaxar e encontrar o equilíbrio entre corpo e mente. O ático do edifício dispõe de piscina com borda infinita, hidromassagem sob gazebo, espaço relaxpool bar e arquibancada com fireplace, que oferece uma linda vista panorâmica da cidade. Os serviços pay-per-use, acessados por meio de um aplicativo de smartphone, trazem mais praticidade e comodidade para o dia a dia, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos moradores. A disponibilidade desses espaços e serviços, aliada à localização privilegiada, promove o bem-estar. “A qualidade de vida é um dos pilares centrais do Temple Batel. As áreas comuns e serviços disponíveis aos moradores foram pensados para  proporcionar o que há de melhor para cuidar do corpo e da mente e representar o bem morar”, conta Fassina.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Chocolateria amplia vendas mostrando as belezas de Curitiba

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Chocolateria amplia vendas mostrando as belezas de Curitiba

Embalagens com fotos dos cartões postais chamam atenção dos turistas que visitam a capital do Paraná; venda de chocolates temáticos cresce 60%

Curitiba está entre os melhores destinos de tendências de viagens do Best in Travel 2025 da Lonely Planet, um dos maiores e mais tradicionais guias de turismo do mundo. A capital paranaense é a única brasileira em um ranking com outras 29 cidades ao redor do mundo.

Segundo a publicação, o município de Curitiba se sobressai pela beleza natural e arquitetônica e tem três grandes destaques: a arte e uma exposição sobre o arquiteto Niemeyer no Museu Oscar Niemeyer; o Jardim Botânico e o passeio de trem entre Curitiba e Morretes.

O reconhecimento dá ainda mais visibilidade ao destino – que é um dos mais procurados pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil – e também por aqueles que residem no país. De acordo com a prefeitura de Curitiba, a extensa programação de Natal 2024 foi vista por mais de 2 milhões de pessoas, e a cidade recebeu mais de 7,4 milhões de turistas em 2023.

Linha turismo

De olho nesse público que costuma levar alguma lembrança da cidade, a D’Fuhrmann Chocolates criou uma linha temática em que as delícias da chocolateria mais tradicional de Curitiba vêm estampadas com os ícones do município.

“Neste período do ano a venda dos chocolates temáticos cresce 60% e representam parte significativa no faturamento do trimestre”, explica a chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski.

Os turistas que mais compram chocolates estampados são de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. “A maior procura é na loja do Mercado Municipal. Os visitantes ficam encantados ao degustar a guloseima, ao experimentar a variedade de sabores e com os formatos e as embalagens que remetem aos cartões postais”, conta Selma.

Delícias em forma de cartão postal

Há 24 anos no segmento e conhecida como ‘o melhor chocolate artesanal de Curitiba’, a executiva responsável pela D’Fuhrmann Chocolates se orgulha em elaborar iguarias em formatos de pontos turísticos, com impressões ilustrativas que foram repaginadas, valorizam as belezas de Curitiba e ajudam a difundir as lindas imagens da capital paranaense no Brasil e exterior.

Entre as iguarias nos moldes turísticos estão as barras de chocolate ao leite com 100g com a embalagem do Jardim Botânico a R$ 21 [são as mais vendidas], bombons unitários em formato de pinhão R$ 5 e a caixa com 09 unidades temáticas a R$ 39,90.

Nos bombons da D’Fuhrmann Chocolates há estampas do Parque Tanguá, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Largo da Ordem e Palácio Avenida. Nas barras, as embalagens funcionam como um tipo de cartão postal e trazem fotos do MON, Ópera de Arame, Mercado Municipal, Jardim Botânico e outros pontos urbanos que se destacam na capital paranaense.

Memória afetiva

Com blends exclusivos desenvolvidos pela chocolatier, os produtos agradam aos mais diversos paladares e ajudam a construir um delicado imaginário afetivo quando o tema é visita à Curitiba.

Outra curiosidade é que o aumento das vendas online observada nos últimos anos fez com que a linha temática também virasse uma opção de presente a quem deseja aplacar a saudade.

“Funcionam como um estímulo para quem pretende refazer um passeio ou reunir a família num local especial para comentar como foi a viagem à capital paranaense. Por isso, não entregamos apenas chocolate; entregamos também sentimentos”, ressalta Selma Maria Fuhrmann Dembiski.

Sobre a D’Fuhrmann Chocolates

A D’Fuhrmann Chocolates é uma empresa curitibana com suas origens na tradição alemã. Está no mercado há 24 anos e oferece ampla variedade de chocolates artesanais, com elevada qualidade e sabor único (pouco doce).

Empresa familiar, a D’Fuhrmann Chocolates tem em seu comando a empresária e chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski e sua filha, Ana Cecília Dembiski Erbano.

O amor e o interesse pelo fabuloso mundo do chocolate transformaram Selma em uma especialista no assunto, que sempre participa de feiras e cursos no Brasil e na Europa. Já Ana Cecília – que desde pequena interage com a produção e setor de embalagens – complementa a empresa nas áreas de administração e marketing.

Além da loja virtual, a www.dfuhrmannchocolates.com.br tem três unidades físicas em Curitiba. A matriz e a fábrica ficam no Eixo Rodoviária-Aeroporto, no Uberaba (Comendador Franco, 5050). A chocolataria possui um ponto de vendas na Galeria Suissa (no Centro de Curitiba) e outra filial que atende os turistas e a região no Mercado Municipal de Curitiba.

ARTIGO: Mudanças legislativas e regulatórias aceleram estratégia de gestão de riscos nas empresas

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*Por Rafael Felipe da Silva, Product Owner de Gestão de Acesso e Segurança na Senior Sistemas

O ritmo acelerado das mudanças tecnológicas está impactando cada vez mais a dinâmica dos ambientes empresariais e tornando a gestão de riscos corporativos um componente crítico para o sucesso das organizações. Identificar, avaliar e mitigar riscos deixou de ser apenas uma prática recomendada para se tornar uma necessidade estratégica, com impacto direto na eficiência operacional e na sustentabilidade dos negócios a longo prazo. 

Entre os principais desafios enfrentados por médias e grandes empresas na gestão de riscos em um mundo hiperconectado estão as questões financeiras, operacionais e de controle de dados. Inspeções irregulares, relatórios manuais e a ausência de sistemas centralizados para coleta de dados frequentemente resultam em uma gestão reativa, na qual os problemas são tratados apenas após a ocorrência. Isso não só aumenta a probabilidade de não conformidades, como também compromete a segurança e a eficácia operacional. 

Uma abordagem eficaz para superar esses desafios envolve o uso de tecnologias de ponta, que ajudam a proteger a organização e promover uma cultura de segurança e responsabilidade. Uma das tendências mais relevantes na gestão de riscos é o monitoramento contínuo e centralizado das informações, proporcionando uma visão holística e integrada dos riscos enfrentados pela organização. A antecipação de ocorrências e a velocidade de resposta tornam-se diferenciais críticos de uma gestão proativa em comparação com abordagens tradicionais e reativas. Para isso, tecnologias de análise de risco têm se mostrado indispensáveis, permitindo identificar, avaliar e mitigar riscos de forma efetiva.  

A mensuração de incertezas também é fundamental, pois possibilita às empresas compreender a probabilidade e o impacto  de eventos de risco, tomando decisões informadas com base em dados confiáveis. 

Aliada à tecnologia, a gestão de riscos permite a criação de checklists que otimizam a eficiência e a produtividade. Além disso, a capacidade de registrar e reportar condições em tempo real oferece uma resposta rápida a não conformidades, reduzindo possíveis impactos. 

Além dos avanços tecnológicos, mudanças legislativas e regulatórias têm ampliado a relevância da gestão de riscos nas empresas brasileiras. Normas como a ISO 31000, que fornece diretrizes para a gestão de risco, enfatizam a necessidade de identificar e avaliar riscos antes da tomada de decisões estratégicas. A integração de práticas de gestão de risco com sistemas de gestão da qualidade, como a ISO 9001, é igualmente essencial para garantir a continuidade das operações e a satisfação dos clientes.

A ISO 31000 define o risco como a “incerteza que pode afetar o alcance dos objetivos” e reforça a importância de avaliar os riscos antes de  decisões estratégicas. A adesão a essas  normas e certificações não apenas assegura que os sistemas de gestão da qualidade promovam uma gestão de risco eficiente — com identificação de riscos potenciais, medidas preventivas e avaliações regulares —, mas também estabelece um alicerce para uma cultura organizacional sólida, pautada em ética, transparência, compliance e responsabilidade. 

Essa abordagem proativa, integrada e sustentada por tecnologia moderna,  protege os ativos mais valiosos e oferece uma vantagem estratégica: a capacidade de transformar desafios em oportunidades, consolidando a liderança nos mercados em que atua. 

Product Owner de Gestão de Acesso e Segurança na Senior Sistemas, Rafael Felipe da Silva

Alíquotas progressivas deixarão IPVA 2025 mais caro? Assinatura de automóveis surge como alternativa mais econômica

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Reforma tributária pode trazer impactos significativos no bolso dos proprietários de automóveis; atualmente, os gastos com automóvel consomem até 20% da renda familiar anual para 56% da população

Propondo o crescimento sustentável da economia brasileira e um sistema tributário mais justo, os possíveis impactos da Reforma Tributária já preocupam os brasileiros, principalmente em relação ao carro próprio. O aumento no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2025 é motivo de incerteza para muitos motoristas, considerando que 42,2% dos brasileiros ainda não haviam quitado o IPVA 2024 em setembro deste ano, conforme levantamento realizado pela plataforma Zapay. Atualmente, o imposto varia de 1% a 6% do valor do veículo e pode representar até 12% dos gastos anuais com o automóvel. Uma das propostas da Reforma é a implementação de alíquotas progressivas, ajustadas conforme o valor do veículo, o que pode impactar centenas de milhares de motoristas Brasil afora.

Segundo pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, divulgada no início de 2024, as despesas com o carro próprio representam o segundo maior gasto para os brasileiros, ficando atrás apenas da alimentação. O estudo também revelou que, para 56% da população, os gastos com automóvel consomem até 20% da renda familiar anual. Além disso, 92% dos entrevistados afirmaram já ter enfrentado custos inesperados relacionados ao uso do veículo, como revisões, manutenções e troca de pneus. Outro fator que aumenta os custos é o retorno do DPVAT, agora renomeado como Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), obrigatório para todos os motoristas a partir de 2025.

Menos burocracia, mais economia

Nesse cenário repleto de despesas e impostos, a assinatura de automóveis surge como uma alternativa mais econômica para quem deseja “se livrar” dos gastos com manutenção, revisão, IPVA, SPVAT e outras taxas. Essa modalidade tem se tornado cada vez mais popular. Levantamento da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA) apontou um crescimento de 100% entre 2020 e 2023, com a frota saltando de 80 mil para 160 mil carros em três anos. No primeiro trimestre de 2024, houve ainda um aumento de 12% em relação ao mesmo período do  ano anterior, também segundo a ABLA.

A assinatura permite que o usuário escolha um carro zero para usar por um período pré-determinado, como 12 meses, sem preocupações com despesas como IPVA, emplacamento ou seguro. De acordo com o gerente de marketing do V1, Vinícius Carneiro, essa modalidade é uma oportunidade de “girar a chave” e reduzir gastos. “Manter um carro próprio pode ser caro, entre impostos, seguros, manutenções e revisões. Esse é o principal diferencial da assinatura: a facilidade de ter um carro para uso próprio, com tudo em dia, sem o incômodo dessas despesas, que são cobertas por planos flexíveis, permitindo que o usuário escolha a opção que melhor atenda às suas necessidades.”

Outro atrativo da assinatura é a possibilidade de trocar de carro anualmente, sem preocupações com a desvalorização do veículo ou a burocracia envolvida na troca ou venda. O V1 Assinatura oferece a opção de começar 2025 com um carro zero km, ideal para quem busca o famoso “cheirinho de carro novo”.

O processo de adesão é feito integralmente por meio de um aplicativo para smartphones, garantindo praticidade e conforto aos usuários. Além disso, o carro pode ser entregue diretamente no endereço do cliente, eliminando a necessidade de deslocamento até o local de atendimento. A frota disponibilizada pelo V1 Assinatura permite que o cliente escolha o modelo desejado e, ao término do contrato, opte por outro carro zero km. 

“Agilidade e praticidade são pilares do V1, pois queremos proporcionar uma experiência confortável, rápida e suave aos nossos clientes. Além de evitar gastos elevados com financiamento, documentação e impostos, nossos usuários desfrutam do máximo conforto e de um atendimento de qualidade”, finaliza Vinicius.

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play. Mais informações: https://v1.com.br/blog.