Home Blog Page 8

Natura destaca coleção de Crer Pra Ver para o Dia dos Professores

0

Natura destaca coleção de Crer Pra Ver para o Dia dos Professores

Todo o lucro da linha, que inclui bolsas, materiais escolares, cerâmicas e mais, é revertido para causas em prol da educação pública, além de iniciativas sociais para mulheres, no Brasil e na América Latina

A Natura acredita que a educação é uma das ferramentas mais poderosas de transformação social. Foi com esse pilar que nasceu Natura Crer Para Ver, a maior marca de produtos sociais da América Latina¹, um movimento coletivo que convida consumidores e consultoras de beleza a se unirem em torno de um propósito comum: fomentar a educação pública brasileira. Por meio da venda de produtos não cosméticos da marca Natura Crer Para Ver, 100% do lucro arrecadado é revertido para o Instituto Natura, que investe em iniciativas para a educação brasileira, além de ações sociais para as mulheres.

Desde 1995, o projeto já arrecadou mais de R$610 milhões, revertidos integralmente para iniciativas que impactaram mais de 23,5 milhões de pessoas na América Latina. Apenas em 2024, a iniciativa da Natura destinou cerca de R$61,2 milhões no Brasil e R$93,7 milhões na América Latina.

Em celebração ao Dia dos Professores, Natura Crer Para Ver apresenta sua coleção especial com produtos que homenageiam o papel essencial dos educadores na construção de um futuro mais justo e sustentável. A nova coleção, que inclui canetas, bolsas, sacolas presenteáveis e acessórios, conta com itens funcionais e afetivos para o dia a dia. As estampas são exclusivas e assinadas pelo artista Lezio Lopes, ilustrador brasileiro sergipano, cujas obras refletem uma profunda conexão com a natureza.

A linha Crer Pra Ver está disponível no site oficial da marca www.natura.com.br e com nossas Consultoras de Beleza Natura, também no ambiente digital. Confira as novidades lançadas este ano:

Edição especial Dia dos Professores

Bolsa Dobrável Crer Para Ver – R$49,90
A nova bolsa dobrável de Natura Crer Para Ver vai deixar seu dia a dia mais prático e especial. Prática, leve e cheia de estilo. Sua estrutura inteligente permite que se transforme em uma bolsa espaçosa para carregar diversos itens e, quando não está em uso, dobra-se facilmente em um formato compacto, preso por um elástico. Perfeita para compras, itens pessoais e muito mais. Além de contribuir com a transformação de milhares de vidas por meio da educação.

Caneta Metálica Crer Pra Ver – R$ 30,90
Caneta metálica esferográfica estampada, com tinta azul. Modelo clique, não possui tampa. Embalagem decorada presenteável.

Sacola estampada Crer Pra Ver – R$ 7,90
Mais que uma sacola, um gesto de carinho com propósito. A Sacola de Presente Crer Para Ver é perfeita para tornar o momento de presentear ainda mais especial.

Mochila Crer Para Ver – R$149,90
A Mochila Crer Para Ver é ideal para você presentear ou colecionar. ela possui alças acolchoadas e bolso exclusivo para notebook. confortável e prática, também tem bolso para levar garrafas ou guarda-chuva.

Duo Cadernos Natura Crer Para Ver – R$ 29,90
O Presente Natura Crer Para Ver Duo Cadernos é ideal para você presentear ou colecionar. ele contém dois cadernos de 80 páginas e um lindo envelope para presente. as estampas exclusivas foram feitas pelo artista Lezio Lopes.

Caneca Gratidão Crer Para Ver – R$ 43,90
Mais que uma caneca, uma forma de expressar sentimentos no dia a dia. Com corpo de cerâmica esmaltada em tom verde esmeralda, a Caneca Gratidão traz a palavra em destaque em estampa exclusiva. Colecionável e presenteável, ideal para momentos de pausa no dia a dia, ou presentear quem você ama com afeto e propósito.

Garrafa Térmica Crer Para Ver – R$ 109,90
Com capacidade de até 500 ml, essa garrafa térmica foi desenvolvida para unir praticidade, design e propósito. Possui parede dupla com isolamento a vácuo, o que garante a conservação da temperatura por mais tempo, mantendo sua bebida gelada por até 24 horas ou quente por até 8 horas. Feita de aço inox, é resistente, fácil de limpar e ideal para o dia a dia. A peça conta ainda com uma ilustração exclusiva do artista Lézio Lopes, trazendo um toque de arte e identidade à sua rotina.

¹Pesquisa sobre Empresas e Marcas Sociais, 2024, realizada por Luciana Minami e Diego Reeberg.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Por 11 anos consecutivos é a companhia de melhor reputação do Brasil e mais responsável em ESG pelo ranking Merco. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura foi pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Nextcomm apresenta enfermeira virtual como proposta para ampliar prevenção à saúde

0

Nextcomm apresenta enfermeira virtual como proposta para ampliar prevenção à saúde

Solução demonstrada no simpósio das Unimeds em Foz do Iguaçu mostra como a inteligência artificial pode apoiar equipes médicas e reforçar a medicina preventiva

A Nextcomm, empresa paranaense especializada em soluções inovadoras para comunicação corporativa, levou ao Simpósio das Unimeds do Paraná (SUESPAR), realizado em agosto em Foz do Iguaçu (PR), a proposta de uma enfermeira virtual baseada em inteligência artificial. A solução inovadora, já em fase de implantação, foi desenvolvida para mostrar como a tecnologia pode apoiar equipes médicas no acompanhamento de pacientes crônicos e reforçar práticas de medicina preventiva.

A proposta da enfermeira virtual não é substituir profissionais de saúde, mas sim atuar como parceira tecnológica. O sistema pode fazer contatos ativos por telefone ou WhatsApp, coletar informações sobre sintomas, uso de medicamentos e rotina dos pacientes, bem como enviar os dados diretamente para o prontuário eletrônico. Dessa forma, possibilita ampliar a capacidade de monitoramento, enquanto as enfermeiras humanas concentram esforços nos casos críticos que exigem avaliação imediata.

Segundo Luiz Santin, CEO da Nextcomm, o objetivo é oferecer escala sem perder a qualidade do acompanhamento. “Hoje, uma enfermeira consegue ligar para uma dezena de pacientes por dia. Com a inteligência artificial, é possível multiplicar esse alcance em milhares de contatos diários, incrementar a base de pacientes acompanhados e ainda processar rapidamente essa grande quantidade de dados. Dessa forma, o profissional humano se concentra nos casos que realmente precisam da sua atenção”, complementa.

Adicionalmente, a proposta dialoga com um desafio comum às operadoras de tornar possível um modelo preventivo de cuidado, no qual o plano de saúde se antecipa a problemas de saúde em vez de agir apenas de forma reativa quando o paciente procura atendimento.

Comunicação digital como base da inovação

Fundada em 2008 em Curitiba, a Nextcomm consolidou sua atuação no desenvolvimento de plataformas de comunicação que integram telefonia, WhatsApp e inteligência artificial. Entre os produtos lançados em 2025 estão: Next_Ai; Judite — uma assistente de voz que ouve, entende e responde em tempo real a chamadas telefônicas; Next_CRM; soluções Omnichannel como o Next_Chat; e serviços de cibersegurança. Desde 2024, a empresa integra o Hall das principais empresas inovadoras do Paraná e faz parte da Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Além disso, recentemente foi indicada ao Open Innovation Awards – Edição Especial Campeãs da Década, celebração que marca a 10ª edição do Ranking 100 Open Startups

No caso da enfermeira virtual, o diferencial está na união da expertise em comunicação digital e inteligência artificial com as necessidades do setor de saúde. “A essência do nosso trabalho é organizar a comunicação. Quando o contato com o paciente é rápido, direto e bem estruturado, o impacto é imediato na qualidade do atendimento e na eficiência dos planos de saúde”, explica Santin.

A proposta apresentada no SUESPAR seguiu exatamente essa lógica. Pacientes fictícios recebiam uma mensagem informando sobre o contato da enfermeira virtual. Em seguida, o sistema ligava para coletar dados simples, como pressão arterial, alimentação, exercícios físicos, glicemia, adesão a medicamentos ou sintomas relatados. As informações eram registradas automaticamente em um sistema de acompanhamento.

Para Santin, a inovação está menos na substituição do humano e mais na ampliação da capacidade de atendimento. “A enfermeira virtual não tira o lugar da profissional. Pelo contrário, entrega a ela um conjunto de informações organizadas e em tempo real, para que use sua experiência onde realmente faz diferença. É a inteligência artificial como suporte, não como concorrência”, reforça.

Potencial para prevenção e sustentabilidade

A medicina preventiva tem sido apontada como um dos caminhos mais eficazes para equilibrar custos e qualidade no setor de saúde suplementar. A própria Organização Mundial da Saúde destaca que a coleta sistemática de informações, associada ao monitoramento regular, reduz a sinistralidade dos planos e evita hospitalizações.

Nesse sentido, a proposta da Nextcomm surge como um reforço tecnológico para práticas que já existem, mas que encontram barreiras de escala. “A maioria dos planos de saúde já tem programas de acompanhamento de crônicos, mas depende de uma equipe limitada. O que estamos mostrando é que, com tecnologia nacional, é possível ampliar essa cobertura para muito mais gente”, observa Santin.

O estande da empresa em Foz do Iguaçu serviu como vitrine para esse conceito. Por meio da dinâmica do simpósio, em que todos os participantes eram incentivados a visitar os expositores, a Nextcomm conseguiu apresentar a ideia para cooperativas médicas de diferentes regiões do Brasil. O resultado, segundo Santin, foi um retorno positivo de gestores que enxergaram na enfermeira virtual uma alternativa viável para reduzir custos e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência do paciente.

Mercopar 2025 abre as portas da indústria com protagonismo, tecnologia, inovação e geração de negócios

0

Mercopar 2025 abre as portas da indústria com protagonismo, tecnologia, inovação e geração de negócios

Maior feira de inovação industrial da América Latina reúne até sexta-feira (17/10) em Caxias do Sul a cadeia produtiva do setor

De terça, 14/10, a sexta-feira, 17/10, Caxias do Sul (RS) se torna a capital da inovação industrial com a realização da maior feira do segmento na América Latina, a Mercopar. A 34ª edição do evento teve início hoje nos pavilhões do Parque de Feiras e Eventos Festa da Uva, com corredores repletos de visitantes desde as primeiras horas, e a cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades e uma grande expectativa por parte dos organizadores, o Sebrae RS e o Sistema FIERGS.

Entre os participantes da abertura estavam o presidente do Sebrae, Décio Lima, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional da organização, José Zeferino Pedrozo, o vice-governador do estado, Gabriel Souza, e os representantes das instituições realizadoras: o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, que enviou uma mensagem em vídeo.

Em uníssono, os presentes reforçaram que a inovação é o vetor estratégico para o desenvolvimento industrial e social do país. Para eles, se a inovação é o caminho, os negócios são resultado do esforço e resiliência de todos que participam da realização da Feira. A Mercopar é um movimento dos segmentos metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços, borrachas, plásticos, energia e meio ambiente. A 34ª edição ocupa os 38 mil metros quadrados dos quatro pavilhões do parque e conta com 521 empresas expositoras e 60 startups.

Para Luiz Carlos Bohn, todos os holofotes apontam na direção de Caxias do Sul em cada edição da Mercopar, o que aumenta as expectativas sobre as inovações que serão apresentadas, as novas parcerias que serão firmadas e, principalmente, os negócios que serão gerados. “A feira é resultado da sinergia entre duas das principais instituições representativas do estado, o Sebrae RS e o Sistema FIERGS, e é um dos exemplos mais concretos de união de competências que encontra na Serra Gaúcha um dos mais efervescentes polos do país, que a permite crescer de forma sustentável ano após ano”, analisou.

Bohn ressaltou que a feira se mostra “pujante e viva” como sempre, com foco na inovação e sempre atenta ao fomento de novos negócios para impulsionar a competitividade entre as empresas e, assim, fortalecer todo o ecossistema econômico de que faz parte. “Peça-chave de seu sucesso recorrente, o conteúdo técnico é um atrativo à parte. É ele que garante que quem participa da feira deixa o evento necessariamente mais qualificado e com novos horizontes para serem alcançados logo adiante, de forma prática. Iniciativas dessa natureza nos enchem de ânimo pelas oportunidades que oferecem. Traçamos este caminho cientes do nosso potencial e com a convicção de que superar desafios faz parte do nosso DNA empreendedor”, afirmou, em sua mensagem em vídeo.
Claudio Bier lembrou que o evento já foi realizado em todos os tipos de cenários: em tempos de prosperidade, pandemia, crises climáticas, momentos de

recuperação. “Em todos eles, a Mercopar manteve-se forte. Na indústria do Rio Grande do Sul, é essa força que nos permite liderar a transformação do setor com os olhos do amanhã”, enfatizou. “A indústria representa 27% do PIB do estado, e 95% das empresas são pequenas empresas. Aumentar a produtividade e a inovação é o caminho, e a feira é a vitrine dessa transformação”, afirmou.

O presidente do Sistema FIERGS salientou ainda que a feira é uma oportunidade para fazer conexões entre empresas, startups, universidades e instituições de fomento, ter ideias e conhecer as inovações que vão moldar o futuro da indústria. “Nesses quatro dias, nos conectaremos com empresas de todos os portes do setor, proporcionando negócios promissores, contatos e oportunidades. Das tecnologias da indústria inteligente até inteligência artificial, o que há de mais atual no cenário mundial da inovação está aqui na Mercopar”, finalizou.

Décio Lima, por sua vez, destacou o papel da Mercopar como motor da nova economia industrial e da democratização da inovação. “Além do tamanho daquilo que ela produz e da integração da cadeia produtiva do Rio Grande do Sul, dentro dessa visão revolucionária que é o processo de inovação e da inteligência artificial e dos acontecimentos que estão revolucionando a economia do mundo, ela tem um conceito humano que precisamos aqui expressar com muita clareza. A feira é aquilo que todos nós precisamos ter nesse momento desafiador para nosso país, o que eu resumiria em uma frase que tenho produzido: ‘quanto mais abelha, mais mel”, afirmou.

Segundo ele, isso significa que aqueles que produzem os processos de forma unida já estão representando o futuro no momento atual, trazendo resultados superiores para a economia brasileira. “Mais do que isso, é também uma expressão da resiliência daquilo que é o próprio povo do Rio Grande do Sul. Estar aqui é ver, olhar e sentir o que que significa a resiliência do povo brasileiro, dos queridos irmãos do Rio Grande do Sul, que nunca desistiram”, afirmou.

José Zeferino Pedrozo reforçou o compromisso do Sebrae com o empreendedorismo e a inovação como pilares para o crescimento sustentável do país. E o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, destacou a importância estratégica da feira para o desenvolvimento regional e nacional, especialmente no fortalecimento das cadeias produtivas e na geração de empregos. Ele ressaltou a importância do Rio Grande do Sul, citando o estado como um dos maiores inovadores do país.

34ª Mercopar

Feira: 14 a 17 de outubro, das 13h às 20h

Público: maiores de 16 anos ligados à indústria

Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva – Caxias do Sul (RS)

Inscrições gratuitas para visitantes em geral: http://mercopar.com.br

Aspectos legais do ESG: como contratos e governança societária devem evoluir para 2026

0

Aspectos legais do ESG: como contratos e governança societária devem evoluir para 2026

Especialista destaca a importância de cláusulas ESG bem estruturadas, a responsabilidade dos gestores e os riscos jurídicos da adoção superficial do tema

Com a intensificação da agenda ESG (ambiental, social e governança), não basta que empresas declarem intenções: é preciso traduzir esses compromissos em instrumentos jurídicos concretos. No universo societário e contratual, surgem novas exigências e responsabilidades, inclusive de ordem legal, que gestores e advogados devem observar para evitar exposição a litígios ou acusações de greenwashing, quando uma empresa ou instituição tenta parecer mais sustentável ou ambientalmente responsável do que realmente é.

Nos últimos anos, empresas vêm incorporando cláusulas ESG em contratos com fornecedores, investidores e parceiros, buscando garantir o cumprimento de requisitos ambientais, sociais e de governança. Essas cláusulas variam entre obrigações de melhores esforços, metas quantificáveis ou auditorias periódicas para verificação. De acordo com a pesquisa Firjan ESG 2025, 72% das empresas já exigem que fornecedores adotem práticas sustentáveis em sua cadeia de valor, e 96,1% afirmam manter práticas ESG internamente, evidenciando que o tema deixou de ser discurso para se tornar exigência de mercado.

No Brasil, a discussão jurídica ganha força. Estudos recentes já analisam o regime aplicável às cláusulas ESG dentro do ordenamento jurídico, questionando sua natureza e limites. Também avançam iniciativas de incluir obrigações de sustentabilidade em contratos públicos e concessões, ampliando o alcance do tema para o setor público. Para a advogada do escritório Assis Gonçalves, Nied e Follador – Advogados, Maria Eduarda Ferreira Piccoli Tacla, esse cenário demanda atenção estratégica: “Não basta inserir compromissos ESG de forma genérica. Afigura-se essencial definir internamente medidas claras, métricas, mecanismos de fiscalização e penalidades a serem observados pela própria empresa. Caso contrário, aumenta-se o risco de litígios e de alegações de greenwashing.”

Segundo a especialista, no âmbito societário, sócios e administradores podem incorporar práticas de governança alinhadas ao ESG em estatutos sociais, acordos de acionistas e regulamentos internos, incluindo previsão de responsabilidades e mecanismos de avaliação sobre metas. Outro ponto de atenção é o risco jurídico para empresas que adotam ESG apenas de fachada — quando campanhas e relatórios exageram ou deturpam compromissos. A ausência de alinhamento entre discurso e prática pode gerar responsabilização civil, danos à reputação e até repercussões trabalhistas ou ambientais, dependendo do caso.

Para reduzir riscos, é fundamental que contratos contemplem cláusulas com penalidades progressivas, como advertência, multas e rescisão, além de a respectiva atividade empresarial ser acompanhada por auditorias independentes. Isso porque, no cenário regulatório global, as empresas enfrentam pressões adicionais por transparência. “A expectativa para 2026 é que auditorias externas se tornem padrão em relatórios ESG e diretivas internacionais passem a servir de parâmetro para companhias brasileiras, especialmente as que possuem atuação no exterior”, afirma Maria Eduarda. Para organizações que desejam incorporar ESG de forma real e consistente, o papel do advogado é decisivo. “Mais do que redigir cláusulas, é preciso estruturar compliance, governança e mecanismos de controle que transformem compromissos em práticas efetivas, garantindo solidez jurídica e sustentabilidade de longo prazo”, finaliza a advogada.

Surf Center reforça tendência global de clubes wellness

0

Surf Center reforça tendência global de clubes wellness

Mercado de wellness já movimenta trilhões de dólares e cresce acima da economia mundial; apenas no segmento de clubes de saúde e fitness, o mercado global deve ultrapassar US$200 bilhões até 2030

O bem-estar se tornou um dos pilares mais importantes do estilo de vida contemporâneo. O mercado global de wellness já movimenta trilhões de dólares e deve alcançar cerca de US$6 trilhões em 2028, crescendo em ritmo superior ao da economia mundial, segundo dados do Global Wellness Institute. No Brasil, o setor também avança rapidamente: o país ocupa a 12ª posição no ranking global, liderando a América Latina, com uma economia estimada em US$96 bilhões. Projeções indicam que apenas no segmento de clubes de saúde e fitness, o mercado global deve ultrapassar US$200 bilhões até 2030, impulsionado pela busca por atividades que integrem saúde física, equilíbrio mental e convivência social.

Esse movimento vem remodelando clubes sociais e espaços privados ao redor do mundo. No Reino Unido, por exemplo, o Maslow’s e o Remedy Place incorporaram práticas de yoga, meditação e breathwork em resposta à crescente demanda por bem-estar integral, como destacou o jornal The Guardian. Já o Soho House, rede global de clubes privados, passou a oferecer terapias como IV drips, câmaras hiperbáricas e red light therapy, iniciativas que ampliaram sua receita e fortaleceram o vínculo com os sócios. Essas transformações mostram que o conceito de clube deixou de ser apenas esportivo ou social para se tornar uma experiência completa de lifestyle e saúde.

É nesse cenário que a Surf Center está em soft opening em Curitiba, trazendo um conceito inovador que sempre esteve em seu DNA: ser um clube wellness completo. Reconhecida por ter desenvolvido a primeira piscina de surf coberta e aquecida do mundo com tecnologia 100% brasileira, a Surf Center se diferencia por oferecer muito mais do que ondas perfeitas. Em seus mais de 3.500 mil m², os sócios do clube tem acesso a mais de 20 práticas e modalidades, entre elas aulas de yoga, pilates e artes marciais, skate park, restaurante e áreas de convivência, em um ambiente pensado para o bem-estar integral e para o convívio em família.

A metodologia desenvolvida pela Surf Center tem origem na experiência dos irmãos Vilson Balioli e Luiz “Pexe” Balioli à frente da Brasil Surf, escola curitibana que se tornou referência nacional em treinos para surfistas. Ao longo dos anos, a Brasil Surf acompanhou mais de 10 mil alunos em diferentes formatos de treino, incluindo aulas de Crossurf, treinos em piscina com pranchas exclusivas, treinos de praia e surf trips nacionais e internacionais. “O surf sempre foi muito mais do que uma prática esportiva, é um estilo de vida que une corpo, mente e natureza, e percebemos que essa conexão genuína com o mar e com o movimento podia ser levada também para o dia a dia, dentro da cidade. A Surf Center nasceu com esse propósito: transformar o surf em uma experiência completa de bem-estar, performance e equilíbrio, unindo o que aprendemos em décadas de treino à inovação de um clube wellness”, destaca Luiz “Pexe” Balioli, cofundador da Surf Center.

Além disso, o clube conta com um espaço de recovery completo, pensado para recuperação muscular, prevenção e relaxamento. O RecoveryProEsporte oferece spa, sauna, banheira de gelo, ideais para atletas e entusiastas do bem-estar, e banheira de flutuação, prática consagrada nos EUA. Essa estrutura reforça que surf também é wellness: não apenas como atividade física, mas como terapia natural.

Pesquisas científicas já comprovaram a relação do surf com a melhora da saúde mental. Uma revisão publicada no Frontiers in Psychology intitulada “Feels Good to Get Wet” analisou diferentes modalidades aeróbicas praticadas ao ar livre e apontou que esportes aquáticos como o surf estão diretamente associados à redução de sintomas de ansiedade. Já um estudo conduzido pelo Museu Nacional da Saúde e Medicina das Forças Armadas dos Estados Unidos investigou a chamada surf therapy como intervenção complementar em saúde mental e constatou efeitos positivos consistentes: melhora do humor, redução de emoções negativas e aumento da satisfação emocional entre os participantes.

Além da infraestrutura, a Surf Center também promove experiências que reforçam sua proposta de lifestyle, como surf trips, shows e vivências em família, ampliando a conexão entre esporte, lazer e qualidade de vida. Exclusivo para sócios, o clube já lançou unidades em Ribeirão Preto e São Paulo, com entrega prevista para 2027, e a expectativa é inaugurar mais de 20 unidades até 2032 em cidades como Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Porto Alegre.

Estudo publicado no Mayo Clinic Proceedings aponta que programas de wellness coaching, com sessões regulares ao longo de 12 semanas, geraram melhorias significativas na qualidade de vida geral, nos domínios físico, emocional e espiritual, além de reduzir drasticamente os níveis de estresse percebido — com efeitos duradouros mesmo após 24 semanas de acompanhamento. Outro estudo, comparando exercícios em grupo versus exercícios individuais, mostrou que a prática coletiva resultou em queda de 26% no estresse e ganhos expressivos na qualidade de vida mental, física e emocional. Iniciativas como a Surf Center se mostram relevantes não apenas por sua inovação em infraestrutura esportiva, mas como parte de um movimento global que promove saúde integral, convivência, satisfação e longevidade.

UniDanitê inaugura BrincaLab no Pátio Batel

0

UniDanitê inaugura BrincaLab no Pátio Batel

Primeira unidade física da marca em Curitiba abre com conceito inovador em festas e recreação infantil

A UniDanitê, referência em recreação e entretenimento infantil, dá um novo passo em sua trajetória de 13 anos com a abertura do UniDanitê BrincaLab, sua primeira unidade física em Curitiba. Com investimento de R$2 milhões e localizado no Pátio Batel, a iniciativa nasce do sonho da psicopedagoga Daniele Lacerda Poploski, fundadora da UniDanitê, que tem a visão de transformar o ato de brincar em momentos criativos e inesquecíveis.

“Queremos proporcionar experiências que respeitem o perfil de cada criança, sempre com foco na criatividade, na inclusão e no vínculo afetivo. O BrincaLab nasce para ser um ponto de encontro entre a infância e a memória afetiva das famílias, em um espaço moderno e seguro dentro de um dos shoppings mais renomados da cidade”, destaca Daniele.

Mais do que um espaço infantil, o BrincaLab foi concebido como um laboratório de brincar, sonhar e celebrar, reunindo oficinas exclusivas, recreação afetiva e um ambiente lúdico e acolhedor, que valoriza a criatividade, a imaginação e a socialização.

Com cerca de 250 m², o UniDanitê BrincaLab funcionará diariamente como um espaço de brincar, onde os pais podem deixar as crianças por hora para explorar um ambiente lúdico, criativo e seguro. “A programação inclui uma agenda de oficinas, com atividades que vão de slime, artes visuais e massinha a robótica, bijuterias e culinária, sempre conduzidas por uma equipe especializada em recreação infantil e com foco psicopedagógico. O objetivo é estimular a imaginação, a socialização e a autoestima em cada atividade”, explica Daniele.

Para as comemorações, a UniDanitê leva para dentro do BrincaLab toda a sua expertise em recreação, acumulada ao longo de mais de uma década de atuação. As festas infantis realizadas no espaço contarão com a mesma qualidade que já consagrou a marca, unindo criatividade, planejamento e atividades que respeitam o perfil de cada criança. As oficinas ganham vida ao lado dos camarins temáticos de pintura facial, cabelo maluco, spa, esmaltação de unhas e até tererê, sempre com foco na diversão e na valorização da autoestima. O ambiente lúdico e acolhedor é conduzido por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de várias áreas, todos treinados para interagir com as crianças de forma profissional, respeitosa e inclusiva.

O espaço traz também uma novidade para o mercado: a possibilidade de unir a diversão das crianças com momentos de necessidade dos pais. Além de contar com um espaço de coworking com café e wi-fi para os acompanhantes, o BrincaLab planeja oferecer atividades no contraturno escolar, ampliando sua proposta como um ambiente que atende toda a família.

Fundada em 2012, a UniDanitê nasceu do sonho da psicopedagoga Daniele Lacerda Poploski de oferecer recreação embasada em ciência e desenvolvimento infantil. Ao longo de 13 anos, a marca cresceu 600% em faturamento e expandiu sua equipe em 375%, conquistando reconhecimento no mercado de recreação e entretenimento em Curitiba. O BrincaLab marca o início de uma nova fase, levando a experiência da UniDanitê para dentro de um espaço físico que promete se tornar referência em celebrações infantis na cidade.

UniDanitê BrincaLab – Shopping Pátio Batel

Avenida do Batel, 1868 – Piso L3

Portão em ascensão: Uno Solare traz verticalidade e vista privilegiada

0

Portão em ascensão: Uno Solare traz verticalidade e vista privilegiada

Com torre de 23 andares, lazer completo e localização estratégica, empreendimento integra a curadoria especial da Pride Construtora

O bairro Portão, em Curitiba (PR), sempre foi sinônimo de movimento. Atualmente, concentra shoppings, centros culturais, escolas, hospitais e uma rede de transporte que conecta moradores a toda a cidade. Mais do que ponto de passagem, o Portão se firmou como um destino que alia infraestrutura completa, mobilidade e lazer.

Essa vitalidade também se reflete no mercado imobiliário. Segundo o Índice FipeZAP (setembro/2025), os preços de venda de imóveis residenciais no Portão avançaram 7,9% nos últimos 12 meses, enquanto os de locação cresceram mais de 17% no mesmo período. O movimento de valorização fortalece a verticalização e abre espaço para empreendimentos que refletem o estilo de vida urbano.

É nesse contexto que a Pride Construtora apresenta o Uno Solare, integrante da Select Pride, uma curadoria de projetos de médio e alto padrão em bairros estratégicos da capital. Com 23 andares, o empreendimento leva a verticalidade da região a um novo patamar, valorizando incidência solar, as vistas abertas e a luz natural. Além das plantas inteligentes — que variam entre studios e apartamentos de dois quartos com suíte — o projeto reúne 18 áreas comuns que equilibram mobilidade urbana com lazer completo: coworking, piscina, academia e espaços gourmet são alguns exemplos. As obras estão em estágio avançado e a entrega está prevista para 2026.

Portão em movimento atrai investidores e moradores

Para Pricila Gomes, sócia da imobiliária Progresso, o Uno Solare é um dos empreendimentos mais completos do Portão. “O projeto reúne tudo o que o comprador procura: localização estratégica, lazer completo e plantas funcionais. Os compactos têm muita procura, tanto para morar quanto para investir. No bairro, a demanda é forte porque o Portão oferece infraestrutura completa e potencial de retorno acima da média”, avalia.

Ela destaca também a confiança em trabalhar com a Pride. “O suporte da equipe e a transparência no processo de venda fazem toda a diferença. É uma segurança a mais para o corretor e, principalmente, para o comprador”, completa Pricila.

Além da boa aceitação do mercado, outro diferencial para corretores e compradores é a possibilidade de conhecer de perto um apartamento decorado do Uno Solare, localizado na Central de Vendas da Pride, no bairro Centro Cívico. Os decorados são ferramentas práticas para visualizar imóveis ainda na planta, permitindo compreender melhor os ambientes e imaginar o futuro lar com mais clareza.

Select Pride: quatro estilos de vida em uma vitrine

O Uno Solare integra a Select Pride, estratégia lançada pela Pride que reúne quatro empreendimentos em diferentes regiões de Curitiba: Ecoville, Rebouças, Portão e Batel. A iniciativa organiza em uma mesma vitrine produtos de médio e alto padrão, cada um traduzindo um estilo de vida específico, mas todos com padrão de acabamento elevado e localização estratégica.

Segundo Vevianne Jacques, diretora comercial da Pride, a proposta é valorizar a diversidade do portfólio. “Cada projeto da Select Pride responde a um perfil distinto de comprador. No caso do Uno Solare, ele reflete a vitalidade do Portão, combinando verticalidade, luz natural e lazer completo em um endereço com grande potencial de valorização”, conclui.

Serviço: Interessados em conhecer o decorado do Uno Solare podem visitar a Central de Vendas da Pride Construtora, na Avenida Cândido de Abreu, 70, no bairro Centro Cívico. O atendimento funciona das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 17h aos sábados.

Jovens professores relatam o orgulho da profissão

0

Jovens professores relatam o orgulho da profissão

Educadores do Instituto Tibagi compartilham histórias de vida e falam sobre a importância do ato de ensinar

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação, transmitem conhecimentos, inspiram, orientam e ajudam a desenvolver habilidades essenciais para a vida.

De acordo com o Censo Escolar 2023, o Brasil tem 2.354.194 professores, sendo 1.861.118 na rede pública e 566.858 na rede privada. Na rede pública, 37.787 docentes atuam na esfera federal, 668.470 na estadual e 1.250.795 na municipal.

Exemplos

Apesar dos muitos desafios enfrentados em sala de aula, três jovens professores que atuam no Instituto Tibagi de Curitiba falam com orgulho sobre a profissão e de como eles mesmos foram impactados pela educação.

“O ato de ensinar é engrandecedor. É saber que estamos construindo valores, futuros e abrindo portas para novas realidades”, conta Alessandro Ossola, que tem dez anos de magistério e atua como professor de fotografia.

Forma de mudar o mundo

Posição semelhante tem Arthur Freire. Aos 18 anos, ele descobriu que ensinar não seria apenas uma profissão, mas a sua forma de mudar o mundo. Começou lecionando em regiões carentes, onde entendeu na prática que a educação transforma vidas, inclusive a sua.

O menino criado pela mãe e pela avó – que sempre incentivaram a sua educação – foi alfabetizado aos cinco anos de idade. Hoje, é referência em metodologias, projetos socioeducativos e há cerca de dois anos leciona no curso de Auxiliar Administrativo no Instituto Tibagi onde encontrou o espaço ideal para unir propósito, tecnologia e impacto social.

“Ensinar outras pessoas é gratificante. Saber que ajudamos a transformar outras vidas por meio do conhecimento, de valores éticos e sociais é enriquecedor. E quando os alunos se enxergam em nossas próprias histórias, há uma conexão que facilita o aprendizado e a transformação acontece”, conta Arthur Freire.

De aprendiz a professor

Jean Carlos Brati atua como professor de eletromecânica e computação no Instituto Tibagi, há um ano e meio. Sua trajetória na instituição teve início em 2018, quando ingressou como jovem aprendiz e passou sete anos em multinacionais como Renault e Sumitomo.

Mas foi na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que ele descobriu sua vocação para o ensino. Ao participar de uma aula de Didática, no curso de Licenciatura em Física, teve a certeza de que queria ser professor. “Agora estou do outro lado e atuo como professor. Ensinar outros jovens é uma grande oportunidade de retribuir todo o bem que já me fizeram”, destaca.

Além da realização profissional, a sala de aula também mudou as condições de vida de Jean. “Sempre morei na periferia, em uma região bem complicada. Só agora, por conta do trabalho e dos estudos, estou morando na região central de Curitiba. Graças à educação consegui aumentar minha renda e viver em um lugar mais confortável”, orgulha-se o professor.

“Valorizar os professores significa priorizar o conhecimento e reconhecer sua importância na sociedade. Assim como esses jovens relatam o orgulho da profissão, também ficamos emocionados quando vemos os adolescentes receberem capacitação, serem encaminhados ao primeiro emprego e terem suas vidas transformadas para melhor, graças ao estudo e ao trabalho ”, conta a gestora do Instituto Tibagi, Regina Célia Vogliotti.

Sobre o Instituto Tibagi

O Instituto Tibagi é uma Organização da Sociedade Civil que proporciona educação profissionalizante gratuita e de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade social.

A entidade sem fins lucrativos atua na capital paranaense desde 1995 e ajuda a inserir menores aprendizes no mercado de trabalho, por meio de parcerias com dezenas de empresas dos mais variados ramos de atividades.

Com 30 anos de atividades, o Instituto Tibagi já ofertou capacitação para mais de 5 mil jovens de Curitiba e Região Metropolitana e ajudou a transformar para melhor suas vidas e de seus familiares.

O Instituto Tibagi tem como apoiadores o Ministério Público do Trabalho no Paraná, o Instituto Robert Bosch e a Rede Gerando Falcões.

Quinta Tem Café  traz Lula Araújo

0

O Instituto ICASAA – Espaço Cultural Casa Azul de Frida segue fortalecendo seu Movimento Cultural & Conexões Empreendedoras, unindo gastronomia, arte e desenvolvimento humano em um mesmo ambiente de troca e inspiração. Localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 624 – Centro, o espaço se consolidou como um ponto de encontro para quem busca experiências que unem cultura, aprendizado e convivência. Vera Itajai é a Curadora e Presidente do ICASAA – CASA AZUL DE FRIDA.


Agenda Cultural – Outubro na Casa Azul de Frida

Dia 15/10 – Quarta Tem Vinho
Com o filósofo e diretor de teatro Jul Leardini
Tema: História do Cinema

Dia 16/10 – Quinta Tem Café 
Com o videomaker Lula Araújo
Tema: O olhar cinematográfico compreendido na sétima arte

Dia 21/10 – Terça Tem Chá
Com a treinadora comportamental e palestrante Andreia Berté
Tema: O Poder de Ser Você

Dia 28/10 – Terça Tem Chá
Com a psicóloga humanista e palestrante Roberta Kisy
Tema: Saúde Mental e o Sentido da Vida: um encontro necessário

Com uma programação diversificada e envolvente, o Instituto ICASAA – Casa Azul de Frida reforça sua missão de conectar pessoas por meio da cultura, do conhecimento e da boa convivência.

Nessa quinta-feira, dia 16 de outubro, tem palestra com profissional videomaker mais famoso da TV e cinema.O carioca Lula Araújo veio exclusivamente para essa série Quinta tem Café

Quinta Tem Café  traz Lula Araújo

0

O Instituto ICASAA – Espaço Cultural Casa Azul de Frida segue fortalecendo seu Movimento Cultural & Conexões Empreendedoras, unindo gastronomia, arte e desenvolvimento humano em um mesmo ambiente de troca e inspiração. Localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 624 – Centro, o espaço se consolidou como um ponto de encontro para quem busca experiências que unem cultura, aprendizado e convivência. Vera Itajai é a Curadora e Presidente do ICASAA – CASA AZUL DE FRIDA.


Agenda Cultural – Outubro na Casa Azul de Frida

Dia 15/10 – Quarta Tem Vinho
Com o filósofo e diretor de teatro Jul Leardini
Tema: História do Cinema

Dia 16/10 – Quinta Tem Café 
Com o videomaker Lula Araújo
Tema: O olhar cinematográfico compreendido na sétima arte

Dia 21/10 – Terça Tem Chá
Com a treinadora comportamental e palestrante Andreia Berté
Tema: O Poder de Ser Você

Dia 28/10 – Terça Tem Chá
Com a psicóloga humanista e palestrante Roberta Kisy
Tema: Saúde Mental e o Sentido da Vida: um encontro necessário

Com uma programação diversificada e envolvente, o Instituto ICASAA – Casa Azul de Frida reforça sua missão de conectar pessoas por meio da cultura, do conhecimento e da boa convivência.

Nessa quinta-feira, dia 16 de outubro, tem palestra com profissional videomaker mais famoso da TV e cinema.O carioca Lula Araújo veio exclusivamente para essa série Quinta tem Café