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Burocratês com os dias contatos? Especialista analisa o impacto da nova lei de linguaguem simples

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Burocratês com os dias contatos? Especialista analisa o impacto da nova lei de linguaguem simples

A sanção da Política Nacional de Linguagem Simples (Lei 15.263/2025) na última semana é um marco histórico para a cidadania no Brasil. A nova legislação exige que órgãos e entidades da administração pública adotem textos mais claros e acessíveis em suas comunicações com a população. Mas, na prática, o juridiquês e o burocratês vão acabar?

Para a jornalista e consultora especialista em Linguagem Simples, Patricia Matuchewski, a lei é a autorização que faltava para uma mudança urgente, mas o verdadeiro trabalho começa agora.

“A lei é um passo fundamental, mas ela sozinha não é suficiente para mudar a forma como os órgãos públicos se comunicam”, afirma Patricia. “O maior desafio não é simplificar um texto difícil, é simplificar a forma de pensar do gestor público. Estamos falando de uma mudança de cultura: sair de uma comunicação focada em processos internos para uma comunicação focada em quem a utiliza, o cidadão, a cidadã.”

Trabalhando com Linguagem Simples em textos do serviço público desde 2020, Patricia explica que os benefícios da mudança vão muito além da clareza. “Simplificar não é empobrecer a comunicação, é torná-la eficiente. Um cidadão que entende um comunicado de primeira não precisa ligar para a repartição para tirar dúvidas, não preenche errado um formulário, não entra com recurso. Significa economia de tempo para os dois lados, diminuição do retrabalho para o servidor e melhor uso do dinheiro público.”

Sobre Patricia Matuchewski

Jornalista com especialização em Inovação, Transformação Digital e e-Gov e em Sociologia Política. Trabalha com Linguagem Simples em textos do serviço público e é facilitadora de oficinas sobre o tema. Coautora do Guia de Linguagem Simples do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e integrante do Núcleo Gestor da Rede Linguagem Simples Brasil. Também produz vídeos sobre o tema para as redes sociais.

Amigos do HC doam aparelho de Raio-X de última geração ao Hospital de Clínicas da UFPR

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Amigos do HC doam aparelho de Raio-X de última geração ao Hospital de Clínicas da UFPR

Investimento viabilizado pela Megamania no equipamento foi de cerca de R$ 1,5 milhão e vai beneficiar centenas de pacientes da rede pública de saúde

O Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) recebeu um reforço importante para a retomada plena de seus serviços de diagnóstico. Na última sexta-feira (14), a Associação dos Amigos do HC realizou a entrega oficial de um novo e moderno equipamento de Raios X Contrastado (Telecomandado).

A doação foi viabilizada com recursos provenientes da Megamania Título de Capitalização. O valor total do equipamento de alta complexidade é de R$1.496.000,00, um investimento essencial para garantir a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes do HC, que atende 100% SUS.

O novo aparelho de Raio X Telecomandado substitui os dois equipamentos antigos, que apresentaram falhas em outubro de 2023. Enquanto a entrega do novo equipamento era aguardada, a Associação fez uma parceria e contratualização para encaminhamento dos pacientes pediátricos em espera por atendimento desde 2023. De maio a novembro de 2025, 96 crianças foram remanejadas para o Hospital Pequeno Príncipe.

“Concretizar a doação deste equipamento representa a solução imediata para uma crise que afetava diretamente a vida de centenas de pacientes. A Megamania, através de seu recurso, permitiu que cumpríssemos nosso propósito: garantir que o HC tenha as ferramentas necessárias para oferecer um diagnóstico ágil e seguro, de extrema importância para a recuperação de pacientes adultos e pediátricos de alta complexidade,” afirma Domingos Murta, presidente dos Amigos do HC.

Com a instalação do novo Raio X, o CHC-UFPR poderá retomar a realização de exames especializados como Fistulografia, Histerossalpingografia e Clister Opaco, além de todos os exames de Raio X convencionais, restabelecendo a capacidade do hospital de atender aos requisitos do SUS para diversas especialidades. A aquisição reforça o papel do Hospital de Clínicas como um centro de referência em atendimento de alta complexidade e formação de profissionais de saúde.

“Este aparelho vai nos ajudar a reduzir uma fila de, pelo menos, mil pessoas. Contratamos serviços de outro hospital, mas isso nunca foi suficiente para suprir a demanda. Além disso, o novo aparelho de Raio X Contrastado usa uma tecnologia de ponta, emitindo uma carga mínima de radiação, o que significa muito mais segurança para o paciente”, afirma Adonis Nars, superintendente do CHC- UFPR.

Sobre a Associação dos Amigos do HC

Os Amigos do HC são uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que há quase 40 anos atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Seu compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes SUS, familiares e acompanhantes do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. Desde 2016, também prestam assistência interdisciplinar para crianças e adolescentes vítimas de violências graves e gravíssimas por meio do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em 2021, em comemoração aos 35 anos de história, lançaram o Programa CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, ampliando a atuação para a causa do envelhecimento digno. Em 2024, ampliaram a atuação na proteção dos direitos da criança e do adolescente com o lançamento do Programa PROTEGER, que passou a oferecer em Paranaguá o mesmo modelo de atendimento interdisciplinar realizado pelo DEDICA, em Curitiba.

Serviço:

Associação dos Amigos do HC

Endereço: Av. Agostinho Leão Júnior, 336 – Alto da Glória

Telefone: (41) 3091-1000

Site: https://www.amigosdohc.org.br/

Campanha de Natal do Shopping Jardim das Américas terá sorteio de vales-compra e compre e ganhe da L’Occitane au Brésil

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Campanha de Natal do Shopping Jardim das Américas terá sorteio de vales-compra e compre e ganhe da L’Occitane au Brésil

Com o tema “Jardim Nevado”, o Natal do Shopping Jardim das Américas ganha uma nova fase com a campanha de compras. A partir de 25 de novembro, é possível garantir os presentes já participando da promoção de fim de ano. A cada R$ 350,00 em compras, o cliente troca suas notas fiscais por 1 cupom para concorrer a 4 vales-compra de R$ 5 mil. E com R$ 600,00 em compras, o cliente troca suas notas fiscais por um kit Capim Limão L’Occitane au Brésil, um presente completo com produtos em tamanho regular e fragrância marcante. O kit inclui hidratante corporal, sabonete e creme para mãos, itens conhecidos pela qualidade, textura e perfume refrescante que só a marca entrega. Um brinde sofisticado, útil no dia a dia e perfeito para quem ama cuidado e bem-estar.

As trocas de cupons serão exclusivamente pelo APP do Shopping e clientes Jardim Pass Prata, Ouro e Diamante têm cupons em dobro. Serão 4 sorteios de vales-compra de R$ 5 mil cada, totalizando R$ 20 mil. O sorteio será dia 06/01/26.

Além das compras, fica a dica para aproveitar o clima natalino em família. O trono do bom velhinho está no Piso Térreo, junto à grande árvore, que ganha ainda mais encanto com o show de neve artificial, todos os dias, às 19h.

Na Praça de Eventos, um parque temático promete diversão para a criançada. Em parceria com o Grupo Kinder, o espaço conta com uma grande piscina de bolinhas, brinquedão, cama elástica e outras atividades pagas. Ao lado, um parquinho gratuito amplia as opções de lazer para os visitantes do shopping, com atrações gratuitas, como renas sobre molas e um globo inflável, perfeito para fotos e brincadeiras. O globo funciona de segunda a sexta, das 13h às 19h; aos sábados, das 12h às 21h; e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Fotos com Noel

O Papai Noel estará à disposição para fotos no Piso Térreo, em horários especiais, com opções de fotos impressas e produtos personalizados para levar como lembrança. Confira os horários e valores das fotos reveladas:

Novembro (07/11/2025 a 30/11/2025):

– Segunda a Sexta-feira: das 13h às 20h, com intervalo das 17h às 18h.

– Sábados: das 12h às 21h, com intervalo das 17h às 18h.

– Domingos e Feriados: das 14h às 20h, com intervalo das 17h às 17h30.

Dezembro (01/12/2025 a 24/12/2025):

– De 01 a 07 de dezembro: das 13h às 21h, com intervalo das 17h às 18h.

– De 08 a 23 de dezembro: das 13h às 22h, com intervalo das 17h às 18h.

– 24 de dezembro: das 10h às 17h, com intervalo das 14h às 14h30.

Foto 10×15 cm: R$ 20,00

Foto 15×20 cm: R$ 25,00

Bolinha de Natal personalizada: R$ 25,00

Display porta-fotos decorativo: R$ 5,00

Encarte Especial com 2 fotos 15×20: R$ 60,00

Fotos tiradas por você com celulares não serão cobradas.

Árvore Solidária

A tradicional e tão esperada Árvore Solidária do Shopping Jardim das Américas estará com suas cartinhas disponíveis a partir de 17 de novembro. Os clientes podem escolher uma criança para presentear e entregar as doações na Central de Atendimento até 13 de dezembro.

Mais do que uma ação social, a campanha reforça o verdadeiro significado do Natal: compartilhar amor, empatia e esperança. Gestos como esse traduzem a essência do Shopping Jardim das Américas, que há mais de três décadas transforma o Natal em uma celebração de afeto e solidariedade.

Shopping Jardim das Américas

Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jd. das Américas

Compras online – assistente virtual – FLORA (41) 99238-1421

Telefone:(41) 3366-5885

IOP celebra recertificação ONA 3 e reforça excelência em saúde

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IOP celebra recertificação ONA 3 e reforça excelência em saúde

Na tarde de terça-feira, dia 18 de novembro, o IOP celebrou a recertificação ONA nível 3 – Acreditado com Excelência, de suas unidades em um evento realizado no Oncoville, em Curitiba. A cerimônia contou com a presença de Péricles Góes da Cruz, Superintendente Técnico da ONA, que ministrou uma palestra inspiradora sobre pensamento sistêmico e inovação, trazendo reflexões essenciais sobre visão integrada, processos e melhoria contínua. Após a palestra, o grupo recebeu oficialmente o certificado de recertificação, reafirmando seu compromisso com qualidade, segurança e excelência.

Também participaram do momento o Dr. Johnny F. C. Camargo, um dos fundadores do IOP, e a Diretora de Operações, Sabrina Garcia, que reforçaram a importância do cuidado humanizado, da evolução constante e de uma atuação que combina rigor técnico e acolhimento.

A acreditação ONA é considerada o mais alto padrão de qualidade e segurança em saúde no Brasil. A certificação reconhece instituições que operam com processos maduros, integração entre áreas, cultura de segurança consolidada e excelência assistencial. Para o Grupo Med4U, que reúne o IOP, o IOP Educa, o IOP Pesquisa, o Valencis, a Spesia e o centro de radioterapia Oncoville, essa recertificação reafirma o compromisso institucional com a melhoria contínua, a governança estruturada e a segurança como valor central.

Uma trajetória construída muito antes da acreditação

A recertificação coroa uma jornada que começou há três décadas. Desde a fundação, a qualidade já fazia parte do DNA das instituições do grupo. O primeiro passo foi a certificação ISO, responsável por trazer organização e padronização aos processos. Com a chegada da metodologia ONA, em 2015, o desafio foi ampliar essa cultura para um modelo desenhado exclusivamente para serviços de saúde, aprofundando o olhar sobre segurança, governança e fluxo assistencial. A primeira acreditação veio em 2016 e, desde então, o compromisso com a melhoria contínua tem guiado cada etapa da evolução até a recertificação atual.

Por que a recertificação importa

A ONA representa mais que um selo. Para o Grupo Med4U, ela é a expressão prática do propósito institucional. A metodologia integra processos, fortalece a governança, amplia a segurança e garante que qualidade não seja um projeto pontual, mas uma forma permanente de atuação. Os benefícios reforçados pela recertificação incluem mais segurança para pacientes e equipes, maturidade institucional ampliada, credibilidade junto à sociedade e estímulo constante à inovação e à sustentabilidade.

O IOP, 30 anos de excelência

A marca mais antiga da Med4U, o Instituto de Oncologia do Paraná, completou 30 anos em 2025 e mantém posição de destaque no cenário nacional. É a única clínica oncológica do Paraná com acreditação ONA 3, o nível máximo de excelência. Também foi pioneira em Curitiba ao conquistar a certificação ISO 9001, foi a primeira clínica do sul do Brasil integrante da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. Além da tecnologia de ponta e da abordagem multidisciplinar, o IOP oferece terapias complementares como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia, reforçando um cuidado que une ciência, humanização e acolhimento.

Excelência que se transforma em cuidado

A recertificação ONA consolida mais de 30 anos de evolução e reafirma que, para o Grupo Med4U, qualidade não é apenas uma certificação, é uma identidade. Cada processo aprimorado e cada vida acolhida refletem o compromisso de transformar excelência em cuidado diário. Seguimos construindo, juntos, um cuidado que une técnica, acolhimento e propósito.

Sobre o Grupo Med4U

A Med4U é uma holding que engloba algumas das marcas mais reconhecidas no setor da saúde, oferecendo soluções integradas e inovadoras para pacientes e profissionais. Entre as empresas que fazem parte da Med4U estão o IOP (Instituto de Oncologia do Paraná), o IOP Educa, o IOP Pesquisa, o Valencis, a Spesia e o centro de radioterapia Oncoville. Juntas, essas instituições formam um grupo dedicado à excelência no cuidado oncológico, educação e inovação em saúde.

O IOP, a marca mais antiga do grupo, que completou 30 anos de atuação em 2025, continua sendo uma referência no tratamento do câncer. Com quatro sedes em Curitiba (PR), o IOP se destaca por suas parcerias estratégicas, como a aliança com o Hospital São Marcelino Champagnat que oferece um tratamento integrado no formato câncer center e a parceria com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sendo a única clínica no sul do Brasil a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. O IOP também se destaca por ter o mais alto nível de acreditação de qualidade no Paraná (única clínica de oncologia ONA 3).

O IOP oferece tratamentos avançados e humanizados, utilizando tecnologia de ponta e uma abordagem multidisciplinar, que inclui Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia. Além disso, terapias complementares como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia ajudam a proporcionar um cuidado mais completo e humanizado.

Para mais informações ou para agendar sua consulta, acesse nosso site: https://iop.com.br

IOP: Há 30 anos cultivando histórias, cuidando de pessoas.

Mais informações:

Mateus Leme

Rua Mateus Leme, 2631 B

(41) 3207-9797

Batel

Rua Saldanha Marinho, 1814

(41) 3207-9798

Oncoville

Marginal Rodovia BR-277, 1437

(41) 3099-5800

Hospital São Marcelino Champagnat

Av. Presidente Affonso Camargo, 1399

(41) 3087-7600

Reforma Tributária: o que muda para empresas do Sul a partir de 2026

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Reforma Tributária: o que muda para empresas do Sul a partir de 2026

A partir de 2026, o sistema tributário brasileiro inicia sua maior transformação em décadas, com a entrada em vigor da Reforma Tributária 2026. O novo modelo prevê a substituição de tributos como ICMS, ISS, PIS e Cofins pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A proposta tem como objetivo principal promover a simplificação tributária, reduzindo sobreposições e distorções que há anos impactam a competitividade das empresas brasileiras.

Segundo o Dr. Rodolfo Cavali, coordenador da área tributária na Região Sul do escritório Nelson Wilians Advogados (NWADV), o momento exige atenção redobrada das empresas. “O novo sistema muda a forma de apuração e recolhimento de tributos sobre o consumo, exigindo das companhias uma revisão detalhada de contratos, modelos contábeis e práticas de precificação. Essa adaptação deve ocorrer já em 2025, para que, quando as regras começarem a valer, o negócio esteja em plena conformidade”, afirma.

A transição do sistema tributário nacional ocorrerá de forma gradual, mas seus impactos serão imediatos. O fim do ICMS e ISS, substituídos pelo IBS, implica que os tributos deixarão de ser cobrados de maneira fragmentada por estados e municípios, o que muda também a lógica de arrecadação e distribuição das receitas. “Embora o modelo seja uniforme em todo o Brasil, as empresas do Sul — com forte presença nos setores industrial e de serviços — precisarão avaliar com cuidado como o novo regime afetará suas cadeias de produção e seus custos logísticos”, explica Cavali.

A introdução da não cumulatividade plena e do split payment altera significativamente a dinâmica tradicional de créditos e débitos tributários, impactando diretamente o fluxo de caixa das indústrias e a gestão de estoques.

Com o split payment — em que o recolhimento do imposto ocorre no momento do pagamento da operação —, as empresas perdem a flexibilidade de gerir o momento do desembolso tributário, o que poderá afetar o capital de giro e exigir ajustes nos controles internos e sistemas de faturamento.

Já a não cumulatividade plena, embora traga maior transparência, demandará um mapeamento minucioso das cadeias produtivas para evitar acúmulo de créditos e garantir a eficiência operacional.

Nesse cenário, é fundamental que o setor industrial do Sul antecipe-se às mudanças, promovendo revisões contábeis e tecnológicas, e ajustando seus processos de compliance fiscal, para não apenas se adequar ao novo modelo, mas também aproveitar as oportunidades que a transição poderá oferecer em termos de competitividade e eficiência tributária.

Entre os principais riscos de não se adequar à reforma estão inconsistências fiscais, erros de escrituração, aumento de passivos tributários e até perda de competitividade frente a concorrentes que já estejam ajustados ao novo formato. “O planejamento fiscal empresarial será determinante nesse processo. As empresas que anteciparem análises e simulações conseguirão ajustar preços, margens e estratégias contratuais de maneira mais segura”, orienta o advogado. Dentro desses cálculos, é importante realizar a atualização cadastral dos clientes, já que agora, os impostos deixarão de ser cobrados no local de origem dos produtos e serviços e passarão a ser tributados no destino.

Para o especialista da NWADV, a Reforma Tributária representa uma oportunidade de modernização do ambiente de negócios, mas sua implementação exigirá preparo técnico e assessoria especializada. “A simplificação, embora positiva, traz uma nova complexidade de transição. O papel do jurídico e da contabilidade será fundamental para garantir uma migração tranquila ao novo sistema”, conclui Cavali.

Sobre a Nelson Wilians Advogados

Com mais de 25 anos de atuação, a Nelson Wilians Advogados (NWADV) é um dos maiores escritórios de advocacia da América Latina, com sólida experiência na assessoria jurídica de empresas nacionais e internacionais dos mais diversos setores. Contamos com presença em todas as capitais brasileiras e em importantes cidades do interior, além de representações na América Latina e Europa.

Sicredi acelera projetos de impacto social protagonizados por jovens associados

Programa intensivo de três meses com participantes do Comitê Jovem concluiu etapa final, visando o fortalecimento de lideranças por meio da inovação e do cooperativismo

Jovens associados ao Sicredi apresentaram projetos voltados ao impacto social em suas comunidades durante o Demoday, evento que marcou o encerramento da 4ª edição do programa “Módulo de Projetos e Mentorias”. A iniciativa, promovida pelo Comitê Jovem do Sicredi por meio da Fundação Sicredi, oferece ações de desenvolvimento pessoal e profissional, além de acompanhamento aos integrantes para transformar ideias em ações concretas. As apresentações ocorreram nos dias 7 e 11 de novembro, em formato híbrido, no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre.

O Comitê Jovem visa a formação de novas lideranças e o desenvolvimento das regiões onde o Sicredi atua, estimulando soluções cooperativas e fortalecendo a inovação e a colaboração. A realização do Modulo de Projetos e Mentorias e Demoday reforça o compromisso do Sicredi com a aplicação prática do seu propósito institucional de ser um agente na construção de uma sociedade mais próspera.

“O Demoday materializa nossa crença nos jovens e no incentivo à participação cada vez mais próximas às cooperativas. Ver a qualidade dos projetos e o nível de engajamento demonstra que estamos no caminho certo para formar líderes com foco em soluções cooperativas e desenvolvimento das regiões de todo o país. Essa jornada é fundamental para transformar ideias em ações concretas e sustentáveis”, diz Rogério Machado, superintendente de Cooperativismo do Sicredi.

A jornada de formação incluiu encontros presenciais e virtuais, capacitação com workshops e mentorias, tanto individuais quanto coletivas, conduzidas por especialistas do mercado. Mais de 90 integrantes dos Comitês Jovens de 20 cooperativas do Sicredi participaram das atividades.

No Demoday, os jovens apresentaram seus projetos em formato de pitch a uma banca avaliadora, que contribuiu com sugestões construtivas, visando a implementação e o aprimoramento das propostas. Durante o pitch, os participantes apresentaram o problema que precisava ser resolvido, a proposta de valor, a captação de recursos e o impacto positivo gerado em suas comunidades.

Comitê Jovem

O Comitê Jovem foi criado no Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9,5 milhões de associados, com o objetivo de estimular o cooperativismo e a liderança desse público. Por meio do Comitê, são realizadas diversas atividades que buscam despertar o interesse dos jovens em participar de uma organização financeira cooperativa, tornando-o um promotor do cooperativismo e protagonismo social da região onde mora. Atualmente, 32 cooperativas do Sicredi contam com Comitê Jovem, somando mais de 2,5 mil associados integrantes.

Projetos com melhor avaliação no Demoday Sicredi 2025

Descrição da iniciativa: Projeto Social Força Feminina Pradense
Cooperativa: Sicredi Ibiaiaras RS/MG
Associado: Luiza Zulian Da Costa
Participação Demoday: Presencial

Descrição da iniciativa: Criadores Unidos
Cooperativa: Sicredi Ibiaiaras RS/MG
Associado: Felipe Emanuel Godoi Seganfredo
Participação Demoday: Presencial

Descrição da iniciativa: Projeto BEB – Avaliação do Allium sativum no controle de verminoses em animais ruminantes
Cooperativa: Sicredi Sul Minas RS/MG
Associado: Bernardo Barbacovi
Participação Demoday: Presencial

Descrição da iniciativa: Rota Financeira – Refugiados e migrantes no controle do próprio futuro financeiro
Cooperativa: Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP
Associado: Myria Tokmaji
Participação Demoday: Online

Descrição da iniciativa: Projeto Renova: Reinserção no mercado de trabalho
Cooperativa: Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
Associado: Daniel Andrade Rodrigues De Souza
Participação Demoday: Online

Descrição da iniciativa: Controle é conhecimento: desmistificando o diabetes
Cooperativa: Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ
Associado: Isadora Beitum Silva
Participação Demoday: Online

Sobre a Fundação Sicredi  

A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural Sicredi, conhecida como Fundação Sicredi, foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a essência do cooperativismo no desenvolvimento do Sicredi. Como uma organização da sociedade civil, a Fundação Sicredi se dedica à estruturação e desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento de lideranças cooperativistas, implementados pelas Cooperativas em todo o Brasil, voltados a expandir nosso impacto positivo junto aos associados e nas comunidades onde estamos presentes. Site do Sicredi: Clique aqui  

Redes Sociais: | Instagram | YouTube |  

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.


Site do Sicredi: Clique aqui 

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Madalosso dá início às apresentações de Natal no próximo domingo com espetáculo especial

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Madalosso dá início às apresentações de Natal no próximo domingo com espetáculo especial

Cantora Marina Costa fará participação inédita na abertura no dia 30 de novembro

O clima natalino que já toma conta do Restaurante Família Madalosso ganha um novo capítulo a partir deste domingo, 30 de novembro, com o início oficial das tradicionais apresentações de Natal. Após a inauguração da grandiosa decoração, que segue aberta diariamente ao público, com entrada gratuita, o restaurante mais icônico de Santa Felicidade dá início à sua programação artística, trazendo ainda mais encanto para curitibanos e turistas.

A estreia deste ano terá uma novidade especial: antes do espetáculo, o público será recebido pela cantora Marina Costa, que fará uma participação inédita interpretando três canções clássicas de Natal. A apresentação musical acontece às 19h30, antes do início do espetáculo, tornando a abertura ainda mais emocionante. Depois, o público assiste ao espetáculo teatral natalino, que tem duração de 40 minutos, e resgata a magia da infância, reforçando valores como união, afeto e esperança, elementos que marcam a essência das celebrações do Grupo Família Madalosso, seguido por queima de fogos sem ruído.

As sessões seguem até 23 de dezembro, sempre às terças-feiras e domingos, mantendo a tradição e a magia do Natal da Família Madalosso. No mês de dezembro, durante os dias de apresentações, o restaurante também estará aberto para jantar, convidando os visitantes a viverem uma experiência completa: gastronomia, luzes e emoção. “A visitação da decoração e os espetáculos são nossos presentes para a cidade. Queremos que todos sintam que este é um momento de encontro, luz e celebração”, afirma a executiva do Grupo Família Madalosso, Mariana Werner.

Para quem vai assistir a apresentação, seguem algumas dicas do Restaurante Família Madalosso para aproveitar o momento:

– Chegue com antecedência para escolher um bom lugar, especialmente nos domingos, que costumam atrair mais público.

– A decoração é lindíssima e rende ótimas fotos: aproveite para visitar os pontos instagramáveis antes ou depois da apresentação.

– Traga casaco ou agasalho: mesmo com o clima acolhedor, as noites podem esfriar, então vale se preparar para curtir com conforto.

– Leve crianças e famílias: a Casinha do Papai Noel e os espaços temáticos são parte importante da experiência natalina, ideal para momentos afetivos e registros marcantes.

– Vale lembrar que tanto a visitação da decoração quanto as apresentações são gratuitas, reforçando o caráter inclusivo e comunitário do evento natalino.

Referência em gastronomia e hospitalidade ao longo de mais de 60 anos, o Restaurante Madalosso reafirma, nesta época do ano, seu papel como um dos pontos culturais e turísticos mais emblemáticos de Curitiba. Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo integra a programação oficial do Natal da cidade, realizada pela Prefeitura Municipal, e amplia sua atuação social com a doação de 1.200 refeições destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, um gesto que traduz o compromisso do Madalosso com a comunidade que o acompanha há décadas.

Serviço:

Programação de Natal Madalosso

Local: Restaurante Família Madalosso – Av. Manoel Ribas, Santa Felicidade, Curitiba (PR)

Início das apresentações: 30 de novembro, com participação especial de Marina Costa

Datas e horário: de 30/11 a 23/12, sempre às terças e domingos, às 19h30 (duração: 40 min)

Restaurante: aberto para jantar nos dias de espetáculo (terças e domingos)

Visitação da decoração: todos os dias

Entrada: gratuita para visitação e para os shows

Black Friday consciente: 5 dicas para aproveitar as promoções sem comprometer o orçamento

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Black Friday consciente: 5 dicas para aproveitar as promoções sem comprometer o orçamento

Especialistas orientam como identificar falsas ofertas e evitar golpes; veja os erros mais comuns dos consumidores e conheça a regra das 24 horas

A Black Friday deste ano, marcada para 28 de novembro, é aguardada por muitos consumidores que buscam descontos e promoções. A data pode ser uma excelente oportunidade para economizar ou uma armadilha financeira que pode comprometer o orçamento por vários meses.

Para evitar as tentações e não cair em ciladas, três especialistas falam sobre como aproveitar os preços mais baixos com planejamento, segurança, controle emocional e atenção aos detalhes das ofertas.

Erros mais comuns dos consumidores

Para Marcelo Cordeiro, coordenador dos cursos de Gestão e Tecnologia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), um dos erros mais comuns é comprar por impulso, apenas porque o valor parece atrativo.

“Não fazer as contas para saber o quanto é possível gastar com responsabilidade pode comprometer o orçamento mensal por um bom período, já que a maioria dos consumidores parcelam as compras”, alerta. Outro equívoco frequente é não pesquisar os preços antes da Black Friday para verificar se a oferta é realmente vantajosa.

Gabriel Mendonça, professor de Gestão Financeira da mesma instituição de ensino superior, complementa que a falta de planejamento prévio é um erro crucial. “Muitas pessoas chegam na Black Friday sem saber exatamente o que precisam, deixando-se levar pela enxurrada de ofertas. Mas quando você não tem clareza sobre suas necessidades reais, qualquer ‘desconto’ parece uma oportunidade imperdível e isso é muito perigoso”, explica.

Black Friday consciente exige orçamento e lista de compras definidas

“Avaliar o orçamento familiar antes de sair comprando é o primeiro passo para uma Black Friday consciente”, orienta Marcelo.

Ter uma lista de itens de interesse e um limite de gastos intransponível faz toda a diferença. “Ao avaliar o orçamento, podemos saber qual é o real valor que poderá ser destinado às compras e, com base nesse limite, relacionar os produtos e considerar as prioridades”, complementa Marcelo.

Gabriel sugere tratar esse teto de gastos como um envelope com dinheiro físico: “Quando termina, acabou. Essa limitação concreta ajuda seu cérebro a priorizar o que realmente importa”, afirma.

O que é a regra das 24 horas?

Para compras não planejadas, Gabriel Mendonça recomenda a regra das 24 horas; uma estratégia de consumo consciente que sugere esperar 24 horas antes de comprar um item que não estava na lista. O objetivo é evitar compras por impulso e distinguir entre um desejo momentâneo e uma necessidade real, protegendo seu orçamento.

“Na maioria das vezes, depois desse tempo, você percebe que não precisa realmente daquele item e a urgência emocional terá passado. É uma atitude simples, mas fundamental para não desperdiçar dinheiro”.

Identifique as falsas ofertas e evite golpes

Tiago Carrera de Andrade, head da Central de Serviços Compartilhados do Centro Universitário Integrado, alerta que uma prática comum nessa época é a “metade do dobro”; quando lojas aumentam os preços antes da data para simular descontos maiores.

Para não cair nessa armadilha, o especialista recomenda acompanhar o histórico de preços do produto e só comprar quando o valor estiver igual ou abaixo do menor preço dos últimos 3 a 6 meses. Sites como Buscapé e Zoom são ferramentas úteis para essa comparação. Outra dica é ver a reputação da empresa no Reclame Aqui e consultar a lista de sites não recomendados no Procon.

“Desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Se um produto que normalmente custa R$ 3.000 está sendo vendido por R$ 500 em um site desconhecido, há uma probabilidade muito alta de ser golpe. Pagar com cartão de crédito, que oferece mais proteção contra fraudes, e manter registros de todas as transações são práticas essenciais de segurança”, adverte Andrade.

Vale a pena comprar só porque está barato?

A resposta dos especialistas é unânime: não. “Quando você compra algo que não precisa apenas porque está barato, você está na verdade perdendo dinheiro, não economizando”, explica Gabriel.

“Imagine que você gasta R$ 100 em um produto que estava por R$ 200, mas que você nunca usará. Você não economizou R$ 100; você perdeu R$ 100 que poderia ter sido usado para algo que realmente agregaria valor à sua vida”, explica.

Planejamento é o melhor desconto

Os três especialistas concordam que o planejamento é fator decisivo para uma Black Friday bem aproveitada. Por isso, eles fizeram uma lista com 5 dicas essenciais para esse período. Confira!

1) Defina um teto de gastos: Saiba exatamente quanto pode gastar sem prejudicar o orçamento. Chegou ao limite, pare de comprar.

2) Faça uma lista de prioridades: Compre apenas o que realmente precisa e evite a enxurrada de ofertas do período.

3) Acompanhe o histórico de preços: Não caia em falsas promoções. Acompanhe os preços dos últimos 3 meses para ver se realmente vale a compra.

4) Prefira pagamento à vista: Além de evitar juros, normalmente há descontos extras no PIX ou boleto.

5) Desconfie de urgências e “últimas unidades”: São estratégias para estimular compras impulsivas, que transmitem sensação de escassez e de que é preciso aproveitar a ocasião. Na dúvida, evite!

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão–PR, o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC, com nota máxima (5) no Conceito Institucional. Alinhado às demandas do mercado, a instituição busca promover uma formação voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais de hoje e do futuro.

Conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e um corpo docente com sólida experiência acadêmica e prática profissional.

Em 2022, implementou o Integrow — Ecossistema de Inovação Integrado, voltado à promoção da cultura empreendedora, da pesquisa aplicada e da inovação.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 60 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância — incluindo áreas como Direito, Medicina e Odontologia — além de mais de 70 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Instituto Tibagi realiza bazar beneficente com produtos apreendidos pela Receita Federal

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Instituto Tibagi realiza bazar beneficente com produtos apreendidos pela Receita Federal

Valores arrecadados serão destinadas aos projetos de aprendizagem da instituição; ingressos para o bazar custam R$ 5 e já estão disponíveis

No dia 6 de dezembro, das 8h30 às 15h, acontece o primeiro bazar solidário do Instituto Tibagi [Rua Santo Antônio, 365 Rebouças, Curitiba] com mercadorias que foram apreendidas pela Receita Federal.

O evento terá cerca de 200 itens novos importados como perfumes, celulares, eletrônicos, eletrodomésticos, drones e muito mais. Todos os produtos serão comercializados a preços bem mais acessíveis que os praticados no mercado. Os valores partem de R$ 0,50 e chegam a R$ 2.500,00.

“Essa é uma boa oportunidade para quem deseja adquirir boas mercadorias lacradas e com descontos acima de 50% em relação aos preços normais. Ao mesmo tempo, é uma forma de contribuir com a causa da educação”, explica a gestora do Instituto Tibagi, Regina Célia Vogliotti.

Capacitação a jovens em situação de vulnerabilidade social

Todos os recursos que forem arrecadados no bazar beneficente serão revertidos para os projetos sociais mantidos pelo Instituto Tibagi. A entidade sem fins lucrativos é uma Organização da Sociedade Civil, que proporciona educação profissionalizante gratuita e de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade social.

Graças às parcerias e conexões com indústrias e empresas dos mais variados setores, a entidade – que tem como apoiadores o Ministério Público do Trabalho no Paraná, o Instituto Robert Bosch e a Rede Gerando Falcões – já capacitou mais de 5 mil jovens aprendizes de Curitiba e Região Metropolitana ao longo de três décadas.

“Há 30 anos colocamos jovens vulneráveis no mercado de trabalho como aprendiz, oportunizando emprego digno, construção de sonhos, realizações pessoais e transformação de vida”, destaca Regina.

Como participar

A entrada para o bazar beneficente do Instituto Tibagi custa R$ 5 por pessoa. Os ingressos já estão disponíveis e devem ser adquiros antecipadamente pelo https://www.sympla.com.br/evento/bazar-beneficente-do-instituto-tibagi-com-mercadorias-apreendidas-da-receita-federal/3183544

Para maior comodidade dos visitantes e para evitar aglomerações, os ingressos serão válidos apenas para o turno de compras descrito no bilhete, que são intervalos de 30 minutos. Dessa forma, o público deverá chegar no horário indicado no ingresso.

O limite máximo de compras por CPF é de até R$ 2.500,00. Conforme as regras da Receita Federal, as mercadorias não poderão ser utilizadas para venda no comércio, sob pena de apreensão por parte das autoridades competentes.

Serviço:

O que: Primeiro bazar beneficente do Instituto Tibagi com mercadorias que foram apreendidas pela Receita Federal

Quando: Dia 6 de dezembro (sábado), das 8h30 às 15h

Onde: Na sede do Instituto Tibagi [Rua Santo Antônio, 365 Rebouças, Curitiba]

Ingressos: Custam R$ 5,00 por pessoa e devem ser adquiros antecipadamente pelo https://www.sympla.com.br/evento/bazar-beneficente-do-instituto-tibagi-com-mercadorias-apreendidas-da-receita-federal/3183544

Entrada: Para maior comodidade dos visitantes e para evitar aglomerações, os ingressos serão válidos apenas para o turno de compras descrito no bilhete, que são intervalos de 30 minutos. Dessa forma, o público deverá chegar no horário indicado no ingresso.

Limite de compras por CPF: Valor máximo de até R$ 2.500,00

Informações: pelo WhatsApp 41-3024-9848 e e-mail contato@institutotibagi.org.br

Sobre o Instituto Tibagi

O Instituto Tibagi é uma Organização da Sociedade Civil que proporciona educação profissionalizante gratuita e de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade social.

A entidade sem fins lucrativos atua na capital paranaense desde 1995 e ajuda a inserir menores aprendizes no mercado de trabalho, por meio de parcerias com dezenas de empresas dos mais variados ramos de atividades.

Com 30 anos de atividades, o Instituto Tibagi já ofertou capacitação para mais de 5 mil jovens de Curitiba e Região Metropolitana e ajudou a transformar para melhor suas vidas e de seus familiares.

O Instituto Tibagi tem como apoiadores o Ministério Público do Trabalho no Paraná, o Instituto Robert Bosch e a Rede Gerando Falcões.

Novembro Azul: uso indiscriminado de Viagra e tadalafila pode causar danos irreversíveis à saúde

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Uso sem necessidade pode provocar problemas cardiovasculares e dependência psicológica

O uso de medicamentos para disfunção erétil, como Viagra (sildenafila), Cialis (tadalafila) e Levitra (vardenafila), tem crescido entre homens de diferentes idades – inclusive entre jovens sem diagnóstico clínico de impotência.

Em 2024, o genérico do tadalafila foi o quinto remédio mais vendido no Brasil, com mais de 61 milhões de unidades comercializadas, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos). Já no primeiro semestre de 2025, um levantamento realizado pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) revelou que o medicamento tomou o posto de quarto remédio genérico mais vendido no país, com quase 22 milhões de caixas adquiridas.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o uso recreativo dessas substâncias, ressaltando que esse consumo indiscriminado pode causar consequências graves, como infarto, AVC, queda na pressão e até dependência psicológica.

Como funcionam esses medicamentos

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), essas substâncias atuam sobre uma enzima chamada fosfodiesterase tipo 5 (PDE5), responsável por interromper o mecanismo natural de ereção. Ao inibir essa enzima, os remédios facilitam a entrada e a manutenção de sangue no pênis, permitindo que a ereção se sustente durante o estímulo sexual. Os efeitos, no entanto, só ocorrem mediante estímulo, ou seja, não provocam ereção espontânea nem aumentam o desejo sexual.

Efeitos colaterais mais comuns

Embora seguros quando usados sob prescrição, esses medicamentos podem causar algumas reações adversas, que incluem dor de cabeça, vermelhidão no rosto, indigestão, congestão nasal e tontura. “O rosto pode ficar avermelhado, como se o paciente tivesse feito atividade física, e é comum o nariz ficar entupido ou escorrendo. Algumas pessoas também sentem dores musculares nas pernas ou nas costas, o que pode levar à interrupção do tratamento” revela Mark Neumaier, urologista dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru. 

Segundo o NHS, cerca de 12% dos usuários apresentam algum efeito colateral significativo, mas apenas 3% pausam o tratamento por esse motivo.

Riscos para a saúde física e psicológica

O urologista alerta que o uso indiscriminado e frequente, sem orientação médica, pode trazer riscos além dos efeitos físicos. “Muitos homens recorrem ao medicamento por insegurança antes de uma relação. Isso pode aumentar a ansiedade e até comprometer o desempenho. Quando o paciente acredita que só terá um bom desempenho com o remédio, acaba ficando preso à substância”, afirma.

A cautela deve ser ainda maior entre pessoas com problemas cardiovasculares, já que a combinação de medicamentos para disfunção erétil com remédios à base de nitratos, usados no tratamento de angina, por exemplo, pode causar queda perigosa na pressão arterial. “É fundamental ter cuidado redobrado com pacientes cardíacos, especialmente aqueles que passaram por angioplastia nos últimos meses. A interação pode causar complicações graves”, reforça Neumaier.

Importância da orientação médica

O acompanhamento médico é indispensável para avaliar a real necessidade e ajustar corretamente a dosagem. O tratamento deve, desde o início, ser monitorado por um urologista e deve ser realizado apenas pelas pessoas que realmente necessitam. “Qualquer medicamento, até mesmo os mais simples, deve ser prescrito por um profissional que conheça os riscos. O médico deve acompanhar e orientar o paciente, ajustando a dose para evitar qualquer contratempo e prevenindo a dependência psicológica”, detalha o especialista.

Embora o uso seja indicado apenas com prescrição médica, esses medicamentos ainda podem ser adquiridos sem receita médica. “Com isso, muitos homens têm recorrido ao uso recreativo, buscando ‘turbinar’ a ereção,” pontua Neumaier.

Alternativas não medicamentosas

Em muitos casos de disfunção erétil, mudanças no estilo de vida podem melhorar o quadro sem a necessidade de medicamentos. “Uma boa comunicação com a parceira é fundamental, especialmente quando a causa é emocional. Já nas causas vasculares, é essencial praticar atividade física, manter uma alimentação equilibrada e controlar a pressão e o diabetes”, afirma o urologista.

Ele destaca ainda o papel da fisioterapia pélvica e dos exercícios específicos para a região, que têm mostrado bons resultados. “Essas abordagens fortalecem a musculatura e contribuem para a recuperação do desempenho sexual”, finaliza.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia robótica e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.