O público que faz atividade física no Centro de Esporte e Lazer Carmo, na Rua da Cidadania do Boqueirão, recomeçou a usar as quadras esportivas nesta segunda-feira (25/4). Depois de dois meses fechadas para reforma e manutenção, agora elas estão pintadas com tinta epóxi – mais resistente que a comum, usada na última reforma, há quatro anos – e protegidas por telas novas, que impedem a saída das bolas e a entrada de aves.
“A qualidade do piso ficou muito boa. Isso agrega valor ao esporte e ao serviço que prestamos à comunidade, que pode contar com melhores condições de segurança e higiene. Podemos dizer que o nosso ambiente de trabalho, o nosso ‘escritório’, ficou demais”, avalia o coordenador do Núcleo Regional da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Luiz Bot, responsável por uma equipe de 19 professores de Educação Física atuantes nos cinco centros de esporte e lazer da Regional Boqueirão.
Benfeitorias para a comunidade
A intervenção beneficia 520 alunos que frequentam as 26 turmas de atividades esportivas do local. Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos praticam ginástica artística, judô, futsal, vôlei, ginástica rítmica, corrida de orientação e, em breve, basquete. As aulas da nova modalidade devem começar ainda no primeiro semestre.
Adultos fazem ginástica e aulões com música, além de poderem usar as quadras esportivas entre 18h e 21h, mediante reserva antecipada. Para eles também tem novidades: em breve, poderão fazer musculação.
Todas essas atividades acontecem no ginásio poliesportivo, com quadras para futsal, vôlei, basquete e handebol. As aulas de ginástica artística, assim como as de judô, têm espaço reservado e protegido por grades ao lado das quadras.
A reforma do Centro de Esportes é uma iniciativa da Secretaria de Governo Municipal (SGM) e faz parte do pacote de revitalização das Ruas da Cidadania da cidade. No Boqueirão, coincide com os 26 anos de funcionamento da sede da administração regional, comemorados no dia 29 de março, data em que Curitiba celebrou 329 anos de fundação.
Dos R$278.619,55 aplicados na revitalização da sede da Administração Regional, R$79.286,16 foram destinados à área esportiva.