Home Política Audiência Pública debate flexibilização do horário do comércio em Curitiba

Audiência Pública debate flexibilização do horário do comércio em Curitiba

Audiência Pública debate flexibilização do horário do comércio em Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba realiza nesta sexta-feira (03) uma Audiência Pública para debater o projeto de lei das vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa, do NOVO, que prevê a flexibilização do horário do comércio na cidade. A expectativa é reunir empresários e cidadãos para discutir as mudanças na atual legislação que estabelece horários fixos de funcionamento para as lojas de rua de Curitiba.

A proposta foi construída em conjunto com a Associação Comercial do Paraná (ACP) e adapta a capital à legislação federal, de acordo com a Lei de Liberdade Econômica (Lei 13.874/19), sancionada em 2019. O projeto, protocolado na Câmara no final de março, revoga a lei municipal 7.482/90 e permite o funcionamento do comércio de rua de Curitiba em qualquer horário e dia de semana, inclusive em feriados nacionais, estaduais e municipais, de forma facultativa.

“Nosso projeto quer revogar uma regulamentação antiga que já não tem mais explicação atualmente. A intenção é dar mais liberdade aos lojistas e mais opções aos consumidores. A demanda deve ditar o horário de funcionamento dos comércios, não uma lei. Além disso, não pretendemos alterar nenhuma legislação trabalhista, garantindo os direitos já conquistados como jornada de trabalho, hora extra e adicional noturno, por exemplo”, explica a vereadora Indiara Barbosa.

De acordo com a vereadora Amália Tortato, além da liberdade dos empreendedores escolherem o melhor horário para atendimento, a alteração pode beneficiar o turismo da cidade. “Em outros países é comum o comércio das grandes cidades estar aberto à noite, com pessoas circulando nas ruas, olhando as vitrines. Isso movimenta o centro e traz mais segurança também para quem vive na região”, destaca.

Outro argumento que consta na justifica do projeto é em relação à mobilidade urbana. “Com a flexibilização do horário do comércio seria possível desafogar o transporte coletivo nos horários de pico e melhorar a circulação do trânsito, principalmente na região central da cidade”, destaca Amália Tortato.

A Audiência Pública será nesta sexta-feira (03), às 14 horas, na Câmara Municipal de Curitiba. O evento é presencial, mas contará com transmissão ao vivo pelo Youtube.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here