Home Cidade Corpus Christi terá tapetes, missa e procissão, em Curitiba

Corpus Christi terá tapetes, missa e procissão, em Curitiba

0
Corpus Christi terá tapetes, missa e procissão, em Curitiba

A solenidade de Corpus Christi, e seus tradicionais tapetes, voltará a ser celebrada nas ruas de Curitiba neste ano. Em 2020 e 2021, as restrições devido à pandemia impossibilitaram que a tradicional celebração fosse feita como de costume.

A solenidade acontecerá em 16 de junho e as primeiras movimentações no bairro Centro Cívico, começam por volta das 8h. Às 15h, Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano, preside a Santa Missa na praça Tiradentes. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento segue pelos tapetes na avenida Cândido de Abreu, até a praça Nossa Senhora da Salette.

Toda a dinâmica do dia expressa as dimensões da partilha e unidade. O trabalho em equipe para produção dos tapetes é um dos grandes momentos de união entre as paróquias.

Produção dos Tapetes

O Santíssimo Sacramento fará uma procissão de aproximadamente 2 km sobre o tapete produzido pelos fiéis da cidade. A manifestação artística serve como um adorno devocional para que a Eucaristia vá ao encontro de todos nas ruas da cidade. Este é um dos momentos excepcionais em que o Corpo de Cristo sai das igrejas.

Os tapetes são uma manifestação da criatividade e dinamicidade das paróquias e comunidades. Geralmente os desenhos e frases estampados nas ruas são feitos com materiais como serragem, papéis coloridos, pedras tingidas e outros materiais.

Os desenhos mais tradicionais costumam ser aqueles ligados a Eucaristia, vocações, os padroeiros das comunidades, Palavra de Deus e Espírito Santo e Nossa Senhora.

A confecção do tapete começa às 8h. Durante toda a manhã a principal movimentação será de pessoas ajudando na produção dos desenhos. A previsão é que até às 12h todo o trajeto esteja finalizado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here