Home Colunistas Opinião Termo de quitação anual das obrigações trabalhistas avança com inovação digital

Termo de quitação anual das obrigações trabalhistas avança com inovação digital

Termo de quitação anual das obrigações trabalhistas avança com inovação digital

* Luiz Henrique Nunes 

Inovação trazida pela reforma trabalhista com o objetivo de reduzir ações judiciais, o termo de quitação anual, documento optativo que ainda aparece pouco dentro do universo da relação de trabalho entre empresas, empregados e sindicatos de empregados. 

Por ser opcional e relativamente novo, o termo ainda tem pouca aderência, porém é inegável a sua importância ao oferecer a empregados e empregadores a possibilidade de declararem que as obrigações trabalhistas inerentes ao contrato de trabalho foram devidamente cumpridas, com a participação direta do sindicato de empregados da categoria. O documento de anuência comprova as obrigações de dar e fazer cumpridas, aferindo o correto pagamento de valores de uma empresa aos funcionários, o que significa os vencimentos justos aos trabalhadores e a minimização dos passivos trabalhistas e disputas judiciais às corporações.

Quando observado o cenário atual, o dispositivo ganha ainda maior relevância. Em tempos em que o tripé da sustentabilidade, o ESG, aplicado às organizações globalizadas ganha visibilidade no ambiente corporativo, traçar estratégias concretas para o desenvolvimento de ações em environmentalsocial and corporate governance, torna-se extremamente necessário. No compliance corporativo, o termo de quitação anual se apresenta como uma boa medida para empresas que buscam transparência, responsabilidade fiscal e lisura nos critérios sociais e de governança. Uma empresa que busca atestar transparência e retidão em relação à remuneração dos empregados, pode colocar como meta ter 100% de seu quadro funcional com termo de quitação anual assinado. Ao apresentar essa informação a investidores que priorizem os pilares ESG, certamente, terá um diferencial frente a outras organizações, por exemplo.

Por meio da transformação digital, as instituições tornam-se capazes de otimizar o processo de execução de suas atividades, sistemas e equipes, além de se adequarem rapidamente às mudanças das áreas sociais e organizacionais. As ferramentas tecnológicas flexibilizam as práticas sustentáveis e desenvolvem serviços e produtos customizados. Com o termo de quitação anual não é diferente: a tecnologia proporcionou o avanço da assinatura do termo de anuência, que atualmente pode ser feita on-line pelo portal Quitação Anual. Assim, derruba-se uma das maiores barreiras para a realização do termo, que era a de reunir as três partes: empregado, empregador e sindicato. Para estimular os colaboradores a usar esse recurso, ainda há benefícios: o empregador se compromete a dar estabilidade de três meses para o funcionário, se ele optar em firmar o termo pela plataforma. 

Para o empregador, além das vantagens de minimizar os passivos trabalhistas, ainda há a oportunidade de o documento servir como um parâmetro de satisfação dos funcionários com o trabalho e a organização. Se há aderência ao termo, a empresa pode afirmar que os colaboradores estão satisfeitos com o ambiente corporativo, o que é imprescindível para o ganho em produtividade.  Na falta de aceitação, é possível tomar medidas para identificar problemas e melhorar a gestão dos empregados, evitando uma alta taxa de turnover, ao implantar ações internas que contribuam com a melhoria da qualidade do local de trabalho.

Medidas como o termo de quitação anual buscam a pacificação das relações trabalhistas de forma preventiva, evitando ações judiciais desnecessárias, que são desgastantes tanto para o empregado quanto para o empregador. Quando se trata de relações humanas, principalmente no que diz respeito às finanças, ações de governança estão ligadas à transparência e ao respeito aos acordos de trabalho. É assim que o termo de quitação anual pode contribuir para colaboradores e empresários – principalmente se assinado on-line, de forma rápida e prática.

* Luiz Henrique Nunes é advogado, pós-graduado em direito do trabalho e processo do trabalho pela Universidade Positivo, e sócio fundador da Plataforma Quitação Anual.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here