Home Eventos Tratamentos com testosterona e reposição hormonal na menopausa serão debatidos no 1º Congresso Brasileiro de Hormonologia

Tratamentos com testosterona e reposição hormonal na menopausa serão debatidos no 1º Congresso Brasileiro de Hormonologia

0

Curitiba recebe nos dias 01 e 02 de dezembro médicos e pesquisadores de todo o Brasil e do exterior para o 1º Congresso Brasileiro de Hormonologia. O evento debaterá exclusivamente os tratamentos hormonais e é uma iniciativa da Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH). Os tratamentos hormonais fornecem um arsenal terapêutico que pode ser aliado em tratamentos utilizados em diferentes áreas da medicina.

Entre os temas abordados no evento estão a relação entre os hormônios e a obesidade, as alterações hormonais e os impactos da reposição na tireoide, o uso racional de gestrinona (conhecido como o chip da beleza), os avanços científicos dos tratamentos com testosterona, a reposição hormonal na menopausa, as indicações e contraindicações da reposição de testosterona, o impacto da reposição hormonal no sistema cardiovascular, as alterações hormonais no sistema nervoso central, tratamentos com hormônios na dor, diabetes, lipedema e uso de esteróides anabolizantes com viés terapêutico.

De acordo com o médico Luiz Paulo S. Pinto, presidente da ASBRAH, a ideia é aprofundar o debate sobre a prescrição de hormônios para o tratamento de doenças e transtornos que afetam a qualidade de vida e a saúde da população. “Queremos ampliar as discussões em torno do uso terapêutico dos hormônios pelos profissionais de saúde, de modo responsável e dentro dos padrões éticos da medicina. Por isso, reunimos no evento as principais pesquisas realizadas no Brasil e no mundo relacionadas aos tratamentos hormonais”, explica.

Um dos destaques desta edição é o urologista Abraham Morgentaler, pesquisador e professor da Universidade de Harvard e referência mundial nos estudos sobre as terapias com testosterona. Um de seus estudos mais recentes concluiu que a normalização do hormônio da testosterona fisiológico reduz a incidência de infarto do miocárdio, de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e contribui para a redução da mortalidade de uma forma geral. Os dados desta e de outras pesquisas conduzidas por ele serão apresentados na palestra de abertura do Congresso, às 8h30 de 1º de dezembro. Além da abertura, ele ministra ainda outra palestra, no mesmo dia, sobre como tratar os pacientes com testosterona, a partir das 13h30.

Outra referência mundial em reposição de testosterona e que também estará no evento é a médica norte-americana Rebecca Glaser, pesquisadora da Wright State University. Há anos ela se dedica ao estudo sobre as terapias com testosterona em mulheres e, mais recentemente, realizou pesquisas sobre os tratamentos em mulheres com o uso de implantes (pellets). A palestra de Rebecca Glaser será na abertura do segundo dia do evento, às 8h30. A expectativa é que mais de mil médicos participem dos dois dias de evento, que conta com 16 palestras na programação.

Hormonologia como área de estudo médico
A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) foi fundada em maio deste ano e será lançada oficialmente durante o 1º Congresso Brasileiro de Hormonologia. As duas iniciativas, tanto a ASBRAH quanto o evento, visam consolidar a hormonologia como um campo de estudos dentro da medicina e disseminar o conhecimento científico no setor.

“A ideia de estruturar uma organização na defesa da hormonologia surgiu quando percebemos que a maioria dos médicos não estavam tendo contato necessário com a área como deveriam. Então, nos questionamos: se os hormônios podem servir como bons recursos terapêuticos, todos os médicos, das mais variadas especialidades, deveriam ter a chance de entender pelo menos o básico sobre eles”, destaca Luiz Paulo S. Pinto.

Entre os objetivos da associação, estão a defesa do pleno exercício profissional de médicos que trabalham com a prescrição hormônios, a construção de pontes de diálogo com a sociedade organizada, a capacitação de médicos, a divulgação de informações técnicas e científicas, o auxílio a instituições de ensino superior, a defesa dos interesses dos médicos praticantes ou com interesse na área e a prestação de consultorias e assessorias. Atualmente, mais de 500 médicos estão pré-inscritos na Associação.

Serviço: 1º Congresso Brasileiro de Hormonologia
Data: 01 e 02 de dezembro de 2023
Local: Viasoft Experience (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Curitiba -PR)
Informações e Inscrições: www.congressohormonologia.com.br

Sobre a ASBRAH
A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) é uma organização comprometida em promover o conhecimento, avanços científicos e a prática responsável dos tratamentos hormonais no Brasil, e reúne médicos que compartilham o interesse em comum no estudo e tratamento das disfunções hormonais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a saúde em todas as fases da vida. A Associação tem a missão de fomentar o desenvolvimento contínuo da área, promovendo a excelência na pesquisa, educação e prática clínica, além de estabelecer padrões éticos elevados para a hormonologia no Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here