Home Blog

Especialista destaca principais dicas para se proteger da dengue em 2025

0

O verão de 2025 traz um alerta importante para a população – a previsão é de que a epidemia de dengue, que já foi bastante forte no último ano, seja ainda pior. De acordo com o painel de monitoramento do Ministério da Saúde, já são mais de 150 mortes confirmadas causadas pela doença e mais de 350 mil casos prováveis. Além desses dados alarmantes para um período de menos de 50 dias, a principal preocupação é a confirmação da circulação do sorotipo 3 da dengue, que não aparecia no Brasil desde 2007, o que significa que boa parte da população não possui imunidade contra essa variante.

Essa previsão de um aumento no número de casos de dengue em 2025 se deve ao volume elevado de chuva neste início de ano. Como o Aedes aegypti depende de água para se reproduzir, a temporada chuvosa aumenta o número de criadouros da larva do mosquito e, consequentemente, as taxas de transmissão da doença. “Como a temporada de dengue do ano passado já foi intensa, a tendência é que ela seja ainda maior, já que, em geral, os criadouros do ano anterior permanecem sem ser limpos”, pontua o infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Marcelo Ducroquet.

O principal alerta, no entanto, é para as pessoas que já tiveram dengue. O especialista lembra que pacientes que já foram infectados anteriormente correm um risco maior de desenvolver dengue hemorrágica na segunda infecção. “Ao ocorrer a reinfecção, os anticorpos da primeira doença chegam a reconhecer o vírus, mas não conseguem neutralizar o novo tipo. Por isso, o organismo acaba facilitando a dissipação do vírus na célula, fazendo com que a dengue seja mais grave”, explica.

A previsão do aumento do número de casos serve para o ano todo, mas é durante o verão que a população deve ficar ainda mais atenta, já que, historicamente, aumenta a proliferação de mosquitos entre os meses de janeiro e abril. “O inseto precisa de duas coisas para se reproduzir com maior velocidade: altas temperaturas e chuva. Esses dois eventos acontecem com maior frequência no verão, que é quando há uma maior incidência da doença por conta da maior população de Aedes aegypti“, alerta o infectologista.

A principal orientação para as pessoas que contraírem a dengue é procurar uma unidade básica de saúde ao experienciar sintomas como febre alta e dores no corpo, além de manter-se atentos para evitar a criação de focos de dengue em casa. “O paciente que apresentar sintomas como dor de barriga, vômito e tontura deve procurar imediatamente um posto de saúde, pois esses sinais podem indicar dengue hemorrágica”, finaliza Ducroquet.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Avon Care amplia portfólio com produtos para mulheres e lança Guia de Saúde íntima feminina

0

Avon Care amplia portfólio com produtos para mulheres e lança Guia de Saúde íntima feminina

Em parceria com o Grupo Eva, a cartilha completa compartilha dicas sobre cuidados, pH e prevenção de doenças ginecológicas

Você sabia que a região íntima exige cuidados ainda mais especiais? Pensando nisso, a Avon, em parceria com o Grupo Eva – organização brasileira especializada em tumores ginecológicos –, acaba de lançar o Guia de Saúde Íntima Feminina. A cartilha traz informações essenciais sobre higiene, equilíbrio do pH e prevenção de doenças ginecológicas, ajudando as mulheres a cuidarem da saúde íntima com mais conhecimento e segurança. Além disso, a Avon amplia o portfólio de Avon Care Intimate, linha desenvolvida especialmente para a região íntima, que proporciona limpeza suave e delicada.

O documento oferece dicas importantes sobre o pH da região íntima, orientações sobre o uso de sabonetes específicos para a área e alertas sobre os riscos da falta de cuidados adequados com a higiene íntima. Para celebrar essa iniciativa, a Avon está promovendo um cupom especial, AVONCARE, que garante 30% de desconto na compra de qualquer produto da linha Avon Care Intimate, desenvolvida especialmente para os cuidados íntimos. Além disso, o cupom também pode ser utilizado em toda a marca Avon Care, com segmentos como hidratação para todo o corpo, proteção solar, cuidados com o rosto e até para os bebês.

Avon Care Intimate

Desenvolvidos totalmente por mulheres, os sabonetes líquidos Avon Care Intimate limpam suavemente, sem ressecar, e ajudam a equilibrar o pH da região.

A linha conta com quatro versões, pensadas para cada momento da rotina e as necessidades femininas: Gentle, que promove uma limpeza delicada e possui extrato de camomila; Fresh, ideal para os dias mais quentes e com os cuidados de aloe vera e vitamina E; Active, que contém ácido lático e oferece frescor até mesmo durante a atividade física; e por fim, o Hydrating, que possui extrato de aveia e evita o ressecamento da pele.

Avon Care Intimate Sabonete Líquido Íntimo Gentle 125g – R$ 16,99
É essencial o uso do Sabonete líquido íntimo Gentle com Extrato de Camomila diariamente para garantir limpeza profunda e delicada, além de possuir um toque confortável do extrato de camomila.

Avon Care Intimate Sabonete Líquido Íntimo Active 125g – R$ 16,99/250g – R$23,99
Com ácido lático, oferece uma sensação de limpeza e frescor até durante a atividade física.

Avon Care Intimate Sabonete Líquido Íntimo Fresh 125g – R$ 16,99
O Sabonete líquido íntimo Fresh com Aloe Vera e Vitamina E auxilia no processo de eliminação de odores, além de ajudar a manter a região fresca.

Avon Care Intimate Sabonete Líquido Íntimo Hydrating 125g – R$16,99/250g – R$23,99
Hydrating com extrato de aveia, mantém a umidade e evita o ressecamento da pele.

Além do site da marca, todos os produtos também estão disponíveis com a Consultora de Beleza mais próxima!

Sobre a Avon

Avon, parte do grupo Natura & Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação,com mais de dois milhões Consultoras de Beleza. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km/h. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Casa & Estilo. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br

Siga a Avon:
Instagram:@AvonBrasil
Facebook: Avon
Twitter: @AvonBR
Tiktok: @AvonBrasil
Pinterest: Avon Brasil

Link da cartilha: https://static.natura.com.br/static/socialselling/20250218/ac-cartilha-intimate-digital-v02.pdf

Amigos do HC arrecadam material escolar para pacientes do Hospital de Clínicas

0

Amigos do HC arrecadam material escolar para pacientes do Hospital de Clínicas

As doações serão destinadas ao Programa de Escolarização Hospitalar do complexo médico 

A Associação dos Amigos do HC está com uma campanha para arrecadar materiais escolares para crianças e adolescentes que se encontram em tratamento de saúde no Hospital de Clínicas da UFPR (HC).

O Programa de Escolarização Hospitalar é uma iniciativa do HC em convênio com as secretarias de educação de Curitiba e do Paraná, com o intuito de proporcionar para crianças, adolescentes e jovens a oportunidade de dar continuidade aos estudos, mesmo estando internados ou em tratamento prolongado no hospital, assegurando o processo formal de aprendizagem.

De acordo com Caroline Celucio Precoma Dergham, superintendente da Associação dos Amigos do HC, ter acesso à educação é um direito dos pacientes. “A campanha tem como objetivo primordial garantir que crianças e adolescentes, durante o período de tratamento, não percam a oportunidade de aprender e se desenvolver. Acreditamos que a educação é um direito fundamental e um instrumento de transformação”, afirma.

Para que as atividades sejam realizadas de forma eficaz, uma lista de material escolar foi criada de acordo com as idades (crianças a partir de 4 anos) e ano letivo (do 1º ao 5º ano) atendidos pelo programa. Entre os itens solicitados estão produtos básicos como cola, papel A4, lápis, borracha, livros, régua e fita adesiva. Outros materiais também podem ser doados e a lista completa está disponível no site da Associação dos Amigos do HC.

Domingos Murta, presidente dos Amigos do HC, ressalta a importância do programa para a rede hospitalar. “Essas crianças passam por períodos muito difíceis nas suas vidas e as atividades minimizam o impacto do tratamento. Precisamos garantir que tenham acesso à educação e ao acolhimento necessário. Por isso, eu convido a sociedade para participar dessa campanha ”, convoca o presidente.

As doações podem ser feitas na sede da Associação dos Amigos do HC, no Alto da Glória, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.

Serviço:

Campanha de Doação de Material Escolar

Local: Sede dos Amigos do HC

Endereço: Av. Agostinho Leão Júnior, 336 – Alto da Glória

Telefone: (41) 3091-1000

Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30

Link da campanha: https://campanha.amigosdohc.org.br/materiais-escolares-hc

ATR Incorporadora apresenta ATMOS

0

ATR Incorporadora apresenta ATMOS, condomínio de studios de alto padrão que está com 90% das unidades vendidas

Com formato inédito em Curitiba, empreendimento traz conceito de moradia que une versatilidade e tecnologia. Entrega está prevista para 2028

A ATR Incorporadora celebra o sucesso de vendas do ATMOS, novo empreendimento da marca que será construído em Curitiba. Com entrega prevista para setembro de 2028 e início das obras marcado para julho de 2025, o projeto é o primeiro da linha VOLT, que promete elevar o conceito de studios compactos na cidade. A julgar pelo pré-lançamento e ritmo de vendas de unidades até agora, o ATMOS já é um sucesso, com 90% das unidades comercializadas.

Localizado na Avenida Visconde de Guarapuava, a poucos metros do bairro Batel, o ATMOS traz para Curitiba uma opção de moradia que une versatilidade e tecnologia. São 326 unidades distribuídas em 15 pavimentos, com opções que vão de studios a apartamentos de um e dois quartos, com áreas variando de 15,62 m² a 40,45 m². Dentre os diferenciais, destaque para o pé-direito “plex”, livre de 4,10 metros, um atributo raro na região e que confere maior sensação de espaço e luminosidade.

“No ATMOS, todo o desenvolvimento foi pensado para rentabilidade. Investir neste novo empreendimento é apostar nesta nova forma de morar e pertencer. Um conceito de moradia que combina o que há de melhor em funcionalidade e acessibilidade, criando uma atmosfera extraordinária a partir do comum”, declarou Rafael Rosa, CEO da ATR Incorporadora.

Nova experiência de vida urbana

Além da localização privilegiada, o ATMOS inova na experiência de vida urbana, ao integrar mais de 25 opções de conveniência e lazer no condomínio. Entre os destaques, piscina coberta e aquecida com raia de 12,5m, deck contemplativo, skybar no rooftop, espaços fitness e coworking, minimercado, pet care, horta comunitária e lavanderia compartilhada com máquina exclusiva para lavagem de itens dos pets, além de um estúdio de música para bandas e DJs. As áreas comuns do empreendimento, incluindo o skybar e o rooftop, poderão ser exploradas comercialmente, revertendo receitas ao condomínio e ampliando a autonomia dos moradores.

Para garantir uma experiência de moradia prática e conectada, a ATR firmou uma parceria com a Housi, proptech brasileira que atua em mais de 170 cidades. O sistema Housi transforma o prédio em um hub digital, oferecendo aos moradores um portfólio completo de serviços, que vai desde aluguel de bikes e serviços de limpeza até aluguel temporário via plataformas como o Airbnb.

A ATR, que já entregou nove empreendimentos, oito em São José dos Pinhais e um em Curitiba, e atualmente tem três empreendimentos em construção na capital paranaense e dois em São José dos Pinhais, enxerga no ATMOS um marco em seu portfólio. A empresa, que gera atualmente cerca de setenta empregos diretos e 300 indiretos, planeja novos lançamentos para 2025, um em Florianópolis e outro no bairro Ahú, em Curitiba, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento urbano e a inovação em soluções habitacionais.

Sobre a ATR Incorporadora

A ATR é uma incorporadora que constrói e melhora a vida das pessoas ao seu redor para transformar cidades com um olhar inovador que aproxima a tecnologia da rotina através da incorporação, construção, venda e acompanhamento de empreendimentos de médio e alto padrão valorizando a integridade, a autonomia e o cuidado.

Com foco na inovação, a ATR Incorporadora entrega apartamentos cheios de estilo, conforto e tecnologia. Entusiasta de novas tecnologias que possam poupar recursos naturais, industrializar métodos executivos e aumentar a qualidade de vida nos apartamentos que constrói, a marca é conhecida pelo alto padrão de acabamento, qualidade desde o início da obra e fachadas arrojadas.

O Boticário lança Floratta Red Passion, a versão mais intensa da linha Red

0

O Boticário lança Floratta Red Passion, a versão mais intensa da linha Red, uma das mais queridas das consumidoras, com fixação de até 12 horas*

Inspirado em atributos que as mulheres valorizam na perfumaria feminina, o novo Eau de Parfum combina notas ousadas e envolventes, criando uma versão única e marcante para as apaixonadas

Inspirado na paixão intensa, que aquece a pele e eletriza o coração, o Boticário apresenta Floratta Red Passion, novo Eau de Parfum da linha Red. A nova fragrância sofisticada e marcante combina um buquê floral intenso à suculência e sensualidade da maçã de Vermont – segredinho marcante e já conhecido da famosa linha -, envolta em nuances amadeiradas cremosas e no calor das notas ambaradas. Com fixação de até 12 horas*, o lançamento traduz a intensidade dos sentimentos e deixa seu rastro de forma inesquecível.

Floratta Red Passion nasce da verdadeira compreensão sobre como as apaixonadas pela marca se sentem ao usar as fragrâncias da linha Red. O novo Eau de Parfum é a escolha ideal para quem quer viver paixões inesquecíveis. Já disponível em todos os canais de venda do Boticário, o lançamento reforça a posição de Floratta como a marca líder em perfumaria feminina nos lares brasileiros**.

“Como líderes em perfumaria feminina, nos provocamos constantemente a trazer inovações, conectadas às tendências de mercado, que surpreendem cada vez mais nossos consumidores. E para trazer essa novidade para a linha Red, uma das principais da marca, fomos além para entender quais são as principais características mais amadas pelas brasileiras em uma perfumaria. Assim, fizemos uma escuta ativa de cerca de 50 mil comentários espontâneos de consumidoras sobre perfumaria feminina, analisados na internet com o apoio de uma plataforma de inteligência artificial. Com esta análise, chegamos a atributos chaves que nos levaram à criação de um Eau de Parfum para a Linha Floratta Red – uma versão ainda mais intensa e elegante, que deixa o seu rastro por onde passa”, pontua Fernanda Marques, diretora da categoria de Perfumaria Feminina do Grupo Boticário.

E para intensificar o cheiro apaixonante para as ocasiões especiais, o Creme Hidratante Desodorante Floratta Red Passion potencializa a fragrância da maçã de Vermont, conferindo uma hidratação profunda e duradoura em até 48 horas, enquanto deixa a pele macia e perfumada o dia todo.

Até o dia 02 de março, os itens de Floratta Red Passion contam com desconto especial de até 20% em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do aplicativo Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.


Eau de Parfum Floratta Red Passion 75 ml – Preço sugerido: R$199,90

20% off até 02 de março: R$159,90
Inspirado em paixões inesquecíveis, a versão Eau de Parfum do seu Floratta Red traz um rico buquê floral intenso combinado à suculência e sensualidade da Maçã de Vermont, com nuances envolventes de madeiras cremosas e todo o calor de notas ambaradas. Uma fragrância feminina marcante e ultrassofisticada para você viver paixões que te tiram do eixo e deixam o seu rastro por onde passar.


Creme Intenso Hidratante Desodorante Corporal Floratta Red Passion 250 ml – Preço sugerido: R$94,90

20% off até 02 de março: R$75,90
Com textura densa e sofisticada, o Creme Intenso Hidratante Desodorante Corporal Floratta Red Passion é o aliado para todas as ocasiões especiais. Entrega hidratação intensa por até 48 horas, protege contra o ressecamento e proporciona uma pele sedutora com a mesma fragrância sofisticada da linha.

*Teste de consumidor realizado pelo Instituto Evoke em 2024.

**Fonte: Kantar Worldpanel. Painel Nacional de Consumidores T. Perfumaria Feminina | Floratta | T. Brasil | Período: último ano móvel junho 2024 | Ranking em Valor (R$).

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    

Fontes: 

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;

** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

29% dos brasileiros gostariam de ter feito atividades físicas em 2024, aponta pesquisa

0

29% dos brasileiros gostariam de ter feito atividades físicas em 2024, aponta pesquisa

Para ajudar os curitibanos a cumprirem essa meta em 2025, a academia Force One realiza promoção até o dia 25 de fevereiro

Ano novo, vida nova: atire uma pedra quem nunca pronunciou essa frase. E o desejo de entrar em forma é um dos itens que está na lista de promessas dos brasileiros. A pesquisa Corona Ipsos, inclusive, revelou as atividades que as pessoas mais gostariam de ter feito em 2024 e fazer exercícios físicos ficou em segundo lugar (29%) – perdeu apenas para viajar (39%).

E, para dar um impulso extra para quem colocou deixar o sedentarismo de lado no caderninho de metas para 2025, a rede de academias Force One realiza uma campanha: novos alunos podem aderir aos planos com desconto, sem taxa de adesão. No Plano One, o primeiro mês sai por R$69 e no Plano Club. Inclusos atividade de musculação e outras dez modalidades de aulas: Force Spinning Tech, Pilates One, Force Gap, Force ABS, Force Express, Force Step, Musculação, Force Fight, Force Spinning, Force Dance, Black Hiit e Cardio. Para saber mais sobre os planos e as modalidades, acesse: Force One – A academia do seu jeito

O horário flexível também contribui para que cada um encontre uma brecha na sua rotina para alcançar seu objetivo pessoal. Este conceito faz parte do slogan da rede, “a academia do seu jeito”, que inspira as pessoas a iniciarem uma jornada nas atividades físicas de um modo particular, independente do horário, da modalidade ou do objetivo de cada um. “Temos uma diversidade de opções para quem quer entrar em movimento. Queremos que a energia e a sensação de bem-estar na realização de cada série façam parte da rotina e da realização pessoal dos alunos. Além disso, queremos promover a saúde. Afinal, precisamos dela para realizar nossos sonhos e a Force One deseja participar dessas conquistas”, aponta Renan Oliveira Pedroche, Ceo fundador da rede Force One. 

O horário flexível também contribui para que cada um encontre uma brecha na sua rotina para alcançar seu objetivo pessoal. Este conceito faz parte do slogan da rede, “a academia do seu jeito”, que inspira as pessoas a iniciarem uma jornada nas atividades físicas de um modo particular, independente do horário, da modalidade ou do objetivo de cada um. “Temos uma diversidade de opções para quem quer entrar em movimento. Queremos que a energia e a sensação de bem-estar na realização de cada série façam parte da rotina e da realização pessoal dos alunos. Além disso, queremos promover a saúde. Afinal, precisamos dela para realizar nossos sonhos e a Force One deseja participar dessas conquistas”, aponta Renan Oliveira Pedroche, Ceo fundador da rede Force One.

A promoção segue até o dia 25 de fevereiro e vale para as unidades da rede em cidades do Paraná e Santa Catarina: Londrina, Maringá, Cascavel, Curitiba, Cianorte, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque, Lajes, Itajaí e Chapecó. 

Para além do emagrecimento, atividade física é remédio para saúde

Quando se fala em ingressar na academia o primeiro pensamento que vem à tona é perder peso. Contudo, fazer as pazes com a balança e com o espelho é apenas um dos benefícios de fazer exercícios: o mais importante deles é o autocuidado e a prevenção de doenças.

Renan Pedroche avalia que a prevenção é o melhor remédio universal. “Se fosse um produto vendido na farmácia, constaria na bula: para combater o sedentarismo e trazer benefícios para saúde para uma vida extraordinária, é indicado, pelo menos, três vezes por semana. Aumenta a imunidade, ajuda a controlar o peso e libera endorfina, o hormônio que funciona como analgésico natural do corpo e cria uma sensação de bem-estar”, diz.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta desse “medicamento” é um problema global que ameaça a saúde de 31% dos adultos em todo o mundo. Segundo a última pesquisa da organização, divulgada em 2024, são 1,8 bilhões de pessoas que se encaixam no grupo de atividade física insuficiente, um número 5% maior do que aquele encontrado pela entidade em 2010.

A recomendação da OMS é de que pessoas acima de 18 anos pratiquem ao menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos em intensidade vigorosa no período de uma semana. Na prática, isso equivale a cerca de 20 minutos de exercício moderado e 10 minutos de exercício vigoroso. Portanto, mesmo diante de uma rotina agitada, vale a pena parar meia hora por dia para cuidar da saúde.

O mesmo estudo, publicado na reconhecida revista The Lancet Global Health, aponta que a atividade física regular ajuda a prevenir e controlar doenças não transmissíveis (DNTs), como doenças cardíacas, hipertensão, derrame, diabetes e vários tipos de câncer. E, para além dos problemas físicos, os exercícios contribuem para a qualidade de vida e a saúde mental dos praticantes.

Empresas devem declarar investimentos estrangeiros ao Banco Central até 31 de março

0

Empresas devem declarar investimentos estrangeiros ao Banco Central até 31 de março

Advogado alerta sobre penalidades para quem perder o prazo ou fornecer informações incorretas

Empresas brasileiras que possuem participação de capital estrangeiro devem ficar atentas: já começou o prazo para a entrega da declaração anual de Investimento Estrangeiro Direto (SCE-IED) ao Banco Central do Brasil (Bacen). A obrigação se aplica a companhias que tenham ativos totais iguais ou superiores a R$100 milhões na data-base de 31 de dezembro de 2024. O envio das informações começou em 10 de fevereiro e se encerra às 18h do dia 31 de março de 2025.

“A declaração é um instrumento fundamental para o Banco Central monitorar o fluxo de investimentos estrangeiros no país, garantindo maior transparência e previsibilidade ao mercado financeiro”, explica Charles Mazutti, advogado e sócio da Mazutti Ribas Stern Sociedade de Advogados. “As empresas que se enquadram nos critérios estabelecidos devem cumprir essa obrigação para evitar penalidades que podem ser bastante significativas.”

O não cumprimento das exigências pode resultar em multas que variam de 1% a 10% do valor sujeito a registro ou declaração, com limites que vão de R$25 mil a R$250 mil. Entre as infrações, estão o envio da declaração fora do prazo, o fornecimento de informações incorretas ou incompletas e, no caso mais grave, a prestação de informações falsas.

“É essencial que as empresas revisem seus dados e garantam a exatidão das informações prestadas ao Banco Central, pois erros podem gerar sanções expressivas”, alerta Mazutti. “Além disso, essa declaração contribui para a credibilidade do Brasil no cenário internacional, demonstrando compromisso com a transparência regulatória.”

As companhias que tiverem dúvidas sobre o processo devem buscar assessoria especializada para garantir o cumprimento correto da obrigação. Mais informações podem ser obtidas diretamente no site do Banco Central ou com consultorias jurídicas especializadas no tema.

HUB Burguer desembarca em Curitiba com smash burgers e drinks autorais

0

HUB Burguer desembarca em Curitiba com smash burgers e drinks autorais

Localizado em Santa Felicidade, dentro da Rialto Villa Gastronômica, os pratos também estão disponíveis via delivery

Curitiba acaba de ganhar um novo destino para os amantes de hambúrgueres artesanais. A HUB Burguer abre as portas na Rialto Villa Gastronômica, em Santa Felicidade, trazendo um cardápio recheado de opções para quem busca um burger suculento, com ingredientes selecionados e combinações criativas.

A casa é inspirada no street style: as paredes grafitadas dão o ar contemporâneo à decoração e os hambúrgueres têm inspiração nas comidas de rua mundo afora.

O menu aposta nos clássicos com um toque especial da casa. Entre os destaques, estão o Big Hub, feito com dois smash angus, cheddar inglês, alface, picles, cebola roxa e molho da casa, e o Furioso, que leva dois blends angus, provolone empanado e molho especial. Para os fãs de bacon, o Hub Duplo Bacon e o Brie Trufado são pedidas certeiras. Já quem curte uma pegada diferente, pode se aventurar com o Pulled Pork, que traz carne de porco defumada artesanalmente com lenha de laranjeira, cheddar inglês e barbecue.

Em parceria com a Fazenda do Futuro, os clientes podem personalizar qualquer sugestão do cardápio e torná-lo vegetariano, alterando a carne bovina ou suína por um blend exclusivo de proteína de soja, ervilha e grão-de-bico.

“Fomos atrás dos melhores fornecedores de carne e insumos para oferecer o melhor para os nossos clientes. Todas as carnes usadas nos hambúrgueres são Angus. São inúmeras opções de sanduíches, fora acompanhamentos e entradinhas, para todos os gostos”, explica o sócio proprietário da casa, Fernando Muraro.

Além dos burgers, a HUB Burguer também investe em acompanhamentos que fazem toda a diferença, como a Batata Cheddar & Bacon e a Batata Pulled Pork, que combinam tempero especial e muito sabor. Para quem quer petiscar, as Coxinhas da Casa, sem massa e com um toque de Grana Padano, prometem surpreender.

O bar da HUB Burguer não fica para trás e traz drinks autorais e clássicos para acompanhar a experiência. No menu, estão opções como o Aperol Spritz, Negroni, Moscow Mule e o refrescante Hub Tropical, feito com rum, manga spicy, tangerina, limão e suco de abacaxi. Para os fãs de cerveja, há chopp Brahma e uma seleção de long necks.

A HUB Burguer funciona de terça a domingo, das 17h às 23h, na Rialto Villa Gastronômica, na Av. Manoel Ribas, 5824 – em Santa Felicidade. Quem quiser aproveitar as delícias em casa ou no trabalho, o delivery também está disponível pelo iFood.

Tendências de sustentabilidade e Mercado de Carbono para 2025: inovações e desafios globais

0

Tendências de sustentabilidade e Mercado de Carbono para 2025: inovações e desafios globais

Práticas sustentáveis e o mercado de carbono ganham destaque, impulsionados por avanços tecnológicos, regulamentações internacionais e a crescente conscientização ambiental

O ano de 2025 desponta como um marco na agenda global de sustentabilidade, com a intensificação de práticas ecológicas e a consolidação do mercado de carbono. Empresas e governos estão adotando modelos de economia circular, investindo em tecnologias verdes e fortalecendo compromissos com a descarbonização. “A realização da COP30 em Belém do Pará, Brasil, simboliza a importância das soluções baseadas na natureza e destaca o protagonismo brasileiro na pauta climática mundial. No entanto, desafios como a regulamentação eficaz dos mercados de carbono e a necessidade de transparência nas cadeias produtivas permanecem em evidência”, diz a CEO da Vankka, Clarissa de Souza.

A Vankka é uma Climate Tech que combina ciência, tecnologia e assessoria jurídica para ajudar empresas a mitigar riscos e realizar uma transição segura para a economia de baixo carbono. Seu foco está na criação de soluções robustas e sustentáveis, garantindo que negócios de diferentes setores possam se adaptar às mudanças climáticas e às novas regulamentações ambientais com assertividade.

Dados do setor

Economia circular: a transição para uma economia circular está em alta, com empresas adotando modelos de produção que priorizam a reutilização, reciclagem e redução de resíduos. Essa abordagem busca minimizar o desperdício e maximizar a eficiência dos recursos, promovendo um ciclo de vida mais sustentável para os produtos. 

Mercado de Carbono: a COP29, realizada em Baku, Azerbaijão, estabeleceu novas regras para o mercado global de créditos de carbono, visando criar um sistema internacional de comércio de emissões para auxiliar no cumprimento das metas do Acordo de Paris. Espera-se que esse sistema comece a operar em 2025, facilitando a compra e venda de créditos entre países e empresas. 

Tecnologias Verdes: a adoção de tecnologias sustentáveis continua a crescer, com investimentos significativos em energias renováveis, agricultura de precisão e construções inteligentes. Essas inovações buscam reduzir a pegada de carbono e promover práticas mais ecológicas em diversos setores.

“Na Vankka, fomos pioneiros com o Vankka Carbon Score, um sistema que faz a contagem de compensação e de remoção de carbono da atmosfera. Tecnologias como essa podem ser grandes aliadas a empresas”, diz Clarissa. 

Regulamentações ambientais: governos ao redor do mundo estão implementando políticas mais rigorosas para enfrentar as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade. Empresas precisam se adaptar a novas regulamentações que exigem transparência nas práticas ambientais e sociais, além de metas claras de redução de emissões e conservação de recursos.

No Brasil, no final do ano passado, houve a sanção da Lei 182/2024 institui o Mercado Regulamentado de Carbono no Brasil, criando o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa e exigindo que empresas com emissões superiores a 10 mil toneladas de CO₂eq se adequem a novas regras de monitoramento e compensação. “A legislação oferece segurança jurídica, impulsiona projetos ambientais e valoriza ativos sustentáveis. Além disso, estabelece um órgão gestor responsável pela normatização e fiscalização, reforçando a credibilidade do mercado. Para as empresas, a adaptação exigirá monitoramento preciso das emissões, conformidade com normas regulatórias, investimentos em sustentabilidade e gestão de riscos climáticos, além da implementação de estratégias para compensação de emissões”, enfatiza, Clarissa.

“Empresas que anteciparem às mudanças e ajustarem suas operações para atender aos novos padrões de sustentabilidade terão vantagens competitivas. A transição para uma economia de baixo carbono não é uma tendência passageira, mas um caminho sem volta”, conclui.

À medida que 2025 avança, a integração de práticas sustentáveis e a participação ativa no mercado de carbono tornam-se imperativas para organizações comprometidas com um futuro mais verde e responsável.

Prêmio Colibri 2025 reconhece os principais profissionais do setor imobiliário do Paraná

0

Prêmio Colibri 2025 reconhece os principais profissionais do setor imobiliário do Paraná

Promovido pelo Grupo Plaenge, composto pelas construtoras Plaenge e Vanguard, a segunda edição da premiação acontece no Ópera Concept Hall, dia 20 de fevereiro, às 19h, e consagra os destaques do setor em 16 categorias

No próximo dia 20 de fevereiro, às 19h, o Ópera Concept Hall será palco da segunda edição do Prêmio Colibri 2025, realizado pelo Grupo Plaenge, composto pelas construtoras Plaenge e Vanguard. O evento, que teve a primeira edição em 2024, é exclusivo da construtora e celebra os talentos e as realizações notáveis dos profissionais do setor imobiliário no Paraná, reconhecendo sua dedicação e contribuição para o mercado.

“No ano passado, essa premiação movimentou o setor e entrou para o calendário imobiliário como principal premiação do setor. O colibri, símbolo emblemático da profissão de corretor de imóveis, é reconhecido por sua determinação em buscar oportunidades e por sua habilidade como intermediador na natureza. Da mesma forma, os profissionais homenageados no Prêmio Colibri 2025 são destacados por sua resiliência e sua capacidade de facilitar negócios no mercado imobiliário”, conta Louise Lamb, gerente regional da Vanguard em Curitiba.

A novidade para este ano é a inclusão de novas categorias, somando 16 em disputa. O Prêmio Colibri 2025 reconhece os líderes em diversas áreas do setor, que se destacaram durante o ano de 2024, na comercialização dos empreendimentos da Plaenge e Vanguard. 

Confira as categorias

Troféus Prata

Coordenador/Gerente de Produto Destaque Vanguard

Coordenador/Gerente de Produto Destaque Plaenge

Corretor Destaque Vanguard

Corretor Destaque Plaenge

Imobiliária do Ano Grupo Plaenge – 2º Lugar

Imobiliária do Ano Grupo Plaenge – 3º Lugar

Imobiliária do Ano Grupo Plaenge – 4º Lugar

Imobiliária do Ano Grupo Plaenge – 5º Lugar

Troféus Ouro

Corretor do Ano Vanguard

Corretor do Ano Plaenge

Corretor do Ano Grupo Plaenge

Executivo de Vendas House do Ano Vanguard

Executivo de Vendas House do Ano Plaenge

Gestor de Parcerias Imobiliárias do Ano Vanguard

Gestor de Parcerias Imobiliárias do Ano Plaenge

Imobiliária do Ano Grupo Plaenge – 1º Lugar

Para o superintendente do Grupo Plaenge, Luiz Gustavo Salvático, essa consagração é de extrema importância para coroar o grande ano de 2024, não só para o Grupo, mas também para o setor. “Tivemos um ano muito próspero e este evento é uma oportunidade para destacar e premiar os profissionais responsáveis por fomentar as vendas dos empreendimentos do Grupo, movimentando a economia, e ajudando no crescimento tão importante do mercado imobiliário. Os vencedores não apenas representam a excelência profissional, mas fazem movimentar um setor que tanto cresce no nosso país”, diz.

O Grupo Plaenge encerrou 2024 com excelentes números: a empresa dobrou o número de vendas, em relação a 2023, fechando o ano com, aproximadamente, R$1 bilhão em VGV.