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Flow Contabilidade nasce da Orconsil para revolucionar a gestão de clínicas

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Flow Contabilidade nasce da Orconsil para revolucionar a gestão de clínicas

Com uma união de tradição e inovação, a Flow Contabilidade promete abrir novos horizontes para profissionais de odontologia e outras áreas da saúde.

Conhecida por sua sólida presença há meio século no mercado contábil, a Orconsil Contabilidade agora apresenta sua “filha” mais nova: a Flow Contabilidade. A nova empresa surge com uma proposta de auxiliar cirurgiões-dentistas — e demais empreendedores da área — a se transformarem em verdadeiros empresários, oferecendo serviços de gestão financeira e estratégica para consultórios, clínicas e negócios de saúde.

Fundada há 50 anos, a Orconsil reúne experiência de sobra em contabilidade, consultoria e suporte empresarial. Segundo o contador e BPO financeiro Danilo Fermino, a Orconsil permanece até hoje sem nenhum registro de reclamação no Reclame Aqui, atende a 320 empresas e conta com cerca de 15 funcionários dedicados. “Temos clientes há 25 anos conosco e até mesmo o fundador, pai de todos, ainda aparece na empresa, mesmo que não atue mais diretamente no dia a dia. Tudo isso comprova nosso compromisso com excelência e transparência”, destaca Fermino.

Agora, toda essa bagagem está servindo de base para o surgimento da Flow Contabilidade, que traz como missão “transformar dentistas em empresários por meio da gestão financeira, para que possam liderar, crescer e viver a vida que merecem”. A iniciativa nasce de uma constatação simples: apesar da alta qualificação técnica, muitos profissionais enfrentam dificuldades para gerenciar negócios, lidar com números e planejar o crescimento sustentável de suas clínicas.

Segundo Fermino, o objetivo da Flow é oferecer um verdadeiro “raio-x” financeiro, identificando pontos de melhoria em vendas, marketing, custos e equipes, para que o dentista (ou gestor de saúde) assuma o papel de líder de seu consultório. “Há uma grande lacuna na formação dos profissionais de odontologia, pois eles saem sabendo muito sobre procedimentos clínicos, mas pouco sobre gestão, contabilidade e liderança. Queremos preencher essa lacuna”, explica.

Embora o perfil oficial da Flow Contabilidade nas redes sociais ainda apresente um discurso mais abrangente, Fermino canais mais descontraídos e de fácil acesso como o Instagram para compartilhar conteúdo especialmente voltado ao mercado odontológico — lá, o público encontra dicas de gestão, planejamento financeiro e estratégias para tornar consultórios mais lucrativos.

A nova empresa também aposta na criação de uma comunidade de dentistas em busca de “mais lucro, leveza e liberdade”, como define a própria estratégia de posicionamento para 2025. A Flow fará uso de ferramentas práticas, relatórios financeiros detalhados e métricas de desempenho para orientar onde cortar custos, como investir e onde melhorar margens. “É o que chamamos de ‘Libertar-se do mocho’ — deixar de ser apenas um executor e tornar-se um empreendedor de fato”, diz Fermino, ressaltando que a Flow seguirá a tradição de qualidade da Orconsil, mas com foco total em consultórios e clínicas odontológicas.

A aposta, portanto, é dar ao cirurgião-dentista ou gestor de clínica o poder de entender com clareza suas finanças e tomar decisões mais inteligentes. De acordo com Fermino, a Flow não se limitará apenas a relatórios: “Queremos oferecer jornadas de transformação personalizadas, com resultados claros, como aumento de margem de lucro e redução de desperdícios. Tudo isso sempre pautado pela experiência de 50 anos da Orconsil e nosso atendimento de excelência.”

Com essa união de tradição e inovação, a Flow Contabilidade promete abrir novos horizontes para profissionais de odontologia que desejam conciliar técnica apurada, planejamento estratégico e uma gestão financeira sólida. Se depender do histórico da Orconsil, os consultórios têm motivos de sobra para confiar nessa nova empreitada.

Serviço:

Flow Contabilidade

Danilo Fermino

Contador CRC PR 078065/O-2

(41) 99727‑8762

@danilofermino

Facebook: Danilo Fermino

LinkedIn: Danilo Fermino

YouTube: Danilo Fermino

danilo@orconsil.com.br

flowcontabilidadedigital.com.br

Avenida República Argentina 4922

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Marketing de produto: entenda o conceito e aplique em seu negócio

Entender o que motiva o consumidor é essencial para evitar fracassos e manter o portfólio e seu negócio saudável

O marketing de produto vai muito além de lançar um item e esperar resultados. É um processo que envolve analisar o mercado, entender as dores do público e planejar a evolução de cada oferta ao longo do tempo. Muitas empresas ainda confundem essa área com o marketing tradicional, mas, como explica o especialista Rafael Ribas, o grande diferencial está em “gerenciar o ciclo completo do produto, desde a concepção até a retirada de linha, sempre alinhado à estratégia de negócio e às necessidades do cliente”.

Para desmistificar esse processo, Ribas acaba de lançar o livro “Marketing de Produtos Descomplicado: Domine o jogo da gestão de produtos”, que reúne boas práticas e exemplos reais do mercado brasileiro. Segundo o autor, a obra surgiu da vontade de compartilhar experiências que não se encontram facilmente em manuais ou cursos isolados. “Como Rafael Ribas diz em seu livro, entender o que motiva o consumidor é essencial para evitar fracassos e manter o portfólio saudável”, ressalta.

O uso de dados e o feedback constante do público são pontos centrais dessa abordagem. Marcas como Netflix e Amazon se destacam por coletar informações de seus clientes, adequando sugestões e ofertas em tempo real. Ao mesmo tempo, empresas como Starbucks e LEGO criam canais de participação ativa para entender e antecipar desejos. Para Ribas, é fundamental compreender que “se você não entende de pessoas, não vai entender de negócio”, pois as decisões relacionadas a inovação, preço, distribuição e até descarte do produto devem levar em conta a experiência do cliente, independentemente do segmento de atuação.

Outro diferencial do marketing de produto é a necessidade de, às vezes, abrir mão de produtos que já não atendem às expectativas do público. Conforme Ribas descreve, é comum as empresas se apegarem a um produto por anos, ignorando mudanças no mercado. Nesse sentido, o especialista destaca a importância de ter uma estratégia de descontinuação, ao mesmo tempo em que se investe na criação de algo realmente inovador. “No livro, abordo como definir o momento certo de retirar um produto e a maneira mais eficiente de realizar essa transição sem perder a confiança do cliente”, explica.

Para quem deseja se aprofundar, o livro “Marketing de Produtos Descomplicado: Domine o jogo da gestão de produtos”, já está disponível. A obra foi lançada no último dia 28 de janeiro, na Livraria da Vila do Pátio Batel, em Curitiba. Durante o evento, Ribas ministrou uma palestra gratuita sobre “A importância de olhar para o cliente ao criar um produto”, na qual compartilhou exemplos práticos e discutiu como qualquer empreendedor, independentemente do porte da empresa, poderia adotar um pensamento mais estratégico e centrado no consumidor.

Segundo o autor, o livro é apenas o começo de uma jornada contínua de aprendizado. “Como Rafael Ribas disse, quem domina o jogo do marketing de produto está sempre atento à evolução tecnológica, às preferências do público e às novidades do mercado, porque inovar deixa de ser algo esporádico e passa a ser um hábito dentro das organizações.”

Serviço:

Rafael Ribas

Especialista em marketing de produto

(41) 99972-1333

Instagram: @rdpr.oficial

Rua Salvador, 187, Cajuru. Curitiba-PR

Como cemitérios estão ajudando a preservar o planeta

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Como cemitérios estão ajudando a preservar o planeta

No Paraná, cemitérios entram na agenda ambiental e quebram paradigmas

Há quem imagine que a rotina do segmento funerário seja baseada apenas em acolhimento ao enlutado e na organização de funerais e sepultamentos, mas, com um olhar voltado para o futuro, também se preocupa com a diminuição do impacto ambiental e busca-se desenvolver organizações mais sustentáveis. Fato é que a responsabilidade socioambiental é inerente a todos os setores. E no Paraná, empresas que se destacam nessas ações estão sendo contempladas com o Selo Clima Paraná – iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável para reconhecer quem atua em práticas voltadas para a gestão ambiental e a redução de impactos climáticos. Entre os agraciados está o cemitério parque Jardim da Saudade, destacando como o setor de luto também pode desempenhar um papel importante na preservação do planeta.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a redução de emissões de CO é urgente em todos os segmentos da economia, inclusive na gestão de resíduos ₂ e no uso do solo. O Selo Clima Paraná reconhece e incentiva iniciativas que unem inovação e responsabilidade, promovendo práticas sustentáveis em diferentes áreas. Espaços tradicionalmente associados apenas à despedidas de vida também podem desempenhar um papel ativo na construção de um futuro mais equilibrado e consciente.

“A ideia de um cemitério que cuida não só das pessoas, mas também do meio ambiente, abre uma nova perspectiva”, comenta André Leão, representante do Jardim da Saudade. “Isso envolve desde a destinação correta de resíduos, doações e atividades direcionadas à organizações não governamentais e uso racional da água. Estamos percebendo que a preservação ambiental também presta homenagem à vida, mesmo em um momento de perda”.

Segundo dados do governo estadual, o programa que concede o selo avalia consumo de energia, emissões de gases, gestão de recursos naturais e projetos de compensação ambiental. A inclusão de um cemitério no rol de premiados confirma a tendência de que, em tempos de mudanças climáticas, responsabilidade ecológica não tem fronteiras. Especialistas acreditam que esse movimento sirva de exemplo para que outros serviços adotem políticas sustentáveis, gerando ganhos tanto locais quanto regionais.

O setor funerário vai além do último adeus a um ente querido, unindo respeito ao luto com iniciativas sustentáveis. O Selo Clima Paraná reforça que é possível cuidar do meio ambiente enquanto se preserva a memória e o bem-estar das famílias. Afinal, cuidar do meio ambiente hoje pode ser a mais bela forma de homenagem às próximas gerações.

Jardim da Saudade

André Leão

Representante do Jardim da Saudade

0800 007 0001

@grupojardimdasaudade

Cemitério Jardim da Saudade, Rua João Bettega, 999 | Portão, Curitiba | PR

Dia Mundial do Gato: saiba o que o comportamento dos felinos quer dizer

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Dia Mundial do Gato: saiba o que o comportamento dos felinos quer dizer

Médico veterinário explica quais são as mensagens que estão por trás dos hábitos mais comuns desses pets

Independentes, elegantes e curiosos, os gatos vêm conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros e ganhando espaço nos lares pelo país. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2023 o Brasil contabilizava 30 milhões de felinos, um pouco menos da metade da população de cães (62 milhões). 

A preferência pelos bichanos está crescendo. De acordo com o Anuário Comac (Comissão Animais de Companhia) 2022, enquanto a população de cachorros subiu 5% entre 2016 e 2021, a de gatos aumentou 16% no mesmo período. Esse crescimento tem vários motivos: os felinos exigem menos cuidados diários, adaptam-se melhor a espaços menores, como apartamentos, e, em geral, têm uma personalidade tranquila. 

“Embora muitos pensem que os felinos são difíceis de entender, na verdade, eles se comunicam constantemente por meio dos seus comportamentos. Com um pouco de atenção, paciência e carinho, é possível aprender como interpretar essas mensagens”, explica o médico veterinário Luís Felipe Kühl, professor do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba. 

Para celebrar o Dia Mundial do Gato, em 17 de fevereiro, o professor lista alguns comportamentos típicos dos felinos e o que eles podem significar. Confira! 

1. Ronronar: carinho ou mal-estar?

Típico dos gatos, ronronar é, em geral, uma demonstração de afeto e conforto. No entanto, pode significar também uma tentativa de se acalmar diante de situações de estresse ou dor. Por isso, se o ronronar vier acompanhado de sinais de desconforto, como se esconder, ou mudanças no apetite, é importante investigar. 

2. Miados: a comunicação felina

Miados são a maneira mais comum que os gatos usam para se comunicar. E existem diferentes tipos de sons para diferentes necessidades. Um miado suave geralmente significa que ele quer atenção ou carinho. Já os miados mais altos podem indicar que alguma coisa está incomodando, como fome, sede ou até mesmo dor. 

3. Arranhar: uma necessidade natural

Mais do que uma simples brincadeira, arranhar é uma necessidade instintiva dos gatos para marcar território, alongar os músculos e manter as garras afiadas. Além disso, pode ser um sinal de que o bichano está entediado, então, observe se ele tem brinquedos e atividades que estimulem sua energia e ofereça arranhadores apropriados. 

4. Postura do corpo: a linguagem silenciosa

Se o gato está com o corpo e a cauda relaxados (seja esticada ou enrolada), indica que se sente confortável e confiante. Se estiver encolhido e com a cauda entre as pernas é sinal de que está assustado ou desconfortável. Orelhas voltadas para trás sugerem irritação ou medo.

5. Olhar fixo: o gato diz muito com os olhos

Os olhos dos gatos dizem muito sobre o que eles estão sentindo. Um olhar fixo e relaxado é um sinal de confiança. Piscar lentamente demonstra afeto e é considerado um “beijo” felino. Se o gato olhar diretamente para você sem desviar, pode ser uma forma de marcar território e mostrar dominância. Então, sempre vale observar o contexto da situação. 

De acordo com o professor Luís Felipe Kühl, entender esses hábitos comportamentais melhora a convivência da família com seu pet e ajuda a identificar com mais facilidade e rapidez quando algo não está bem. “Observe seu amigo felino, entenda o que ele está comunicando e fortaleça a conexão entre vocês”, ensina. 

Luís Felipe lembra que o UniCuritiba tem uma clínica de medicina veterinária aberta à comunidade. Com capacidade para 150 atendimentos mensais, o local oferece consultas, vacinas, exames e demais procedimentos clínicos e cirúrgicos. A clínica fica no Campus Milton Vianna Filho, rua Chile, 1.678, bairro Rebouças. Os atendimentos são realizados de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial, mediante agendamento pelo telefone (41) 99979-4767.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Um dia inteiro para compartilhar conhecimento sobre economia solidária e empreendedorismo

O Projeto MEGA, desenvolvido pela GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), promoveu no dia 15 de fevereiro, em Curitiba, o 2º Seminário MEGA: Ação Empreendedora e Economia Solidária.

Com 41 participantes, membros de associações de pequenos e microempreendedores, o evento permitiu o fortalecimento de lideranças e de organizações associativas. Um dia inteiro para compartilhar conhecimento sobre economia solidária e empreendedorismo.

Entre as autoridades que participaram do evento estavam Bernardo Santoro Machado, superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Curitiba; Erivaldo Gabriel da Silva Junior, diretor da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná; Rosângela Schioccet, presidente do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária; e Luis Alvez Pequeno, representante em Curitiba da Secretaria Nacional de Economia Solidária. 

Além deles, estiveram presentes representantes de associações que reúnem empreendedores em diversas regiões do Paraná, como Dina Zanette, da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais, e Gilmar Denck, gerente institucional da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa.

Segundo Michela Notti, coordenadora do Projeto MEGA, o evento foi um sucesso. “Tivemos um feedback muito positivo! Mais de 90% dos respondentes consideraram que o seminário ajudou com a liderança, gestão e networking”, afirmou a coordenadora.

Além das apresentações das associações, o evento contou com a Oficina de Liderança, ministrada pela psicopedagoga Cris Campos. A oficina abordou temas essenciais para o desenvolvimento de habilidades de gestão e liderança, fundamentais para o sucesso e continuidade das associações.

“A Oficina de Liderança surge como uma ferramenta para capacitar essas lideranças, ensinando-as a delegar funções e preparar a sucessão, garantindo a continuidade e o sucesso das associações”, disse Notti.

O Projeto MEGA tem como objetivo principal incentivar o associativismo e o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico e capacitação para que as associações possam se consolidar na economia local.

“Nesse sentido, o Projeto Megasol, que atende as associações formadas em versões anteriores do MEGA, promove workshops, cursos de capacitação e feiras para que os associados possam vender seus produtos e/ou oferecer seus serviços”, contou a coordenadora.

Michela Notti ressalta que economia criativa e o empreendedorismo são pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico do Brasil, especialmente em um momento em que a inovação e a diversificação de negócios se tornam cada vez mais necessárias: “A economia criativa, ao valorizar o talento, a cultura e a criatividade, gera empregos, movimenta setores estratégicos e promove a inclusão social. Já o empreendedorismo, especialmente o de pequeno porte, é responsável por grande parte da geração de empregos no país, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e para o fortalecimento da economia local”.

O evento também destacou a importância do associativismo, que desempenha um papel crucial ao unir pequenos empreendedores em torno de objetivos comuns, permitindo que eles compartilhem recursos, conhecimentos e oportunidades. 

“Essa união não apenas fortalece a competitividade dos negócios, mas também amplia o acesso a mercados, melhora a capacidade de negociação e reduz custos operacionais. Além disso, o associativismo promove a sustentabilidade dos empreendimentos, ao fomentar práticas colaborativas e solidárias, essenciais para o crescimento coletivo e o desenvolvimento regional”, finaliza a coordenadora.

Estratégias essenciais para o representante comercial se destacar no mercado competitivo

Atualização constante, uso de tecnologia e estratégias digitais são diferenciais para representantes comerciais e vendedores

Em um cenário de vendas cada vez mais dinâmico e competitivo, a atualização constante dos profissionais da área comercial tornou-se um fator decisivo para o sucesso. O setor exige conhecimentos aprofundados sobre produtos, tendências do mercado e técnicas eficazes de negociação para se destacar diante da concorrência.

Uma das principais estratégias recomendadas para otimizar resultados e melhorar a gestão de clientes é a implementação de softwares de CRM (Customer Relationship Management). Essa tecnologia permite um acompanhamento mais eficiente do funil de vendas, possibilita a personalização do atendimento e contribui para a fidelização do cliente.

De acordo com Paulo Nauiack, presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR), a gestão de relacionamento com clientes é um dos principais benefícios que o CRM de vendas traz para as indústrias. “Com essa ferramenta, todas as interações com os clientes, desde o primeiro contato até o fechamento de um pedido, ficam centralizadas em um único lugar. Isso permite que a equipe de vendas tenha uma visão completa do histórico de compras, preferências e necessidades de cada cliente, facilitando o atendimento e tornando-o mais personalizado”, explica Nauiack.

Além da automação e análise de dados, a personalização no atendimento segue como um dos pilares essenciais para o sucesso comercial. Adaptar a abordagem às necessidades específicas de cada cliente cria uma relação mais próxima e gera confiança, resultando em maior conversão de vendas. Segundo um estudo da PwC (2024), 73% dos consumidores consideram a experiência de compra tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço oferecido.

Outro ponto crucial para os profissionais da área, segundo Nauiack,  é o desenvolvimento de um networking eficaz: “Participar de eventos do setor, utilizar plataformas como LinkedIn para interações estratégicas e manter contato frequente com clientes e parceiros comerciais são ações que fortalecem a presença no mercado e ampliam as oportunidades de negócios”

O avanço do e-commerce e do ambiente digital também tem impactado significativamente a atuação dos representantes . Com o crescimento das vendas online, compreender e aplicar estratégias de marketing de relacionamento e inbound sales tornou-se indispensável. 

O e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 200 bilhões em 2024, com crescimento superior a 10%, impulsionado pela personalização por Inteligência Artificial, que aumentou vendas e fidelização. Para 2025, a ABComm prevê faturamento acima de R$ 234 bilhões (+15%), ticket médio de R$ 539,28 e três milhões de novos compradores.

“Para se manter relevante e competitivo, o profissional de vendas deve investir continuamente em capacitação e inovação. Cursos de atualização, treinamentos em novas ferramentas tecnológicas e o acompanhamento das tendências do setor são diferenciais que garantem crescimento e destaque no mercado”, afirma o presidente do CORE-PR.

Dicas e estratégias para profissionais de vendas:

  • A concorrência no setor de representação comercial exige atualização constante sobre produtos, tendências do mercado e técnicas de vendas.
  • Algumas práticas recomendadas incluem o uso de CRM para gestão de clientes, personalização no atendimento e desenvolvimento de networking eficaz.
  • A adaptação ao ambiente digital e ao e-commerce se torna essencial, com ênfase no marketing de relacionamento e na fidelização do cliente.

Valmet apresenta oferta completa para mercado de papel e tissue na ExpoAcotepac 2025

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Com soluções sob medida para empresas de todos os portes, multinacional finlandesa expõe portfólio tecnológico que engloba desde o cavaco até o papel

Um dos eventos mais relevantes e tradicionais do setor de papel e celulose na América Latina, o Congresso Internacional & ExpoAcotepac será realizado de 19 a 21 de fevereiro em Cali, na Colômbia. Em sua 33ª edição, o evento, promovido pela Associação Colombiana de Técnicos da Indústria de Celulose, Papel e Cartão, terá como tema central os desafios e as oportunidades para a sustentabilidade da indústria papeleira.

A Valmet, líder global em tecnologias, automação e serviços para toda a cadeia de valor de papel, cartão e tissue, marcará presença na exposição nos estandes 16, 17, 23 e 24, acompanhada por seu time de especialistas para apresentar suas principais soluções e tecnologias. Com a oferta mais completa do setor, a multinacional une expertise e inovações tecnológicas na produção de papel, desde o preparo de madeira até a folha de papel, passando pelo preparo de massa, dimensionamento, coating, secagem, calandragem, enrolamento, rebobinamento e embalagem, proporcionando uma parceria estratégica robusta. Essa abordagem gera novas oportunidades de negócios e aprimora o atendimento ao cliente com flexibilidade, qualidade do produto e agilidade, independentemente do porte ou demanda.

“A Valmet proporciona soluções inovadoras para minimizar as emissões de CO2 e outros impactos ambientais na produção de papel e cartão, por meio de uma combinação de tecnologias de processo, serviços e soluções personalizadas. Nosso principal objetivo é fortalecer a competitividade aos processos dos clientes, elevando a produtividade e eficiência de suas linhas de produção, ao promover uma fabricação mais sustentável com a melhor tecnologia disponível. Nossos recursos combinados estão preparados para impulsionar eficiência, sustentabilidade e melhorar a qualidade do produto”, destaca o gerente regional de vendas para a Região do Caribe da Valmet, Marcelo Antunes. 

Além da exposição, a Valmet realizará três apresentações no Congresso Internacional, que ocorre simultaneamente à feira. Os temas abordarão a oferta global e integrada para clientes de papel e estratégias para melhorar a confiabilidade dos serviços de rolos de máquinas de papel. 

Confira os temas que serão apresentados no salão Ritz, do Hotel Dann Carlton:

Quarta-feira (19/2): 9h00 – 9h30

Soluções eficientes para melhorar a competitividade e a sustentabilidade

Palestrantes: Guilherme Zanzarini, Coordenador Especialista de Vendas, e Tatu Pitkannen, Gerente Global de Tecnologia

Quarta-feira (19/2): 11h15 – 11h45

Economia de energia com segmentos de refino de baixa consistência em refinadores DD

Palestrante: Matheus Amaral, Gerente Global de Produto

Sexta-feira (21/2): 11h15 – 11h45

Melhoria da eficiência energética na fabricação de papel

Palestrante: Bernardo Huyke, Engenheiro de Vendas

Sobre a Valmet

A Valmet possui uma base global de clientes em diversas indústrias de processo. Somos líderes globais no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia e, com nossas soluções de automação e controle de fluxo, atendemos uma base ainda mais ampla de indústrias de processo. Nossos mais de 19.000 profissionais em todo o mundo trabalham próximos aos nossos clientes e estão comprometidos em impulsionar o desempenho de nossos clientes – todos os dias. A empresa tem mais de 220 anos de história industrial e um forte histórico de melhoria e renovação contínuas. As vendas líquidas da Valmet em 2023 foram de aproximadamente 5,5 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e sua sede fica em Espoo, na Finlândia.

Drones ganham espaço nas entregas do setor da saúde e chegam ao mercado odontológico

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Projeto pioneiro da Neodent busca explorar novo modelo logístico, com voo inaugural em Salvador


O uso de drones na logística das empresas vem crescendo e já apresenta sinais de que deve se tornar tendência no mercado. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em março de 2024, o Brasil totalizava 169.714 drones cadastrados. E a solução, que antes estava mais presente no setor do varejo, passa a ganhar espaço também entre empresas da área da Saúde. A Neodent, líder em implantes dentários no Brasil e na América Latina e presente em quase 100 países, dá um passo inovador ao incorporar drones à sua operação logística, tornando-se a primeira empresa do segmento a adotar essa tecnologia. O projeto lançou no último dia 28 de janeiro o serviço, em Salvador. 

Em parceria com a Speedbird Aero, fabricante e operadora brasileira de drones em escala nacional e também a nível global, a Neodent busca otimizar suas entregas, reduzindo o tempo de transporte e ampliando a eficiência. “Essa iniciativa nos permite explorar um novo modelo logístico, com benefícios claros de sustentabilidade, a partir de um sistema que proporciona uma redução significativa de emissões de CO2. Assim, reforçamos nosso posicionamento como empresa inovadora no mercado brasileiro, também na área de logística do setor odontológico”, destaca o diretor de Operações da Neodent, Rodrigo Pascini. Nos voos de entrega da empresa, a tecnologia permite que, por meio de um aplicativo, os clientes tenham acesso em tempo real a informações sobre as distâncias percorridas e a redução de gases.

Logística das entregas

Atualmente, Salvador conta com 10 pontos cedidos pela prefeitura para voos de drone, sendo dois deles estratégicos para a Neodent. O trajeto inaugural irá percorrer uma distância de 17 km, saindo do Jardim dos Namorados com destino à Bahia Marina. A tecnologia reduzirá até metade do tempo de entrega para este percurso. Operando a uma velocidade média de 60 km/h, os drones proporcionarão uma experiência mais rápida e moderna para os dentistas da capital baiana

“Antes de aprovarmos o projeto em Salvador, realizamos alguns testes, envolvendo operações sem produtos, entre as fábricas da Neodent e da ClearCorrect, em Curitiba (PR), além de voos na cidade de Florianópolis. Os voos para esse tipo de serviço precisam ser aprovados por órgãos reguladores como a ANAC, e as autorizações são mais rápidas para sobrevoos em áreas como rios, mares, morros e montanhas. Por isso, escolhemos Salvador, que já possui essas rotas autorizadas, mas outras cidades também estão no nosso radar para a ampliação do projeto”, explica Pascini. Segundo ele, a iniciativa pode ser expandida para capitais como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória. 

Eficiência de ponta a ponta

Após o voo inaugural, o transporte de produtos da Neodent por drones em Salvador será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com previsão de três a cinco voos diários. A capital baiana já contava com outra iniciativa de eficiência logística da Neodent. Com o uso de smart lockers, a empresa busca oferecer mais conveniência nas entregas para o cliente, ao reduzir o tempo de espera para a retirada de pedidos nas lojas físicas. 

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da odontologia. Com um amplo portfólio e presente em mais de 95 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia de seus quase 3 mil colaboradores, que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.

Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.

Academia do Coração do Hospital Costantini alcança 350 mil atendimentos

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Estima-se que os praticantes da academia caminharam juntos, nos 17 anos de trabalhos da instituição, mais de 17 voltas em torno da circunferência da terra

No próximo dia 18 de fevereiro, terça-feira, a Academia do Coração do Hospital Cardiológico Costantini vai comemorar uma conquista histórica: a marca de 350 mil atendimentos realizados. Criada em novembro de 2007, a academia é um centro especializado voltado para portadores de doenças crônicas e proporciona um ambiente seguro e supervisionado para a prática de exercícios físicos.

O projeto foi idealizado pelo médico cardiologista Costantino Costantini, grande defensor da prática de atividade física como forma de prevenção de doenças cardíacas. O fisioterapeuta e professor PhD Rafael de Macedo é o responsável pela Academia do Coração e explica que a estrutura de 700 metros quadrados foi projetada para receber equipamentos modernos de musculação, esteiras, bicicletas, elípticos e dispositivos específicos de fisioterapia de forma a proporcionar aos alunos a máxima segurança no desenvolvimento de programas de condicionamento físico.

Além de todo o acompanhamento multidisciplinar, há uma sala de emergência dentro do próprio espaço, para assegurar o atendimento rápido em caso de necessidade. O trabalho é conduzido por uma equipe composta por médicos, fisioterapeutas, nutricionista e educadores físicos altamente qualificados, o que resulta em um cuidado integral e individualizado aos alunos.

Atualmente, a academia realiza cerca de 110 atendimentos diários, com os alunos frequentando o espaço de duas a seis vezes por semana. “Os exercícios são prescritos de forma personalizada, visando o máximo benefício do treinamento”, ressalta.

Ao longo desses anos de funcionamento, estima-se que os alunos tenham percorrido cerca de 700 mil quilômetros durante as sessões de treinamento, considerando uma média subjetiva de dois quilômetros caminhados por atendimento. “Temos alunos que chegam a percorrer até oito quilômetros por sessão, enquanto outros realizam atividades diferentes, mas essa média nos dá uma ideia do impacto do nosso trabalho”, comemora.

A previsão de atingir os 350 mil atendimentos em 18 de fevereiro é baseada no sistema de controle implantado desde a inauguração do espaço, que registra cada atendimento realizado. Essa marca reflete não apenas a relevância da academia dentro do Hospital Cardiológico Costantini, mas também o compromisso com a saúde cardiovascular e o bem-estar dos pacientes. A iniciativa do projeto, único no Brasil, reforça o trabalho do Hospital Cardiológico Costantini e toda a equipe na reabilitação e especialmente na prevenção das doenças coronarianas.

Autocuidado desponta com “preguiça terapêutica” e alto padrão aposta em espaços lazer premium

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Movimento global chamado realtor wellness destaca novos hábitos de relaxamento, enquanto empreendimentos residenciais se tornam referência com espaços dedicados ao bem-estar

Com a rotina cada vez mais frenética e caótica, os trabalhadores têm enfrentado níveis crescentes de estresse. É o que aponta o levantamento People At Work 2023: A Global Workforce View, realizado pelo ADP Research Institute, instituição especializada no mercado de trabalho e pesquisas sobre performance de colaboradores. Divulgado no ano passado, o estudo revela que, no Brasil, mais de 67% dos trabalhadores sentem que o estresse afeta seu trabalho, e 31% relatam que sua saúde mental impacta diretamente o desempenho profissional. Em âmbito global, 65% das pessoas consideram que o principal fator negativo no trabalho é o estresse.

Para contornar a situação, o autocuidado é essencial. Saunas secas, SPA, prática de exercícios, academias completas, espaços gourmet ditam o ‘sim’ na hora da aquisição de um imóvel. De acordo com a Worth Global Style Network (WGSN), a tendência para 2025 é que o autocuidado atinja um novo patamar, chamado “preguiça terapêutica”. O conceito se baseia em um refúgio sem culpa, geralmente na própria cama, permitindo períodos intencionalmente improdutivos e relaxantes. A tendência de oferecer um condomínio repleto de serviços, facilidades e atrativos para os moradores é corroborada pelo estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) que revela que 62% dos interessados em adquirir imóveis de alto padrão revelam que áreas de lazer são um dos principais diferenciais na escolha do novo lar.

Outra pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, realizada pela WWF em 2022, apontou que 91% dos brasileiros estão focados em preservar e/ou melhorar sua saúde e bem-estar. A tendência realtor wellness alia praticidade, serviços, conveniências e soluções inteligentes para aprimorar a qualidade de vida dos moradores. Com alto potencial de valorização, esses projetos residenciais incorporam conforto, qualidade de vida, segurança e bem-estar. Os empreendimentos de alto padrão da GT Building procuram levar em consideração todos os aspectos das famílias, incluindo lazer para crianças e adultos, instalações esportivas, espaços de convivência, salões de festas e jogos, espaços dedicados à estética, ao autocuidado e à beleza. 

A gerente de produto da GT Building, Renata Lafraia, relata que condomínios de alto padrão oferecem oportunidades para quem deseja aproveitar os benefícios do autocuidado sem sair de casa, unindo a preguiça terapêutica a espaços como saunas e SPAs. “No empreendimento Lange, os condôminos contam com o ‘Espaço Beauty’, um salão privativo que pode ser reservado para atender cabeleireiros, maquiadores ou para se preparar em um ambiente exclusivo, elegante e confortável, sem precisar se deslocar”, afirma.

Autocuidado em destaque: tempo e saúde são os verdadeiros luxos

Com diversos espaços dedicados ao lazer, ao relaxamento e a momentos de tranquilidade, os empreendimentos da GT Building se destacam no universo do autocuidado. Das áreas externas com pomares, fireplaces, espelhos d’água, espaços para meditação, piscinas e pool bar, até áreas internas que incluem salas de massagem e descompressão, saunas, club roomsparty rooms, o espaço beauty e muito mais, a incorporadora reafirma seu compromisso em oferecer o que há de melhor em bem-estar aos moradores.

Entre os destaques, para aqueles que preferem o silêncio e a contemplação, está o Espaço Zen, do empreendimento Temple Batel. Ideal para relaxar e equilibrar corpo e mente, a área conta com uma delicada paisagem composta por uma fonte de água, tatames e áreas verdes, ressaltando a serenidade em meio à natureza. Para quem busca cuidados com a pele e o corpo, a sauna seca e a sala de massagem do Lange são excelentes opções. “Projetamos os espaços com equipamentos de um SPA ou salão: cadeiras, estações de beleza bem iluminadas com espelhos, secadores de cabelo, lavatórios, cadeiras de manicure. Cada empreendimento possui uma arquitetura e design único, que impactam fisiologicamente os moradores”, detalha Renata. Ainda no Lange, o bar molhado, ou pool bar, combina o melhor de dois mundos: uma piscina com bar integrado, proporcionando relaxamento e diversão.

Já para os leitores ou trabalhadores remotos que procuram um ambiente onde o silêncio é primordial, o espaço de coworking do empreendimento Turin é uma escolha acertada. Silencioso, bem equipado e aconchegante, ele funciona como refúgio ideal para leitura, realização de reuniões e trabalho. O empreendimento também oferece a Club Room, um espaço voltado para o entretenimento casual, com mesa de jogos, ambiente para assistir filmes e um bar, perfeito para reunir os amigos de forma descontraída. Para ocasiões mais sofisticadas, a Party Room foi projetada para festas e celebrações com requinte e sofisticação .

Apreciadores de alta gastronomia têm à disposição um espaço exclusivo para receber amigos e familiares nos Gourmet e Bistrô lounges. Com design premium e infraestrutura moderna, esses espaços oferecem o ambiente perfeito para eventos privados.

Os incentivos ao bem-estar e ao autocuidado são mais que necessários no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Datafolha, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA) e divulgada em setembro do ano passado, revelou que 97% dos brasileiros desejam incentivos ao autocuidado. “Promover o bem-estar por meio de espaços e ambientes que proporcionem leveza, paz, tranquilidade, relaxamento e diversão, seja reunindo amigos e familiares ou aproveitando a serenidade da natureza, ajuda a minimizar o impacto do estresse cotidiano, especialmente nos grandes centros urbanos. O autocuidado é essencial para garantir uma boa qualidade de vida”, finaliza a gerente de produtos da GT Building.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.