Home Blog

Roberta Kisy é a palestrante na Terça tem Chá, na Casa Azul de Frida

0

O Instituto ICASAA – Espaço Cultural Casa Azul de Frida segue fortalecendo seu Movimento Cultural & Conexões Empreendedoras, unindo gastronomia, arte e desenvolvimento humano em um mesmo ambiente de troca e inspiração. Localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 624 – Centro, o espaço se consolidou como um ponto de encontro para quem busca experiências que unem cultura, aprendizado e convivência. Vera Itajai é a Curadora e Presidente do ICASAA – CASA AZUL DE FRIDA.

Dia 28/10 – Terça Tem Chá
Com Roberta Kisy Guimarães Lourenço, assistente social com especialização em psicologia humanista e existencial, Palestrante e consultora, implementadora da NR1
Tema: Busca do Sentido da Vida


Vera Itajai é Curadora e Presidente do ICASAA – CASA AZUL DE FRIDA.


Serviço: 
INSTITUTO ICASAA – ESPAÇO CULTURAL CASAAZUL DE FRIDA.
Endereço Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 624 – centro, Curitiba
https://www.instagram.com/institutoicasaadeartecultura/
+55 41 99973-3337

Jovens brasileiros vivenciam intercâmbio internacional sobre cooperativismo

Programa Youth Leadership Journey 2025 do Sicredi proporcionou experiências na Polônia, Bélgica e Alemanha, com foco em liderança, cooperação e parcerias internacionais

Entre os dias 29 de agosto e 10 de setembro, 18 jovens – entre colaboradores e associados da Central Sicredi PR/SP/RJ – viveram uma experiência transformadora no Youth Leadership Journey 2025. O programa internacional proporciona imersões culturais, educacionais e cooperativistas, estimulando a formação de novas lideranças e o fortalecimento de valores como cooperação e cidadania. Durante a viagem, os participantes também tiveram a missão de apresentar o Programa A União Faz a Vida (PUFV), que completa 30 anos como a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, levando práticas inovadoras de ensino e aprendizado a crianças, adolescentes e comunidades em todo o Brasil.

Educação e parceria internacional

Essa conexão entre formação de lideranças e práticas educacionais inovadoras ganhou ainda mais força durante a imersão internacional. Na Polônia, os jovens conheceram a reconstrução pós-Segunda Guerra em Varsóvia e Lublin e acompanharam o primeiro dia de aula em escolas que aplicam a metodologia Montessori. Nessas instituições, o PUFV foi apresentado, seguido da assinatura de um termo de parceria. “Na oportunidade fiz a seguinte analogia: o método Montessori é como um jardim em que cada criança pode crescer e florescer no seu ritmo, com as suas cores, explorando e aprendendo, mas sempre com orientação e propósito. Já o programa A União Faz a Vida funciona como a comunidade que cuida desse jardim, incentivando a cooperação, a cidadania e o aprendizado coletivo”, afirma a gerente de comunicação e marketing do Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Sabrine Cappellari Ribeiro.

A viagem também marcou a ampliação da cooperação entre a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ e a cooperativa polonesa Skok, com visitas a agências locais e troca de experiências em relacionamento com associados e programas sociais.

ESG e gestão

Na Alemanha, o grupo esteve em Montabaur, na Akademie der Deutschen Genossenschaften (ADG), referência em cooperativismo, para aprofundar conhecimentos sobre ESG, técnicas de gestão e práticas cooperativas.

Para o conselheiro fiscal da Sicredi Progresso PR/SP, Giovani Kolling, a vivência mostrou o cooperativismo como um movimento em evolução. “A imersão na ADG evidenciou que o cooperativismo é uma filosofia que precisa ser constantemente estudada e aplicada. Foi marcante perceber que, apesar da tradição, o sistema alemão ainda carece de programas para jovens, mulheres e sucessão. Isso reforça meu orgulho em ver que o Sicredi já avança nessas frentes.”

Liderança jovem no centro da transformação

O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, destacou que a iniciativa confirma o compromisso do Sicredi com a formação de novas lideranças e a atuação global. “O Youth Leadership Journey é uma oportunidade de conexão entre culturas, histórias e propósitos. Ao proporcionar essa vivência internacional, investimos no desenvolvimento de jovens líderes comprometidos com os princípios cooperativistas e com a transformação das comunidades.”

A assessora dos programas educacionais e sociais da Central Sicredi PR/SP/RJ, Mariana Baião dos Santos, reforça a importância do papel ativo da juventude por meio das ações do Programa Youth Leadership Journey. “Ver nossos jovens dialogando com outras realidades e absorvendo novos aprendizados mostra que estamos no caminho certo. O cooperativismo se fortalece quando vivido na prática, e essa jornada promove isso: liderança, cooperação e inovação.”

Além da Polônia e da Alemanha, a jornada incluiu a Bélgica e a sede da ONU na capital Bruxelas, ampliando as conexões internacionais da instituição financeira cooperativa. A experiência reforça o posicionamento do Sicredi em educação,  formação de lideranças e construção de parcerias globais.

Na instituição financeira cooperativa, o protagonismo da juventude também é estimulado por meio do Comitê Jovem, iniciativa que reúne mais de 3 mil participantes em todo o Brasil. Atualmente, 35 comitês estão em atividade nas cooperativas, promovendo formação e engajamento das novas gerações. Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, mais de 1,2 mil jovens integram o movimento — número que representa quase metade do total nacional.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui 
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

Halloween do Ventura Shopping tem programação gratuita e diversão para toda família

0

Serão quatro dias com brincadeiras, gincanas e bailinho temático

O Ventura Shopping se prepara para um dos períodos mais animados e “assustadores” do ano. A partir de 25 de outubro, o empreendimento abre oficialmente sua temporada de Halloween, já tradicional entre as famílias curitibanas, com brincadeiras, oficinas criativas e muita diversão.

Durante a programação, o Clubinho Kids recebe uma série de atividades temáticas que estimulam a criatividade das crianças e a convivência em família. A agenda acontece diariamente, das 14h às 20h, e inclui pintura, criação de personagens e o Bailinho de Halloween, com desfile de fantasias, brincadeiras, gincanas e camarim temático. As ações serão realizadas até dia 2 de novembro, com diversas atividades gratuitas,  as vagas são  limitadas e a inscrição é pelo Podi App.

Essa programação reforça o compromisso do Ventura Shopping em oferecer experiências acessíveis, acolhedoras e cheias de encantamento. “Nosso Halloween já virou tradição e faz parte da memória afetiva de muitas famílias que retornam todos os anos”, comenta a gerente de marketing do empreendimento, Vanessa Andretta.

Serviço

Halloween Ventura
Ventura Shopping – R. Itacolomi, 292 – Portão, Curitiba

25 e 26/10 – Oficinas de Halloween (das 14h às 20h)
Bruxinho no Palito
Slime do Horror (25 reais)
Pintura em Tela  (25 reais)

01/11 – Bailinho de Halloween (das 14h às 20h)
Mexendo o Esqueleto
Teatro: Caldeirão da Bruxa
Show do Horror com a Saci Banda
Brincadeiras e gincanas
Desfile de Fantasias (vagas limitadas – inscrição uma hora antes pelo Podi App)
Oficina: Monstros no Palito (vagas limitadas – inscrição uma hora antes pelo Podi App)

02/11 – Halloween Ventura (das 14h às 20h)
Camarim do Horror
Visita da Bruxa Beth
Oficina: Monstros no Palito 

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento, com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema

Leitura melhora equilíbrio emocional em tempos de inteligência artificial

0

Mesmo diante dos avanços da inteligência artificial, a leitura segue sendo apontada por especialistas como insubstituível para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens. Hoje, respostas instantâneas e conteúdos produzidos por algoritmos estão sempre ao alcance de um clique.

O que mudou? A praticidade chegou, mas o preço por tal facilidade está nos impactos na formação das novas gerações.A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024 mostrou 53% da população não leu um livro nos três meses anteriores, derrubando a média anual de leitura para 3,96 exemplares por habitante.
Para o psicólogo clínico Luti Christóforo,é preciso muita atenção> o jovem que apenas consome respostas prontas corre o risco de não aprender e nem elaborar suas próprias ideias:

“A leitura exige esforço cognitivo, como interpretar, questionar e imaginar. É fundamental para a autonomia intelectual dos jovens que estão em formação, observa.

Leitura sem IA
Luti explica que crianças que crescem em contato com livros conseguem, ainda na adolescência, apresentarem melhores desempenhos cognitivos e até mesmo demonstrar maior equilíbrio emocional.

“Ao mergulhar em histórias e personagens, o jovem entra em contato com dilemas humanos universais. Esse processo desenvolve empatia e sensibilidade, além de oferecer uma pausa saudável em um mundo ansioso e acelerado”, destaca Christóforo.
A IA pode ser uma aliada, desde que usada de forma complementar. “O equilíbrio é a chave. A tecnologia deve ser vista como apoio, não como substituta do esforço humano de reflexão”, ressalta o psicólogo.

Luti Christóforo
Psicólogo clínico
WhatsApp: (41) 99809-8887
Instagram: @luti.psicologo
e-mail: lutipsicologo@gmail.com
YouTube: YouTube.com/@lutipsicologo

Com compra de energia Font Life reduz emissão de 118 toneladas de CO2 no meio ambiente

Empresa também já economizou R$ 750 mil e projeta superar R$ 3,5 milhões em cinco anos

A Font Life, tradicional indústria de água do Paraná,  passou a comprar energia de fontes 100% renováveis no Mercado Livre de Energia em outubro de 2024. A decisão trouxe ganhos expressivos para o meio ambiente e para o caixa da empresa. 

Em menos de um ano, a Font Life deixou de emitir 118 toneladas de CO2, o que equivale a plantar 885 árvores cultivadas por 30 anos, percorrer 471 mil quilômetros de carro ou reciclar 41 toneladas de resíduos.

A escolha pelo Mercado Livre de Energia também garantiu a economia. Desde a migração, a empresa já economizou R$ 750 mil e projeta ultrapassar a marca de R$ 1 milhão até o fim de 2025. Em cinco anos, a estimativa é de mais de R$ 3,5 milhões.

O Mercado Livre de Energia funciona como uma alternativa ao modelo tradicional, conhecido como Mercado Cativo. Nele, as empresas podem negociar diretamente com os fornecedores, escolhendo a fonte de energia e as condições do contrato. Esse modelo permite uma redução de até 40% nos custos e isenção das bandeiras tarifárias, mantendo a mesma qualidade de fornecimento, já que a distribuidora continua responsável pela entrega.

O movimento acontece em um ano importante para a agenda climática, com a realização da COP30 no Brasil.

Para o diretor administrativo da Font Life, Célio Baggio, os resultados comprovam que é possível aliar sustentabilidade e eficiência financeira. 

“Com a migração para o Mercado Livre, conseguimos reduzir custos e, ao mesmo tempo, reafirmar nosso compromisso com o meio ambiente. Essa é uma decisão que gera impacto positivo em várias frentes e mostra que a Font Life está sempre atenta às práticas de sustentabilidade”, afirma o diretor;

A Smart Energia, consultoria responsável pela estratégia, destaca que o resultado da Font Life reforça o potencial do modelo. 

“O Mercado Livre de Energia permite economia e liberdade de escolha, mas também é uma oportunidade de investir em energia limpa. A Font Life é exemplo de como essa transição pode ser feita de forma estratégica e sustentável”, afirma Jean Franco, diretor da Smart Energia.

Sobre a Font LifeFundada em 2000, a Font Life é uma marca paranaense de água mineral reconhecida pela qualidade e compromisso com a sustentabilidade. A empresa alia tecnologia de ponta e responsabilidade ambiental para oferecer produtos que atendem às necessidades de saúde e bem-estar dos consumidores, além de promover o desenvolvimento das comunidades em que atua. Em 2025, a Font Life completa 25 anos consolidada como referência em excelência e inovação no mercado de água mineral.

Inclusão em prática: curso de mercado financeiro abre novas perspectivas profissionais

0

Iniciativa do Sicredi forma 29 alunos do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e reforça compromisso com igualdade de oportunidades

As trajetórias de Camila Aparecida Pacheco Simões, Karmiliany Bassani e Yussif Abou Haikal mostram que nunca é tarde — nem cedo demais — para recomeçar. Camila nasceu prematura, enfrentou 14 cirurgias e hoje sonha com certificações profissionais no setor financeiro. Karmiliany, deficiente auditiva e moradora de um assentamento quilombola, enxerga na educação a chance de transformar sua comunidade. Aposentado, Yussif voltou ao mercado de trabalho aos 60 anos e celebra a construção de uma nova carreira.

Esses são três dos 29 participantes que concluíram o curso Mercado Financeiro com certificação FBB 510, promovida pelo Sicredi em parceria com a Febraban Educação. Voltado a representantes de grupos minorizados, o programa amplia o acesso ao conhecimento e abre caminhos para a inclusão profissional. “A capacitação é ofertada a pessoas que representam o Brasil real, em todas as suas facetas, e proporciona um presente que não pode ser roubado: aprendizado”, ressalta o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Formação e impacto social

A cerimônia de certificação da quarta turma foi realizada em 26 de agosto, em Curitiba (PR), reunindo gestores, diretores e presidentes de 15 cooperativas da Central Sicredi PR/SP/RJ. Com quatro meses de duração e aulas noturnas no formato online mais 32 horas no formato presencial, o programa exigiu dedicação extra dos participantes.

Os conteúdos abordaram macroeconomia, sistema financeiro, matemática financeira, crédito, produtos bancários, além de técnicas de vendas e desenvolvimento de competências essenciais. A proposta une teoria e prática para garantir que os formandos estejam preparados para atuar em diferentes funções dessa área.

Histórias que inspiram

Segundo o IBGE, o Brasil já conta com 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Esse cenário exige que o mercado de trabalho se adapte a quem busca um segundo ciclo de carreira, como Yussif Abou Haikal. Hoje caixa na Sicredi Soma, em Sertãozinho (SP), ele relembra sua trajetória no campo financeiro há três décadas e festeja a possibilidade de retorno: “O convite para a formação foi a maior chave de virada da minha vida. Estou com 60 anos e achei que poderia ser um empecilho, mas o Sicredi me surpreendeu. Fui bem recebido e percebi que a idade não foi obstáculo.”

Do Sicredi Planalto das Águas, Karmiliany Bassani sonha em aplicar o conhecimento adquirido para transformar a realidade ao seu redor. Com perda auditiva significativa, já atua em projetos sociais da comunidade e considera a capacitação uma abertura para multiplicar iniciativas: “Sempre tive curiosidade pelo sistema financeiro e o curso superou minhas expectativas. Quero unir o que aprendi no Sicredi às iniciativas da minha mãe, que participou de um programa de Economia Solidária. Também penso em fortalecer projetos sociais já existentes.”

Camila Aparecida Pacheco Simões, do Sicredi Soma, vê a experiência como o início  de um caminho promissor. Formada em Administração, planeja conquistar novas certificações para consolidar sua atuação no mercado financeiro: “A sementinha foi plantada, agora precisamos colher essa semente e gerar frutos.”

Educação que transforma

“As melhores escolhas são as que beneficiam todas as pessoas. E são ações como essa  que moldam um setor financeiro inovador e inclusivo”, ressalta a analista de soluções educacionais da Febraban Educação, Aline Almeida Lima. Mais do que preparar novos talentos, o programa de formação financeira reafirma o compromisso do cooperativismo em ampliar oportunidades e valorizar o potencial humano em todas as suas dimensões. 


Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

Curitiba sedia o maior congresso de administração de condomínios do Paraná

0

Curitiba sedia o maior congresso de administração de condomínios do Paraná

Evento debate práticas e inovações para o setor; tendência é que haja cada vez mais condomínios no Brasil; administração exige profissionalismo e eficiência

Curitiba vai sediar o maior congresso de administração condominial do Paraná e um dos principais do Brasil. O 5º Meeting Condo Station acontecerá no dia 24 de outubro, das 8h às 19h, no Centro de Eventos da FIEP (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico).

As inscrições já estão abertas, custam R$ 35 por pessoa (incluso brunch, coffee-break e confraternização no local) e podem ser feitas pelo Sympla https://encurtador.com.br/cUcQR O evento terá palestras, feira de fornecedores, painéis de discussão, apresentações com as principais inovações, tecnologias, aspectos jurídicos e tendências da área.

São esperados cerca de 350 participantes entre síndicos, administradores, moradores, gestores, contadores, advogados e especialistas do setor para uma experiência de aprendizado e networking.

Mercado em expansão

O mercado condominial brasileiro vive um momento de forte expansão. De acordo com os dados do Censo 2022: Características dos domicílios – Resultados do universo, feito pelo IBGE, 26 milhões de moradores residem em apartamentos. Se considerar o conjunto de casas, sobrados, espaços comerciais, mistos e industriais, os números são ainda bem maiores.

“A tendência é que haja cada vez mais condomínios no país – especialmente nas médias e grandes cidades – com facilidades para que moradores evitem deslocamentos e façam tudo o que precisam no local em que residem; seja comprar no mercado, cuidar dos pets, ir às academias, passear com os filhos, ter o lazer com a família, reunir os amigos, trabalhar remotamente”, explica Claudio Marcelo Baiak, presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP).

Segundo informações da Receita Federal, existem cerca de 500 mil condomínios registrados na base de dados, que somam aproximadamente R$ 60 bilhões por ano, somente em taxas. Apesar de não haver dados oficiais, a expectativa é que a receita anual movimentada pelos condomínios brasileiros chegue a R$ 800 bilhões.

Setor exige profissionalização

E para lidar com essas cifras grandiosas e a infinidade de pessoas que residem, trabalham ou transitam nesses ambientes coletivos, a profissionalização e a gestão eficiente se tornam cada vez mais necessárias.

“Administrar um condomínio exige muito preparo e isso não é para amadores. É necessário entender todas as leis que envolvem o local, fazer planejamento financeiro, prestar contas, ter bons prestadores de serviços, usar a tecnologia no dia a dia, ter boa comunicação, oferecer segurança, conforto e lidar com as pessoas com ética e transparência”, ressalta Baiak.

Diálogo construtivo

O 5º Meeting Condo Station é organizado pela AACEP; entidade que congrega 31 administradoras associadas, que representam mais de 2.700 condomínios no estado do Paraná e onde vivem cerca de 740 mil pessoas.

“Desde a primeira edição, em 2021, o meeting é um grande sucesso e causa muita repercussão positiva no segmento. Vamos promover um diálogo entre profissionais e representantes da área e priorizar temas de grande visibilidade e recorrência diária”, destaca o presidente da AACEP.

O evento tem como patrocinadores as empresas Cogecom, Compagás, Favretto Mídia Exterior, Cresol, BB Garantia & Cobrança, Sicredi, Apolar Imóveis, Nex Energy, TK Elevadores, Porter, Rupp Portaria Inteligente, AZ Limp, Embrasp, Exclusive Tapetes, Kapazi, Naturalle e Quimilaus.

Programação do dia 24 de outubro

08h00 = Credenciamento e coffee-station

08h50 = Abertura do evento com Marcelo Baiak, co-fundador e presidente da AACEP

09h10 = 1ª palestra: A importância das associações no contexto regional e nacional. PRONAD veio para ficar. A importância do PRONAD. Participações de Marcelo Baiak (AACEP), Eduardo Zangari (AABIC), João Pedro Lowndes (ABADI), Renan Areias (PRONAD) e mediação de Maicon Guedes

10h10 = 2ª palestra = Eficiência energética em condomínios, ministrada por Roberto Corrêa (CEO Cogecom)

11h15 = 3ª palestra = Os 10 passos para o futuro – Como a administradora de condomínios vai vencer até 2030, ministrada por Odirley Rocha (diretor de Relacionamento da Porter)

13h30 = Retorno do almoço com show surpresa

14h15 = 4ª palestra = Da perda de clientes ao crescimento orgânico: O caminho para administradoras e síndicos de sucesso, com o empresário Leonardo Sankio

15h20 = 5ª palestra = Bairros planejados, tendências e vantagens, com a arquiteta e urbanista Yasmim de Nadai

16h25 = 6ª palestra = A jornada empreendedora – Como dominar o mercado, ministrada por Eduardo Palu de Córdova (CEO Market4u)

17h25 = 7ª palestra = A importância dos condomínios no desenvolvimento das cidades, ministrada por Guto Silva; Secretário de Estados das Cidades do Governo do Paraná

Sobre a AACEP

A Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP) congrega 31 administradoras associadas, que representam mais de 2.700 condomínios no estado do Paraná e onde vivem cerca de 740 mil pessoas.

A AACEP tem sede na capital paranaense e membros filiados em Curitiba, Campo Largo, Londrina, Ponta Grossa, Colombo, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu. A entidade atua para levar informações, profissionalismo à gestão condominial e busca novas administradoras nas cidades de médio porte do Paraná.

Crédito da foto: Freepik

EDITAL DE LEILÃO EXTRAJUDICIAL

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA – LEI nº 9.514/97

TIAGO TESSLER BLECHER, leiloeiro oficial inscrito na JUCESP n° 1.098, com escritório na Avenida Angélica, nº 672, sala 155, Santa Cecília, São Paulo/SP, CEP 01228-000, devidamente autorizado pelo credor fiduciário BANCO C6 S.A, com sede na Avenida Nove de Julho, nº 3.186, Jardim Paulista, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ nº 31.872.495/0001-72, nos termos da Cédula de Crédito Bancário nº 0010018330, firmada em 06 de outubro de 2022, no qual figuram como fiduciantes EVERSON DE OLIVEIRA BATISTA, brasileiro, empresário, casado, portador do RG nº 7.235.654-3-SESP-PRCPF nº 029.517.849-37, e sua mulher DANIELLE DO ROCIO INOCÊNCIO BATISTA, brasileira, empresária, portadora do RG nº 8.659.370-0-SESP-PR e CPF nº 034.125.279-47, residentes e domiciliados na Rua Andirá, n° 618, Pinheirinho, Curitiba/PR,

levará a PÚBLICO LEILÃO do tipo “MAIOR LANCE OU OFERTA”, na modalidade eletrônica online, através do website www.webleiloes.com.br, nos termos do artigo 27 e parágrafos da Lei 9.514/97, o imóvel abaixo descrito, com a propriedade consolidada em nome do credor fiduciário, de acordo com as seguintes disposições:


“CASA Nº 14 (quatorze), Tipo A, do RESIDENCIAL PORTAL DAS VIOLETAS, a situar-se à Rua Adel Raad, nº 74, nesta Cidade de Curitiba, será a nona unidade, terá frente para o acesso interno do Conjunto, será a nona unidade do lado direito, para quem adentrar ao Conjunto, em alvenaria, com um pavimento e terá área construída privativa de 30,84 m²área construída de uso comum (recreação coberta) de 5,1755 m², perfazendo a área construída total de 36,0155 m²; área de terreno de uso exclusivo de 122,65 m², sendo 30,84 m² de área de implantação da construção e 91,81 m² de área livre destinada para jardim e quintal, que somada à área de terreno de uso comum de 46,47 m², perfaz a quota de área de terreno de 169,12 m², correspondendo-lhe a referida fração ideal do solo de 0,033347, do terreno onde se construirá o Conjunto, constituído pelo Lote nº 23-A-2 (vinte e três “A” dois), resultante da subdivisão do Lote nº 23-A (vinte e três “A”), este da subdivisão do Lote nº 23 (vinte e três), da Planta HERDEIROS DE BORTOLO GUSSO, situado no Xaxim, nesta Cidade de Curitiba, localizado a 2,00 metros de distância da esquina com a Rua Bortolo Gusso, medindo 118,10 metros de frente para a Rua Adel Raad; pelo lado direito, de quem da referida rua olha o imóvel, mede 52,29 metros, em quatro linhas de 3,29 metros, 30,58 metros, 1,07 metro e 17,35 metros, confronta com o Lote nº 23-A-1, desta mesma subdivisão; pelo lado esquerdo mede 38,95 metros e confronta com o lote fiscal 024.000, e na linha dos fundos, onde mede 110,00 metros, confronta com o lote fiscal 057.001, fechando o perímetro e perfazendo a área total de 5.071,47 metros quadrados.

Indicação Fiscal: Setor 81, Quadra 377, Lote 035.013-4.


O PRIMEIRO LEILÃO se encerrará às 14h00 do dia 06 de novembro de 2025, com lance mínimo igual ou superior a R$1.008.369,00 (hum milhão, oito mil, trezentos e sessenta e nove reais), nos termos do art. 24, inciso VI, parágrafo único da Lei 9.514/97.

Caso não haja licitante em primeiro leilão, o SEGUNDO LEILÃO seguir-se-á sem interrupção, encerrando-se no dia 10 de novembro de 2025 às 14h00min, com lances não inferiores a R$714.000,00 (setecentos e quatorze mil reais), nos termos do artigo 27, §§2º e 3º da Lei 9.514/97.

AVALIAÇÃO DO BEM: R$1.008.369,00 (hum milhão, oito mil, trezentos e sessenta e nove reais), nos termos do art. 24, inciso VI, parágrafo único da Lei 9.514/97.


CONDIÇÕES GERAIS:
O edital completo encontra-se disponível no site do leiloeiro www.webleiloes.com.br, o qual o participante declara ter lido e concordado com os seus termos e condições ali estabelecidos.

O leilão será realizado exclusivamente na modalidade eletrônica online, não sendo permitida qualquer outra forma de apresentação de lances ou propostas, as quais serão inseridas digitalmente na página do imóvel.

A publicação deste edital supre eventual insucesso nas notificações e/ou intimações pessoais de todos os devedores e interessados, ficando-os intimados, caso não sejam localizados, sendo que ainda ficam cientes da alienação, não podendo alegar desconhecimento diante da publicidade em jornal de grande circulação.

O presente Edital pode ser publicado por extrato e em resumo, nos termos do art. 886 e 887 do Código de Processo Civil, não eximindo os interessados de acessar e se cientificar do presente Edital na íntegra, disponível nos termos já descritos.


São Paulo/SP, 03 de outubro de 2025.
TIAGO TESSLER BLECHER
Leiloeiro Oficial

Teatro Positivo passa a oferecer Wi-Fi gratuito

0

Viasoft Experience, que também faz parte da UP Experience, é outro espaço que oferece o benefício aos visitantes

A partir deste mês, o terceiro maior teatro do Brasil, o Teatro Positivo, passa a oferecer aos visitantes uma rede de Wi-Fi gratuita, que permite ao público se conectar e interagir durante os shows. O novo sistema já está disponível e pode ser acessado por quem acompanha as atrações do espaço artístico e cultural. Sempre repleta de atrações, a agenda deste ano contará ainda com o show dos 40 anos de carreira do vocalista do RPM, Paulo Ricardo, do grupo internacional Now United, do rei Roberto Carlos e do cantor americano Christopher Cross.

O Viasoft Experience, que também faz parte da UP Experience, infraestrutura de eventos localizada dentro do campus Ecoville da Universidade Positivo, é outro espaço que também oferece o benefício aos visitantes. Para utilizar, basta acessar a  rede “Teatro Positivo Wi-Fi” ou “Viasoft Wi-Fi” por meio dos QR codes distribuídos pelos ambientes. Em seguida, é necessário preencher um breve cadastro com nome, e-mail, telefone e CPF. Após a validação via SMS, o usuário terá acesso à rede. Vídeos informativos exibidos nos telões e campanhas nas redes sociais reforçam a novidade e orientam o público sobre a funcionalidade.

Com capacidade para 2.400 pessoas e reconhecido por sua estrutura moderna e eficiente, o Teatro Positivo é o maior teatro do Paraná e figura entre os mais modernos e bem equipados do país.  Já o Centro de Eventos Viasoft Experience destaca-se como um dos principais locais para realização de grandes feiras, exposições e eventos corporativos do estado.

“Nosso objetivo é aumentar ainda mais o conforto de quem frequenta os espaços, garantindo conectividade segura e fluida, sem complicações para o usuário. Somos o primeiro teatro do Paraná a oferecer Wi-Fi gratuito e isso é motivo de grande orgulho para nós”, destaca o diretor de Novos Negócios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que administra os locais, Eduardo Faria.

Sobre a UP Experience

A UP Experience é o maior e mais completo complexo cultural, esportivo e científico do Brasil. Responsável pela gestão dos espaços de locação de todas as instituições do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, a UP Experience é, hoje, parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do país, como um polo de acesso do grande público à cultura, esporte e conhecimento em todo o território brasileiro.

Praticar o bem é uma terapia gratificante. É a ‘voluntarioterapia’

0

*Jacir Venturi

Mais do que um gesto altruísta, o trabalho voluntário é uma experiência que humaniza quem recebe e engrandece quem oferece. É uma estrada com dois sentidos: de um lado, leva dignidade, autoestima e apoio concreto a quem precisa; do outro, devolve ao benfeitor algo ainda mais valioso: a transformação interior, a alegria genuína de ser útil. Não por acaso, é cada vez mais reconhecido pelas empresas como sinal de empatia, proatividade e inteligência emocional.

Surpreendente e encantadora é a alegria com que os voluntários relatam suas atividades, compartilhando uma energia positiva muito forte como se praticassem uma terapia gratificante: é a voluntarioterapia. Por quase cinco décadas, atuei como diretor de escola e professor. Ao longo desses anos, especialmente no contraturno das aulas, organizávamos saídas em ônibus com alunos e alunas, docentes e até pais, mães e responsáveis — todos voluntários —, para vivenciar uma realidade pouco conhecida por grande parte deles: passar uma tarde em uma escola pública da periferia, interagindo com os estudantes locais nas salas de aula, nos pátios e, mais enfaticamente, por meio de atividades esportivas e recreativas.

Outra iniciativa que realizávamos com frequência eram visitas a asilos, para pintar os muros, plantar heras epromover momentos de profunda humanização. Os estudantes cantavam músicas cuidadosamente ensaiadas — sucessos da juventude dos idosos —, encenavam pequenos jograis, aparavam unhas e cabelos, bem como levavam doações de alimentos e medicamentos. Aos professores e professoras, cabia a missão de contextualizar essas ações por meio de atividades escolares nos diversos componentes curriculares, transformando cada gesto solidário em aprendizado significativo.

Dessas ricas experiências, colhemos alguns depoimentos dos participantes, entre os quais jovens alunos e alunas:
* “Quando estou praticando o voluntariado, esqueço os meus problemas, até porque os meus problemas são pequenos diante da realidade que estou vivenciando.”
* “Saí da zona de conforto e arregacei as mangas. Estou cansada, mas feliz.”
* “Combate a tristeza e amplia a rede de amigos, e amigos generosos.”
* “Aprendi a ser mais humano e mais humilde.”
* “Levanta o ânimo e afasta os pensamentos ruins.”

Milhares de jovens vivem em uma torre de marfim, alheios às dores coletivas em seu blindado mundo — o universo de redes sociais, shoppings, clubes, games, festas glamourosas, condomínios, prédios-fortalezas e, o mais grave, escolas igualmente indiferentes às desigualdades que os cercam. Em geral, a juventude é generosa, mas carece de iniciativa e de uma consciência mais ampla deseu papel na transformação da realidade.

Numa pesquisa que realizamos com 1.900 alunos e alunas de três escolas de Curitiba, constatamos que apenas 8% dos jovens participavam de ações comunitárias, conquanto 71% gostariam de participar, mas não sabiam como. Assim, estamos muito aquém dos Estados Unidos (onde cerca de 43% dos jovens entre 16 e 24 anos já participaram de algum tipo de voluntariado formal) e da Europa (na qual países como Holanda, Alemanha e Suécia apresentam taxas superiores a 50%).

É imprescindível que o jovem se incorpore às práticas e à cultura de solidariedade na família, na escola ou na igreja, um aprendizado de cidadania, empatia e liderança, porque vai desenvolver habilidades interpessoais, ampliar a visão de mundo e tornar-se mais resiliente. O terceiro setor, que concentra atividades sem fins lucrativos, movimenta cerca de 4,27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é responsável por aproximadamente 6 milhões de ocupações, indo muito além da filantropia: é relevante, dá boa tração à economia e à transformação social.

Mesmo fazendo pouco, o trabalho comunitário enobrece, e o voluntário se torna mais colaborativo, estabelece bons relacionamentos, aprende a se doar, desenvolve mais rapidamente a liderança e deixa de se apequenar diante dasvicissitudes inerentes à vida. Belas e oportunas são as palavras do ícone maior do voluntariado, Madre Teresa de Calcutá: “Minhas ações podem ser pequenas, gotas no oceano. Mas sem essas gotas, o oceano seria menor.”

É preciso ser proativo, como o fabulativo beija-flor em contraponto ao egocêntrico elefante: era verão e o fogo crepitava feroz na floresta, levando o pesado elefante a fugir para o grande rio que permeava a floresta, enquanto os outros animais se puseram a debelar o incêndio. O beija-flor apanhava uma minúscula porção de água e a arremessava sobre as chamas, enquanto o elefante, com sua tromba avantajada, refestelava-se na segurança do rio. Este, ao observar a pequena ave colaborativa em suas idas e vindas, perguntou: “Meu amigo, que fazes? Não vês que de nada serve a tua ajuda?”. “Talvez sim”, respondeu o beija-flor, “mas o importante para mim é que estou fazendo a minha parte!”

Jacir J. Venturi foi professor e diretor de escola da Educação Básica e, como presidente do Sinepe/PR — entidade que congrega cerca de 1.800 escolas privadas do Paraná —, desenvolveu, com a participação de diretores de escolas e professores, centenas de ações voluntárias com os estudantes. É membro do Rotary Club Curitiba, além de Cidadão Honorário e Comendador de Curitiba.