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Inclusão em prática: curso de mercado financeiro abre novas perspectivas profissionais

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Iniciativa do Sicredi forma 29 alunos do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e reforça compromisso com igualdade de oportunidades

As trajetórias de Camila Aparecida Pacheco Simões, Karmiliany Bassani e Yussif Abou Haikal mostram que nunca é tarde — nem cedo demais — para recomeçar. Camila nasceu prematura, enfrentou 14 cirurgias e hoje sonha com certificações profissionais no setor financeiro. Karmiliany, deficiente auditiva e moradora de um assentamento quilombola, enxerga na educação a chance de transformar sua comunidade. Aposentado, Yussif voltou ao mercado de trabalho aos 60 anos e celebra a construção de uma nova carreira.

Esses são três dos 29 participantes que concluíram o curso Mercado Financeiro com certificação FBB 510, promovida pelo Sicredi em parceria com a Febraban Educação. Voltado a representantes de grupos minorizados, o programa amplia o acesso ao conhecimento e abre caminhos para a inclusão profissional. “A capacitação é ofertada a pessoas que representam o Brasil real, em todas as suas facetas, e proporciona um presente que não pode ser roubado: aprendizado”, ressalta o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Formação e impacto social

A cerimônia de certificação da quarta turma foi realizada em 26 de agosto, em Curitiba (PR), reunindo gestores, diretores e presidentes de 15 cooperativas da Central Sicredi PR/SP/RJ. Com quatro meses de duração e aulas noturnas no formato online mais 32 horas no formato presencial, o programa exigiu dedicação extra dos participantes.

Os conteúdos abordaram macroeconomia, sistema financeiro, matemática financeira, crédito, produtos bancários, além de técnicas de vendas e desenvolvimento de competências essenciais. A proposta une teoria e prática para garantir que os formandos estejam preparados para atuar em diferentes funções dessa área.

Histórias que inspiram

Segundo o IBGE, o Brasil já conta com 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Esse cenário exige que o mercado de trabalho se adapte a quem busca um segundo ciclo de carreira, como Yussif Abou Haikal. Hoje caixa na Sicredi Soma, em Sertãozinho (SP), ele relembra sua trajetória no campo financeiro há três décadas e festeja a possibilidade de retorno: “O convite para a formação foi a maior chave de virada da minha vida. Estou com 60 anos e achei que poderia ser um empecilho, mas o Sicredi me surpreendeu. Fui bem recebido e percebi que a idade não foi obstáculo.”

Do Sicredi Planalto das Águas, Karmiliany Bassani sonha em aplicar o conhecimento adquirido para transformar a realidade ao seu redor. Com perda auditiva significativa, já atua em projetos sociais da comunidade e considera a capacitação uma abertura para multiplicar iniciativas: “Sempre tive curiosidade pelo sistema financeiro e o curso superou minhas expectativas. Quero unir o que aprendi no Sicredi às iniciativas da minha mãe, que participou de um programa de Economia Solidária. Também penso em fortalecer projetos sociais já existentes.”

Camila Aparecida Pacheco Simões, do Sicredi Soma, vê a experiência como o início  de um caminho promissor. Formada em Administração, planeja conquistar novas certificações para consolidar sua atuação no mercado financeiro: “A sementinha foi plantada, agora precisamos colher essa semente e gerar frutos.”

Educação que transforma

“As melhores escolhas são as que beneficiam todas as pessoas. E são ações como essa  que moldam um setor financeiro inovador e inclusivo”, ressalta a analista de soluções educacionais da Febraban Educação, Aline Almeida Lima. Mais do que preparar novos talentos, o programa de formação financeira reafirma o compromisso do cooperativismo em ampliar oportunidades e valorizar o potencial humano em todas as suas dimensões. 


Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui
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Curitiba sedia o maior congresso de administração de condomínios do Paraná

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Curitiba sedia o maior congresso de administração de condomínios do Paraná

Evento debate práticas e inovações para o setor; tendência é que haja cada vez mais condomínios no Brasil; administração exige profissionalismo e eficiência

Curitiba vai sediar o maior congresso de administração condominial do Paraná e um dos principais do Brasil. O 5º Meeting Condo Station acontecerá no dia 24 de outubro, das 8h às 19h, no Centro de Eventos da FIEP (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico).

As inscrições já estão abertas, custam R$ 35 por pessoa (incluso brunch, coffee-break e confraternização no local) e podem ser feitas pelo Sympla https://encurtador.com.br/cUcQR O evento terá palestras, feira de fornecedores, painéis de discussão, apresentações com as principais inovações, tecnologias, aspectos jurídicos e tendências da área.

São esperados cerca de 350 participantes entre síndicos, administradores, moradores, gestores, contadores, advogados e especialistas do setor para uma experiência de aprendizado e networking.

Mercado em expansão

O mercado condominial brasileiro vive um momento de forte expansão. De acordo com os dados do Censo 2022: Características dos domicílios – Resultados do universo, feito pelo IBGE, 26 milhões de moradores residem em apartamentos. Se considerar o conjunto de casas, sobrados, espaços comerciais, mistos e industriais, os números são ainda bem maiores.

“A tendência é que haja cada vez mais condomínios no país – especialmente nas médias e grandes cidades – com facilidades para que moradores evitem deslocamentos e façam tudo o que precisam no local em que residem; seja comprar no mercado, cuidar dos pets, ir às academias, passear com os filhos, ter o lazer com a família, reunir os amigos, trabalhar remotamente”, explica Claudio Marcelo Baiak, presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP).

Segundo informações da Receita Federal, existem cerca de 500 mil condomínios registrados na base de dados, que somam aproximadamente R$ 60 bilhões por ano, somente em taxas. Apesar de não haver dados oficiais, a expectativa é que a receita anual movimentada pelos condomínios brasileiros chegue a R$ 800 bilhões.

Setor exige profissionalização

E para lidar com essas cifras grandiosas e a infinidade de pessoas que residem, trabalham ou transitam nesses ambientes coletivos, a profissionalização e a gestão eficiente se tornam cada vez mais necessárias.

“Administrar um condomínio exige muito preparo e isso não é para amadores. É necessário entender todas as leis que envolvem o local, fazer planejamento financeiro, prestar contas, ter bons prestadores de serviços, usar a tecnologia no dia a dia, ter boa comunicação, oferecer segurança, conforto e lidar com as pessoas com ética e transparência”, ressalta Baiak.

Diálogo construtivo

O 5º Meeting Condo Station é organizado pela AACEP; entidade que congrega 31 administradoras associadas, que representam mais de 2.700 condomínios no estado do Paraná e onde vivem cerca de 740 mil pessoas.

“Desde a primeira edição, em 2021, o meeting é um grande sucesso e causa muita repercussão positiva no segmento. Vamos promover um diálogo entre profissionais e representantes da área e priorizar temas de grande visibilidade e recorrência diária”, destaca o presidente da AACEP.

O evento tem como patrocinadores as empresas Cogecom, Compagás, Favretto Mídia Exterior, Cresol, BB Garantia & Cobrança, Sicredi, Apolar Imóveis, Nex Energy, TK Elevadores, Porter, Rupp Portaria Inteligente, AZ Limp, Embrasp, Exclusive Tapetes, Kapazi, Naturalle e Quimilaus.

Programação do dia 24 de outubro

08h00 = Credenciamento e coffee-station

08h50 = Abertura do evento com Marcelo Baiak, co-fundador e presidente da AACEP

09h10 = 1ª palestra: A importância das associações no contexto regional e nacional. PRONAD veio para ficar. A importância do PRONAD. Participações de Marcelo Baiak (AACEP), Eduardo Zangari (AABIC), João Pedro Lowndes (ABADI), Renan Areias (PRONAD) e mediação de Maicon Guedes

10h10 = 2ª palestra = Eficiência energética em condomínios, ministrada por Roberto Corrêa (CEO Cogecom)

11h15 = 3ª palestra = Os 10 passos para o futuro – Como a administradora de condomínios vai vencer até 2030, ministrada por Odirley Rocha (diretor de Relacionamento da Porter)

13h30 = Retorno do almoço com show surpresa

14h15 = 4ª palestra = Da perda de clientes ao crescimento orgânico: O caminho para administradoras e síndicos de sucesso, com o empresário Leonardo Sankio

15h20 = 5ª palestra = Bairros planejados, tendências e vantagens, com a arquiteta e urbanista Yasmim de Nadai

16h25 = 6ª palestra = A jornada empreendedora – Como dominar o mercado, ministrada por Eduardo Palu de Córdova (CEO Market4u)

17h25 = 7ª palestra = A importância dos condomínios no desenvolvimento das cidades, ministrada por Guto Silva; Secretário de Estados das Cidades do Governo do Paraná

Sobre a AACEP

A Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP) congrega 31 administradoras associadas, que representam mais de 2.700 condomínios no estado do Paraná e onde vivem cerca de 740 mil pessoas.

A AACEP tem sede na capital paranaense e membros filiados em Curitiba, Campo Largo, Londrina, Ponta Grossa, Colombo, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu. A entidade atua para levar informações, profissionalismo à gestão condominial e busca novas administradoras nas cidades de médio porte do Paraná.

Crédito da foto: Freepik

EDITAL DE LEILÃO EXTRAJUDICIAL

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA – LEI nº 9.514/97

TIAGO TESSLER BLECHER, leiloeiro oficial inscrito na JUCESP n° 1.098, com escritório na Avenida Angélica, nº 672, sala 155, Santa Cecília, São Paulo/SP, CEP 01228-000, devidamente autorizado pelo credor fiduciário BANCO C6 S.A, com sede na Avenida Nove de Julho, nº 3.186, Jardim Paulista, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ nº 31.872.495/0001-72, nos termos da Cédula de Crédito Bancário nº 0010018330, firmada em 06 de outubro de 2022, no qual figuram como fiduciantes EVERSON DE OLIVEIRA BATISTA, brasileiro, empresário, casado, portador do RG nº 7.235.654-3-SESP-PRCPF nº 029.517.849-37, e sua mulher DANIELLE DO ROCIO INOCÊNCIO BATISTA, brasileira, empresária, portadora do RG nº 8.659.370-0-SESP-PR e CPF nº 034.125.279-47, residentes e domiciliados na Rua Andirá, n° 618, Pinheirinho, Curitiba/PR,

levará a PÚBLICO LEILÃO do tipo “MAIOR LANCE OU OFERTA”, na modalidade eletrônica online, através do website www.webleiloes.com.br, nos termos do artigo 27 e parágrafos da Lei 9.514/97, o imóvel abaixo descrito, com a propriedade consolidada em nome do credor fiduciário, de acordo com as seguintes disposições:


“CASA Nº 14 (quatorze), Tipo A, do RESIDENCIAL PORTAL DAS VIOLETAS, a situar-se à Rua Adel Raad, nº 74, nesta Cidade de Curitiba, será a nona unidade, terá frente para o acesso interno do Conjunto, será a nona unidade do lado direito, para quem adentrar ao Conjunto, em alvenaria, com um pavimento e terá área construída privativa de 30,84 m²área construída de uso comum (recreação coberta) de 5,1755 m², perfazendo a área construída total de 36,0155 m²; área de terreno de uso exclusivo de 122,65 m², sendo 30,84 m² de área de implantação da construção e 91,81 m² de área livre destinada para jardim e quintal, que somada à área de terreno de uso comum de 46,47 m², perfaz a quota de área de terreno de 169,12 m², correspondendo-lhe a referida fração ideal do solo de 0,033347, do terreno onde se construirá o Conjunto, constituído pelo Lote nº 23-A-2 (vinte e três “A” dois), resultante da subdivisão do Lote nº 23-A (vinte e três “A”), este da subdivisão do Lote nº 23 (vinte e três), da Planta HERDEIROS DE BORTOLO GUSSO, situado no Xaxim, nesta Cidade de Curitiba, localizado a 2,00 metros de distância da esquina com a Rua Bortolo Gusso, medindo 118,10 metros de frente para a Rua Adel Raad; pelo lado direito, de quem da referida rua olha o imóvel, mede 52,29 metros, em quatro linhas de 3,29 metros, 30,58 metros, 1,07 metro e 17,35 metros, confronta com o Lote nº 23-A-1, desta mesma subdivisão; pelo lado esquerdo mede 38,95 metros e confronta com o lote fiscal 024.000, e na linha dos fundos, onde mede 110,00 metros, confronta com o lote fiscal 057.001, fechando o perímetro e perfazendo a área total de 5.071,47 metros quadrados.

Indicação Fiscal: Setor 81, Quadra 377, Lote 035.013-4.


O PRIMEIRO LEILÃO se encerrará às 14h00 do dia 06 de novembro de 2025, com lance mínimo igual ou superior a R$1.008.369,00 (hum milhão, oito mil, trezentos e sessenta e nove reais), nos termos do art. 24, inciso VI, parágrafo único da Lei 9.514/97.

Caso não haja licitante em primeiro leilão, o SEGUNDO LEILÃO seguir-se-á sem interrupção, encerrando-se no dia 10 de novembro de 2025 às 14h00min, com lances não inferiores a R$714.000,00 (setecentos e quatorze mil reais), nos termos do artigo 27, §§2º e 3º da Lei 9.514/97.

AVALIAÇÃO DO BEM: R$1.008.369,00 (hum milhão, oito mil, trezentos e sessenta e nove reais), nos termos do art. 24, inciso VI, parágrafo único da Lei 9.514/97.


CONDIÇÕES GERAIS:
O edital completo encontra-se disponível no site do leiloeiro www.webleiloes.com.br, o qual o participante declara ter lido e concordado com os seus termos e condições ali estabelecidos.

O leilão será realizado exclusivamente na modalidade eletrônica online, não sendo permitida qualquer outra forma de apresentação de lances ou propostas, as quais serão inseridas digitalmente na página do imóvel.

A publicação deste edital supre eventual insucesso nas notificações e/ou intimações pessoais de todos os devedores e interessados, ficando-os intimados, caso não sejam localizados, sendo que ainda ficam cientes da alienação, não podendo alegar desconhecimento diante da publicidade em jornal de grande circulação.

O presente Edital pode ser publicado por extrato e em resumo, nos termos do art. 886 e 887 do Código de Processo Civil, não eximindo os interessados de acessar e se cientificar do presente Edital na íntegra, disponível nos termos já descritos.


São Paulo/SP, 03 de outubro de 2025.
TIAGO TESSLER BLECHER
Leiloeiro Oficial

Teatro Positivo passa a oferecer Wi-Fi gratuito

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Viasoft Experience, que também faz parte da UP Experience, é outro espaço que oferece o benefício aos visitantes

A partir deste mês, o terceiro maior teatro do Brasil, o Teatro Positivo, passa a oferecer aos visitantes uma rede de Wi-Fi gratuita, que permite ao público se conectar e interagir durante os shows. O novo sistema já está disponível e pode ser acessado por quem acompanha as atrações do espaço artístico e cultural. Sempre repleta de atrações, a agenda deste ano contará ainda com o show dos 40 anos de carreira do vocalista do RPM, Paulo Ricardo, do grupo internacional Now United, do rei Roberto Carlos e do cantor americano Christopher Cross.

O Viasoft Experience, que também faz parte da UP Experience, infraestrutura de eventos localizada dentro do campus Ecoville da Universidade Positivo, é outro espaço que também oferece o benefício aos visitantes. Para utilizar, basta acessar a  rede “Teatro Positivo Wi-Fi” ou “Viasoft Wi-Fi” por meio dos QR codes distribuídos pelos ambientes. Em seguida, é necessário preencher um breve cadastro com nome, e-mail, telefone e CPF. Após a validação via SMS, o usuário terá acesso à rede. Vídeos informativos exibidos nos telões e campanhas nas redes sociais reforçam a novidade e orientam o público sobre a funcionalidade.

Com capacidade para 2.400 pessoas e reconhecido por sua estrutura moderna e eficiente, o Teatro Positivo é o maior teatro do Paraná e figura entre os mais modernos e bem equipados do país.  Já o Centro de Eventos Viasoft Experience destaca-se como um dos principais locais para realização de grandes feiras, exposições e eventos corporativos do estado.

“Nosso objetivo é aumentar ainda mais o conforto de quem frequenta os espaços, garantindo conectividade segura e fluida, sem complicações para o usuário. Somos o primeiro teatro do Paraná a oferecer Wi-Fi gratuito e isso é motivo de grande orgulho para nós”, destaca o diretor de Novos Negócios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que administra os locais, Eduardo Faria.

Sobre a UP Experience

A UP Experience é o maior e mais completo complexo cultural, esportivo e científico do Brasil. Responsável pela gestão dos espaços de locação de todas as instituições do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, a UP Experience é, hoje, parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do país, como um polo de acesso do grande público à cultura, esporte e conhecimento em todo o território brasileiro.

Praticar o bem é uma terapia gratificante. É a ‘voluntarioterapia’

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*Jacir Venturi

Mais do que um gesto altruísta, o trabalho voluntário é uma experiência que humaniza quem recebe e engrandece quem oferece. É uma estrada com dois sentidos: de um lado, leva dignidade, autoestima e apoio concreto a quem precisa; do outro, devolve ao benfeitor algo ainda mais valioso: a transformação interior, a alegria genuína de ser útil. Não por acaso, é cada vez mais reconhecido pelas empresas como sinal de empatia, proatividade e inteligência emocional.

Surpreendente e encantadora é a alegria com que os voluntários relatam suas atividades, compartilhando uma energia positiva muito forte como se praticassem uma terapia gratificante: é a voluntarioterapia. Por quase cinco décadas, atuei como diretor de escola e professor. Ao longo desses anos, especialmente no contraturno das aulas, organizávamos saídas em ônibus com alunos e alunas, docentes e até pais, mães e responsáveis — todos voluntários —, para vivenciar uma realidade pouco conhecida por grande parte deles: passar uma tarde em uma escola pública da periferia, interagindo com os estudantes locais nas salas de aula, nos pátios e, mais enfaticamente, por meio de atividades esportivas e recreativas.

Outra iniciativa que realizávamos com frequência eram visitas a asilos, para pintar os muros, plantar heras epromover momentos de profunda humanização. Os estudantes cantavam músicas cuidadosamente ensaiadas — sucessos da juventude dos idosos —, encenavam pequenos jograis, aparavam unhas e cabelos, bem como levavam doações de alimentos e medicamentos. Aos professores e professoras, cabia a missão de contextualizar essas ações por meio de atividades escolares nos diversos componentes curriculares, transformando cada gesto solidário em aprendizado significativo.

Dessas ricas experiências, colhemos alguns depoimentos dos participantes, entre os quais jovens alunos e alunas:
* “Quando estou praticando o voluntariado, esqueço os meus problemas, até porque os meus problemas são pequenos diante da realidade que estou vivenciando.”
* “Saí da zona de conforto e arregacei as mangas. Estou cansada, mas feliz.”
* “Combate a tristeza e amplia a rede de amigos, e amigos generosos.”
* “Aprendi a ser mais humano e mais humilde.”
* “Levanta o ânimo e afasta os pensamentos ruins.”

Milhares de jovens vivem em uma torre de marfim, alheios às dores coletivas em seu blindado mundo — o universo de redes sociais, shoppings, clubes, games, festas glamourosas, condomínios, prédios-fortalezas e, o mais grave, escolas igualmente indiferentes às desigualdades que os cercam. Em geral, a juventude é generosa, mas carece de iniciativa e de uma consciência mais ampla deseu papel na transformação da realidade.

Numa pesquisa que realizamos com 1.900 alunos e alunas de três escolas de Curitiba, constatamos que apenas 8% dos jovens participavam de ações comunitárias, conquanto 71% gostariam de participar, mas não sabiam como. Assim, estamos muito aquém dos Estados Unidos (onde cerca de 43% dos jovens entre 16 e 24 anos já participaram de algum tipo de voluntariado formal) e da Europa (na qual países como Holanda, Alemanha e Suécia apresentam taxas superiores a 50%).

É imprescindível que o jovem se incorpore às práticas e à cultura de solidariedade na família, na escola ou na igreja, um aprendizado de cidadania, empatia e liderança, porque vai desenvolver habilidades interpessoais, ampliar a visão de mundo e tornar-se mais resiliente. O terceiro setor, que concentra atividades sem fins lucrativos, movimenta cerca de 4,27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é responsável por aproximadamente 6 milhões de ocupações, indo muito além da filantropia: é relevante, dá boa tração à economia e à transformação social.

Mesmo fazendo pouco, o trabalho comunitário enobrece, e o voluntário se torna mais colaborativo, estabelece bons relacionamentos, aprende a se doar, desenvolve mais rapidamente a liderança e deixa de se apequenar diante dasvicissitudes inerentes à vida. Belas e oportunas são as palavras do ícone maior do voluntariado, Madre Teresa de Calcutá: “Minhas ações podem ser pequenas, gotas no oceano. Mas sem essas gotas, o oceano seria menor.”

É preciso ser proativo, como o fabulativo beija-flor em contraponto ao egocêntrico elefante: era verão e o fogo crepitava feroz na floresta, levando o pesado elefante a fugir para o grande rio que permeava a floresta, enquanto os outros animais se puseram a debelar o incêndio. O beija-flor apanhava uma minúscula porção de água e a arremessava sobre as chamas, enquanto o elefante, com sua tromba avantajada, refestelava-se na segurança do rio. Este, ao observar a pequena ave colaborativa em suas idas e vindas, perguntou: “Meu amigo, que fazes? Não vês que de nada serve a tua ajuda?”. “Talvez sim”, respondeu o beija-flor, “mas o importante para mim é que estou fazendo a minha parte!”

Jacir J. Venturi foi professor e diretor de escola da Educação Básica e, como presidente do Sinepe/PR — entidade que congrega cerca de 1.800 escolas privadas do Paraná —, desenvolveu, com a participação de diretores de escolas e professores, centenas de ações voluntárias com os estudantes. É membro do Rotary Club Curitiba, além de Cidadão Honorário e Comendador de Curitiba.

Novos equipamentos de anestesia com tecnologia avançada garantem maior segurança para pacientes e equipe clínica

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No Hospital São Vicente, aparelhos recém-instalados possibilitam respostas ainda mais rápidas e precisas durante procedimentos cirúrgicos 

Um procedimento cirúrgico com anestesia geral sempre traz alguma ansiedade para pacientes e familiares. Para tornar esse processo mais seguro e previsível, hospitais têm investido em aparelhos cada vez mais modernos. Em Curitiba, o Hospital São Vicente adquiriu, com apoio de recursos da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), novos equipamentos com tecnologia de última geração que aliam segurança, eficiência clínica e sustentabilidade.

“Estamos falando de um avanço importante na nossa missão de oferecer um cuidado cada vez mais seguro e eficiente. Com sistemas inteligentes de monitoramento e recursos avançados conseguimos melhorar a tomada de decisão clínica e garantir uma anestesia mais confortável para o paciente, com menos riscos e uma recuperação mais rápida”, destaca Charles London, médico neurocirurgião e Diretor Geral do Grupo Hospitalar São Vicente.

A anestesia é uma técnica médica indispensável, que permite a realização de procedimentos com conforto e segurança, bloqueando a dor e mantendo o paciente estável durante toda a intervenção. No caso da anestesia geral, são utilizados medicamentos como hipnóticos, opioides e relaxantes musculares, sempre com o objetivo de garantir analgesia, conforto e segurança respiratória.

Apesar dos avanços, o procedimento ainda é cercado por mitos, como o temor de que o paciente possa acordar durante a cirurgia ou que a anestesia represente um risco elevado. “Além dos avanços tecnológicos, atuamos para reduzir ao máximo qualquer risco, com consultas pré-anestésicas, exames e levantamento de informações que antecipem condições clínicas que mereçam atenção especial, aplicando o protocolo de cirurgia segura”, explica o Diretor Clínico e anestesista, Dr. Tiago Rosset.

Tecnologia a serviço da precisão

Com interface moderna, telas personalizáveis e ferramentas de apoio à decisão, o novo equipamento Dräger Atlan 350 proporciona uma visão clara e precisa do estado clínico do paciente, permitindo respostas rápidas e mais seguras durante as cirurgias. O monitoramento mais preciso e automatizado permite que o anestesista foque, de forma mais estratégica, na resposta clínica do paciente, o que contribui para melhores desfechos cirúrgicos e operacionais.

A tecnologia também contribui para a redução do uso de anestésicos e gases medicinais. O sistema de ventilação de baixo fluxo e a recirculação inteligente de gases reduzem o desperdício de insumos, promovem economia e ajudam na recuperação mais rápida do paciente, além de diminuir o tempo de permanência na UTI.

A segurança operacional é reforçada por sistemas automáticos de calibração e manutenção, que realizam testes diários em sensores de oxigênio e fluxo, válvulas, baterias e detecção de vazamentos. “São recursos que reduzem falhas, aumentam a vida útil do equipamento e oferecem mais previsibilidade para a Engenharia Clínica, responsável por manter o parque tecnológico em condições ideais de uso”, reforça.

Sobre o Hospital São Vicente

O Hospital São Vicente é um hospital tradicional de Curitiba, há 86 anos em funcionamento, e possui o mais alto padrão de qualidade certificado pela Organização Nacional de Acreditação como Hospital de Excelência. Em uma estrutura moderna, conta com pronto atendimento 24 horas, centros médicos e serviços de diagnóstico e tratamento, centro de ortopedia, centro cirúrgico, e UTI. Possui Certificação em Nível A para Transplantes Hepáticos e Renais – Ministério da Saúde: Reconhecimento pela excelência e segurança nos procedimentos de transplante, consolidando sua posição como referência em transplantes de alta complexidade. Acreditação ONA Nível 3 e classificação Ouro no Programa Segurança em Alta da Unimed.  Seu programa de Residência Médica é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

Curitiba mantém ritmo forte no mercado imobiliário de luxo no 2º trimestre de 2025

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Estoques em queda e imóveis em valorização destacam a capital paranaense na construção civil; sustentabilidade e inovação marcam os lançamentos

Curitiba vive um momento de forte valorização no mercado imobiliário, com destaque para o segmento de alto padrão. A capital paranaense está entre as quatro cidades brasileiras onde o valor médio do metro quadrado de imóveis de luxo ultrapassou R$ 20 mil, segundo a Abrainc – reflexo de uma demanda crescente e qualificada.

O setor de imóveis de luxo já representa, em média, 28% do Valor Geral de Vendas (VGV) nas 10 maiores cidades do país, e Curitiba tem sido protagonista nesse cenário. Dados da Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Ademi-PR, mostram que o estoque de imóveis na cidade caiu 12% no 2º trimestre de 2025, acompanhando o ritmo acelerado de vendas.

A valorização dos imóveis residenciais em Curitiba foi de 9,7% em 2024, segundo o Secovi-PR, colocando a cidade à frente de capitais como Porto Alegre e Belo Horizonte. Já o índice FipeZap confirma Curitiba entre as 10 capitais com maior valorização acumulada nos últimos dois anos.

De acordo com o Índice de Demanda Imobiliária (IDI), Curitiba, ao lado de Goiânia e São Paulo, liderou a procura por imóveis no segundo trimestre de 2025 nas faixas de renda econômica (até R$ 12 mil), média (de R$ 12 mil a R$ 24 mil) e alta (acima de R$ 24 mil). Com infraestrutura de ponta, qualidade de vida elevada e projetos cada vez mais sofisticados, Curitiba se consolida como polo estratégico para o mercado imobiliário de luxo, atraindo tanto investidores quanto compradores de alto padrão. Nesse cenário, a GT Building anuncia a entrega do Casa Milano, localizado em um dos principais cartões-postais da cidade. 

O empreendimento, localizado no bairro Champagnat, possui 90 unidades e um rooftop com vista para o Parque Barigui. Com 142,40 metros de altura, está entre os cinco prédios mais altos de Curitiba. Os apartamentos variam de duas a quatro suítes, com áreas privativas entre 125 m² a 320 m². “O Casa Milano reforça a identidade da GT Building, que tem em seu DNA criar empreendimentos que valorizam a localização e oferecem amplas e diferenciadas”, afirma o diretor de incorporação, Marcello Malucelli Thá. 

O projeto superou as expectativas com 93% das unidades comercializadas. A arquitetura é assinada pelo escritório GP Arquitetura, o paisagismo leva a assinatura de Marcelo Calixto, os interiores foram desenvolvidos pelo estúdio de Jayme Bernardo e o projeto luminotécnico é de Regina Bruni. “Projetar um edifício é assumir a responsabilidade de criar mais um marco para a cidade. O Casa Milano traduz inovação, sofisticação e contemporaneidade na forma de viver e experimentar a arquitetura”, observa  Gustavo Pinto, da GP Arquitetura.

Para Jayme Bernardo, arquiteto de renome nacional e internacional, os interiores foram inspirados nos palacetes de Milão. Os revestimentos são exclusivos da Versace Ceramics, produzidos pela Gardenia Orchidea, presentes em áreas comuns e nos banheiros das suítes master. “Nosso objetivo foi aproximar o contemporâneo do clássico e criar ambientes que traduzem a elegância italiana em um empreendimento sustentável e atual”, completa Marcello.

Certificação sustentável

Com foco em obter a certificação do Green Building Council (GBC Brasil), a GT Building, que já detém cinco selos em outros empreendimentos, adota práticas sustentáveis desde a fundação da obra, como redução de resíduos destinados a aterros, conservação de energia e água e menor emissão de gases de efeito estufa. “O Casa Milano consome menos energia, gera parte da própria eletricidade com sistema fotovoltaico, assegura conforto térmico que reduz o uso de ar-condicionado e reaproveita água da chuva para limpeza, espelhos d’água e irrigação dos jardins, sem abrir mão do conforto dos moradores”, destaca Guido Petinelli, responsável pelo projeto de sustentabilidade.

Ambientes com tecnologia

O empreendimento incorpora, também, soluções automatizadas: elevador privativo, acesso por biometria, automação de iluminação e persianas, ambientes controlados por aplicativo e comando de voz, sensores de detecção de gases, isolamento acústico entre pisos e vidros duplos.

Cada unidade dispõe de ponto de recarga para veículos elétricos, oficina e lava car, além de espaço para pequenos reparos em bicicletas. No térreo, estão piscina descoberta, brinquedoteca, espaço fitness, salão de festas, quadra esportiva e piscina coberta com correnteza. 

Sicredi neutraliza 27 mil toneladas de carbono calculadas em seu Inventário de Emissões

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A iniciativa abrange as emissões apuradas em 2024 e as projetadas para 2025, considerando as sedes administrativas e agências em todo o Brasil, reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9,5 milhões de associados, neutralizou 27 mil toneladas de gases de efeito estufa referentes às suas operações de sedes administrativas e de agências em 2024, além de antecipar a compensação das emissões previstas para 2025.

A compensação foi viabilizada por meio do apoio a sete projetos de crédito de carbono localizados nas cinco regiões do Brasil, incluindo iniciativas de tratamento de resíduos sólidos e captura de biogás no Rio Grande do Sul e em São Paulo, até o uso de insumos renováveis como caroço de açaí, casca de arroz, poda de caju e casca de coco em fábricas de cerâmica no Pará, Tocantins e Pernambuco.

Há ainda projetos de geração de energia renovável em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, que reduzem emissões de gases de efeito estufa, estimulam a economia local e trazem benefícios sociais, como investimentos em educação, infraestrutura e tecnologia, além da proteção de biomas como a Caatinga e o Cerrado.

“Como instituição financeira cooperativa, temos a sustentabilidade em nossa essência. A neutralização faz parte de nossa estratégia climática e reforça nosso compromisso em apoiar iniciativas que geram impacto socioambiental positivo e fortalecem as comunidades. Também entendemos que a resiliência às mudanças climáticas requer preparação e adaptação do negócio. Nesse sentido, temos intensificado os nossos esforços em integrar a sustentabilidade às nossas operações e planejamento estratégico”, afirma Alexandre Barbosa, diretor executivo de Estratégia, Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi.

“Como parte desse trabalho, realizamos a primeira mensuração de emissões de gases de efeito estufa das atividades que financiamos, divulgando estes resultados publicamente em nosso Relatório de Sustentabilidade 2024”, completa o executivo.

Economia Verde

O Sicredi está comprometido com a promoção de uma economia verde e sustentável, oferecendo aos seus associados produtos e serviços financeiros que possibilitam a baixa emissão de carbono, a eficiência no uso dos recursos e a inclusão social.

Ao final do primeiro trimestre deste ano, a carteira verde do Sicredi atingiu R$ 58,8 bilhões para apoiar a transição dos associados rumo a uma economia de baixo carbono. Desse total, R$ 9,5 bilhões foram direcionados a mulheres empreendedoras, R$ 8,9 bilhões para iniciativas da agricultura de baixo carbono e R$ 6,67 bilhões especificamente para mulheres atuantes no agronegócio.

Em 2024, foram concedidos mais de R$ 670 milhões em linhas de financiamento sustentáveis, apoiando empresas na adoção de equipamentos e estruturas para reduzir o consumo de energia, além da implementação de tecnologias voltadas ao uso de fontes alternativas.

Para saber mais sobre mensuração de emissões, neutralização e soluções que contribuem para uma sociedade mais sustentável, acesse o nosso site.


Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui  

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Nextcomm é indicada para o Ranking 100 Open Startups

A Nextcomm, empresa paranaense especializada em soluções inovadoras para comunicação corporativa, foi indicada ao Open Innovation Awards – Edição Especial Campeãs da Década, que marca a 10ª edição do Ranking 100 Open Startups. A companhia figura entre as finalistas na categoria TOP Customer Service, reconhecimento do protagonismo em práticas de inovação aberta e à criação de conexões entre startups e grandes empresas. O anúncio dos vencedores está marcado para 17 de novembro.
Realizado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups é o principal levantamento de inovação aberta da América Latina. A iniciativa mede o volume e a relevância das parcerias entre corporações e startups, e já registrou bilhões de reais em negócios gerados. Na edição de 2025, o prêmio celebrará uma década de atuação.
Para o CEO da Nextcomm, Luiz Carlos Santin Junior, a indicação confirma o papel da empresa na transformação digital das relações entre negócios e clientes. “Ser finalista no Ranking 100 Open Startups é o reconhecimento de que estamos aplicando inteligência artificial e comunicação integrada de forma prática, gerando resultados reais para as empresas. É uma conquista coletiva que reflete o trabalho do nosso time e o valor das parcerias com grandes corporações”, afirma.
Fundada em 2008 em Curitiba (PR), a Nextcomm desenvolve plataformas de comunicação que integram telefonia, WhatsApp e inteligência artificial. Entre os produtos lançados em 2025 estão: o Next_Ai, uma assistente de voz que ouve, entende e responde em tempo real a chamadas telefônicas; e o Next_CRM, que inclui soluções omnichannel como o Next_Chat, com agentes de inteligência artificial integrados que auxiliam o atendimento e potencializam o contato das empresas com seus clientes.
Desde 2024, a Nextcomm faz parte do Hall das principais empresas inovadoras do Paraná e integra a Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que conecta startups e corporações em projetos de inovação aberta.
A cerimônia de premiação da 10ª edição do Open Innovation Awards ocorrerá em São Paulo (SP), em 17 de novembro. Mais informações estão disponíveis no site oficial do Ranking 100 Open Startups: https://www.openstartups.net/site/ranking/index.html

Quatro habilidades que seu filho desenvolve na Educação Infantil

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Primeira infância é o melhor momento para desenvolver e alcançar todo o potencial; saiba como acompanhar e favorecer o desenvolvimento integral da criança

Do ambiente de casa, em que o convívio costuma se restringir aos familiares, ao espaço da escola, com muitos colegas e professores, o universo infantil se expande imensamente. É ali, entre brincadeiras e atividades pedagógicas, que a criança pode explorar seus próprios limites e descobrir novos interesses, mesmo quando ainda bem pequenas.

A primeira infância, que vai de zero a seis anos de idade, é uma etapa marcada por importantes transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais, sendo a base para futuras aprendizagens. Condições adequadas de nutrição, cuidado, afeto, estímulos e interações são fundamentais para a criança se desenvolver plenamente, permitindo que ela explore e assimile o mundo ao redor. Ao frequentar as instituições de Educação Infantil, passa a conhecer um mundo que vai além de seu núcleo familiar: faz amigos, aprende a conviver, realiza descobertas. As competências socioemocionais, por exemplo, são indispensáveis para toda a vida e um bom momento para desenvolvê-las é justamente a primeira infância. Não à toa, elas estão presentes nas dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O papel da escola é fundamental nessa etapa, pois oferece ambientes ricos em brincadeiras e atividades diversas. Além de promover a socialização e a autonomia, também favorece o estabelecimento de vínculos afetivos. Pais e familiares, por sua vez, também têm papel importante: ao estenderem os estímulos e cuidados oferecidos na escola para o ambiente familiar, garantem a continuidade e a consolidação do desenvolvimento pleno da criança.

Para a coordenadora editorial do Sistema de Ensino Name, Patricia Waltiach, é muito importante criar ambientes organizados, afetivos, seguros e ricos em estímulos lúdicos (brinquedos, músicas, histórias) que promovam o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. “Seja em casa ou nas instituições de Educação Infantil, é preciso garantir espaço de respeito à criança e valorização de suas formas de pensar e sentir. A brincadeira destaca-se como principal meio de expressão e aprendizagem para bebês e crianças pequenas e, por isso, precisa ser sempre privilegiada”, ressalta. Para que os pais possam entender, acompanhar e colaborar com o desenvolvimento integral da criança, ela explica quatro habilidades que as crianças podem desenvolver já na Educação Infantil e lembra que essas habilidades não se desenvolvem de maneira fragmentada, mas de forma interdependente.

  1. Habilidades cognitivas

Atenção, memória e resolução de problemas são capacidades que precisam ser estimuladas desde cedo. “Atividades como quebra-cabeças, jogos de memória que envolvam cores e formas, por exemplo, e leitura de livros próprios para a idade ajudam a promover o desenvolvimento cognitivo”, orienta Patricia. Essas atividades também podem ser feitas em casa, de uma forma lúdica e integrada à rotina da criança. Os pais também podem proporcionar situações cotidianas de brincadeiras de faz de conta para desenvolver a criatividade, a linguagem e a capacidade de resolver problemas; de desenho, pintura e modelagem que favorecem a coordenação motora; com jogos de encaixe e tabuleiro ou atividades de associação para promover o raciocínio e a capacidade de análise; de explorações táteis, auditivas e visuais, ampliando a percepção e o conhecimento do mundo.

  1. Habilidades motoras

Há dois tipos de coordenação motora: a fina, que envolve manuseio mais delicado, como recortar, desenhar e escrever; e a ampla, que implica movimentos corporais como um todo, como correr, pular e equilibrar-se, por exemplo. Atividades como encaixar blocos, contornar uma figura com o lápis, percorrer uma trilha de obstáculos, recortar e amarrar cadarços são fundamentais para desenvolver a autonomia da criança, repercutindo em sua independência nas atividades diárias. Além de favorecerem o desenvolvimento motor, também trazem repertório para subsidiar o sucesso escolar e o desenvolvimento cognitivo. Na escola, essas habilidades são abordadas de forma estruturada, com propostas pedagogicamente organizadas. Em casa, materiais do cotidiano, como panelas ou potes que se encaixam uns nos outros, podem ser de grande ajuda.

  1. Habilidades sociais

Ao longo da história, diferentes pensadores, entre eles o filósofo grego Aristóteles, chegaram à mesma conclusão, por caminhos e razões diferentes: o ser humano é um ser social. Portanto, aprender a conviver com os outros é essencial. Jogos cooperativos e rodas de conversa ensinam a compartilhar, respeitar regras e resolver conflitos de forma colaborativa. “A mediação de um adulto responsável é fundamental para que a criança compreenda que, quando interage com outras pessoas, algumas regras precisam ser seguidas. Na escola, essa figura é o educador, que precisa atuar como facilitador nessas primeiras trocas sociais”, explica a especialista. Fora do ambiente escolar, pais e familiares também devem contribuir para que a criança respeite os limites nas interações com outras crianças e também com adultos.

  1. Habilidades emocionais

Ambientes estruturados e acolhedores, seja em casa ou nas instituições de Educação Infantil, contribuem para que a criança se sinta segura para expressar suas emoções, reconhecê-las e regulá-las. Essas habilidades são a base para o autocontrole e o autoconhecimento. Educadores e familiares atuam como mediadores, ajudando as crianças a nomear sentimentos e a expressá-los. “O educador pode fazer perguntas reflexivas, como ‘por que você agiu assim?’ ou ‘você ficou bravo?’ e, em seguida, sugerir estratégias de autocontrole, como respirar fundo e se acalmar. Isso ajuda a criança a se preparar para quando esse tipo de emoção aparecer novamente”, recomenda Patricia.

Em 2023, um estudo desenvolvido pela professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Chrissie Ferreira de Carvalho, avaliou a eficácia de intervenções com jogos para o desenvolvimento de habilidades emocionais na Educação Infantil. Trabalhando com 107 crianças entre cinco e seis anos, todas matriculadas em centros municipais de Educação Infantil de bairros de alta vulnerabilidade social de Salvador (BA), o ensaio concluiu que as crianças que participaram de intervenções focadas nas habilidades emocionais “tiveram um aumento de aproximadamente 56% na habilidade de nomear as emoções”. Ao identificar e nomear suas emoções a criança passa a avaliar seus comportamentos e reações, entendendo melhor quem ela é. Esse processo permite que regule suas respostas de forma mais consciente e, assim, construa sua identidade.

“Como se percebe, o ambiente, as interações diárias e as brincadeiras exercem influência direta no desenvolvimento físico, mental e emocional da criança, que precisa receber de forma constante afeto, cuidado, estímulos apropriados e proteção”, conclui a educadora.