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Hotéis se adaptam à nova demanda por inclusão animal e batem recordes de crescimento

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Mercado pet fatura R$ 77 bilhões em 2024, e hotel em Curitiba reflete alta com aumento de aproximadamente 160% nas reservas com animais em 2025

O mercado está se tornando mais pet friendly? Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil indicam que sim. Segundo pesquisa, o setor pet registrou faturamento de R$ 77 bilhões em 2024, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Esse avanço também impacta o turismo, impulsionando mudanças como a criação de novas regras para o transporte de avião, no fim de 2024, e o lançamento de normas da ABNT para hotéis e restaurantes com espaços pet friendly. A tendência vem atraindo um público exigente: de acordo com levantamento da Booking.com, 46% dos viajantes brasileiros preferem destinos que aceitam animais de estimação, e 43% consideram esse critério ao escolher uma acomodação. Ainda, segundo o Ministério do Turismo, as buscas por hotéis pet friendly cresceram 238%.

Nesse contexto, o turismo pet desponta como uma das principais apostas para 2025. A crescente demanda por inclusão animal está redesenhando o cenário do turismo, abrangendo desde a infraestrutura de transporte e hospedagem até a programação de eventos e atrações, com foco em atender também aos animais de estimação. “Desde 2017, quando iniciamos nossas atividades em Curitiba, oferecemos serviços especiais voltados aos pets. E isso não se limita a cães e gatos — o hotel já recebeu até convidados ilustres, como uma cacatua pet influencer”, conta o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque. 

O hotel da rede espanhola NH Hotels registrou um crescimento de 160% nos cinco primeiros meses de 2025 em relação ao total registrado durante todo o ano de 2024, superando em mais de 100% o volume do ano anterior. O turismo pet friendly está se consolidando como uma mudança significativa no setor de viagens, ultrapassando o status de tendência passageira. Com a valorização crescente dos animais de estimação como parte da família, a indústria do turismo tem investido em soluções inclusivas para atender um público cada vez maior e mais exigente. “Reconhecemos que eles são membros da família, e é essencial que o NH se torne cada vez mais acolhedor e esteja preparado para recebê-los da melhor maneira”, complementa Antonio.

Recentemente, o Restaurante Trinitas — que integra a área gastronômica do hotel — passou a contar com um espaço dedicado exclusivamente aos animais, onde eles podem aguardar enquanto os tutores fazem suas refeições. “Buscamos sempre aprimorar o bem-estar dos nossos hóspedes. Por isso, além de receber os bichinhos, oferecemos um kit de boas-vindas com almofadão para que possam dormir confortavelmente, uma coberta, dois comedouros elevados, um tapete higiênico e um cartão de boas-vindas com a foto do pet como lembrança para os donos”, explica Antonio. 

Entre os requisitos, é permitido um animal por apartamento, com peso máximo de 20 kg. O uso de guia ou caixa de transporte é recomendado, e o hotel solicita que sejam dóceis, sem representar riscos a outros hóspedes — sejam eles humanos ou de quatro patas. Os pets podem permanecer sozinhos no apartamento, desde que acompanhados pelos tutores durante a limpeza. A taxa de hospedagem para animais é de R$150 + 15% por dia.

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.

Chegou a vez de Pato Branco receber o projeto de empreendedorismo gratuito que vai oferecer capital de R$ 1.500,00 para 3 empreendedores

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Chegou a vez dos empreendedores de Pato Branco terem a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros em Pato Branco começam no dia  02 de julho às 19 horas na  ACEPB que fica na  Rua Xavante, 315

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega, explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula, os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 2 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://forms.gle/WSqG7tVm7predT2R8

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) em  Pato Branco

Início: 02/07/2025- Quarta-feira


Local:  ACEPB

Endereço:Rua Xavante, 315

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99905-1757 – Valquíria Crispim 

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Vendas no varejo crescem no Paraná e abrem oportunidades para representantes comerciais

CORE-PR destaca importância da estratégia e atualização profissional para aproveitar o bom momento

O comércio varejista do Paraná registrou aumento de 2,4% no volume de vendas no período entre janeiro e abril de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), coloca o estado acima da média nacional, que foi de 2,1%.

Entre os segmentos que mais contribuíram para esse desempenho está o de eletrodomésticos, com crescimento acumulado de 19,5%. Em seguida, destacam-se os setores de tecidos, vestuário e calçados (11,2%), combustíveis e lubrificantes (2,4%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,1%).

Diante desse cenário, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Paraná (CORE-PR) orienta os profissionais da categoria a acompanharem de perto as tendências do setor e a utilizarem os dados de mercado como ferramenta de planejamento.

“Os dados mostram que há uma reação positiva do varejo, o que sinaliza um bom momento para os representantes comerciais estreitarem relações com seus clientes e buscarem novas oportunidades de atuação. Mais do que vender, é fundamental estar atento às mudanças no comportamento do consumidor e às movimentações dos segmentos que estão em crescimento”, afirma Paulo Nauiack, presidente do CORE-PR.

O dirigente ressalta ainda que os dados da PMC, divulgados mensalmente pelo IBGE, são uma referência importante para balizar decisões de representantes comerciais e para que estes compreendam melhor o desempenho dos setores que atendem. Segundo ele, entender os números do varejo ajuda o profissional a ajustar metas e oferecer soluções mais aderentes ao momento econômico.

“Segmentos como eletrodomésticos e vestuário apresentaram desempenhos expressivos. Isso deve ser analisado estrategicamente pelos representantes comerciais, que têm um papel essencial na conexão entre a indústria e o varejo. Quanto mais preparados e informados, maior a chance de ampliar resultados e consolidar parcerias comerciais”, acrescenta Nauiack.

Obra de advogada, que propõe ruptura com modelo sindical, será lançada em Curitiba

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Será lançado no próximo dia 1º de julho o livro Liberdade Sindical no Estado Constitucional Cooperativo – Liberdade Objetiva e Subjetiva no Contexto da Autonomia das Organizações Sindicais, da editora Juruá. Escrita pela jurista Andréa Arruda Vaz, a obra propõe uma releitura do sindicalismo no Brasil sob a perspectiva do Estado Constitucional Cooperativo, teoria desenvolvida pelo constitucionalista alemão Peter Häberle.

“Posso, sem sombra de dúvidas, dizer que é uma obra profunda, irreverente e que ao longo da história modificará profundamente as estruturas sindicais brasileiras. Hoje é uma obra inédita no planeta – a única pessoa que aborda o sindicalismo sob tal perspectiva sou eu”, afirma a autora.

A publicação faz uma análise crítica da unicidade sindical prevista no art. 8º, inc. II, da Constituição de 1988, e defende maior alinhamento com normas internacionais, como a Convenção nº 87 da OIT. Com base em pesquisa inédita, Andréa propõe soluções práticas para fortalecer a representatividade sindical e ampliar o espaço de autonomia das entidades, essencial para um sindicalismo atuante e democrático.

Serviço: Lançamento do livro “Liberdade Sindical no Estado Constitucional Cooperativo”
📅 1º de julho de 2025
🕕 18h
📍 Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico – Curitiba/PR

Sobre a autora:Andréa Arruda Vaz é doutora e mestre em Direito pelo UniBrasil (PR), advogada, autora de obras jurídicas de referência e diretora do escritório Andréia Vaz Advocacia. Reconhecida nacionalmente por sua atuação em Direito e Processo do Trabalho, com ênfase em Direitos Humanos e Direito Internacional, é também conselheira da OAB/PR e professora universitária. Sua contribuição crítica ao debate sobre liberdade sindical no país a posiciona como uma das principais vozes jurídicas da atualidade.

LinkedIn:https://www.linkedin.com/company/andr%C3%A9a-arruda-vaz-adv/
Instagram: @andreavazadv
WhatsApp: 41 99529-8774
Site Oficial: https://andreavaz.adv.br/
Telefone: (41) 3082-6520
Endereço: Rua Dom Alberto Gonçalves, 963 – Bom Retiro, Curitiba/PR, 80520-270

Curso gratuito em Francisco Beltrão premia empreendedores com capital semente de R$ 1.500,0

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Chegou a vez dos empreendedores de Francisco Beltrão terem a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros em Francisco Beltrão começam no dia  01 de julho às 19 horas no Nutab que fica na Rua Buenos Aires, 202

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega, explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula, os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 2 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://forms.gle/euhqv8b7u2FhPRag9

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) em  Francisco Beltrão 

Início: 01/07/2025- Terça-feira
Local: Nutab

Endereço: Rua Buenos Aires, 202

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99905-1757 – Valquíria Crispim 

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Mais do que bandeirinhas: a origem religiosa da festa junina

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Artigo produzido pelo Irmão Ronaldo Luzzi, diretor institucional do Colégio Marista Santa Maria — Curitiba (PR)

Talvez nenhuma festividade traduza tão bem a alma brasileira quanto a festa junina. Em um país tão diverso e cheio de contrastes, essa celebração parece ser o que mais nos une. É no mês de junho, e muitas vezes em julho e até agosto, que reencontramos sabores, sons, crenças e memórias que atravessam gerações.

A festa junina é muito mais do que uma reunião com bandeirinhas e comidas típicas. Ela carrega uma mistura de fé, cultura e tradição que poucos eventos conseguem reunir. Não por acaso, é considerada por muitos a maior celebração popular do país. Mesmo quem não participa das festividades reconhece a força simbólica que esse período tem: ele nos conecta com nossas raízes, com o interior, com a simplicidade e com a coletividade.

Originalmente chamada de festa “joanina”, por causa de São João, celebrado em 24 de junho, a festa foi incorporando homenagens a outros santos, como Santo Antônio, São Pedro e São Paulo, e se expandindo até se tornar um ciclo completo. E o que era uma tradição religiosa passou a ser, também, um evento social, cultural e afetivo. Cada região do Brasil a celebra à sua maneira, mas sempre com muita música, dança e comida.

No Nordeste, as festas são grandiosas e movimentam economias inteiras. No Sul e Sudeste, escolas e comunidades inteiras se mobilizam para organizar suas quermesses. Cada um com seu jeito, mas todos celebrando juntos. E talvez seja isso o mais bonito de tudo: a festa junina nos lembra de que é possível viver o coletivo, a tradição, a fé e a alegria ao mesmo tempo.
Mesmo diante de tantas mudanças culturais, a festa continua sendo um espaço de pertencimento. Nela, o urbano reencontra o rural, a infância reencontra a família, e o sagrado reencontra o popular.

Num mundo cada vez mais acelerado, individualista e digital, celebrar momentos como esse é um lembrete poderoso de quem somos. É quando nos permitimos parar, estar juntos, honrar o passado e criar memórias no presente. A festa junina é um respiro, e precisamos desses respiros para seguir em frente com mais leveza, raízes e sentido. Que nunca nos falte motivo (ou coragem) para comemorar o que nos une.

Gigante da tecnologia realiza evento gratuito sobre IA e inovação em Curitiba

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Clube Curitibano sedia encontro de transformação digital para C-Levels, com participação do especialista em inovação Gil Giardelli

A Senior Sistemas, uma das maiores desenvolvedoras de software de gestão do Brasil, promove em Curitiba o Senior Experience Roadshow 2025. Voltado a líderes e executivos interessados em soluções tecnológicas para potencializar resultados, o evento gratuito será realizado no dia 3 de julho, a partir das 13h, no Clube Curitibano, no bairro Água Verde. A programação abordará o impacto da inteligência artificial (IA), da gestão estratégica e das tendências em cloud computing na transformação dos modelos organizacionais e das rotinas operacionais das empresas.

O encontro oferecerá um ambiente propício para discutir as principais inovações em tecnologia e administração, reunindo executivos C-level de diversos segmentos. Entre os destaques, teremos a palestra do futurista e especialista em inovação Gil Giardelli, que discutirá como tecnologias emergentes, como IA, podem antecipar cenários e gerar impactos relevantes nos negócios. O diretor de desenvolvimento da Senior, Carlos Valle, também compartilhará suas perspectivas sobre as aplicações práticas da IA no ambiente corporativo, apresentando soluções inovadoras que podem transformar as operações das empresas.

“Queremos mostrar como a Senior é estratégica no fornecimento de tecnologia e inteligência artificial aos nossos clientes. Nosso objetivo é levar conteúdo prático e relevante, ajudando as empresas a melhorar seu desempenho e a se adaptar rapidamente às transformações do mercado”, afirma o gerente da filial da Senior no Paraná, Rafael Mecatti.

A programação inclui ainda coffee break e happy hour, com momentos voltados ao networking entre os participantes. Outro atrativo será a Feira de Negócios, espaço dedicado à troca de experiências, apresentação de soluções e construção de parcerias.

“O Senior Experience Roadshow PR é uma oportunidade para fortalecer conexões com executivos da região e demonstrar, na prática, como a tecnologia pode impulsionar resultados de forma ágil e eficaz”, complementa Mecatti. O roadshow faz parte de uma série de encontros regionais promovidos pela Senior em preparação para o Senior Experience 2025, evento nacional que acontecerá em São Paulo no dia 7 de outubro (informações e inscrições aqui). Além da edição em Curitiba, estão confirmadas paradas  em Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE).

Serviço:

O quê: Senior Experience Roadshow PR 

Quando: 3 de julho de 2025 – Início às 13h00 

Onde: Clube Curitibano (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde, Curitiba, PR)

Inscrições e Programação Completa: Clique aqui

Opinião – Marcha, vestiba, cabeça de leitor

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Rodrigo Wieler*

Baterias de simulados, batalhões e mais batalhões de apostilas e, para piorar, as fórmulas da Física, da Matemática e até da Química que são como minas no meio do seu caminho. Vencer os vestibulares mais concorridos do país não é missão para qualquer recruta — é entrar, de fato, em um campo de batalha. E eu garanto para você, vestibulando, que, nessa guerra, as obras de leitura obrigatória são as armas que decidirão quem sai vitorioso. Saber explorar cada uma delas é como mapear todos os flancos do terreno de batalha e ampliar o seu arsenal.

Tome como exemplo obras mais antigas, como “Liras de Marília de Dirceu”, “Noite na Taverna” e “A Falência”, presentes na lista da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de autoria, respectivamente, de Tomás Antônio Gonzaga, Álvares de Azevedo e Júlia Lopes de Almeida. São livros que exigem um duelo corpo a corpo, quase como uma esgrima intelectual, não só com os enredos, mas também com as características dos escritores e das escolas literárias a que pertencem, nesta ordem: Arcadismo, com sua idealização da natureza e harmonia clássica; o Ultrarromantismo, marcado pelo pessimismo e culto à morte; e o Realismo-Naturalismo, que revela a sociedade em sua crueza e determinismo.

Já outros livros da lista da UFPR mais próximos de nós exigem grande conhecimento do contexto nos quais foram produzidos. “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, é uma granada emocional, explodindo a realidade crua da desigualdade e a luta pela sobrevivência. “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar, é uma metralhadora de versos cortantes, dissecando um Brasil marcado por política e dor no período militar.

E a UFPR ainda tem armas mais atuais e que, se não passarem por um rigoroso exame seu, vestibulando, esmagarão as suas esperanças como ataques coordenados de drones e caças furtivos, prontos para neutralizar qualquer descuido. É o caso do singelo e belo “O Livro das Semelhanças”, de Ana Martins Marques, dona de versos aparentemente inofensivos, mas que exigem interpretação apurada. Também a situação de “O Drible”, de Sérgio Rodrigues, com estratégias narrativas que precisam estar no seu radar. E ainda “O Sol na Cabeça”, de Geovani Martins, que vai exigir de você, soldado vestibulando, conhecimento da linguagem coloquial e temas das favelas cariocas para não virar uma verdadeira “bomba na cabeça”.

Mas como sobreviver a esse bombardeio de palavras, ideias e autores? A resposta está no plano de leitura. Cada livro deve ser encarado como uma trincheira a ser conquistada, cada capítulo como um território inimigo a ser desbravado. Ler simultaneamente — um romance mais longo intercalado com poemas, por exemplo — pode ser uma boa estratégia para ganhar tempo e oferecer opções mais adequadas ao seu humor do dia. Há também aqueles estudantes que preferem o avanço da leitura cronológica, o que facilita o entendimento e a comparação entre o contexto histórico, social e filosófico das obras.

Seja qual for a estratégia escolhida por você, soldado vestibulando, não basta ler mecanicamente: é necessário munição intelectual — anotações, discussões, releituras — para que cada palavra seja uma arma a mais a seu favor. Por isso, pelotão, atenção! Afie suas armas, fortaleça seu exército mental e avance com disciplina. A vitória no vestibular será daqueles que não apenas leem — mas leem com estratégia, propósito e paixão. Porque, no fim das contas, vencer essa guerra é garantir o território mais valioso de todos: o do seu próprio futuro.

*Rodrigo Wieler é professor de Literatura e de Arte no Curso e no Colégio Positivo e assessor pedagógico no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo.

Ajuda humanitária será tema de palestra no UniCuritiba

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Ajuda humanitária será tema de palestra no UniCuritiba

Médico Rodrigo Dias Nunes estará em Curitiba para falar sobre missões humanitárias no Brasil e na África; evento no dia 23/6, às 9 horas, é aberto ao público

Mais de 300 milhões de pessoas precisam de algum tipo de ajuda humanitária no mundo. A estimativa da Organização das Nações Unidas expõe uma realidade agravada por crises e conflitos, mas que encontra no voluntariado uma dose de empatia, responsabilidade social e senso de justiça.

Para falar sobre o tema, o UniCuritiba recebe no dia 23 de junho, às 9 horas, o professor Rodrigo Dias Nunes, médico e diretor de Extensão Curricular, Extra-curricular e Travessia Humanitária da Inspirali, ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do Brasil. As duas instituições são integrantes do ecossistema Ânima.

A palestra “Travessia Humanitária: Uma jornada de desenvolvimento profissional e humano a serviço da vida” será aberta ao público e ocorrerá no Grande Auditório do UniCuritiba, no Campus Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças).

“O voluntariado ensina algo que não se aprende nos livros: o valor do outro. Ele nos coloca frente a frente com as desigualdades. Ao se comprometer com causas humanitárias, os estudantes que participam de ações dessa natureza desenvolvem uma ética do cuidado verdadeiramente enraizada na realidade”, diz Nunes.

Idealizador e responsável pela Travessia Humanitária para comunidades vulneráveis e para a assistência médica vinculada ao SUS em municípios brasileiros e no continente africano, o professor-doutor em Ciências da Saúde, Rodrigo Nunes, abriu o caminho para que quase 600 estudantes, mais de 100 professores e 20 egressos de escolas de Medicina da Inspirali levassem atendimento de saúde a comunidades que nunca tiveram acesso a um médico.

Até o momento, o Travessia Humanitária realizou 11 edições da Missão Amazônia, duas edições da Missão África, duas da Missão Sertões e duas da Missão Jequitinhonha.

“Também estivemos presentes em 2024 em quatro Missões Rio Grande do Sul, atendendo mais de 8.000 vítimas da enchente que devastou o estado, e, na 2ª Missão África, atendemos mais de 5.000 indivíduos desprovidos de qualquer assistência à saúde. Nessas vivências, os estudantes aprendem a respeitar diferentes culturas, a desenvolver empatia real e a lidar com situações com responsabilidade e humanidade”, explica o professor.

Segundo a diretora-adjunta do UniCuritiba, Marcela Xavier, a palestra será uma oportunidade ímpar para estudantes, professores, voluntários e quaisquer pessoas interessadas no tema. “Colocar o conhecimento acadêmico em prática é um dos pilares da educação de qualidade, mas, mais do que isso, é uma ferramenta poderosa de transformação social. Por isso, nosso evento será aberto ao público interessado em fazer a diferença em qualquer lugar onde outras pessoas precisam de ajuda, seja em sua cidade, em outro estado ou fora do país.”

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Mercado pet em alta impulsiona novo negócio premium em Curitiba

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Com inauguração neste mês, Tulipa Dog oferece estrutura completa e serviços de alto padrão, unindo experiência executiva e inovação

Em meio ao forte crescimento do mercado pet no Brasil, que ultrapassou R$ 60 bilhões em faturamento em 2024 segundo o Instituto Pet Brasil, Curitiba recebe a Tulipa Dog — um novo empreendimento que combina experiência de gestão, proposta afetiva e excelência em serviços para cães. À frente do negócio está Rodolfo Tornesi, ex-CEO da Jasmine Alimentos e da Flormel, duas potências no setor de alimentação saudável, que agora estreia no universo pet com um projeto autoral e estruturado.

“A Tulipa Dog nasce de uma vontade de empreender com propósito e qualidade. O mercado pet é uma potência e ainda há muito espaço para inovação com profissionalismo”, afirma Tornesi. “Inspirados pela nossa cachorrinha Tulipa, adotada há alguns anos e que chegou trazendo luz para nossa casa, aprendemos que o cuidado com amor tem o poder de transformar vidas.”

Instalada em uma área de 800 m², a Tulipa Dog vai além do básico: oferece creche, hotel, estética e atividades sensoriais em ambientes internos e externos, preparados para atender os cães com conforto em qualquer clima. O espaço usa esteiras MalhaCão, equipamentos de aprendizado DegranPet e ambientes com cromoterapia, musicoterapia e aromaterapia. As camas king-size adaptadas são sustentáveis, com colchões impermeáveis e grama sintética antifúngica da Velve.

A estrutura é toda legalizada e equipada com tecnologia de segurança da Intelbras, operada pelo Grupo Garra, mesmo fornecedor de empresas como Copel e Positivo. A equipe é certificada em suas áreas e cada pet passa por uma anamnese no check-in. Toda a rotina é controlada pelo sistema SistemaPET, o mais completo do mercado.

A Tulipa Dog também oferece outros serviços diferenciados: planos com alimentação saudável, transporte leva e traz, lounge de espera e boutique exclusiva com marcas como Aumigos (O Boticário), Granado Pet, Toca dos Lobos, Big Bull, Bio Bone, Animal Zen e até joias pet da Amare.

Na estética, os produtos são hipoalergênicos e os equipamentos — como duchas Lorenzetti e secadores Kyklon — têm controle de temperatura e baixo ruído. E outro diferencial que reforça o compromisso com o bem-estar: nenhum cão aguarda seus tutores em jaula, mas em espaços amplos e com baixo nível de estresse.

A Tulipa Dog fica localizada no bairro Hauer e funciona de segunda a sexta das 6h30 às 19h30 e aos sábados das 7h às 15h.