Home Blog Page 3

Buffet de sopas do Tempero de Minas segue até 25 de julho

0

Buffet de sopas do Tempero de Minas segue até 25 de julho

Restaurante tradicional no Ahú abre à noite com buffet de sopas às quartas, quintas e sextas

O Tempero de Minas, referência em culinária mineira em Curitiba há 29 anos, acaba de abrir uma nova e deliciosa temporada: o restaurante do bairro Ahú agora também funciona à noite, com buffet de sopas servido às quartas, quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h. A proposta aquece o coração e o estômago dos curitibanos com receitas que remetem à comida de casa, feita com afeto.

Fundado com o propósito de levar à mesa o verdadeiro sabor caseiro, o Tempero de Minas construiu sua história em Curitiba com pratos generosos, ambiente acolhedor e atendimento que faz o cliente se sentir em casa. O novo buffet de sopas vem para somar à tradição da casa, agora com uma experiência perfeita para os dias frios da capital paranaense.

Buffet completo com gostinho de casa

Por R$ 55,00 por pessoa (ou R$ 30,00 para crianças de 6 a 10 anos), os clientes podem se servir à vontade de oito tipos de sopa, entre elas:

• Fixas no cardápio: canja, eslava, feijão e quirera

• Sabores variados que circulam entre mandioca, abóbora, caldo verde, entre outras

• Acompanhamentos: espaguete ao sugo, pães variados, mandioca frita, queijo ralado, bacon crocante e cheiro-verde

• Sobremesa incluída: sagu com creme, canjica doce, como manda a tradição

Um restaurante que é quase uma extensão da casa dos mineiros

O ambiente é requintado e acolhedor, comida bem temperada e os aromas que lembram as cozinhas do interior fazem do Tempero de Minas um lugar querido por quem busca conforto à mesa. E agora, nas noites geladas de Curitiba, a casa amplia esse carinho em forma de sopa, servida em buffet de fogão a lenha.

Serviço:

Tempero de Minas – Unidade Ahú

Av. Anita Garibaldi, 1167 – Ahú, Curitiba/PR

Quartas, quintas e sextas, das 19h às 22h

R$ 55 por pessoa | R$ 30 (crianças de 6 a 10 anos)

Reservas e informações: (41) 99141-9960

SuperAgro 2025: JBS premia melhores produtores do Paraná

0

SuperAgro 2025: JBS premia melhores produtores do Paraná

Iniciativa reconhece atividade dos suinocultores e avicultores de oito estados do Brasil e Distrito Federal

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, premiou no SuperAgro 2025 mais de 55 produtores integrados que foram destaque em sete municípios paranaenses com unidades da Seara: Lapa, Jacarezinho, Campo Mourão, Rolândia, Santo Inácio, Jaguapitã e Carambeí. Criado em 2017, o prêmio acontece anualmente e avalia indicadores de performance e de produtividade de suinocultores e avicultores parceiros em oito estados do Brasil e no Distrito Federal.

Neste ano, mais de 10 mil granjas participaram e a premiação contemplou 18 categorias de diferentes segmentos da cadeia produtiva de aves e suínos. Entre elas estão Frango Pesado Macho e Fêmea, Frango Orgânico, Suíno Terminador, Matriz Produção e Peru Iniciador Macho e Fêmea, refletindo a diversidade das operações integradas à Seara. O júri técnico é composto de especialistas da Companhia, que avaliam cada categoria.

Rubens Sancher é avicultor na região de Campo Mourão (PR), com dois anos na atividade, e foi 2º colocado na modalidade de Frango Pesado Macho. Ele destaca que o suporte técnico oferecido pela JBS tem sido essencial para sua atividade. “Constantemente, os veterinários da empresa fazem inspeções e auxiliam o nosso controle de qualidade das aves. Esse trabalho é fundamental para que a unidade possa exercer os cuidados estratégicos com a temperatura do aviário e alimentação dos animais”.

O SuperAgro, além de reconhecer as boas práticas adotadas pelos produtores ao longo do ano anterior, oferece premiação financeira, que pode ser utilizada para que os integrados aprimorem suas granjas. O produtor da unidade de Santo Inácio (PR), Alessandro Bissola, conquistou o 3º lugar na categoria Frango Pesado de Corte – Fêmea. Atuando na avicultura desde 2019, Bissola destaca que o cumprimento rigoroso dos critérios técnicos estabelecidos pela Seara foi fundamental para a conquista.

“Durante o ano de 2024, nossa unidade alcançou um ótimo nível zootécnico, sendo destaque nos quesitos conversão alimentar, biosseguridade e de cumprimento às normas do concurso. Portanto, esse evento coordenado pela JBS nos proporciona muito mais do que uma celebração. É um verdadeiro estímulo ao desenvolvimento da nossa atividade, tão necessária para a indústria alimentícia brasileira”, frisa Bissola.

A iniciativa reafirma o compromisso da JBS com a qualidade e o fortalecimento da cadeia produtiva de aves e suínos da Seara. Em 2025, mais de 315 produtores integrados foram reconhecidos e premiados em todo o Brasil, evidenciando os resultados positivos dessa parceria.

“O SuperAgro reforça nosso compromisso com a excelência em todas as etapas da produção e valoriza o trabalho dos nossos produtores integrados, que são fundamentais para o sucesso desse modelo. A integração é uma relação de parceria sólida e sustentável, em que todos ganham: a Seara, os produtores e, principalmente, o consumidor, que recebe um alimento seguro e de qualidade”, afirma José Ribas Junior, Diretor Executivo de Agropecuária da Seara.

Sobre a JBS no PR

A JBS possui operação em 11 cidades do Paraná, entre fábricas e centros de distribuição das unidades de negócios, conta com mais de 14 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

Potência dorameira: box exclusiva de pré-lançamento da linha Cuide-se Bem Morango e Leite, do Boticário, esgota em quatro dias o estoque previsto para 20

0

Potência dorameira: box exclusiva de pré-lançamento da linha Cuide-se Bem Morango e Leite, do Boticário, esgota em quatro dias o estoque previsto para 20

Inspirado na bebida de morango com leite, tradicional nas produções asiáticas, box de edição limitada vende cinco vezes mais rápido que o esperado e reflete a influência dos k-dramas no mercado brasileiro 

Em um verdadeiro fenômeno de vendas, a box exclusiva de pré-lançamento da nova linha Cuide-se Bem Morango e Leite, do Boticário, esgotou em apenas quatro dias o estoque previsto para 20, no e-commerce da marca. Inspirada nas bebidas populares, como a de morango com leite, presente nas cenas mais marcantes dos k-dramas, a edição limitada conquistou os fãs e reforçou o poder de influência da cultura pop asiática entre os consumidores brasileiros.
O kit, composto pela clássica Loção Desodorante Hidratante e o Body Splash da linha, foi lançado em uma ação especial e vendido exclusivamente no e-commerce e lojas selecionadas como resposta a diversos pedidos dos consumidores da marca para que a linha retornasse ao portfólio.

“Já esperávamos pelo sucesso nas vendas, já que o retorno de Cuide-se Bem Morango e Leite era um dos mais pedidos pelos lovers nas redes. Mas envelopar esse lançamento com códigos de k-drama e ver essa ideia ganhar a aprovação do consumidor tão rapidamente comprova a nossa consistência e protagonismo no território de cultura pop asiática, que iniciou no ano passado com o meet & greet exclusivo na loja conceito. Já estamos estudando alternativas para disponibilizar a venda de ainda mais unidades dessa box exclusiva”, afirma Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Boticário e Quem Disse, Berenice?.

O sucesso imediato reforça a conexão emocional do público com o universo das produções asiáticas e como esse interesse tem impactado o mercado nacional de beleza e autocuidado. A novidade também destaca o movimento do Boticário em dialogar com novas tendências e comunidades, traduzindo referências culturais em produtos e experiências de marca exclusivas.

Para quem não conseguiu garantir os itens da linha no pré-lançamento, o Boticário anunciará, nos próximos dias, novidades sobre um breve retorno da box exclusiva em edição limitada. Já a linha completa Cuide-se Bem Morango e Leite retorna ao portfólio a partir de 21 de julho, em todos os canais oficiais de venda da marca.

Sobre o Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. 

A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.   

Jockey Plaza Shopping celebra o Dia dos Avós com experiências afetivas e criativas

0

Tricô, cinema e afeto: Jockey Plaza Shopping celebra o Dia dos Avós com experiências afetivas e criativas

Shopping promove 3ª edição do Cine Craft com oficina de tricô e sessão de cinema VIP, além de ações especiais para homenagear os avós no dia 26 de julho

Afeto, lembranças e momentos compartilhados. Para celebrar o Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho, o Jockey Plaza Shopping preparou uma programação especial que valoriza o tempo de qualidade entre gerações. Entre as atrações está a 3ª edição do Cine Craft, sucesso de público nas primeiras edições e que retorna para essa data especial, unindo artesanato e cinema em uma experiência sensorial e criativa. Além disso, uma ativação com premiações instantâneas e interações emocionantes completam o dia pra lá de especial.

Marcado para o sábado, 26 de julho, às 10h, o Cine Craft será realizado na sala VIP da Cinépolis e contará com uma oficina de tricô conduzida pela professora e influenciadora Nat Petry, com apoio da Círculo. À frente do Ateliê Nat Petry — um espaço online dedicado ao ensino de tricô de forma simples, criativa e acessível — Nat compartilha seu conhecimento por meio de cursos, vídeos e oficinas. Com formação em design de produto e moda, ela ensina a criar peças modernas e sem costura, como blusas, acessórios e itens de decoração, sempre valorizando o prazer do processo e a autonomia criativa das alunas.

Durante o encontro, os participantes aprenderão a tricotar um cachecol tipo gola, com receita exclusiva criada pela artesã. Em seguida, o grupo assistirá a uma sessão de cinema em ambiente acolhedor, com poltronas reclináveis, pipoca e bebida incluídas. O filme escolhido para esse momento especial será Smurfs, que resgata a memória afetiva da infância. O ingresso custa R$119 por pessoa e dá direito a todo o material necessário para a produção da peça, além do combo de cinema e da receita exclusiva. As vagas são limitadas e estão disponíveis por meio do https://www.sympla.com.br/evento/jockey-cinecraft-edicao-especial-dia-dos-avos/3042718.

“A proposta do Jockey é criar experiências que toquem as pessoas de forma genuína. O Cine Craft tem sido um sucesso porque vai além da atividade manual: é um espaço de encontro, conexão e memória afetiva. Neste Dia dos Avós, queremos proporcionar exatamente isso: um momento de troca e carinho entre gerações”, destaca a gerente de marketing do Jockey Plaza Shopping, Michelle Cirqueira. “Nosso público tem buscado experiências com significado e iniciativas como essa reforçam nosso papel como espaço de convivência e bem-estar”, completa.

Além do Cine Craft, o shopping contará com uma ativação especial. Promotores abordarão os avós em dinâmicas divertidas, com distribuição de prêmios instantâneos e ações que reforçam a importância da data.

O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370. O estacionamento custa R$10 por até 30 minutos e R$17 por todo o período dentro da mesma diária. As lojas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. As operações de alimentação atendem de segunda a sexta, das 10h às 22h; aos sábados, das 10h às 23h; e aos domingos, das 11h às 22h.

Serviço:

Cine Craft Dia dos Avós no Jockey Plaza Shopping

Oficina de tricô com Nat Petry + sessão de cinema VIP

Local: Jockey Plaza Shopping – Rua Konrad Adenauer, 370 – Tarumã, Curitiba (PR)

Data: 26 de julho (sábado)

Horário: 10h

Local: Cinépolis VIP – Piso L2

Valor: R$ 119 por pessoa

Inclui: ingresso para o cinema VIP, combo de pipoca e bebida, receita exclusiva da artesã, fio e agulha para tricô

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/jockey-cinecraft-edicao-especial-dia-dos-avos/3042718

Vagas limitadas

Como o uso excessivo da IA pode estar enfraquecendo a capacidade de pensar no trabalho

0

Como o uso excessivo da IA pode estar enfraquecendo a capacidade de pensar no trabalho

Estudo do MIT aponta queda de 47% na conectividade neural e redução do pensamento crítico em usuários frequentes de IA; especialista orienta como usar a tecnologia com inteligência, sem terceirizar o raciocínio

Um estudo recente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) acendeu um sinal de alerta sobre o uso exagerado de inteligência artificial no trabalho, apontando que os participantes que utilizaram o ChatGPT para escrever apresentaram uma queda de 47% na conectividade neural, ou seja, seus cérebros fizeram menos esforço durante a atividade. Além disso, 83,3% deles não conseguiram lembrar trechos dos próprios textos minutos depois de escrevê-los, indicando um processo de pensamento “terceirizado” à IA. Os exames neurológicos mostraram ainda uma redução nas ondas alfa e beta, associadas ao pensamento criativo e crítico. O efeito foi ainda pior em usuários crônicos: quando tiveram que escrever sem o apoio da IA, foram superados por pessoas que nunca haviam usado esse tipo de tecnologia.

Os pesquisadores chamaram o fenômeno de “dívida cognitiva”, um tipo de desgaste invisível, que se acumula cada vez que escolhemos um atalho mental fornecido pela IA no lugar de pensar por conta própria. O consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, afirma que embora a tecnologia seja útil, o custo pode ser alto, com perda da autonomia intelectual, do pensamento criativo e da capacidade de concentração. “A IA pode ser uma ferramenta extraordinária, mas não pode ser o piloto do seu pensamento. Quando você terceiriza constantemente o raciocínio, começa a perder habilidades essenciais no ambiente profissional, e muitas vezes nem percebe. O risco não está no uso da IA, mas na forma como ela é usada, quando por exemplo o profissional para de questionar, de elaborar, de construir”, afirma.

Além dos impactos cognitivos individuais, o estudo do MIT levanta reflexões mais amplas sobre o futuro das habilidades humanas no mercado de trabalho, já que em um cenário cada vez mais orientado por dados, automações e inteligência artificial, o valor dos profissionais está migrando das tarefas operacionais para competências humanas profundas, como pensamento estratégico, criatividade, comunicação e tomada de decisão crítica.

Nesse contexto, quando essas funções começam a ser enfraquecidas por uma dependência excessiva da IA, o profissional pode se tornar menos relevante justamente nas áreas onde deveria se destacar. “As empresas vão buscar pessoas que saibam usar a IA para resolver problemas complexos, inovar e liderar com visão. Isso exige pensamento próprio, conexão com o mundo real e capacidade de síntese, coisas que a IA não entrega sozinha. Quem usar a tecnologia com inteligência, mantendo o cérebro em pleno funcionamento, terá vantagem competitiva. Já quem se acomodar e apenas copiar, corre o risco de ser substituído”, reforça Weiler.

Dicas de como usar a IA no trabalho sem comprometer sua capacidade de pensar

1 – Produza primeiro, depois consulte a IA

Antes de pedir sugestões, tente estruturar suas ideias sozinho. “Faça um rascunho com tópicos, argumentos ou perguntas-chave. Isso mantém o cérebro ativo e evita o uso automático da IA. A inteligência artificial deve ser parceira, não ponto de partida”, afirma Weiler.

2 – Use a IA como comparação, não como solução

Depois de escrever algo, peça à IA uma versão alternativa, depois analise e compare criticamente as abordagens. “Esse exercício te força a raciocinar, identificar o que faz sentido e o que precisa ser melhorado. Você se torna um editor de si mesmo”, comenta o consultor.

3 – Reescreva com base nas sugestões da IA

Jamais aceite respostas prontas sem revisão. Adapte, personalize, aprofunde. “Quando você reescreve, imprime sua identidade no texto. Isso é essencial para manter autenticidade e profundidade”, explica Weiler.

4 – Treine a mente sem IA com regularidade

Escreva, leia e resolva problemas sem ajuda tecnológica em alguns momentos do dia. “É como exercício físico. Se você só andar de escada rolante, seus músculos atrofiam. O mesmo vale para o cérebro”, reforça o consultor.

5 – Questione sempre o que a IA entrega

Avalie se a informação faz sentido, se há viés, superficialidade ou ausência de contexto. “O profissional do futuro será valorizado por saber filtrar, criticar e aprimorar o que a máquina sugere. Aceitar tudo sem análise é um erro”, finaliza Weiler.

Condoexpert Curitiba 2025 destaca patrocinadores e reforça protagonismo no mercado condominial

0

Condoexpert Curitiba 2025 destaca patrocinadores e reforça protagonismo no mercado condominial

Com apoio das maiores marcas do setor e atrações como Leandro Karnal e show nacional de rock, evento é o mais relevante do setor, no Paraná

Com a presença confirmada de grandes marcas do setor, o Condoexpert Curitiba 2025 já vem ganhando espaço como o maior e mais inovador evento do mercado condominial no Paraná. Realizado pela Singular Serviços, o encontro acontecerá no dia 23 de setembro, no Centro de Eventos Positivo, reunindo síndicos, moradores, empresas, especialistas e fornecedores em uma programação inédita, que une gestão, tecnologia, bem-estar e inspiração.

Entre os patrocinadores confirmados estão empresas que são referência em seus segmentos: market4u, Eletromidia, Cerus Bank, Cardtec, Grupo Premium, Hikvision, Claro, Folk, Singular, Cogecom, Select Saúde, Cosigaz, Cube Engenharia, GSN Brasil, Fit 4, MR Civil Engenharia, Mercado do Condomínio, Ecoattitude e Be Charge, além do apoio da Byd Servopa.

“Reunir tantas marcas líderes em um único evento mostra a força e a relevância do Condoexpert. Estamos criando uma grande vitrine de soluções e experiências para o mercado condominial, com oportunidades reais de negócios, networking e aprendizado. É um evento feito para quem quer transformar a vida em condomínio”, afirma Harrison Júnior, diretor da Singular Serviços no Paraná.

O primeiro lote de ingressos já está disponível por R$59,90, com expectativa de receber 2.000 participantes ao longo do dia.

A programação intensa e diversificada inicia às 8h30 com a abertura oficial e segue ao longo do dia com conteúdos que unem conhecimento técnico, desenvolvimento pessoal e inspiração. Palestras de nomes Deivison Ferreira (Lidere-se), William Santos (Síndico Revoltado), Amauri Miqueleto e Maicon Guedes dividem espaço com painéis práticos sobre segurança, inteligência emocional, inteligência artificial e empreendedorismo.

Além disso, o público poderá acompanhar cases de sucesso, como o do market4u, maior rede de mercados autônomos do Brasil, nascida em Curitiba. A programação inclui ainda uma palestra de Leandro Karnal, um dos pensadores mais influentes do país, e um show de encerramento com uma banda nacional de rock.

Para Harrison, o Condoexpert vai além de um evento técnico. “Nossa proposta é criar uma experiência transformadora, que conecte todos os elos do ecossistema condominial — do morador à incorporadora, da administradora ao fornecedor. O setor precisa de mais espaços como este, que promovam conhecimento, inovação e, acima de tudo, relações humanas mais saudáveis dentro dos condomínios”, completa.

Serviço:

Condoexpert Curitiba 2025

Data: 23 de setembro de 2025

Horário: das 9h às 21h30

Local: Centro de Eventos Positivo – Curitiba (PR)

Ingressos: primeiro lote a partir de R$ 59,90

Inscrições: sympla.com.br/evento/condoexpert-parana-2025/2956699 

Contato para patrocínio e exposição: thassiana.machado@singularoficial.com.br

COP inaugura primeira unidade de wellness multidisciplinar voltada ao paciente oncológico do Sul do país

0

COP inaugura primeira unidade de wellness multidisciplinar voltada ao paciente oncológico do Sul do país e registra crescimento de 40% no último ano

Com quatro unidades e 80 médicos, a empresa 100% paranaense se consolida como uma das maiores estruturas privadas de oncologia de Curitiba; o investimento para a nova unidade superou os R$5 milhões

Fundado em 1991 pela médica oncologista clínica Mônica Stramare Pereira, o Centro de Oncologia do Paraná (COP) completa 34 anos em 2025 com um marco importante em sua história: a inauguração da primeira unidade de wellness multidisciplinar voltada ao paciente oncológico do Sul do Brasil. Com um investimento que supera os R$5 milhões, o novo espaço reúne nutricionistas, psicólogos, equipe de cuidados paliativos e outros profissionais de apoio, reforçando o compromisso da instituição com um atendimento integral, moderno e humano.

Primeira oncologista clínica de Curitiba, Mônica iniciou a trajetória do COP em uma época em que o tratamento oncológico ainda era centralizado e pouco humanizado. Ao perceber a lacuna na assistência integral ao indivíduo com câncer, idealizou e deu forma a um centro com atendimento completo, baseado em excelência técnica, empatia e inovação. Hoje, o Centro de Oncologia do Paraná conta com quatro unidades — sendo uma delas o COP Oncoville, que oferece radioterapia, quimioterapia e cirurgia (as três modalidades terapêuticas da oncologia, no mesmo local) —, além de uma equipe multidisciplinar formada por cerca de 80 médicos e 140 colaboradores.

“Sempre acreditamos em um cuidado que vai além da doença — que olha para o paciente como um todo, com respeito a sua história, suas dúvidas e emoções. A nova unidade de wellness reforça esse propósito, reunindo em um só lugar tudo o que já oferecíamos, agora com ainda mais conforto e integração”, afirma Mônica Stramare Pereira.

No último ano, a empresa cresceu 15% em número de médicos e ampliou significativamente sua estrutura física e aumentou o número de pacientes tratados em 40%, acompanhando os avanços da medicina e investindo em novas tecnologias. Gerido por médicos e 100% paranaense, o COP possui 35 leitos exclusivos para tratamento oncológico e é uma das mais completas clínicas do segmento no Brasil.

Outro diferencial do Centro de Oncologia do Paraná é sua forte ênfase na sub-especialização médica. O corpo clínico está organizado em Grupos de Área Oncológica (GAOs), voltados a especialidades como mama, uro-oncologia, tumores gastrointestinais, cutâneos, entre outros. Cada grupo conta com um coordenador responsável por liderar discussões clínicas, revisar condutas e promover atualizações científicas. Esses encontros, que muitas vezes contam com especialistas externos convidados, fortalecem a multidisciplinaridade e a tomada de decisão compartilhada.

Além da atuação clínica e tecnológica, o COP também investe em iniciativas de acolhimento e escuta ativa. Um exemplo é o Grupo de Apoio ao Paciente (GAP), que promove encontros semanais entre pacientes, familiares e profissionais, criando um espaço seguro de escuta, diálogo e fortalecimento emocional — aspectos fundamentais no enfrentamento do câncer.

Além das três sedes em Curitiba, também mantém a unidade COP São José dos Pinhais, único centro oncológico da região. Para os próximos anos, o foco segue na expansão do atendimento multidisciplinar e na consolidação de um modelo de cuidado que unem tradição, tecnologia e visão integral do ser humano.

Sobre o Centro de Oncologia do Paraná – COP

Fundado em 1991 pela médica oncologista clínica Mônica Stramare Pereira, o Centro de Oncologia do Paraná (COP) é a clínica oncológica mais tradicional do Estado e uma das estruturas privadas mais completas do país. Com quatro unidades físicas, cerca de 80 médicos e mais de 140 colaboradores, o COP oferece cuidado integral, tecnológico e humanizado, com forte ênfase na subespecialização médica, escuta ativa e constante atualização de protocolos. Em 2025, a instituição inaugurou a primeira unidade de wellness oncológico multidisciplinar do Sul do Brasil, reafirmando seu compromisso com inovação, acolhimento e excelência clínica.

GERAR CIC  realiza Feirão de Empregos para vagas de aprendizes; saiba quando

Oportunidades para jovens de 16 a 22 anos acontece nesta quinta-feira (24) com curso de capacitação gratuito de Excel e Word

A GERAR CIC promove na próxima quinta-feira, 24 de julho, uma nova edição do Feirão de Empregos com diversas vagas destinadas ao programa de Aprendizagem – voltado a jovens entre 16 a 22 anos. A ação será realizada das 13h às 17h na sede da GERAR CIC, localizada na Rua Senador Accioly Filho, 511 – CIC, Curitiba (PR).

Além das vagas, os participantes terão acesso a curso de capacitação gratuito de Excel e Word, que será oferecido gratuitamente no local.

“Será uma grande oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego, com diversas vagas destinadas ao programa de Aprendizagem. E tem mais: além de se candidatar às vagas, você poderá participar gratuitamente de cursos de capacitação em Excel e Word, com certificado. É a chance de dar um passo importante rumo ao seu futuro profissional”, destaca Pedro Borin, gerente de Marketing da GERAR.

Para participar, basta comparecer com RG, CPF e comprovante de residência. Vale destacar que a iniciativa é gratuita e aberta ao público jovem interessado em ingressar no mercado de trabalho.

“A aprendizagem é uma porta de entrada valiosa para quem está começando no mercado de trabalho. Para o jovem, é uma oportunidade de adquirir experiência prática, desenvolver habilidades e fortalecer o currículo com conhecimento técnico e profissional. Já para as empresas parceiras, é uma forma de formar talentos desde cedo, com responsabilidade social e visão de futuro”, ressalta Francisco Essert, presidente do Conselho Diretor da GERAR.

Vale lembrar que, em sua última edição, o feirão de empregos atraiu mais de 200 pessoas em busca de oportunidade na área de aprendizagem.

“O programa de aprendizagem cria um ciclo positivo: prepara o jovem para os desafios do mundo do trabalho e contribui para o crescimento das organizações com colaboradores mais engajados e qualificados. Investir na aprendizagem é investir em desenvolvimento, inclusão e oportunidades reais”, salienta Ana Tavares, do setor de Recrutamentos e Contratos Aprendiz da GERAR

Serviço

FEIRA DE EMPREGOS DA GERAR

Público-alvo de 16 a 22 anos

Data: 24/07

Horário: 13:00h às 17:00h

Local: Rua Senador Accioly Filho, 511 – CIC

Curso de Capacitação: Excel e Word (gratuito)

O que levar: RG, CPF e comprovante de residência

ARTIGO: Dados sem direção: o novo desperdício do RH moderno

*Por Diego Winagraski

Vivemos em uma era na qual os dados são a nova moeda da economia digital. Mas será que estamos tratando essa riqueza com o devido cuidado e inteligência estratégica que ela exige? No mundo empresarial moderno, muito se fala sobre “tomada de decisão baseada em dados”. O termo virou quase um modismo — bonito no discurso, mas muitas vezes vazio na prática. A verdade é que transformar dados brutos em insights valiosos ainda é um desafio imenso para a maioria das empresas.

Diariamente, as organizações geram volumes massivos de informações. Porém, quantidade não significa qualidade. Dados soltos, mal estruturados ou desprotegidos podem ser considerados inúteis. Segundo o relatório Enterprise Data Management Market da Grand View Research, o mercado de gestão de dados corporativos deve atingir US$ 136,4 bilhões até 2027, crescendo a uma taxa anual de 9,5%. Esses números não apenas impressionam — gritam uma realidade que não pode mais ser ignorada: a gestão eficiente de dados é, hoje, uma competência estratégica.

E se tem uma área que vive essa realidade, é o RH. Nos últimos anos, a gestão de pessoas passou a ser vista — com razão — como estratégica. E, junto com essa valorização, veio a expectativa de que o RH também fosse movido a dados. Arrisco dizer que, depois da Inteligência Artificial, esse é o tema mais comentado no ecossistema de gestão de pessoas. Dashboards visuais, plataformas intuitivas e relatórios automatizados se tornaram parte da rotina. Mas, entre ter os dados e usar os dados, há um abismo. É nesse espaço que muita decisão se perde.

O dado por si só não diz nada. É só número. O que dá sentido é o contexto, o problema que queremos resolver, a hipótese que buscamos validar. Não adianta centralizar tudo em painéis bonitos se não sabemos o que estamos procurando ali.

Um exemplo claro: absenteísmo pode parecer um número simples. Mas, quando cruzado com dados de clima, feedbacks e entregas, pode revelar problemas de liderança, falta de propósito ou desengajamento. A inteligência não está no número isolado — está nas conexões que ele permite.

O mesmo vale para a alta rotatividade em um setor ou empresa específica. Se olharmos apenas para o turnover, perdemos de vista as causas. Mas, ao cruzarmos esses dados com o histórico de promoções, avaliações de desempenho e informações sobre carga de trabalho, talvez descubramos que o verdadeiro problema seja sobrecarga, falta de reconhecimento ou um modelo de gestão que não serve mais.

Interpretar também é priorizar. Não dá para acompanhar todos os indicadores o tempo todo. O RH precisa entender o que realmente move o ponteiro. E, para isso, precisa ter clareza de objetivos. Porque, no fim das contas, dado sem propósito é apenas mais um arquivo na nuvem. Entender os dados transforma suposições em certezas — e isso muda completamente o jogo.

De acordo com o Instituto Gartner, 90% das equipes de analytics em RH já contam com analistas, consultores e cientistas de dados. Mas, de nada adianta estrutura se falta estratégia. Estrutura sem intencionalidade gera apenas acúmulo — e não gestão.

Antes de mergulhar nos dashboards, o RH precisa se perguntar: quais são os principais desafios das lideranças hoje? O que tem impactado a performance das equipes? Por que uma área retém melhor seus talentos do que outra, com estrutura similar? O que, de fato, estou tentando entender? O RH sempre enfrentou dificuldades em justificar seus gastos e provar o valor do investimento em pessoas. Mas, com uma análise aprofundada e consistente, estamos migrando para um cenário em que conseguimos correlacionar o impacto de cada real investido com o resultado financeiro da empresa.

People analytics não é o fim. É o meio. Um aliado poderoso para entender gente, melhorar processos e transformar culturas. Porque, no fim do dia, o que a gente precisa não é de dado bonito — é de uma decisão bem tomada.

E você, o que pergunta antes de abrir seu dashboard de gestão de pessoas?

Diego Winagraski é especialista em tecnologia para RH e people analytics na Senior Sistemas

Neste Dia dos Avós, qual a importância do planejamento familiar?

0

Com o rápido envelhecimento da população brasileira, o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, ganha um significado ainda mais profundo. O Brasil já conta com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa cerca de 15% da população, conforme dados do IBGE (2024). Esse cenário evidencia a crescente necessidade de um olhar preventivo e respeitoso em relação à terceira idade.

“Com o envelhecimento da sociedade, cresce a necessidade de atitudes cuidadosas e planejadas. Pensar no futuro não é apenas uma questão financeira, mas um gesto de amor e respeito com quem faz parte da nossa história”, destaca Dariê Patrício, porta-voz do Grupo Jardim da Saudade.


CUIDADO QUE SE EXPRESSA EM ATITUDES CONCRETAS

Mais do que uma data comemorativa, o Dia dos Avós é uma oportunidade para refletir sobre o papel vital dos mais velhos nas famílias e como o cuidado com eles se manifesta em decisões práticas, como o planejamento funerário. O afeto pelos avós pode e deve ser demonstrado também em ações concretas. Ter um plano de assistência familiar ativo significa proporcionar serenidade para toda a família, evitando decisões difíceis em momentos de dor e garantindo uma despedida digna e respeitosa.

“É natural valorizarmos os laços afetivos com nossos avós. Mas o carinho verdadeiro também pode ser demonstrado pela responsabilidade de cuidar do futuro deles. Planejar é um gesto de amor”, reforça Dariê.


RESPEITO À HISTÓRIA E À VONTADE DE QUEM VEIO ANTES

Além da segurança financeira, um plano de assistência familiar permite que os desejos individuais dos avós sejam respeitados, preservando sua história e sua memória.

“Planejar é também escutar, compreender que os nossos avós querem garantir que essas escolhas sejam honradas. Cuidar do futuro deles, inclusive em relação ao que ninguém gosta de conversar, é uma forma delicada e amorosa de retribuir tudo o que recebemos ao longo da vida”, conclui Dariê Patrício.


Serviço: