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Unium e Tetra Pak fecham acordo para construção de queijaria de alta tecnologia

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Investimento marca ingresso da Unium no setor de queijos. Tetra Pak será a fornecedora de todo o sistema de processamento da nova fábrica

A Tetra Pak, fornecedora de tecnologias para o processamento e envase de alimentos e bebidas, fechou acordo para equipar o laticínio da Unium, marca que representa a intercooperação entre as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. Avaliada em cerca de R$ 460 milhões e com inauguração prevista para 2023, a nova planta será instalada no município de Ponta Grossa (PR) e será dedicada à fabricação de queijo Muçarela, Prato, Cheddar e Cagliata. O investimento marca a entrada da Unium no mercado de queijos.

“A nova operação marcará a expansão do nosso negócio e o ingresso em novos mercados. Estamos trabalhando com soluções de ponta que tornem a nossa operação uma referência em qualidade e modernidade na indústria brasileira de laticínios”, diz Edmilton Aguiar Lemos, Superintendente de Operações Lácteas da Unium.

O sistema de tratamento do leite e fabricação do queijo será inteiramente fornecido pela Tetra Pak. Inicialmente, o projeto prevê a captação de até 800 mil litros de leite por dia, convertidos em 80 toneladas de queijo, o que fará da queijaria umas das principais do país em capacidade de produção.

“O grande destaque deste projeto é a diversificação de portfólio de produtos para além do leite UHT, investindo em inovação com tecnologia de ponta, em uma categoria que apresenta uma demanda crescente do consumidor brasileiro”, diz Gustavo Minasi, Gerente Comercial da Tetra Pak.

O escopo contratado inclui todas as etapas de processamento do leite para queijo, incluindo coagulação, drenagem e acidificação, filagem, formação de blocos, resfriamento e salmoura. O acordo também prevê o fornecimento de tecnologias complementares para o tratamento do soro gerado na queijaria – viabilizando a produção de WPC com 35%, 50% e 80% de concentração. O WPC é um concentrado proteico bastante utilizado na indústria de ingredientes para a formulação de bebidas com alto teor de proteína.

Dessa forma, além do fornecimento de queijos para o mercado B2B, varejo e/ou para redes de food service, a marca também poderá fornecer o soro concentrado em pó a um mercado em expansão. Segundo segmentação realizada pela Tetra Pak, com base nos dados Nielsen, a venda de bebidas com alto teor de proteína cresceu 16,4% em volume consumido entre setembro de 2020 ao mesmo período de 2021.

“A indústria de laticínios tem avançado em inúmeros aspectos e apresentado maior dinamismo. Este é um segmento em busca de diversificação de portfólio, o que demanda dos fornecedores de soluções de processamento a entrega de linhas completas e versáteis que respondam aos novos desafios de negócio”, explica Ana Paula Forti, diretora da área de Processamento da Tetra Pak.

Atualmente, a Unium registra mais de R$ 7 bilhões em faturamento anual. Diariamente, mais de 3,5 milhões de litros de leite são processados pelas fábricas do grupo, com ofertas de produtos que incluem leite UHT, bebidas lácteas, creme de leite, leite concentrado, leite condensado e leite em pó. Além da produção de laticínios, a Unium também produz carne suína, embutidos e defumados, farinha de trigo e energia.

Consumo de queijos cresce no Brasil

Pesquisa realizada pela Tetra Pak em parceria com Lexis Research, consultoria global de estudo de mercado, indica que a pandemia estimulou o consumo de queijos no mundo. No Brasil, quase metade dos entrevistados (46%) afirmam ter aumentado a ingestão do alimento durante a pandemia, índice acima da média global, de 1/3 dos entrevistados.

A alta no consumo é explicada pela chegada da Covid-19, que mudou o comportamento da população. Isso se deve, em parte, ao fato de mais pessoas estarem passando tempo em casa, o que proporciona mais oportunidades para o consumo do alimento, como ao assistir TV (36%) ou ao acompanhar uma bebida – como aperitivo (35%) ou em um lanche rápido (35%). No Brasil, a maioria (84%) consome queijo no café da manhã e como tira-gosto no fim de tarde (51%).

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência.

A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle – de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.

Uma casa cheia de energia, para quem já passou dos 60

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O Brasil, assim como a maioria dos países do Mundo, está passando por um processo de envelhecimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos no mundo vai duplicar. E com isso a expectativa de vida também está aumentando. Diante disso é preciso criar e desenvolver um ambiente saudável para que a população envelheça com qualidade de vida.

Essa é a proposta da Casa Sol, um espaço pensado com muito carinho para absorver o público com mais de 60 anos ofertando diversas atividades para manter a saúde física e mental em dia. Através da música, das artes, atividades físicas, yoga, psicologia, jardinagem, massoterapia, reiki, dança, entre outras, a Casa Sol proporciona o bem-estar de seus clientes.
“A Casa Sol nasceu com o objetivo de oferecer um espaço no qual as pessoas são acolhidas em suas necessidades e assistido em suas particularidades, auxiliando na conquista de aumento da autoestima, autonomia e melhoria da qualidade de vida”, explica a terapeuta e graduanda em Gerontologia Isabella Simão, idealizadora do espaço.

Para isso a Casa Sol conta com uma equipe multidisciplinar, especializada no atendimento e desenvolvimento do idoso, sempre levando em consideração as características individuais dos alunos, bem como sua segurança e bem-estar.

“Conheci a Casa Sol por intermédio da minha filha e foi a melhor coisa para mim e para minha saúde. Depois que comecei a fazer atividades-fim físicas lá, comecei a me animar, a fazer caminhadas e outros exercícios. Por isso incentivo as pessoas da minha idade a conhecer a Casa Sol, pois terão o convívio de novas pessoas e farão novas amizades. Gosto muito das pessoas de lá”, conta a aposentada Ivana Kanasiro 62 anos.

Além de estar bem localizada, no bairro São Francisco, entre o Centro e o Centro Cívico, a Casa Sol oferece transporte para o deslocamento dos alunos.

Serviço
Casa Sol – Rua Duque de Caxias, 445 São Francisco – CURITIBA
Os horários de atendimento: 8h30 às 17h30 de segunda às sexta-feira
Telefone: (41) 3121-3385 ou (41) 997330611
Instagram: @casasolcuritiba
www.casasol.curitiba.br

Caminho do Itupava reabre para visitação

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O Caminho do Itupava volta a receber visitantes. A partir de agora, quem desejar fazer a trilha vai ter que assinar um Termo de Conhecimento de Risco.

O local foi interditado para a prática de atividades de turismo e aventura no início de 2021, por oferecer riscos de acidentes devido a danos causados por fortes chuvas.

Para preencher o documento basta baixá-lo na página inicial do site da Sedest. A liberação da trilha pelo Instituto Água e Terra (IAT) foi oficializada pela Portaria nº 127/2022 e realizada a pedido dos montanhistas.

As pontes danificadas ainda estão em processo de reestruturação. Elas foram sinalizadas e as pessoas devem passar por dentro do rio, até que os reparos sejam feitos.

Só será permitida a entrada pela portaria oficial do parque. A orientação é chegar à Unidade de Conservação com o Termo Conhecimento de Risco impresso e assinado. O documento está no anexo I da Portaria nº 127/2022.

Segundo o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, o local tem um grau de dificuldade alto e sua reabertura foi um grande anseio da população. “Tivemos muitos pedidos para a reabertura, principalmente de amantes da trilha, mas tomamos essa decisão com muita cautela. Foram desastres naturais que ocasionaram problemas estruturais em duas pontes do Caminho do Itupava. Elas chegaram a cair e isso ocasionou problemas de segurança, o que já estamos resolvendo”, destacou.

O diretor lembrou, ainda, que a trilha possui um grau de dificuldade elevado. “É um caminho longo, no qual a pessoa leva mais de seis horas para percorrê-lo, além de ser úmido e fácil de se perder. Por isso, é fundamental que a população entenda esse grau de dificuldade e preste bastante atenção nesses trechos danificados pelas chuvas”, afirmou Andreguetto.

A trilha do Caminho do Itupava é um dos atrativos localizado em duas Unidades de Conservação: o Parque Estadual Serra da Baitaca e o Parque Estadual Pico do Marumbi, nos municípios de Quatro Barras (RMC) e Morretes (Litoral).

RESPONSABILIDADE – A Portaria que reabre a trilha do Caminho do Itupava define sanções de multa para quem entrar na trilha por outros caminhos que não seja a base do IAT, na portaria oficial. A multa varia de R$ 500 a R$ 10 mil, de acordo com o Art. 90 do Decreto Federal nº 6514/2088.

A Portaria estadual também define que a trilha pode ser interditada novamente em casos de condições climáticas desfavoráveis, ocasionando riscos altos de acidentes. A decisão pode ser tomada pelo chefe da Unidade de Conservação quando necessário. A orientação, ao realizar trilhas e subir montanhas, é utilizar calçado e roupas adequados e registrar a entrada e a saída no posto do IAT.

Dia das mães deve movimentar a economia do Estado

Pesquisa aponta que a intenção de compra cresceu frente ao ano anterior

Já pensou em como vai comemorar o Dia das Mães? Esta é a segunda data comemorativa mais importante do ano para a economia do Estado, perdendo apenas para o Natal. E, segundo a pesquisa realizada pela All iN, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar empresas a otimizarem seus resultados, em parceria com a Opinion Box, 76% dos consumidores têm a intenção de ir às compras. 

As boas perspectivas abrangem praticamente todos os segmentos do comércio, serviços e turismo, sendo que os consumidores estão investindo mais tempo na pesquisa de preço para tomar uma decisão. O levantamento mostrou, por exemplo, que 49% dos consumidores pesquisam tanto online quanto nas lojas físicas antes de efetivar a compra, enquanto 38% fazem pesquisas nos sites das empresas e 32% em sites de busca. Outros 30% se concentram apenas nas lojas físicas; 22% consultam apps e 20% o Instagram.

Já na hora do pagamento, o parcelado facilitado pelo cartão de crédito tem sido uma boa saída para quem não abre mão dos presentes nesta época do ano. E o uso do crédito consignado também tem incentivado as compras neste Dia das Mães. Os servidores públicos do Estado do Paraná, por exemplo, contam com o Cartão de Benefício Consignado – Credcesta, com oferta de crédito a juros menores que a de outros cartões de crédito convencionais. 

De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), só no ano passado os brasileiros realizaram 31,1 bilhões de transações via cartão e, desse total, 14,7 bilhões foram feitas utilizando a opção crédito.

Farmácia de manipulação adere ao PIX parcelado

Para atender aos mais variados perfis de consumidores, a Farmácia Miligrama, com sede em Curitiba (PR), ampliou as possibilidades de compras e agora oferece como forma de pagamento o PIX parcelado sem juros. Essa novidade é uma parceria com a Pagaleve, empresa do setor “Buy Now, Pay Later” (Compre agora, pague depois).

“No exterior, o parcelamento sem cartão (equivalente ao nosso PIX parcelado) ocorre há pouco mais de sete anos. Com o surgimento do PIX no final de 2020, o PIX parcelado chegou ao Brasil em outubro de 2021, mas já conta com grandes varejistas parceiros da Pagaleve, como a Reserva, PB Kids, Multilaser, Mormaii, e agora, com muita honra, a Miligrama”, afirma Henrique Weaver, CEO da Pagaleve.

Com a essência de uma farmácia de manipulação, atrelada à tecnologia e ousadia de vender na internet, a Farmácia Miligrama vem crescendo não apenas na capital paranaense, mas em todo o território nacional. Com 16 anos de atuação, tem como missão atender às pessoas em todas as fases da vida, dos bebês até a melhor idade, manipulando receitas de forma física e online e vendendo produtos manipulados através de seu site.

Robinson Borges, um dos sócios e CEO da Miligrama, conta que logo que o PIX parcelado foi implementado, já começaram os pedidos com o novo meio de pagamento. “E, de um mês para o outro, tivemos mais que o dobro de solicitações, o que indica um crescimento rápido desse modelo. A iniciativa tem como objetivo oferecer um meio de pagamento rápido, seguro e que não tenha a necessidade do uso de um cartão de crédito”, explica.

Com a iniciativa, o objetivo é atingir um público diverso, mas, principalmente, as pessoas que têm pouco acesso a crédito: “Acreditamos que a saúde e o bem-estar devem ser cada vez mais acessíveis para toda a população, por isso, a Miligrama busca sempre as melhores condições para nossos clientes”, complementa Robinson.       

Para os consumidores, alguns dos principais benefícios são: ausência de juros; facilidade e rapidez do processo de compra e a não necessidade de usar cartão de crédito para fazer compras parceladas. “Muitos consumidores da Geração Z e Millennials vêm optando por esse novo meio de pagamento, por ser algo simples, onde não existem juros para se preocupar”, afirma Henrique. Ele acrescenta os benefícios para os varejistas: “Diferentemente das maquininhas de cartão, a Pagaleve repassa o valor completo da compra para o varejista no dia seguinte, enquanto as maquininhas demoram trinta dias para repassar o pagamento completo. O varejista também não precisa se preocupar com risco de inadimplência ou chargeback, essa parte fica na responsabilidade da Pagaleve. Mas o principal benefício vem do aumento de volume – o varejista se beneficia de um aumento de até 30% de conversão e ticket médio”, complementa.

            Para essa forma de pagamento, ao navegar no site da Miligrama, o consumidor deve seguir o procedimento normal de compra de produtos. No carrinho de compras, é só escolher a opção PIX 4x sem juros. O pagamento é dividido em quatro parcelas quinzenais e a primeira deve ser paga na hora da compra. “Nosso time de cobrança lembra o consumidor sobre o vencimento da parcela com mensagens no dia anterior ao vencimento da parcela e no próprio dia, sendo que essas mensagens são enviadas por WhatsApp, SMS e e-mail. Caso o consumidor não consiga pagar no prazo, será cobrada uma taxa por parcela atrasada. Essa é uma taxa única e não receberá incidência de juros ou de outras taxas. A Pagaleve cobra uma taxa de conveniência por transação, que varia de R$ 10,00 por parcela em atraso (para compras no valor de até R$ 100,00) a R$ 20,00 por parcela em atraso (para compras acima de R$ 100,00).

            Sobre a Miligrama – Com um amplo portfólio, a equipe é capacitada para manipular receitas médicas nas áreas de Fitoterápicos, Suplementos, Dermatologia, Nutrição, Odontologia, Ortomolecular, Homeopatia, Florais e medicamentos em geral, incluindo os controlados da Portaria 344. A Miligrama conta com mais de 1.200 produtos cadastrados em seu e-commerce atuando também nos principais marketplaces.

Sobre a Pagaleve

Criada em maio de 2021, a Pagaleve é uma fintech brasileira que criou um meio de pagamento através do PIX parcelado – oferecendo ainda mais possibilidade de compra para os consumidores que não utilizam o cartão de crédito. É o chamado “Buy now, pay later”, que foi batizado no Brasil de Parcelamento Inteligente.

Diferentemente dos cartões de crédito, a Pagaleve repassa ao varejista o valor total da compra já no dia seguinte, enquanto que os cartões repassam o valor depois de 30 dias. E a Pagaleve não cobra nenhum tipo de chargeback, enquanto nos cartões de crédito a média gasta em chargeback representou aproximadamente 1,6% das receitas de vendas online em 2021.

Miligrama

Rua Des. Westphalen, 2201. Rebouças, Curitiba – PR

https://www.fmiligrama.com.br/

@FMILIGRAMA

Capitais e região metropolitana: 3004-9494

Demais regiões: 0800 761 6130

Dia das Mães no Deville Curitiba Batel 

Para o dia 8 de maio, o Hotel Deville Curitiba Batel preparou um domingo diferente para tornar o Dia das Mães inesquecível. O restaurante Alecrim estará com sugestão especial para o almoço, tanto para hóspedes quanto moradores da região a partir do meio-dia. O valor é R$ 89,00 + 10% por pessoa. Crianças até 5 anos são cortesia e, de 6 a 11 anos, pagam metade. Bebidas e estacionamento não inclusos. Confira o cardápio que será servido:


• ENTRADA:
Mix de folhas, avocado, salmão defumado e queijo branco

• PRINCIPAIS:
Filé mignon grelhado ao molho de cogumelos e vinho tinto e batata duchesse, ou filé de salmão grelhado com alcaparras, aspargos e batatas ao murro

• SOBREMESA:
Cheesecake de frutas vermelhas

As reservas serão aceitas através do e-mail recep.cwb@deville.com.br ou no WhatsApp 41 3883-4777.  A sugestão é ideal para quem quer surpreender a mamãe com toda segurança e conforto ou ainda passar um final de semana perfeito em família.

Sobre o Hotel Deville Curitiba Batel  

Localizado no coração da capital paranaense, no início do bairro Batel, o Hotel Deville Curitiba Batel está próximo da Rua das Flores e Rua 24 horas, Praça Rui Barbosa, Praça Osório, e do centro financeiro da cidade. Fica distante 18 quilômetros do aeroporto internacional de São José dos Pinhais e 3 quilômetros da rodoferroviária. 

Conta com restaurante e serviço de alimentação nos quartos, assim como academia 24 horas, serviço de lavanderia, internet sem fio gratuita para hóspedes e clientes. Ainda disponibiliza de 4 espaços para eventos que podem comportar até 240 pessoas, com estrutura moderna aliada à uma equipe altamente especializada para garantir o sucesso dos mais diversos tipos de solenidades e reuniões. Além disso, o hotel é pet friendly, 100% não fumante, e possui acomodações adaptadas para portadores de deficiência (PcD). 

Conecte-se conosco no Facebook e @devillecuritiba no Twitter e Instagram.  

Assessoria de imprensa Hotéis Deville: RS Comunicação: Danielle Sommer ou Rafaela Salomon  contato@rafaelasalomon.com.br   

Sobre os Hotéis Deville

A Rede de Hotéis Deville começou sua história em 1974, na cidade de Curitiba, e desde então, a rede cresce e se consolida como um dos principais grupos hoteleiros do país, sendo proprietária e administradora dos respectivos hotéis.

Presente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bahia, atualmente a marca investe e opera 9 hotéis em território nacional. Formada pelas bandeiras Deville Prime, Deville Business, Deville Express e a franquia Marriott São Paulo Airport, a rede Deville conta com aproximadamente 1.600 acomodações e mais de 800 funcionários.

Mais informações sobre os hotéis podem ser acessadas no site www.deville.com.br
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Assessoria de imprensa Hotéis Deville: RS Comunicação: Danielle Sommer ou Rafaela Salomon WhatsAppFacebookTwitter

Pão de centeio pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba

Com o objetivo de preservar uma das tradições da população curitibana, foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o projeto de lei que declara o pão de centeio patrimônio cultural de natureza imaterial da cidade. A matéria tramita na Casa desde a primeira quinzena de abril e aguarda a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) para seguir para a análise das comissões permanentes. 

O patrimônio cultural imaterial é aquele bem cultural que diz respeito à prática e ao domínio da vida social de uma comunidade, que se manifesta em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e em lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). Um exemplo de Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba é a carne de onça (lei municipal 14.928/2016), prato típico de Curitiba que tem em sua receita o pão de centeio. 

A proposta em tramitação na CMC (005.00079.2022) estabelece que o órgão municipal de proteção do patrimônio cultural da capital terá a responsabilidade de adotar todos os atos necessários para o cumprimento da lei – se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito. À gestão municipal caberá a atribuição de considerar, nas atividades de fomento ao turismo, a divulgação de roteiros gastronômicos da cidade em que o pão de centeio é comercializado. 

Autor da iniciativa, o vereador e presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros) argumenta que a gastronomia e a cultura são grandes fomentadoras do turismo, que atrai milhares de visitantes a Curitiba e que o pão de centeio, “que faz parte do DNA do curitibano”, é um alimento típico que integra a história e cultura local e, por isso, merece ser valorizado. “Para além do aspecto econômico, é preciso considerar a necessidade de preservação das tradições que possuem relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade curitibana. Baseado nisso é que se propõe o reconhecimento do pão de centeio como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Curitiba”, diz.

Também conhecido como broa de centeio o pão de centeio é um tipo de pão que tem como matéria-prima o cereal centeio. Geralmente esse pão possui uma cor mais escura, diferentemente do pão branco, que costuma ser mais macio. “De acordo com o portal Massa Madre, o uso do centeio no lugar do trigo na panificação é algo tradicional do norte da Europa, nas regiões mais frias – como Rússia, Alemanha, Holanda, Finlândia, Polônia –, já que esse grão se adapta melhor ao clima do que o trigo”, conta Tico Kuzma. 

Pão robusto
Na justificativa da matéria, o vereador cita dados do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (SIPCEP) que constatam a força do segmento de panificação e confeitaria na cidade: a capital tem aproximadamente 1.540 padarias, onde trabalham cerca de 21 mil pessoas. “Um setor que movimenta por volta de R$ 5 bilhões por ano somente em Curitiba. O sindicato, inclusive, já declarou seu apoio a essa proposta de lei”, complementa. 

“O hábito de se comer pão de centeio no Brasil veio com a chegada de grandes levas de imigrantes europeus ao país, principalmente na primeira metade do século XX. Uma receita passada de mães e pais para seus filhos, que acabou caindo no gosto do curitibano”, relata Kuzma. Como exemplo, ele apontou padarias tradicionais da cidade que têm a broa de centeio entre seus principais itens do cardápio: Confeitaria Blumenau, Mercearia Viana e Padaria América. 

Tramitação
Protocolado na CMC em 13 de abril, o projeto de Tico Kuzma aguarda a instrução técnica da Procuradoria Jurídica (Projuris) para seguir para a análise das comissões permanentes da Casa. Com o parecer da Projuris, o texto passará primeiro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se admitido, passa por avaliação de outros colegiados permanentes, indicados pela comissão de acordo com o tema da proposta. Durante a fase de tramitação, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos, revisões nos textos ou posicionamento de outros órgãos públicos. 

Após o parecer das comissões, a proposição estará apta para votação em plenário, sendo que não há prazo regimental previsto para a tramitação completa. Caso seja aprovada, segue para a sanção do prefeito para virar lei. Se for vetada, cabe à Câmara dar a palavra final – se mantém o veto ou promulga a lei. Sendo sancionada ou promulgada, a lei entrará em vigor após a data de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Assessoria Imprensa Câmara de Curitiba

Universidade promove II Encontro Nacional de Direitos Humanos e Inclusão

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Nos dias 9 e 10 de maio, a Universidade Positivo (UP) realiza o II Encontro Nacional de Direitos Humanos e Inclusão. O evento, que oferece atividades remotas e presenciais, tem o objetivo de promover reflexões sobre o período atual, no qual é constatado aumento das desigualdades sociais e diversos problemas relacionados aos direitos humanos e inclusão.

Durante o encontro, será lançada a Clínica de Direitos Humanos da Universidade Positivo, que possibilita a atuação dos estudantes da Escola de Direito e Ciências Sociais em ações concretas que envolvam a tutela de direitos humanos de coletividades. Já no dia 10, às 19h, a palestra “Direitos Humanos: controle de convencionalidade e decisões da Corte Interamericana”, reúne Luciana Paula Conforti, doutora em Direito, Estado e Constituição e juíza do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco; Theresa Cristina Nahas, doutora em Derecho del Trabajo y Trabajo Social e juíza do trabalho Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo; e Anderson Marcos dos Santos, doutor em Sociologia e coordenador do Programa em Pós-Graduação em Direito da Universidade Positivo.

Promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão (NDHI) da Cruzeiro do Sul Educacional, as atividades são gratuitas e têm como referência oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) especificados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A Semana dos Direitos Humanos é uma realização da Cruzeiro do Sul Educacional. Para conferir toda a programação gratuita, acesse o link

Serviço

II Encontro Nacional de Direitos Humanos e Inclusão

Data: 9 e 10 de maio

Não é necessária inscrição prévia

Programação:

Segunda-feira, 9 de maio, 19h

Lançamento da Clínica de Direitos Humanos da UP e diálogos sobre acesso coletivo à Justiça

Local: Bloco Amarelo da Universidade Positivo – Campus Ecoville (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville)

Terça-feira, 10 de maio, 19h

Palestra – Direitos Humanos: controle de convencionalidade e decisões da Corte Interamericana

Link de acesso:  youtu.be/BTNtm3fRKj0

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, seis programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Novo Ensino Médio ajuda estudantes a construir Projeto de Vida

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Componente curricular obrigatório da nova grade do Ensino Médio propõe análise de estudantes como seres humanos completos

Aprovado em 2017, o Novo Ensino Médio passou a ser obrigatório nas escolas de todo o Brasil a partir deste ano. Entre as novidades trazidas pela Lei de Diretrizes e Bases está o Projeto de Vida, um espaço para que os estudantes pensem sobre sua trajetória pessoal e profissional.

Essa orientação mais focada no desenvolvimento de habilidades que serão úteis não apenas na carreira, mas também na vida cotidiana dos estudantes, é uma das novidades que trazem uma visão mais humanizada dessa fase escolar. Para a coordenadora editorial do Sistema Positivo de Ensino, Milena dos Passos Lima, essa é uma oportunidade de promover uma abordagem dos jovens como seres humanos completos e complexos. “Nessa fase do Ensino Médio, o estudante responde às duas perguntas mais importantes da vida: quem eu sou e quem eu quero ser. E agora ele tem o apoio do Projeto de Vida para pensar em sua identidade e trajetória, alinhadas a seus talentos e a toda a questão profissional”, detalha. Afinal, depois dos anos passados entre as paredes da escola há todo um mundo de vivências e experiências esperando por cada adolescente que termina o Ensino Médio.

O Projeto de Vida tem três pilares de atuação: pessoal, social e profissional. Essas esferas estão em constante dinâmica na vida de todas as pessoas e representam eixos fundamentais para trabalhar a autonomia que o jovem precisa para fazer boas escolhas. A educadora destaca que esses três pilares são a base para que se faça um bom trabalho com o projeto. “Se prestarmos atenção, as esferas dizem respeito a três relações importantes: eu comigo, eu com o outro e eu com o mundo. Quando nos centramos nessas questões, percebemos essas inter-relações, o quanto estou sendo influenciado ou influencio as pessoas, quanto aprendo com elas, quanto ensino a elas. Tudo isso é determinante na formação da personalidade e das escolhas de cada um”, explica.

Projeto de Vida não é orientação vocacional

Uma prática comum em muitas escolas, há muitos anos, é a orientação vocacional. Trata-se de uma forma de guiar os jovens em direção a decisões profissionais mais seguras e assertivas. Mas, ainda que possam ser confundidos, orientação vocacional e Projeto de Vida não são a mesma coisa. “A orientação vocacional é mais focada na carreira, em trabalhar o que o aluno gosta e tentar encaixar isso na escolha do curso superior. O Projeto de Vida é mais amplo e detalhado, ele vai pensar como atingir esse objetivo, a rotina necessária de estudos, quais são meus sonhos, como aprender com biografias de pessoas que já trilharam esse caminho e tudo mais”, explica Milena.

Além da diferença na abordagem, há uma distinção também em quem desempenha esse papel dentro da escola. Enquanto o orientador vocacional muitas vezes é um psicólogo ou psicopedagogo, o Projeto de Vida não necessariamente tem um desses profissionais envolvido. “O Projeto de Vida pode ser abraçado por outros educadores da escola, que já têm mais proximidade com os estudantes e podem desempenhar esse papel. Essa aproximação é fundamental para trazer elementos fortemente pessoais para a orientação oferecida”, completa.

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Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

MICE Curitiba: Guia para atrair eventos de negócios é lançado

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Segmento de congressos, convenções, viagens corporativas, mostras e exibições é responsável por movimentar R$ 305 bilhões no Brasil; Capital paranaense está entre as cidades com melhores oportunidades e infraestrutura completa

Curitiba inova e sai na frente mais uma vez. Diversos players do setor de eventos da cidade se uniram de forma colaborativa e criaram um projeto focado em expandir os eventos de negócios, como congressos, convenções, conferências, viagens corporativas, mostras e exibições. Graças a uma parceria entre entidades privadas e o poder público municipal, capitaneada pelo hub de marketing Air Promo, que celebra 11 anos em 2022, acaba de ser lançada uma revista impressa e um vídeo para apresentar as qualidades de Curitiba para receber eventos de todos os tipos e tamanhos – além de um guia rápido, que tem o intuito de ajudar na organização de atividades desse nicho. 

O evento de lançamento aconteceu no Hard Rock Cafe Curitiba – maior cadeia de restaurantes temáticos do mundo – e contou com a presença do prefeito Rafael Greca, da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, dentre outras autoridades, convidados e imprensa. 

O que é MICE?

O projeto é batizado de MICE Curitiba, que denomina uma parte do turismo que busca criar eventos de qualidade para oferecer experiências inesquecíveis para as pessoas. Essa expressão é uma sigla internacional para Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições). “Aqui no Brasil, MICE é popularmente conhecido como Turismo de Negócios e Eventos. Esse segmento se tornou um grande propulsor da economia nacional, chegando a movimentar R$ 305 bilhões, quase 5% do PIB do país”, explica o diretor de relações institucionais e novos negócios da Air Promo, Rafael Maia, principal entusiasta do projeto.

No mundo, de acordo com dados de estudo conduzido em 2018 pela Oxford Economics e parceiros, os eventos de negócios geraram 621 bilhões de dólares do PIB internacional. E a expectativa é de que até 2025 chegue a movimentar 1,44 trilhões de dólares. Isso já considerando os efeitos da pandemia, segundo uma projeção da empresa japonesa Sansa.

Curitiba desponta como capital criativa

A capital do Paraná desponta como um destino perfeito para eventos de negócios. As razões são várias, como explica Maia: “Curitiba tem uma paisagem urbana atrativa, uma infraestrutura poderosa de hospedagem e espaços de exposição, redes de gastronomia e lazer, uma mobilidade facilitada que ganha em disparado de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, e uma mão de obra que sempre busca a excelência”, avalia.

As provas são inúmeras. No audiovisual, por exemplo, a capital paranaense tem sido o cenário preferido de produções nacionais e internacionais da Renner, Sadia, Instagram, Grupo XP, Netflix, Doritos e Volkswagen. A cidade também é lembrada pelos excelentes profissionais formados ou nascidos aqui, sejam diretores, atores, produtores ou técnicos. Nos últimos tempos, dois grandes nomes locais têm chamado atenção até internacionalmente. É o caso do diretor Marcos Jorge, celebrado pelo filme “Estômago” e pela recente série documental sobre o assassinato de Celso Daniel, e do diretor baiano radicado em Curitiba Aly Muritiba, responsável pela série documental “O Caso Evandro” e pelo filme “Deserto Particular”, indicado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil no Oscar 2022.

Na gastronomia, Curitiba é conhecida como a capital da cerveja artesanal desde 2017. Embora o município paranaense não seja a cidade com maior número de cervejarias do Brasil, é o lugar onde estão localizadas as marcas mais reconhecidas e premiadas do setor, como Way Beer, Bodebrown, BierHoff, Morada Cia. Etílica, ManiacsDum e Bastards.

A cidade é casa também do Congresso Internacional de Felicidade, que reúne os melhores palestrantes do mundo em filosofia, espiritualidade, ciência e arte, e, desde 2021, promove o Natal brasileiro com a maior programação gratuita. Na última edição, foram 53 atrações, com feiras temáticas, vilas natalinas, voos de balão, carrossel gigante, circuitos de luzes, desfiles, apresentações diversas e decorações personalizadas.

Sem falar no Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, do Festival de Teatro de Curitiba, que completa 30 anos como a maior vitrine de produção teatral do Brasil, e dos escritórios de arquitetura, urbanismo e design, locais que são reverenciados por sua produção contemporânea, principalmente em concursos públicos de projeto, como o que resultou na nova estação brasileira na Antártica, concebida pelo Estúdio 41.

Guia para eventos

A revista MICE Curitiba traz matérias que exploram todas essas riquezas culturais e de infraestrutura que a cidade esbanja, a fim de que curitibanos e não curitibanos possam conhecer mais o potencial de seus espaços e realizar eventos que possam gerar conexões entre marcas e pessoas. Outro destaque é o guia rápido com as principais opções de áreas de exposições, hotéis, lugares históricos, restaurantes, shoppings, teatros, praças e parques, com informações de capacidade, localização e outros detalhes.

Além de ser um dos principais espaços na cidade, a UP Experience (UPX) também é um dos maiores centros culturais, esportivos e científicos do Paraná. Sediada nos campi da Universidade Positivo, no Ecoville, Praça Osório e Praça Santos Andrade, em Curitiba, ela é composta por mais de 300 espaços, entre eles, o Teatro Positivo, o Teatro UP Experience, o Expo Unimed Curitiba, o Centro Esportivo UPX Sports, além de auditórios, biblioteca, clínicas, laboratórios, bosques e muito mais. Com mais de 500 mil metros quadrados, sendo 153 mil metros quadrados de área verde, a UPX é parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do Paraná e do Brasil.

“A cidade é consolidada no segmento de eventos em virtude da concentração de empresas, como centros universitários, centros de negócios e centros médicos, que impulsionam a realização de feiras, encontros e congressos. O turista que vem para cá é muito exigente, o  que qualifica os nossos serviços para atender a qualquer público. Nosso projeto estratégico para Curitiba tem participação da administração pública, sociedade organizada e iniciativa privada”, reforça a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra.

O guia, a revista e o vídeo estão disponíveis gratuitamente no site do projeto.

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Sobre a Air Promo

A Air Promo é um hub de marketing promocional que conecta inteligência criativa com soluções inovadoras para negócios. Especialista em proporcionar experiências marcantes, a agência está há 11 anos no mercado e já realizou eventos em todo o Brasil e na América Latina, acumulando prêmios e clientes de diferentes portes e categorias. Por ano, a agência produz mais de 500 eventos e já atuou com grandes marcas, como O Boticário, Eudora, Volvo, Colégio Positivo, Claro, Coca-Cola, Fiep, Hard Rock Cafe, Frimesa, Euro Import, BMW, Lactec, Rappi, Hospital Erastinho, Hospital Erasto Gaertner, Klabin, Unimed, CNH Industrial, New Holland, Iveco, entre outros.

MICE Curitiba

Telefone: (41) 3029-4300

Site do projeto: micecuritiba.com.br/

Site da agência: www.airpromo.com.br/

Instagram: www.instagram.com/airpromo

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Angélica Molteni – MICE Curitiba

E-mail: mice@airpromo.com.br

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