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Na contramão dos carros, disparada no preço de combustíveis impulsiona produção e venda de motos

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Com crescimento de 15% em novembro, mercado de motocicletas atrai pela economia e é visto como um dos mais promissores no pós-pandemia

As vendas de motos estão em alta. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mês de novembro fechou com aumento de 15,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, atingindo 123,2 mil unidades vendidas. Já ao considerar os onze primeiros meses do ano, foram 1,8 milhão de motos emplacadas no Brasil, correspondendo a uma alta de 17,7% frente ao mesmo período de 2021. Os dados positivos do setor são justificados pela disparada no preço dos combustíveis e a busca por um modal que permita deslocamentos mais baratos. 

“A principal explicação para essa adesão é a economia gerada pela compra desse tipo de veículo, na comparação com um carro. Hoje, o preço médio de uma motocicleta está em torno de 17 mil reais, enquanto um carro popular já passa dos 60 mil”, avalia o diretor de operações da concessionária Blokton, Rudney Doscher. Segundo ele, o cenário criado pela pandemia causou uma ruptura, impulsionando o mercado motociclístico a ser um dos mais crescentes e promissores para os próximos anos. “Ocorreu uma mudança no mindset da população, que percebeu a importância de concentrar-se na economia e utilidade. Essa virada de chave ajudou a trazer mais volume para o segmento”, analisa Rudney.

Além disso, a alta desenfreada da gasolina nos últimos meses foi decisiva para que muitos motoristas trocassem o carro pela motocicleta. Em junho, os preços do litro do diesel e da gasolina alcançaram os maiores valores nominais pagos pelos consumidores para os combustíveis desde que a ANP passou a fazer o levantamento semanal de preços, em 2004. O preço médio do diesel nos postos brasileiros, por exemplo, subiu cerca de 10% em junho na comparação com maio, após um reajuste da Petrobras, e ficou mais caro que a gasolina pela primeira vez em mais de uma década.

“Com o combustível mais caro, temos observado muitas pessoas migrando do carro para o segmento de duas rodas”, declara o head comercial da Dealersites, Marcos Pavesi. De acordo com o especialista da startup que lidera a digitalização do mercado automotivo, a ascensão das motocicletas empurra o setor para investir em tecnologia e inovação para acompanhar as necessidades do consumidor. “Soluções que facilitam a venda desse tipo de veículo tem tudo a ver com aproveitar o bom momento do setor motociclístico e garantir qualidade no serviço”, destaca.

Delivery sobre duas rodas

O preço dos combustíveis, o desemprego e o aumento na demanda pelos serviços de delivery durante a pandemia levaram mais motociclistas para as ruas. Hoje, as motos ultrapassam 30 milhões de unidades e já são mais de 35,2 milhões de pessoas aptas a pilotar esse tipo de veículo, de acordo com dados da Abraciclo. E o interesse crescente pelas motos vem acompanhado da necessidade de agilidade e confiança no processo de compra.

“As motos se apresentam também como opção de ganho de renda. E a economia puxa essa demanda, já que muitos brasileiros optam por um meio de transporte rápido e barato para trabalhar no segmento de delivery ou moto-táxi”, afirma Rudney, que atua na maior concessionária de motos Honda do Paraná. Além dos valores das parcelas e das taxas de financiamento serem inferiores aos do automóvel, outro fator que influencia na tomada de decisão é o gasto com combustível. “Uma motocicleta de baixa cilindrada faz a média de 40 km por litro, enquanto o automóvel costuma fazer 10 km por litro”, explica.

“O serviço de delivery que era uma tendência, transformou-se em necessidade e impulsiona diferentes segmentos a se atualizar para acompanhar essa realidade”, comenta Marcos Pavesi. Segundo o head comercial da Dealersites, o mercado automotivo mudou e o digital é o primeiro canal escolhido pelo consumidor que quer comprar uma motocicleta. “Por isso, padronizar e otimizar o processo da jornada do cliente são recursos importantes para evitar erros, economizar tempo e facilitar a tomada de decisão”, finaliza.

Sobre a Dealersites

A Dealersites é uma startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo. Criada em 2015, a startup tem mais de mil clientes em todo o país. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, além de realizar um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.

Pesquisa mostra que 80% das empresas no Brasil ainda não estão adequadas à LGPD

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Compliance e proteção de dados devem ser palavras de ordem em 2023; tecnologia e times de TI têm papel fundamental para replicar proteção de dados em todos os setores

As empresas brasileiras não estão conseguindo se adequar às novas exigências relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É o que mostra a pesquisa do Grupo Daryus: 80% não estão completamente ajustadas ao novo regulamento. A baixa adesão revela que o tema ainda precisa ser mais disseminado. E o investimento em Tecnologia da Informação (TI) pode ser um grande aliado para a promoção de mudanças na cibersegurança das companhias.

Um marco importante para a regulamentação do uso e compartilhamento de informações pessoais, a LGPD está em vigor desde 2020 e prevê sanções que vão desde advertências até a aplicação de multas, no caso do não cumprimento da norma. “A adequação a essa lei contribui com o ecossistema corporativo, já que a informação é um bem valioso para as empresas diante de possíveis ameaças no ambiente digital”, afirma o diretor-executivo da TOTVS Curitiba, Márcio Viana.

Mesmo que os dados sejam protagonistas dentro de empresas e permitam a tomada de decisões mais precisas, o uso deles deve ser guiado por políticas e estratégias transparentes. Segundo a pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), apenas 32% das companhias desenvolveram uma política de privacidade que informa como os dados pessoais são tratados. A dificuldade de determinadas empresas em implementar a LGPD pode estar relacionada à complexidade do próprio fluxo de tratamento de dados de terceiros.

Cibersegurança em primeiro lugar

“Investir em segurança da informação, além de garantir que a empresa atenda às regras estabelecidas pela LGPD e outras normas similares, assegura que a companhia não fique vulnerável, impedindo o sequestro de informações”, garante Márcio Viana. Para o especialista da TOTVS Curitiba, é fundamental a adoção de boas práticas e medidas técnicas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados, perdas ilícitas ou tratamentos inadequados. “O que recomendamos é entender o fluxo que os dados percorrem, descobrir quais ficam expostos, mapear as soluções que a empresa oferece e, através do diagnóstico da TI, desenhar uma solução personalizada.”

A tecnologia e os times de TI desempenham um papel importante na implementação das mudanças necessárias, além do compartilhamento de informações com as demais áreas. Segundo Márcio Viana, para cada necessidade, uma solução tecnológica está disponível. “Com a enorme quantidade de dados sendo gerados a todo momento, a tecnologia é a base que pode cuidar para que eles se mantenham seguros. O investimento em sistemas ERP, por exemplo, contribui com o armazenamento e centralização dos dados. Já os softwares de segurança em nuvem garantem proteção ao inventário de informações”, explica.

Mas não basta encarar o cumprimento da norma como uma imposição para a proteção dos dados pessoais; é preciso pensar em segurança digital como um todo. Mesmo que 58% das empresas brasileiras já tratam o tema de proteção de dados pessoais com alta relevância – de acordo com a pesquisa do Grupo Daryus -, ainda há um longo caminho a ser percorrido. “Nesse sentido, dentro do aspecto de governança corporativa, a responsabilidade das empresas em 2023 será estimulada ainda mais pela LGPD e pelo compliance, e isso pode surtir efeitos positivos para toda a sociedade”, completou o diretor-executivo da TOTVS Curitiba.

Sobre a TOTVS  

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para 70 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse o site.

Edital: Licitação em Guairaçá

                                                         AVISO DE LICITAÇÃO

Destinada Exclusivamente À Participação De Microempresas E Empresas De Pequeno Porte (Art 48 Da Lei Federal Complementar 147/2014, Valor Até R$ 80.000,00).

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 89/2022

PROCESSO LICITATÓRIO N° 150/2022

OBJETO: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE REABILITAÇÃO MULTIPROFISSIONAL PARA ATENDER A NECESSIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE GUAIRAÇÁ-PR.

 Em atenção a resolução SESA nº 870/2021

ABERTURA: A abertura do certame será às 09:00 no dia 16/01/2023.

Plataforma/Local: https://comprasbr.com.br/

O edital completo está disponível no site: www.guairaca.pr.gov.br. Informações complementares poderão ser adquiridos na Rua Francisco Vieira, 1181, Setor de Licitações, Fone: (44) 3442.1413, informando-se no pedido os seguintes dados: Razão Social do requerente, endereço, telefone, e-mail e nome da pessoa para contato.

Guairaçá-PR, dezesseis dias de dezembro de 2022

                                               MARCELO ALVES DE OLIVEIRA

                                                                        Prefeito Municipal

 

Iniciativa une empresa e comunidade do entorno na geração de renda e destinação correta de recicláveis

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Criado há seis meses, projeto destina duas toneladas diárias de materiais para cooperativa e garante renda para 15 famílias que trabalham no local

A melhora na vida de pessoas que vivem em comunidades mais vulneráveis pode vir de empresas que atuam nas proximidades e que investem em projetos de impacto social positivo. São iniciativas que buscam garantir oportunidades no mercado de trabalho e um futuro melhor para as famílias vizinhas. É o caso da Vila Torres, comunidade localizada no bairro Rebouças, em Curitiba, e que tem se beneficiado de parcerias firmadas com o Grupo Marista, por meio da PUCPR, que fica ao lado da vila.

Uma das iniciativas em andamento é ligada à sustentabilidade e teve início em maio. Criado de forma experimental como piloto, o projeto vem trazendo vantagens tanto para as famílias envolvidas quanto para a instituição e, com isso, teve contrato assinado com uma das cooperativas do local, a Recicapanema, em setembro. Até outubro, foram 35 toneladas de resíduos entregues para a cooperativa, que recebe todo o material reciclado da PUCPR, Hospital Nossa Senhora da Luz, Clínica Veterinária Escola e Colégio Marista Paranaense. “Com o que já entregamos de material, ajudamos a fomentar a receita das pessoas que trabalham no barracão e das famílias que dependem dessa renda. Desta forma, estamos indo além do descarte correto do lixo reciclável, pois a ação ambiental é também uma ação social”, conta a analista de Sustentabilidade Sênior do Grupo Marista, Elãine Cristina de Souza Kurscheidt. 

Ao todo, são 15 famílias que ampliam suas possibilidades de renda graças ao material que o projeto destina a elas. “Cada família aqui tem de dois a três filhos. As pessoas não fazem ideia do quanto essa fonte de renda ajuda diversas famílias da Vila Torres e de outras comunidades. Quanto mais resíduos a gente coleta, mais renda é gerada, e ter empresas aqui ao nosso lado e que pensam na gente, é muito gratificante. É bom para quem doa e também para quem recebe”, enfatiza a presidente da Recicapanema, Claudete Napoleão de Almeida.

As coletas são realizadas três vezes por semana. São cerca de duas toneladas arrecadadas por dia. Segundo Elãine, a ideia é ampliar a ação para outras duas cooperativas da comunidade e também para outras frentes do Grupo, como os hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru. “Queremos envolver o maior número de áreas do Grupo nesse projeto, pois está dando muito certo e sabemos que esse é um caminho para continuar seguindo”, comemora.

Laquila fecha o ano consolidada como líder da América Latina no segmento de peças e acessórios para motos

Localizada em Campina Grande do Sul, há 30 quilômetros de Curitiba, a Laquila fecha o ano de 2022 consolidada como maior distribuidora de peças e acessórios para motos da América Latina. O resultado se deve ao variado mix de produtos e a eficiência nos mais de 2.500 clientes atendidos mensalmente, em média. São roupas de motocicleta, acessórios, peças mecânicas e eletrônicas, iluminação, capacete, pneus, câmaras de ar, entre outros, somando mais de 6.000 itens no portfólio.

São 19 marcas próprias, dentre elas, KMP e TXK consolidadas no mercado de peças e TEXX referência há mais de 20 anos no mercado de acessórios. Além disso, a empresa é a distribuidora oficial da marca HJC no Brasil, a melhor marca de capacetes do mundo.

Para manter a eficiência no atendimento aos mais de 12.500 clientes ativos, o setor de compra adquire estoque com antecedência de seis meses, garantindo o reabastecimento do mercado. A empresa investe também em inovação contando com um setor específico para desenvolvimento de produtos e pesquisas, trazendo assim as tendências e necessidades, possibilitando o aumento constante de itens.

“Atuamos em um dos ramos que mais crescem no Brasil que é o da locomoção especialmente com motos. É fundamental nos atualizarmos para nos mantermos na liderança em nosso segmento”, explica a coordenadora de Inteligência de Mercado, Juliana Machado.

Implementado em 2019, de forma pioneira no setor, o modelo de venda Drop Shipping, que permite aos lojistas comercializar produtos diretamente do estoque da empresa. Nesse formato, o produto é enviado diretamente ao consumidor final e toda a gestão de pedidos e informações de estoque são realizadas através de um portal Laquila, cabendo ao revendedor criar e gerenciar os anúncios para seu próprio negócio.


Numa sede com 15 mil metros quadrados, a Laquila conta com mais de 300 colaboradores diretos, e mais 98 indiretos, espalhados por todas as regiões brasileiras. As equipes regionais facilitam o atendimento e relacionamento com os clientes, mantendo a proximidade e o clima familiar, cultivados pela empresa desde sua origem, há mais de 40 anos.


“A Laquila busca manter seus valores, principalmente o comprometimento e o respeito aos relacionamentos, mostrando que as pessoas são importantes e cada uma delas faz a diferença”, explica a diretora executiva da empresa, Rosy Souza.

Investimento em RH


O crescimento contínuo da empresa coincide também com investimento em recursos humanos, desde a qualidade do local de trabalho como uma pista de corrida e caminhada criada para os funcionários até a convenção anual da empresa que acontece no mês de janeiro para treinar e atualizar a equipe comercial, além de apresentar o planejamento de 2023. No evento, acontecem palestras sobre o mix de produtos da Laquila, treinamento comportamental, campanhas de incentivo e premiações com carro, motos, viagens e prêmios em dinheiro.

Férias inesquecíveis é no DAJ Resort & Marina, em Ribeirão Claro

Com apenas cinco horas de viagem de carro de Curitiba ou São Paulo e cerca de duas horas e meia de Londrina, o município de Ribeirão Claro é uma ótima alternativa para as tão aguardadas férias de verão. A cidade conta com uma série de atrativos naturais como cachoeiras e atrativos históricos como fazendas de café preservadas. E o melhor, é lá que está localizado o Daj Resort & Marina, um dos mais conceituados do Sul do Brasil, reconhecido pelo Tripadvisor com o selo Travallers Choice, concedido aos estabelecimentos mais bem avaliados na plataforma, e pelo Booking, maior site de reservas do Mundo, onde está classificado na categoria excepcional com nota 9,6 no Booking.

Mas o que leva o Daj a esse reconhecimento? A resposta é simples: os hóspedes! São eles que fazem as avaliações após passar alguns dias no resort e surpreender-se com o acolhimento e a estrutura preparada com muito zelo e carinho para quem busca sol, tranquilidade e lazer, sem stress.

Numa área de 200 mil metros quadrados, entre a natureza exuberante de Ribeirão Claro e a represa de Chavantes, o DAJ oferece uma gama de opções de lazer. Piscinas a céu aberto com um lindo pôr-do-sol; piscina coberta com cromoterapia para se deliciar no final do dia; academia, pista de caminhada, cinema, sala de jogos, quadra de tênis iluminada para jogos noturnos, beach tênis, vôlei, campo de futebol, passeios de bicicleta, pescaria, espaço kids e a equipe da tia Miojo que entretém a criançada.

As suítes a partir de 90 metros quadrados são espaçosas, hospedam casal e mais dois filhos até 12 anos, possuem banheira de hidromassagem, dois chuveiros, tv de 55 polegadas, amplas sacadas, camas king size, roupas de cama Trussardi e amenities L’Occitane, um mimo à parte.

O resort também se destaca pela culinária. O café da manhã é servido com uma vista panorâmica incrível para as montanhas. Pães fresquinhos feitos na própria padaria, tapiocas, o famoso café de Ribeirão Claro e a coalhada de frutas vermelhas são de dar água na boca.

No almoço e no jantar o chefe valoriza o uso de produtos regionais, fresquinhos, na preparação de pratos da cozinha internacional, sempre com ótimas opções de peixes, carnes e massas.

Localização

O Daj Resort & Marina é uma excelente opção para se chegar de carro, evitando os altos custos de passagens aéreas em família. Localizado na divisa entre os estados do Paraná e São Paulo, está a 390 km de Curitiba, São Paulo e Campinas; 350 km de Rio Preto e Piracicaba; 280 km de Ponta Grossa e Maringá; 240 km de Presidente Prudente e Apucarana; 185 km de Londrina; 150 km de Marília e Bauru, 45 km de Ourinhos.

Serviço:

Daj Resort & Marina – Ribeirão Claro-PR – Rodovia Bernardino Teodoro Ribeiro, km 0,3, Ribeirão Claro

Fim de ano: oportunidade para aprender sobre consumo consciente

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Época de festas pode ser boa oportunidade para exercitar solidariedade, desapego material e combate ao consumismo

Vitrines coloridas e brinquedos da moda estão por todas as partes com a proximidade do Natal. Para onde quer que as crianças olhem, há um apelo implícito para o consumo. Nesta época do ano, quando é comum dar e receber presentes, pais e mães têm uma boa oportunidade para ensinar lições sobre solidariedade, desapego de bens materiais e educação financeira às crianças.

Seja nas tradições pagãs, seja no rito cristão, o Natal tem originalmente um significado de nascimento, reunião e felicidade. Sentimentos como o amor, a bondade, a gratidão e a generosidade são alguns bons exemplos do que essa data significa de verdade. No entanto, é muito difícil desassociá-la do consumismo, especialmente nos últimos anos. Até mesmo uma das figuras mais conhecidas do Natal, o Papai Noel, está diretamente relacionada à entrega de presentes para as crianças. Como, então, evitar que os pequenos sejam envolvidos pelo espírito do consumo, em vez do espírito natalino?

Para o coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Fernando Vargas, é natural ter dificuldades para lidar com esse apelo do comércio junto aos filhos. “Este é um momento muito bom para trabalhar diversos valores e princípios com as crianças e, por que não, até mesmo com os adultos. Para isso, deve-se estimular atitudes com palavras e, claro, com exemplos. Porque de nada vale falar e não fazer.” Ele explica que crianças pequenas, até os quatro ou cinco anos, não compreendem a relação de consumo e ainda não construíram a noção de dinheiro. “Para elas, o dinheiro nasce, sim, em árvore”, brinca. 

Por isso, é muito comum que elas peçam aos pais que passem o cartão ou paguem com o smartphone no aplicativo do banco para adquirir o querem. “Os desejos infantis quase sempre passam longe do crivo da necessidade, pois são fortemente influenciados pela mídia e pelos colegas. As crianças são bombardeadas por anúncios de brinquedos, roupas e acessórios, além das comidas industrializadas”, destaca Vargas. É muito difícil explicar às crianças que elas não precisam de um brinquedo, um smartphone ou qualquer outro objeto de desejo delas. 

Como ensinar o não consumismo?

Como tudo o que se deseja ensinar a alguém, educar crianças para que não sejam consumistas é uma construção que precisa ser feita desde cedo e se estender por toda a infância. Entre as coisas que precisam ser ensinadas, segundo Fernando, estão o impacto ambiental do consumo, a utilidade e o valor das coisas. Mas, nesta época do ano, uma boa estratégia pode ser atrelar o significado do Natal às boas práticas de consumo, como:

– o incentivo à doação e à troca de itens como brinquedos, livros, roupas e acessórios;

– a reutilização de embalagens e objetos sem uso, dando aos pequenos lições sobre criatividade e impacto ambiental;

– a demonstração de sentimentos e atitudes que não possuem valor monetário, como amor, carinho, felicidade, união, comunhão, etc.;

“Outra dica legal é ensinar sobre desejos versus necessidades. Faça um quadro – pode ser em uma folha de sulfite -, que registre com desenhos, recortes ou escrita quais são os desejos e as necessidades da família. Coloquem o que cada membro pode fazer para ajudar na realização desses desejos”, detalha Vargas. Ele afirma que o ideal é colocar essa folha em um lugar visível, como a porta da geladeira, para que todos possam ver e agir para a realização daqueles objetivos.

Quantos presentes posso dar às crianças?

O especialista destaca que definir a quantidade de presentes que as crianças receberão no Natal depende muito do contexto e da intenção dos pais. “Precisamos nos perguntar coisas como ‘por que comprar?’; ‘O que comprar?’; ‘Como Comprar?’; ‘Como usar?’; ‘Como descartar?’. De nada adianta querer ensinar algo sem praticar e servir de exemplo.”

Uma boa forma de lidar com a quantidade de presentes é associar o ato de comprar ou ganhar algo novo à doação de algo que já se tinha. “Gosto da ideia, independentemente da situação econômica da família, da relação ganhou: doou. Ou seja, ganhou algo novo, seja brinquedo, roupa ou sapato, doe outra coisa semelhante. Assim, serão praticadas diversas ações de aprendizados sobre educação socioemocional, financeira, empreendedorismo e projeto de vida”, finaliza.

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Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação que tem quatro pilares: a educação financeira, o empreendedorismo, a família e a educação socioemocional. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1700 escolas de todo o Brasil utilizam a solução.

Bebida láctea, mistura láctea, soro de leite: descubra o que há por trás desses “novos” produtos que você tem levado para casa

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Especialista explica que, apesar de o preço ser mais em conta, é preciso ler atentamente o rótulo e avaliar informações nutricionais

Com a alta da inflação ao longo desse ano, muitas marcas de alimentos, em especial os de origem láctea, passaram a oferecer produtos similares: soro de leite, bebida e mistura lácteas, creme culinário, entre outros. Estão nos supermercados como opção mais barata aos produtos originais, como é o caso do próprio leite, iogurte, leite condensado e creme de leite. A composição nutricional desses alimentos é muito diferente da original, mas as embalagens são muito parecidas e ficam lado a lado na gôndola, confundindo o consumidor. “Ele acredita estar comprando o produto original, com a vantagem do preço mais em conta. Mas, na prática, percebe que não foi nada disso que levou para casa”, afirma a nutricionista, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professora do curso de Nutrição da Universidade Positivo (UP), Mariana Etchepare.

De acordo com ela, a rotulagem é uma ferramenta que garante o direito do consumidor à informação e auxilia na formação de escolhas que levam em consideração os aspectos nutricionais, hábitos culturais e de consumo. “As informações nos rótulos dos alimentos devem ser precisas, padronizadas e compreensíveis.” A busca pela alimentação mais saudável, aliada ao aproveitamento de alguns subprodutos pela indústria torna favorável a elaboração de novos produtos, similares aos já tradicionais. “Mas o consumidor precisa estar consciente dessas diferenças antes de fazer a escolha”, aponta.

Entenda as partes do leite no processo industrial

Um exemplo disso é a bebida láctea. Segundo a professora, o termo pode englobar uma série de produtos fabricados com leite e soro. “Ela é o produto lácteo resultante da mistura do leite (in natura, pasteurizado, esterilizado, UHT, reconstituído, concentrado, em pó, integral, semidesnatado ou parcialmente desnatado e desnatado) e soro de leite (líquido, concentrado ou em pó), adicionado ou não de produto(s) alimentício(s) ou substância alimentícia, gordura vegetal, leite(s) fermentado(s), fermentos lácteos selecionados e outros produtos lácteos”, detalha Mariana. 

Já o soro do leite é o líquido residual obtido a partir da coagulação do leite destinado à fabricação de queijos e do próprio leite. “Praticamente a metade do soro não é aproveitada, gerando desperdícios nutricionais, financeiros e impactos ambientais relevantes. A grande produção no país resulta em enorme quantidade desse material, uma vez que é perecível e poderia tornar-se poluente”, explica. “Mas o soro do leite é um subproduto de relevância da indústria de queijos por ser produzido em grande volume e conter aproximadamente 55% dos nutrientes do leite. O aproveitamento industrial em produtos da alimentação humana ainda é considerado baixo. Embora ele tenha alta concentração de minerais, acaba acarretando uma baixa aceitação sensorial dos alimentos que o contém. Por isso, têm-se desenvolvido bebidas, principalmente as fermentadas, que apresentam novos sabores e aromas, com o objetivo de recuperar essa importante fonte de nutrientes para a cadeia alimentar humana”, informa.

Mas qual a diferença entre iogurte e bebida láctea?

Algumas pessoas confundem na gôndola o iogurte com a bebida láctea. “O iogurte é um tipo de leite fermentado, adicionado ou não de outras substâncias alimentícias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, ou reconstituído, adicionado ou não de outros produtos lácteos, por fermentação láctica mediante ação de cultivos de microrganismos específicos”, explica. “Em termos nutricionais o iogurte é mais completo porque contém mais proteína, cálcio, além das bactérias benéficas para a flora intestinal. Já a bebida láctea não contém todos esses nutrientes na mesma quantidade.” Para começar, ela é mais diluída, enquanto o iogurte é mais concentrado e cremoso. “Isso sem contar que no processo de produção, a composição da bebida láctea tem mais soro de leite que o próprio leite, o que diminui o custo da fabricação. Porém, é menos calórica e nutritiva que o iogurte”, esclarece. 

Campeã de reclamações: mistura láctea não é leite condensado

O tradicional leite condensado é feito da redução de leite de vaca e açúcar, o que dá ao doce um aspecto amarelo e cremoso. Já a mistura láctea, como o próprio nome diz, mistura-se soro de leite, gordura vegetal, leite em menor quantidade, açúcar, amido de milho, além de aditivos químicos, como espessantes e conservantes. Isso torna a mistura láctea mais barata e com textura parecida com a do leite condensado, mas, na prática, os produtos são bem diferentes, podendo não ser a melhor opção à substituição do leite condensado nas receitas.

Leite em pó e composto lácteo

Esse tem até a mesma embalagem, o que muda é a denominação do produto. “O leite, como o próprio nome diz, é feito à base de leite em pó, desidratado. Não tem adição de nenhum mineral ou outro composto. É um produto natural e contém açúcar, vitaminas, minerais, gorduras, proteínas e outras substâncias contidas no próprio leite”, informa a professora. Já o composto lácteo é uma alternativa ao leite de vaca. “É um produto em pó também, mas tem a mistura de, no mínimo, 50% de leite e outras substâncias que podem ser lácteas, como o soro de leite, manteiga, creme de leite ou misturas não lácteas, como óleos vegetais e maltodextrina”, exemplifica. “Não posso afirmar que esse produto não é saudável. Só que pode não ser recomendado para um tipo de população, como, por exemplo, crianças menores de dois anos. Para elas, o mais indicado é que se alimentem, de preferência, do leite materno ou de leite em pó específico para essa faixa etária”, recomenda.

Creme de leite e creme culinário

O primeiro é feito à base de creme de leite de vaca e leite em pó desnatado. Mas aqui vale uma ressalva: o creme de leite na versão tetrapak (caixinha) contém espessantes e estabilizantes, além da goma xantana, ao passo que a versão lata, não. Ou seja, a versão em lata, embora mais cara e em maior quantidade, contém menos aditivos e conservantes que a versão tetrapak. “No entanto, o creme culinário não tem toda a base de leite, mas sim, de cremes vegetais e outros componentes não lácteos, amido, aditivos, emulsificantes e estabilizantes para chegar à textura e ao sabor próximos aos do creme de leite. Além disso, por conter mais aditivos químicos, o tempo de armazenamento dele é maior e seu preço é inferior”, afirma. “Por todos esses motivos, de modo geral, podemos dizer que os alimentos similares, que não têm no seu preparo alimentos lácteos e sim uma mistura de compostos lácteos e não lácteos, não são tão nutritivos como os produtos originais”, considera. 

Creme sabor requeijão

O produto também causa muita confusão na prateleira porque, além de ficar ao lado dos requeijões tradicionais, algumas marcas definem apenas no detalhe que se trata de requeijão com amido ou que é um creme sabor requeijão. O requeijão cremoso tem sua base láctea, e é produzido a partir do leite fermentado que, posteriormente, é fundido com creme de leite ou manteiga para dar cremosidade ao alimento. “Já o requeijão com amido tem uma base nutricional inferior. Sem contar que costuma apresentar gordura vegetal, óleo de palma, quantidade maior de aditivos, como conservantes e espessantes para dar sabor e textura parecidos ao requeijão tradicional”, reitera.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Escolas de Vitória recebem material de robótica LEGO® Education

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A EMEFTI Anacleta Schneider Lucas, o CMEI Marlene Orlande Simonetti e o CMEITI Silvanete da Silva Rosa Rocha foram selecionados para receber o kit FIRST® LEGO® League Discover para crianças de 3 a 6 anos, e a EMEF Rita De Cássia Oliveira receberá o FIRST® LEGO® League Explore para crianças de 6 a 10 anos. A ação desenvolvida pelo Instituto Positivo, em parceria com a Disney, LEGO Foundation DOW e FIRST, selecionou 38 escolas brasileiras para receberem as ferramentas educacionais LEGO® Education. O material será entregue a Associações de Pais e Mestres (APMs) das unidades escolares. Os jogos didáticos serão usados no preparo de crianças para o torneio de robótica.

A ação teve mais de 100 inscritos de todas as regiões, sendo a maioria do Sul do Brasil. “Foi muito bom ver a movimentação das escolas e saber que querem se aperfeiçoar e ampliar o conhecimento dos estudantes para além do que já é a educação básica. Apoiamos todas as formas de incentivo à melhoria da qualidade na Educação pública. A entrega desses materiais vai permitir que as crianças desenvolvam a criatividade e novas habilidades, cada vez mais necessárias”, destaca a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

Foram selecionadas 28 APMs para receber o FIRST® LEGO® League Discover. Outras 10 vão ganhar o FIRST® LEGO® League Explore. Cada instituição receberá o material da temporada, o conjunto LEGO® Education e acesso aos materiais digitais. Com isso, cada escola poderá participar do torneio com 10 equipes. Além dos materiais gratuitos, as instituições receberão as formações necessárias para a aplicação do programa com pelo menos 40 estudantes. O próximo passo é para as instituições selecionadas, que deverão enviar para o Instituto Positivo os documentos previstos em edital até o dia 28 de novembro.
Confira os contemplados:
FIRST® LEGO® League Discover (3 a 6 anos):

Região Sul
ESCOLA MUNICIPAL PADRE VALENTE SIMIONI – Joinville (Santa Catarina)
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LAURA ANDRADE – Joinville (Santa Catarina)
ESCOLA ISOLADA RIBEIRÃO DA PEDRAS I – Atalanta (Santa Catarina)
ESCOLA MUNICIPAL ANNA MARIA HARGER – Joinville (Santa Catarina)
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR HERIBERTO HULSE – Joinville (Santa Catarina)
CMEI – MERHY BECHARA SELEME – Três Barras (Santa Catarina)
CEEMEF JOSÉ MARIANO BECK – Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
ESCOLA MUNICIPAL JORGE MOREIRA DA SILVA – Cianorte (Paraná)
ESCOLA MUNICIPAL JARDIM AEROPORTO – EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – Cianorte (Paraná)
ESCOLA MUNICIPAL LIOMAR GOMES ENSINO FUNDAMENTAL – Cianorte (Paraná)
ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE – Pato Branco (Paraná)

Região Sudeste
EMEFTI ANACLETA SCHNEIDER LUCAS – Vitória (Espírito Santo)
CMEI MARLENE ORLANDE SIMONETTI – Vitória (Espírito Santo)
CMEITI SILVANETE DA SILVA ROSA ROCHA – Vitória (Espírito Santo)
ESCOLA MUNICIPAL EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR BAIRRO ALAMBARI – Resende (Rio de Janeiro)
E.E. JULIA MACEDO PANTOJA – São Paulo (São Paulo)

Região Norte
EMEIF MARIA LUIZA DA SILVA HOLANDA – Altamira (Pará)

Região Nordeste
ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ DOS PRAZERES – Olinda (Pernambuco)
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MARCOLINO BOTELHO – Olinda (Pernambuco)
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DOM JOÃO CRISÓSTOMO – Olinda (Pernambuco)
ESCOLA MUNICIPAL DONA BRITES DE ALBUQUERQUE – Olinda (Pernambuco)
ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO JOÃO ARAÚJO SILVA – Pindaré Mirim (Maranhão)

Região Centro Oeste
ESCOLA MUNICIPAL SÃO CRISTÓVÃO – Lucas do Rio Verde (Mato Grosso)
APM EMEIEF PROFESSORA ELIZABETE LUCENA CAMPOS POLO – Deodápolis (Mato Grosso)
ESCOLA MUNICIPAL MAESTRO JOÃO CORREA RIBEIRO – Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
APM DA EM PROFESSORA ARLENE MARQUES ALMEIDA – Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
E.M. PROF. LICURGO DE OLIVEIRA BASTOS – Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
ESCOLA MUNICIPAL DR. CASSIO LEITE DE BARROS – Corumbá (Mato Grosso do Sul)

FIRST® LEGO® League Explore (6 a 10 anos):

Região Norte
EMEIF MARIA LUIZA DA SILVA HOLANDA – Altamira (Pará)

Região Sul
ESCOLA MUNICIPAL PADRE VALENTE SIMIONI – Joinville (Santa Catarina)
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO – Vitória Das Missões (Rio Grande do Sul)
CEEMEF JOSÉ MARIANO BECK – Porto Alegre (Rio Grande do Sul)

Região Sudeste
EMEF RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA – Vitória (Espírito Santo)
ESCOLA MUNICIPAL NOEL DE CARVALHO – Resende (Rio de Janeiro)

Região Nordeste
ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ DOS PRAZERES – Olinda (Pernambuco)
ESCOLA MUNICIPAL MIZAEL MONTENEGRO FILHO – Olinda (Pernambuco)

Região Centro Oeste
ESCOLA MUNICIPAL SÃO CRISTÓVÃO – Lucas Do Rio Verde (Mato Grosso)
APM EMEIEF PROFESSORA ELIZABETE LUCENA CAMPOS POLO – Deodápolis (Mato Grosso)

Homens devem cuidar da saúde o ano inteiro

A saúde do homem deve ser prioridade o ano todo e vai muito além do Novembro Azul. Porém, devido a aspectos culturais, parte da população masculina ainda resiste em ir ao médico com regularidade, ainda mais quando o assunto é a prevenção de doenças como o câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do homem em 2019 era de 73 anos, enquanto a da mulher era de 80 anos. Entre as principais razões para essa diferença estão o medo de descobrir enfermidades, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, não seguir os tratamentos recomendados, acreditar que não vai adoecer e não procurar os serviços de saúde.

“É fundamental que os homens criem o costume de ir periodicamente ao médico, pelo menos uma vez ao ano. Um exemplo dessa importância é que a maioria dos cânceres de próstata não apresentam sintomas. Por isso, os homens devem seguir os exemplos das mulheres e superar preconceitos”, diz Roney Alan Nogueira, mestre em Promoção de Saúde e coordenador de Área de Saúde 1 no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR).

Câncer de próstata
O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco são a idade avançada, histórico familiar da doença, questões hormonais e ambientais, sedentarismo, excesso de peso, hábitos alimentares inadequados com dieta rica em gordura e pobre em verduras, vegetais e frutas. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença, embora não se saibam os motivos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, em 2022 foram estimados 71.730 novos casos. “O diagnóstico precoce é essencial para encontrar o tumor em fase inicial, possibilitando assim, uma maior chance de um tratamento bem-sucedido”, explica Nogueira.

Alguns sintomas que devem alertar os homens são a dificuldade de urinar, a sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e a presença de sangue na urina.

Dicas para o verão
Engana-se quem acredita que apenas as mulheres devem se preocupar com a pele e a saúde no verão. “Os homens também precisam ficar atentos com os cuidados e os prejuízos que a estação mais quente do ano pode trazer, devido à exposição ao sol”, explica Nogueira, que dá algumas dicas sobre o assunto.

  1. A primeira delas é usar sempre e em qualquer horário o protetor solar, mesmo quando o sol não está “queimando”. A exposição às radiações solares pode causar problemas mais graves como rugas e até câncer de pele.
  2. Beba muita água. Em altas temperaturas, as glândulas sudoríparas produzem suor como uma forma de regular a temperatura corporal. Por isso, perdemos sais minerais que devem ser repostos.
  3. Hidrate bem a pele. A hidratação ajuda as glândulas sebáceas a não trabalharem mais do que o necessário para compensar o ressecamento.
  4. Tome cuidado com as micoses. A recomendação é sempre secar muito bem os pés, as axilas e as partes íntimas. Além disso, evite manter no corpo roupas molhadas ou suadas.
  5. Faça atividades físicas leves, sob orientação de um médico, e tenha uma alimentação saudável. Evite gorduras e alimentos ultraprocessados.