Home Sem categoria Alfabetização é imersão no mundo das letras

Alfabetização é imersão no mundo das letras

0
Alfabetização é imersão no mundo das letras

*Júlia Assis

A alfabetização é uma etapa importante no processo educacional, aguardada com grande expectativa pelas famílias e estudantes, pois é fundamental em diversos aspectos da vida individual e social. No entanto, é importante ressaltar que a alfabetização não ocorre apenas aos seis anos, no primeiro ano dos anos iniciais, ou no último ano da educação infantil. As habilidades necessárias para a alfabetização são desenvolvidas desde cedo, pois já estão inseridas em um mundo letrado. Uma história lida em voz alta por um adulto, uma música cantada ou a simples nomeação de objetos são exemplos de como as crianças estão expostas a contextos que promovem essas habilidades.

Esse processo é a base para o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e comunicação. Por meio da alfabetização, as pessoas podem acessar informações, expressar ideias e participar plenamente da sociedade. A família e a sociedade desempenham papéis cruciais no processo de alfabetização das crianças. A família é o primeiro ambiente de aprendizagem de uma criança, e o apoio é fundamental para estimular o interesse pela leitura e escrita desde cedo. A leitura em casa, conversas sobre diferentes temas e a valorização da educação criam um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades de alfabetização.

Quanto mais a criança é envolvida com a leitura, mais preparada e motivada se torna para o processo de alfabetização, imergindo-a em um ambiente que estimula sua curiosidade. Esse incentivo vem de ações cotidianas, como cantar canções com rimas, ler placas na rua, narrar em voz alta uma receita, reler as mesmas histórias, destacar letras no ambiente, listar itens de compra e participar de jogos que desenvolvam a atenção e a concentração.

Também é importante destacar que a sociedade pode influenciar as atitudes em relação à leitura e escrita, promovendo uma cultura que valorize o conhecimento e a educação. Quando a sociedade como um todo reconhece a importância da alfabetização e se compromete em apoiar esse processo, as crianças têm mais chances de alcançar sucesso acadêmico e pessoal.

Todos os componentes curriculares desempenham papéis importantes na alfabetização. Enquanto disciplinas como língua portuguesa e matemática são fundamentais para desenvolver habilidades específicas, outras áreas, como ciências e artes, contribuem para uma compreensão mais ampla do mundo. Por exemplo, a leitura de textos científicos pode aprimorar a compreensão de vocabulário e conceitos, enquanto a expressão artística pode promover a criatividade e a capacidade de comunicação. Integrar diferentes disciplinas no currículo de alfabetização proporciona uma educação mais abrangente e prepara os alunos para enfrentar desafios acadêmicos e sociais de maneira holística.

Sendo assim, a alfabetização é uma tarefa que envolve a todos que participam do desenvolvimento infantil. Os estímulos que as crianças pequenas recebem são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Para uma alfabetização eficiente e significativa é necessário o envolvimento da escola, da família e dos diferentes ambientes da sociedade. 

*Júlia Assis, pedagoga, especialista em neuropsicologia educacional, é professora e assessora pedagógica dos Anos Iniciais do Colégio Positivo. 

Previous article Era uma vez em uma escola na Suécia
Next article O futuro do varejo é verde e tecnológico
SOMOS A CENTRAL PRESS! Uma agência de reputação que alia a responsabilidade e a ética do Jornalismo e da Comunicação Empresarial à criatividade do mundo da Publicidade e à diversidade do ambiente digital, sem deixar de lado a força do relacionamento interpessoal e das histórias que ajudam a construir marcas fortes e verdadeiras. Em 2020, fomos eleitos a melhor agência de comunicação empresarial do Sul do Brasil e uma das três melhores do País no Prêmio Top Mega Brasil. Além disso, conquistamos diversos outros prêmios, concedidos por entidades como ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Sindicato dos Jornalistas e ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here